xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 25/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

25 agosto 2012

CRONIQUETA - Postado Por Antonio Morais

La fora, não tem perdão. "Atenção! Você está saindo do país do perdão. Se tiver menos de 18 anos saiba que se matar alguém ou vender drogas poderá ser preso, condenado a prisão perpetua ou até a morte".
Se a competente diplomacia brasileira quisesse realmente exercer a sua função de proteger os brasileiros no exterior, deveria exigir que um aviso como o escrito acima fosse colocado em todos os portos e aeroportos internacionais do país. Talvez com isso reduzisse o brutal contingente de brasileiros presos no estrangeiro. Só os conhecidos são cerca de quatro mil, mas o Ministério das Relações Exteriores calcula que sejam algumas vezes isso, pois um grande numero de pessoas não comunica a embaixadas e corpos consulares a respeito de suas prisões, por vergonha dos familiares. Dentre os brasileiros presos há condenados á morte e a prisão perpetua. Esses nossos patrícios, acostumados a nosso magnânimo sistema legal e judiciário, viajam para o exterior sem qualquer noção da falta de generosidade das leis e da justiça dos demais países. Não sabem que alem do Brasil, apenas, Venezuela, Colômbia e Republica do Guiné tiveram uma evolução do Direito Penal que levou ao estabelecimento da maioridade penal apenas aos 18 anos. Também não sabem que em nenhum outro lugar do mundo se institucionalizou a misericórdia integral, pela qual os criminosos condenados podem cumprir 1,6 a 1,9 de sua pena. Os desenformados viajantes patrícios, habituados ao robusto humanismo de um sistema criminal como o nosso, que leva por exemplo: um ator de TV a matar junto com sua namorada sua colega de novela com 18 tesouradas a cumprir apenas 7 anos de prisão. Um jornalista a assassinar a sua colega com um tiro pelas costas e outro com ela já caída no chão, confessar o crime e permanecer solto a quase 10 anos. Um promotor de justiça a ser condenado por ter matado sua esposa gravida de sete meses e permanecer foragido também a cerca de 10 anos, e outras bonomias repressivas semelhantes, correm o resco de, na desagradável circunstancia de terem que matar alguém no exterior, cumprirem penas terríveis e condenações.
Em Novembro ultimo, um carioca foi condenado a morte na Indonésia por tentar entrar no país com 15 kgs de cocaína escondido no equipamento de vou livre. Em Jacarta um paranaense foi condenado a morte, preso com 6 kgs de cocaína escondido na sua prancha de surf. Em outros países não existem os nossos tão generosos indultos, como o de natal, quando se solta para a bela noite natalina uns tantos facisnoras que fingiram bom comportamento para sair, sendo que a maior parte deles não retorna e as vezes assalta e mata antes de sumir. É claro que este nosso pais do perdão é o paraíso para todos os bandidos do mundo de, Ronald Bigges a Cesare Battiste, como há muito tempo ja se desconfiava.
Assim ter nascido aqui já dá ao cidadão uma sensação genética de perdoado, de anistiado. Mas esse DNA de impunidade levado a terras estrangeiras pode resultar em desastre.

Juazeiro deve receber 400 mil fiéis em romaria


As pousadas, hotéis e ranchos da cidade já estão com as reservas praticamente esgotadas para o grande evento

Juazeiro do Norte. A cidade se prepara para a segunda maior romaria do ano, com a perspectiva de receber cerca de 400 mil fiéis do Padre Cícero. Trata-se da Romaria de Nossa Senhora das Dores, que acontece de 2 a 15 de setembro. No próximo dia 28, setores da administração municipal, Igreja e entidades de classe se reúnem para os acertos finais da organização da festa. As pousadas, hotéis e ranchos já estão com as reservas praticamente esgotadas para o período. A romaria da “Mãe das Dores” é a mais festejada da cidade, com diversas atrações até a procissão, na tarde do dia 15.
 
A área da Praça do Socorro será liberada durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores para dar acesso aos devotos à capela, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Neste ano, em virtude da obra do Roteiro, algumas áreas estarão interditadas, mas a previsão é de que a Praça dos Franciscanos seja entregue até o dia 6 de setembro. A Praça do Socorro, na área onde se encontra o túmulo do Padre Cícero, um dos espaços mais visitados na romaria, serão retirados os tapumes. O piso da praça de frente à capela está sendo retirado, para abrir passagem para os romeiros. Segundo o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, os preparativos estão sendo organizados, no sentido de atender o mesmo esquema de organização das romarias anteriores, sem a presença de vendedores nas ruas. Ele disse que a fiscalização será mantida, para que as vias principais, como a Padre Cícero e a Rua São Pedro, estejam liberadas, facilitando o fluxo de veículos.

A reunião com os setores da saúde, ação social, segurança e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) trará os pontos estratégicos onde haverá a atuação dos agentes. Também será divulgada a programação religiosa da festa, que conta com atrações como a procissão das carroças e dos carros, no dia 14. José Carlos afirma que, em mais um ano de romaria, haverá a premiação dos veículos mais bem ornamentados com os motivos religiosos, a contar também com a alegria dos ocupantes dos veículos. Quilômetros de carros seguem, na tarde do dia anterior da grande procissão, saindo da Avenida Leão Sampaio, em direção à Basílica de Nossa Senhora das Dores, saudando a padroeira por toda cidade. Os romeiros agradecem, nesse momento, a acolhida ao povo de Juazeiro do Norte, presenteando a população com bombons. O secretário também ressalta o fortalecimento da segurança neste ano, com o funcionamento do sistema de monitoramento, que já se encontra em execução na cidade. Pontos estratégicos estarão sendo monitorados. Conforme ele, um helicóptero da Polícia Militar já está na cidade para dar cobertura ao evento. Nos últimos anos, a PM tem atuado com um veículo na Praça dos Romeiros, no atendimento da população, além de inserir câmeras de segurança na área.

Praça do Socorro

Em visitas às obras do Roteiro da Fé, nesta segunda-feira, após a missa do Padre Cícero, no último dia 20, o secretário anunciou que os tapumes da Praça do Socorro serão retirados durante a realização da romaria. A decisão visa a facilitar a peregrinação dos fiéis junto à capela. Porém, a área de frente ao Memorial Padre Cícero, na Praça do Centenário, continuará interditada em virtude das obras, mas será inserido um corredor, permitindo a passagem dos que desejarem visitar o local. José Carlos disse que será realizado apenas o fechamento em frente à Capela do Socorro para complementar o piso da praça até a porta do templo.

Essa interdição, conforme acrescentou, será por uma semana e os acessos à capela e cemitério serão pelas laterais. Entre a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores e o complexo Memorial e Capela do Socorro, pela antiga Rua do Brejo, São José e Cruzeiro, serão delimitados os espaços dos peregrinos entre os dois templos. Além do piso, a área receberá nova iluminação, bancos, jardineiras, arborização e sinalização. Nesse trecho, o tráfego será limitado, respeitando a parte dos moradores com garagem na área, cujas obras começarão em breve. Além dessas mudanças, a festa será realizada em período eleitoral, de 9 a 15 de setembro. Não poderá ser veiculada propaganda em carros de som nos locais de visitação dos fiéis. Também não serão permitidas carreatas e passeatas nas área de aglomeração. Essas normas estão inseridas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em reunião na Justiça Eleitoral com os representantes de todas as coligações partidárias que atuam na área.

A grande movimentação dos romeiros na cidade acontece mesmo durante a fase final da romaria. Normalmente, a chegada acontece a partir do dia 10. Até lá, os festejos estão restritos aos devotos de Nossa Senhora das Dores, na própria região e em Juazeiro do Norte.

Mais informações

Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Memorial Padre Cícero
Juazeiro do Norte – CE
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Federais do Ceará analisam pedido de reunião para discutir fim da greve


A Associação dos Docentes de Universidades Federais do Ceará (Adufc) afirmou na noite desta sexta-feira (24) que faz análise jurídica do pedido de professores que questionam a forma como a greve das universidades federais do Ceará chegou ao fim. O anúncio foi feito após três horas de reunião com a diretoria da Adufc, que analisava o pedido de nova assembleia.

Segundo o assessor jurídico da Adufc, Renato de Melo Cruz, a decisão sobre aceitar ou não o pedido de assembleia será definido na próxima semana. Caso seja aceito, a associação terá 48 horas para promover a convocação. Na quinta-feira, os professores contrário ao fim da greve coletaram 600 assinaturas em uma petição para agendar a nova assembleia. A assessoria jurídica da Adufc não afirmou se tem posição favorável ou contra a petição. “Isso é um objeto de análises. Só podemos nos manifestar de forma oficial, na próxima semana”, diz Renato de Melo.

Apesar de o fim da greve ter sido homologado na quinta-feira (23), ainda não há reunião sobre a reformulação do calendário escolar para repôr as aulas perdidas com a greve. Parte dos professores defende que a decisão que pôs fim à greve seja invalidada e que a paralisação continue na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Assembleia polêmica
 
Os docentes que questionam o fim da greve estudam recursos jurídicos que possam invalidar a decisão, segundo o professor da UFC campus do Cariri Tiago Coutinho. A convocação feita pelo Sindicado dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc) previa assembleia nesta quarta-feira (22) para debater a contraproposta feita pelos professores a ser apresentada ao comando de greve nacional, que dialoga com o governo federal sobre a greve. Segundo Coutinho, o fim dagreve só poderia ser votado por meio de plebiscito. Durante a reunião, parte dos professores decidiram acrescentar na pauta a votação pelo fim da greve. “A gente estava em um cliclo de debate com a diretoria em assembleias, em todas assembleias ficou certo que a greve só sairia por meio de um plebiscito. Não poderia ter mudanças na pauta”, diz o professor.

Posição do governo
 
O governo federal encerrou a negociação com os grevistas. Pela última proposta do governo, um professor com doutorado e de dedicação exclusiva passará a ganhar nos próximos três anos dos atuais R$ 7.627,02 para R$ 8.639,50. Já o salário inicial dos professores iniciantes com mestrado e dedicação de 40 horas saltará de R$ 3.137,18 para R$ 3.799,70. A remuneração do professor titular com dedicação exclusiva – aqueles que estão no topo da carreira – passará de R$ 11,8 mil para R$ 17,1 mil. O governo propôs também diminuir a quantidade de níveis da carreira de professor universitário, de 17 para 13, alegando que assim facilitaria a progressão dentro da profissão. Até o dia 31, o governo enviará projeto de lei ao Congresso Nacional com os termos acordados no documento assinado nesta sexta e incluirá no Projeto da Lei Orçamentária Anual o valor que permitirá o pagamento, em 2013, da primeira parcela do reajuste proposto.

Do G1 CE

Tempos difíceis - Índice de Confiança do Consumidor tem em agosto a quarta queda seguida


Rio de Janeiro – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou nova queda, a quarta seguida, ao atingir 120,4 pontos em agosto, ante 121,6 em julho. Com o resultado, o índice, que é mensal, aproxima-se do menor nível do ano, 116 pontos, registrado em janeiro.

Em abril, o índice chegou ao recorde histórico, com o pico de 128,7 pontos, maior patamar desde o início das medições, em outubro de 2005. Os valores atuais ainda superam os verificados entre agosto e dezembro de 2011. O resultado reflete tanto a forma como as famílias pesquisadas percebem sua situação atual, por meio do Índice da Situação Atual, quanto as perspectivas desses consumidores para os próximos meses, por meio do Índice de Expectativas. Esses indicadores ficaram, respectivamente, em 133,5 e 113 pontos em agosto. Houve uma queda em relação à confiança atual, que apresentou 135,4 pontos em julho, mas uma pequena recuperação nas projeções para os meses seguintes, que estavam em 112,7 pontos, interrompendo a queda registrada desde abril deste ano.

Edição: Juliana Andrade
Guilherme Jeronymo
Repórter da Agência Brasil
 

OEA apoia Equador por unanimidade no caso Assange


Brasília - Os países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) chegaram a um acordo "aceitável para a maioria de seus representantes" no qual mostram "solidariedade e apoio" ao Equador em sua disputa com a Grã-Bretanha sobre o destino de Julian Assange. O Canadá foi a única nação que apresentou objeções à resolução. Os Estados Unidos disseram que a declaração poderia seguir adiante, segundo a BBC Mundo.

Um texto comum foi negociado e aprovado após as nações concordarem em não usar a palavra "ameaça".

Diplomatas equatorianos haviam declarado anteriormente que o governo britânico tinha ameaçado invadir a embaixada do país em Londres para prender Assange. O Equador concedeu asilo diplomático ao australiano. A Grã-Bretanha quer deter o fundador do WikiLeaks para cumprir um acordo de extradição firmado com a Suécia, onde Assange é acusado de crimes sexuais. O observador britânico na OEA, Philip Barton, negou que seu governo tenha ameaçado invadir a embaixada. "Em nenhum momento o Reino Unido fez nenhuma ameaça à embaixada do Equador", disse. O diplomata também defendeu o diálogo bilateral para resolver o impasse.

Da BBC Brasil ( Via Agência Brasil )

Municípios cearenses: Recursos bloqueados chegam a R$ 26 milhões


O Tribunal de Contas da União (TCU) conseguiu o bloqueio de recursos da União, na ordem de R$ 1 milhão, que seriam repassados para o município de Cascavel.

A informação é da secretária de controle externo do TCU no Ceará, Shirley Gildene Brito Cavalcante. Neste ano, chega a R$ 26 milhões a quantidade de recursos que quatro prefeituras cearenses deixaram de receber do Governo Federal. Os recursos seriam para a construção de escola, mediante convênio do Ministério da Educação com a prefeitura de Cascavel. Supostas irregularidades no processo licitatório para a construção da escola levaram o TCU a pedir que os recursos não fossem repassados antes mesmo que a primeira parcela do convênio fosse liberada.

As investigações ainda estão sendo processadas, mas as suspeitas levantadas inicialmente estavam relacionadas à existência de conluio entre a Prefeitura de Cascavel e empresas participantes da licitação. Todas as empresas participantes do referido processo licitatório, bem como a Prefeitura e alguns secretários do municípios, foram chamados para se pronunciarem a respeito do fato. No caso específico de Cascavel, trata-se de uma representação porque não há prejuízos para a União, tendo em vista que o Governo Federal ainda não havia repassado os recursos de nenhuma das parcelas desse convênio com o Ministério da Educação.

Auditorias

Em outros municípios, cinco auditorias foram transformadas em Tomadas de Contas Especial (TCE) porque se tratava de convênios em andamento com os ministérios de educação e das cidades. Por causa dessas auditorias, os municípios de Aquiraz, Aracoiaba e Eusébio deixaram de receber, neste ano, recursos da ordem de R$ 25 milhões. Esse fato foi divulgado pelo Diário do Nordeste na edição do dia 25 de julho deste ano. No momento, estão sendo realizadas auditorias do TCU em outros cinco municípios cearenses, mas, como os trabalhos ainda não foram concluídos, a secretária de controle externo do Tribunal prefere não revelar quais prefeituras que estão sendo investigadas. O plano de fiscalização do TCU para o Estado do Ceará, em 2012, contempla 14 municípios. As fiscalizações são processadas por meio de uma rede de controle da gestão pública, que conta com a participação de órgãos como o TCU, o Tribunal de Contas dos Municípios, a Polícia Federal e a Justiça Federal.

Shirley Brito explica que quando um auditor constata irregularidades no trabalho que está fazendo em campo, comunica o fato e propõe as medidas cabíveis ao ministro do TCU responsável pela relatoria dos processos do Estado, cabendo a este propor a ação para que o repasse não seja efetuado. O ministro Augusto Sherman Cavalcanti é o relator dos processos do Ceará para 2011 e 2012.

Capacitação

Além desse trabalho de fiscalização o TCU também desenvolve ações de capacitação para evitar que os prefeitos e os gestores municipais cometam erros quanto aos procedimentos aplicação correta dos recursos públicos. Este ano, por se tratar de um ano de eleições municipais, o TCU em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios realizou um seminário de orientação sobre o fim do governo, no dia 24 de julho. No Ceará, de 60% a 70% das prefeituras estiveram representadas neste evento, mas após o encontro nenhuma prefeitura cearense procurou o TCU para tirar dúvidas ou obter informações complementares.

Diário do Nordeste

Anatel obriga Oi a liberar uso gratuito de orelhões em mais de 2 mil cidades


A empresa de telefonia Oi terá que liberar o uso gratuito de parte de seus orelhões até o fim de 2012 por conta de irregularidades na oferta desses aparelhos, informou nesta sexta-feira (24) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A gratuidade será válida apenas para ligações locais, dentro da mesma cidade, para telefones fixos.Serão afetados pela medida orelhões de 2.020 municípios. Em 1.724 cidades, distribuídas pelos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná e Sergipe, a gratuidade vai valer pelo menos até 30 de outubro. Nesses casos, a medida se deve a problemas de disponibilidade, ou seja, número alto de equipamentos que não estavam em funcionamento. Para 742 municípios em 21 estados, o serviço será gratuito pelo menos até 31 de dezembro, motivado pelo não cumprimento pela Oi da meta de densidade determinada pela Anatel, de quatro aparelhos por mil habitantes por município. 446 municípios fazem parte de ambas as listas, por terem apresentado os dois problemas.

A lista com os municípios onde os orelhões funcionarão gratuitamente está disponível no site da Anatel – clique aqui para acessar.

Via Lindomar Rodrigues

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 5,6 milhões neste sábado


Neste sábado (25), a Mega- Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 5,6 milhões. O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília) e, segundo a Caixa Econômica Federal, o Caminhão da Sorte está em Taquaritinga, SP.

Na poupança, o prêmio total pode render até R$ 29 mil por mês. O valor da aposta mínima é de R$ 2. Os jogos podem ser feitos até às 19h em qualquer casa lotérica do país.

G1

Encontro cultural capacitará gestores públicos do Estado


Festa do pau da bandeira, que acontece em Barbalha no mês de junho, é uma das manifestações culturais pontuadas como expressão típica da tradição religiosa do Cariri. O encontro irá pontuar outras expressões regionais FOTO: ALEX COSTA

Crato. Para capacitar os gestores públicos das Secretárias de Cultura de 32 Municípios da região do Cariri e Centro Sul, o Ministério da Cultura (MinC) realizará, em Juazeiro do Norte, o encontro Culturas, fortalecendo a gestão. O evento ocorrerá nos próximos dias 30 e 31, na Fundação Memorial Padre Cícero. A expectativa é que mais de 400 pessoas, entre artistas, produtores culturais, presidentes de pontos de cultura, membros de associações e Organizações Não Governamentais (ONGs), que desenvolvem atividades na área participem.

Além da capacitação sobre os Sistemas Municipais de Cultura, a Fundação Nacional das Artes (Funarte) orientará o público sobre os recursos e editais direcionados para as linguagens artísticas. Já a Secretaria da Economia Criativa ministrará oficinas de elaboração de projetos no setor. Como resultado do marco histórico da cultura na Região do Cariri, as cidades envolvidas deverão, em parceria com a sociedade civil, otimizar as políticas públicas destinadas ao seguimento. A estrutura do Sistema Nacional de Cultura conta com o envolvimento das Secretarias Municipais de Cultura, Fundos Municipais de Cultura, Conselhos de Políticas Culturais, Conferências e Planos Decenais Municipais de Cultura, que são projetos de governo com ampla participação popular.

Atualmente, o cenário na região do Cariri é de uma forte dinâmica nas produções. Mas, as Secretarias de Cultura esbarram na falta de captação de recursos, que, devido à ausência de organização, não são garantidos. É comum entidades da sociedade civil comandarem ações culturais, que, através de projetos aprovados em editais, conseguem realizar grandes ações. Com os Sistemas Municipais, as organizações serão parceiras, já que vão concorrer aos editais municipais, disponibilizados no Plano Decenal de Cultura. O Sistema Nacional de Cultura, que integra as três instâncias governamentais, foi proposto ainda em 2002, durante a gestão de Gilberto Gil, como ministro da Cultura. A mobilização visa a organizar e estruturar nacionalmente as gestões, por meio da participação social.

Para o técnico operacional do Sistema Municipal da Cultura em Juazeiro do Norte, André Andrade, os sistemas locais podem ser comparados as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). "A gente vai reunir todos os agentes para planejar a cultura que queremos. Com o Fundo Municipal, as secretarias terão recursos próprios nas ordens municipal, estadual e federal. Agora, o que for definido nos Planos Decenais vai poder ser executado, assim como ocorre na saúde", afirma. As ações acontecem através da assinatura do acordo de cooperação entre os Municípios e o MinC. Na região do Cariri, apenas as cidades de Crato, Assaré, Missão Velha, Aiuaba, Campos Sales e Caririaçu publicaram o acordo e ainda estão desenvolvendo os respectivos Planos Decenais de Trabalho.

Juazeiro do Norte é A única cidade que apresenta o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura concluído. Em 14 de maio deste ano, o prefeito Manoel Santana Neto assinou a lei municipal número 4.001, que define os princípios, objetivos, estrutura, organização e gestão da cultura local. A Lei dá uma contribuição importante para a consolidação do Sistema Nacional de Cultura e para a construção e fortalecimento conjunto das ações. Para alcançar este patamar, houve, desde 2009, com a criação do Conselho Municipal de Política Cultural e, nos anos seguintes, a realização de conferências, em que foram debatidas as necessidades e projetos de desenvolvimento do seguimento. Para acompanhar a situação de cada localidade, a população pode acessar o endereço http://blogs.cultura.gov.br/ pela Internet.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Secretaria de Cultura
Rua Santo Agostinho, s/n
Telefones: (88) 3512-3380/ 8801-6642

Yaçanã Nepomucena
Colaboradora do Jornal Diário do Nordeste


Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30