xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 junho 2012

EU REPÓRTER BLOG DO CRATO - Premiação para as melhores reportagens do mês enviadas pelos leitores



Nada como uma boa idéia, não é verdade ? E que tal alguns reais a mais no seu bolso, um prêmio e sucesso ?
Os leitores do Blog do Crato têm nos enviado vez por outra, reportagens de um nível tão bom quanto o de alguns jornalistas profissionais. Visando estimular a criatividade, e premiar o talento, é que o Blog do Crato inicia o quadro "EU REPÓRTER", onde em cada mês, através de uma votação, haverá a entrega de prêmios para a melhor reportagem. Os detalhes serão publicados logo mais aqui no Blog, mas de antemão ressaltamos que dentre os critérios que valerão pontos estão: 

- Tema ( assunto da reportagem )
- Redação ( capricha na redação )
- Fotografia
- Filmagem ( se houver )

As reportagens poderão ser em texto ou filmagens.  Só serão contadas as reportagens que chegarem a ser publicadas nos nossos sites. Desperte o seu lado jornalístico. Qualquer pessoa pode fazer uma reportagem sobre qualquer coisa que julgue interessante para o público. O que mais importa não é aquilo que queremos mostrar, é se há um público para ela. Capriche no seu tema, entreviste pessoas, faça a sua redação de forma jornalística, e assim, quem sabe você não será o vencedor ? As matérias podem ser enviadas para nosso e-mail, ou outros contatos. Ressaltando: Podem ser matérias escritas, ou reportagens em vídeo. Lembramos que em cada mês será escolhida a reportagem vencedora. A lista de prêmios e maiores informações, logo mais, aqui no Blog do Crato.

Atenciosamente,
Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato


Crack, o dor de um prazer - Por: Emerson Monteiro


Antes apenas um problema de saúde pública, no presente, uma dolorosa calamidade internacional, quando o crack domina as páginas policiais qual fator de metade dos homicídios ora praticados no País, instrumento nefasto da destruição dos nossos jovens. É ele subproduto da cocaína que transporta efeito cinco vezes mais intenso. 
Chega ao sistema nervoso central em menos de dez segundos, devido à absorção pulmonar. Os usuários viram dependentes logo nas primeiras experiências, sujeitando-se a graves crises de abstinências, justificativa dos desmandos criminais ocasionados. Devido a elevadas temperaturas que provoca no organismo, permite com facilidade acidentes vasculares cerebrais, intensifica a destruição dos neurônios e degenera a musculatura, forçando o envelhecimento precoce. Raros dependentes conseguem vencer a terrível substância química. 
Depois do uso, o dependente manifesta quadro de agressividade, primeiro, contra os familiares; em seguida, contra a sociedade. Eis o preço do prazer que aflige os que utilizam essa droga modificada, ameaça e destruição, sobretudo de pessoas na flor da idade, na faixa de reposição da força de trabalho da grande sociedade. Gritos de alerta explodem de todo lado face à perda no domínio das criaturas, as quais, inadvertidamente, entregaram suas preciosas vidas aos riscos de tal escravidão moderna. 
Acossados pela dependência cruel, padecem os resultados psíquicos do vício e destroem a juventude, numa aventura das piores que pudessem defrontar. Raros, raríssimos, ainda vislumbrarão a possibilidade de cura, no sonho libertador. Diante disso, a impertinência do prazer a qualquer preço indica o retrato da ingenuidade perdida naquilo de princípio admitido por caminho de procura da felicidade artificial. E a fera devoradora só constrange as classes sociais com drama avassalador, enquanto claudica a família, célula mãe. 
O Estado, ao seu modo, elabora leis punitivas, porém insuficientes a curar tamanha e galopante ferida. Este desafio pertence, pois, a todos nós, sem exceção, contudo os meios existentes parecem inúteis a reverter o quadro dantesco. Após caírem no cipoal da dependência, usuários viram peso morto e vagam nas ruas feitos zumbis, fantasmas de uma sociedade doente. Em quanta dor, quando sofre desnorteado, se transformam os prazeres das vacilações desesperadas, frutos da imprevidência humana para utilizar a liberdade sob pretextos vários. Permanece, entretanto, a dura interrogação de como vencer a força deletéria do crack, droga mortal desses tempos sombrios.

Por: Emerson Monteiro

URCA inscreve propostas de espetáculos artísticos para o Palco Sonoro URCA/BNB


A Universidade Regional do Cariri – URCA abriu inscrição para seleção de espetáculos visando a programação artística do Stand da instituição que será efetivada durante a Expocrato, de 9 a 14 de julho do corrente ano.

O processo de inscrição é normatizado por Edital e regido pelos seguintes critérios:

1. As propostas de espetáculos deverão se coadunar com a temática central do Palco Sonoro URCA/BNB: As múltiplas formas de interpretar a música de Luiz Gonzaga (Tributo ao Centenário de Nascimento do Rei do Baião).

2. As propostas de espetáculos deverão se inscrever no link do III Palco Sonoro URCA/BNB, localizado no site www.urca.br, ou pessoalmente na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário – PRODUN da URCA, localizada na rua Cel. Antonio Luiz, 1161, Pimenta, Crato, Ceará, no de 28/06 a 3/07 de 2012. As inscrições na PRODUN-URCA deverão ser efetivadas no horário das 8 às 12 horas e de 14 as 17 horas. O resultado da seleção será divulgado no dia 6 de julho de 2012, através do site da URCA e por outros meios disponíveis.

3. As propostas deverão conter material de áudio e/ou vídeo com uma amostra do espetáculo, além de uma fotografia e de um release e/ou currículo do evento. Este material deverá ser enviado para o e-mail palcosonoro@gmail.com ou entregue diretamente no endereço especificado no item 2. Os inscritos que enviarem o material por e-mail deverão assegurar-se do seu efetivo envio. Para tanto, devem checar o recebimento de um e-mail da Coordenação do Palco Sonoro URCA/BNB acusando a recepção do material ou manter contato com a referida Coordenação, através do telefone (88)8813.0213 ou (88)3521.2832.

4. As propostas de espetáculos deverão ter a duração de uma hora, sem tolerância para menor ou maior duração.

5. Os espetáculos selecionados serão programados para horário e dia determinados pela Coordenação do Palco Sonoro URCA/BNB. Não haverá mudança da programação divulgada, salvo conveniência da Coordenação e com consentimento dos responsáveis dos espetáculos alvos dessa mudança.

6. Os espetáculos selecionados e efetivamente realizados, conforme normas, critérios e requisitos constantes deste Edital receberão uma ajuda de custo no valor de R$ 560,00 (quinhentos e sessenta reais), já descontados os encargos legais. O pagamento da ajuda de custo será feita de acordo com previsão divulgada pela Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri – FUNDETEC, situada na rua Teófilo Siqueira, 734, Pimenta, Crato, Ceará.

7. No ato de assinatura de contrato de compromisso para realização dos espetáculos, será divulgado e entregue aos responsáveis dos espetáculos o documento NORMAS DO PALCO, que regulamentará todo o procedimento da apresentação dos eventos artísticos.

Crato-CE: Dupla acusada de pratica de assaltos em série no cariri é presa pela PM


A polícia militar do Crato informou que ontem (27) por volta das 21h30min, a CIOPS da 5ª Cia do 2º BPM tomou conhecimento através de ligação de populares para o 190 de que dois homens não identificados estavam realizando uma onda de assaltos em série no bairro Vilalta.  Diante do que foi repassado foram acionadas  as viaturas  de serviço para diligenciarem em torno dos fatos, verificando-se diz a polícia, que enquanto se passava para o Policiamento a localidade e as características dos acusados, bem como do veículo utilizado pelos mesmos, estes já praticavam novo assalto em outra localidade do bairro ou mesmo da cidade, dificultando a ação policial. Durante  as diligencias o serviço de moto patrulhamento da PM  cratense localizou nas imediações da Praça São Vicente no centro da cidade,  dois homens de cor morena, usando capacetes vermelho e azul respectivamente, em uma moto Bros de cor escura, ocasião em que os suspeitos ao perceberam a presença da polícia empreenderam fuga dando inicio a uma perseguição pelas ruas do Crato envolvendo várias viaturas militares, quando na avenida Perimetral Dom Francisco na imediações da AABB o garupeiro sacou de sua arma de fogo e disparou contra a equipe da Força Tática de Apoio. Os policiais revidaram a ação dos acusados, momento em que os indivíduos  saíram em alta velocidade pela contra mão na Avenida Perimetral até as imediações da rodoviária aonde quase causava um acidente grave envolvendo não só a dupla de infratores como também os policiais que os perseguiam.
Já na altura da Avenida Padre Cicero próximo ao prédio aonde funcionou a  crack bom vendo-se encurralados por outras viaturas os indivíduos  perderam o controle da motocicleta   chocando-se com a base de uma placa de publicidade voando alguns metros e caindo  ao solo, mas sofrendo apenas lesões leves . Os policiais acionaram o G.S.U  do corpo de bombeiros que socorreu os criminosos sob escolta para o Hospital São Raimundo onde foram apenas medicados e receberam voz de prisão.
Os dois  foram identificados  como sendo Antonio Lopes de Sousa, 29 anos profissão garçom, residente a Rua Ione Rodrigues, 66, bairro João Cabral, em Juazeiro do Norte-CE, e Carlos Alberto de Lima, 18 anos, profissão ajudante, residente a Rua Professora Deyva Alencar, 172 Bairro Vila Real Juazeiro do Norte-CE. Eles trafegavam em uma moto Honda/NXR 125 BROS ES de cor azul, ano 2003, placas HPQ-2581 a qual se encontrava adesivada com a cor preto fosco, e portavam um revolver calibre 32  de marca não identificada, com capacidade para seis cartuchos contendo 04 intactos e um picotado ou seja, falhou na hora do disparo.
A dupla foi conduzida a Delegacia Regional de Policia Civil de Juazeiro do Norte onde foi autuada no artigo 157 do código penal brasileiro – natureza assalto a mão armada. Durante toda a madrugada compareceram a delegacia inúmeras vítimas tanto da cidade do Crato onde Antonio Lopes e Carlos Alberto  foram presos bem como de Juazeiro e Barbalha cidades onde os dois praticaram assaltos em série durante vários dias. As vítimas de Crato que participaram do flagrante são contra a dupla oram Karoliny Ferreira Luna, Ana Patricia Feliciano Brandão e Clara Xenofonte de Sousa, todas residentes em  residentes no bairro Vilalta.

Jota Lopes - Repórter Policial
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

AGENDA CARIRIENSE DE ESPETÁCULOS ARTÍSTICOS – 28/06 a 01/07


Dia 28/06 (Quinta-feira)
Espetáculo Vórtice, com a Allyson Amancio Cia.de Dança e grupo Zabumbeiros Kariris (com coquetel de lançamento do CD com a trilha do espetáculo)
Horário: 20h00
Local: SESC Crato (Rua André Cartaxo)
Cordel no Cariri (60 Anos do Banco do Nordeste), com o poeta  João Bandeira
Local: Largo da Igreja do Rosário (Barbalha - CE).

Dia 29/06 (Sexta-feira)
Tributo a Luiz Gonzaga, com o grupo Zabumbeiros Kariris
Horário: 20h00
Local: SESC Juazeiro (Rua da Matriz, 227)
Rock cordel, com a banda Hostile Inc (Fortaleza)
Horário : 19h30
Local: Centro Cultural BNB Cariri (Rua São Pedro, Juazeiro)
Arraial no centro
19h30: Apresentação da Quadrilha Princesa do Cariri (Crato)
20h30 Apresentação da Quadrilha Arraiá do Patativa (Assaré)
21h30 Show com o Grupo Aluizio do Acordeon (Crato - CE). 60 min.
Local: Largo da RFFSA (Crato)

Dia 30/06 (Sábado)
Música vocal com Juliana Roza (Fortaleza)
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural BNB Cariri (Rua São Pedro, Juazeiro)

Dia 01/07 (Domingo)
Show do Al Capone Tá É Bebo
Horário: 17h00
Local: Antigo Skate Park (Vila Alta, Crato)

Por: Carlos Rafael Dias - Colaborador do Blog do Crato

Proposta de novo Código Penal aborda tabus


"Bigamia deixaria de ser crime!"

O Senado espera votar até dezembro o projeto de novo Código Penal. Depois de sete meses de reuniões, audiências públicas e discussões, a comissão de juristas responsável pela reforma do texto, datado de 1940, entregou ontem a proposta ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O anteprojeto reduz os 1.757 tipos penais (crimes e contravenções penais, punidas com penas menores) atuais para cerca de 500. Vários crimes foram extintos, como o de “falso casamento” ou o de bigamia. Outros foram absorvidos. Praticamente toda a chamada legislação extravagante -leis fora do Código Penal que estabeleciam crimes- foi trazida para o texto. As mudanças propostas envolvem ainda questões polêmicas, como a extensão de casos em que a mulher poderá realizar o aborto. Os juristas mantiveram a prática do aborto como crime, mas permitem a interrupção da gravidez em casos que impeçam a vida do bebê fora do útero ou de incapacidade psicológica da mãe para a maternidade, atestada por médico ou psicólogo. Várias das sugestões polêmicas feitas pelos juristas já sofrem resistência no Congresso Nacional. O uso de drogas, a eutanásia e a homofobia são exemplos de assuntos que serão alvos de pressão para serem modificadas pelos parlamentares.

O presidente da comissão de juristas e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Dipp, afirmou que “nenhum tabu foi deixado de lado”. Ele entende que a proposta final é “moderna e de qualidade”. Em discurso, Dipp ponderou que “eventuais equívocos” poderão ser corrigidos pelos parlamentares. De acordo com o Senado, mais de seis mil manifestações sobre o novo código foram recebidas por meio da internet e telefone. A maior parte delas pedia o endurecimento da legislação.

Com agências de notícias

CRATO - Postos ampliam lojas de conveniência


Quem vai abastecer nos postos de gasolina também tem a oportunidade de fazer compras rápidas

Crato.
Com cerca de 20 lojas de conveniência, o comércio varejista de produtos alimentícios, bebidas, cigarros, pequenos itens, como chaveiros e cartões postais, produtos de higiene pessoal e do lar, realizado em postos de combustíveis está em expansão na região do Cariri. O novo perfil de consumidores surgiu com a implantação de universidades e empreendimentos, que diariamente atraem moradores, principalmente, para as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Para atender a demanda dos clientes que buscam rapidez e comodidade na hora de realizar pequenas compras, as lojas de conveniência estão ampliando os leques de produtos.

Geralmente, o perfil dos frequentadores destas lojas é formado por jovens, famílias e turistas que visitam as cidades. Cada um deles é exigente no momento das compras e pedem modernização para o seguimento. Para se ter uma ideia, até os horários dos funcionamento das lojas de conveniência são estabelecidos de acordo com a necessidade dos clientes. A primeira loja deste tipo na região do Cariri foi instalada no Posto Vip, em Juazeiro do Norte, há cerca de sete anos. Desde então, o fluxo de clientes tem aumentado significativamente. Pioneira, a Loja Vip despertou o interesse de outros empresários que decidiram investir no setor. Mesmo assim, como diferencial, o estabelecimento oferece serviços personalizados que ajudam a fidelizar seus clientes.

Para atender melhor ao público consumidor, oferece conforto, com ambiente climatizado e equipe treinada. Além de dispor de ampla variedade de produtos. Visando o crescimento do mercado, a empresa passará por uma reforma em suas instalações. A expectativa é que até o próximo ano seja inaugurado um espaço mais aconchegante e atualizado. Ao todo, atualmente, a loja oferece mais de mil itens. Os produtos são alinhados de forma a despertar a atenção dos clientes e induzi-los ao consumo. Os mais consumidos são as bebidas, cigarros e bonbonnière. Após a reforma, a empresa irá investir com mais intensidade no setor de fast food, já que este é um serviço muito procurado. Com uma área de 103 metros quadrados, a Loja Vip é também a maior da região. O espaço terá, além das cinco gôndolas de mercadorias, adega climatizada, máquinas de café expresso e caixas eletrônicos do Banco do Brasil. A direção da empresa espera tornar o local uma referência em lojas no seguimento de lojas de conveniência na região do Cariri. A expectativa é que a modernização amplie também o faturamento e o atendimento satisfatório aos clientes.
De acordo com a gerente administrativa do local, Paula Zenite Roque Cavalcanti, as lojas estão sendo ampliadas devido o aumento do poder aquisitivo da população e ao desenvolvimento da região.

Mais informações:
Loja Vip: Avenida Padre Cícero- 1910, Bairro: Salesianos-Juazeiro
(88) 3312.1070/ Filial: Av. Gov. Plácido Aderaldo Castelo-830
YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Projeto social de erradicação das drogas foi apresentado na câmara do Crato


A última Sessão Ordinária do semestre contou com a presença de representantes do Programa Ronda do Quarteirão para falar sobre o PROERD (Programa Educacional de Erradicação às Drogas e à Violência nas Escolas). Capitão Rabelo – comandante do Ronda do Quarteirão e coordenador do Projeto, em Crato, Cabo Demontier, Soldado Aurélio, Cabo Lopes – instrutor do projeto na Escola de Ensino Fundamental Círculo Operário e a professora Maristela Gonçalves - assessora do Vereador Fernando Brasil.

O coordenador de Fiscalização de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran – Daniel Aquino Viana também compareceu à sessão desta terça-feira, dia 26. A discussão sobre as modificações na lei que regulamenta os serviços dos mototaxistas e motofrentistas no Município do Crato envolveu os poderes Legislativo e Executivo, além de um grande número de mototaxistas e representantes de entidades associativas. O Vereador Fernando Brasil (PSB) dentro do Pequeno Expediente usou a Tribuna da Câmara para falar sobre o projeto de sua autoria que propõe instalar em Crato o PROED para auxiliar na prevenção e combate o uso de drogas. Ele informou que este projeto teve início em Los Angeles – EUA e, hoje, vários países do mundo e diversos estados do Brasil o desenvolve. No estado do Ceará mais de 70 municípios aderiram à ação de caráter social. O vereador espera que em Crato o projeto tenha o apoio da sociedade em defesa das crianças e adolescentes. Fernando Brasil afirmou que está bastante feliz pela iniciativa e pediu aos colegas vereadores que aprovassem o projeto em única votação.
Coube ao Cabo Demontier e ao soldado Aurélio a apresentação do projeto, após a leitura dos seus objetivos principais pelo Presidente da Câmara – Vereador Florisval Coriolano (PSD) que informou ainda a direção do programa, que está a cargo das parcerias entre a Polícia Militar, Programa Ronda do Quarteirão e a Secretaria de Educação do Município e atende a mais de mil crianças por ano. O PROERD é desempenhado por educadores sociais com o intuito de diminuir os usuários de drogas. Os estudantes da 5ª série das escolas públicas é o público alvo.
 O Capitão Rabelo ressaltou que o PROERD se insere na escola como uma disciplina desenvolvida com muita eficácia e que também envolve as famílias em suas ações. Após a conclusão do curso, os pais expõem orgulhosamente os certificados dos seus filhos nas paredes de suas residências. Hoje, o projeto já funciona em 10 escolas no município do Crato.
Rabelo afirmou que a Polícia, hoje, tem um caráter preventivo. “Se investe muito menos em prevenção do que em políticas combativas e isso é um erro de estratégia ”, ressaltou o coordenador.

Os vereadores Pedro Alagoano (PSB) e Mara Guedes (PT) elogiaram o PROERD e garantiram seus votos a favor do projeto. Pedro também reconhece que a prevenção é a saída para vários problemas sociais. Os vereadores Fernando Brasil (PSB) e Francisco Heuder de Oliveira França – Guer (PSDB) consideram de muito importância a implantação do projeto no Município. Guer ressaltou que o Prefeito Municipal tem todo interesse em sancionar a lei, quando esta for aprovada pala Câmara. O Vereador Luís Cory (PSC) falou na mesma linha de raciocínio dos seus colegas.

CMC

Câmara Municipal do Crato - Sessão modifica "Lei dos Mototaxistas"


Um segundo assunto abordado, onde já se esperava um debate polêmico, foi conduzido com espírito democrático, respeitando o Regimento Interno da casa. O Presidente – Vereador Florisval Coriolano (PSD) manteve o controle da situação.

A Discussão sobre as modificações na Lei que regulamento os serviços de mototaxistas e motofrentistas no Município esquentou o clima na Câmara. O Plenário Paulo Bezerra ficou superlotado de mortotaxistas que foram acompanhar o debate e a votação dos pontos sugeridos a modificarem. O Presidente da Associação dos Mototaxistas do Crato – Carlos Auberto (Molão) não concorda com as mudanças que propunha o aumento de 720 para 1.500 vagas e um prazo de 180 dias para os mototaxistas se regularizarem, sem precisar padronizar suas motos. Molão pediu respeito a aqueles que já se regularizaram, após uma luta de mais de quinze anos.

O coordenador de Fiscalização do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran – Daniel Aquino Viana afirmou que o órgão cumprirá o que for aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo Poder Executivo. Ao Demutran cabe fazer valer o que está estabelecido pela lei. O Vereador Fernando Brasil (PSB) antecipou durante a sua fala, o voto favorável aos mototaxistas organizados. O Vereador Jales Velloso (PP) acompanhou a opinião de Brasil e afirmou que vota com o que está estabelecido pela lei já aprovada.

O Vereador Pedro Alagoano (PSB) externou a sua preocupação, segundo ele, com o clima criado contra a sua pessoa e a Vereadora Mara Guedes (PT) como se ambos estivessem contra os mototaxistas do Crato. “Nós estamos do lado dos trabalhadores, o que não impede da Câmara procurar o Poder Executivo e a sociedade para discutir algumas modificações para beneficiar o máximo possível de pessoas, que sobrevivem desta profissão”, disse Pedro Alagoano. Acato a decisão da maioria dos colegas, mas vou continuar buscando um canal de discussão democrático para beneficiar um grande número de trabalhadores. A Vereadora Mara Guedes (PT) afirmou que o Presidente da Associação dos Mototaxistas do Crato – Molão criou um mal estar entre as pessoas da vereadora, Pedro Alagoano e os trabalhadores mototaxistas. “Ele foi à diversas emissoras de rádio e colocou os nossos nomes em uma condição contrária aos mototaxistas, quando o objetivo é contribuir para que todos fiquem satisfeitos e um serviço de qualidade seja prestado à população. Mara solicitou ao Presidente da Câmara que garantisse a sua fala, pois não interferiu durante a fala de ninguém.

O líder do Prefeito na Câmara – Vereador Guer (PSDB) afirmou que a negociação está sendo feita, cedendo em alguns pontos e mantendo outros. Guer afirmou que a bancada de apoio ao Prefeito não abre mão da padronização das motos e mototaxistas como está proposto na lei já aprovada e sancionada. As 1.500 vagas e o prazo de 180 dias para regularização dos trabalhadores, também propostos e negociados, entre alguns vereadores foram questionados por Guer.

O Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB) ressaltou que vota a favor da maioria e a sua decisão não é de hoje. O Vereador Florisval Coriolano – Presidente do Legislativo ressaltou que a Câmara não estava fazendo nenhum favor aos mototaxistas do Crato quando se a iniciativa de debater a questão e negociar uma saída para o problema. “Estamos apenas cumprindo o nosso papel, pois a sociedade nos paga para isso, enfatizou Florisval, afirmando que não existe nenhum vereador padrinho das modificações feitas”. Por fim parabenizou os mototaxistas do Crato pela luta e pelo importante serviço prestado à comunidade.

Daniel Aquino do Demutran argumentou sobre como o órgão se adequará as modificações e afirmou que os mototaxistas cadastrados e já regularizados trabalharão normalmente, em frente ao Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti, durante a 61ª Exposição Centro Nordestino de Animais e Produtos Derivados do Crato (Expocrarto). “Os que ainda não se cadastraram poderão circular nas ruas, mas não terão a permissão para estacionarem e trabalharem em frente ao Parque”, disse Daniel. Após a sessão ser paralisada durante cinco minutos, onde os vereadores tiveram mais uma oportunidade de discutirem as modificações, ficou acordado que será aprovado e transformado em lei, o aumento do número de vagas para 1000 e que os mototaxistas terão um prazo de 75 dias para se regularizarem, a contar da sanção da lei pelo Prefeito Municipal – Samuel Araripe.

CMC
Foto ilustrativa: Dihelson Mendonça

CRATO - Notícias administrativas


Administração do Crato dá início à obras de restauração de estradas em vilas e sítios

A administração municipal do Crato deu início aos serviços de restauração dos mais de 650 quilômetros de estradas vicinais, ligando os Sítios e Vilas aos Distritos do município. Máquinas e homens estão empenhados na recuperação dessas vias que foram danificadas com as chuvas do último inverno. Outra frente de trabalho iniciada pela prefeitura diz respeito ao calçamento em pedra tosca da várias ruas nos bairros da cidade. A Secretaria de Infraestrutura do município informou que, nesta sexta-feira, dia 29, as obras de pavimentação na Rua Caloré, no Barro Branco, estarão sendo iniciadas, inclusive a que dá acesso ao cemitério localizado na comunidade, beneficiando a área onde vão ser construídas as unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

VII Festa Junina é realizada no bairro Seminário

A Secretaria de Assistência Social realiza, nesta quinta-feira, a partir das 18 horas, a VII Festa Junina do Bairro Seminário. A festa acontece na praça Dona Ceicinha. O evento é uma realização da administração municipal do Crato, em parceria com o CRAS do bairro. Segundo os organizadores, a cada ano a festa tem reunido um número maior de participantes para festejar um dos momentos de maior festejo voltado para a cultura nordestina.

Saúde do Crato e Tiro de Guerra debatem combate de dengue no município

Será realizada no próximo dia 3, às 7 horas, na sede do Tiro de Guerra do Crato, reunião para tratar do combate à dengue no Crato, entre o Tiro de Guerra e a Secretaria de Saúde. Estarão presentes na reunião representantes da Secretaria de Saúde do Crato, o comandante do Tiro de Guerra do Crato, subtenente Antônio Carlos Araújo e o instrutor subtenente, Pedro Elder Oliveira. O encontro também contará com a presença de técnicos da Secretaria. É importante destacar a parceria existente entre a Secretaria de Saúde e o Tiro de Guerra, na capacitação e atuação dos integrantes do órgão no combate da dengue no município. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria, no que diz respeito à educação social e conscientização.

CONTATO: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069  
site prefeitura: www.crato.ce.gov.br


MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

APRENDE EXPOCRATO!!!! Isso aqui é que é excelente programação - Festival de Inverno de Garanhuns


Veja quais as atrações do Festival de Inverno de Garanhuns 2012:

O primeiro dia é em homenagem a Luiz Gonzaga - 12/07 - Homenagem a Luiz Gonzaga - Dominguinhos, Elba Ramalho e família Gonzaga....

Lenine, Ney Matogrosso, Zélia Duncan, Zizi Possi, Maquinado, Roberta Sá, Junio Barreto, Milton Nascimento, Lulu Santos, Zé Manoel, Hebert Lucena, Fundo de Quintal, Lucas Santana, Funk Como Le Gusta. Essas são algumas das atrações musicais do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), que acontece entre 12 e 21 de julho.

Por: João Paulo Fernandes


.

Governo injeta R$ 8,43 bilhões na economia com compra de equipamentos


BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira que o governo irá injetar R$ 8,43 bilhões na economia, com a compra de equipamentos pesados por meio do PAC Equipamentos. Dentro desse valor estão incluídos maquinários que serão distribuídos aos municípios, para uso na área agrícola e também para melhorar estradas e transportes, ônibus e até mesmo equipamentos escoles.

Segundo Mantega, com a liberação desses valores, os recursos destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) previstos para este ano foi elevado dos R$ 42,6 bilhões para R$ 51 bilhões. Além disso, Mantega anunciou também a redução da taxa de juros de longo prazo, a TJLP, que corrige os empréstimos do BNDES. Ela passa de 6,0% ao ano para 5,5% ao ano.

O pacote de estímulos à indústria lançado hoje inclui também uma lista de mais de 80 produtos nacionais na área de saúde, com itens como tomógrafo e aparelhos de hemodiálise, que terão preferência nas compras do governo. Eles poderão ser adquiridos mesmo se forem até 25% mais caros que os importados. Dentro do PAC Equipamentos - Programa de Compras Governamentais, também será aberta uma linha de financiamento do BNDES para a compra de equipamentos de saúde pelos estados e municípios. O empréstimo será direcionado para a aquisição de equipamentos com, pelo menos, 60% de peças nacionais.

O Ministério da Saúde informou que, desde maio, dá preferência para a indústria nacional de medicamentos. Ao todo, 126 produtos fazem parte da lista que pode ser adquirida por preços até 25% superiores aos dos fabricados no exterior. Desse total, são 78 medicamentos e fármacos, quatro insumos e 44 produtos biológicos. Com a estratégia, o governo estima que um impacto no mercado nacional de R$ 3 bilhões, criação de cinco mil empregos e arrecadação adicional de R$ 50 bilhões. O pacote que será anunciado nesta quinta-feira vai injetar na economia entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões e busca dar fôlego na atividade econômica no segundo semestre. Além de medicamentos, o plano é dar preferência ao produto nacional no fornecimento ao setor público também nas áreas de educação, saúde e defesa. Entre as compras que receberão incentivos estão lançadores de foguetes e mísseis, blindados e caminhões para as Forças Armadas.

O objetivo é tentar recuperar o ritmo da atividade econômica no segundo semestre e garantir melhores taxas em 2013. O governo percebeu que, desta vez, para alavancar o Produto Interno Bruto (PIB), não basta bancar o consumo, fórmula que deu certo ao longo do governo Lula. Ao antecipar as compras governamentais, a equipe econômica está tentando destravar o investimento.

Fonte: O Globo

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31