xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 junho 2012

Podem ser colocados 4 chips em um telefone celular?


Quando dois cartões SIM em um telefone celular se tornou realidade, você já pensou automaticamente que quatro chips em um celular já estaria tão próximo de nós? Depois que os dual chip e tri chip foram anunciados, melhoraram a tecnologia ainda mais, e agora alguns celulares com quatro chips foram lançados no mercado. 
Um celualr quad SIM ou quatro chips para brasileiros é aquele que possui slots para quatro cartões SIM. Os cartões podem ser trocados livremente entre si quando o telefone está em standby. Esta tecnologia é inventado por empresas chinesas com o objetivo de atingir mercados emergentes como áreas rurais da Índia, África, América Latina, etc. Nas áreas rurais dos países em desenvolvimento, membros da família compartilham apenas um telefone celular com diferentes cartões SIM. 
Telefone celular que carrega vários cartões SIM na mesma freqüência de operação é extremamente bem-vindo por estas famílias. Ainda há o caso de que diferentes operadores possam funcionar em um mesmo celualar, o que é uma grande vantagem em países com baixa cobertura e altas tarifas. O primeiro celualar 4 chips foi introduzido pela GFive, uma crescente marca de telefone móvel chinês em mercados emergentes. 
Com 5 milhões de celualares vendidos no segundo trimestre de 2010, segundo a pesquisa de tecnologia da informação e da empresa de consultoria Gartner, a GFive está listada no top 10 players globais de telefone móvel. Quase todos celulares GFive são multimídia caracterizado com música / reprodutor de vídeo, cartão de memória expansível até 32gb. As vendas de um telefone multimídia móvel com quatro cartões SIM são promissoras. Como dual SIM, os quatro chips serão fabricados principalmente por fabricantes chineses de celulares, e será amplamente vendidos para mercados emergentes como Índia, Egito, Vietnã, Brasil, etc. Quatro chips em um celular é considerada como mais um avanço do hardware do telefone móvel, onde nem tantas inovações impressionantes foram vistas nos últimos anos. Esta tecnologia ainda vai nos dar muitas alegrias em um futuro próximo.

Ana Machado

Fotografia do incidente na URCA em Crato envolvendo Ciro Gomes


Uma foto está sendo divulgada nas redes sociais do "suposto" momento em que o Ciro se exaltou e teria chegado a agredir estudantes. Como se vê, apenas por essa foto não é possível qualquer comprovação, embora as redes sociais estão em povorosa com toda essa notícia.




Ciro Gomes teria agredido estudante da URCA em Crato durante protesto


QUEM AGREDIU QUEM ?


A notícia está estampada em vários perfis do Facebook desde a noite desta sexta-feira, dia 29. Segundo os presentes, a agressão física teria ocorrido durante a convenção do PSB em Crato-CE, evento que aconteceu no Crato Tênis Clube. Um grupo de estudantes da URCA ( Universidade Regional do Cariri ) havia programado no fim-de-tarde um protesto a fim de expor o descontentamento com a precária situação porque passa a universidade e entregar em mãos ao governador Cid Gomes as suas reivindicações, quando em meio a tumulto, a aluna do curso de teatro da Urca, Jéssica Avelino Sampaio teria sido agredida fisicamente por Ciro Gomes. Os participantes da manifestação ficaram revoltados com a situação e muitos publicaram em seus perfis do Facebook mensagens de protestos contra o incidente e clamam pelo uso da Lei Maria da Penha neste caso, que prevê severas penas para agressões a mulheres no Brasil. Outras pessoas também se dizem agredidas. Josernany Oliveira conta que sofreu empurrões da equipe ligada ao governador.

Uma outra versão da história
 Uma outra versão do que teria acontecido foi publicada no site Cnews, com a seguinte manchete:
 "Manifestantes tentam agredir Cid durante convenção no Crato".
Segundo o artigo, "Na noite desta sexta-feira (29), estudantes e militantes do PSTU tentaram agredir o governador Cid Gomes e o seu irmão, o ex-deputado federal Ciro Gomes, durante convenção do PSB no Crato. As informações foram repassadas ao Portal Cnews por testemunhas que presenciaram as agressões sofridas pelo governador. Ainda de acordo com relatos de testemunhas, a manifestação havia sido marcada pelos militantes do PSTU e estudantes da URCA no início da tarde. Quando Cid chegou ao evento, aceitou receber uma comissão de oito estudantes para conversar sobre investimentos na Universidade. Após a reunião, outros estudantes e militantes invadiram o local e tentaram agredir fisicamente o governador,  que foi protegido pela Casa Militar e por assessores. Ciro também ajudou a segurar os agressores. Ainda segundo areportagem, o governador não foi atingido pelos objetos atirados contra ele, e apenas pedia calma durante a confusão. Após o incidente, o governador seguiu no evento e, na sequência, seguiu para o município de Brejo Santo, também na Região do Cariri, onde inaugura uma Policlínica."

Entretanto, os estudantes que estavam no local já consideraram esta versão publicada no site CNEWS como "mentirosa, manipulada e distorcida da realidade dos fatos". 

Abaixo: Foto da própria pessoa que foi agredida, Jessica Aveline Sampaio

Fontes: Com informações dos perfis de Françoi Alcântara, Prof. Cacá Araújo e site Cnews
Foto: Fac-Simile da postagem de Françoi Alcântara em vários grupos do Facebook.

CRATENSE ESPERA QUE A PAZ E A DEMOCRACIA PREVALEÇAM NA CAMPANHA ELEITORAL - Por: Wilson Rodrigues - Jornalista


O Tribunal Superior Eleitoral TSE liberou os fichas sujas para se candidatarem nas eleições deste ano. No Crato, nenhum postulante ao cargo de prefeito ou a vereador figura na lista negra da corrupção, mesmo assim o eleitor cratense precisa avaliar bem o seu candidato e votar naquele que ache merecedor. Entre os dez mandamentos do eleitor consciente está o repudio aos candidatos fantasiados de idealistas e humanitários que prometem mundos e fundos, alem de dinheiro, emprego, remédio e alimento, com o intuito de explorar, em todos os sentidos, a boa fé dos eleitores. O eleitor deve usar o voto como arma de combate, excluindo a corrupção, forjada e manipulada pelo poder econômico. Devemos jogar no lixo aqueles políticos que estão interessados somente em satisfazer suas ambições pessoais, desrespeitando a integridade do voto livre e consciente, explorando a miséria, coagindo eleitores a lhes dever favores e a votar por gratidão.

O respeito deve ser mutuo entre candidatos e eleitores. Todos devem saber que a liberdade de expressão é um direito fundamental, mas não é absoluto e nunca pode ser usado para justificar a violência, a difamação, a calunia, a subversão ou a obscenidade. Para um povo livre governar a si mesmo, deve ser livre para se exprimir de forma oral ou escrita. A regra vale para todos em defesa de seus direitos e cumprimento dos deveres. Segundo os teóricos, os protestos servem para testar qualquer democracia e que, na maioria dos casos, são desrespeitados, geralmente, por aqueles que se acham absolutos, donos da verdade e do poder, inatingíveis e arrogantes. Não sabem eles que essa imponência permanece até quando os eleitores permitirem.

As campanhas eleitorais no Crato sempre foram as mais tranqüilas da política cearense. Os candidatos que até aqui disputaram o poder municipal sempre conduziram os pleitos usando o diálogo entre eles e o eleitorado, respeitando a democracia e a liberdade de expressão de todos, inclusive da imprensa enquanto instituição. E é com este pensamento que o cidadão cratense espera que a atual campanha sucessória seja conduzida no município. Devemos repudiar qualquer ato contrario, fazendo prevalecer a moral e os bons costumes que sempre foram características peculiares da população cratense. Não devemos votar em candidatos que querem chegar ao poder a qualquer custo, promovendo empurrões e ponta pés, violando os direitos do cidadão e ignorando os conceitos basilares das democracias modernas. Não sabem eles que: “A todos que sobem na vida/Aos outros dizendo arreda/Só têm noção da subida/Mas não têm noção da queda”.

Wilson Rodrigues
Jornalista/Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Crato/Missão Velha-CE: Três pessoas assassinadas em menos de oito horas.‏


Num período de menos de oito horas três homens foram vítimas de homicídios na região do cariri cearense, dois na cidade de Missão Velha e outro em Crato-CE.
 

O primeiro caso ocorreu durante uma bebedeira por volta das 15h15, no Sítio Quimami, zona rural Missão Velha.  De acordo com informações do boletim da Ciops do 2º BPM de Juazeiro do Norte-CE, os agricultores Cícero Pereira de Lima, 47 anos, e Cícero dos Santos Lima, 45 anos, ambos residentes naquele sítio, ingeriam bebidas alcoólicas no quintal da casa deste último, quando após uma discussão banal o dono da casa desferiu um certeiro golpe com uma foice contra o pescoço do mais velho para em seguida tomar uma faca que estava com a vítima e cravou a arma nas costas do seu colega de bebedeira, consumando o homicídio.
Apos cometer o crime Cícero dos Santos fugiu tomando rumo ignorado vindo por volta das 18h30min apresenta-se espontaneamente na 20º Delegacia Regional de Polícia Civil  de Juazeiro do Norte. Em seu depoimento o acusado relatou que estava realizando uma festa em sua residência, no sítio Quimami, quando Cícero Pereira chegou questionando por que motivo não havia sido convidado e ao mesmo tempo fazendo menção de “partir para cima” dele,  portando uma faca de 12 polegadas, o que  acrescenta, foi o suficiente para que ele em legítima defesa, desferisse um golpe de foice que vitimou fatalmente seu desafeto.
 
A Delegada de plantão na 20ª DRPC, Kamila Moura Brito, registrou o depoimento de Cícero dos Santos e o liberou em seguida, em virtude do mesmo ter se apresentado espontaneamente. A polícia diz que em consulta ao banco de dados SIP constatou haver quatro mandados de prisão em aberto contra a vítima, todos por homicídio, enquanto que contra o acusado não foram encontrados registros.
Cerca de duas horas e quarenta e cinco minutos após o homicídio em que foi vítima Cícero Pereira, outro crime de morte foi registrado pela polícia em Missão Velha. Por volta das 18h00min, em uma praça localizada na Avenida José Dantas, bairro Centro, um homem apenas conhecido pelo apelido de “Natureza”, foi encontrado morto com cerca de  05(cinco) perfurações na região do tórax, aparentemente ocasionadas por bala. A polícia informa que no mesmo instante desta ocorrência uma mulher identificada como M. B. R. DA S, 43 anos, residente no Sítio Cachoeira em Missão Velha, foi socorrida por populares para um dos Hospitais de Barbalha por ter sido lesionada com uma perfuração a bala na panturrilha direita. No entanto, não se sabe ao certo se este fato tem ligação com o homicídio.

CRATO

Na cidade do Crato uma discussão por causa de divida de 40,00 (quarenta reais) resultou em homicidio. O crime ocorreu, por volta de 01h00min, deste sábado (30), nas imediações do lixão, no sítio Lagoinha, distrito de Ponta da Serra, vitimando José Henrique de Sousa, vulgo “Bocão”, 24 anos, sem profissão definida, que residia no Sítio Lagoinha nº80 (próximo a escola Simão Pedro) foi assassinado com cerca de sete facadas. A companheira da vítima informou a polícia que Bocão estava em um bar participando de um bingo, momento em que ele teria se envolvido em uma discussão por conta de uma divida de R$40,00 com um rapaz de nome Francisco Wendel Fidelis dos Santos, 18 anos, sem profissão definida,  residente no local do crime. A mulher acrescenta que  populares contornaram a situação e o acusado retirou-se do local retornando minutos depois  armado com uma faca peixeira quando desferiu varias facadas contra vitima que morreu ali mesma. Após cometer o assassinato  Francisco Wendel fugir tomando rumo ignorado. A polícia militar cratense encontra-se em diligencias no intuito de localizar e prender o acusado.

Por: Jota Lopes - Repórter Policial/Radialista
Colaborador do Blog do Crato - Editor do site Caririnotícia

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 30/06/2012


Inscrições de Processo Seletivo para contratação de Professor Temporário da URCA vão até dia 3 de julho

Continuam abertas as inscrições para Seleção de Professores Temporários das Unidades Descentralizadas da Universidade Regional do Cariri (URCA), nos Municípios de Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.  As inscrições vão até o dia 3 de julho. Estão sendo destinadas 76 vagas remanescentes para os cursos de Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Ciências Biológicas, Letras e Matemática. O edital assinado pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, fixa salários para os cargos de Professor Graduado - 40 horas -R$1.404,77; Especialista - 40h-R$1.906,50; Mestre - 40h- R$3.010,24 e Doutor - 40h- R$ 4.013,63. 
Segundo presidente da Comissão de Seleção, Professor Kleber Oliveira, tem sido significativa a procura pelas vagas ofertadas pela Universidade, para várias áreas. A URCA realizou no mês de maio deste ano, concurso para o preenchimento de 168 vagas para Professores Temporários nas Unidades Descentralizadas. Os docentes tomaram posse e assumiram suas respectivas vagas no último dia 4 de junho, início das aulas nas unidades. De acordo com o Edital, os requerimentos de inscrição serão recebidos pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo, no Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, telefone (88) 3102-1244, bem como na Unidade da URCA, localizada na Cidade de Iguatu, à Rua Evaldo Gouveia, Nº 21, no bairro São Sebastião, Iguatu-CE, telefone: (88) 3581-3552, nos horários das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta feira, no prazo estabelecido neste Edital.
A taxa de inscrição de R$ 100,00, deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri, Conta Corrente, nº369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.
 
Processo Seletivo Unificado da URCA começa neste sábado
 
Será iniciado hoje, dia 30 de junho, o Processo Seletivo Unificado 2012. 2, da Universidade Regional do Cariri (URCA). Em virtude do certame, a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, assinou portaria suspendendo, no dia 29 de junho, nos períodos da tarde e noite, as atividades acadêmicas e administrativas nos Campi Pimenta I, Crajubar, Unidade Descentralizada de Iguatu e, no período da noite, nas Unidades Descentralizadas de Campos Sales e Missão Velha. Os setores administrativos localizados no Campus do Pimenta como a Biblioteca Central, Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Assuntos Estudantis e setores vinculados, terão suas atividades suspensas no dia 29 de junho, no horário de 14 horas às 22 horas. Funcionarão normalmente os setores localizados no Prédio da Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão, Pró-Reitoria de Pós-Graduação de Pesquisa e, no Campus do Pimenta I (laboratórios e Geopark); Campus Pirajá, em Juazeiro do Norte; São Francisco, em Crato, e Museu de Paleontologia em Santana do Cariri. As provas do vestibular serão realizadas nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Brejo Santo, Missão Velha, Campos Sales, Iguatu e Mauriti.

URCA lança edital para inscrições de propostas artísticas do III Palco Sonoro da URCA/BNB, na ExpoCrato 2012


A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, nomeou Comissão do Stand da Instituição, na ExpoCrato 2012. A URCA torna público edital para inscrições de propostas para seleção de espetáculos artísticos, visando a montagem da Programação do III Palco Sonoro da URCA/BNB, que se realizará das 18 horas às 22 horas, no período de 10 a 14 de julho de 2012. O Espaço, desde que foi criado, passou a ser um dos locais mais atrativos do parque durante a festa, aos que buscam apresentações alternativas e de qualidade artística, com ênfase aos artistas da região.  A coordenação geral da comissão estará a cargo de Marlene Menezes de Sousa, e como coordenador de Palco Interativo, o Professor do Departamento de História da URCA, Carlos Rafael Dias. Veja edital na íntegra para seleção dos espetáculos artísticos no site da Urca: www.urca.br.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

A Frase do Dia - Josernany Oliveira




"Eu vi Ciro Gomes bater na cara da estudante , eu mesmo levei uns empurrões dos seguranças ... Hoje tenho consciência de que estamos numa ditadura disfarçada !!"

Josernany Oliveira

Isso nos lembra inúmeras outras imagens da história:

 Durante a greve dos Professores do Ceará:


Durante a greve dos Professores do Ceará:


Durante a Ditadura Militar do Brasil


.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30