xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 julho 2012

Ciro Gomes e Sérgio Novais chamam um ao outro de “canalha” durante reunião do PSB


A MAIS NOVA DO CIRO GOMES

O ex-ministro Ciro Gomes e o ex-presidente do PSB de Fortaleza, Sérgio Novais, chamaram um ao outro de canalha, durante reunião da executiva nacional do partido, na quarta-feira. Durante a discussão, Ciro se retirou. 
Sérgio e os Ferreira Gomes travam batalha política acirrada desde o ano passado. O ex-presidente municipal foi destituído da direção do partido por articulação entre aliados do Governo do Estado e dissidentes de seu próprio grupo político. A irmã de Sérgio, deputada estadual Eliane Novais, faz oposição ao governador Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro.
Durante a discussão, segundo relato do site do jornal Folha de S.Paulo, Sérgio Novais acusou os irmãos de quererem comandar a política do Estado. Ciro respondeu com a acusação de que o presidente destituído traiu o PSB em troca de cargos na Prefeitura de Fortaleza, sob comando do PT.
Em seguida, ainda segundo reproduz o site da Folha, deu-se o seguinte diálogo:

- Você é um canalha, gritou Ciro.
- Canalha é você, respondeu Sérgio.

Na sequência, Ciro afirmou que o ex-presidente do PSB municipal só seria hoje suplente do senador José Pimentel (PT) por indicação dele. “Mentiroso. Você não me indicou”, respondeu. Quando Sérgio pediu a palavra, Ciro deixou a reunião. Segundo o relato, ele deixou a sede do PSB, em Brasília, enquanto era atacado por Sérgio Novais. 
O POVO Online

Entrega do troféu de melhores administradores do Ceará 2012


Nota do Editor - Essa premiação refere-se sempre ao ano anterior, no caso, ao longo de 2011


Com 23 votos do total de 32 votantes, o prefeito do Crato foi o mais votado pelo colegiado de jurados, dentre os demais colegas. Samuel Araripe é um dos recordistas do Prêmio Destaque Político, sendo indicado oito vezes à premiação e obtendo o título de melhor administrador público do Ceará por duas vezes. O gestor está na galeria dos 30 melhores prefeitos do estado.
A noite da última segunda-feira, dia 02 de julho, foi marcada por muita comemoração e reconhecimento dos gestores públicos que obtiveram sucesso em suas administrações ao longo de 2011. Os melhores nomes da administração municipal cearense foram agraciados com o troféu Eufrasino Neto, durante cerimônia realizada no Espaço Coliseu do Buffet La Maison Dunas, na capital Fortaleza. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, foi o destaque da noite, sendo o primeiro colocado como melhor administrador de 2012. A escolha aconteceu por meio de consulta popular realizada via internet e através de avaliação do colegiado de júri, formado por autoridades públicas do cenário cearense. Na ocasião da entrega da comenda, o prefeito subiu ao palco acompanhado do seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar.

Em seu discurso, o prefeito Samuel Araripe reconheceu a importância do prêmio e agradeceu, mais uma vez, a escolha como melhor prefeito. Ele lembrou ainda que o papel do gestor público trata-se de administrar com eficiência os recursos e zelar pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Atualmente o Crato ocupa o 5º lugar no ranking da economia cearense, atraindo cada vez mais investimentos, gerando emprego e desenvolvimento econômico. A educação do município foi reconhecida como uma das melhores, conquistando o selo verde na avaliação do Spaece do Governo do Estado. São mais de 700 obras inauguradas que causam impactos diretos na melhoria da infraestrutura, meio ambiente, bem como aspectos sociais.         
O Prêmio
O Prêmio Destaque Político, Melhores prefeitos do Ceará é uma realização da empresa Publicidade, Promoções e Eventos (PPE), idealizado pelo engenheiro Roberto Farias. Este ano, a premiação celebra bodas de prata, em sua 25ª edição, e se consagra como referência e tradição no cenário político. Os Municípios são classificados levando-se em consideração o desempenho sobre os índices na saúde, educação, IDH, Qualidade do Meio Ambiente, Selo Verde, empreendedorismo. Os dados avaliados são fornecidos por entidades oficiais.

Os Primeiros Lugares nas 25 edições
A Prefeitura de Sobral conquistou a primeira colocação oito vezes, tendo como seu gestor recordista o atual governador do Estado, Cid Gomes, prefeito premiado durante os anos de 1997, 1998, 1999, 2002, 2003 e 2004. Já a Prefeitura de Fortaleza despontou na primeira colocação por cinco vezes. O Crato aparece no ranking logo em seguida, conquistando o primeiro lugar no pódio dos melhores prefeitos por duas vezes, durante os anos de 2010 e 2012, tendo como administrador mais premiado da história política do município o prefeito Samuel Araripe, agraciado por oito vezes como um dos melhores administradores.

QUEM VOTOU
Colegiado de Jurados - Melhores Prefeitos do Ceará -2012 (25ª edição) -Bodas de Prata

1. Dr. Leônidas Cristino - Ministro dos Portos do Brasil;
2. Dr. Raul Araújo -Ministro do Superior Tribunal de Justiça;
3. Dr. Domingos Filho -Vice Governador do Estado de Ceará;
4. Deputado Roberto Cláudio -Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará;
5. Dr. Luis Odorico Monteiro -Diretor do Ministério da Saúde;
6. Senador José Pimentel -Ex-Ministro da Previdência;
7. Senador Inácio Arruda;
8. Ministro Ubiratan Aguiar - TCU;
9. Dr. Haroldo Rodrigues -Desembargador e Ex-Presidente TRE;
10. Dr. Valdomiro Távora -presidente do TCE;
11. Dr. Luiz Sérgio Vieira - Economista;
12. Dr. Lúcio Alcântara -Ex-Governador do Estado;
13. Dr. Tasso Jereissati / Dr. Marcos Cals;
14. Dr. Antônio Colaço -Reitor da UVA;
15. Dr. Robério Gress -Chefe de Gabinete do Banco do Nordeste;
16. Dr. Alci Porto -Diretor do SEBRAE-CE;
17. Sr. Odilon Soares -Superintendente da CEF;
18. Sr. Edilmar Norões -Presidente ACERT e Diretor SVM;
19. Sr. Miguel Dias / Dr. Cid Carvalho -TV Cidade;
20. Sr. Augusto César Benevides -Diretor da TV Ceará;
21. Sr. Antônio Viana -Jornalista Radialista Municipalista;
22. Sr. Paulo Oliveira -Comunicador da TV Diário e Verdes Mares;
23. Sr. Darlan Leite -Presidente da Amtur / ABIH;
24. Sr. Osvaldo Magalhães -Dep. Comercial Interior Diário do Nordeste;
25. Sra. Valéria Feitosa -Editora Interior do Diário do Nordeste;
26. Sr. Lúcio Brasileiro -O Povo / TV Jangadeiro;
27. Sr. Alan Neto -O Povo (Rádio, Jornal, Televisão);
28. Sr. Roberto Moreira -Diretor da TV Diário;
29. Sr. Carlos Silva -Radialista (Globo Fortaleza);
30. Sra. Sônia Pinheiro -O Povo;
31. Sr. Wolker Gomes -Rádio Cidade AM
32. Sr. André Luiz -Sistema AVOL;        

Assessoria de Imprensa

Imagem peregrina do Divino Pai Eterno estará no Crato e levará ao Mirandão mais de 15 mil pessoas, no próximo domingo


A imagem peregrina do Divino Pai Eterno estará em Crato no próximo domingo. O evento reunirá cerca de 15 mil pessoas, para a 112ª visita da imagem em cidades do Brasil, por meio de um trabalho evangelizador que vem sendo realizado desde 2008, pelo reitor da Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, no estado do Goiás, Padre Robson de Oliveira, que guiará o ícone na região. O evento será no Estádio Mirandão, a partir das 15 horas, para a grande celebração. A visita da imagem acontece em meio ao Triênio do Centenário da Diocese do Crato, que acontece em 2014, na comemoração dos cem anos. 
O Padre Francisco Edimilson Neves Ferreira, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, é o responsável pela acolhida da imagem. Ele ressalta que poderá ter até mais de 15 mil pessoas no evento, já que a devoção ao Divino Pai Eterno cresceu bastante nos últimos anos. Padre Edmilson afirma que a devoção se espalha por todo o Brasil, vindo de Goiás, e convida a todos a mergulhar no mistério da Santíssima Trindade, dando uma ênfase muito grande a primeira pessoa, que é o ‘Pai’. “É uma devoção muito paterna”, diz ele. A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade-GO, é uma história de mais de 170 anos, que motivou esta e outras visitas em todo o Brasil. 
Narra que, por volta de 1840, o casal Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhava na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou, juntamente com uma sucessão de milagres. “Uma devoção que começa simples, como são as coisas de Deus”, diz o padre. Ele afirma que hoje é uma das maiores devoções do Brasil. 
Já foi iniciado o Triênio, de preparação da festa do Jubileu da Diocese, que será no dia 19 de outubro de 2014, com a presença do embaixador do Papa do Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D'Aniello. Está sendo feita uma articulação para que esse encerramento seja com a presença do embaixador. A programação está inserida no calendário de programação para os cem anos da Diocese do Crato. Para o domingo, segundo o padre, há uma grande expectativa. Todo um trabalho vem sendo feito, no sentido de reunir um grande público para esse momento.
Programação
A programação terá início a partir das 15h, com o Terço da Misericórdia e adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, às 17h30, Pe. Robson presidirá a celebração da Santa Missa, que será transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão. A Imagem Peregrina percorreu, de janeiro de 2011 até junho de 2012, cerca de 250 mil quilômetros, equivalente a mais de seis voltas ao mundo. No total, o Ícone Sagrado foi acolhido por mais de dois milhões de devotos pelo país. Pe. Robson de Oliveira ressalta que "percorrer o Brasil com esse trabalho missionário é, antes de tudo, uma responsabilidade e um compromisso com Deus”. Segundo Pe. Edmilson, é com muita alegria que a comunidade, em Crato, recebe o Ícone e também o Pe. Robson.
Visitas da Imagem Peregrina
Na agenda de 2012 da Imagem Peregrina, estão confirmadas cerca de 30 visitas. O roteiro começou por Santos (SP), depois Aracaju (SE); Criciúma (SC), Taguatinga (DF), Aparecida de Goiânia (GO), Caçapava (SP), Estância Velha (RS), Ribeirão Preto (SP), São José (SC), Sacramento (MG), e Mossoró (RN). A primeira cidade que recebeu a visita neste ano, encerrando a agenda de 2011, foi Rio Branco, no Acre. No dia 22 de janeiro, cerca de 30 mil devotos estiveram presentes, marcando a centésima visita da Imagem desde 2008.
 
Assunto: Imagem Peregrina é acolhida no Nordeste do país
Data: 8 de julho (domingo)
Horário do evento: 15h (horário local)
Horário da missa: 17h30  (horário local)
Entrevista Coletiva – Pe. Robson: 16h30 (horário local)
Local:   Estário Mirandão
Contato em Crato - CE:

Contatos em Trindade-GO:
Tayrone di Martino (62) 7812-3144 ou (62) 8486-2311
Nextel: 85*14578
Gabriela Canseco (62) 3933-3800 ou (62) 8136 0262

Crato vence Itaporanga da Paraiba em partida amistosa


O Crato Esporte Clube venceu na noite desta quarta feira 04\07 no Estádio Zezão em Itaporanga na Paraíba a forte equipe do Itaporanga pelo placar de 3x2. Os gols do Crato foram marcados por Janeldo aos 03\2t e Yuri aos 28 e 42\2t. Os gols do Itaporanga foram marcados por Du aos 04\2t e Claudio aos 39\2t. Etiênio Sobrinho foi o Árbitro com as Assistências de Roberto Pereira e Narciso Sobrinho
O Crato Estréia na Taça Fares Lopes dia 12 de Julho no Estádio o Romeirão em Juazeiro do Norte as  20h20min contra o Barbalha. O técnico Rony Araújo avaliou como positivo os três amistosos realizados antes da estréia e disse que o grupo está unido esperando contar com o grupo que ai está.
O Presidente do Azulão Hermano Teles continua a procura de patrocínios e espera contar com os empresários da região do Cariri nesta campanha do Crato na Taça Fares Lopes. Hermano Teles assumiu a equipe após o licenciamento de Luiz Cory para disputar a sua reeleição ao cargo de vereador na cidade do Crato.
 
Eduardo Júnior
Repórter/Colaborador do Blog do Crato

Novas praças do Crato sem acessibilidade


As reformas para requalificação de logradouros públicos não favoreceram acesso para pessoas especiais

Crato Incoerente.
É assim que os deficientes visuais da região do Cariri julgam as obras de requalificação das praças centrais do Crato. Durante a reforma e como medida inclusiva das pessoas com deficiência visual, a Secretaria das Cidades, órgão responsável pela execução, equipou os espaços com módulos de piso tátil, que permite a mobilidade e orientação com segurança. Entretanto, a medida não funcionou. O que deveria servir de orientação direciona o deficiente visual aos obstáculos, como postes de iluminação. De acordo com o Centro Educativo do Cariri de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual (CEC), o piso passou a representar um perigo para quem não enxerga, pois há o risco de bater nos postes ao caminhar pela área destinada aos portadores de deficiência visual.

Grande movimentação

Antes da requalificação das praças centrais, não havia na cidade acessórios que permitissem a acessibilidade nas ruas. O piso tátil foi colocado entre as Praças São Vicente até a Sé, local de grande movimentação de pedestres. A maior reclamação dos deficientes visuais é quanto à permanência inadequada do equipamento de orientação. Eles solicitam que a obra seja refeita urgentemente, já que pode gerar danos aos usuários. Para estar de acordo com as normas de acessibilidade, o piso tátil precisaria guiar os deficientes por uma via segura e sem obstáculos. Para as pessoas com deficiência visual, outro grande problema está entre as calçadas e as travessias de ruas, onde ainda não existem sinais sonoros e relevos nos percursos, que avisem sobre o fim da pista tátil. Atualmente, estão cadastrados mais de 30 deficientes visuais no CEC. Todos eles recebem, diariamente, orientações sobre as técnicas de mobilidade urbana. As noções vão desde a locomoção em casa até ao trânsito nas ruas. Segundo a instituição, as principais dificuldades para os deficientes visuais da região do Cariri são a ausência de sinais sonoros nas vias, pista tátil em todas as ruas, além do funcionamento dos equipamentos eletrônicos inclusivos, como o retorno de voz dos caixas eletrônicos instalados nos bancos.

Guias videntes

De acordo com a fiscal de administração do CEC, Elisângela Gonçalves Arruda, a maioria dos deficientes visuais transitam acompanhados de guias videntes. Ela diz, que sem o auxílio das pessoas que enxergam, é impossível andar pelas ruas com segurança. As vias ainda estão inacessíveis. "Muitos deficientes visuais evitam ir às ruas sozinhos temendo acidentes. É preciso que as autoridades entendam que eles só têm dificuldades quando não há acessibilidade", destaca Elisângela. Ela conta, ainda, que outro grande atraso para a região é a falta de um número suficiente de pessoas capacitadas para treinar os deficientes visuais com relação ao deslocamento. O valor total da obra de requalificação das praças centrais ultrapassa a ordem de R$ 5 milhões. Segundo a Secretaria das Cidades, antes do início da reforma, foram realizados estudos técnicos sobre a colocação do piso tátil. Mas, em cumprimento de um acordo, quando foi iniciada a instalação do piso, os postes deveriam ter sido realocados pela Coelce.

Sem previsão

Após o erro na obra, a Secretaria reapresentou o projeto à companhia energética e espera que a medida seja atendida. O processo de implantação do piso tátil, atualmente, encontra-se sob responsabilidade do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE). Ainda não há previsão para a solução do problema. A rotina de dependência, para os deficientes, é uma limitação que não permite a autonomia e individualidade. Apesar das cidades ainda não atenderem às necessidades das pessoas com visão reduzida, segundo a CEC, a região já avançou no que diz respeito à inclusão escolar destas pessoas.

Salas de aula

Hoje, nas escolas, existem salas de aulas multifuncionais que permitem o ensino de Braille, sistema utilizado universalmente para a leitura e escrita de pessoas com deficiência visual e programas com leitores de telas que capacitam o aluno a frequentarem as salas de aulas regulares. Além das escolas inclusivas, existe só o Centro Educativo do Cariri de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual, com alternativas de inclusão para os que sofre com as limitações visuais.

Mais informações:

Secretaria das Cidades
Avenida Gal. Afonso Albuquerque Lima - Edifício Seplag
Cambeba- Fortaleza
Telefone: (85) 3101.4448

O Campião dos Campiões


Campeão invicto, o Corinthians se iguala ao Santos de 1963, embora Pelé & cia tenham jogado apenas quatro jogos --uma vitória e um empate com o Botafogo, sem Mané Garrincha, e duas vitórias sobre o Boca Juniors. Agora, só sete clubes ganharam sem derrota --e desde 1978 que a façanha não era atingida.

O Corinthians, como se sabe, disputou e não perdeu nenhum dos 14 jogos. E deixou pelo caminho o Vasco campeão de 1998, o Santos tri e o Boca hexa. Certamente este time corintiano não é o melhor dos campeões brasileiros na Libertadores, mas se tornou o maior deles. Porque o Santos de Pelé, o Cruzeiro de 1976, o Flamengo de Zico, o São Paulo de Telê Santana e Raí, o Palmeiras de Felipão e Alex, o São Paulo de Paulo Autuori e Rogério Ceni de 2005 e o Santos de Neymar no ano passado tinham times melhores, assim como o bicampeão Inter era do mesmo nível e por aí afora. Verdade que o Grêmio, em 1983, também superou três campeões: Flamengo, Estudiantes e Peñarol. Que o Vasco, em 1998, passou por Grêmio, Cruzeiro e River Plate. Que o Palmeiras, em 1999, derrotou Olimpia, Vasco e River Plate.
E que o Santos, no ano passado, eliminou Colo-Colo, Once Caldas e Peñarol. Mas o Corinthians venceu campeões maiores, que somam dez títulos --e invicto o dobro de jogos dos maiores invictos. Sim, o próprio Corinthians, com times superiores, não conseguiu ganhar no começo do século, o que apenas aumenta a façanha deste time que Tite conduziu com serenidade. Oswaldo Brandão e Basílio, em 1977; Nelsinho Baptista e Neto, em 1990; Osvaldo de Oliveira e um timaço em 2000 têm agora companhia ilustre e cada um escolherá o seu herói. Ralf que fez o gol do empate no último minuto na estreia e evitou uma crise. Paulinho que fez no Vasco e roubou de Riquelme. Emerson e Danilo que despacharam o Santos.
Romarinho!
Cássio, Chicão e Leandro Cástan, todos que permitiram ao Corinthians sofrer tão poucos gols. 
E a Fiel, é claro, que mais uma vez transbordou num Pacaembu que está se despedindo da vida do Timão, mas que entrou em sua história no IV Centenário de São Paulo, em 1954, sob a batuta de Cláudio, Luizinho e Baltazar para sair em grande estilo quase 60 anos depois.

Juca Kfouri ( Folha OnLine )



Maurício Rands pede desfiliação do PT


Em carta divulgada nesta quarta-feira (4), O deputado federal Maurício Rands, nome dos mais respeitados no PT nacional, anunciou, em carta divulgada nesta quarta-feira, a sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT). Ele entregou ao partido seu cargo de parlamentar na Câmara Federal e também a Secretaria de Governo do Estado de Pernambuco. Ainda criticou a direção Nacional petista e declarou apoio a candidato do PSB, Geraldo Júlio.
“Depois da decisão da Direção Nacional do PT, impondo autoritariamente a retirada à minha candidatura e a do atual prefeito, recolhi-me à reflexão”, disse Rands na carta. ”No debate das prévias, minha candidatura buscou construir uma legítima renovação por dentro do PT e da Frente Popular. (…) Porém, setores dominantes da Direção Nacional do PT já tinham outro roteiro que não o do debate democrático com a militância do PT no Recife e sua deliberação. Ou seja, cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo do Recife.”
Maurício Rands é advogado e mestre em Direito pela UFPE. Milita no PT há 32 anos, está no seu terceiro mandato como deputado federal, tendo sido líder do PT na Câmara Federal durante parte da gestão Lula. Estava como secretário de Governo na gestão de Eduardo Campos (PSB) à frente do estado de Pernambuco.
Este ano Rands liderou o grupo de oposição à recandidatura de João da Costa à Prefeitura do Recife. Após acalourado debate e troca de ataques mútua com o atual prefeito, Rands retirou, a pedido da Direção Nacional, seu nome da disputa e abriu espaço para a candidatura do senador Humberto Costa. Na carta Rands revela insatisfação com a candidatura “imposta” pela Direção.
Com JC Online


Faculdade de medicina de Juazeiro é proibida de divulgar resultado de vestibular por irregularidades


A Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ) foi proibida de divulgar o resultado do vestibular que aplicou no último dia 17 de junho na cidade. A medida atende à ação cautelar proposta pela Defensoria Pública do Ceará, que alegou irregularidades no processo seletivo aplicado pela instituição de ensino.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), um grupo de 25 pessoas procurou a Defensoria para reclamar de “graves irregularidades” no vestibular para o 2º semestre da FMJ. Entre os problemas apontados está o uso de aparelhos celulares durante as provas e a falta de detectores de metais e de lacres nos pacotes dos exames.

O grupo também denunciou a grande quantidade de candidatos por sala e a falta de cadernos de provas suficientes, além de um suposto vazamento de questões antes da aplicação dos testes.

Diante das denúncias, a Defensoria pediu a suspensão da divulgação do resultado do processo seletivo. O juiz  José Acelino Jácome Carvalho, da 1ª Vara Cível e Registros Públicos da Comarca de Juazeiro do Norte, determinou, ainda, que a FMJ remeta cópias autenticadas dos cadernos de questões, além do edital do vestibular e do manual do candidato. Em caso de descumprimento, a faculdade deve pagar multa diária no valor de R$ 10 mil.

Fonte: Diário do Nordeste

Greve na Justiça Eleitoral pode prejudicar registro de candidaturas


BRASÍLIA - O movimento ocorre na véspera do fim do prazo para registro de candidaturas a prefeito e a vereador nas eleições de outubro deste ano... 


Servidores da Justiça Eleitoral iniciaram nesta quarta-feira (4), em vários estados, uma greve de 48 horas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o novo plano de carreira da categoria, que está sem reajuste de salários desde 2003. O movimento ocorre na véspera do fim do prazo para registro de candidaturas a prefeito e a vereador nas eleições de outubro deste ano, o que poderá prejudicar os que deixaram essa providência para os últimos dias.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sinjufego), em Goiás, a paralisação já atingiu 109 dos 120 cartórios eleitorais do estado. No Distrito Federal, onde não haverá eleições em outubro, a o Tribunal Regional Eleitoral informou que não há paralisação e que tudo funciona normalmente. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência do movimento grevista e informou que fará um balanço da situação ainda nesta quarta-feira (04).

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Justiça Federal e Ministério Público da União (Fenajufe), a greve está ocorrendo, com intensidades diversas, em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Piauí, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Acre e Tocantins. Na Paraíba, os servidores do TRE decidem nesta tarde se param os trabalhos da Justiça Eleitoral. Os servidores lutam pela aprovação do Projeto de Lei 6613/2009, na esperança de reestruturação do plano de carreiras e de reposição de perdas inflacionárias. A idéia é que as manifestações e protestos ocorram em frente aos cartórios eleitorais até a próxima quinta-feira (5), data-limite para registro de candidaturas às eleições deste ano.

O presidente do Sinjufego, João Batista Morais Vieira, disse à Agência Brasil, por telefone, que, em reunião no TRE, o presidente do tribunal, desembargador Gilberto Matos Filho, informou que as negociações com o governo federal e o Congresso “não são muito favoráveis aos servidores". De acordo com o sindicalista, o desembargador disse que o jogo está sendo muito duro, pois eles [servidores] foram transformados "em bodes expiatórios de todos os problemas do serviço público". “O que nós queremos é apenas a reposição das perdas com a inflação, pois estamos há oito anos sem reajuste, já que o plano de carreira atualmente em vigor é de 2004. Nesse período, a reposição chega a 53%, Quando sair, já estará defasada”, afirmou João Batista.

Segundo Batista, o projeto de lei para corrigir a situação está parado há dois anos na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e, por isso, os servidores estão fazendo a greve de 48 horas na tentativa de abrir um canal de negociação com o governo e o Congresso. Se não forem atendidos, disse ele, a greve poderá se transformar em uma paralisação por tempo indeterminado e causar problemas para a realização das eleições deste ano.

Agência Brasil

Demanda cresce 63% no aeroporto do Cariri


A ampliação do espaço, suspensa no começo do ano por desistência da empresa, deve ser retomada em agosto

Juazeiro do Norte. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, nesta cidade, fecha o semestre com 63% de movimentação acima do igual período do ano passado. Passaram pelo local 226.783 usuários somente nos primeiros seis meses do ano. Em 2011, até junho, foram 139.120. A movimentação surpreende até a gerência local, que aguarda a conclusão dos Módulos Operacionais (MOPs), que ampliará o terminal de passageiros, nas áreas de embarque e desembarque, até o fim de 2012. O período de alta estação na região, com as festas regionais, como a Expocrato, proporciona aumento na demanda de passageiros para este mês. A expectativa de crescimento para julho é de mais de 40%. Os MOPs foram iniciados em novembro do ano passado e deveriam estar prontos em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A empresa que estava responsável pela obra, a Eurobravin, paralisou os serviços ainda no começo do ano, aguardando o restante do material, que seria utilizado na parte da construção das paredes. Segundo a gerência do aeroporto, apenas 20% da obra chegou a ser finalizada até o momento. A construção do espaço, que irá ampliar a capacidade do aeroporto, de 50 mil usuários por ano para cerca de 500 mil, deverá ser iniciada a partir de agosto.

Com os módulos, a área do aeroporto será ampliada em 1000m², com o embarque numa área de 600m² e o desembarque ocupando um espaço de 400 m². A área correspondente a esses espaços, hoje, é de 950 m².

Rescisão

Segundo o gerente, Roberto Germano de Sousa, a Infraero está ultimando a rescisão do contrato com a Eurobravin, empresa do Espírito Santo, para então lançar novo edital. A primeira licitação foi orçada em R$ 2,8 milhões. O mesmo aconteceu com obra que vinha sendo executada em aeroporto no Piauí. Roberto Germano afirma que, caso os trâmites ocorram normalmente, a obra deverá estar finalizada até o fim do ano. O superintendente regional da Infraero, Fernando Nicácio, esteve na região no início de junho, com a finalidade de verificar as obras e esclarecer sobre as mudanças. Um dos problemas alegados pela Eurobravin foi a dificuldade de adquirir o material que seria utilizado nas obras. A Infraero, segundo Germano, buscou informações da empresa para verificar os prazos para retomada dos serviços, mas não obteve esclarecimentos.

O aeroporto regional já realizou algumas reformas por conta do pouco espaço nas áreas de embarque e desembarque. Atualmente, o local recebe nove voos diários, com mais um nos fins de semana, da Azul Linhas Aéreas. São voos de Campinas, em São Paulo, direito para Juazeiro do Norte, que vão até o próximo dia 31 de julho.

Lotação esgotada

A demanda para este mês deverá ficar acima de 45 mil passageiros. Um dos grandes problemas enfrentados pela falta de espaço é que, a cada voo, o aeroporto fica com lotação esgotada, além do espaço voltado para o estacionamento, que tem vagas insuficientes para atender à quantidade de veículos estacionados no local. A obra do aeroporto estava prevista para ser concluída em maio deste ano. Com os novos módulos, a atual área usada para embarque e desembarque será transformada em espaço comercial. O aeroporto passa pela ampliação depois de mais de três décadas de existência e reivindicações da sociedade e autoridades do Estado, além do Ministério Público Federal (MPF), que fez recomendações ao Governo do Estado e a Infraero para providenciar melhores condições na infraestrutura do equipamento. O fluxo diário no aeroporto passa de 3.600 pessoas. O início deste ano já contava com o dobro de voos relacionados a igual período de 2011. O aeroporto atende a demanda de público do região do Cariri e de cidades interioranas de Estados vizinhos, como o Pernambuco e a Paraíba. A previsão de 500 mil passageiros por ano já está praticamente no limite da realidade atual de lotação. Os novos módulos estão sendo construídos pela Infraero, com um investimento de R$ 2,8 milhões. Isso fará com que o aeroporto tenha capacidade para dois pousos simultâneos. Desde o ano passado, devido ao aumento de voos destinados ao Cariri, o aeroporto funciona 24 horas.

Mais informações:

Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefones: (88) 3311.6524
Fonte: DN

18ª CREDE realiza encontro do Programa Alfabetização na Idade Certa -Por Maria Otilia


A 18ª CREDE, coordenada pela Profª Eliana Nunes Estrela, através do NRCOM, sob supervisão da Profª Neyla Cyrce Brito Falcão, realizou dia 26.06.2012, à noite, no Hotel Encosta da Serra, homenagem aos Prefeitos, Secretários de Educação e Gerentes Municipais do PAIC dos Municípios da abrangência da 18ª CREDE, pela dedicação dispensada ao Programa Alfabetização na Idade Certa.
Foram entregues trofeus aos Prefeitos e banneres aos Secretários de Educação e Gerentes Municipais do PAIC.
Foram homenageados também o Sr. Secretário Executivo da SEDUC, Dr. Idilvan de Lima Alencar e a Profª Márcia Campos, Coordenadora da COPEM, pelo relevante trabalho realizado em prol da Educação do Estado do Ceará.
Estiveram presentes também neste evento o Dep. Estadual Sineval Roque, os Diretores das Escolas Premiadas, Equipe do NRCOM, equipe da COPEM e os Coordenadores das CREDEs: CREDE 02 – Maracanaú, CREDE 03 – Acaraú, CREDE 04 – Camocim, CREDE 11 – Jaguaribe, CREDE 13 – Crateús e CREDE 19 – Juazeiro do Norte.
Nesta ocasião foi apresentado um vídeo sobre o Programa Alfabetização na Idade Certa enfatizando a evolução do SPAECE nos municípios da 18ª CREDE, de 2007 a 2011, o qual destacou que em 2007 a maior parte dos municípios da 18ª CREDE estava no nível Alfabetização Incompleta e atualmente todos encontram-se no nível DESEJÁVEL.
A supervisora do NRCOM, Neyla Cyrce Brito Falcão, foi a cerimonialista deste evento.
Ao final foi servido um jantar aos presentes.

Texto de  Neyla Cyrce Brito Falcão
Supervisora NRCOM


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30