xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 julho 2012

Você sabia que o Brasil tem os maiores juros de Cartão de Crédito da América Latina com 323% ?



Você sabia que o Brasil tem os maiores juros de Cartão de Crédito da América Latina com 323 % de juros ? Em segundo lugar, lá longe, é que vem o Peru, com 55%. Ainda querem que eu elogie o Brasil atual...( Fonte: Agência Brasil ).




Brasil tem os maiores juros de Cartão de Crédito da América Latina



323 % de juros. Em segundo lugar, vem o Peru, com 55%

Brasil  - Os juros cobrados no cartão de crédito no Brasil são os maiores da América Latina, de acordo com levantamento divulgado hoje (17) pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste). Por ano, o brasileiro, que efetua parte do pagamento da fatura, paga uma taxa média de 323,14%, quase seis vezes maior em comparação ao segundo colocado da lista - no caso o Peru, onde a taxa média anual é 55%. Foram pesquisadas as taxas de juros nas operações de cartão de crédito de sete países da região. O terceiro colocado no ranking é o Chile com 54,24%, seguido pela Argentina (50%), pelo México (33,8%) e pela Venezuela (33%). Colômbia, por sua vez, apresentou a menor taxa, com 29,23%. Foram analisados, durante o mês de junho, treze bancos e financeiras em sete países da América Latina.

Segundo Renata de Almeida, analista da associação, os indicadores econômicos dos países investigados não justificam a discrepância entre as taxas. “As diferenças econômicas não são significativas. Com isso, a gente vê que realmente as taxas aplicadas são exageradas”, avalia. Para a ProTeste, os juros dos cartões de crédito deveriam seguir a trajetória da Selic, taxa básica de juros da economia, que caiu de 11% para 8,5% ao ano, de janeiro a junho. No mesmo período, em contrapartida, os juros cobrados pelos bancos cresceram de 237,9% para 323,14%. De acordo com a associação, a justificativa dos bancos brasileiros para o alto percentual é a inadimplência do consumidor.

A analista, no entanto, avalia que os juros “exorbitantes” são que agravam a inadimplência. “Nós aconselhamos ao consumidor que nunca pague o mínimo [da fatura do cartão de crédito] e, caso isso já tenha acontecido, que ele faça um empréstimo com banco para quitar essa dívida, porque os juros serão menores que os juros rotativos do cartão de crédito”, sugere a analista.
Renata Almeida criticou a falta de transparência dos bancos no fornecimento dos dados sobre as taxas. “Com a briga dos bancos pela redução dos juros, eles não informam com facilidade a taxa cobrada nos cartões de crédito. Muitas vezes, você só conhece a taxa real quando recebe a primeira fatura do cartão”, destacou. Segundo ela, os bancos e financeiras são obrigados a fornecer previamente esse tipo de informação.

Agência Brasil

SESC Crato oferece: Música ao Por do Sol - Hoje



Hoje...

CRONIQUETA - POR ANTONIO MORAIS

Setembro de 1969. Campo do Pimenta. Shel e Satelite  disputavam o título de campeão cratense de futebol. O arbitro da partida, Anildo  Batista do Nascimento era também vereador e postulante a reeleição nas eleições de Outubro. A partida transcorria normalmente quando Cibito, atleta do Shel deu um contra vapor em Chico Curto que depois de subir uns dois metros caiu de titela no chão.
A época não existia a figura  do cartão amarelo ou vermelho, o arbitro simplesmente gesticulava mandando o jogador se retirar do campo no caso de uma expulsão. 
Depois da queda e da falta marcada Cibito ainda  chutou a bola que foi parar nas imediações do cemitério. O arbitro  gesticulou, fez sinais  de que o Cibito  se retirasse de campo. Pangaré, capitão do Shel, tomou chegada do arbitro e disse: muito bonito Anildo, você foi ontem na concentração, comunicou que era candidato a vereador, nós assumimos o compromisso de ajudar e, agora,  por conta de uma besteira dessa você  expulsa nossa melhor jogador?
Anildo pensou um pouco e lascou: Quem lhe disse que eu o expulsei? Eu estou mandando ele ir buscar o bola! Quando Chico Curto voltou a vida a partida  continuou. O Satelite foi campeão e Anildo reeleito vereador para mais um mandato.

Dedicado ao amigo Nonato Paraíba, testemunha do fato.

Obama decreta 6 dias de luto nos EUA após ataque no Colorado


O presidente americano, Barack Obama, decretou seis dias de luto oficial nos Estados Unidos após o ataque durante a exibição do filme Batman -O Cavaleiro das Trevas Ressurge- em um cinema na periferia de Denver (Colorado).

Mais cedo, Obama se pronunciou sobre o ataque, que qualificou de um ato "cruel e sem sentido". "Faremos tudo o que for possível para levar o responsável desse terrível ataque à Justiça", disse ele. "Talvez nunca possamos entender o que leva uma pessoa a tirar a vida de outra, é algo sem sentido, cruel. Mas se podemos aprender algo dessa tragédia é que a vida é muito frágil. E o que interessa, no final do dia, não são as coisas triviais, que normalmente nos consomem, mas é como tratamos e amamos o próximo. É por isso que estamos aqui", afirmou o presidente, que pediu alguns momentos de silêncio em homenagem às vítimas.

"Muitos aqui, também pais, devem ter tido a mesma reação que eu quando ouvi a noticia. Minhas filhas também vão ao cinema, como tantas de nossas crianças. Eu e Michelle vamos abraçá-las com mais emoção nesta noite. Outros pais não terão a mesma sorte. Mas eles devem saber que estaremos ao lado deles, dando apoio".

ATIRADOR
 
De acordo com a polícia local, o suspeito --identificado como James Holmes, 24-- não tem histórico criminal além de uma multa por velocidade. No momento do ataque, ele estava todo vestido de preto e usava colete a prova de balas. "Estamos confiantes que ele agiu sozinho, mas faremos uma investigação para termos absoluta certeza disso", disse à imprensa o chefe de polícia de Aurora Dan Oates. De acordo com Oates, 71 pessoas foram atingidas-- 12 morreram e 59 ficaram feridas, algumas delas em estado crítico. A policia encontrou três armas no carro do suspeito e uma no cinema. Não foi possível saber de imediato quantos tiros foram dados pelo atirador. As vítimas foram levadas a seis hospitais da região, e ao menos 200 pessoas que estavam no cinema durante o ataque serão interrogadas.

"Não especularemos sobre o motivo do suspeito para o ataque, não é algo que discutiremos agora. Da primeira ligação até o local foi um minuto, um minuto e meio. A resposta foi rápida, e ficaremos no local por um bom tempo analisando a cena do crime", disse Oates. Ainda segundo o chefe de polícia, o shopping onde fica o cinema permanecerá fechado hoje.

ATAQUE
O ataque teve início durante uma cena de tiroteio do filme, o que aumentou a confusão e o pânico geral, de acordo com testemunhas entrevistadas pela imprensa.

Folha Online

Nova cadeia do Crato é matéria de hoje no jornal Diário do Nordeste


NE - A propaganda é tão grande, que tem bandido querendo se mudar pra lá...

A unidade foi inaugurada ontem e conta com 12 celas coletivas masculinas, duas celas coletivas femininas, áreas de solário e pátio livre

Crato. O fortalecimento da segurança pública na região do Cariri ainda é um anseio recorrente da população. Tentando minimizar a demanda, o Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), inaugurou ontem a sede da Cadeia Pública do Crato. A solenidade contou com a presença de autoridades judiciais e de segurança, entre elas a titular da pasta, Mariana Lobo. A unidade tem capacidade para abrigar 178 internos provisórios do regime fechado e 36 do semiaberto, entre homens e mulheres que serão engajados em projetos de ressocialização. A obra atende a uma reivindicação antiga da população cratense. Custou R$ 3,5 milhões.

Atualmente, 17.078 presos ocupam vagas no sistema prisional do Ceará. O Estado é o 8º no ranking nacional com maior número de presos. O Cariri tem 10% da população carcerária. O que equivale a 1.498 internos. Ao todo, na região, são 28 comarcas e 30 estabelecimentos prisionais, divididos em cadeias públicas, penitenciaria e colônia. Em Juazeiro do Norte, está instalada a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc). Mas, essa estrutura não atende as necessidades do setor. A maioria das unidades estão superlotadas. A antiga Cadeia Pública do Crato, por exemplo, está sucateada, não dispõe de infraestrutura e funciona precariamente. A falta de politicas públicas eficazes para o combate à criminalização no Estado e a ausência de recursos humanos suficientes para promover segurança de qualidade são os principais gargalos dos setores judicial e penal.

De acordo com o coordenador do sistema prisional no Estado, Bento Laurindo, o motivo da superlotação nas unidades prisionais é a carência de base familiar que, aliada ao desajuste social, provoca a violência. "Para os delitos pequenos, existem outras formas de punir sem levar o cidadão para a prisão. Outra medida é a ressocialização dos detentos. É preciso fortalecer os laços familiares, investir no social para que tenhamos menos violência", revela. A expectativa é que o Governo do Estado execute a construção de outra Cadeia Pública em Juazeiro do Norte, que possa substituir a já existente, inaugurada em 1976. Ainda está sendo analisada a viabilização de recursos destinados às construções das Cadeiras Públicas de Brejo Santo, Nova Olinda e Mauriti.

Até o final deste ano, está prevista a inauguração da unidade de Jati. Para o coordenador regional do sistema penal, Wanderson Pereira, o equipamento irá auxiliar as medidas de contenção da superlotação nas unidades prisionais.

"Entendemos que essa nova Cadeia Pública representa uma conquista para a população, pois vem desafogar as celas das delegacias e das outras unidades, que estão superlotadas", afirma. Hoje, no Crato, existem 108 detentos que ocupam as dez celas da antiga cadeia. A expectativa é que, nos próximos 30 dias, eles sejam transferidos após uma triagem para a nova unidade prisional, que conta com espaços para vivencias, solário, celas coletivas e de isolamento.

Mais informações:

Cadeia Pública do Crato
Rua Orestes Costa, 1216
Bairro Barro Branco
Região do Cariri

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

MP disciplina propaganda eleitoral em Juazeiro do Norte



O Ministério Público do Estado do Ceará, através da promotora de Justiça da 28ª Zona Eleitoral Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, celebrou no dia 13, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os representantes das coligações partidárias. O TAC propõe que todos se comprometam em “laborar” pela regularidade da veiculação de propagandas eleitorais, em especial, as que se utilizam de instrumentos sonoros.

Segundo o entendimento firmado, no período da romaria, de 9 a 15 setembro, não será veiculada propaganda em carros de som em locais de visitação, assim como não serão realizadas carreatas e passeatas nestes locais, excluindo-se, também, batucadas e charangas. Em caso de descumprimento das obrigações assumidas, os veículos poderão ser apreendidos pelo prazo de três dias e, no caso de reincidência, a suspensão será dobrada. Também poderá impor na aplicação de medidas administrativas e judiciais, de natureza cível e penal, previstas em lei.

Os representantes partidários se comprometeram ainda que os comícios serão realizados entre as 8h e 24h e que a aparelhagem de sonorização fixa e trio elétrico só serão utilizados em comícios.

O Povo

IX Festival Música na Ibiapaba tem início neste sábado [21]



Os acordes musicais irão subir a serra cearense a partir deste sábado [21], com o início do IX Festival Música na Ibiapaba, que reiunirá centenas de jovens aprendizes e professores renomados na cidade de Viçosa do Ceará.

Neste ano, o Festival acontece de 21 a 28 de julho e tem o compromisso de desenvolver jovens talentos e expandir o cenário musical cearense. Sete icoenses estarão presentes no evento cultural. Viçosa do Ceará, mais uma vez, será palco do festival que, com o apoio do Governo do Estado, tem o objetivo de acolher profissionais, educadores e estudantes de música e o público geral num evento que abre espaço para a música popular brasileira.

Professores, instrutores e maestros de todo Brasil, especialistas em diversas áreas da música, foram convidados a ministrar as oficinas dos seis núcleos pedagógicos: Musicalização, Vocal, Instrumental, Estruturação e História, Didática Musical e Projetos Especiais. Nesse ano, dois convidados internacionais comporão o corpo docente: o produtor e pianista americano Adam Faulk, que já realizou trabalhos com nomes como Billy Paul, Terrence Howard, MC Lyte, entre outros e esteve nos palcos de cidades como Munique, Paris e Tóquio e o maestro uruguaio Pablo Trindade Roballo, diretor artístico do grupo Expresso 25 em Porto Alegre, desde outubro de 1996, e do grupo vocal “Sem Contraindicação” desde 2003.

As oficinas servirão como base para aguçar a criatividade, descobrir talentos e criar novas formações musicais como corais, orquestras, bandas e grupos de música instrumental. Essa edição beneficiará cerca de 1.000 inscritos em 58 oficinas, divididas em 78 turmas. As grandes atrações são as novas oficinas de Percussão Corporal e Musicalidade Instintiva, Introdução a Musicoterapia, Arranjo, Harmonia e Improvisação para Violão, Didática e Repertório Coral Adulto, Regência Coral, Regência de Corais e Grupos Vocais, Atividades Lúdicas: Brincadeiras Musicais e os projetos “Mel: música e literatura na infância” e “Música e literatura – Um abraço harmonioso”.

PROGRAMAÇÃO - Além das oficinas, os participantes e o público em geral poderão vivenciar a música através da diversificada programação artística. Esta edição trará apresentação inédita do trio Adam Faulk, César Machado e Miquéias dos Santos e espetáculo especial da Orquestra Sinfônica da UECE [OSUECE]. Formada por aproximadamente 50 músicos regidos pelo maestro Alfredo Barros, a OSUECE se destaca por executar, dentre as composições nacionais e clássicas, peças de cearenses, estudantes do Bacharelado em Composição da UECE.

O violonista e clarinetista paulistas Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro apresentam o novo álbum “Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro Gravado ao Vivo na Bimhuis – Amsterdã”, o segundo da dupla, gravado após apresentação impecável na Holanda. O álbum conta com músicas inéditas de autoria do Duo, músicas do antigo CD e interpretações de grandes gênios da música brasileira, como Sivuca, Luperce Miranda, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth, entre outros.

AULAS-SHOW - O Festival Música na Ibiapaba também promove aulas shows. Elas acontecem no auditório do Patronato, sempre às 18h e são abertas a todos os participantes do Festival. No dia 23, Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro são os responsáveis pela primeira aula. No dia 26 o sanfoneiro Waldonys mostra o que sabe para os alunos e públicos presentes no Patronato.
* Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do IACC e Secult ( Via Yuri Guedes ).

Governo reduz em R$ 13,3 bilhões estimativa de arrecadação de impostos para 2012


O Ministério do Planejamento divulgou, nesta sexta-feira [20] um relatório que diminuiu em R$ 13,3 bilhões a previsão de arrecadação da Receita Federal, para 2012, de R$ 890 bilhões para R$ 876,7 bilhões. A queda tem como causa o desaquecimento da economia e as desonerações de impostos.

Segundo as informações da União, o impacto nos cofres federais só não será maior em razão da Previdência Social e de receitas que não estão diretamente relacionadas ao comportamento da economia, como dividendos das estatais.

DADOS - Os números constam do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas, apresentado a cada dois meses pelo ministério com previsões sobre a economia e o Orçamento. Esta é a segunda vez seguida em que a estimativa de arrecadação é reduzida. No relatório anterior, a projeção havia sido reduzida em R$ 10 bilhões.

Em contrapartida, o governo reajustou as projeções de recursos de outras fontes. A equipe econômica aumentou em R$ 3 bilhões a estimativa de arrecadação líquida da Previdência Social, por causa da formalização do mercado de trabalho, e em R$ 6,236 bilhões a projeção para as receitas atípicas [não administradas pela Receita e sem relação direta com o comportamento da economia].

A elevação das receitas não administradas pela Receita foi provocada por diversos fatores. A equipe econômica elevou em R$ 3 bilhões – de R$ 23,5 bilhões para R$ 26,5 bilhões – a previsão de pagamento de parte dos lucros das estatais para o Tesouro Nacional. Além disso, o governo reajustou em R$ 4,2 bilhões a estimativa de outras receitas atípicas, como cota-parte de compensações financeiras e salário educação.

Mesmo com a redução das receitas previstas, o governo não aumentou o volume de recursos contingenciados [bloqueados] para cumprir a meta de superávit primário [economia de recursos para pagar os juros da dívida pública]. O montante do Orçamento Geral da União bloqueado foi mantido em R$ 55,073 bilhões.

Agência Brasil

BC lança novas notas de R$ 10 e R$ 20


O Banco Central [BC] vai lançar na próxima segunda-feira [23] as cédulas de R$ 10 e R$ 20 da segunda família do real. Em dezembro de 2010, o BC já havia lançado as cédulas de R$ 50 e R$ 100, da segunda família. 
Na época, a instituição informou que o lançamento era necessário para dar às cédulas recursos gráficos e elementos antifalsificação mais modernos. As notas de R$ 2 e R$ 5 serão lançadas em 2013, ainda sem data definida.
De acordo com o BC, a segunda geração de cédulas do real terá circulação simultânea com as cédulas antigas, que serão substituídas à medida do envelhecimento natural das notas.
 
* Com informações da Agência Brasil
Via Yuri Guedes


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30