xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 agosto 2012

Mestre Vicente Marques - Por: Emerson Monteiro


Iniciada no governo municipal de Raimundo Bezerra e concluída no de Moacir Siqueira, a reforma da praça Francisco Sá, em Crato, evidenciou a beleza daquele que muitos consideram o nosso logradouro mais pitoresco.

Também conhecida por praça da Estação, pois nela chegavam as composições da linha férrea, guarda em seu centro a Coluna da Hora, encimada pelo Cristo Redentor, de braços abertos para o Nascente, nas dimensões proporcionais às da estátua do Corcovado, no Rio de Janeiro.

A edificação desse monumento de intenso bom gosto se deveu ao prefeito Alexandre Arraes de Alencar, em 1938, sob a orientação do arquiteto-escultor Agostinho Balmes Odisio, mestre italiano responsável pelo trabalho, segundo consta numa das faces do pedestal.

No entanto, vale aqui destacar observação que ouvi de Raimundo Nonato Marques, no decorrer dos dias da Exposição cratense deste ano de 1999. Afirmou ele que, nos créditos dados ao escultor da imagem do Cristo, existe a omissão de um nome que jamais deveria estar ausente. Trata-se de Vicente Marques da Silva, imaginário nascido em 06 de janeiro de 1908, na cidade de Juazeiro do Norte, e que viveu em Crato por longo tempo, um dos irmãos de Raimundo Marques, Mundinho, autor da Samaritana, uma das fontes da praça, inaugurada em 21 de junho de 1952, e goleador emérito do futebol de antanho, falecido vítima de acidente de automóvel numa das ruas centrais da cidade. 

Segundo Nonato Marques, artista plástico que nasceu em Crato, no ano de 1945, e ora vive em Salvador, nono filho dentre os 22 de Vicente Marques, seu pai começou a trabalhar na arte da marmorearia aos nove anos, tendo logo cedo se destacado como aprendiz do prof. Agostinho Odisio, este que contratara, através de sua firma, a obra da estátua do Cristo Redentor, transferindo ao aluno a responsabilidade exclusiva pela sua execução primorosa.

Na produção desse trabalho foram, primeiro, feitas as várias peças, 18 pedaços, no total, em barro cerâmico para, em seguida, confeccionar as formas de gesso nas quais se fez a fundição de cimento e depois a montagem definitiva, no ponto em que hoje se instala. 

Muitos cratenses recordam de Vicente Marques e seus familiares, que na década de 50 migraram para Manaus, deixando nesta terra a oficina de marmorito onde trabalhavam, à Rua José Carvalho, por trás da Sé Catedral. Foi na capital do Amazonas, em 17 de junho de 1994, o seu falecimento. 

Ficam aqui, portanto, as informações consignadas, no intuito de propiciar, depois de muitos anos, justos reparos na memória dos que vêm auxiliando o crescimento desta cidade, onde há lugar para as pessoas de boa vontade, segundo consta da mesma coluna da Praça do Cristo Rei (a Francisco Sá), em Crato.                      

Tudofel: Crônicas de uma geração: o Bar de Abidoral

Tudofel: Crônicas de uma geração: o Bar de Abidoral: O Abidoral do título é o mais conhecido Abidoral do Crato: Abidoral Rodrigues Jamacaru Filho, cantor e compositor, projetado a partir...

CRONIQUETA - POSTADO POR ANTONIO MORAIS

Eis os conselhos que Bill Gates deu numa conferencia que proferiu há pouco tempo numa escola secundário. São 11 regras que os alunos não aprendem na escola. Começou por dizer que a “política educativa de vida fácil” para as crianças tem criado uma geração que não sabe o que é a realidade, e que esta atitude tem feito com as pessoas falhem na vida, depois de saírem da escola.

Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais, falou menos de cinco minutos, foi aplaudido durante dez, depois agradeceu e deixou o local.

Regras:

01 – A vida não é fácil. Acostuma-te a isso.
02 – O mundo não se preocupa com a tua auto-estima. O mundo espera que faças alguma coisa útil por ele, antes de te sentires bem contigo próprio.
03 – Não ganharás $ 6.000,00 por mês, mal saias da escola. Não serás vice-presidente de uma empresa, com carro e telefone ao teu dispor, sem antes teres conseguido comprar os teus próprios carro e telefone.
04 – Se achas que o teu professor é exigente e rude, espera até ter um chefe. Este, não terá pena de ti.
05 – Vender jornais velhos ou trabalhar durante as férias, não te diminui socialmente. Os teus avós tem outra palavra para isso: chamam-lhe oportunidade.
06 – Se fracassares, não é por culpa dos teus pais. Poe isso, não lamentes os teus erros, mas sim aprendes com eles.
07 – Antes de nasceres, os teus pais não eram tão críticos como são hoje. Só ficaram assim, por terem de pagar as tuas compras, lavar as tuas roupas e ainda por cima, ouvir-te dizer que são ridículos. Por isso, antes de salvares o planeta, para próxima geração, ao quereres corrigir os erros das gerações dos teus pais, tenta é limpar o teu quarto.
08 – A tua escola pode ter eliminado à distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Nalgumas escolas, já nem repetes o ano e dão-te todas as oportunidades que forem precisas para acertares. Bom, isto não se parece em nada com a vida real. Nela, se pisares o risco está despedido. RUA! Por isso, faz tudo como deve ser logo a primeira.
09 – A vida não se divide em semestres. Não tem sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados te ajudem a fazer as tuas tarefas no fim de cada período.
10 – A televisão não é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar de ir ao bar ou a discoteca, e irem trabalhar.
11 – Sê simpáticos com os CDFs, aqueles estudantes que os outros julgam que são uns patetas. Há uma grande probabilidade de vires a trabalhar para um deles.

BILL GALTES

Tudofel: Meu tempo

Tudofel: Meu tempo: Uma brisa leve empurra o tempo, segundo a segundo, para longe do momento parado. É o tempo se afastando. Não se pode perdê-lo de vista pa...

INSS passa a usar videoconferência para agilizar julgamento de processos


Brasília – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incluiu uma nova ferramenta no sistema de processos digitais, o e-Recursos. A partir de agora a defesa oral poderá ser apresentada por meio de videoconferência, o que deve reduzir pela metade o trâmite dos processos. Antes, o prazo era de até 85 dias. Além disso, a nova ferramenta também vai diminuir os custos com a postagem de malotes, por exemplo.
Já os segurados não precisarão mais se deslocar da cidade de origem para apresentar as defesas. Antes da videoconferência, o requerente era obrigado a comparecer à Junta de Recursos, escolhida pelo sistema eletrônico e-Recursos. Agora, o segurado será informado pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) sobre a data e o horário em que deverá comparecer à agência do INSS de sua cidade para apresentar a defesa no processo. Os processos administrativos abertos no INSS são julgados pelo CRPS, órgão colegiado que funciona como um tribunal, mediando conflitos entre os segurandos e o INSS.

Antes de recorrer ao Judiciário, o segurado ou beneficiário tem a opção de recorrer administrativamente de alguma decisão do INSS. Para isso, deve procurar uma agência da Previdência, cujo agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pela internet. 
Desde a implantação do e-Recursos já foram cadastrados 19,1 mil processo no INSS, dos quais 4,4 mil foram julgados no âmbito do CRPS.

Edição: Andréa Quintiere
Da Agência Brasil
Foto: Site radioprevidencia



Dilma Rousseff parabeniza atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres



Brasília – A presidenta Dilma Rousseff parabenizou hoje (12), em nota à imprensa, todos os atletas olímpicos brasileiros que participaram das Olimpíadas de Londres. Dilma saudou os ganhadores de medalhas e também aqueles que se esforçaram nas competições para superar seus limites e representar bem o Brasil na competição.
“Neste dia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, quero saudar  todos os atletas que estão voltando para o Brasil com suas medalhas - de ouro, prata e bronze - e ainda todos os demais atletas que se esforçaram em Londres para superar seus limites e tão bem representar a nossa nação nestes Jogos.” A presidenta Dilma também fez uma saudação especial à equipe feminina de vôlei, à judoca Sarah Menezes e ao ginasta Arthur Zanetti, que conquistaram medalhas de ouro. 
“Nossos atletas mostraram, nas mais diversas modalidades, exemplos de garra, esforço e abnegação e provaram que o Brasil está ajudando a construir, por meio do esporte, exemplos de vida e perseverança para todos os nossos jovens”, disse a presidenta.

Edição: Carolina Pimentel
Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Ursos invadem cabana e bebem mais de 100 latas de cerveja na Noruega


'Eles fizeram uma festa infernal', diz dono de cabana que ficou destruída. Animais também comeram toda comida e destruíram aparelhos, diz ele.
 
Uma família de ursos invadiu uma cabana no norte da Noruega e bebeu mais de 100 latinhas de cerveja, segundo o jornal “The Local”. “Eles fizeram uma festa infernal”, contou o dono da cabana, Even Borthen Nilsen. “Estava tudo fedendo a urina e lixo.” Os ursos, que ela acredita terem sido um adulto e três filhotes, forçaram a porta da cabine, destruindo parte de uma parede. “A cabana ficou destruída”, lamentou o dono. A família de ursos flagrada em outro momento. (Foto: Snowmass Village Police Department/Reprodução)Uma família de ursos como a que a norueguesa Even Nilsen acredita que invadiram sua cabana (Foto: Snowmass Village Police Department/Reprodução)

Nilsen contou como que sua mãe e avó foram as primeiras a descobrir a bagunça deixada pelos ursos, quando chegaram na cabana em Jarfjord. “As camas e todos os aparelhos da cozinha, fogão, forno, armários e prateleiras ficaram todos em pedaços", disse. Os ursos também acabaram com toda a comida e bebida que havia na casa – incluindo mashmallow, chocolates, mel e as mais de 100 latinhas de cerveja. Nilsen disse que os excrementos deixados no lado de fora da cabana não deixam dúvida de que foi uma família de ursos os responsáveis pela noite de destruição e bebedeira. “Ainda dava para ver marcas de patas nas janelas”, disse. O proprietário agora está preocupado que o grupo volte ao local do crime. “Parece que a mãe [urso] levou os filhos lá, nada garante que não aconteça de novo em outras cabanas ou mesmo na nossa”, disse.

Do G1, em São Paulo

Boeing da United pega fogo e passageiros trocam de avião


O porta-voz do aeroporto Sea-Tac em Seattle, Perry Cooper, informou que os passageiros que estavam no avião da United Airlines que pegou fogo neste domingo não sofreram danos por causa do acidente. O Seattle Times informou que os bombeiros descobriram chamas vindas do motor auxiliar do Boeing 757 da United voo 776, que devia partir às 10h30, horário local, para o aeroporto Dulles International, em Washington.O porta-voz da Sea-Tac disse que os bombeiros extinguiram as chamas e que o avião foi evacuado. Uma investigação preliminar indicou que o fogo pode ter surgido de um resíduo de óleo no motor auxiliar, localizado na cauda do avião.
A United informou, por meio de seu endereço na Internet, que os passageiros foram colocados em outros voos horas mais tarde. As informações são da Associated Press.

AE - Agência Estado

Polícia do RS suspeita de gravidez psicológica em caso de falso enterro


NE - Olha só: Falso enterro, pai biológico e gravidez psicológica

Polícia do RS suspeita de gravidez psicológica em caso de falso enterroSuposto pai da criança se apresentou espontaneamente para depoimento.Novas testemunhas serão ouvidas em Garibaldi nesta segunda.
Ao abrir o caixão, polícia encontrou apenas um tijolo e um lençol (Foto: (Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense))Ao abrir o caixão, polícia encontrou apenas um tijolo e um lençol (Foto: Marcel Agostini/Jornal O Garibaldense).
A polícia de Garibaldi, na Serra do Rio Grande do Sul, deve ouvir novas testemunhas no caso do falso enterro de um bebê a partir desta segunda-feira (13). Familiares e pessoas próximas da mulher que encomendou o serviço funerário para o filho de 5 meses em 27 de julho, cujo caixão foi sepultado com um tijolo e um lençol no lugar do corpo da criança, devem ajudar a elucidar o caso. Na sexta-feira (10), o suposto pai do bebê esteve na delegacia e foi interrogado.
Segundo o delegado Clóvis Rodrigues de Souza, o homem se apresentou espontaneamente por conta da repercussão do fato na cidade. “Ele confirmou que teve um breve relacionamento com a mulher e que ela o teria procurado posteriormente dizendo que estava grávida. No entanto, ela nunca apresentou provas”, relata. Ainda conforme o delegado o homem entregou à polícia fotos de um recém-nascido que a mulher teria lhe enviado. “Na imagem está escrito o nome da criança com o sobrenome da mulher, mas não descartamos a hipótese de que seja uma montagem.”
Em conversas informais com pessoas próximas da mulher e vizinhos, o delegado colheu informações que levam a crer que a gravidez tenha sido psicológica. “Alguns dizem que ela circulava com um boneco nos braços, feito um bebê”, conta. “Também temos que descobrir quem abriu o caixão e colocou lá dentro o tijolo. Enfim, são várias as perguntas para respondermos, mas nada ainda é definitivo”, diz o delegado.

Fonte: Roberta Lemes Do G1 RS


Juiz suspende decisão de tirar Facebook do ar


Liminar anterior pedia remoção por propaganda eleitoral irregular na página 'Reage Praia Mole'

Brasília - O juiz da 13º Zona Eleitoral de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch, suspendeu no sábado,11, as sanções impostas ao Facebook por descumprimento da legislação eleitoral. Em sua decisão, Schuch alega que os representantes da rede social no Brasil mostraram-se dispostos "em colaborar com a Justiça Eleitoral" para construir ferramentas que evitem a utilização da rede social em uso indevido e fora das regras previstas pela Justiça Eleitoral.

Luiz Felipe Schuch disse ainda que a decisão de tirar o Facebook do ar por 24 horas, em caráter liminar, tomada na sexta-feira,10, "não tem ou teve por objetivo o cerceamento de manifestações de usuários sobre outros temas que não ofensivos ou violadores da legislação eleitoral". No parecer de sábado, o juiz acrescentou que defender pontos de vista sob os mais variados temas não é proibido, desde que feito por pessoas devidamente identificadas e que não se escondam no anonimato.

O objetivo, de acordo com o juiz, é garantir a apuração da responsabilidade "sobre tudo o que se afirma e divulga". Desta forma, acrescentou Schuch, é possível garantir "um parâmetro ético mínimo no plano da liberdade de expressão no mundo virtual". A decisão pela retirada do Facebook do ar decorreu do descumprimento de uma liminar anterior que determinou que fosse removida do ar a página “Reage Praia Mole”. A suspensão foi solicitada pelo vereador Dalmo Deusdedit Menezes (PP), de Florianópolis, que concorre à reeleição. O parlamentar argumentou que houve veiculação de "material depreciativo" contra ele, feita de maneira anônima por um usuário. O juiz eleitoral também determinou a identificação das pessoas que criaram a página no Facebook.

Agência Brasil

Pessimismo sobre economia já contamina 2013


O segundo semestre de 2012 mal começou e a perspectiva de retomada mais vigorosa da atividade econômica no ano que vem perde força.

Forma do Brasil feita com moedas de real

Brasília - O pessimismo em relação ao crescimento da economia brasileira já contaminou 2013, inclusive em setores do governo. O segundo semestre de 2012 mal começou e a perspectiva de retomada mais vigorosa da atividade econômica no ano que vem perde força com os sinais de que as medidas de estímulo ao crescimento não estão surtindo efeito na velocidade esperada.

A economia não reage como o planejado e, segundo admitem alguns técnicos, a presidente Dilma Rousseff corre o risco de ver um Produto Interno Bruto (PIB) mais forte só em 2014, último ano do seu governo. Embora os integrantes da equipe econômica se esforcem para manter em público o discurso de otimismo, internamente o ceticismo já se instalou. Há grande preocupação com o risco de o PIB deste ano fechar abaixo de 2%, possibilidade que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, classificou recentemente de "piada", que, por enquanto, não pode ser descartada.
O que já se sabe é que o processo de retomada se dará lentamente. Isso se o cenário global não piorar mais. Fontes do governo ouvidas pelo Estado relataram que o cenário não é positivo e que há grande incógnita principalmente em relação aos efeitos da crise no mercado de trabalho - ainda preservado no Brasil.
Se o emprego for atingido, o quadro se complica. Um dos indicadores que chamam a atenção é o atraso das encomendas de Natal, que tradicionalmente começam a ser feitas à indústria neste período do ano. "Ainda não estamos vendo boa recuperação no terceiro trimestre", admite uma fonte do Ministério da Fazenda.
Há indicações de que as condições de crédito, que ainda não deslancharam, podem atrasar ainda mais a recuperação, apesar de a Selic estar no mínimo histórico. Essa preocupação levou Mantega, na semana passada, a reunir os dirigentes dos maiores bancos para pedir expansão do crédito. Novas medidas na área estão em estudo no governo, segundo fontes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

©AFP / vanderlei almeida

Futebol - Taça Fares Lopes: Guarani de Juazeiro e Crato ficam no empate



Uma partida sem muitas movimentações e um ponto para cada lado. Em jogo único, válido pela Taça Fares Lopes, o clássico caririense entre Guarani de Juazeiro e Crato ficou igual [1x1] e foi melhor para o Leão do Mercado, que assumiu a ponta da tabela.
O último jogo da chave será somente no dia 22 de agosto, entre Crato x Icasa, no estádio Mirandão. Em campo, a disputa será totalmente do Verdão, que deseja fechar a primeira fase com o melhor lugar do grupo. Ao Azulão, mesmo sem vencer não sairá da 3ª colocação.


Via Yuri Guedes - Colaborador

Construção de rodovia em Cedro provoca polêmica


Entre as comemorações da comunidade pela estrada, a Prefeitura questiona não ter participação no projeto

Cedro. Depois de décadas de espera, finalmente o projeto de construção de uma rodovia asfaltada interligando os distritos de Várzea da Conceição e Lajedo à CE -153, na zona rural deste Município, na região Centro-Sul, saiu do papel e começa a ser executado pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER).

As obras tiveram início há 20 dias e dividem opiniões entre gestores e populares FOTO: HONÓRIO BARBOSA - A obra representa um sonho de milhares de moradores. Mas mal começou a ser executada gerou polêmica entre a Prefeitura de Cedro, a construtora e o governo do Estado. O secretário de Obras do Município, Manoel Siqueira, reclama que a Prefeitura não foi procurada nem pelo DER e nem pela empresa responsável pela obra, Silveira Sales Construtora. "A obra é feita em uma estrada vicinal, municipal", disse. "Não foi solicitado Alvará na Prefeitura, a empresa não apresentou projeto e não houve pagamento de Imposto sobre Serviço (ISS)".

Benefício

Ainda de acordo com Manoel Siqueira, somente agora, depois de 20 dias que o serviço começou, é que estão sendo realizando serviços de topografia. "Em muitas propriedades as cercas foram retiradas para alargar a rodovia, houve ocupação de parte de propriedade particular, sem o pagamento de indenização e nem concessão de termo de servidão pública ou mesmo de doação", afirmou o secretário. "A nosso ver, essa obra está irregular. Não há placa do valor e nem de licença da Semace". Siqueira frisou que a administração municipal não é contrária à execução da rodovia. "Sabemos que vai trazer grandes benefícios, favorecer o tráfego de veículos, a circulação de mercadorias e de pessoas", afirmou. "A administração não é contra o asfalto, mas a maneira que está sendo feita, sem nenhuma comunicação à Prefeitura, pois é uma estrada vicinal".

A obra de construção da rodovia entre os distritos de Várzea da Conceição e Lajedo, indo até a CE -153, começou há cerca de 20 dias. A via segue um traçado novo, que em alguns pontos é diferente da antiga estrada de terra, com o objetivo de reduzir o trajeto inicial de nove quilômetros para 6,7 km. A previsão de conclusão é para o mês de janeiro de 2013. Os operários e máquinas trabalham no serviço de terraplanagem. A obra começou a partir do distrito de Várzea da Conceição. A pista terá oito metros de largura, seguindo o padrão normal de rodovias estaduais. A Ordem de Serviço para o início da estrada foi dada em 31 de julho passado pelo DER.

Indiferença

Indiferente à polêmica entre Prefeitura, Construtora e governo do Estado, os moradores dos distritos de Várzea da Conceição e Lajedo estão satisfeitos e comemoram o início da tão esperada obra. "Essa rodovia com asfalto é um sonho antigo dos moradores e vai trazer muitas vantagens", disse o comerciante, Jáder Oliveira. "Será uma riqueza para todos nós". O aposentado Francisco Bezerra foi taxativo: "A gente só está acreditando porque estão fazendo". O engenheiro de campo da construtora Silveira Sales, Francisco Magalhães, rebateu as reclamações apresentadas pelo secretário de Obras do município. "Temos licença de instalação da Semace e o nosso contrato foi firmado com o governo do Estado, após licitação realizada pelo DER. É uma obra estadual em um trecho que está no Mapa Rodoviário do Estado como rodovia implantada", disse. Negou que o serviço topográfico esteja em andamento. "O projeto já está concluído faz tempo". Magalhães salientou que a construtora não interfere na relação entre o governo do Estado e a Prefeitura. "Estamos apenas executando uma obra contratada, após vencermos uma licitação", disse. O engenheiro rebate a afirmação de que não tenha procurado a Prefeitura.

"Conversei com secretário, esclareci sobre o projeto que está disponibilizado para o município e solicitei Alvará de funcionamento, mas nos foi negado". O engenheiro ressaltou que não houve pagamento de ISS porque ainda não houve nenhuma fatura. "Os serviços começaram agora, portanto não foi feita nenhuma medição", afirmou. Por último, Magalhães esclareceu que o novo traçado tem por objetivo beneficiar um maior número de moradores dos distritos de Várzea da Conceição e de Lajedo, reduzido o trajeto. A Assessoria de Comunicação do DER informou que o órgão está enviando um engenheiro ao local para apurar as reclamações feitas pela Prefeitura local e analisar o andamento da obra.

Mais informações:
Departamento Estadual de Rodovias (DER)
Av. Godofredo Maciel,3000
Maraponga, Fortaleza
Telefone: (85) 3101. 5788

Repórter
Honório Barbosa

Leia e Reflita - Por Maria Otilia

 Nestes últimos anos, nós educadores  temos vivenciado momento de grande preocupação. A falta de autonomia dos pais com seus filhos, e na maioria das vezes a total ausencia da família, principalmente da figura paterna  na construção de valores essenciais na formação da criança e do adolescente.Sendo transfeido este papel para a escola. É comum ouvir de muitos pais certas frases como " não posso mais com meu filho...." não sei o que fazer..." Vou entregar ao juiz...." Conselho tutelar...",etc. Por isso posto este texto para que façamos uma reflexão, neste dia dedicado aos Pais, sobre a importância da figura paterna, no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social das criançase adolescentes. Leia !

                    A figura  do Pai e a sua relação com a emergência/resolução dos problemas sociais

Cada ser humano é o resultado da relação entre a figura materna e a paterna e esta relação perdura durante toda a vida. Se o relacionamento familiar for saudável teremos um jovem autónomo, seguro, capaz de tomar iniciativas, participante ao nível da cidadania. Pelo contrário, se o ambiente familiar for conflituoso, sem harmonia, repleto de ânsias e inseguranças o futuro dessa criança será o reflexo disso. Teremos um jovem inseguro, ansioso, incapaz de tomar iniciativas com propensão para comportamentos desviantes.

O mau ambiente familiar e a ausência da figura paterna associam-se a fenómenos de toxicodependência, criminalidade, violência entre outros problemas sociais. A presença do pai no lar (pai/marido) é fundamental para o futuro dos filhos: fomenta a confiança e a auto-estima, torna mais eficaz a educação e promove o controlo dos excessos dos jovens, contribui para uma boa socialização e portanto, para um bom desenvolvimento psicossocial dos filhos. O pai é o mediador entre o filho e a realidade exterior ao espaço familiar. Está provado que uma boa parte da emergência dos problemas sociais poderia ser prevenida ou resolvida se fosse recuperada e estimulada a presença da figura paterna no lar, tendo em conta que o desempenho dos papéis que lhe estão associados deve ser concretizado com qualidade.

Na nossa sociedade, fruto de contingências várias de carácter estrutural, algumas delas alheias à vontade dos elementos que compõem o agregado familiar, a figura paterna é muitas vezes eclipsada e emerge o novo matriarcado. Fruto do aumento das separações, dos divórcios e até de imperativos externos à família, a mãe tem tendência a centralizar em si a figura dos papéis maternos e paternos, procurando ser um progenitor completo. De facto, este fenómeno repercute-se negativamente na educação da criança na medida em que a estabilidade e segurança de que necessita desaparece. É importante termos presente que o que está em causa não é qual dos papéis será mais importante, mas antes clarificar que ambos são imprescindíveis para o bom desenvolvimento psicossocial da personalidade da criança.
 Texto extraído  do site: http://pt.scribd.com/doc/28709062/Palestra-O-Pai-a-Figura-Paterna

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30