xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 julho 2012

Colagem recente - Por: Emerson Monteiro


Som do motor da geladeira revira o silêncio olímpico da manhã. As telas dos equipamentos andam frias, só cheias de filmes antigos elaborados nas intenções financeiras, filão que requentado aos tempos dos balcões de bar. Enquanto isto, noticiosos promovem velhos temas de perseguir os bandidos de menor poder ofensivo durante as ações dos magnatas de colarinho branco, fantasmas impunes em seus iates e helicópteros espalhados nos gabinetes de tribunais da impunidade. 

Tiros em profusão invadem as ruas das grandes cidades e guerras perdidas pelo poder da destruição em massa, coisa vulgar, fora de moda, ainda aparecem nos cantos de páginas. Gente bonita e suas caras enegrecidas pela fama falida, outros tipos de desespero avassalador. O clima que muda em transformações provenientes da sanha devastadora às matas e agressões aceleradas de ganhos fáceis para encher de fantasia a sujeita os mares bravios da técnica. Raça humana derradeira, feras em forma de gente. Lobos e cordeiros convivendo nas mesmas matas desse tempo acetinado pelas festas artificiais dos chefões das máfias. Longas filas engarrafadas. 

Porre generalizado nas praias da obesidade impune, lentos blocos de gelo que deslizam dos polos e animais extintos que viraram pedras nos filmes do mau gosto. Histeria devassa, esconderijos inexistentes e busca incessante de luz. Estádios cheios da violência nos esportes, retratos grosseiros do presente assustador. Há lugar menos estressante na alma. Esperanças vivas nas palavras, resistentes filósofos que superaram os guetos das cabeças fechadas. Fortes indícios de mudança no sentir dos limites vencidos, desencantos e vaidades abandonadas, largadas nos cestos de lixo das vésperas. Portas que abrem universos existenciais depois dos dramas e comédias inúteis. Tetos da amizade, cantinhos aconchegantes de saúde, boa alimentação e gosto pelas ações verdadeiras, bens simbólicos geniais. Fugir do falso e reconstruir desejos do amor verdadeiro sob as cobertas aquecidas de novas e honestas liberdades. As cores fortes e claras do amarelo, azul, laranja; toques de branco nas nuvens que passam nos céus das manhãs incontidas. 

O sorriso animado das crianças. Praias limpas, alvas e abertas do infinito das horas em eterno movimento. As flores perfumadas, verdes florestas de rios correndo com água limpa. Pousos de paz e claros indícios de novidades justas aos corações em vibração positiva. Sentir o calor do sol na própria carne, independente dos critérios impostos pela mídia insana. Animação e arte de saber domar a tempestade e conduzir o barco a rumo certo, única solução desse enigma imortal que somos nós. 

Emerson Monteiro

Documentos ACHADOS


O Repórter Wilson Bernardo esteve nesta tarde na agência Bradesco da Praça Siqueira Campos, em crato e encontrou o cartão e a chave de segurança do Sr. PEDRO PEDRO FERNANDES DE ALENCAR. Quem o conhecer, por favor entrar em contato através do telefone 8129.1571 falar com Wilson Bernardo.

Recebido via facebook

CRATO - CRIME AMBIENTAL NO RIO BATATEIRAS, DENTRO DO PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO FUNDÃO - Por Ed.Alencar




Vândalos estão fazendo barramento no Rio Batateiras, para pesca predatória dentro da Reserva Ecológica do Sítio Fundão.  Com os desvios das águas nas nascentes e a comercialização da mesma  neste período de seca, o rio batareiras chega a secar. Mesmo que exista um pequeno véio d’ água, os vândalos que continuam invadindo a reserva para banho, uso de drogas e bebidas, aproveitam para fechar o rio e pescarem os últimos peixinhos, a fim de fazerem o “tira-gosto” com a cachaça. 

Registra-se também, até o uso de rede de arrasto. E se levarem para casa as piabinhas, dão para os gatos. Este crime, afeta todo ecossistema do rio, destruindo assim, toda a cadeia alimentar dos animais que dependem dele. Graças à ação voluntaria dos agentes do IBDVAMA-Instituto Brasileiro de Defesa e vida dos Animais e Meio Ambiente, muito tem contribuído para a diminuição das ações dos vândalos dentro da reserva, quando por lá podem visitar.

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Marina Silva brilha na abertura das Olimpíadas –– por Armando Rafael




    Confesso que fiquei gratificado ao ver na televisão a ambientalista brasileira e ex-senadora,  Marina Silva, homenageada nesta sexta-feira, durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Marina carregou a bandeira olímpica ao lado do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki Moon, do maestro Daniel Baremboin e de pessoas ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz.

      Naquele momento, ela foi vista por metade da população do planeta Terra e teve longos minutos de glória, enquanto – na mesma solenidade –  a presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, usufruiu apenas de efêmeros segundos sob o foco da televisão.

       Como bem noticiou a mídia, se na ala VIP Dilma Rousseff, ao lado da filha,  teve de ficar de pé para aplaudir os atletas entrando no estádio, e foi mostrada por apenas alguns segundos, Marina Silva ganhou os holofotes mundiais por vários minutos, sendo aplaudida no estádio e  em todas as cidades, vilas e sítios da Terra, enquanto desfilava com a bandeira. 

        Verdade que Marina Silva  militou, durante alguns anos,  no PT. Mas vendo que o núcleo dirigente daquela agremiação partidária visava unicamente a manutenção pura e simples do poder – ainda que tendo para isso utilizado métodos escusos como  o maior escândalo da história política do Brasil– o mensalão, Marina pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente. Alegou falta de apoio e sustentação à agenda que defendia. Retornou ao Senado, deixando o PT e filiando-se ao PV. Em 2010 ela concorreu à presidência da República e com pouca estrutura ainda teve cerca de 20% dos votos – algo em torno de 20 milhões de votos –, ou seja, o número da população de importantes nações do globo.

         Afastada momentaneamente da política,  Marina Silva se consolidou como grande defensora do meio ambiente. Ela foi uma menina paupérrima nos seringais do Estado do Acre. Mas estudou. É historiadora e  pedagoga por formação. Foi ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, no governo Lula. Por seu trabalho, Marina Silva foi condecorada seguidas vezes, como em 2008, quando recebeu o Eco & Peace Global Award durante a conferência ECO 2008. Já foi apontada entre as pessoas mais influentes do Brasil por diversas publicações nacionais e internacionais.

           Ontem, na abertura das Olimpíadas de Londres 2012, Marina Silva teve o reconhecimento do mundo inteiro. São as voltas que o mundo dá...

PT de Missão velha responde ao artigo da jornalista Claudia Vidal


Resposta PT Missão Velha‏

"O Partido dos Trabalhadores de Missão Velha vem através deste encaminhar em anexo resposta a matéria veiculada neste blog no último dia 23 de julho: PSB entra com pedido de impugnação contra candidato a prefeito do PT em Missão Velha‏ inscrita pela excelente jornalista da capital a senhora Claudia Vidal. Enviamos ainda a nota enviada pelo PT Nacional sobre a questão da aliança tão questionada pela senhora Claudia Vidal."

Clique para Ampliar:




Desde já agradecemos a oportunidade.
Atenciosamente,

Claudio Lacerda
Presidente do PT
Missão Velha

A matéria que deu origem a essa resposta encontra-se no link abaixo:
http://blogdocrato.blogspot.com.br/2012/07/psb-entra-com-pedido-de-impugnacao.html


CRATO - TRAIÇÃO DOS SENADORES‏ - Por: Jornalista Wilson Rodrigues


PARABENS AO CACÁ ARAÚJO PELO SEU ARTIGO NA PROVINCIA - “TRAIÇÃO DOS SENADORES”.
 
Achei bastante curioso e inteligente do ponto de vista de observação o artigo do teatrólogo Cacá Araujo publicado na pagina 81 da ultima edição do livro A PROVINCIA com o titulo “Traição dos Senadores Cearenses”.

“Quem diria... os senadores Inácio Arruda, José Pimentel e Eunicio Oliveira contra o Crato e o Cariri. Em Brasília, na reunião com Dilma e o ministro da educação, ao invés de defenderem critérios técnicos e visão ampla de desenvolvimento regional, eles preferiram se render aos encantos eleitorais de Juazeiro do Norte e à perseguição política, ferindo mortalmente a região ao desconhecerem as potencialidades do Crato e de outras cidades. Ressalte-se que Inácio é do PCdoB, Pimentel é do PT e Eunicio do PMDB, partidos que compõem a base cega do governo federal e ao desgoverno estadual, que é do PSB. O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana PT e o prefeito do Crato é do PSDB e talvez por isto se mate a charada: será que esta é a razão de que nada vem para o Crato?. E o povo? que votou em Dilma, Inácio, Pimentel, Eunicio e Cid?.

Concordo com o artigo do teatrólogo e cronista. Quem quiser saber das respostas e tirar duvidas de tudo que foi escrito por Cacá, pergunte ao Canal do Rio Grangeiro e a estrada de Santa Fé. O pior de tudo é que esta rapaziada continua aqui no Crato novamente pedindo a população para votar nos seus candidatos. É de doer no coração. Eu sei que cada senador tem 19 milhões de reais em emendas para fazer o que quiser, mandar pra onde ele quiser. Não lembro de emendas destinadas ao Crato pelos três senadores cearenses que ai estão. Elas podem até ter vindo, mas não é do meu conhecimento e gostaria que seus representantes aqui no município cratense nos apresentassem, documentalmente, a vinda desses recursos. E olha que o Crato nos últimos dois anos passou por problemas cruciais, como foi o caso do canal do rio grangeiro e ninguém por aqui apareceu.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Flagrantes do Crato 2 - Ed Alencar


Este é o jumento turista. Tem passeado por diversas avenidas do Crato. Ele corre dois perigos: Um de ser atropelado, e o outro de ser recolhido, pois está bem próximo do zoonoses.  ( Desfilando na av. Dom Francisco próximo da rodoviária ).





Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Flagrantes do Crato - Carroça sobre a calçada. - Por: Ed Alencar


Fatos pitorescos da vida cotidiana do Cratense:



Em tempo: Onde está o DEMUTRAN ?
Fotos: Ed Alencar
www.blogdocrato.com

HISTÓRIAS DA VIDA. O MORTO VIVO. - Por Ed.Alencar


Na noite de finados de 2011, no cemitério do Crato, após minha visita ao tumulo de meus entes queridos, resolvi andar e observar outros jazigos, um tumulo me chamou atenção. Diante de mim, estava um tumulo novo, muito bem feito, tinha uma cruz com datas e nome da pessoa supostamente ali sepultada. O curioso, era que, não havia uma só vela, um só ramo de flores sobre a lápide e a pessoa com o nome cravado na cruz, eu o conhecia e sabia que ele estava VIVO!! Mesmo surpreso, na cruz tinha um detalhe que poucos observavam, foi ai que eu resolvi fazer uma “PEGADINHA”. As pessoas que passavam junto ao tumulo, eu perguntava o que achavam daquela falta de amor com o falecido, sem velas e sem rosas. Todos ficavam horrorizados com a falta de respeito, falaram um monte de coisas ate cairem na real quando eu perguntei: Será que não falta nada na cruz?? Só depois de observarem melhor, percebiam que na cruz faltava a data do “FALECIMENTO”.
Aquele tumulo pertencia ao Sr. Antônio Alves de Morais, um amigo conhecido como: “Antônio da bica”, um comerciante muito querido e bem relacionado no bairro do seminário onde residia. Ele tinha se preparado para sua morte, alem do tumulo, tinha também seu plano funerário. Um dia lhe falei da pegadinha e ele deu risadas e lhe convidei para fazermos outra ao vivo e ele topou. O tempo foi passando e seu estado de saúde se agravando..e Deus lhe chamou para inaugurar sua obra. Assim ficamos em divida um com o outro, e hoje, estou contando essa nossa história do morto vivo, que no dia 14 de abril de 2012, morreu de verdade, coincidindo com o mesmo dia 14 em que nasceu. Assim ele completou o que faltava na sua cruz! Seu Antônio da bica faleceu aos 73 anos, foi casada com Dª Francisca Morais e tiveram cinco filhos. Que descanse em paz meu amigo. 

Por: Ed Alencar
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

CRONIQUETA - POSTADO POR ANTONIO MORAIS

"O nosso coração é um mistério: às vezes, tem sentimentos de revolta e vingança e, às vezes, de profunda misericórdia e bondade. Diz a sabedoria popular que "odiar alguem é como queimar a própria casa para livrar-se de um rato, é se sujar por pouca coisa".
"Enquanto tantos dedicam-se a espalhar o ódio, a morte, o pessimismo, etc, é necessário que alguém espalhe a esperança, o amor, a paz, o desejo de viver. E você pode fazer isto, não é mesmo? Não se cale diante do que é belo! E, ainda, dê seu apoio a tudo o que contribui para tornar melhor este nosso mundo".


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30