xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/07/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 julho 2012

Não publicamos comentários anônimos, Sr. Bruno


Recebi um comentário nesta tarde de um tal BRUNO, Só Bruno, sem sobrenome algum, que não conheço, sem qualquer identificação, vindo pelo yahoo, que insistia para que eu publicasse o seu comentário, que ataca um dos candidatos. Nossas regras são muito claras, o Blog do Crato não publica comentários de anônimos, essa é a regra primeira. Por isso mesmo é que instalei o sistema de comentários do facebook no Blog, porque pelo facebook é muito mais difícil alguém se esconder e tacar pedra nos outros.  Pois bem, esse "Bruno", que eu não sei quem é, respondeu, pelo fato de eu não haver publicado o seu comentário inicial, com outro comentário ainda pior, que transcrevo parte logo abaixo.

Quero dizer que como administrador do site, me reservo o direito de publicar OU NÃO qualquer coisa que seja. Aqui não é como certos sites, onde se publicam coisas sem a menor responsabilidade, escreve o que quer. Não! Não podemos permitir que as pessoas agridam outras, e não podemos permitir o anonimato. Quer publicar algo ? Identifique-se! - Escreva o seu nome completo, use o seu perfil do facebook. Ficar nas sombras e jogar pedras nos outros, isso convenhamos, não podemos admitir. E tem gente que acha ruim esse nosso posicionamento quando vem reclamar da falta da publicação, vejam:

"bruno.urca (entrou usando yahoo)
Caro Dihelson, o meu comentário/pergunta foi censurado(a). Aparentemente não ofendi nenhuma conduta ou regra, então só posso concluir que o mantenedor deste BLOG não quer ver o nome do Candidato de sua preferência atrelado à gestão do ex-prefeito Z. recentemente condenado por crimes de improbidade e ...desvio .... O teor da minha pergunta era inofensivo: Se a experiência administrativa que Y possui e que foi tratada na matéria foi adquirida na gestão de Z, enquanto chefe de .... E, pelo mau estar que provoquei - a ponto de ser censurado - é fácil imaginar a resposta. Grato pela atenção"
...
Ora, candidato da minha preferência ? Sr. Bruno, não defendo os candidatos R, C, R, M, S... conforme o tempo for passando, você verá que as oportunidades para todos eles serão iguais. Vivemos noutro tempo. Os administradores serão outros...Não podemos admitir agressões gratúitas a ninguém. Escrevi esta resposta apenas para mostrar aos nossos queridos leitores, o tipo de coisa que às vezes nos chega. Da próxima vez em que quiser escrever, use o cadastro, abra uma conta no facebook, que terei prazer em publicar o seu comentário. Agora, se mesmo assim, você quiser atacar a imagem de algum candidato, o direito e a responsabilidade será sempre sua. Não compactuamos com essas coisas. Política eu acho que deve ser feita com respeito e de forma pacífica, mostrando propostas, sem precisar atacar ninguém. E quem tiver melhores propostas para o Crato, na minha humilde opinião, deve vencer nas próximas eleições.

Abraço,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Avião com banda de Amado Batista faz pouso forçado em rodovia da BA


Um avião que transportava músicos da banda do cantor Amado Batista realizou um pouso forçado na pista da BA-262, que fica perto da cidade de Aracatu, na região do sudoeste da Bahia, por volta das 8h30 desta segunda-feira (2). Onze pessoas estavam dentro da aeronave - dez integrantes da banda e um piloto -, que não sofreram ferimentos, segundo a produção. O cantor não estava no voo.

Os passageiros e o pioloto foram levados para a cidade de Vitória da Conquista, de onde devem partir para São Paulo em um voo comercial. Na ocasião do incidente, a polícia afirma que a rodovia estadual tinha fluxo intenso de veículos e que, no momento do pouso, os condutores perceberam que o avião perdia altitude e improvisaram paradas. Ninguém ficou ferido. A aeronave, que é de propriedade de Amado Batista e dedicada ao transporte de músicos, saiu de Itiruçu, cidade na mesma região, onde a banda realizou um show no domingo (1°). O piloto relatou à polícia que o motor do avião deu pane, por isso há suspeita de falha mecânica. Ele está parado no acostamento da pista e o trânsito flui normalmente, segundo a PM.

Segundo a produção do artista, por volta das 11h, o cantor já tinha retornado a São Paulo em um jato particular. Uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáutico (Seripa 2), da Força Aérea, foi deslocada da sede no Recife (PE) para prestar assistência e colher dados sobre a situação. Segundo a PM, o avião deve ser retirado após avaliação de um mecânico da equipe do cantor, que deve sair de Goiânia.

Fonte: G1

VÍDEO - Cid Gomes manda estudantes da URCA "Tibungarem ali no canal" - Veja o Vídeo


Aqui está a prova que todos esperavam. Muitos falaram nas redes sociais que o Cid Gomes teria dito esta frase, mas faltava a prova, a comprovação. Hoje foi postado no Youtube, quando na última sexta-feira, o governador se irritou com o protesto dos estudantes da URCA e seus cartazes, e os manda em alto e bom som: "Tibunguem ali no canal". A ironia do destino, é que nem canal, o Crato tem mais, porque o seu governo ( do Cid Gomes ), recebeu 4 milhões conseguidos pelo prefeito Samuel Araripe com o ministério da Integração nacional em Março de 2011, e através da Construtora Coral, fez uma obra porca, em que na primeira chuva do ano, todo o trabalho foi perdido, quando 2.5 MILHÕES de reais desceram pelo ralo sem prestar até hoje esclarecimentos à população. Agora, nem canal os cratenses tem mais para poderem "tibungar" como manda o nobre governador do estado.



Fonte: Youtube.com

Quem quiser "tibungar", vai ter que ser aqui ( Canal do Rio Grangeiro, 1 ano depois da tragédia  )

Plano Real completa 18 anos de implementação


Lançado no dia 1º de julho de 1994, o Plano Real está completando neste domingo (1º) 18 anos de implementação. De acordo com o Ministério da Fazenda, a inflação estava em torno de 50% ao mês em junho de 1994 e baixou para 1,7%, nos primeiros meses de 1995. O ministério registra ainda que o plano entrou em vigor em um momento “quando há 35 anos não se registravam taxas tão reduzidas de inflação”. Além de baixar a inflação, o plano tinha como objetivo enunciado promover o desenvolvimento econômico.

A inflação elevada durante a vigência do cruzeiro real, moeda vigente até então, motivava a necessidade de reajuste quadrimestral de salários, com base na inflação do período. Em alguns quadrimestres, os salários reajustados chegavam a dobrar seu valor nominal. O plano ainda trocou o cruzeiro real pelo real. Antes, houve um período de transição com a atualização monetária por meio da Unidade Real de Valor (URV), que convertia os valores ainda cobrados em cruzeiro real.

Com a estabilização da inflação, o Brasil adotou, em 1999, o regime de metas da inflação, que estabelece percentuais mínimo e máximo para a variação de preços. Em 2005, o Banco Central (BC) definiu a meta de 4,5% para a inflação anual até 2014. Em 2005, o resultado apurado ao final do ano foi 5,69%. Em 2006, caiu para 3,14%; em 2007 para 4,46%; em 2008 subiu para 5,9%; em 2009 caiu para 4,31%; em 2010 se elevou a 5,91%; e, em 2011, atingiu o teto da meta, 6,5%.

Para 2012, levando em conta projeções do mercado financeiro, o BC elevou em 0,3 ponto percentual, no último dia 28, a projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estipulando a previsão em 4,7%. O cenário foi desenhado com base em uma taxa de câmbio de R$ 2 e na meta da taxa básica de juros, a Selic, de 8,5% no ano. 

Agência Brasil

Novas regras eleitorais entram em vigor a partir deste domingo


A partir de ontem (01), uma série de novas regras eleitorais entram em vigor. Uma delas, é a vedação da propaganda partidária gratuita no rádio e na TV, além de dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação.

Os registros de candidaturas devem ser feitos nos cartórios eleitorais até a próxima quinta(05), até às 19 horas. Também é último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral a relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente. A partir de sexta(06), as propagandas políticas já poderão ser realizadas. Os partidos e coligações poderão ligar alto-falantes ou amplificadores de som, em suas sedes ou em veículos. Os candidatos, partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas e também será permitida a propaganda eleitoral na Internet, porém é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga. Faltando três meses para as eleições, a partir do dia (07), será vedada a contratação e demissão de agentes públicos. A propaganda no rádio e TV inicia no dia 21 de agosto. As eleições serão realizadas no dia 07 de outubro.

Veja mais detalhes:
01 de julho de 2012 (Domingo)

Data a partir da qual não será veiculada a propaganda partidária gratuita prevista na Lei nº 9.096/1995, nem será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/1997, art. 36, § 2º).

Data a partir da qual é vedado às emissoras de rádio e de televisão, em programação normal e em noticiário (Lei nº 9.504/1997, art. 45, I a VI):

- transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;
- veicular propaganda política;
- dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação;
- veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;
- divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome de candidato ou com a variação nominal por ele adotada.

05 de julho de 2012 (Quinta-feira)

Último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no cartório eleitoral competente, até as 19 horas, o requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador (Lei nº 9.504/1997, art. 11, caput).

Data a partir da qual permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais, em regime de plantão (Lei Complementar nº 64/1990, art. 16).

Último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado (Lei nº 9.504/1997, art. 11, § 5°).

Data a partir da qual o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Data a partir da qual, até a proclamação dos eleitos, as intimações das decisões serão publicadas em cartório, certificando-se no edital e nos autos o horário, salvo nas representações previstas nos arts. 30-A, 41-A, 73 e nos § 2º e § 3º do art. 81 da Lei 9.504/1997, cujas decisões continuarão a ser publicadas no Diário de Justiça Eletrônico (DJE).

06 de julho de 2012 (Sexta-feira)

Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral (Lei nº 9.504/1997, art. 36, caput). Data a partir da qual os candidatos, os partidos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nas suas sedes ou em veículos (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 3º). Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 4º). Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga (Lei nº 9.504/1997, art. 57-A e art. 57-C, caput). Data a partir da qual, independentemente do critério de prioridade, os serviços telefônicos oficiais ou concedidos farão instalar, nas sedes dos diretórios devidamente registrados, telefones necessários, mediante requerimento do respectivo presidente e pagamento das taxas devidas (Código Eleitoral, art. 256, § 1º).

07 de julho de 2012 (Sábado)
(3 meses antes)

Data a partir da qual são vedadas aos agentes públicos as seguintes condutas (Lei nº 9.504/1997, art. 73, V e VI, a):
- nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os casos de:
- nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança;
- nomeação para cargos do Poder Judiciário, do Ministério Público, dos tribunais ou conselhos de contas e dos órgãos da Presidência da República;
- nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 7 de julho de 2012;
- nomeação ou contratação necessária à instalação ou ao funcionamento inadiável de serviços públicos essenciais, com prévia e expressa autorização do chefe do Poder Executivo;
- transferência ou remoção ex officio de militares, de policiais civis e de agentes penitenciários.
- realizar transferência voluntária de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou de serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública.

Data a partir da qual é vedado aos agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição (Lei nº 9.504/1997, art. 73, VI, b e c, e § 3º):
- com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral;
- fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão, fora do horário eleitoral gratuito, salvo quando, a critério da Justiça Eleitoral, tratar-se de matéria urgente, relevante e característica das funções de governo.

Data a partir da qual é vedada, na realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos (Lei nº 9.504/1997, art. 75). Data a partir da qual é vedado a qualquer candidato comparecer a inaugurações de obras públicas (Lei nº 9.504/1997, art. 77). Data a partir da qual órgãos e entidades da administração pública direta e indireta poderão, quando solicitados pelos tribunais eleitorais, ceder funcionários em casos específicos e de forma motivada pelo período de até 3 meses depois da eleição (Lei nº 9.504/1997, art. 94-A).

JusBrasil

Entrega do troféu Melhores Prefeitos do Ceará 2012 acontece hoje em Fortaleza


Com 23 votos dos 32 votos, Samuel Araripe, prefeito do Crato, foi o mais votado pelo colegiado de jurados, dentre os demais colegas.

Com quase 20 mil votos na internet, sendo 9 mil válidos, apreciados com peso (1) os Municípios que apresentaram os melhores índices na saúde, educação, IDH, Qualidade do Meio Ambiente, Selo Verde, Prefeitos Empreendedores -dados fornecidos por entidades oficiais, além de votos da Comissão de Alto Nível, a PPE, Publicidade, Promoções e Eventos, capitaneada por Roberto Farias. A escolha dos melhores prefeitos foi realizada no dia 06 de junho, com cobertura exclusiva do sistema AVOL e da Rádio Cidade AM 860, através do Programa Antônio Viana, Política Especial.

Na Assembleia -Reunida num dos pomposos auditórios do Prédio José Euclides Ferreira Gomes, da Assembleia Legislativa, a Comissão de Apuração foi presidida pelo Dr. Lindolfo Cordeiro Filho, Diretor de Recursos Humanos da AL/CE; professor Irapuam Aguiar; Dr. Luiz Dias, que representou o TCE; empresário Leonardo Farias e o jornalista Antonio Viana (Rádio Cidade, O Estado e Sistema AVOL). Apurou e anunciou os 30 Melhores Prefeitos do Ceará, período administrativo apurado (Julho/2011 a Maio/2012). A relação vai noutro espaço, compondo a mesma matéria.

Mais votado - Com 23 votos dos 32 votos possíveis, Samuel Araripe (foto), do Crato, foi o mais votado entre os demais colegas. Os outros 29 escolhidos, sem observância de número de votos e ou ordem alfabética foram: Alto Santo, Brejo Santo, Capistrano, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Horizonte, Icó, Iguatu, Itarema, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Ocara, Pacatuba, Palhano, Parambu, Pedra Branca, Pentecoste, Quixeramobim, São Benedito, São Gonçalo, Sobral, Tamboril, Tauá, Tururu e Várzea Alegre. Menção Honrosa - Boa Viagem e Redenção.

COMO SE DEU AVOTAÇÃO:

Colegiado de Jurados -Melhores Prefeitos do Ceará -2012 (25ª edição) -Bodas de Prata

1. Dr. Leônidas Cristino - Ministro dos Portos do Brasil;
2. Dr. Raul Araújo -Ministro do Superior Tribunal de Justiça;
3. Dr. Domingos Filho -Vice Governador do Estado de Ceará;
4. Deputado Roberto Cláudio -Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará;
5. Dr. Luis Odorico Monteiro -Diretor do Ministério da Saúde;
6. Senador José Pimentel -Ex-Ministro da Previdência;
7. Senador Inácio Arruda;
8. Ministro Ubiratan Aguiar - TCU;
9. Dr. Haroldo Rodrigues -Desembargador e Ex-Presidente TRE;
10. Dr. Valdomiro Távora -presidente do TCE;
11. Dr. Luiz Sérgio Vieira - Economista;
12. Dr. Lúcio Alcântara -Ex-Governador do Estado;
13. Dr. Tasso Jereissati / Dr. Marcos Cals;
14. Dr. Antônio Colaço -Reitor da UVA;
15. Dr. Robério Gress -Chefe de Gabinete do Banco do Nordeste;
16. Dr. Alci Porto -Diretor do SEBRAE-CE;
17. Sr. Odilon Soares -Superintendente da CEF;
18. Sr. Edilmar Norões -Presidente ACERT e Diretor SVM;
19. Sr. Miguel Dias / Dr. Cid Carvalho -TV Cidade;
20. Sr. Augusto César Benevides -Diretor da TV Ceará;
21. Sr. Antônio Viana -Jornalista Radialista Municipalista;
22. Sr. Paulo Oliveira -Comunicador da TV Diário e Verdes Mares;
23. Sr. Darlan Leite -Presidente da Amtur / ABIH;
24. Sr. Osvaldo Magalhães -Dep. Comercial Interior Diário do Nordeste;
25. Sra. Valéria Feitosa -Editora Interior do Diário do Nordeste;
26. Sr. Lúcio Brasileiro -O Povo / TV Jangadeiro;
27. Sr. Alan Neto -O Povo (Rádio, Jornal, Televisão);
28. Sr. Roberto Moreira -Diretor da TV Diário;
29. Sr. Carlos Silva -Radialista (Globo Fortaleza);
30. Sra. Sônia Pinheiro -O Povo;
31. Sr. Wolker Gomes -Rádio Cidade AM
32. Sr. André Luiz -Sistema AVOL;

O engenheiro Roberto Farias revelou ao Sistema AVOL, ao O Estado e à Cidade AM 860, que por intermediação do deputado Dedé Teixeira e do ex-deputado Ilário Marques e da Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, está tentando trazer o ex-Presidente Lula, que receberá o Broche de Ouro da PPE, além de participar das festividades dos 50 anos do seu grande amigo Dedé Teixeira, 03 de Julho. A premiação ao Melhores Prefeitos do Ceará - 2012, ocorrerá nesta segunda-feira, dia 02 de julho, às 20 horas no La Maison Dunas.

Fonte: AVOL - Antonio Viana Online

Saiu no "O Povo" - Em B.O, manifestantes acusam Ciro Gomes de agressão



Professoras da Urca dizem que foram agredidas durante protesto por melhores condições na universidade. Imagens de evento mostram que Ciro se irritou com provocações e agressões verbais de manifestantes

Um grupo de manifestantes se reuniu, no último sábado, no Centro do município de Juazeiro do Norte, para protestar contra supostas agressões sofridas por professores e alunos da Universidade Regional do Cariri (Urca). A violência teria sido praticada pelo ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB). De acordo com os manifestantes, a suposta agressão teria ocorrido na sexta-feira, durante convenção do PSB para escolha do candidato a prefeito do Crato, em evento que também contou com a presença do governador Cid Gomes (PSB). Estudantes e professores aproveitaram a ocasião para se manifestar contra as “péssimas” condições de ensino e de estrutura da universidade.

Conforme versão da presidente do Sindicato dos Docentes da Urca (Sindurca), Zuleide Queiroz, o governador recebeu uma comissão de manifestantes na sede da Urca, enquanto outros protestavam no local da convenção, realizada no Crato Tênis Clube. Na Universidade, segundo Zuleide, Cid recebeu uma pauta de reivindicações. Um estudante questionou o governador sobre a escassez de verbas para a Instituição e reclamou dos recursos destinados à construção de um aquário, em Fortaleza. Nesse momento, disse Zuleide, Ciro “se intrometeu na reunião e agrediu o estudante com um empurrão”. No local da convenção, outros manifestantes levantaram cartazes de protesto. A professora de História Jeanne Duvall alegou que “Ciro veio com outros homens e começaram a nos agredir, jogar cadeira e empurrar”.

Imagens divulgadas no site Youtube mostram que o ex-deputado desceu do palanque da convenção para discutir com os manifestantes, que vaiavam e agrediam verbalmente o governador. Ciro teve de ser segurado. As imagens não mostram o momento da suposta agressão física. Segundo Zuleide, foi registrado um Boletim de Ocorrência.

ENTENDA A NOTÍCIA

O incidente teria ocorrido por causa das vaias, apitos e expressões nada amigáveis com as quais Cid foi recebido na convenção do PSB no Crato. Seu irmão, Ciro Gomes, é conhecido pelo temperamento forte e pela língua ferina.

Fonte: Jornal O Povo

Rotary CLub de Crato convida...





O Rotary Clube de Crato marcou a posse do seu Conselho Diretor para a próxima  quinta feira, dia cinco de julho de 2012 .

Programa:
DIA: 5 de Julho de 2012.
LOCAL: Sede do Rotary Club de Crato
Beirro - Novo Horizonte (Grangeiro) S/N
Email: rotaryclubcrato@gmail.com
Cidade: Crato - Ceará - Brasil

Notícias Policiais - Com Jota Lopes


CRATO-CE. Na Rua Bruno de Menezes, imediações do viaduto, no bairro Alto da Penha, na cidade do Crato, Pedro Henrique Góes Barbosa, foi morto a tiros por volta das 21h30min, deste domingo. A polícia diz que populares informaram que o principal suspeito do crime trata-se do homem identificado como Menor Pio que teria fugido sem deixa pistas.
De acordo com informações do sargento Wilton do Ronda do Quarteirão do Crato, Menor Pio já suspeito de praticar pelo ao menos  nove  crimes de morte na região do cariri, inclusive o homicídio ocorrido na manhã da última quarta-feira, dia 27 de junho em que foi vítima pedreiro, Gleison Irtone do Nascimento Magalhães, o Paulista, como era mais conhecido, 19 anos de idade, assassinado com dois disparos de arma de fogo  na Travessa Altaneira, 33, no Bairro Alto da Penha.
Ainda no município do Crato, agricultor e auxiliar de serviços gerais foram encontrados mortos  na manhã deste domingo (01), possivelmente vítimas de coma alcoólica. O primeiro no Sítio Cruzeiro  o segundo  no bairro Vilalta,
Dois homens foram encontrados mortos na manhã deste domingo (01), em Crato. O primeiro por volta das 07h30min, no Sítio Cruzeiro. O agricultor José Leandro de Sousa, 54 anos, foi localizado morto sobre uma cama dentro de um quarto da casa onde mesmo residia com o corpo já em estado de putrefação. Familiares afirmaram a polícia que a vítima morava sozinha e fazia uso contínuo de bebidas alcoólicas o porquê ter ocasionado a morte da mesma.
Já por volta das 08h30 min, na casa de número, 321, da Rua Coronel José Maia, no bairro Vilalta, foi localizado o corpo já sem vida do auxiliar de serviços gerais, Francisco Pereira Filho, 43 anos de idade, que ali residia. O cadáver foi encontrado por um sobrinho da vítima que informou que seu tio sofria de uma hérnia motivo pelo havido recebido orientações médicas para deixa de beber, mas que continuava ingerindo bebidas alcoólicas constantemente, podendo ter sido esta a casa da morte. Nos dois casos a polícia acionou a perícia forense do IML regional do cariri que adotou os devidos procedimentos.

Por: Jota Lopes
Repórter Policial/Colaborador

Cultura de massa - Por: Emerson Monteiro

As produções de cultura através dos meios de comunicação de massa revelam o quanto as máquinas dominaram os seres humanos, ofertando enlatados aos turbilhões, invés de bens de consciência. Prova disso, as tevês por assinatura e seus pacotes indiscriminados. 
Os livros iguais, nas bancas e livrarias. As mesmas revistas velhas, enfileiradas nos mercantis. Telespectador virou peça de reposição do sistema, triturador de lixo industrial e engolidor de sucata. Correr, correr apressado até chegar para receber a tal dose módica do que enfiam de buraco adentro, custo dos ganhos lutados dessa gente, isso pede estudos acadêmicos e reavaliação de onde chegou o trem da história intelectual da civilização empacotada. Antes havia sedimentação das tradições da arte, do pensamento, no decorrer dos séculos eternos. Povos guardavam frutos decantados milênios a fio em forma de linguagem, filosofia, pintura, escultura, teatro, dança, literatura. 
A oralidade mesma preservou quase tudo que hoje existe de conteúdo na vida cultural dos lugares e museus. Depois, o mercantilismo avançou mundo afora, primeiro em navios a vela, secundados pelos submarinos atômicos. Veio a Revolução Industrial. Os imperialismos inglês, francês, holandês, alemão, russo, americano. As Grandes Guerras. Essa fome de mercados transformou a face do mundo e a cabeça das pessoas nos estádios. A Era do Consumo expandiu força no trilho dos costumes e as linhas de produção das fábricas não esfriaram mais. Ganhar para viver; viver para consumir; consumir para permanecer igual. 
Quando alguém vê diferente dos outros, fica logo de fora dos códigos e some alienado goela abaixo pelas entranhas da Besta. Eterno drama abrir as cortinas dos palcos a qualquer um desses atores. Que dose diária de embriaguez solicitar nos balcões dos bares antes de dormir a solidão estropiada? A massa de restos das mesas dos estrangeiros, sem qualidade ou sentido, abobalha as juventudes, nos países dos outros mundos distantes, sem chance de vencer a corrida do ouro. Dizem que sempre aconteceu assim, feras famintas e busca de alimento, nas selvas sombrias deste chão. No entanto sonhar exige imaginação, liberdade e vontade, à cata dos segredos das possibilidades; olhar lá longe e trabalhar alternativas aos novos passos, enquanto vida viver, ensinam os credos da consciência, nas artes verdadeiras. 

Por: Emerson Monteiro

Núcleo central do mensalão combina e Delúbio deve assumir culpa por caixa 2 -- postado por Armando Lopes Rafael


(Transcrito de “O Estado de S.Paulo”,edição de 02-07-2012)

Grupo que inclui José Dirceu e Genoino, acusados de corrupção ativa e formação de quadrilha, faz acordo com o ex-tesoureiro do PT

João Domingos e Christiane Samarco, de “O Estado de S. Paulo”

A um mês do início do julgamento do mensalão, o "núcleo central da quadrilha", conforme definição do então procurador-geral da República Antonio Fernando de Souza, combinou que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares deve assumir que partiu somente dele a iniciativa de formar o caixa 2 para o financiamento de partidos e parlamentares que se coligaram com os petistas nas eleições de 2002 e 2004.  Esse núcleo central, segundo o procurador, era formado por Delúbio, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o ex-deputado José Genoino e o ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira. Este último fez acordo com o Ministério Público e já cumpriu pena alternativa de 750 horas de serviços comunitários.

O "núcleo central da quadrilha" foi citado 24 vezes por Souza na peça que pediu a condenação dos envolvidos por crimes como formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e peculato. Ao afirmar que foi atrás do dinheiro que resultou no caixa 2 sem pedir a autorização a ninguém, Delúbio fará mais do que manter o silêncio sobre o escândalo. Ele abrirá o caminho para que José Dirceu possa reafirmar, no Supremo Tribunal Federal (STF), que estava afastado do partido, não acompanhava as finanças petistas e que não há no processo uma única testemunha ou ato que o incrimine.

José Genoino, que era o presidente do partido, pretende reafirmar que a presença de seu nome apareceu em dois empréstimos feitos pelo PT nos bancos Rural e BMG, isso ocorreu por mera formalidade do cargo. Na condição de presidente, deveria dar o OK a tal tipo de operação. Na denúncia, Genoino é acusado de formação de quadrilha e corrupção ativa, como Delúbio e Dirceu. A diferença entre eles é que Dirceu foi chamado, na peça, de "chefe da quadrilha".

NOTA DO POSTADOR – E AINDA TINHA PESSOAS QUE DIZIAM NÃO ACREDITAR NA EXISTÊNCIA DO MENSALÃO. SERÁ QUE EXISTIA SINCERIDADE NESSA AFIRMAÇÃO?

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31