xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 agosto 2012

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

 

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Santana do Cariri vai realizar a 9ª Romaria da mártir Benigna Cardoso




    A população de Santana do Cariri realizará, no próximo dia 24 de Outubro, a 9ª Romaria  da mártir Benigna que em 2012, terá por tema: Diocese Romeira, com Benigna, seguindo os passos de Jesus.

      Este ano os devotos da menina têm uma motivação a mais, qual seja, a romaria terá amplitude diocesana, que apoia o pedido de beatificação de Benigna Cardoso, além promover a memória de seu gesto heroico de martírio, pureza e fé.

        Vasta programação será cumprida no dia 24 de outubro, destacando-se: Pela manhã, uma caminhada das crianças de Santana do Cariri até o povoado de Inhumas e missa naquela localidade, onde Benigna foi assassinada em 21 de outubro de 1941.

À tarde haverá carreata (com motos e carros), saindo do distrito de Araporanga até Inhuma, além de mais duas missas na igreja-matriz de Senhora Santana. Uma às 11 horas e outra às 17 horas, esta última presidida por dom Fernando Panico, bispo diocesano de Crato.

URCA reabre exposição temática sobre Luiz Gonzaga


Depois da repercussão e sucesso obtidos durante a última ExpoCrato, a Universidade Regional do Cariri - URCA promove mais uma temporada da exposição temática “(En)Canto: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”, alusiva ao centenário deste importante nome da música popular brasileira e responsável por um dos mais valiosos legados acerca da cultura nordestina.
A exposição dá lume às expressões populares decantadas com originalidade e encanto, revelando outras faces do Nordeste que Gonzaga ajudou a construir e divulgar.
Esta nova temporada da exposição, que acontece no hall de entrada do Campus do Pimenta da URCA, estará aberta ao público e se estenderá até o dia 13 de dezembro de 2012, data do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga. E a cada dia 13 dos meses de setembro, outubro e novembro e no dia 13 de dezembro, data de culminância das homenagens prestadas pela URCA ao Rei do Baião, acontecerão apresentações envolvendo artistas e grupos culturais, bem como serão oferecidas atividades artísticas e educativas diversas, a exemplo de oficinas ministradas pelos monitores do GeoPark Araripe.
A exposição “(En)Canto: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião”é uma realização da Universidade Regional do Cariri, através das pró reitorias de Extensão (Proex) e de Desenvolvimento Universitário (Produn), e do GeoPark Araripe; com apoio da Prefeitura Municipal de Exu (PE) e da ONG Parque Aza Branca, também de Exu.
A curadoria da exposição é dos professores Marcos Aurélio Moreira e Sandra Nancy Freire Bezerra.
A abertura da nova temporada da exposição“(En)Canto: Natureza e Cultura do Araripe na Obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião” aconteceu na noite de ontem (22) com as apresentações do Grupo de Dança do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Exu (PE); do Grupo de Flautistas Sabiás, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), de Exu (PE), e da banda Seguidores do Rei, também de Exu (PE).
Na manhã de hoje e de amanhã (23 e 24), a programação de reabertura da exposição prossegue com a realização de oficinas de brinquedo e pintura, ministradas por bolsistas do Geopark.
As visitas das escolas à exposição podem ser agendadas através do telefone (88)3102.1200.

VIGILANTES EM MOTOS COM SIRENES PERTURBAM A NOITE NO CRATO - QUEM CONSEGUE DORMIR ?


Isso deveria ser Proibido !
Todo Ser Humano tem direito ao SOSSÊGO

O Crato está sendo literalmente "empesteado" por motoqueiros "vigilantes" que usam sirenes fortes, e não deixam ninguém dormir. Vigilantes ao meu ver, inúteis, quando uma só moto cobre até 8 quarteiros. Eu diria que além de não servir pra nada, atrapalham o sono de quem tenta dormir. E a coisa está se espalhando. Aqui na Vilalta, antigamente, era coisa rara, mas a cada semana vai chegando mais perto. Se alguém está enfrentando esse problema no Crato, entre em contato, para juntos chegarmos a uma solução e procurar os órgãos competentes. Isso é mais um ABSURDO dos muitos Absurdos dessa cidade !

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

COGEHR CONCLUI PESQUISA E ALERTA SOBRE CONTAMINAÇÃO NAS AGUAS DO CARIRI - Wilson Rodrigues


A contaminação da água doce que circula pelo mundo é cada vez maior, seja causada por agrotóxicos e fertilizantes químicos usados na agricultura, por resíduos de processos industriais, por esgotos domésticos e lixões e dejetos químicos de produtos empregados na mineração. Esta vem sendo a principal preocupação dos geólogos e ambientalistas porque, segundo eles, alem da população correr riscos de contrair doenças incuráveis com a ingestão de água contaminada, esses poluentes estão favorecendo, impressionantemente, a diminuição das reservas hídricas de todo o planeta. No Aqüífero da Bacia Sedimentar do Araripe a situação não é diferente. São 120 fontes de água natural, mais de mil e 500 poços profundos ( artesianos ), dezenas de cacimbas e cacimbões, abastecendo uma população de aproximadamente 700 mil pessoas, alem de plantas e animais dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Caririaçu, Missão Velha, Porteiras, Jati, Jardim, Brejo Santo, Abaiara, Mauriti e Milagres. Iarley Brito, gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará ( COGERH ) explicou que na pesquisa recente feita pelo órgão foram encontrados indicadores de excesso de alumínio nas águas de alguns poços do Cariri e os resultados apresentaram características idênticas aos elementos que vêm poluindo o lençol freático do mundo inteiro. Iarley explica como acontece essa contaminação TEC

Iarley informou que a COGERH está elaborando um projeto, já em fase conclusiva, para identificar os potenciais poluidores do Aqüífero da Bacia Sedimentar do Araripe com a finalidade de se fazer um estudo dessa vulnerabilidade e provocar ações fortes e que sejam efetivadas urgentemente. TEC Conforme o gerente regional da Companhia de Gestão e Recursos Hídricos, são agentes poluidores as prefeituras pela inexistência de aterros sanitários e tratamento adequado de efluentes ( esgotos ) e as industrias de galvanoplastia, que são aquelas que trabalham com metais pesados, ou seja, cádmio e mercúrio usados na confecção de folheados. Explicou Iarley que em quase todos os municípios do Cariri existem empresas desse segmento, sendo Juazeiro do Norte detentor do maior numero devido ser o maior exportador regional de produtos derivados do ouro, principal matéria prima na fabricação de jóias. Embora reconheça  que algumas industrias de folheados do Cariri já estejam dando o destino correto aos resíduos, o quadro é preocupante porque a maioria dessas empresas ainda encontra dificuldades para descartar corretamente esse material. “O projeto que a COGERH está fazendo não propõe impedimentos às indústrias e nem ao poder publico de trabalhar. A proposta é oferecer procedimentos, ambientalmente corretos, e alertar a todos sobre as possíveis catastróficas conseqüências futuras se continuarmos poluindo nossos aqüíferos”, concluiu Iarley.

Para a secretária municipal do meio ambiente do Crato, Lívia França, a preocupação social no que diz respeito a contaminação da água, é muito grande. Conta que a revolução industrial trouxe um modelo de desenvolvimento, pensando muito pouco nas questões ambientais. “É ambientalmente possível promovermos o desenvolvimento sem agredir a natureza. O projeto que a COGERH está fazendo terá nosso apoio, desde que ofereça tal proposta”, concluiu a secretária.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do crato


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30