xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 agosto 2012

Paraguai ameaça não fornecer energia ao Brasil


Franco afirma que seu país não continuará dando energia ao Brasil e Argentina


Assunção, 9 ago (EFE).- O presidente do Paraguai, Federico Franco, afirmou nesta quinta-feira que seu governo não continuará cedendo ao Brasil e à Argentina o excedente de energia das hidrelétricas binacionais de Itaipu e Yacyretá que o país tem direito mas não utiliza.

"O Paraguai tem que se fazer respeitar e Brasília e Buenos Aires têm que saber que terminou a época que o presidente do Paraguai recebia benefícios em troca do usufruto de nossa energia gerada", disse Franco em discurso durante um almoço com representantes do Clube de Executivos do Paraguai. "Busquei a palavra ceder no dicionário e significa não esperar nada em troca. Não podemos esperar uma recompensa econômica por isso. A palavra ceder quer dizer dar a energia", argumentou o líder em declarações reproduzidas pela rádio "Primero de Marzo".

Franco destacou que "hoje a energia paraguaia é dada ao Brasil e à Argentina", o que foi negado nesta quinta-feira pelo porta-voz da chancelaria brasileira, o embaixador Tovar Nunes, que afirmou que seu país paga pela energia que recebe do Paraguai da Itaipu. "Me recuso a pensar que este seja o destino deste país. Temos o compromisso de entregar antes do fim do ano ao Congresso uma lei de política energética", insistiu o governante paraguaio. O chefe de Estado voltou a defender o projeto de instalação de uma fábrica de processamento de alumínio da multinacional canadense Rio Tinto Alcan, que consumirá parte da energia de Itaipu que atualmente é cedida ao Brasil.

Com um investimento de até US$ 4 bilhões, a fábrica será instalada no leste do Paraguai, caso as negociações de Franco se concretizem. O presidente espera que Rio Tinto atraia um parque industrial para a área. O líder luta pela concretização desse projeto apesar das advertências de especialistas, que dizem que a Rio Tinto consumirá mais energia que o Paraguai terá no futuro.

Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo, é compartilhada pelo Brasil e Paraguai, sendo que cada um tem direito à metade da energia gerada. Como o Paraguai utiliza em torno de 10% de sua parte, o resto acaba no Brasil, que desde o ano 2011 paga pelo excendente RS$ 360 milhões anuais. O preço foi triplicado nesse ano, após longas negociações lideradas pelo ex-presidente Fernando Lugo, que tinha feito desse aumento uma bandeira desde a campanha eleitoral que o levou ao poder, em 2008. As declarações de Franco surgem no momento que seu país se encontra suspenso temporariamente do Mercosul, em uma decisão adotada pelo Brasil, Argentina e Uruguai em 29 de junho, sete dias depois da destituição de Lugo por meio de um "julgamento político" parlamentar. Os três membros do bloco regional impuseram essa sanção após considerarem que ocorreu uma ruptura democrática no Paraguai. 

EFE - Via Yahoo
Foto: Site ViajeAqui

Atenção Comentaristas - Sobre o sistema de Comentários


Olá, amigos,

Comunicamos que estamos enfrentando um problema intermitente com o sistema de comentários do Blog via Facebook. Pelo que vi em outros sites, muita gente está com isso também. Em geral, quando se escreve o comentário e clica no botão, pode-se pensar que nada ocorreu, mas o comentário foi enviado. Fiz um teste aqui, e os comentários foram enviados. Na dúvida, envie 2 vezes, e a seguir atualize a página do Blog do Crato para ver se apareceu. Alguns comentários necessitam da aprovação do administrador. Em geral, eu aprovo os comentários pelo menos uma vez por dia. Peço paciência na liberação dos mesmos. Estamos com um problema também no botão "Curtir" de cada postagem. Eles não estão funcionando. Estou tentando de resolver.  Cntinuem escrevendo, comentando. Estou sempre atento ao que todos escrevem.

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Tudofel: Música desde sempre

Tudofel: Música desde sempre: A música é uma das minhas grandes paixões. Música como passatempo. Música como informação. Música como terapia. Música como diversão. M...

NOTA DE FALECIMENTO - Faleceu o Sr. Luís Gonzaga Bezerra Martins, em Fortaleza


É com muito pesar que o Blog do Crato comunica o falecimento do Sr. Luís Gonzaga Bezerra Martins ( 82 ) ocorrido hoje em Fortaleza. O Luís é a fonte de inspiração do quadro "Histórias e Estórias do Crato de Antigamente", sempre publicado aos Domingos, da autoria do Ivens Mourão, que foram também impressas em um belo livro intitulado "Só no Crato". Estamos de luto por este, que através de seus relatos e experiência de vida, soube trazer alegria e conhecimento acerca de muitos fatos ocorridos em tempos idos. O Blog do Crato estende a solidariedade a todos os familiares do Luís e lamenta profundamente esta perda irreparável. Mas fica o seu legado, transmitido através do amigo Ivens Mourão, e continuaremos a revelar as suas histórias, pois afinal, mal chegamos a arranhar a superfície deste infindável manancial de informação que ele soube prover como poucos, acerca da nossa querida cidade. Da cidade que ele tão bem conheceu. ( Por: Dihelson Mendonça )

Eis a nota do próprio Ivens Mourão endereçado ao Blog do Crato no dia de hoje ( 09/08/2012 )

"Comunicamos o falecimento de Luís Gonzaga Bezerra Martins (82), hoje, em Fortaleza, por complicações cardíacas. Era a memória viva do Crato. Após 17 horas de entrevista concedidas ao seu sobrinho Ivens Mourão, foram reunidas as histórias pitorescas para o livro Só no Crato, disponibilizado na Internet e neste blog
Veio de Crateús para esta cidade em julho de 1937 quando o pai, Luiz Martins de Araújo e o sócio Joaquim Bezerra de Farias instalaram uma filial da empresa atacadista de grãos H.P.Machado. Casou com Margarida Moreira em maio de 1950 e o casal teve três filhas cratenses Nilda Cristina, Roseanna e Sandra e mais seis netos e uma bisneta. No inicio da década de 50 foi proprietário da Sorveteria Glória, na Praça Siqueira Campos, palco de muitas das histórias relatadas no citado livro.
Morou no Rio de Janeiro como gerente de lojas de roupas masculinas, retornando ao Crato em 1963. Constituiu a Imobiliária Santa Marta, responsável por vários loteamentos que possibilitaram o crescimento da cidade. Nesse período, foi o principal criador e construtor do Clube Grangeiro. Foi um dos perseguidos pela ditadura militar, sofrendo a humilhação de prisões injustas.
Na década de 80, trabalhou na Construtora Pecal, como administrador das obras dos perímetros irrigados do Vale do São Francisco.Após aposentado passou a residir em um sítio no Lameiro. Devido às complicações cardíacas, mudou-se para Fortaleza na década de 90. O seu lema de vida foi, parafraseando Vinicius de Morais, “É Melhor Ser Alegre Que Ser Triste”.

Por Ivens Mourão 
Membro do Blog do Crato

www.blogdocrato.com

Tudofel: O primeiro disco a gente nunca esquece

Tudofel: O primeiro disco a gente nunca esquece: Nobody's Fools, da banda Slade, foi o primeiro disco que comprei. Era por volta de 1977 quando meu irmão Orlando, que sempre gostou d...

CRATO - PRESIDENTE DO ICMBio, VISITA A RESERVA ECOLÓGICA DO SÍTIO FUNDÃO


Na manhã de domingo 05/ago/12, o Sr. Roberto Vizentin, presidente do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da  Biodiversidade, na  companhia do chefe da “APA” Chapada do Araripe Sr. Paulo Maier  e do Professor  de história Eldinho Pereira,  visitaram o Parque Estadual do Sítio Fundão onde o Sr. Roberto  Vizentin, ficou encantado com a beleza e riquezas do lugar.
A visitá-lo pela primeira vez, ficou triste ao mesmo tempo com o Patrimônio Histórico ameaçado e assim comentou: Saiu daqui, muito sensibilizado e impressionado com esse valor Histórico, Cultural e Ambiental que a área tem pelo esforço da familia do nosso legendário  senhor Jeferson, que pelos testemunhos, dedicou toda uma vida para preservar  esta área,onde  vejo também, muito ameaçada por esta cercada pela cidade que vem crescendo.
Também a falta de compromisso das autoridades locais, do Estado e da nossa parte do governo Federal. Quero renovar este testemunho e o compromisso do ICMBio, de ajudar  nessa batalha, e vamos sim, dialogar com o governo do Estado, nos colocarmos a disposição  para juntos  encontrarmos soluções  para os problemas que ameaçam  o patrimônio arquitetônico, histórico, como o ENGENHO, a própria casa de TÁIPA de estilo raro, que precisa de reparos. Aqui é uma unidade muito importante para o Crato e região.
Perguntei: Como o senhor ver a abertura do Parque para a população, uma vez que tem restrições pela lei como área de preservação integral. Respondeu: A nossa política do Instituto Chico Mendes, é de abertura dos Parques para a visitação de forma organizada, mas não temos como manter uma área como esta, sem o apoio da comunidade, porque faz dela, uma “ALIADA”. Que a cidade, que o Ceará, o Nordeste, o Brasil, veja que isto aqui, tem valores históricos para todo Pais, que o povo abrace o PARQUE, mas ninguém vai abraçar sem conhecer, sem sentir, e se comprometer a cuidar. (Completei:) Até mesmo porque temos na região, o turismo religioso, o turismo escolar, e na cidade, a Expocrato, um dos maiores eventos do nordeste. (Respondeu): “É isso mesmo, uma das razões que o parque tem que ser ABERTO”.  
 Até hoje, nenhuma outra autoridade do meio ambiente, me deixou tão crédulo nas promessas de ajudar a salvar a reserva ecológica do Sítio Fundão, como a visita e as declarações do presidente do ICMBio, Sr. Roberto Vizentin, que me surpreendeu atendendo o meu convite para conhecer o parque. Que Deus nos envie outros homens de boa vontade em defesa da nossa história cratense.




Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Fotos: APA - Chapada do Araripe

Atendimento noturno implantado pela Saúde do Crato conta com mais de 250 mil procedimentos em um ano


Em pouco mais de um ano, o atendimento nos postos de saúde do Crato, em funcionamento no turno da noite, das 18 horas às 22 horas, conta com mais de 250 mil procedimentos. O Projeto da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no Centro de Especialidades e no PAM, superando as expectativas da população, suprindo carências importantes no atendimento básico da saúde. São desde consultas médicas, nas áreas ambulatorial e odontológica, além da enfermagem.
Segundo a secretária de Saúde, Sayonara Cidade, esses resultados contabilizados demonstram a conquista dos atendimentos, de forma ampliada, no turno noturno, em 10 postos de saúde, não apenas na sede, mas em distritos do município. Atualmente estão implantados os serviços nas unidades de saúde da Ponta da Serra, Centro de Especialidades, Sinobilina Peixoto (Vila Alta), Fábio Pinheiro (Seminário), Amélia Pinheiro (Batateira), Tarcísio Pinheiro (São Miguel), Vila Alta, PAM, Centro de Nutrição (Alto da Penha) e CICA (Seminário). Esses são pontos estratégicos de atuação, para os usuários de saúde.

Os atendimentos ambulatoriais respondem pelo maior número de atendimentos, chegando a 112.800, durante um ano, de março de 2011 a março de 2012. Foram 72 mil consultas médicas nesse período, com mais 48 mil atendimentos na área da enfermagem e 16.128 procedimentos odontológicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMC
Foto ilustrativa - mundo das notícias

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS

Nas eleições de 1962, votava-se para eleger o prefeito e o vice ou seja o vice era eleito. O eleitor podia votar no candidato a prefeito de um partido e no vice de outro. Diferentemente de, hoje em dia, que o vice entra de carona. Em Várzea-Alegre, por exemplo, o povo elegeu o prefeito da UDN e o vice do PSD naquele ano. O povo deve ter mais cuidado com os vices. Temos grandes exemplos de cima para baixo. A eleição mais esperada e desejada pelos brasileiros foi a de Jânio Quadros, o homem vinha com uma vassoura prometendo varrer a corrupção no país, foi quase uma unanimidade. Deu no que deu. Depois de sua renuncia o Brasil desembocou numa ditadura militar. Aconteceu a mesma coisa com o Tancredo Neves,  quem terminou governando foi o José Sarney.  Collor de Melo, o caçador de marajás, era a esperança dos brasileiros, foi deposto e quem governou foi o Itamar Franco. Neste caso, o povo saiu ganhando, Itamar era bem melhor do que o Collor. 

Em Crato, Dr. Raimundo Bezerra  se elegeu e, quem terminou  governando foi o Moacir Siqueira. Em Várzea-Alegre Dr. Dario Moreno se elegeu e, depois de sua renuncia quem terminou grande parte do mandato foi  José de Ginu. Portanto, quando estiver diante da urna, lembre-se que  você está nomeando um titular e um vice para conduzir o futuro do seu município.

Tudofel: Porque Terezinha de Jesus não cantou na Exposição ...

Tudofel: Porque Terezinha de Jesus não cantou na Exposição ...: Em época de Exposição do Crato, nos idos dos anos de 1980 (naquela época não se conhecia ainda o termo Expocrato), Francis Vale estava ...

Agentes de saúde do Crato são convocados para reunião sobre vacinação


A Secretaria de Saúde do Crato convoca os agentes de saúde do Município, a participarem de uma reunião, no próximo dia 13, às 8 horas, na RFFSA, sobre a campanha de vacinação. No encontro, serão repassados todos os informes e retiradas as dúvidas relacionadas aos procedimentos no processo de organização da campanha.

Fonte: Ascom - PMC

O "decálogo", escrito por Lênin em 1913


(matéria postada no blog do ator CarlosVereza –– carlosverezablog.blogspot.com)

“Em 1913, Lênin escreveu o "Decálogo" que apresentava ações táticas para a tomada do Poder.

a) Qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência;
b) Tendo a História se encarregado de pôr fim à questão ideológica, a meditação dos ideais, então preconizada, poderá revelar assombrosas semelhanças nos dias de hoje, senão vejamos:

1.. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;

2.. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa;

3.. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;

4.. Destrua a confiança do povo em seus líderes;

5.. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo;

6.. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;

7.. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;

8.. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

9.. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista;

10.. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa...

Aluga-se Apartamento na Vilalta, em Crato - CLASSIFICADOS DO CARIRI


Aluga-se apartamento na Vilalta, no primeiro andar, com ampla sala de estar, dois quartos, banheiro, área, copa e cozinha grandes, e garagem para uma moto. Mais informações, ligar para 9919-5735 ou 9271-5557.

Classificados do Cariri - Anuncie Gratuitamente
www.classificadosdocariri.com 
No Facebook.

CRATO - PRESIDENTE DA CÂMARA PEDE PAZ DURANTE PERÍODO DA CAMPANHA ELEITORAL


Foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 06 de maio, a primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal do Crarto com a presença de dez dos onze vereadores que compõem a chamada "Casa do Povo". o Pequeno Expediente de acordo com o que reza o Regimento Interno, foi aberto após a chamada e a leitura da Ata da sessão anterior, pelo secretário da Mesa Diretora - Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB). O Presidente - Vereador Florisval Sobreira Coriolano (PSD) solicitou a divulgação do Material de Expediente.Os Requerimentos dos vereadores, bem como projetos de lei, enviados pelo Executivo, foram divulgados durante a Ordem do Dia. O Presidente do Poder Legislativo cratense - Vereador Florisval Coriolano (PSD) pediu serenidade a todos neste momento que se inicia mais uma campanha eleitoral, quando no dia 07 de outubro os cidadãos vão votar para Prefeito e Vereador, em todos os municípios do Brasil. Florisval citou fatos lamentáveis ocorridos, durante algumas caminhadas, quando ele mesmo foi vítima de agressão e um determinada coligação. Coriolano afirmou que é necessário que todos reflitam, pois o momento é mais uma oportunidade para alimentar o regime e o sentimento democrático.

Com informações da Câmara de Vereadores do Crato
Foto meramente ilustrativa

CRATO - VEREADOR SOLICITA CONTRUÇÃO DE BOXE PARA O JUCIER DO CAFÉ CRATO


O Vererador Pedro Alagoano (PSB) apresentou um Requerimento solicitando ao Executivo municipal a construção de um boxe na Praça Siqueira Campos - Centro, para abrigar o cidadão Jucier Sousa Floro que durante 27 anos, juntamente com a sua esposa Francineide ficou a frente do Café Crato, localizada ao lado da praça, reformada recentemente pelo Governo do Estado. "O proprietário do prédio pediu-o e nós entregamos sem problema nenhum. Fiquei parado alguns meses, quando resolver com o apoio do rapaz da banca de revista colocar esta banquinha, vendendo café, mantendo a qualidade de sempre", afirmou Jucier. Juntamente com a sua neta, Maria Aline, 23 anos, estudante do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri, Jucier solicita o apoio às autoridades e uma melhor estrutura para continuar mantendo a tradição do cafezinho feito com carinho, no centro comercial do Crato.

Maria Aline fala do seu avô com muito orgulho e afirma que está se formando graças ao trabalho digno do Jucier. Ela aproveitou para também solicitar ao Governo Municipal a construção de um boxe, para seu avô continuar na praça com uma melhor estrutura.

Fonte: CMC

TIM - A Farsa do Plano INFINITY - Vale a pena LER de novo...



NE - Se você não leu integralmente como tudo começou, aqui está uma excelente matéria sobre o caso.
TIM derruba sinal de propósito, diz ANATEL
 
Tim
A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e “não Infinity”.
A conclusão foi que a TIM “continua ‘derrubando’ de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity”. O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.
O relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público do Paraná.
“Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos”, diz o relatório.
O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a operadora “derrubou” 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.
Durante as investigações, a TIM relatou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era “pontual” e “momentânea”.
A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas -as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.
A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido.
A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.
NOVA PROIBIÇÃO
Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.
A TIM já havia sido suspensa no Estado no final de julho, quando a Anatel proibiu as vendas de novos planos das operadoras com maior índice de reclamação em cada Estado. Além do Paraná, onde o índice era de 26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a operadora obteve o pior resultado em 18 unidades federativas. 

Timrelatorio


CHAMADA INTERROMPIDA Para a Anatel, TIM “derruba” ligações do Infinity

Outro lado: operadora diz que rede está sendo ampliada A TIM afirmou que não foi notificada sobre a ação proposta pela Promotoria do Paraná, mas que “trabalha constantemente para melhoria e ampliação da rede”. A operadora informou que a rede do Paraná está sendo ampliada e modernizada, com a troca dos sistemas 2G e 3G até setembro de 2012, o que aumentaria a capacidade de rede em 60%. A operadora questionou o fato de ser a única investigada, “embora os usuários de outras operadoras também estejam insatisfeitos”.

ESTELITA HASS CARAZZAIDE CURITIBA
Folha de S. Paulo

Manter os níveis de colesterol controlado é meta de campanha nacional


Rio de Janeiro – Manter o nível de colesterol total abaixo de 200 miligramas por decilitro (mg/dl) de sangue. Essa é a meta a ser atingida por todos os brasileiros e incentivada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia na campanha de hoje (8), Dia Nacional de Controle do Colesterol.

A dislipidemia (excesso de colesterol) é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, são responsáveis por 31,3% das mortes de adultos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. A médica Ana Cristina Belsito, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia explica que, apesar de os cardiologistas serem os principais profissionais responsáveis por acompanhar pacientes com colesterol alto, a endocrinologia também faz o acompanhamento da dislipdemia, por se tratar de uma doença metabólica.

“O importante é que a sociedade perceba quais são os riscos que a dieta moderna tem, muito rica em gorduras, glicídios, em carboidratos. São dietas com valor calórico muito alto. E o indivíduo, até por pressa, por ter uma vida corrida, falta de opção, acaba optando por esse tipo de alimento, muito rico em gordura. E com isso há o aumento dessas gorduras no sangue. São as gorduras saturadas, que com o tempo vão lesando os vasos, as artérias, então aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares”. Ana Cristina lembra que os principais fatores de risco para a dislipdemia são a hipertensão e o diabetes, além do componente genético. “O distúrbio metabólico geralmente aparece depois dos 50 anos de idade, mas em pacientes com história familiar, muitas vezes o começo da dislipdemia se observa na infância”.

Enfarto ou AVC

O colesterol elevado leva à aterosclerose (obstrução das artérias por acúmulo de gordura), que pode provocar um enfarto ou acidente vascular cerebral. Foi o que ocorreu com o poeta Luis Turiba, que teve o primeiro diagnóstico de problema nas artérias coronárias em 1998, quando foi necessário a colocação de um stent (espécie de tubo para prevenir entupimento). Nessa época, o nível de colesterol de Turiba estava perto de 400 mg/dl. Em 2004, o problema agravou-se, levando a uma isquemia (quando o coração não consegue receber o aporte de oxigênio necessário para desempenhar sua função).

“É uma dor angustiante que dá, fica com o corpo suando e se não cuidar disso vai para o enfarto”, disse Turiba. A solução foi uma cirurgia de sete horas para a colocação de duas pontes de safena no coração para substituir as artérias obstruídas. Depois do susto, a solução foi mudar o estilo de vida. “Hoje meu colesterol está controlado, em torno de 170 mg/dl. Eu faço exercícios físicos e a alimentação é completamente controlada. Antes não tinha nada disso, era feijoada todo fim de semana, picanha, frango com pele, esses alimentos que trazem colesterol. Hoje eu aprendi a conviver com isso. Tomo remédio toda noite e faço uma bateria de exames para medir os níveis de colesterol todo ano”, disse o poeta. A Sociedade Brasileira de Cardiologia preparou uma cartilha com as dicas de prevenção da dislipdemia, como parte da campanha Brasil Colesterol na Meta. O material está disponível para download no site http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/gibi_colesterol2012.pdf.

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Câmara aprova projetos sobre crack, vadiagem e vendas de produtos que causam dependência em crianças


Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou hoje (8) três projetos de lei (PLs) que tratam dos crimes de vadiagem e mendicância, do aumento das penas em dois terços até o dobro para os traficantes de crack e o que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para dobrar a pena de quem fornecer ou vender, a crianças e adolescentes, produtos que possam causar dependência física ou psíquica, caso fique comprovado o uso do produto pela vítima.

De autoria do ex-deputado e atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o PL 4.668/04 retira da Lei de Contravenções Penais o crime de vadiagem. A lei atual prevê prisão de 15 dias a três meses para esse tipo delito.

O autor do projeto que trata da pena para os traficantes de crack, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), disse que o crack apresenta elevado potencial de dependência e de danos às pessoas e que milhares perdem a vida por causa da agressividade de usuários e traficantes da droga. Também estão sujeitos ao aumento da pena as pessoas envolvidas com a fabricação, armazenagem, venda ou até o transporte da droga ou de matéria-prima para sua fabricação.

Os três projetos serão encaminhados à discussão e votação do Senado Federal. Se forem alterados serão novamente apreciados pela Câmara antes de serem enviados à sanção presidencial.

Edição: Rivadavia Severo
Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Estudante Cearense cai no mar e desaparece na Nova Zelândia


O estudante cearense Felipe Martins de Melo, 17, desapareceu no início da tarde de anteontem durante um exercício de escalada na Nova Zelândia, onde faz intercâmbio. Além dele, um estudante neozelandês e um instrutor também têm paradeiro ignorado.
Segundo Celena Martins, tia do estudante, o grupo fazia um exercício de escalada na montanha Paritutu, em New Plymouth, quando 13 alunos caíram no mar agitado. "A maioria foi resgatada, mas ainda aguardamos notícias de Felipe." 
Após a queda, o instrutor pulou no mar e não foi mais visto. O Ministério das Relações Exteriores informou que o embaixador brasileiro no país, Eduardo Gradilone, está em contato com as autoridades locais e acompanha as buscas.

Folha OnLine

CRATO - CineSESC Crato promove Cinemarana - Como se fosse cinema


Alta dos aluguéis provoca evasão no Centro de Juazeiro


CDL e Creci estão mobilizados para orientar empresários sobre os patamares aceitáveis de aluguéis

Juazeiro do Norte Uma das principais ruas do comércio caririense está passando por uma fase de evasão de lojistas, em virtude da alta nos aluguéis. A Rua São Pedro, "coração do comércio" de Juazeiro, está com mais de 30 lojas fechadas. Os lojistas reclamam dos altos preços dos aluguéis praticados pelos proprietários dos imóveis e procuram outras áreas comerciais da cidade, onde o movimento lojista se encontra em ascensão. Os bairros Pirajá e Novo Juazeiro são os mais procurados pelos empresários. Lojas para vender ou alugar são comuns na principal rua do Centro da cidade FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Nos últimos três anos, os aluguéis, em virtude da especulação imobiliária, têm sido um dos principais problemas para a maioria dos lojistas, não apenas da São Pedro, mas do Centro da cidade. O comércio concorrido, que diariamente recebe consumidores dos Municípios do Cariri e até de Estados vizinhos, a exemplo de Pernambuco e Paraíba, também chama a atenção de investidores. Por conta disso, tem provocado a especulação na área, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro do Norte, Michel Araújo.
Há a pretensão da entidade de solicitar interferência do Ministério Público. Ele considera que não há "o menor parâmetro" praticado para a definição dos preços dos aluguéis. O coordenador do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), no Cariri, Fagner Canuto, afirma que uma das orientações dadas aos corretores filiados é que os aluguéis não devem ultrapassar, em média, os 3% do faturamento da empresa.
De acordo com o coordenador do Creci, essa realidade tem fugido de todos os parâmetros, por conta da disparidade de preços. Ele afirma que há aluguéis que chegam a comprometer mais de 20% do orçamento da empresa. Para o presidente da CDL, que chegou a mudar suas empresas da Rua São Pedro para locações transversais, esse valor fixo é um capital muito importante para a empresa, por ser um valor comprometido diretamente com orçamento mensal.

Descentralização

Mas, por outro lado, a cidade amplia sua área comercial para um dos espaços que, na última década, tem surpreendido pela grande quantidade de lojas instaladas. A Avenida Ailton Gomes, no bairro Pirajá, passou a ser um forte referencial no setor. E esse crescimento tem se expandido para o bairro vizinho, o Novo Juazeiro. No ano passado, foi inaugurada na área uma agência do Banco do Brasil. Neste ano, chegou uma da Caixa Econômica Federal (CEF). Em apenas um quarteirão da Rua São Pedro, podem ser contados mais de dez lojas com placas de vende-se ou para alugar. Segundo a comerciante Maria Fátima Sousa, as pessoas "perderam a noção dos valores". Ela afirma que um comércio em frente ao seu foi alugado por R$ 2,2 mil. O locatário não conseguiu fechar o mês, mesmo depois de financiar a reforma do local. "Ele não chegou sequer a tirar o valor correspondente ao aluguel", diz ela. O imóvel está fechado há mais de um ano. E essa realidade acontece com vários deles no Centro.

Para Fagner Canuto, a disparidade de preços para imóveis no mesmo perfil é muito grande. Esses valores variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil. Ele afirma que o ajuste de mercado, como forma de conter a especulação, só acontecerá em médio prazo. Os valores mais altos dos aluguéis são praticados, principalmente, no trecho da Rua São Pedro, entre as praças Padre Cícero e da Prefeitura Municipal.
Nos últimos dois anos, segundo Canuto, a realidade imobiliária de Juazeiro do Norte, vem mudando. Antes, se vendia mais na planta. Atualmente, há um estoque de imóveis. Ele avalia que, por conta dessa disparidade de preços, há uma grande dificuldade para comercialização. Outra área em expansão do comércio é identificada nas proximidades do Cariri Garden Shopping. Os novos empreendimentos comerciais da Avenida Castelo Branco, são exemplo disso. Algumas galerias comerciais foram construídas nas proximidades. E os preços, conforme Michel Araújo, chegam a até R$ 4 mil, para salas de 16 m² e 40 m².

Mais informações:

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Av. Padre Cícero, 576
Juazeiro do Norte
Região do Cariri
Telefone: (88) 3512.6172

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Mensalão - Defesa de deputado diz no STF que acusação é "fantasmagórica"


BRASÍLIA - A defesa do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) desqualificou nesta quarta-feira as acusações contra o petista durante julgamento da ação penal do chamado mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) e, como outros advogados, apontou falta de provas contra o réu.

Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. Único réu candidato nas eleições de outubro, ele concorre à prefeitura de Osasco (SP). O deputado teria recebido 50 mil reais para beneficiar a agência SMP&B, do publicitário Marcos Valério, que firmou contrato no valor de 9 milhões de reais com a Câmara dos Deputados em 2002, um ano após ter sido desclassificada por insuficiência técnica e ter ficado em último lugar, segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

Cunha também teria desviado 252 mil reais da Câmara durante a execução do contrato e teria autorizado a subcontratação da empresa Ideias, Fatos e Textos, do jornalista Luiz Costa Pinto, o que seria uma justificativa meramente formal para permitir que Pinto continuasse assessorando Cunha, segundo o MPF. O advogado Alberto Zacharias Toron desqualificou a acusação da PGR, apontando falta de provas e "criação mental" contra o deputado. Disse ainda que a acusação é "fantasmagórica". Ele citou diversos depoimentos para contradizer a acusação, dizendo, por exemplo, que Pinto trabalhava para a Câmara, e não particularmente para Cunha, e que o contrato foi executado.

"Ninguém (testemunhas) afirma que Luiz Costa Pinto não prestou trabalho para o qual não havia sido contratado. Não se pode, em hipótese nenhuma, se falar nesse caso em peculato, porque o trabalho foi contratado e devidamente prestado", disse Toron, que ultrapassou o tempo máximo de uma hora para cada defesa. Cunha teria autorizado ainda a terceirização de quase a totalidade da execução dos serviços pela SMP&B, permitindo o desvio de 1 milhão de reais. Toron rebateu, dizendo ser permitido a subcontratação e que o serviço foi prestado. O advogado citou que Cunha "não inovou" nos contratos, e seguiu os padrões já aplicados pela gestão anterior, numa referência ao tucano Aécio Neves (PSDB-MG) usada diversas vezes. Toron também relembrou o processo de cassação ao qual Cunha foi submetido na Câmara e sobreviveu. Marcos Valério é acusado de ter sido o principal operador do suposto esquema de desvio de recursos e compra de apoio entre partidos da base aliada no Congresso, que veio à tona em 2005 e foi a maior crise política do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"QUE SE PROVE A INOCÊNCIA"

A defesa do ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Luiz Gushiken, encerrou o terceiro dia de argumentação. O advogado Luís Justiniano de Arantes disse esperar que seja "provada a inocência e não apenas que não há provas" para condenar o ex-ministro, que é acusado de peculato. "O caso não é apenas de falta de provas", disse Arantes. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a condenação de 36 dos 38 réus e a prisão imediata deles após o julgamento. Gushiken foi um dos poupados no pedido de Gurgel por falta de provas. Gushiken teria ordenado o repasse à DNA Propaganda através do fundo Visanet. Segundo a defesa do ex-ministro, "o Ministério Público nada apurou antes de trazer a denúncia a esse tribunal".

Nos dias anteriores, os advogados dos réus também citaram falta de provas nas acusações e rejeitaram a existência do chamado mensalão, ao declarar que os recursos apontados seriam para caixa dois eleitoral e pagamento de dívidas de campanhas eleitorais do PT. As defesas de José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório, que faziam parte da diretoria do Banco Rural quando o suposto mensalão veio à tona, também subiram ao plenário nesta quarta-feira. As apresentações da defesa seguem até o dia 15, quando deverá ser iniciado o voto dos 11 ministros do STF. A exposição da defesa do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), delator do suposto esquema, deverá ser feita em 13 de agosto. Não há previsão para o término do julgamento, já que os ministros poderão levar quantas sessões precisarem para a leitura dos votos, mas há expectativa de que o processo poderá ser acelerado para permitir o voto do ministro Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro ao completar 70 anos.

(Reportagem de Hugo Bachega)
ReutersReuters –  Via Yahoo
Foto: Veja - Abril

CONDEMA realiza reunião ordinária com balanço das ações da APA – Chapada do Araripe


Será realizada no próximo dia 14, às 8 horas, a 7a Reunião Ordinária do COMDEMA do ano de 2012, no Auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato. Na ocasião será apresentado o Balanço das Ações da Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe - APA Chapada do Araripe, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, pelo chefe da Unidade, Paulo Maier.

Ascom - PMC

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 09 de Agosto de 2012


URCA investirá R$ 15,6 milhões em projetos prioritários até 2014

Os recursos vão ser direcionados a projetos prioritários da Instituição, incluindo melhoria de infraestrutura, construção do Campus de Barbalha, equipamentos e acessibilidade. O Governo do Estado liberou R$ 15,6 milhões para investimentos em projetos da Universidade Regional do Cariri (URCA), nos próximos três anos. O anúncio da liberação representa o maior montante investido na história da Instituição. Os projetos estão voltados para infraestrutura, aquisição de equipamentos, material didático, novos veículos para assistência às atividades de ensino e gestão, adequação à acessibilidade, implantação de rede sem fio e reestruturação dos bacbones de dados dos campi. A construção do Campus de Artes Violeta Arraes, em Barbalha, com urbanização, será um dos grandes investimentos desse montante. No valor de R$ 3,6 milhões, será construído um prédio adaptado às condições necessárias para formação dos alunos nas áreas de Artes Visuais e também de Teatro. O Curso de Direito, no Campus São Miguel, em Crato, passará por uma ampla reforma e ampliação, com investimentos de R$ 1,5 milhão. Mais R$ 3,6 milhões serão investidos no projeto de construção de infraestrutura predial dos cursos e departamentos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, que inclui os cursos de Enfermagem, Educação Física e Ciências Biológicas. O Ginásio Poliesportivo da URCA, obra em execução e com cerca de 50% da coberta finalizada, também teve acréscimo para sua finalização neste orçamento liberado pelo Governo do Estado.

Retomada do Campus Multiinstitucional de Iguatu

Próximo dia 13 estará sendo retomada a obra do Campus Multiinstitucional de Iguatu. Com cerca de 60% das obras concluídas, a Unidade Descentralizada terá investimentos de R$ 1.280, 973, 019 em aquisição de equipamentos, acervo e material didático. O projeto do Governo Estadual ainda contempla a reforma da rede elétrica dos campi do Crajubar, Pimenta II, compra de mobiliários, equipamentos didáticos para os cursos de graduação, pós-graduação e recursos acadêmicos e administrativos, além da construção de totens para sinalização dos geossítios, do projeto Geopark Araripe. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, destaca todo o critério da Universidade, na escolha dos projetos que venham atender as necessidades da Instituição. Ela ressalta que todos eles obedecem a um cronograma de trabalhos, além de citar outros investimentos que já vêm sendo feitos na URCA, por meio de parcerias, a exemplo do da ampliação do Herbário e construção do Biotério. O recurso para esse projeto é de R$ 1 milhão, valor publicado em edital do Governo Federal, com contrapartida do Estado de R$ 500 mil. O PARFOR é outro importante projeto desenvolvido pela Instituição, com investimentos de R$ 587.847, 61, do Governo Federal. A licitação da segunda etapa da obra a Residência Universitária deverá estar saindo em breve, no valor de R$ 89.484,010. Aprovado no ano passado, a conclusão deverá acontecer ainda nesse segundo semestre. 
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, o desenvolvimento do Estado passa pelo fortalecimento das universidades. “Os investimentos realizados pelo governo estadual contribuem para o contínuo aperfeiçoamento das nossas universidades e refletem a preocupação do governo com o desenvolvimento do Ceará”. De 2008 a 2011 os investimentos nas estaduais somaram cerca de R$ 90 milhões, em infraestrutura, custeio e manutenção. Além da URCA, recebem investimentos a Universidade Estadual do Ceará (UECE), de R$ 25 milhões, e a Universidade Vale do Acarau (UVA), no valor de R$ 15 milhões.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

CRATO - Perdoa-Me Por Me Traíres no SESC Crato‏


Fonte: SESC

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31