xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 agosto 2012

Reunião Hoje, dia 20, com artistas, companhias, coletivos e ativistas culturais.


Nesta segunda-feira - Dia 20/08 -  Reunião Urgente com artistas, companhias, coletivos e ativistas culturais.

Caros artistas,

Nesta segunda-feira, dia 20/08, às 18h00 ( pontualmente )  no Teatro Rachel de Queiroz – Crato faremos uma importante reunião que terá como Pauta: “Carta Compromisso com a Cultura”. Portanto vamos fortalecer essa corrente que nos une. Convide  outros artistas e pessoas interessadas no assunto. Vamos construir essa rede misturada e consciente.   

Por Alexandre Lucas - Ativista Cultural





Notícias desta 2ª feira (postado por Armando Rafael)


(Publicado na coluna de Cláudia Humberto, nos principais jornais brasileiros, nesta 2ª feira., 20-08-2012)
Aposentados do INSS denunciam o Brasil à OEA


A Federação dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso do Sul denunciou o governo brasileiro na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) por “omissão e descaso” com os aposentados do INSS que ganham mais de um mínimo. O documento da Fapemns mostra a redução de renda dos pensionistas nessa faixa, “empobrecendo milhões de brasileiros”.
Na denúncia, o Brasil estaria infringindo a “igualdade perante a lei e o respeito à dignidade humana”, determinados pela Constituição. O Brasil, que já perdeu várias vezes na OEA, foi acusado de afrontar a Carta Democrática Interamericana, violando direitos do aposentados.

Rebelião na base

Nem cearense, nem baiano. O novo presidente do Banco do Nordeste (BNB) tem sotaque do sul. Ary Joel Lanzarin é o catarinense de Santa Cruz do Oeste escolhido para assumir a principal instituição de fomento e desenvolvimento do Nordeste. Com 30 dos seus 55 anos dedicados ao setor bancário, Lanzarin tem origens no Banco do Brasil, onde ainda ocupa o cargo de diretor de Distribuição, já tendo passado pela Diretoria de Micro e Pequenas Empresas. Ele afirma nunca ter trabalhado diretamente com a presidente Dilma. Uma escolha essencialmente técnica, segundo ele.
A bancada do Nordeste faz reunião quarta (22) para discutir a escolha do novo presidente do BNB, Ari Lanzarin, escolhido pela presidenta Dilma sem ouvir qualquer governador da região, nem mesmo os seus aliados.




IBOPE divulga pesquisa de intenção de voto para prefeitura do Crato


Publicada originalmente às 02:25



O Jornal Diário do Nordeste, através da coluna do Jornalista Roberto Moreira, divulgou hoje nova pesquisa do IBOPE para as eleições na cidade do Crato. Se as eleições fossem, hoje, Ronaldo da Cerâmica seria o novo prefeito do município. Segundo pesquisa do Instituto IBOPE, o candidato do PMDB estaria eleito com 54% das intenções de voto. Cícero França aparece em segundo, com 18%. Marcos Cunha e Sineval Roque estão tecnicamente empatados, com 6% da preferência do eleitorado.

Pesquisa Estimulada

Ronaldo da Cerâmica (PMDB) – 54%
Cícero França (PV) – 18%
Marcos Cunha (PT) – 6%
Sineval Roque (PSB) – 6%
Brancos e Nulos – 5%
Não sabe ou não respondeu – 10%

Pesquisa espontânea

Ronaldo da Cerâmica (PMDB) – 45%
Cícero França (PV) – 13%
Marcos Cunha (PT) – 3%
Sineval Roque (PSB) – 4%
Brancos e Nulos – 8%
Não sabe ou não respondeu – 27%

Rejeição

O IBOPE também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. No questionário, o candidato do partido do governador Cid Gomes foi citado por quase 50% dos entrevistados.

Sineval Roque (PSB) – 46%
Cícero França (PV) – 27%
Marcos Cunha (PT) – 19%
Ronaldo da Cerâmica (PMDB) – 8%
Poderiam votar em todos – 8%
Não sabe ou não respondeu – 13%

Fonte: Jornal Diário do Nordeste







Tudofel: Irmãos Aniceto

Tudofel: Irmãos Aniceto: Começou ontem o Festival de Folclore do Cariri. O evento acontece, anualmente, há 37 anos, fundado por Elói Teles de Morais. Assist...

Cadastramento no Garantia Safra será debatido durante reunião se lançamento do Programa

A Comissão Municipal do Programa GARANTIA SAFRA 2012/2013, convida os Representantes Comunitários Rurais de todos os Distritos, para se fazerem presente em reunião a se realizar no dia 22 de agosto do corrente ano, no auditório da RFFSA, no horário de 8 horas às 12 horas, para lançamento do Programa e tratar de assuntos relacionados ao cadastramento.

Fonte: PMC


CRONIQUETA POSTADO POR ANTONIO MORAIS

Refletindo sobre nossos companheiros de jornada, é provável que, em alguns momentos da vida, nos deparemos com uma angustiante questão. Olhamos para nossos pais, cônjuge, filhos ou amigos e nos perguntamos: Quando foi a última vez que recebi ou que lhes ofertei um abraço? O toque, seja através do afago, do beijo ou do abraço expressa nossos sentimentos, enche a vida de ternura e aquece a alma de quem o oferece e de quem o recebe. As manifestações sinceras de afeto fazem as pessoas se sentirem amadas e queridas pois demonstram o amor que as envolve.
Ter a liberdade de falar sobre os sentimentos e expressá-los, com equilíbrio e sensatez, também mantém apertados os laços que nos unem às pessoas com as quais nos relacionamos. Ao constatarmos a distância estabelecida sutilmente entre os afetos, uma grande tristeza nos invade. É o momento em que  nos questionamos: Quando e como começou a ser estabelecida essa distância? Como pudemos permitir que chegasse a esse ponto? Quem foram os responsáveis? E agora? Como fazer para construir novamente essa ponte de ligação com as pessoas amadas?
Olhamos para trás buscando as respostas, na tentativa de começar a construir um caminho diferente, uma nova aproximação. Muitas vezes, essas respostas não serão facilmente encontradas pois, por mais que busquemos nos arquivos de nossa memória, será difícil identificar o registro de quando foi que tudo começou.
Essa análise do passado é importante, pois descobrindo onde erramos, podemos, a partir dessa constatação, agir de outra forma. Verificamos então, que talvez tenhamos nos permitido adotar algumas atitudes que podem ter nos distanciado lenta e gradativamente dos seres amados.
Foi o Bom dia deixado de lado pela pressa de começar logo as atividades de mais uma jornada de trabalho; o Boa noite esquecido, vencido pelo cansaço. Os sentimentos ocultados pela quietude diária, onde cada um se envolve apenas com suas próprias questões pessoais. A falta de compreensão e de companheirismo, o egoísmo, as mentiras sutis, as mágoas acumuladas e os pequenos desentendimentos. Essas atitudes são como gotas pequeninas que, com o tempo, se transformam em imensos oceanos. E quando nos damos conta, não mais sabemos atravessar esse espaço e tocar alguém que tanto estimamos.
Não deixemos que isso aconteça pois transpor essa distância que construímos é uma difícil tarefa. Não nos permitamos deixar de dar o sorriso de boas vindas, o abraço de despedida, o afago de boa noite e de bom dia. Esse esquecimento pode significar o início dessa barreira invisível que se forma entre as pessoas. Falar sobre os sentimentos, perguntar com interesse como vai o outro, escutar, importar-se, perceber o que incomoda, vibrar com o que felicita, dividir as angústias e as alegrias, faz muita diferença.
Lembremos que todas as manifestações sinceras de carinho e amor são vibrações que envolvem o próximo, aquecem as almas, alegram e embelezam a vida.

35º FESTIVAL FOLCLORICO DO CARIRI‏ acontece no Crato


Reportagem Fotográfica de Fernando Lopes Bezerra





Fotos: Fernando Lopes Bezerra
Edição: Dihelson Mendonça

Em 1977, o folclorista Elói Teles de Morais presidente do Clube dos Amigos do Folclore, departamento responsável pelo folclore do Instituto Cultura do Cariri com os companheiros - FRANCISCO NORÕES MATOS, MIGUEL COSTA BARROS, SARAH BRITO, MARIA LÚCIA AQUINO, MARIA DO CARMO FEITOSA, MESTRE DEDÉ DE LUNA, MESTRE CORREINHA, FRANCISCO XAVIER LUNA, MARIA LILI DE MORAIS, ZENIRA CARDOSO, AMARILIO CARVALHO, HUBERTO CABRAL, EDÉSIO BATISTA e JURANDI TEMOTEO criaram o Festival Folclórico como forma de trazer para as praças o divertimento  dos nossos rurícolas, dos sertões, das serras que extravasam suas alegrias em forma de festas, brincadeiras e folias manifestando seu espírito e revelando sua mentalidade, na mais pura singeleza e espontaneidade adoráveis. O Festival Folclórico do Cariri para o espectador,tudo não passa de espetáculo, entretenimento, alegrias, mas ao etnógrafo e pesquisadores especializados oferecem elementos preciosos  para a investigação científica do folclore. De 19 a 22 de Agosto deste ano a Fundação do Folclore Mestre Elói, herdeira legítima desse legado, realizará o 35º Festival Folclórico do Cariri, reunindo na Praça da Sé folguedos,  poetas, repentistas, cordelistas, violeiros, aboiadores e emboladores . Certa vez perguntaram a Patativa do Assaré o que é Folclore. Ele respondeu:

VOCÊ, CABOCLO QUE CRESCE
SEM INSTRUÇÃO NEM SABER
ESCUTA MAIS NÃO CONHECE
FOLCLORE O QUE QUER DIZER
O FOLCLORE É UM PILÃO
É UM BODOQUE, UM PIÃO,
GARANTO QUE TAMBEM É
UMA GROSSEIRA CANGALHA
APARELHADA DE PALHA
DE PALMEIRA CATOLÉ

FOLCLORE MEU CAMARADA
OUVIMOS A TODA HORA
É ESTÓRIA DE ALMA PENADA
DE LOBISOMEM E CAIPORA
FOLCLORE É AQUELE INSTRUMENTO
PARA O SEU DIVERTIMENTO
QUE CHAMAMOS BERIMBAU
É TAMBEM A BRINCADEIRA
RITIMADA, PRAZENTEIRA
CHAMADA MANEIRO PAU

É UM ABOIO MAGUADO
DO VAQUEIRO NA AMPLIDÃO
É O FESTEJO ANIMADO
DA DEBULHA DO FEIJÃO
CARRO DE BOL E GAIOLA
É DESAFIO DE VIOLA
DO CANTADOR POPULAR
É TAMBEM A TOADINHA
DA CIRANDA, CIRANDINHA
VAMOS TODOS CIRANDAR

PATATIVA DO ASSARÉ

A FESTA DO FOLCLORE CARIRIENSE, é uma parceria entre Fundação do Folclore Mestre Elói, Instituto Cultural do Cariri , Secretaria da Cultura e Secretaria de Educação do Município do Crato e acontecerá de 19 a 22 de Agosto na Praça da Sé em Crato
PROGRAMAÇÃO 36º FESTIVAL FOLCLÓRICO DO CARIRI

19 A 22 DE AGOSTO DE 2012
LOCAL : PRAÇA DA SÉ – CRATO CEARÁ

DOMINGO 19 DE AGOSTO
18:00hs
As
22:00hs    - ABERTURA
- ENTREGA DA COMENDA MESTRE JOSÉ ANICETO
- BANDA CABAÇAL DOS IRMÃO ANICETOS
- REISADO DEDÉ DE LUNA
- COCO FEMININO DA BATATEIRA

SEGUNDA FEIRA 20 DE AGOSTO
18:00hs
As
22:00hs  - GRUPO CINTURA FINA
- COCO DO SITIO QUEBRA
- REISADO DA BELA VISTA E SERRARIA
- REISADO DO SITIO SÃO VICENTE
- TRANQUILINO RIPUXADO

TERÇA FEIRA 21 DE AGOSTO
18:00hs
As
22:00hs    - REISADO DO SITIO CRUZEIRO
- REISADO SÃO FRANCISCO SÍTIO POPÔ
- COCO DA ASSOCIAÇÃO DO MURITI
- ACADEMIA DE CORDELISTA DO CRATO

QUARTA FEIRA  22 DE AGOSTO
18:00hs
As
20:30hs    - ENTREGA DA COMENDA MESTRE DEDÉ DE LUNA
- REISADO DO MESTRE ALDENI.
- MANEIRO PAU DO BAXIO DAS PALMEIRAS

Catullo Teles
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MESTRE ELÓI

Candidatos a prefeito clonam programas federais



Candidatos a prefeito estão buscando em programas e ações do governo federal inspiração para suas propostas para as eleições de outubro.

É possível encontrar grifes do governo Dilma Rousseff em versões genéricas nos programas da base aliada e até mesmo da oposição. Ao menos sete planos ou programas federais foram adaptados para figurar nas propostas de governo de pelo menos oito candidatos em seis capitais do país. O ProUni (programa de bolsas em universidades privadas) e o Brasil Sem Miséria (combate à miséria extrema) são os modelos mais comuns nas capitais analisadas. Para o cientista político e marqueteiro Antonio Lavareda, a incorporação de programas federais é positiva para governistas e oposicionistas.

"No Brasil, com 30 partidos, todo mundo já imitou todo mundo. O que é quase proibido no Brasil é a originalidade", disse. Aliados no plano federal e adversários em Recife, o PT e o PSB pretendem criar versões municipais do ProUni. Humberto Costa (PT) e Geraldo Julio (PSB) prometem bolsas de estudos em instituições privadas a estudantes de baixa renda que concluírem o ensino fundamental na rede pública municipal. A proposta é conceder descontos em impostos municipais ou em eventuais débitos das instituições de ensino com a prefeitura. Geraldo Julio anunciou ainda a construção de 20 "Upinhas", versão das UPAs, unidades de saúde 24 horas para urgência e emergência. "É um sinal de que os programas federais são um sucesso", disse Costa à Folha.

EXEMPLOS

O candidato do PT em Belo Horizonte, Patrus Ananias, promete renda mínima de R$ 50 para 55 mil famílias, em uma espécie de Bolsa Família, programa que ajudou a criar como ministro de Lula. Na linha do plano Brasil Sem Miséria, Pauderley Avelino (DEM) promete lançar o Manaus Sem Miséria. Em Fortaleza, é Elmano de Freitas (PT) quem estabelece a erradicação da pobreza extrema como meta. Já Inácio Arruda (PC do B) promete criar Centros de Habilitação e Reabilitação "nos moldes" da Política Nacional de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência. Em Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PC do B) diz que vai criar Academias da Saúde, remetendo à ação federal que implanta polos para a orientação de prática de exercícios. O coordenador de marketing da campanha, Juliano Corbellini, diz que o programa traz projetos inspirados em ações de outras prefeituras. Em Curitiba, Ratinho Junior (PSC) incluiu no programa o combate à desindustrialização, numa ação que remete ao plano Brasil Maior.

Colaboraram BELO HORIZONTE, CURITIBA E MANAUS. 
Folha Online

Criador do Wikileaks, Julian Assange, diz estar sendo vítima de "Caça às Bruxas"


Brasília - O criador do site WikiLeaks, Julian Assange, disse hoje (19) que há uma "caça às bruxas" promovida pelos Estados Unidos contra ele. O australiano fez sua primeira aparição pública desde junho, quando se refugiou na Embaixada do Equador em Londres, na tentativa de escapar de um pedido de extradição à Suécia, onde é acusado por duas mulheres de abuso sexual.

Assange declarou temer que, se for levado para a Suécia, pode ser extraditado de lá para os EUA - onde não foi formalmente acusado, mas enfrentaria possíveis acusações de espionagem por ter revelado, pelo WikiLeaks, milhares de documentos diplomáticos confidenciais.

"Peço que [o presidente dos EUA], Barack Obama, renuncie a essa caça às bruxas de investigar e processar o WikiLeaks", disse Assange, defendendo o seu site por "lançar luz sobre os segredos dos poderosos". Ele também pediu a libertação de Bradley Manning, o soldado americano que está preso e aguarda julgamento, sob acusação de ter passado segredos militares americanos ao WikiLeaks. Assange recebera, na última quinta-feira (16), asilo político do Equador, mas a Grã-Bretanha não lhe deu um salvo-conduto para que possa viajar ao país latino-americano. Sendo assim, está isolado na embaixada equatoriana, correndo o risco de ser preso pela polícia britânica caso deixe a representação diplomática. Simpatizantes de Assange foram à porta da embaixada protestar contra a extradição do australiano

Com isso, seu discurso hoje foi cercado de expectativa. Dezenas de simpatizantes do WikiLeaks assistiam e aplaudiam do lado de fora enquanto Assange falava por microfones da varanda da embaixada. "Obrigado por sua generosidade de espírito", disse aos simpatizantes. "Ouvi policiais [na embaixada], mas sabia que tinha testemunhas, que o mundo estaria assistindo", agregou, em referência à possibilidade de a polícia britânica entrar na embaixada para prendê-lo. Ele também agradeceu o Equador e citou nominalmente os países da OEA [Organização dos Estados Americanos], Brasil incluído, pedindo que eles "defendam o direito ao asilo" - isso porque a OEA realizará uma reunião, na próxima sexta-feira (24) em Washington, para discutir o caso.

Horas antes, Baltasar Garzón, advogado de Assange, havia dito que seu cliente está "disposto a responder pelas acusações" que enfrenta na Suécia, mas quer "garantias" de que não será extraditado. Para seus simpatizantes, Julian Assange é um corajoso ativista pela verdade. Para críticos, é alguém que quer atrair a atenção da mídia divulgando segredos que colocam vidas em perigo. Segundo pessoas próximas ao australiano de 41 anos, Assange é uma pessoa intensa, motivada e muito inteligente, dono de uma habilidade excepcional para decifrar códigos de informática.

Em 2006 ele criou o WikiLeaks, site que ficou famoso por publicar documentos e imagens confidenciais - a começar por imagens, divulgadas em abril de 2010, de soldados americanos matando 18 civis no Iraque. Depois disso, levou ao público milhares de documentos diplomáticos internacionais. Mas Assange foi preso na Grã-Bretanha depois que a Suécia emitiu um pedido de prisão internacional para que o australiano responda por duas acusações de abuso sexual. Ele alega que as relações foram consensuais e se refugiou na embaixada do Equador em junho. "[Assange] quer garantias mínimas das autoridades suecas, que não foram outorgadas", disse Garzón à imprensa, diante da Embaixada do Equador. O jurista espanhol é famoso por ter, quando desempenhava o papel de juiz em seu país, ordenado a prisão do ex-líder chileno Augusto Pinochet. Garzón também declarou que o criador do WikiLeaks está "com espírito combativo" e "agradecido" ao povo equatoriano. Na última quinta-feira, o australiano teve seu pedido de asilo concedido pelo Equador - sob a alegação de que Assange pode ser vítima de perseguição política.

Na quarta-feira (15), o Ministério das Relações Exteriores britânico enviou um comunicado ao governo do Equador dizendo que a Grã-Bretanha estava "determinada" em cumprir sua obrigação de extraditar Assange à Suécia e que, de acordo com uma lei nacional, poderia "revogar a imunidade diplomática" da embaixada e prender o australiano no interior do prédio. Protocolos internacionais estabelecem que territórios diplomáticos não podem ser violados pela polícia, a não ser que com a permissão do chefe da missão diplomática em questão.

Da BBC Brasil - Agência Brasil








Sobe para 31 o número de açudes com volume de água inferior a 30% no Ceará


A falta de chuvas em todo o território cearense tem comprometido o nível de armazenamento de vários açudes no estado. Dos 138 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 31 apresentam capacidade inferior a 30% do total.

(Açude Cedro é um dos principais em situação crítica. Foto: Alex Pimentel)

Em comparação à situação do início de julho, três novos açudes entraram na lista dos comprometidos pela estiagem. A situação atinge açudes de grande porte, responsáveis pelo abastecimentos em cidades importantes do interior do Ceará. É o exemplo do açude Cedro, no Sertão Central, que fica situado próximo a cidades como Quixadá e Quixeramobim. O reservatório apresenta atualmente apenas 18% da capacidade. O açude Madeiro, em Pereiro, que conta com apenas 9% da capacidade, é outro fortemente atingido pela seca no estado.

Inhamuns

A região com mais açudes atingidos pela falta de chuvas é o Sertão dos Inhamuns. Ao todo, sete açudes estão na faixa alarmante. O açude com situação menos crítica é o Jaburu II, em Independência, que está com 27,8% da capacidade. Atualmente em todo o território cearense, nenhum açude está acima da capacidade e somente três estão em situação confortável, acima dos 90% de capacidade. Desde julho nenhuma cidade do Ceará apresentou chuvas acima de 5 milímetros. A previsão da Funceme para os próximos dias é de tempo firme, sem expectativas de precipitações.

Fonte: DN


Gastos com servidor federal aumentam 133% em oito anos , aponta estudo


Nos últimos oito anos, o governo aumentou em 133% a despesa com a folha de pagamento dos servidores federais.

Os números são do Boletim Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento apontam que as despesas subiram de R$ 64,7 bilhões, em 2003, para R$ 151 bilhões no final do ano passado. No acumulado de 2012, os gastos com pagamento de pessoal somam R$ 182,2 bilhões. As despesas incluem salários de servidores militares e civis que estão na ativa, aposentados e pensionistas. Na contramão dos pleitos dos sindicalistas, que reivindicam reestruturação de carreira, o professor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Alvares Penteado [Faap], Roberto Macedo, sugere cautela e acende o alerta para o grau de “endividamento” do governo federal. Macedo defende a posição da presidenta Dilma Rousseff, que tenta segurar aumentos muito impactantes. “Impossível atender todo mundo. O governo não tem todo esse dinheiro, neste momento o caixa está ruim. O reajuste só devia ser o da inflação para tentar normalizar a folha de pagamento. Os salários iniciais já tem começado muito altos”, disse o especialista em economia.

Segundo o Ministério do Planejamento, todas as reivindicações salariais somam R$ 92 bilhões, metade da folha de pagamento atual. Nesta semana, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, revelou que R$ 14 bilhões é o número inicial para o reajuste de servidores. Mesmo com o “anúncio” do piso, ainda não foi divulgado o teto que o governo está disposto a abrir mão para atender às categorias. Segundo Carvalho, o valor não está definido, porque “muda o tempo todo”. Enquanto o entrave não se desenrola, atividades públicas seguem paralisadas pelos país. Servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, agências reguladoras, universidades federais, auditores fiscais da Receita Federal, entre outros, estão em greve e buscam, entre outros pleitos, a melhoria salarial. O Ministério do Planejamento estima que as paralisações atinjam entre 75 mil e 80 mil funcionários públicos. Em contrapartida, para os representantes dos sindicatos em greve, 370 mil servidores cruzaram os braços em todo o país.

Agência Brasil

Encontrado corpo de estudante cearense na Nova Zelândia


O corpo encontrado ontem no mar em New Plymouth, na Nova Zelândia, foi identificado neste domingo (segunda-feira na Oceania) como sendo do estudante cearense Felipe Melo, 17, desaparecido desde o último dia 8. As informações são do jornal Taranaki Daily News.

O corpo do estudante foi encontrado por um voluntário, por volta de 7 horas (horário local) perto da rocha de Patitutu. Felipe ainda usava um capacete de escalada. Ainda estão desaparecidos o estudante Stephen Kahukaka-Gedye, 17, e o instrutor John Bryce Jourdain, 42. Felipe foi encontrado um dia após os esforços de busca terem sido cancelados pela polícia neozelandesa. Segundo o sargento Andrew Ross, coordenador de buscas e salvamento, a descoberta aumenta a possibilidade de encontrar os outros dois corpos ainda desaparecidos. As buscas aéreas também foram retomadas.

No momendo do acidente, o jovem cearense estava em um grupo de 12 estudantes e dois instrutores, todos da Spotswood College.

Felipe Melo estava na Nova Zelândia desde janeiro último. O pai do jovem, Célio Fernando Bezerra Melo, disse que ele foi cursar o ensino médio. O retorno para Fortaleza estava previsto para outubro.
 
POVO Online
Foto: jornale.com.br

II CEURCA - adiada submissão de artigos‏

A comissão organizadora do II CEURCA informa que foi prorrogada para dia 10 de setembro de 2012 a submissão de artigos.

O colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento, realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri – URCA, tem como proposta pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seu aspecto social, sua contribuição para transformação da sociedade e para  construção de novas paradigmas de desenvolvimento, que valorizem a perspectiva humana e ambiental; pretende-se contribuir para a formação de condutas positivas, baseadas na ética e na solidariedade e para o estímulo a vivências e pesquisas propositivas, principalmente que estimulem e potencializem o desenvolvimento local e regional sustentável.

Esse ano o tema proposto é Gestão do território, políticas locais e desenvolvimento sustentável. A chamada para submissão de artigos completos (www.urca.br/coloquioeconomia) ocorre nas áreas a seguir e o prazo final de submissão é 20 de agosto de 2012:

APLs e desenvolvimento local; Capital social e desenvolvimento territorial; Desenvolvimento territorial e os desafios das problemáticas rurais; Economia criativa e território; Educação e comunicação para o desenvolvimento; Empresas e desenvolvimento sustentável; Estado e políticas públicas no Brasil: identificando limites e novas possibilidades; Gestão econômica, social e ambiental; Globalização e território; Justiça ambiental, direitos humanos e sustentabilidade ambiental; Planejamento urbano e políticas locais; Questões agrárias, tecnologia social e participação popular; Territorialidades e meio ambiente; Território e sustentabilidade; Transformações territoriais e dinâmicas populacionais.

Comissão Organizadora

Viveiro Municipal doa 200 mudas para arborização da Ceasa Cariri


Atendendo a solicitação da gerência da Central de Abastecimento do Cariri (CEASA - CARIRI), a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato, realizou a doação de 200 (duzentas) mudas  para a arborização das áreas de estacionamento e canteiros da CEASA. O Viveiro Municipal de Mudas do Crato mantém uma produção anual de aproximadamente 100 mil mudas e cultiva principalmente espécies nativas, frutíferas e medicinais.  As mudas produzidas são destinadas a arborização da cidade, recuperação de áreas degradadas, atendimento aos pequenos produtores rurais e a população cratense de forma geral. Muitas donas de casa procuram o Viveiro Municipal em busca de plantas medicinais para prepararem os chamados “remédios caseiros”, bastante utilizados na nossa cultura.

Devido a alta rotatividade e variedade das espécies cultivas, o Viveiro tornou-se referência em toda a região, inclusive sua notoriedade chega até aos Estados fronteiriços. Para poucas unidades de mudas, a doação é feita diretamente ao cidadão/cidadã no próprio viveiro de mudas. Já para maiores quantidades é necessário solicitar a Secretaria de Meio Ambiente, que irá analisar a viabilidade do projeto que deverá possuir caráter educativo e/ou ambiental.
 
Contatos:
Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
telefone (88) 35217069


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30