xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 julho 2012

Novo medicamento para Alzheimer com resultados nunca vistos


NE - Para quem não viu essa matéria, de uma das doenças que mais afeta apopulação idosa, trago-a novamente. Atrofia cerebral em doentes com Alzheimer.

Um estudo, publicado online esta semana no «The Journal of Neuroinflammation», pode significar um avanço muito importante no tratamento de uma doença que afecta cada vez mais pessoas. O estudo foca-se nos resultados obtidos num paciente de Alzheimer, com 81 anos, que mostrou progressos significativos e quasi imediatos após lhe ter sido administrado um tratamento revolucionário.
O factor de necrose tumoral alfa, TNF-α, é uma citocina cujo principal papel é a regulação das células imunes mas que está envolvida na apoptose (morte «programada») da célula e em inflamações, nomeadamente doenças inflamatórias articulares (DIA), como artrite reumatóide, artrite psoriática ou espondilite anquilosante. O TNF é um componente crítico do sistema imune cerebral que regula a transmissão de impulsos neuronais. Os autores do estudo consideraram que os elevados níveis de TNF-α presentes no líquido encefalorraquidiano (líquido cerebro-espinal) de doentes com Alzheimer interferiria com esta regulação e trataram o doente com um antagonista (que suprime a acção) do TNF.
No estudo, realizado por Edward Tobinick, director do Institute for Neurological Research e professor na UCLA, e Hyman Gross, do Departamento de Neurologia da Universidade da Califórnia do Sul em Los Angeles, o antagonista do TNF utilizado foi um medicamento já aprovado no tratamento de doenças imunes, o ETANERCEPT, comercializado com o nome ENBREL, uma proteína de fusão recombinante constituída pelo receptor P75 do TNF-α, ligado a uma parte de uma proteína humana (a fracção FC da gG1). Os cientistas mediram o desempenho do paciente em testes cognitivos antes e depois de uma injecção de etanercept. Os resultados foram dramáticos: antes do tratamento o doente não se conseguia sequer lembrar do nome do médico que o estava a tratar, do ano em que estava ou do estado onde morava. 
Cerca de dez minutos após a injecção de ETANERCEPT, o doente não só estava mais calmo e mais atento como se lembrava que morava na Califórnia, sabia o dia da semana e do mês e demonstrou melhorias significativas em testes cognitivos. Numa entrevista logo após o exame, a esposa do paciente afirmou que os resultados pareciam «uma história de ficção científica» acrescentando que o marido «não era a mesma pessoa. Eu percebi que ele estava mais esclarecido, mais organizado. Quase caímos da cadeira quando vimos o que aconteceu». O filho do paciente comentou que a reacção do pai logo após a injecção foi «a coisa mais memorável que já vi».

O artigo foi acompanhado por um extenso comentário dos editores do jornal, Sue Grif­fi­n e Robert Mrak, pioneiros na área de neuro-inflamação. Griffin anuncia no comentário que a sua universidade, University of Arkansas for Medical Sciences (UAMS) em Little Rock, conduziu testes com o novo tratamento em pacientes com vários graus de Alzheimer e em todos houve «uma melhoria continuada e marcada» com «resultados dramáticos e nunca vistos». No entanto, como notam alguns especialistas britânicos inquiridos sobre o tratamento, é necessário mais investigação para se confirmar a generalidade do sucesso da terapia. Rebecca Wood, da Alzheimer Research Trust, afirmou à BBC que «a pesquisa é promissora e inovadora, mas está na fase inicial. É preciso desenvolver mais trabalhos na área para concluir que o etanercept pode funcionar no tratamento de Alzheimer. Precisamos de investigar se o medicamento é seguro e eficaz num número maior de pacientes, além de monitorizar os seus efeitos a longo prazo». Wood alerta ainda para o facto de ser preciso verificar se o efeito do medicamento pode de facto diminuir os sintomas da doença.

«Os cientistas precisam de verificar se os benefícios não foram consequências apenas de um efeito placebo, estabelecer se são temporários e se a doença de facto é DESACELERADA pelo medicamento». Neil Hunt, da Alzheimer Society, concorda com a necessidade de realizar mais estudos. «É crucial que mais pesquisas sejam desenvolvidas antes de se chegar a qualquer conclusão sobre o TNF-α e o desenvolvimento da doença de Alzheimer».
A mesma reacção foi manifestada pela empresa que produz o etanercept, a Amgen, (empresa de que Tobinick possui acções, como declarou no artigo). A Amgen comunicou que «de momento não existem dados científicos suficientes que suportem a utilização de um inibidor de TNF como forma de tratar a doença de Alzheimer. A Amgen continuará a rever os dados disponíveis acerca de uso de Enbrel® (etanercept) e outros anti-inflamatórios para o tratamento da doença de Alzheimer». A utilização de antagonistas de TNF no tratamento de váris doenças, como as doenças inflamatórias articulares e potencialmente Alzheimer, foi recentemente eleita como uma das 10 mais notícias de saúde em 2007 pela Harvard Health Letter. De igual forma, a Neurotechnology Industry Organization colocou no top10 das tendências em neurociências no ano de 2007 os novos alvos de tratamento revelados por neuroimunologia, em que se inclui o excesso de TNF. Também a Dana Alliance for Brain Initiatives, uma organização não lucrativa que integra 200 neurocientistas destacados, incluindo 10 prémios Nobel, escolheu este estudo para discussão no seu relatório de progresso na investigaçao do cerébro. 
Apesar de estes resultados serem de facto muito entusiasmantes, como notam os autores no artigo, nem todos os sintomas da doença são reversíveis, especialmente em estádios avançados em que há lesões extensas a nível cerebral.
Posted by Palmira F. da Silva at 13:02 
Labels: ciência, Medicina ( 2011 )

 Via Blog do Paim

Programação do Palco Sonoro da URCA na EXPOCRATO 2012


.

CRATO - Hoje tem Música ao Pôr-do-Sol



Fonte: SESC Crato.

Juazeiro sedia Congresso de Medicina


Juazeiro do Norte. O Cariri irá sediar em setembro o I Congresso Norte-Nordeste de Medicina na Interface com a Saúde Pública. O evento, que acontecerá de 28 a 30 de setembro, foi anunciado durante o lançamento dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde, neste Município, na última quarta-feira. A implantação dos cursos, que serão iniciados em agosto deste ano, aconteceu no Verdes Vales Hotel. A ação é uma parceria do Centro de Educação Lindaura Pinheiro (Celp) e a Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo.

Participaram do lançamento profissionais de saúde do Cariri e cidades da Paraíba, como Campina Grande e Cajazeiras, áreas mais próximas da região do Cariri onde estão implantados cursos na área da saúde, como Faculdades de Medicina. No Cariri, estão implantados dois cursos de Medicina, um particular e outro privado.O investimento na saúde pública vem se consolidando na Região do Cariri não apenas com a criação de mais cursos na área de pós -graduação, como o atendimento às urgências e emergências mantido pelo Hospital Regional FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
De acordo com a coordenadora do Celp, Lindaura Pinheiro, a proposta de implantação dos cursos vem possibilitar que profissionais da saúde possam ter acesso ao mestrado e doutorado na própria região, sem ter que deslocar para centros maiores. Além disso, colocar em prática a afetividade no campo educacional, com mais humanização no desempenho profissional, a exemplo da área médica.
Essas ofertas, de acordo com a coordenadora, foram avaliadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com conceito 4 e, segundo a Faculdade de Medicina do ABC, passarão por nova avaliação para obtenção da nota cinco. As inscrições dos candidatos começam em 15 dias. O processo de avaliação, a depender do número de inscritos, será curricular, mas os coordenadores garantem rigor no processo de escolha dos alunos. Serão destinadas 25 vagas para o mestrado e mais cinco para o doutorado. Os alunos poderão participar das aulas presenciais em Juazeiro do Norte. Segundo Lindaura Pinheiro, a exigência dos coordenadores, em São Paulo, é de que as aulas sejam ministradas em um hospital. A possibilidade inicial era de que fossem no Hospital Regional do Cariri (HRC), mas ainda está sendo negociada a proposta.
Segundo o professor da Faculdade de Medicina do ABC, Luiz Carlos de Abreu, da coordenação da Pós-Graduação da Faculdade, em São Paulo, a proposta é fazer no Cariri um campus avançado da instituição. Ele enfatiza o rigor das avaliações e diz que os alunos do centro, atualmente, têm acesso a 13 hospitais, para desenvolver os seus trabalhos. A coordenadora do mestrado, a geneticista Denise Maria Christofolini, destacou o histórico das novas ofertas desde a sua criação, dentro da necessidade de implantação para os alunos da própria faculdade, que concluíam a graduação na área da saúde. O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, da Faculdade de Medicina do ABC, começou em 1999, iniciando com o mestrado, com conceito três pela Capes. Segundo ela, o conceito quatro veio logo depois, com nova avaliação.
A médica destaca que as avaliações para o ingresso dos novos alunos da região, serão feitas de acordo com o número de inscritos. Se for o caso, será realizada um teste de proficiência em língua inglesa, pela Cultura Inglesa, para avaliação dos alunos.
Mais informações:
Centro Empresarial Lagoa Seca
Av. Ailton Gomes, 4.131
Lagoa Seca, sala 1/2
Juazeiro do Norte- Cariri
Telefone: (88) 3085.3250

Ronaldo Cunha Lima - Esse sim, era um Fenômeno de Inteligência


É com muito pesar que recebi a notícia  da morte do ex-governador da Paraíba, meu amigo Ronaldo Cunha Lima. Quando morei na cidade de Campina Grande, pelos idos de 1984 a 1987, o Ronaldo era o prefeito. Nunca vi cidade mais bem cuidada na minha vida. Ele é o símbolo do perfeito administrador público. Aos Domingos, cansei de ver o Ronaldo vestir uma camisa comum e ir para as ruas e bairros da periferia para plantar árvores junto à população, porque ele sempre acreditou na Ecologia como bem supremo da humanidade. Promovia mutirões com os próprios moradores. Nesses espaços, não existia a figura do prefeito, eram todos iguais, pessoas comuns, em busca de um futuro melhor. Eu poderia escrever laudas sobre o belo trabalho que Ronaldo fez em Campina Grande. Ele tinha a firme consciência de trazer aquela cidade para o mundo moderno. Lá não se via LIXO nas ruas. Os calçadões eram extremamente limpos e bem-conservados. Havia um sentimento de responsabilidade, de cuidar da cidade, de manter o asfalto sempre intacto, sem buracos, e ele, através de campanhas fez com que cada cidadão se responsabilizasse também pelo bem-estar da sua cidade.

Não bastasse o excelente homem público, Ronaldo Cunha Lima também foi uma das maiores inteligências nas letras do Estado da Paraíba. O maior conhecedor da vida e obra do poeta Augusto dos Anjos ( outro paraibano ). Sabia de cor e salteado TUDO que se relacionava ao Augusto, incluindo todos os seus poemas, que não só declamava de cor, mas dizia inclusive qual o número do verso, e da quadra a que o poema pertencia. Foi vencedor absoluto em um programa de televisão onde respondia sobre Augusto dos Anjos, nos anos 80.

Não bastasse isso, era uma pessoa simples. Lembro-me de ir à casa do Ronaldo, que ficava no bairro Alto Branco, em Campina Grande, um certo dia, e ficar espantado com o seu conhecimento. Fomos eu e a minha amiga cantora Cida Lobo. Ronaldo nos ajudou bastante, facilitando as coisas para diversos artistas que buscavam apoio do poder público. Ele, que era também um grande artista, sabia da necessidade e das dificuldades que passávamos. Grande mecenas, trabalhou o quanto pôde para preservar as raízes e a cultura da Paraíba e do Nordeste dando ênfase aos artistas populares.

Para mim, é tristeza saber da morte de um grande ser humano, mas ao mesmo tempo, ao rememorar os seus grandes feitos, alegra-me o coração, por tê-lo conhecido de perto e acompanhado este, que será sempre um ícone de inteligência e de Cultura para as futuras gerações do Brasil.

Dihelson Mendonça

Morte do poeta Ronaldo Cunha Lima entristece os paraibanos


Morreu o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, 76. O coração do poeta parou de bater às 09h15min deste sábado (7). Deu-se em UTI Domiciliar em seu apartamento, localizado no bairro de Tambaú (João Pessoa).

O senador Cássio Cunha Lima anunciou a morte do poeta em seu tuitter: "Os poetas não morrem! O poeta Ronaldo Cunha Lima, após uma vida digna, descansou". Por quase um ano, conviveu com um câncer detectado no dia 26 de julho de 2011. Intocáveis internações. Tornou público a doença assim que tomou conhecimento do resultado dos exames. Levou a doença à praça. Viveu a morte intensamente. Ronaldo teve uma profunda desilusão com a política em fevereiro de 2009, dia em que o Tribunal Superior Eleitoral tirou do cargo de governador do Estado o filho Cássio. Desde então, Ronaldo perdeu o encanto pela política. Evitava falar sobre o assunto sempre que aparecia em locais públicos.  Não encontrava prazer na política. Dizia sempre: “Já não há espaço para a boa política”. Resumia ao falar sobre o momento da cassação de Cássio.
Recuperou o ânimo quando viu Cássio assumir o mandato de senador da República. Ronaldo estava lá. Foi prestigiar a volta triunfal do filho. Foi a última aparição pública do poeta depois do câncer no pulmão. Passou o dia sedado após sofrer durante a madrugada desta sexta-feira (6). Ronaldo exerceu o mandato de senador e deputado federal, último de sua longa carreira política. Também foi prefeito de Campina Grande e vereador. Em meio a tantos homens de bens, foi-se um homem de bem.
 
Cássio confirma morte de Ronaldo: 'O Poeta, após uma vida digna, descansou'

No twitter, os internautas fazem manifestações de solidariedade e pessoas influentes também já prestam sua homenagem. A candidata a prefeita de Campina Grande, Daniela Ribeiro (PP) postou: 'Lamento a perda do ilustre campinense Ronaldo Cunha Lima e presto minhas condolências à toda família nesse momento de dor'. Já o prefeito Luciano Agra decretou luto oficial de três dias: 'A PMJP presta tributo a Ronaldo Cunha Lima decreta luto oficial por 3 dias' . O parlamentar Luís Couto twittou: 'Que Ronaldo tenha um bom lugar junto ao Pai Todo Poderoso. Minha solidariedade a toda família.'

"Perda irreparável do grande Amigo Poeta Ronaldo Cunha Lima. Meus mais sinceros sentimentos e saudades. Ele sempre viverá em nossos corações." Candidato a prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB) - "Palavras neste momento são pequenas. Um Poeta fala de sentimentos. Siga em Paz Ronaldo. Abraço forte @Cassiocl@RonaldinhoCLF e família." Candidato a vice prefeito de João Pessoa, Efraim Filho (DEM). 
"A morte é apenas uma passagem. O #PoetaRonaldo deixa um legado de inúmeros amigos. Tive a honra de assessora-lo na prefeitura e no governo. Ele foi o meu líder durante todos os meus mais de 20 anos de vida pública. Meus sentimentos a toda família em nome da guerreira#DonaGloria.", Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD.
Em Campina Grande, o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) também decretou luto oficial.  “Campina e a Paraíba lamentam a morte do poeta Ronaldo. Faço o registro de que a sua passagem entre nós foi marcada por intensas atitudes, como homem, como político, como administrador e homem da literatura. Ao fazer este registro, rogamos a Deus que o acolha em um bom recanto. Meus mais sinceros sentimentos a todos os seus familiares”, disse o Prefeito.
 
Marcone Ferreira
Site paraiba.com.br

COLETIVA COM PADRE ROBSON E CHEGADA DA IMAGEM DO DIVINO PAI ETERNO‏


VISITA DA IMAGEM DO DIVINO PAI ETERNO E DO PADRE ROBSON DE OLIVEIRA AO CRATO, EM GRANDE EVENTO NO MIRANDÃO
 
Coletiva com o Padre Robson de Oliveira, com sua chegada no Mirandão, será às 16h30.

CRATO - Pela primeira vez a imagem peregrina do Divino Pai Eterno estará no Cariri, na cidade de Crato. Às 16h30, o missionário, Padre Robson de Olivera, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), estará concedendo entrevista coletiva. Serão mais de 15 mil pessoas mobilizadas, dentro da programação das comemorações dos cem anos da Diocese do Crato.

A Diocese de Crato receberá no dia 8 de julho, domingo, a visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno. Ela será guiada pelo Missionário Redentorista, Pe. Robson de Oliveira, reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). A visita acontece em meio ao Triênio do centenário da Diocese que, em 2014, comemora os seus 100 anos.
A programação terá início a partir das 15h, com o Terço da Misericórdia e adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, às 17h30, Pe. Robson presidirá a celebração da Santa Missa, que será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. A expectativa do responsável pela acolhida, Pe. Francisco Edimilson Neves Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, é de que mais de 15 mil pessoas participem do evento. Esta 112º visita é a continuação de um trabalho evangelizador realizado, desde 2008, pelo reitor do Santuário Basílica de Trindade. A Imagem Peregrina percorreu, de janeiro de 2011 até junho de 2012, cerca de 250 mil quilômetros, equivalente a mais de seis voltas ao mundo. No total, o Ícone Sagrado foi acolhido por mais de dois milhões de devotos pelo país. Pe. Robson de Oliveira ressalta que "percorrer o Brasil com esse trabalho missionário é, antes de tudo, uma responsabilidade e um compromisso com Deus”. Segundo Pe. Francisco, é com muita alegria que a comunidade, em Crato, recebe o Ícone e também o Pe. Robson. O sacerdote afirma que, com as novenas diárias e as missas transmitidas pela televisão, nasceu a devoção ao Pai Eterno naquela região. "Através dos meios de comunicação, o povo de Crato aprendeu a ter fé. A devoção se espalhou pela zona rural e por todos os lugares. A devoção pelo Divino Pai Eterno popularizou".
Visitas da Imagem Peregrina
Na agenda de 2012 da Imagem Peregrina, estão confirmadas cerca de 30 visitas. O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP), São José (SC), Sacramento (MG), e Mossoró (RN). A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco, no Acre. No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da Imagem desde 2008.

Conheça mais sobre o Pe. Robson:

Padre Robson de Oliveira Pereira, membro da Congregação dos Missionários Redentoristas (o mesmo grupo que atua no Santuário de Aparecida-SP), é reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno desde dezembro de 2003. Nasceu em Trindade, Goiás, em 26 de abril de 1974. Entrou para o Seminário aos 14 anos de idade, tornando-se sacerdote aos 24 anos. Após exercer trabalhos na Pastoral Vocacional e na formação de jovens para a vida religiosa no Seminário, foi para a Irlanda e em seguida para Roma, onde fez mestrado em Teologia Moral pela Universidade do Vaticano.
Ao voltar de Roma, sentiu necessidade de ampliar a difusão da devoção ao Divino Pai Eterno e, para isso, buscou espaços na televisão. Em nível nacional, as novenas "Filhos do Pai Eterno" e “Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, e o “Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno”, bem como as transmissões do Santuário, são exibidas pela Rede Vida de Televisão. Também faz parte do trabalho evangelizador a Visita da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno às dioceses brasileiras e outras cidades no exterior. Com pregações e preces sobre temas que atingem o cerne da vida humana, o padre e sua equipe conquistaram o carinho de pessoas de todos os cantos do país. Amado por muitos católicos, Pe. Robson, que também é bem quisto pelos evangélicos, recebe milhares de testemunhos de conversões e graças alcançadas vindas de diversas regiões do Brasil e também de outros países.
História da Devoção
A devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade-GO, com uma história de mais de 170 anos, motivou esta e outras visitas em todo o Brasil. A história narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres.

Elizangela Santos Cariri
Repórter/Colaboradora

Crato-CE: Dupla rouba cerca de R$ 100 mil reais em espécie da Indústria e Comércio de Alumínio Roque.



Dois homens até então não identificados tomaram de assalto, por volta das 16h04min, desta sexta-feira (06), um malote com cerca de cem mil reais em espécie, no bairro Muriti em Crato. Segundo a polícia, o dinheiro era transportando em um veículo Corola de placas NUP 4270, na ocasião ocupado pelo supervisor de vendas da Indústria e Comércio de Alumínio Roque, situada a na Avenida Padre Cicero, 3550 bairro muriti, José Roberio de Carvalho Braga, e pelo diretor da empresa, Pablo Roque de Araújo.
A polícia diz que as vítimas relataram que dois homens não identificados ocupantes de uma motocicleta twister de cor vermelha de placa não anotada e armados, se aproximaram do carro quebrando um dos vidros da porta  do veiculando e anunciando o assalto levando o dinheiro que seria para realizar pagamento dos funcionários da empresa. Antes de fugirem  a dupla ainda chegou a efetuar ainda um disparo contra o carro fugindo em seguida tomando rumo ignorado
O policiamento do Ronda do Quarteirão através das RD  1233 composta soldados André, Gildásio e Fabricio juntamente com a Força Tática de Apoio do Policiamento Ostensivo Geral (POG)  diligenciaram em torno do fato, sem êxito.  As vítimas foram orientadas pelos policiais a registrarem queixa crime na delegacia de polícia civil.

Por: Jota Lopes
Repórter/Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe Online

SEM CULPA NO CARTÓRIO – LIXO NA CALÇADA DA “URCA” É DENUNCIADO - Por Ed. Alencar


Nota do Editor - Alô, secretário Zé Muniz, o que você anda fazendo, meu filho, que não vê isso ? A Expocrato está aí. Não é aprimeira vez que recebemos esse tipo de reclamação. 



Moradores do Bairro do Pimenta e adjacências  e usuários da  calçada da Universidade Regional do Cariri “URCA”,estão condenando a presença constante de LIXO que vem se acumulando as margens da via pública, causando assim, péssima impressão e de exemplos  negativos para  aquele estabelecimento de ensino superior. No entanto, procuramos ouvir o Sr. Carlos Virgilio, no exercício de prefeito da URCA, que nos esclareceu o equivoco, dizendo que: Não se trata de LIXO da Universidade, os Garis da Prefeitura do Crato, diariamente passam varrendo e recolhendo  o lixo e vão  depositando  junto ao muro para serem recolhidos pelo caminhão e ainda conta com a participação de alguns moradores da vizinhança que também ali depositam seus lixos domésticos e que realmente causam mal impressão aos transeuntes que ali circulam e que  nos atribuem estas responsabilidades.  Complementa Eugênio Coelho, chefe de limpeza  da “URCA”: É preciso que a Prefeitura, através do seu departamento de limpeza, notifique os responsáveis pela colocação indevida do local. Estamos mandando mais um ofício à secretaria de limpeza pública do município para tomar as devidas providências assim como vamos instalar placas de proibição.


Por: Ed Alencar 

Estrangeiros de si - Por: Emerson Monteiro


Quer-se saber mais dos reais propósitos, da finalidade última, para se andar neste chão de tantos mortos em que pisar faceiro representa o desfilar das gerações. Numas dessas tardes de sábado em que coisas seguem acontecendo apesar dos trâmites equivocados que insistem vir a lume na rede de arrasto com que se colhe a vida e suas rotinas, imensos vazios parecem tomar conta das circunstâncias, a partir do interior de cada pessoa, na lembrança vaga da luz na consciência à procura do sentido que habitaria cada partícula de universo, notas exatas da magistral sinfonia das horas aflitas. 
Contudo, a quem escreve, cabe o solitário dever das respostas, invés de perguntas, pelo modo prático da escrita, autor presente, leitor ausente... Leitor presente, autor ausente. Nisso, algumas vezes depois, questões podem advir, erguidas no que tangem aspectos comuns da existência, meandro pessoal das impressões aonde viver significa reunir elementos da experiência comum e individual. Por exemplo, quando neste exato momento padecem das dores atrozes de existir criaturas submetidas ao crivo de penas atrozes, tragédias ocultas aos olhos da rua, no bojo de paredes isoladas, residências, hospitais, manicômios, presídios, becos escuros, vilas descalças, período em que outros, no tempo paralelo, riem e festejam turnos ilusórios da idade, a chamada juventude, tronos atapetados, parques alegres, salas de espetáculo, estádios, mostras faraônicas do estado sólido da matéria, puro adiamento dos dramas porvindouros, quando chegar a época da prestação de contas. 
Desta forma, entre lágrimas e sorrisos há distância infinita não superior, no entanto, a milímetros estreitos que dividem os dois lados de uma mesma moeda. Aquilo de lembrar os vizinhos abandonados dos amantes fogosos em noite de núpcias, flagrante se impõe na contradição da roleta da sorte na escola do mundo. E cresce o enigma de viver diante da lei da compensação: Alimentar sonhos de felicidade perene em meio às guerras e crises, valores da busca incessante do ser. Noutras palavras, equilibrar dos pratos da balança da fortuna pessoal requer o mínimo de senso de justiça, no princípio de não fazer ao outro aquilo que não se quer a si, nas palavras de Jesus. 
Afirmações exigem, pois, esforço de transmitir o que se quer, intenção clara que representa a luta de encontrar o si próprio (“Self”), no intuito de superar a trajetória impermanente de morar um corpo de carne até chegar a espírito puro, sublime instante da revelação final da essência existencial. Todos, sem exceção, transitam nessa faixa de personalidade com o destino traçado de chegar a ser eterno, percurso das vidas reencarnadas. 
Ninguém vem aqui só a passeio. Nas horas amargas do conflito, afloram as possibilidades do infinito encontro com o Verdadeiro Eu, na morte da vida temporal e no renascimento para a eterna vida. Este parto cósmico requer conhecimento e renúncia, qual largar a Terra rumo às estrelas, vez se ser delas peregrino. Nessa hora solene de chegar à casa do Pai celestial, fruto dos degraus da natureza em construção, gemido calado rompe no peito de solitários humanos, nascido dentro do coração. 
Assim, os primeiros raios do sol da manhã invadem o recinto da alma com o brilho de bênçãos, cessando dores lancinantes que rasgavam as entranhas, malha do aço resistente da melhor esperança, em golpe certeiro do amor de Deus. PS.: Habitantes da matéria, nossa substância definitiva é imortal. 

Por: Emerson Monteiro

Erro de grafia faz BNB virar alvo de chacota - Coluna do Radar.


"BANDO" do Nordeste


Essa é da Coluna Radar, do Lauro Jardim, da Veja Online. Ele aproveita para fazer chacota contra o BNB por um erro de grafia lamentável. Para o momento em que o banco vive. Confira:
Na agenda institucional divulgada hoje pelo Ministério da Fazenda chama a atenção o compromisso do secretário-executivo substituto Dyogo Henrique de Oliveira.
Consta da agenda que, por volta de 10h, em Fortaleza, Dyogo participou da reunião do “conselho executivo do bando do nordeste”.
Que a equipe econômica de Dilma Rousseff não está lá muito feliz com o Banco do Nordeste todo mundo sabe. Mas chamar de bando…

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31