xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/08/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 agosto 2012

Tudofel: Rebelde com causa

Tudofel: Rebelde com causa: O ano de 1982 avançava apressado para o seu fim. Tinha 16 anos e aquela inquietude existencial comum a tal idade. Estava insatisfeito com...

Álbuns de figurinhas - Por: Emerson Monteiro

Aqui me observo, outra vez, a percorrer florestas de memórias à cata das lembranças da meninice, de sonhos e saudades, gosto em que a gente que escreve insiste, a transformar momentos anteriores em letras e histórias. E recordo ali na segunda metade dos anos 50 quando publicaram álbuns de figurinhas das cenas de sucessos cinematográficos, mania das crianças que acompanharam os lançamentos dessas superproduções, quais Marcelino, pão e vinho, Os dez mandamentos e Ben-Hur, títulos que preservo nas malhas dessas recordações.  

Tais películas demoraram chegar, primeiro, avisadas pelos jornais do Sul e de Fortaleza, e pelos cartazes afixados nas antessalas dos cinemas e pelas revistas de maior circulação, naquele tempo, O Cruzeiro e Manchete. Custaram meses, talvez mais de ano, para serem exibidas no Cariri.

Antes mesmo dos filmes virem às telas, as livrarias e bancas já vendiam os álbuns e passavam a fornecer os envelopes correspondentes, em geral com três figurinhas cada um, a corresponder aos quadros distribuídos nas páginas. A garotada vibrava para preencher os claros, havendo procura de multidões às remessas, que vinham e logo sumiam, diante da ansiosa freguesia. Serviam de mídia aos lançamentos dos filmes e dominavam o mercado das massas.

Depois de esgotadas, as figurinhas viravam moeda de troca nas mãos dos aficionados, o que alimentava um comércio paralelo nos aglomerados das praças e entradas das salas de projeção. Algumas dessas estampas, devido à raridade, em alguns casos, atingiam preços acima do normal, face ao desejo de se completar os álbuns, por vezes sob a participação dos próprios pais dos meninos, porquanto a predileção não raro sensibilizava mais outras faixas etárias.

Lembro bem das emoções de haver, nessa época, pegado um ônibus e me deslocado, na companhia de Luciano de Souza, rapaz que trabalhava com meus pais, à busca de saquinhos das figuras do filme Ben-Hur, sucesso de bilheteria de 1959, do diretor Cecil B. de Mille, e que, em 1956, dirigira Os dez mandamentos, ambos de amplo sucesso no mundo inteiro. 

Assim, em toda fase existem os interesses das crianças, ilustrando seus dias através dos pequenos mimos, prazeres inestimáveis e fugidios que nutrem de satisfação o maravilhoso período da infância.  

Tudofel: A lição das pedrinhas

Tudofel: A lição das pedrinhas: Em 1982, com dezesseis anos de idade, era um dos coordenadores do Movimento de Juventude do Crato, o MOJUCRA, órgão da Pastoral de Ju...

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS.

Chico Soares foi um dos cratenses mais autentico, não tenho duvidas. Bem humorado, alegre, bonachão. Deixou um legado de exemplos, de amizades e estima de fazer invejar a qualquer um. Eu tive a honra de conviver com o Chico  nos seus últimos momentos. Mas, a preciosidade  que peço permissão para contar, trata de uma campanha politica eleitoral, na década de 60 do seculo passado, na qual o senhor José Tinindo era candidato a deputado estadual pelo PTB.

Num comício na Praça Siqueira Campos o candidato fazia um discurso acalorado, e, em dado momento disse: Eu estou a um passo da Assembleia Legislativo do Ceará! Do seu lugar, Chico Soares respondeu a todo pulmão: a 600 quilômetros mesmo! 



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30