xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 agosto 2012

Tudofel: Confederação dos Cariris – Encontro dos Grupos Art...

Tudofel: Confederação dos Cariris – Encontro dos Grupos Art...: Já não tenho mais aquela memória primorosa de outrora. Mas algumas lembranças teimam em permanecer neste cérebro que já dá os primeir...

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS


Estava fazendo um grande verão, a lavoura já secando, mas, todas as noites avistavam um relampinho bem longe no rumo do nascente. Amanhecia o dia e chuva nada. O Chico Biloto, aproveitando a viagem que um vizinho seu teve que fazer ao Aracati, a fim de comprar cereais, em costas de burros, disse para a mulher: “Rosara, eu vou "pu Aracati tombem", quero vê onde diabo é aquele relampo todo dia!
Chegou no Aracati, sempre avistando o relampinho em frente. Deixou os companheiros e foi até a beira da praia, e de lá avistou o mesmo relampinho bem longe, no alto mar. Danadinho de raiva voltou. Quando chegou em casa a mulher perguntou: “adonde é o relampinho, Chico? E ele ainda com muita raiva, respondeu: “no inferno...” A mulher que era muito católica, começou a se benzer, dizendo: “Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria...”

PENSAMENTO DO DIA:

"O mundo é um lugar perigoso de viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".

Albert Einstein.


A Geografia dos tolos e as histórias para boi dormir – Antonio Sávio


Um estudante universitário, seja qual for seu curso, ao ser iniciado no mesmo deve lhe ser apresentado um conjunto teórico que lhe dê meios de entender seu objeto de estudo, de modo mais real possível de modo que, uma vez que sabemos que os fenômenos científicos são mutáveis, as ciências necessariamente também são. A necessidade de adequação a realidade é uma condição de existência a qualquer ciência. Ao longo do tempo, o cientista vendo que suas teorias não dão conta do real, deve ele reelabora-las na tentativa de acompanhar não a moda teórica do momento, mas a realidade.

Infelizmente não assim que acontece em uma ciência chamada geografia. O que outrora foi uma ciência agora se tornou um forte campo de aparelhamento e propagação ideológica sem nenhum compromisso com a realidade. Para ser mais específica, a chamada geografia humana, em sua totalidade de estudos tem pervertido a mente de milhões de estudantes país a fora com pseudo-reflexões sobre o espaço, o território, a urbanização, o campesinato, e tutti quanti ela puder pousar seus olhos “críticos”. As universidades por sua vez, onde se (de) formam levas de novos “geógrafos” todos os anos fazendo-lhes refletir a partir de uma perspectiva totalmente marxista, intimidam os estudantes que ousarem respirar um ar menos danoso do que o contido na bolha marxista.
O que falo aqui, não se trata de um bar onde se dão opiniões ao sabor das paixões, mas sim (ou deveria) ser uma ciência, baseada em fatos comprovados, e não em ocultações históricas deslavadas. O geógrafo marxista não dá aos seus alunos senão uma espécie de sensação de poder, formula sua mente de modo que ela atue na sociedade como agente transformador, ou melhor, outro doutrinador. Não há nenhuma contestação do que é falado. A geografia é uma ciência de afirmações imperativas, onde o estudante lê a receita de bolo e sem perguntar o sabor, faz o bolo. Chamar uma coisa dessas de ciências é querer um tetraplégico numa corrida de cem metros rasos.
O geógrafo Luiz Lopes Diniz Filho tem sido até agora, um dos poucos a nadarem contra a maré vermelha e denunciado veementemente os truques erísticos de geógrafos conhecidos no cenário nacional. O site Escola Sem Partido, em seu trabalho humilde e permanente tem desenvolvido um trabalho notável denunciado os golpistas travestidos de professores em todo território nacional, bem como concursos, vestibulares, e livros didáticos com conteúdo doutrinador.
A revolução cultural é uma metástase em todas as ciências humanas, cercada não só do puro marxismo como vemos na geografia, mas em seu socorro, temos todas as falsas filosofias desenvolvidas ao longo da modernidade e da pós-modernidade. O geógrafo de hoje, metido a atento, tenta acompanhar tais filosofias sem nenhuma base filosófica. Embarca em um carro bomba sem perceber que suicida-se intelectualmente, em sua pressa de estar afinado com a USP, ou as universidade europeias e anglo-saxônicas se desfaz em afirmativas soltas. Que quiser prova disso busca uma visão não marxista em geografia agrária ou geografia urbana. Busque alguma pluralidade nos chamados, estudos sócio-territoriais desenvolvidos pelas universidades brasileiras e europeias. O que se vê é o uníssono marxista-socialista-comunista com um quê de nostalgia da URSS.
O leitor indignado pode pensar? Quer dizer que aquilo que eu achava que era uma ciência é na realidade apenas uma ideologia? Infelizmente sim. Quem puder voltar a decorar o nome de mapas e rios, como eram os chamados estudos “alienados” de geografia, não estará fazendo mal algum. Pelo menos evitará passar uma vergonha maior se por acaso encontrar alguém que tenha estudado economia ou filosofia de verdade. Caso isso aconteça, o “geógrafo crítico” será esmagado como um piolho, na unha. Nada que lhe dê suporte em um debate bem formulado é estudado na universidade. O geógrafo que é formado com a visão que “!os Estados Unidos é um império”, que “as empresas comandam os territórios”, “que há violência espacial nas mudanças das paisagens” está totalmente alheio ao que se passa no mundo.
Não é de modo diferente que é formado o atual “historiador”. Obras clássicas que deveriam ser estudadas dia e noite como “A história dos Papas” de Leopold von Ranke, “Origens da França Contemporânea” de Hippolyte Taine, “História da Antiguidade” de Edward Meyer, “A civilização da renascença na Itália” de Jacob Burckhardt, “História de Roma”, de Theodore Mommsen, “História da Grécia” de George Grote, “Os dois corpos do rei” de Ernst Kantorowicz, “Outono da Idade Média” de Johan Huizinga ou “Ritos da Primavera” de Modris Eksteins nunca são nem mencionadas em salas de aula, ou, se são, são fatiadas em um capítulo de cada, sendo o conjunto de textos moldados de tal modo que o aluno seja guiado de modo manso e bastante confortável para seu mestre. Deste modo temos em qualquer escola o Batman e o Robin, o geógrafo e o menino prodígio. Em geral são realmente mui amigos, as ideias convergem sempre. Saem no final das aulas de uma sexta feira para bebericar e lamentarem do mundo, do capitalismo, das bandas de forró, e, sobretudo, lamentam-se por a humanidade não terem visto suas aulas magníficas, bem animadinhas, eloquentes, e seguras pela distância de um verdadeiro debate. Mas isso não é à toa. É como diria o Nelson Rodrigues: Há uma sábia distância entre os heróis do Leblon e o perigo!

Por: Antonio Sávio –  Professor, Filosofo e Geografo

As voltas que o mundo dá / ou Aeroporto Regional do Cariri vai ser privatizado


MATÉRIA EM DESTAQUE

(Ah! o nosso velho PT de Guerra... como diz a sabedoria popular: "Nada como um diz atrás do outro...  Postagem de Armando Lopes Rafael, a partir de matéria publicada no "Diário do Nordeste")


São Paulo/Fortaleza. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, localizado em Juazeiro do Norte, deverá fazer parte de um pacote de parcerias público-privadas (PPPs) a ser lançado pelo governo federal na primeira quinzena de setembro. O pacote inclui 15 aeroportos de médio porte (fluxo de 400 mil a 1 milhão de passageiros) espalhados por todo o Brasil, e, conforme informou a Secretaria de Aviação Civil (SAC), consiste em um plano de investimentos para modernizar os terminais por meio de recursos públicos e da iniciativa privada. Os detalhes do plano, que incluem de que forma o aeroporto cearense irá receber tais incentivos, ainda seguem em estudo pela própria SAC.

Menor movimentação

De todos, o equipamento do Cariri é o que possui o menor fluxo, calculado em 343 mil passageiros, de janeiro a dezembro de 2011. O terminal é responsável por atender as regiões do Centro-Sul do Ceará, o Noroeste de Pernambuco, o Alto Sertão da Paraíba e o Sudoeste do Piauí. E apenas as companhias Gol e Oceanair atuam no aeroporto. No Nordeste, além dele, estão inclusos, em ordem de movimentação, os equipamentos de Aracaju (SE), Teresina (PI), Ilhéus (BA) e Petrolina (PE).

Privatização negada

Apesar dessa participação da iniciativa privada no setor aeroportuário brasileiro, a possibilidade de novas privatizações ainda parece distante, segundo declarou a assessoria de comunicação da SAC, que negou ontem que isso estivesse sendo estudado pelo governo federal.

A especulação surgiu depois da imprensa paulista divulgar que os mesmos 15 aeroportos estivessem sendo inclusos em um processo de privatização, também por meio de parcerias público-privadas.

Infraestrutura

Além disso, a ministra das Relações Internacionais, Ideli Salvatti, afirmou ontem que a presidente Dilma Rousseff está trabalhando para fechar o pacote de infraestrutura direcionado a portos e aeroportos, a exemplo do pacote lançado na última semana voltado para rodovias e ferrovias brasileiras.

A ministra explicou, acompanhada do secretário de Fomento de Ações de Transportes, Daniel Sigelmann, a deputados da bancada nordestina na Câmara os detalhes de medida provisória que, entre outras ações, cria a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que irá gerenciar e acompanhar as ações e projetos do pacote lançado na semana passada. "A presidenta está terminando a parte também de aeroportos, portos, que tem uma interligação. O pessoal de ferrovia e rodovia, todo esse plano de investimento em logística tem uma intermodalidade muito forte", disse Ideli à bancada composta por nordestinos.

Movimentação
343 mil passageiros foi o fluxo do Aeroporto de Juazeiro do Norte em 2011, o menor dentre todos os terminais incluídos no pacote planejado pelo Governo

Passagens aéreas devem aumentar

Brasília. Os presidentes das duas maiores companhias aéreas do país, TAM e GOL, disseram ontem que a tendência dos próximos meses é de alta nos preços das passagens aéreas. Segundo Bologna, presidente da TAM, o repasse às tarifas dependem de como o consumidor vai reagir, já que o mercado é aberto e competitivo FOTO: ALEX COSTA Marco Antonio Bologna, da TAM, e Paulo Sérgio Kakinoff, da Gol, estavam no lançamento da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), órgão que vai unir as cinco maiores empresas do setor. Segundo os presidentes, o aumento dos custos provocado pela depreciação do real em relação ao dólar terá que ser repassado ao consumidor porque as empresas já fizeram ajustes internos no início do ano e têm pouca margem para mais cortes.

Ajustes

"Uma recuperação tarifária deverá acontecer", disse o presidente da TAM. Bologna não falou em prazos para esse eventual ajuste dos preços das tarifas, mas disse que dificilmente os custos serão reduzidos. Para ele, o setor sofreu um "choque de custos relevante", pois a valorização do dólar impacta os custos das empresas. Além da variação cambial, o aumento do preço da querosene da aviação e a elevação das tarifas aeroportuárias e de navegabilidade afetaram o balanço das empresas. Juntas, TAM e GOL tiveram prejuízo de R$ 1,6 bilhão no segundo trimestre. O presidente da GOL, Paulo Sérgio Kakinoff, disse que o aumento de tarifas é questão de tempo. "O setor não pode absorver, por longos períodos, um cenário como esse", disse Kakinoff. "É uma questão de tempo para se ver na posição inevitável de aumentar as tarifas."

Apesar da pressão sobre os custos, ele disse que ainda não há nenhuma decisão tomada sobre o assunto.

Repasse ao consumidor

Segundo Bologna, o repasse às tarifas dependem de como o consumidor vai reagir, já que o mercado é aberto e competitivo. O aumento do valor da tarifa tende a reduzir o número de passageiros, segundo dados do setor. O presidente da Gol, Paulo Kakinoff, também disse que a companhia deve registrar um resultado melhor no segundo semestre, mas ainda insuficiente para voltar ao lucro. Kakinoff disse que a Gol trabalha internamente para reverter esse quadro por meio da redução de custos, sinergia e maximização de receitas. Kakinoff participa do "Aviation Day", em Brasília. "No caso específico da Gol, nós prevemos um resultado melhor no segundo semestre do que no primeiro, como produto da redução e racionalização de voos e redução do quadro ligado diretamente a essa operação. Temos normalmente uma demanda maior no segundo semestre e teremos também o efeito da racionalização dos custos sendo verificados nesse período", disse. "Mas como não há também nenhuma projeção de valorização do real frente ao dólar ou ainda de redução significativa do querosene de aviação, não podemos ainda falar em retorno de lucratividade. Teremos algo entre prejuízo e equilíbrio, variando mês a mês em razão da demanda", acrescentou. O executivo disse que o setor viveu nos últimos meses uma conjunção de fatores que pode ser classificada como a mais adversa da história da aviação e da Gol

O Aeroporto de Juazeiro atende às regiões do Centro-Sul do Ceará, Noroeste de Pernambuco, Alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí FOTO: ELIZANGELA SANTOS
Por: Armando Rafael

CRATO - Exposição faz homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga


A mostra, que foi aberta oficialmente no Dia do Folclore, 22 passado, seguirá até o mês de dezembro

Crato. Para refletir sobre a vida e obra do músico pernambucano Luiz Gonzaga e homenageá-lo pelo seu centenário, a pró-reitoria de extensão, ensino e administração da Universidade Regional do Cariri (Urca), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura do Exú, está realizando a exposição "(En) Cantos: Natureza e cultura do Araripe na obra de Luiz Gonzaga, Rei do Baião". Os visitantes vão poder conhecer um pouco da vida e da obra do Rei do Baião FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA

A mostra, que foi aberta oficialmente no Dia do Folclore, 22 passado, seguirá até o mês de dezembro. A exibição traz peças de fantasias usadas durante a apresentação da escola de samba Unidos da Tijuca, que teve a trajetória do músico como tema central do Carnaval 2012, no Rio de Janeiro.

Composição

A exposição foi composta a partir das obras de vários artistas, como o carnavalesco Paulo Barros, o xilógrafo José Lourenço e o pintor Paulo Bento, na qual foram feitas releituras da produção intelectual de Luiz Gonzaga. "(En) Cantos" vai além. Retrata também a riqueza natural da região do Cariri, bastante enfatizada nas canções do artista. Da cultura nordestina, a mostra traduz as representações de cinco elementos, expostos em modo de vestimentas figurativas. Além das roupas, existem fotografias acompanhadas de fragmentos textuais das letras e composições representando a natureza e a cultura de seis Municípios que constituem o território do Geopark Araripe. As artes e fazeres tradicionais do Araripe, como a escultura em barro e madeira, são lembradas através de vídeos contendo os métodos do processo de produção de cada peça.

Mas, para transportar o visitante da exposição a uma rememoração dos shows de Luiz Gonzaga, a "(En) Cantos" conta com uma sala de multimídia, onde está sendo exibido um filme da última apresentação do artista na televisão. Na película, o forrozeiro despediu-se da trajetória musical e anunciou o retorno a sua terra natal. Devido ao Rei do Baião ter retratado a religiosidade com veemência, a exposição destaca a relação dele com o Padre Cícero, por meio da devoção e crença popular. No espaço, estão representados um altar de oração, que frequentemente é encontrado nos lares sertanejos e, também, imagens de romeiros diante da igreja onde o religioso está sepultado. Todos os espaços da exposição foram pensados para que haja uma interação do público visitante com a figura de Luiz Gonzaga e com os elementos da sua arte. Até agora, mais de 300 admiradores da obra já passaram pelo local.

Participação

Entretanto, a expectativa é de que mais de 5 mil pessoas participem da mostra. A pretensão da comissão organizadora é elaborar eventos para a discussão da produção artística, a partir dos temas específicos presentes na música do Gonzagão, como o meio ambiente, a religiosidade e os gêneros. O projeto deverá funcionar a cada dia 13, dos meses subsequentes. De acordo com a pró-reitora de extensão e curadora da mostra, Sandra Nanci Ramos Freire, Luiz Gonzaga tornou evidente alguns tipos característicos do Nordeste brasileiro, como o vaqueiro e o cangaceiro.

Segundo ela, a própria indumentária do músico remete a esses elementos. "A importância da obra de Luiz Gonzaga não tem tradução. Ele projetou a cultura do Nordeste para todo o Brasil e para o mundo, tanto que, até hoje, está sendo reconhecido e continua influenciando muitos artistas", revela. A exposição "(En) Cantos" foi elaborada, especialmente, para o estande da Urca na Expocrato 2012. O evento homenageou o centenário do Rei do Baião. Na ocasião, um público estimado de aproximadamente 6 mil pessoas conferiram a mostra, onde diversos músicos e artistas regionais de vários ritmos e seguimentos tiveram a oportunidade de prestar reconhecimento a produção de Luiz Gonzaga. Manifestações de folguedos infantis levaram suas representações como colaboração.

Para dar continuidade aos trabalhos de reconhecimento da contribuição dele para a cultura brasileira, a exposição está aberta ao público. As entradas são gratuitas. Escolas da rede pública e privada da região estão sendo convidadas a agendar as visitas coletivas. A marcação pode ser feita na sede do Geopark Araripe ou pelo telefone (88) 3102-1237. Com base na diversidade cultural regional, os curadores estão apresentando um material didático produzido por eles para servir de apoio ao ensino da arte e dos conceitos de educação patrimonial nas escolas. No espaço, o Geopark Araripe está disponibilizando oficinas de brinquedos populares elaborados com material reciclado. Durante a abertura da exposição, o grupo de forrozeiros Seguidores do Rei, que é originário da cidade de Exú e que buscou influência na obra Gonzaguiana e outras 50 crianças que participam de projetos sociais, na mesma cidade, em Barbalha e Juazeiro do Norte, apresentaram suas evoluções nas danças tradicionais nordestinas, entre as quais, xote, xaxado e baião, abordadas no repertório musical do Rei.

Rei do Baião

Uma das mais completas e importantes figuras da Música Popular Brasileira. O artista cantava sempre acompanhado de sua sanfona. As composições, geralmente, abordavam a figura do homem sertanejo, o clima, a vegetação e a fauna da região Nordeste, a religiosidade popular, além da cultura. Entre as letras mais conhecidas estão "A feira de Caruaru", "A morte do Vaqueiro", "Asa Branca", "Cintura fina" e "No meu pé de Serra". Luiz Gonzaga morreu vítima de uma parada respiratória.

Mais informações:

Universidade Regional do Cariri
Endereço: Av. Coronel Antônio Luiz,1161
Bairro: Pimenta- Crato
Telefone: (88) 3102.1200

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do  Nordeste

Fortaleza é incluída no cadastro de inadimplentes do CNJ - Postado por J.Tavares.



O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, determinou a inclusão do município de Fortaleza no Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes (Cedin), criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por não ter depositado a quantia de R$ 23.692.138,55 referente a parcelas de precatórios.

Na decisão, o presidente também determinou a expedição de ofício à Secretaria do Tesouro Nacional, a quem compete a retenção dos repasses relativos ao Fundo de Participação dos Municípios. O valor cobrado corresponde às parcelas anuais vencidas relativas a 2010 e 2011. Enquanto permanecer a situação de inadimplência, o município de Fortaleza ficará proibido de contrair empréstimos externos ou internos e de receber transferências voluntárias.

Em junho passado, o Tribunal de Justiça intimou a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para regularizar o pagamento de precatórios em regime especial. Antes já havia intimado o município, na pessoa do procurador-geral Martônio Montalverne, mas não houve manifestação nem pagamento. Diante dessa situação, foi iniciado o processo administrativo contra o ente público. A Procuradoria Geral de Fortaleza recebeu, nesta quinta-feira, 23, ofício contendo a intimação sobre a referida decisão.
Fonte: Opovo on line - Informações do TJCE.


Blog do Crato atinge 173.984 acessos no mês de Julho de 2012 segundo o HI-STATS


Acabamos de receber o relatório do HI-STATS do mês de Julho. O Hi-stats é o site que mede todos os parâmetros estatísticos do Blog do Crato e de milhões de outros sites no mundo inteiro. Segundo o hi-stats, em julho de 2012 tivemos 173.984 acessos de páginas, sendo o dia de maior pico, dia 27, com 7537 acessos, sendo a postagem mais visitada nesta data a de título: "Desperdício de Água em plena Praça da Sé em Crato". 


Fonte: Hi-Stats
Estatísticas para Websites
www.blogdocrato.com

Curiosidades - Cobra Sucuri de 19 metros é encontrada no Pará


A matéria não é recente. Na verdade, foi divulgada em janeiro deste ano, mas não deixa de ser incrível. Sucuri de cerca de 19 metros encontrada na Serra da Velha Pobre, localizada entre os municípios de Porto de Moz e Almeirim, no Pará.



Fonte: Do Facebook  ( Via Davi Araripe )

Revisor do mensalão inocenta João Paulo Cunha do crime de lavagem de dinheiro


Brasília – O ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), inocentou hoje (23) o deputado João Paulo Cunha (PT-SP) do crime de lavagem de dinheiro. Nesse quesito, Cunha foi considerado culpado pelo relator, ministro Joaquim Barbosa.

“Após uma revisão dos autos, penso agora que os ministros Carlos Ayres Britto, Gilmar Mendes e Eros Grau estavam cobertos de razão, ao assentarem que a conduta praticada pelo réu não se amolda sob nenhum ângulo ao crime de lavagem de dinheiro”, disse Lewandowski Segundo a acusação, apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), Cunha dissimulou a origem e o recebimento de R$ 50 mil do esquema montado pelo publicitário Marcos Valério. A quantia foi sacada em uma agência do Banco Rural pela esposa de João Paulo. “No caso dele, a sua própria esposa foi à agência bancária sacar, diante da apresentação da cédula de identidade e assinatura de recibo idôneo, sem nenhuma simulação. Tudo feito às claras”, argumentou o ministro.

Edição: Lana Cristina
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Servidores em greve entram em conflito com policiais em frente ao Palácio do Planalto


Brasília - Servidores em greve organizaram hoje (23) mais um protesto em frente ao Palácio do Planalto e houve início de conflito com policiais militares. Cerca de 500 grevistas do Poder Judiciário e do Ministério Público participaram da manifestação, de acordo com a Polícia Militar.

A confusão começou depois que um dos manifestantes derrubou uma parte da grade de proteção instalada na Praça dos Três Poderes para impedir o acesso de manifestantes ao prédio em que trabalha a presidenta Dilma Rousseff. A polícia reagiu e houve empurra-empurra. Os policiais usaram gás de pimenta para dispersar o tumulto e os manifestantes responderam atirando pedras e bandeiras. De acordo com o tenente-coronel da PM Antônio Carlos, comandante da operação, ninguém ficou ferido e o manifestante detido por derrubar a grade foi liberado em seguida.

Os servidores do Judiciário reivindicam reajuste médio de 32% e reestruturação dos planos de carreira. De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no Distrito Federal (Sindijus), Jailton Assis, a categoria está há seis anos sem aumento, nem reposição de perdas da inflação. “Os servidores estão no limite. Toda vez que vamos negociar, o governo diz que não tem dotação orçamentária. O salário inicial da nossa categoria é R$6 mil. Outras carreiras começam em R$12mil ou R$13 mil”, comparou. A segurança do Palácio do Planalto foi reforçada durante a manifestação, que durou cerca de uma hora. Homens do Batalhão de Operações Especiais também acompanharam a movimentação. Ontem (22), durante um protesto de trabalhadores rurais também houve tumulto após a tentativa dos manifestantes se aproximarem do Palácio do Planalto.

Edição: Lana Cristina
Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Alta do dólar desestimula brasileiros em viagens ao exterior em julho


Brasília – Os gastos de brasileiros em viagem ao exterior somaram, em julho, US$ 2,01 bilhões, valor 10% menor do que o resultado de igual mês do ano passado (US$ 2,235 bilhões), informou hoje (23) o Banco Central (BC).

Apesar de julho ser período de férias, a recente alta do dólar desestimulou as viagens ao exterior, segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. “A despesa com viagem ao exterior teve crescimento muito acentuado em 2011. Claro, o câmbio favoreceu este ano, com a mudança desse patamar [do dólar], a gente ver moderação nessas despesas”. Maciel lembrou que em julho do ano passado a média do dólar era R$ 1,56, enquanto no mês passado ficou em R$ 2,03.

De acordo com Maciel, a redução das despesas de brasileiros no exterior poderia ser mais acentuada, mas o aumento da renda e do emprego e os estímulos de outros países ao turismo, em momento de crise econômica, incentivam as viagens. “[As despesas] não reagiram de foram mais significativa porque temos esses outros fatores envolvidos”, acrescentou. Nos sete meses do ano, os gastos de turistas em viagens internacionais ficaram em US$ 12,712 bilhões, contra US$ 12,476 bilhões de janeiro a julho de 2011. Os dados preliminares deste mês, até o dia 21, mostram que as despesas de brasileiros no exterior chegaram a US$ 1,267 bilhão. Nesse período, os gastos de estrangeiros no Brasil chegaram a US$ 371 milhões.

Em julho, as despesas de estrangeiros no Brasil chegaram a US$ 546 milhões, ante US$ 476 milhões do mesmo mês do ano. De janeiro a julho, foram registrados US$ 4,017 bilhões, contra US$ 3,749 bilhões nos sete meses do ano passado.

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Edição: Juliana Andrade

ENCONTRO DE CULTURAS DO CARIRI


MARCO HISTÓRICO DA CULTURA EM JUAZEIRO DO NORTE

Será realizado nos dias 30 e 31 de agosto deste, no Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte o Encontro de Culturas do Cariri para fortalecer as políticas culturais dos 32 municípios constituídos da região. Estão sendo convidados os funcionários das secretarias de cultura da região do Cariri, de ONGs sócio-culturais, Pontos de Cultura, Associações Artísticas e Culturais,  agentes culturais e a sociedade civil para que possam manter um diálogo entre o Ministério da Cultura e FUNARTE objetivando: informar, capacitar sobre a implantação do Sistema Municipal de Cultura de cada cidade, sobre políticas de editais, os programas da FUNARTE, os programas da Secretaria da Economia Criativa, Sistema Nacional de Informação Cultural, (SINIC) e ações do MINC.

A organização do Governo e Sociedade Civil em prol da Cultura em Juazeiro do Norte, já é uma realidade, seguindo a política nacional do governo federal onde a implantação do Sistema Nacional de Cultura é uma ação que aperfeiçoará a gestão da Cultura em todas as instâncias governamentais, “estamos legalmente habilitados e gerir a Cultura em Juazeiro do Norte dentro desse processo organizacional, o que garante mais recursos para a Cultura, mais participação da Sociedade e maior dinâmica nas políticas públicas para a Cultura”, enfatiza André de Andrade, coordenador do evento.     
“O Governo Municipal “Terra de Oração e Trabalho” institucionalizou a Cultura na cidade de Juazeiro do Norte; criando o Sistema Municipal de Cultura, o Plano Decenal da Cultura, instituindo Conselho Municipal de Política Cultural e regulamentou o Fundo Municipal de Cultura já incluso na Lei Orçamentária Anual para 2013”, ressalta o Secretário Adjunto e Cultura de Juazeiro do Norte, Franco Barbosa. 
Com isso o Ministério da Cultura escolheu Juazeiro do Norte para fazer um encontro nos dias 30 e 31 de agosto de 2012, no Memorial Padre Cícero, essa escolha se deu em razão da cidade de Juazeiro do Norte Ceará, ter efetivado com sucesso o plano de trabalho de implantação do Sistema Municipal de Cultura; e já possuir todas as leis necessárias, agora nesse encontro com gestores, artistas e agentes culturais da sociedade civil; o objetivo é de fortalecer o diálogo com o MinC; “esse é sem dúvida um momento importante para a história da Cultura em nosso município, por que agora com o Sistema Municipal Cultura, os recursos municipais, estaduais e federais serão repassados diretamente para o Fundo Municipal de Cultura que será aplicado nas ações, programas e projetos do Plano Decenal da Cultura, esses recursos serão gerenciados pela Secretaria da Cultura, tendo a fiscalização do Conselho Municipal de Política Cultural.
Toda legislação já está disponível no www.juazeiro.ce.gov.br/secretaria/secult/ uma forma democrática de compartilhar as informações sobre a política cultural de nossa cidade”, ressalta André de Andrade.

Os conferencistas do Ministério da Cultura e da Funarte tratarão de assuntos do maior interesse de todos que fazem a arte a cultura caririense. A Iniciativa da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte e do Ministério da Cultura, acontece em função do Município ter conseguido realizar todas as etapas exigidas pelo Ministério da Cultura ou seja, as conferências municipais de cultura, o funcionamento da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, a criação do Sistema Municipal de Cultura e no seu bojo a criação do Fundo Municipal de Cultura.
 
MINISTÉRIO DA CULTURA EM JUAZEIRO DO NORTE.

Já estão abertas as inscrições para gestores públicos que trabalham com aimplantação do Sistema Municipal de Cultura em seu município, para gestores de instituições Culturais públicas ou privadas, para representantes de ONGs Culturais, Pontos de Cultura, produtores e agentes culturais envolvidos em projetos e políticas para a Cultura.

A inscrição deve ser feita pelo E-mail: culturajuazeiro@bol.com.br o interessado deve enviar o nome completo, o nome da instituição que representa e o telefone para contato, a confirmação de inscrição será respondida por e-mail.

EVENTO: ENCONTRO DE CULTURA NO CARIRI: FORTALECENDO AS POLÍTICAS CULTURAIS

A estreia de Sedição de Juazeiro


Com grande assistência, na noite de ontem, 22, no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, aconteceu a avant première do filme Sedição de Juazeiro. O filme inicio a sua produção em 2007 e somente entre os anos 2010 e 2012 foi realizado com elenco e técnicos cearenses. Como resultado, a película tem sua direção no jovem estreante Daniel Abreu, que também produziu o filme na companhia de Jeanne Feijão. O roteiro foi elaborado por Jona Luis da Silva, do ICAPUI, tendo como produtores executivos Angela Tavares, José Liberato Barrozo Filho e Marina Abifadel. A produção associada esteve à cargo de Aderbal Nogueira. E a produção acadêmica foi feita pela FGF Faculdade Grande Fortaleza. A realização do filme coube à APEC, Associação de Estudos e Pesquisas Técnico-Científica. O seu formato é digital, se enquadra no gênero de Guerra e está com classificação indicativa de 14 anos. A duração do espetáculo é de 140 minutos. O apoio financeiro para a realização deste filme veio da COELCE e do Governo do Estado do Ceará, através da sua Secretaria de Cultura. Na apresentação de avant première, uma seleta assistência, de intelectuais, historiadores, homens públicos, aficcionados pela história do Ceará, muitos juazeirenses e estudantes, compareceu, quase lotando o grande auditório. De Juazeiro do Norte, compareceram representando poder público e seu povo, o Vice-Prefeito José Roberto Barreto Celestino e o Secretário de Cultura do Município, Aguinaldo Carlos de Sousa. No próximo dia 30 deste mês, nmo Memorial Padre Cícero, o filme será lançado em Juazeiro do Norte. 
 
UFCA
 
No último dia 22.08, na Câmara Federal, deveria ter acontecido mais uma Reunião Deliberativa Ordinária da Comissão de Finanças e Tributação (CFT). Conforme já havíamos noticiado, o Projeto de Lei 2208/11 que cria a Universidade Federal do Cariri – UFCA estava agendado na Pauta. Contudo, 17 minutos após o prazo regimental, o Presidente Antonio Andrade (PMDB/MG) teve que declarar a impossibilidade da reunião, uma vez que, novamente, não havia quorum que permitisse a abertura dos trabalhos. Pela ordem, foi concedida a palavra ao deputado Afonso Florence (PT/BA) que lamentou a ausência dos seus pares. E, particularmente, fez menção a matérias importantes na Pauta, incluindo o Projeto 2208/11, de grande interesse do Governo. O Presidente, ao encerrar, anunciou nova convocação para o dia 05.09. Entretanto, neste dia já está marcada uma reunião mensal, reservada, com o Secretário da Receita Federal do Brasil, senhor Carlos Alberto Freitas Barreto, e técnicos, destinada a discutir os dados divulgados da arrecadação de tributos de competência da união, referentes aos meses de junho e julho de 2012. O Projeto 2208/2011 deve ficar para as reuniões de 12 ou 19.09. (Renato Casimiro, de Fortaleza)

do BLOG DO JUAONLINE de Daniel Walker

Gol é condenada a pagar indenização à passageira que teve objetos extraviados


A Gol Linhas Aéreas foi condenada a pagar indenização de R$ 2.600,00 à passageira C.P.N., que teve objetos eletrônicos extraviados durante viagem. A decisão, proferida na quarta-feira (22), na 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

A cliente fez uma viagem de Fortaleza a Juazeiro do Norte, no Interior cearense, no dia 7 de maio de 2007. No check-in, ela despachou a mochila com ipod, pen drive e carregador de celular, a pedido do funcionário da empresa. Segundo as normas da companhia, os objetos são considerados “perfurocortantes”. Ao chegar ao destino, percebeu que os bens haviam desaparecido da bolsa. Por esse motivo, ajuizou ação contra a Gol, requerendo indenização por danos morais e materiais. A passageira alegou que a perda dos objetos trouxe transtornos psicológicos e financeiros, já que os equipamento somavam R$ 660,00.

Contestação

A companhia aérea afirmou que a cliente não fez a declaração prévia dos bens extraviados antes de embarcar, condição necessária à indenização. Em função disso, sustentou inexistência de dano. Em novembro de 2010, o juiz José Edmílson de Oliveira, da 5ª Vara Cível de Fortaleza, julgou improcedente o pedido de C.P.N. O magistrado considerou que “as circunstâncias do caso concreto não autorizam a acolhida sem reservas das declarações da consumidora acerca dos seus prejuízos com o extravio de sua bagagem”. A cliente interpôs apelação no TJCE. Ela argumentou negligência da empresa, que não teve o cuidado necessário para evitar o desaparecimento dos equipamentos eletrônicos.

Reformulação da sentença

Ao analisar o recurso, a 5ª Câmara Cível reformou a sentença e determinou o pagamento de R$ 2 mil, por danos morais, e de R$ 660,00, a título de danos materiais. O desembargador Clécio Aguiar de Magalhães disse que a tese da empresa não tinha fundamento. O relator do caso ainda explicou que a Gol, na “condição de transportadora possui a obrigação de levar a coisa até o destino com segurança e integridade, sendo sua responsabilidade objetiva, somente podendo ser elidida se configurado caso fortuito, força maior ou culpa exclusiva da vítima, inocorrente no caso em questão”.

Fonte: DN

Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados:

Img_1140

TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30