xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 junho 2012

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 13/06/2012


Núcleo de Práticas Jurídicas da URCA realiza o III Encontro de Debates da Prática Forense

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) está realizando o III Encontro de Debates da Prática Forense. O evento foi aberto na manhã de ontem, no auditório da antiga Microrregional de Saúde, onde funciona o Núcleo, no bairro Pinto Madeira. Cerca de 200 alunos do Curso de Direito da URCA estão participando dos debates com profissionais que atuam no campo da advocacia, promotoria e magistratura do Cariri. O evento foi aberto com a presença do Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo. Em seguida, foram realizadas as palestras com o delegado Marcos Antônio dos Santos, que abordou o tema ‘Procedimento Especial. Em seguida, o promotor Germano Guimarães destacou a temática ‘Tribunal do Júri’. Nesta quarta-feira, os debates serão iniciados pela Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário da URCA e Professora do Curso de Direito, Cileide Araújo, que abordará o tema ‘Atendimento ao Público’. O Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Crato, Fabrício Callou, abordará a ‘Advocacia no Cariri’.

Temas como ‘Recurso Trabalhista’, com o Juiz do Trabalho, Clóvis Valença;  ‘Aspectos Gerais da Execução Penal’, com o defensor público, Anderson Santana,  e ‘Argumentação na Petição Inicial e Inépcia’, serão explanados durante a tarde desta quarta-feira e amanhã. A terceira edição do evento, segundo a Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Edneusa Pamplona Damacena, é uma oportunidade de aproximar os profissionais dos alunos, com o conhecimento da prática profissional. São estudantes do 6º ao 8º semestres já desenvolvendo estágio. O Núcleo atende atualmente cerca de 40 pessoas por dia, de comunidades carentes da cidade do Crato. Segundo o Delegado Marcos Antônio dos Santos essa é uma iniciativa de grande importância desenvolvida pela Universidade. O delegado, que inclusive se formou no Curso de Direito da URCA, destaca a preocupação da Instituição com a qualidade da formação dos alunos, possibilitando o acesso à áreas afins aos estudos teóricos. “Com isso, se mostra a vivência dos profissionais e desperta no aluno as suas afinidades e vocação para determinado segmento do Direito”, completa.

Feira “Ceará Faz Ciência” será realizada hoje na RFFSA

Será realizada na tarde de hoje, dia 13, no largo da RFFSA, em Crato a Feira do 'Ceará Faz Ciência'. O projeto de popularização da Ciência e Tecnologia pré-selecionou 25 trabalhos da região, que serão expostos em evento, a partir das 16 horas. A Região do Cariri teve 66 projetos cadastrados. Dentre os 25 projetos pré-selecionados está o de estudantes de Barbalha, que vem transformando o caldo do cana-de-açúcar em pó, utilizando o processo de secagem por camada de espuma. O método apresenta vantagens, pois caracteriza-se como simples e de baixo custo. Outro trabalho aborda a criação de um aplicativo para smartphones e tablets denominado Araripe´s Fossils Mobile, que facilita a busca por informações sobre paleontologia na Chapada do Araripe. A ideia partiu da necessidade que os pesquisadores do mundo inteiro têm em pesquisar informações muitas vezes restritas a publicações locais. Um sistema para semáforos temporizados que utiliza energia fornecida por placas fotovoltaicas (Solar) é o trabalho de alunos de Iguatu. O fornecimento direto da rede de distribuição só alimenta o semáforo caso a outra forma de alimentação não esteja disponível.

Programação – Além das exposições dos melhores trabalhos da Região do Cariri, o evento terá diversas atividades paralelas, que enriquecerão a programação e terão como objetivo o despertar da curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento. Todas as feiras contarão com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece, com a parceria do CNPq. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.

A Secitece também irá apresentar projetos de destaque na área desenvolvidos por suas vinculadas, como uma mini-usina de biodiesel, do Nutec, e uma mini-estação para coleta de dados meteorológicos, da Funceme. As universidades estaduais também estarão presentes nos eventos, com a exposição do “Concreto Translúcido”, criado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e uma mostra do Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (Urca). O Geopark está localizado no sul do Ceará e possui registros geológicos e paleontológicos considerados patrimônio da humanidade. O Instituto Centec, através do Centro de Formação de Instrutores (CFI), levará exposição sobre Marie Curie, cientista que foi Prêmio Nobel em Química em 1911. Ela estará sentada com vestido preto numa réplica do laboratório onde realizou os experimentos que a levaram à descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio.

Haverá ainda exibição de documentários produzidos pela Funcap para divulgação científica e dos principais cientistas cearenses. Em cada edição será realizada ainda uma Mostra Cultural, com a exibição de talentos artísticos das regiões. Na ocasião, será feito o lançamento, na região, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, que abordará o tema "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza".

Premiação para professores e alunos - Serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Dentre os prêmios estão tablets, MP4 e jogos educativos. Os alunos pertencentes a equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II irão receber bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq durante um ano. Os professores vencedores em cada uma das três categorias também ganharão netbooks. Os projetos vencedores serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, a ser realizada em outubro, em Fortaleza, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e CNPq/MCTI, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral, Tauá e Crato, apoio da Ibyte, e apoio institucional do Geopark Araripe/Urca e Seduc.

Agende-se!
Feira do Ceará Faz Ciência na Região do Cariri:
13 de junho - Crato (Praça da Refesa)

*A feira terá início às 16 horas.

Mais informações: http://www.sct.ce.gov.br | (85) 3101.6466 – 8724.2435 – 8877-9710

Novo polo da Unidade Descentralizada da URCA em Missão Velha

Teve início o semestre letivo 2012.1, após a posse no dia 1º de junho, dos professores aprovados em concurso pela Universidade Regional do Cariri (URCA) para Professor Temporário na cidade de Missão Velha. O novo espaço funciona na Escola Juvenal Rodrigues Brandão, espaço que oferece melhores comodidades aos universitários. O primeiro dia de aula na Unidade Descentralizada da URCA - Missão Velha aconteceu em ambiente especialmente preparado para acolher aos 41 novos alunos e dos 66 estudantes veteranos dos cursos de Licenciatura em Biologia e Letras ofertadas pela URCA.

A acolhida aos universitários ficou por conta dos professores concursados, dos membros da Secretaria Municipal de Educação, do Núcleo Gestor da Escola Juvenal Rodrigues Brandão, e dos alunos veteranos que se pronunciaram com palavras de incentivo e boas vindas. A Professora Loreto Lima, que representeou o prefeito Washington Fechine e a Secretária de Educação, Amélia Linard, falou sobre a importância dos alunos que estarão em breve ocupando o espaço docente na Unidade de Missão Velha da URCA, mediante o desejo de ver esta unidade se transformar em um grande Campus universitário. A Professora Loreto Lima falou sobre a boa infraestrutura que abrigará a URCA em Missão Velha, com agradecimentos a atual administração municipal, que através da Secretária de Educação Amélia Linard atendeu ao pedido da Magnífica Reitora, Otonite Cortez, em disponibilizar o espaço da Escola Municipal Juvenal Rodrigues Brandão. A URCA/Missão Velha funcionará nos horários diurnos com suas atividades normais e no horário noturno acolherá a Unidade Descentralizada de Missão Velha da Universidade Regional do Cariri - URCA.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88-8812.5525/3102.1213

O Crato está de Luto - Faleceu o jovem Solleon Menezes, vítima do acidente próximo à cidade de Russas



Faleceu na noite de ontem a sexta vitima do acidente ocorrido próximo à cidade de Russsas. O jovem Solleon Menezes, neto de sr Modesto, não resistiu, e veio a óbito, por volta das 22:00 de ontem.( 12 ). A sobrevivente, Ana Paula Cândido, continuada internada e segundo os médicos, não corre risco de morte. As informações têm sido repassadas pela mãe de Ana Paula ao membro do Blog do Crato, Amilton Silva, cuja esposa, Arlene é tia de Ana Paula.
Resumo do Acidente: Morreram 6 pessoas; Do Crato, o Sr Modesto, sua esposa e neto, de Russas: o casal e uma filha, sobrevivendo apenas a mais nova filha do casal, e apenas Ana Paula Candido, namorada de Solleon. Confirmando, o jovem Solleon Menezes faleceu ontem. Eles foram passear no feriado prolongado em Fortaleza, e  na volta houve a fatalidade.

Com Informações de Amilton Silva
www.blogdocrato.com

Notícias do Crato - ( PMC ) - 13/06/2012


Boletos do IPTU estão sendo entregues no Núcleo de Administração Tributária

A Secretaria de Finanças do Crato, por meio do Núcleo de Administração Tributária e através do Edital de Notificação de Lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), comunica aos proprietários de imóveis, titulares de domínio útil sobre imóveis  e os possuidores de imóveis, que está sendo entregue os boletos de pagamento do IPTU. 

As pessoas que não receberem até o dia 26 de junho, deverão procurar o Núcleo de Administração Tributária, à rua José Carvalho, nº 193, no Centro, para receber o seu boleto. Segundo a Secretaria de Finanças, o lançamento do imposto poderá ser impugnado no prazo de 30 dias, a partir da data da publicação do Edital, em 10 de maio de 2012, através de requerimento protocolado e encaminhado ao Núcleo de Administração. 

O imposto deverá ser pago em parcela única até o dia 10 de julho de 2012, ou com parcelamento em seis vezes, com vencimento da primeira parcela para o dia 10 de julho e as demais parcelas para o mesmo dia, dos meses subseqüentes, conforme valores e datas impressos no boleto. Os contribuintes que estiveram com o IPTU em dia, até 30 de dezembro do ano passado, terão um desconto de 10 por cento. Para aqueles inadimplentes até este período, o desconto será de 5 por cento.
Festival de Quadrilhas Municipal será realizado em Crato
A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, realiza neste dia 14, o Festival Municipal de Quadrilhas, a partir das 19 horas. O evento acontece na Quadra Bi-Centenário. A Secretaria convida o público para torcer pela quadrilha de cada localidade.

CONTATO: Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069  
site prefeitura: www.crato.ce.gov.br








Carteiros cearenses iniciam greve nesta quarta-feira


Os carteiros cearenses decidiram que irão paralisar as atividades nesta quarta-feira, 13, em protesto contra "precárias condições de trabalho, sucateamento, falta de funcionários e assédio moral", segundo informou comunicado do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará. Em outubro de 2011, os carteiros paralisaram as atividades por cerca de três semanas.

O aviso de paralisação foi feito nesta terça-feira, 12, sem informar prazos para retorno ao trabalho. De acordo com informações do Sindicato, a falta de estrutura é a principal responsável pelo atraso na entrega de encomendas no Ceará.

Segundo informações da assessoria de comunicação dos Correios, existem 1.374 carteiros concursados no Ceará. A empresa mantém, ao todo, no estado, cerca de 2.900 trabalhadores e movimenta cerca de 800 mil objetos por dia.

Em caso de paralisação, a empresa recomenda que os clientes que tenham encomendas a receber não procurem as unidades de distribuição. "Não fazemos entregas diretas nas unidades", alerta. Se os profissionais cruzarem os braços nesta quarta-feira, a assessoria informa que profissionais serão deslocados de suas atividades corriqueiras para a distribuição de encomendas urgentes. 

Fonte: O Povo



Zona Azul em discussão na Câmara Municipal do Crato



O secretário de Segurança Pública do Município do Crato – Luís Joatan de Sousa, acompanhado do diretor do Departamento Municipal de Trânsito – Praxedes e do coordenador do Programa Jovem Azul – Tiago Fernandes Vieira participou da Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 11 de junho. Durante duas horas os vereadores tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o funcionamento do Programa Zona Azul.

O Presidente do Poder Legislativo – Vereador Florisval Coriolano (PSD) solicitou aos convidados para resolverem a situação dos vereadores que em dia de sessão, passam até mais de duas horas discutindo assuntos de interesse da comunidade, no entanto correm o risco de terem seus carros multados por ultrapassem as duas horas, limite máximo de permanência.
Via CMC
Foto ilustrativa: Elizângela Santos - DN

Escolas de Juazeiro são premiadas com netbooks do Projeto “Integração Pedagógica” – Por Beto Fernandes


Na manhã desta terça-feira no auditório da FJN – Faculdade de Juazeiro do Norte - foi realizada pela SME - Secretaria Municipal de Educação - solenidade de entrega de certificados e premiação dos coordenadores pedagógicos das escolas que participaram do projeto “Integração Pedagógica”. Os coordenadores receberam formação de dois meses no curso de Rede Social na Escola.

O projeto “Integração Pedagógica” consiste na criação de blogs das escolas que através das atualizações diárias feitas por professores e alunos melhoram a interação com a Secretaria de Educação e comunidade escolar, ampliando também a participação da sociedade dos eventos e projetos promovidos pelas escolas.
Em seu discurso no evento, o prefeito Dr. Santana destacou a importância do professor e disse que um dos maiores objetivos de seu governo é “tornar a educação de Juazeiro a melhor do Ceará”. Dr. Santana destacou também o poder da informática afirmando ser indispensável para a educação. Também participou do evento a Secretaria de Educação do Município, Sônia Luz, diretores das escolas e representantes da CREDE – Coordenadoria Regional de Educação -19.
 
Das 106 escolas da Rede Municipal de Ensino, 69 foram premiadas com um netbook cada e as demais terão uma formação a mais para que consigam desenvolver as atividades do projeto com maior êxito.

Via Beto Fernandes

ALÔ AUTORIDADES - A nova poluição sonora do Crato é um trenzinho que circula pelos bairros


Uma coisa que era pra ser um divertimento, acaba sendo um tormento!

Recebi, infelizmente, várias reclamações de moradores de alguns bairros da cidade, sobre um trenzinho que anda circulando e trazendo mais poluição sonora. Na verdade, isso eu mesmo já pude comprovar. Há umas 2 semanas esse "bendito" trenzinho também circulou pela Vilalta, trazendo desasossêgo para os moradores.  Uma coisa que deveria ser um brinquedo, uma diversão para as crianças, mas não sabem usar. Pedimos providênciaa das autoridades.

Em complemento, recebemos a seguinte mensagem de uma leitora do Blog do Crato:

"Quero pedir as autoridades competentes que chamem a atençao do proprietario do trezinho que circula no bairro seminario com som altissimo pertubando o sossego dos moradores. Ele roda até as 23 horas é poluiçao sonora demais para os idosos e doentes. "

Por: Dihelson Mendonça

SESC - II Mostra de Teatro de Rua em Juazeiro do Norte


Unimed Fortaleza é condenada a indenizar cliente por procedimento negado


A Unimed Fortaleza foi condenada a pagar indenização para a paciente Y.C.C.L., que teve procedimentos médicos negados. A decisão é da juíza Adayde Monteiro Pimentel, respondendo pela 20ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua. No dia 4 de dezembro de 2009, a paciente, ao realizar Raio-X do tórax e uma tomografia, foi surpreendida com a presença de um tumor no pulmão direito. Ela precisou se submeter à punção para obter diagnóstico mais específico.

Seria necessária a utilização de uma agulha especial. O material, no valor de R$ 400,00, foi custeado pela cliente, mas a Unimed Fortaleza se prontificou a fazer o ressarcimento. Porém, após diversas tentativas para obter o dinheiro, a segurada não obteve sucesso. O laudo do exame confirmou a presença de câncer. Em janeiro de 2010, Y.C.C.L. foi à cidade de São Paulo em busca de tratamentos mais avançados. Ela precisou se submeter a uma nova tomografia e, novamente, a operadora se negou a custear. A paciente teve, então, que efetuar o pagamento de R$ 3.628,46.

Ela necessitava também se submeter à cirurgia de Lobectomia Pulmonar Radical para a retirada do tumor. A intervenção estava avaliada em R$ 23 mil. A empresa negou pela terceira vez o custeio e, diante da situação, Y.C.C.L. entrou com ação judicial (nº 22862-71.2010.8.06.0001/0), com pedido de tutela antecipada, para que o plano de saúde realizasse a cirurgia. Também requereu indenização por danos materiais e morais.

Em março de 2010, a juíza Maria de Fátima Pereira Jayne, titular da 20ª Vara Cível, concedeu a antecipação de tutela e a operadora custeou a intervenção. Na contestação, a Unimed Fortaleza defendeu que o contrato firmado exclui o fornecimento de materiais e medicamentos importados. Argumentou também que os danos alegados não foram comprovados.

Na sentença, a magistrada Adayde Monteiro Pimentel destacou a abusividade da cláusula contratual, que “está em desacordo com o sistema de proteção ao consumidor”. A juíza determinou o pagamento pelos danos materiais, a serem apurados em liquidação de sentença, e reparação moral de R$ 8 mil.
 
Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará

Claro, Oi, TIM e Vivo vencem 4 lotes do leilão da banda larga 4G


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) arrecadou nesta terça-feira (12) R$ 2,565 bilhões com o leilão dos quatro lotes de frequência para oferta nacional do serviço de telefonia móvel de quarta geração (4G) no Brasil. O valor representa ágio de 35,69% em relação ao valor mínimo exigido pela agência para esses quatro lotes, que soma R$ 1,890 bilhão.

Claro, Vivo, TIM e Oi, levaram os quatro lotes oferecidos, por R$ 844,518 milhões, R$ 1,05 bilhão, R$ 340 milhões e R$ 330,851 milhões, respectivamente.
Os lotes “W” e “X”, adquiridos por Claro e Vivo, eram os principais do leilão desta terça-feira pois possuem o maior “tamanho”: de 20 MHz.

Esses dois lotes vão permitir às empresas oferecer o dobro da capacidade de transmissão de dados e, consequentemente, também possuem um potencial maior de abrigar clientes, em relação àqueles arrematados por TIM e Oi, que têm 10 MHz de “tamanho”.

Além dos lotes nacionais – que dão direito aos vencedores de operar o 4G em todo o país –, a Anatel ainda vai leiloar lotes regionais. No total, estão sendo oferecidos 273 lotes. Contando os regionais, o preço mínimo das outorgas definido pela agência é de R$ 3,8 bilhões.

No início da noite desta terça, com R$ 2,7 bilhões arrecadados, a Anatel interrompeu o leilão. Na quarta-feira, a agência vai terminar de leiloar 33 lotes que dão direito a exploração regional do serviço e que ainda não tiveram as propostas abertas. Além disso, outros 36 lotes, também regionais e que não tiveram interessados nessa primeira fase, serão encaminhados para uma segunda rodada do leilão.

G1

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31