xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 julho 2012

EXPOCRATO COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 8



Começa neste domingo (8), a 61ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), tradicional evento sócio-cultural da Região do Cariri, que em 2012 fará homenagem ao centenário do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga.  A Expocrato reúne agricultores familiares, artesãos, pecuaristas, expositores, empresários, instituições financeiras, órgãos públicos e privados, gerando emprego e renda. Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a cada ano que passa a Expocrato está se fortalecendo. “Em oito dias, quatro mil empregos são gerados no Crato e na Região do Cariri. Movimenta todo o Nordeste gerando emprego e renda em várias áreas, sem contar a grande contribuição para o melhoramento genético do nosso rebanho”, destacou.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA), Francisco Leitão, são esperados cerca de 500 expositores de animais bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos. “Nós teremos dez exposições nacionais de ovinos e caprinos, seis exposições rankeadas de bovinos, uma exposição nordestina de cavalo pônei, e seis exposições pan-americanas de cães. Vamos receber juízes da Colômbia, República Dominicana, Chile, Argentina, Bolívia e Alemanha”, afirmou Leitão. O Canal Terra Viva vai transmitir os leilões pela internet e as seis exposições pan-americanas de cães. Segundo Leitão, a expectativa é de geração de R$ 50 milhões em negócios. Francisco Leitão destaca que a Expocrato permite a melhoria do padrão genético do rebanho bovino, caprino e ovino, com a comercialização de animais e de sêmen de diversas espécies, além do concurso leiteiro.

Programação cultural
A solenidade de abertura será neste domingo, às 19 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, e contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Matins, de outras autoridades estaduais e municipais. Na abertura, haverá ainda a apresentação de 100 sanfoneiros nordestinos que cantarão composições de Luiz Gonzaga, Asa Branca e Eu Vou Pro Crato. Até 15 de julho, shows nacionais, de Ivete Sangalo, Parangolé, Zezé di Camargo e Luciano e Aviões do Forró, CPM22, entre outras atrações movimentarão a programação cultural.

Serviço:
Expocrato 2012
Abertura oficial: Domingo, 8 de julho, às 19 horas
Funcionamento: até 15 de julho, das 8 horas às 22 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, rua Rui Barbosa, 305, Crato-Ceará.
Programação cultural:
Shows a partir das 22 horas:
Domingo (8), Limão com Mel e Calcinha Preta
Segunda-feira (9) Parangolé
Terça-feira (10) CPM22, Forró Direito, Ferreirinha do Acordeon
Quarta-feira (11) Thiaguinho, ex-exaltasamba, Banda Calypso, Solteirões do Forró
Quinta-feira (12) Ivete Sangalo, Toca do Vale, Dorgival Dantas e Caninana do Forró.
Sexta-feira (13) Aviões do Forró, Forró do Muido, Pé de Ouro, Alaursa.
Sábado (14) Garota Safada, Sorriso Maroto, Forró da Curtição
Domingo (15) Zezé di Camargo e Luciano, Banda Magníficos, Arreio de Loiro e amigos sertanejos

06.07.2012
Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Bruno Morais - Cariri
Foto ilustrativa: Haoni Caiena
 

CRATO REGISTRA QUATRO CANDIDATURAS A PREFEITO E PHS DESISTE DE CHAPA PROPRIA


O Crato tem 85 mil e 800 eleitores aptos a votar na próxima eleição municipal. Vinte e cinco partidos estão aptos a disputar o pleito. Das cinco candidaturas ao executivo municipal, foram registradas apenas quatro. O empresário do ramo da construção civil, Eduardo André Magalhães Teles desistiu de concorrer ao cargo de prefeito pelo PHS e no final da tarde de ontem decidiu apoiar a candidatura do Cícero França do PV, apoiada pelo prefeito Samuel Araripe do PSDB. 
Foi encerrado as 19 horas de ontem, 5 de julho, nos cartórios eleitorais de todo o Brasil, o prazo para registro das candidaturas a prefeito, vice prefeito e vereador, que vão disputar as eleições municipais de 7 de outubro de 2012. No cartório eleitoral do Crato foram registradas para prefeito e vice, as seguintes candidaturas. Pela coligação UNIÃO PELO CRATO PV, PSDB, PTN, DEM E PHS, os nomes de Cícero Luiz Bezerra França PV para prefeito e George Hugo da Silva Macário de Brito PV para vice prefeito. 
Pela coligação É A VEZ DO POVO PMDB, PTB, PSL PR, PPS e PCdoB os nomes de Ronaldo Sampaio Gomes de Matos PMDB para prefeito e para vice prefeito o de Raimundo Coelho Bezerra Filho PPS. Pela coligação FRENTE POPULAR DO CRATO foram registrados os nomes de Antonio Roque de Araujo do PSB para prefeito e o de Mauricio Almeida Filho. 
O medico Francisco Marcos Bezerra da Cunha PT também foi registrado e vai partir sozinho sem coligação. Seu vice é o geógrafo Pedro Neto Lôbo Soares. As candidaturas a vereador estão ainda estão sendo inseridas no sistema do cartório eleitoral e por esta razão não nos foram fornecidas. Apesar do prazo de registros ter sido encerrado ontem, ainda está sendo possível o recebimento de candidaturas no cartório eleitoral como informa seu chefe, Ciro Alencar.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe Online

III Palco Sonoro URCA/BNB 2012


Tradição e traduções da obra gonzaguiana
Local: Stand da URCA na ExpoCrato

Dia 9/7 - Segunda
18h00 - Cortejo do Pau da Bandeira Mirim (Barbalha)
19h00 - Reisado Menino Deus e Guerreiro Mãe das Dores (Juazeiro do Norte)
20h00 - Tocando o Mestre da Sanfona: 100 Anos de Luiz Gonzaga, com a Orquestra de Flautistas Guarani (Campos Sales)
21h00 – Forró di Raiz (Crato)
Dia 10/7 -Terça
19h00 – Tambores Encantados Homenageiam  Luiz Gonzaga, o Menestrel do Sol, com o grupo Tambores Encantados da APAE/Crato
20h00 – Reisando, com a banda Sol na Macambira (Juazeiro do Norte)
21h00 – Nossas Raízes, com a banda Liberdade e Raiz (Crato)
Dia 11/7 - Quarta
19h00 – Baião com pop, com a banda Trotsk (Crato)
20h00 – Geração Ypisilone (Antonina do Norte)
21h00 – Bluiz Gonzaga, com Aquiles Salles (Juazeiro do Norte)
Dia 12/7 Quinta
19h00 – Nosso Rei , com João Nicodemos (Crato)
20h00 – Gonzagueando in Beatles, com Silvino e Cleivan Paiva (Crato)
21h00 - Baião de "Nós”, com Flauberto Gomes (Juazeiro do Norte)
Dia 13/07 Sexta (Homenagem dos conterrâneos do Rei)
18h00 - Alegria de Pé-de-Serra, com os Forrozeiros Mirins (Exu)
19h00 - Os Cabas de Gonzaga (Exu)
20h00 - Seguidores do Rei (Exu)
21h00 – Chá-Cutuba chegou, com Chá-Cutuba (Exu)
Dia 14/7  - Sábado
19h00 – Recital de Cordel, com João Dantas (Barbalha)
19h30 – Toque da Zabumba canta “Seu Luiz”, com Toque da Zabumba (Crato)
20h30 – Trio Flor do Piqui (Crato)
21h30 – Herdeiros do Rei (Crato)

Gostou do Blog do Crato ? Curta a nossa página...



SESC apresenta etapa do Sonora Brasil no Crato


O circuito Norte, Nordeste e Centro-oeste da 15ª edição do projeto Sonora Brasil tem como tema “Sotaques do Fole”, que traz o som do acordeão – símbolo da diversidade musical brasileira. Na próxima terça-feira (10), os sul-mato-grossenses “Dino Rocha e Grupo” realizam a apresentação do circuito 2012, no Crato, às 20 horas. Gratuito.  No palco, Dino rocha com seu acordeão de 120 baixos é acompanhado dos violonistas Hugo Cesar e Tico Rocha. O grupo apresenta a tradição musical da região do Mato Grosso do Sul em um repertório que abrange desde a chegada dos paraguaios, na passagem dos séculos XIX e XX, até os dias de hoje, incluindo composições próprias. Após a apresentação no Crato, o grupo segue para a cidade de Porteiras.

Sobre o Sonora Brasil

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais – é um projeto do SESC, que realiza programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial. O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. Desde 2011, o projeto apresenta dois temas – Sotaques do Fole e Sagrados Mistérios: vozes do Brasil, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2011, o primeiro tema circulou pelos estados das regiões Sul e Sudeste, enquanto o segundo seguiu pelos estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para concluir o circuito nacional, em 2012, na 15ª edição, procede-se a inversão e até dezembro, os oito grupos que compõem o projeto realizarão 444 apresentações, em cerca 120 cidades do país.
Sobre Dino Rocha e Grupo
Com influências da cultura paraguaia, a música do Centro-Oeste brasileiro é regida pelo som do acordeão, que alegra festas familiares e festividades populares. Dino Rocha, conhecido como Rei do Chamamé começou a tocar sanfona aos nove anos. Acordeonista, compositor e cantor, desenvolveu sua carreira apresentando o repertório da tradição musical preocupado com a preservação das características mais autênticas. Com os ritmos rasqueado, rancheira, xote e marchinha, o repertório do grupo abrange melodias que remetem à chegada dos paraguaios na região centro-oeste, até os dias de hoje, incluindo ainda composições próprias.
Apresentações Dino Rocha e Grupo (MS)
Dia 6/7
Local: Fortaleza - Teatro SESC SENAC Iracema (Rua Boris, 90 – Centro)
Horário: 20h
Dia 7/7
Local: Sobral - Teatro São João (Praça São João, S/N – Centro)
Horário: 20h
Dia 9/7
Local: Iguatu - Teatro SESC Iguatu (Rua treze de Maio, 1130)
Horário: 20h
Dia 10/7
Local: Crato - Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo,443)
Horário: 20h
Dia 11/7
Local: Porteiras - Auditório da Associação de Assistência a Família (Rua José Cardoso, 14 – Centro)
Horário: 18h
www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce


Relatório francês sobre acidente do voo 447 culpa pilotos e preserva Airbus, diz presidente de associação


O relatório final do Escritório de Investigação de Acidentes Aéreos da França (BEA, na sigla em francês) sobre o voo 447 da Air France, que caiu no oceano Atlântico em junho de 2009 matando todos os 228 ocupantes, continua culpando os pilotos pela tragédia e frustrou familiares das vítimas, segundo o presidente da Associação de Parentes de Vítimas brasileiras do AF 447, Nelson Marinho. O documento será divulgado oficialmente hoje, mas já foi apresentado aos familiares.

Segundo Marinho, que perdeu um filho no acidente e está na França para acompanhar a apresentação do relatório, o documento não traz novidade em relação aos anteriores e continua a insistir que os pilotos não estavam bem treinados para agir em uma situação de emergência durante o voo. "A única novidade do relatório do BEA é uma recomendação para que os pilotos tenham mais treinamento", afirmou Marinho, que teve acesso ao documento antes de sua divulgação oficial, que ocorrerá às 9h30 (horário de Brasília), na sede do BEA, em Paris.

Para Marinho, o novo relatório é frustrante, pois não leva as falhas mecânicas suficientemente em consideração e isenta a Airbus, fabricante do avião que caiu, de qualquer responsabilidade no acidente.  

Acidente matou 228 pessoas
"Eles [o BEA] estão querendo preservar a Airbus. É um absurdo. O capital está falando mais alto do que a vida", alegou.  Para a reunião com Jean-Paul Troadec, diretor do BEA, Marinho levou diversos relatórios que apontam que o erro mecânico da aeronave foi fator fundamental para a queda do avião. "O BEA diz que os pilotos precisam de mais treinamento. Todo mundo sabe que um voo tem dois momentos críticos: a decolagem e o pouso. O voo AF 447 caiu quando estava em velocidade de cruzeiro. A habilidade de nenhum piloto experiente salvaria este voo", disse.  Apesar da frustração, Marinho afirmou que a luta das famílias "pela verdade" continuará. "Perdi meu filho nesse acidente. Temos que tirar uma experiência disso para melhorar os voos."

Thiago Varella
Do UOL, em São Paulo

Gripe suína já matou mais que em todo o ano de 2011


O Brasil registrou desde o início do ano ao menos 120 mortes em decorrência da gripe suína, segundo levantamento feito pela reportagem em todo o País. O número é pelo menos quatro vezes maior do que o registrado em 2011 - quando o País teve 27 mortes -, mas ainda assim o quadro não é classificado como surto, de acordo com o Ministério da Saúde.
Os três Estados da Região Sul são os que mais concentram casos - Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, juntos, somam 1.023 casos confirmados e 74 mortes pela doença. Só Santa Catarina reúne 543 casos confirmados e 45 mortes pela doença. Oficialmente, o ministério contabilizou até 28 de junho 790 casos e 85 mortes - o governo atribui a defasagem à demora dos Estados em enviar os dados, que são atualizados semanalmente.
O governo reconhece que o problema está concentrado na região e já enviou técnicos para o local. Outra providência adotada foi autorizar o envio para os Estados da Região Sul e São Paulo de 51 mil caixas de medicamentos para tratamento da doença.
Conforme a pasta, a medida foi preventiva e teve o objetivo de evitar que ocorra o desabastecimento do medicamento oseltamivir, vendido comercialmente com o nome de Tamiflu. Também foi autorizado o encaminhamento para os Estados de mais de 1 milhão de doses extras da vacina, que serão direcionadas aos doentes crônicos.

LUIS CARRASCO, MARIANA LENHARO E OCIMARA BALMANT - Agência Estado

Dilma diz que seu legado será a melhoria da saúde pública


Nota do Editor - Pôxa! e como melhorou a saúde pública no Brasil...


A presidenta da República, Dilma Rousseff, disse hoje (5), em São Bernardo do Campo, que o seu legado será ter avançado na melhoria da saúde pública, dando sequência ao que começou a ser feito no mandado de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Dilma, seu objetivo é fazer com que o serviço público de saúde dê assistência em toda a cadeia de atendimento.

“Falo em partes incompletas, porque quando o presidente Lula chegou ao governo havia as unidades básicas de Saúde e os hospitais, mas no meio não tinha nada. Daí a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) para construir essa cadeia que vai do postinho até o hospital”, disse a presidenta, durante discurso na inauguração da UPA de São Bernardo do Campo.

Dilma ressaltou que o atendimento no sistema público de saúde precisa ser mais humanizado porque as pessoas doentes ficam fragilizadas e precisam não só do atendimento médico, mas também de atenção com qualidade e respeito. Ela reconheceu que a saúde pública tem falhas e destacou que para sanar esses problemas é preciso parcerias entre as três esferas de governo.”
Agência Brasil

Rock Cordel & Armazém do Som



3 candidatos estimam gastar mais de 40 milhões nas eleições em Fortaleza


Ao pedir o registro de suas candidaturas, partidos e coligações precisam informar à Justiça Eleitoral quanto pretendem gastar na campanha. Alguns dos pretendentes à Prefeitura de Fortaleza apresentaram projeções variadas de despesas, algumas delas superando, individualmente a casa dos R$ 10 mi. São dez candidatos a prefeito da Capital e um total aproximado de mil pretendentes a vagas na Câmara Municipal.

Terminou ontem, às 19h, o prazo para a entrega dos pedidos de registro de candidatura para as eleições 2012. Representantes do PSB, PT, PSDB, PMDB, PC do B, Psol, PV, PMN, PCB e PRTB só chegaram ao Fórum Eleitoral, na Praia de Iracema, minutos antes do término do prazo. Apenas o PTC fez seu registro com antecedência, em 29 de junho. PSC e PSTU fizeram os seus registros no início da tarde de ontem. O Fórum Eleitoral ainda irá receber, até a próxima segunda-feira (9), os registros individuais de candidatos que não foram incluídos nos pedidos apresentados pelas suas legendas.

Ontem, os partidos tiveram que entregar o demonstrativo de regularidade dos atos partidários (Drap) e os requerimentos de registro de candidatura (RRC). No Drap, as siglas informaram a previsão de gasto máximo para as campanhas para prefeito e vereador, a coligação a qual fazem parte, as datas das suas convenções partidárias, além de um esboço do programa de Governo das candidaturas majoritárias.

Via Lindomar Rodrigues ( Colaborador )

Luizianne acusa Cid de tentativa de cooptação


A prefeita reagiu duramente à postura do governador Cid Gomes de chamar de volta para o seu governo os secretário Nelson Martins, Camilo Santana e Francisco Pinheiro. Ela quer todos engajados na campanha de Elmano.
O retorno de três deputados estaduais petistas ao time de secretários do Governo de Cid Gomes (PSB), antes de uma deliberação do PT, gerou desconforto entre petistas. Na avaliação da prefeita Luizianne Lins (PT), presidente estadual da sigla, “lamentavelmente existe um processo de tentativa de cooptação sistemática”. “Acho que isso aí é uma política que a gente está vendo que é corriqueira aqui no Ceará. As pessoas ficam tentando cooptar as demais. Enfim, é uma coisa nunca antes vista”, afirmou. O retorno ao Governo dos três petistas, Nelson Martins (Desenvolvimento Agrário), Camilo Santana (Cidades) e Francisco Pinheiro (Cultura) foi um dos temas da reunião realizada pela Executiva Estadual do PT na noite de ontem, no Marina Park Hotel. Conforme Luizianne, a reunião seria uma oportunidade de ouvir os deputados que “tomaram a decisão pessoal de retornar ao Governo”. Durante a convenção do PT realizada no último sábado, Luizianne afirmou que a decisão deveria ser partidária.

Tensão nacional
Antes de a reunião começar, Luizianne afirmava que o partido ainda não tinha posição fechada sobre o assunto. “O certo é que todos os petistas apoiarão a candidatura do candidato do PT que é o Elmano de Freitas, nome decidido por amplíssima maioria do partido”. Ela reforçou ainda que o PT não admitirá que qualquer parlamentar e qualquer petista, “ainda que imbuído de algum cargo no Governo do Estado”, não esteja na campanha de Elmano. “Para nós, isso é traição, infidelidade partidária. Não vamos aceitar que estejam apoiando candidatura do governador e não do PT”. A tensão na relação entre PT e PSB, conforme Luizianne, não é local e sim nacional. Ela citou o caso de rompimento em Recife e Belo Horizonte. Portanto, o momento requer uma reflexão aprofundada sobre como será a postura diante do Governo. “Não temos mais a aliança política que tínhamos alguns anos atrás. Discordamos de muitas questões relativas ao Governo do Estado. Discordamos de método, de projeto, durante muito tempo. Seguramos essa parceria, porque estávamos aliados”, afirmou, acrescentando que, agora, nada impede o PT de fazer críticas. “Em relação principalmente à questão dos Ferreira Gomes, que infelizmente têm tido postura de querer, além de mandar no Ceará, mandar agora em Fortaleza. Sempre lutamos contra oligarquias, inclusive familiares. E tenho certeza que a cidade vai dar o seu recado”.

Até o fechamento da página, a reunião ainda não havia terminado.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Camilo Santana, Francisco Pinheiro e Nelson Martins participaram da reunião e seguiram o mesmo discurso de quando reassumiram seus cargos no Estado, defendendo que a aliança é estadual e nacional e que o PT ainda pode precisar de Cid Gomes no segundo turno.  
O Povo Online

Lula deve fazer campanha em Fortaleza e Juazeiro do Norte, anuncia Guimarães


Santana, Lula e Guimarães.

O ex-presidente Lula deve vir ao Ceará para subir no palanque de dois candidatos a prefeito: Elmano de Freitas, em Fortaleza, e Manuel Santana, em Juazeiro do Norte. A informação é do deputado federal José Nobre Guimarães (PT). Ele diz que o PT nacional elegeu essas duas cidades como prioridades nas eleições deste ano no Estado.

“Sem desmerecer as outras cidades, mas Juazeiro e Fortaleza são prioridade por serem cidades importantes onde o PT precisa continuar seu projeto e dar as respostas que a sociedade está reivindicando e precisando”, acentuou Guimarães, ao falar para o site Veja Juazeiro.

Para Guimarães, a inclusão de Juazeiro como prioridade é uma demonstração da confiança do PT, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula no sucesso do governo do prefeito Manoel Santana. ”Eu vou colocar Juazeiro na agenda de Lula, para que ele possa vir aqui falar de como sofreu perseguições e como tem sofrido Santana e que ele, Dilma e o PT apoiam Santana para continuar prefeito de Juazeiro”, afirmou.

O Povo Online

 

CRATO - Coelce vai remover os postes "taca-cara" na praça da Sé


Segundo pequena nota publicada na edição de hoje ( 06 ) do Diário do Nordeste, a coelce recebeu solicitação e irá remover os postes que estavam prejudicando aacessibilidade à praça da Sé:
Acessibilidade nas praças será garantida
Referente à matéria intitulada "Novas praças do Crato sem acessibilidade", publicada no caderno Regional do jornal Diário do Nordeste, de ontem, sobre postes no calçadão da Praça da Sé, no Município do Crato, a Coelce informa que recebeu a solicitação do Governo do Estado, já enviou proposta de orçamento para efetuar a remoção das estruturas.

Fonte: DN
Foto: Alexandre Lucas

A Petrobrás engasgada – por Roberto Macedo (*)



(excertos de artigo publicado n’O Estado de S.Paulo)

No último dia 25, a presidente da Petrobrás, Graça Foster, empossada em fevereiro deste ano, apresentou publicamente um novo plano de investimentos da empresa no período 2012/2016, substituindo o anterior, de 2011/2015, que se revelou inadequado logo de início.

Graça Foster marcou o anúncio com mais uma demonstração de sua conhecida franqueza e de disposição para resolver problemas. E os que apontou na ocasião foram vários, sem nenhuma graça. Pelo contrário, deu a entender que no passado a companhia divulgava metas que sistematicamente descumpria e convivia com certa indisciplina financeira e com falta de planejamento e de controle. E que costumava adquirir antecipadamente equipamentos de projetos ainda não aprovados em todas as fases.

Mencionou a refinaria Abreu e Lima, cuja construção está atrasada, afirmando tratar-se de "uma história para ser aprendida, a ser escrita e lida pela companhia de tal forma que não seja repetida". Recorde-se que nesse projeto há a participação de 40% da empresa venezuelana PDVSA, mas até agora essa presença não se concretizou financeiramente. Entre outros atrasos, também foi mencionado o do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), cuja primeira refinaria tinha setembro de 2014 como data de inauguração, depois de adiada algumas vezes. Graça Foster nem se arriscou a fixar uma nova. E afirmou que "nenhum diretor da companhia está autorizado a falar sobre novos prazos deste e de outros projetos", indicando que estão em fase de reexame.

Também se referiu a atrasos no recebimento de equipamentos nacionais e estrangeiros. Um caso não abordado no evento, mas que foi objeto de propaganda na campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010, foi o do petroleiro João Cândido, lançado ao mar no Brasil em maio do mesmo ano, pelo então presidente Lula. Mas, como nunca antes neste país, foi um lançamento sem efetivo funcionamento, com o que o bebezão ficou no berçário para tratamento. Só em 2012 partiu para o seu trabalho.

Inegavelmente, o que disse Graça Foster foi uma crítica à administração da empresa no governo Lula. Analisando todo esse quadro, um editorial deste jornal encontrou traços "de alguns dos piores costumes consagrados no governo anterior, como o aparelhamento da administração, o voluntarismo, o favorecimento a grupos econômicos e a mistificação populista".

Os vários problemas da Petrobrás podem ser sintetizados na avaliação que dela faz o mercado acionário. Nele, o preço de uma ação tende a revelar sinteticamente todas as informações disponíveis quanto ao valor de uma empresa. Multiplicado pelo número de ações, mostra o seu valor total de mercado. Ora, tomando apenas dados de 2010 para cá - ou seja, depois da crise econômica mundial do final da década anterior, antes da qual esse seu valor era bem maior -, daquele ano até o dia 25 do mês passado ele caiu de R$ 380,2 bilhões para R$ 237,3 bilhões, e nessa última data era inferior ao valor do patrimônio líquido da empresa, conforme seu balanço. Em números, apenas 71% desse patrimônio.

(* ) Robert Macedo é economista (UFMG, USP, HARVARD), professor associado à FAAP, é consultor econômico de ensino superior

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30