xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/06/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 junho 2012

ENEM 2012 - Por Maria Otilia

A Coordenadora da CREDE 18 , professora Eliana Estrela e sua equipe ,juntamente com todos os diretores das Escolas de Ensino Médio da rede estadual, pertecentes a esta CREDE, mobilizam os alunos para a importância da inscrição no ENEM.. Principalmente porque este exame nacional é uma das portas de entrada para a Universidade. Gratuito  para alunos oriundos de escola pública, o ENEM  vem fortalecer o acesso de forma democrática, para diversos cursos  de nível superior. Veja o passo a passo:

Estão abertas as inscrições desde do dia 28 (segunda-feira) de Maio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e espera-se um número recorde de inscritos, com mais de 6 milhões de candidatos. As inscrições devem ser feitas no site ENEM Inscrições 2012.
 São isentos da taxa alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012. Para isso, a escola deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e o candidato deve fazer a comunicação no ato da inscrição. Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.
Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudanças nos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. Com informações da Agência Brasil.
Texto extraído do blog Diretor de Turma -CREDE 18
                                                                       
        FAÇA A SUA INSCRIÇÃO! PROCURE A SECRETARIA DA SUA ESCOLA.
        Lembrem-se: As inscrições terminam dia 15 de junho de 2012.

Mais informações:                         
http://www.enem.inep.gov.br/

Aluga-se casa para a Expocrato 2012 - Excelente localização

Esse anúncio é de um dos membros do Blog do Crato, Yuri Lacerda.

"Alugo casa no Centro do Crato para EXPOCRATO 2012! Excelente localização, 3 quartos, sendo 1 suíte, sala, etc. Contato: 88 9604.0474. Junte sua turma e venha se divertir!"

Cidades Digitais: CE tem 13 municípios pré-selecionados


NE - No Crato, sempre pioneiro, já temos internet gratúita instalada nas praças, e mantida pelo próprio município.

Oferta de internet sem fio para toda a população, órgãos públicos informatizados e aplicativos gerenciais para auxiliar os gestores nas áreas de saúde, educação, finanças e tributação.

Esses são alguns dos benefícios do programa Cidades Digitais, que o governo federal pretende levar aos municípios brasileiros, para que seus gestores e seus cidadãos tirem o melhor proveito da tecnologia. A seleção de municípios que vão participar do projeto já está sendo feita, a cargo do Ministério das Comunicações.

Das 263 cidades que enviaram propostas, 192 foram habilitadas e participarão da segunda etapa do processo. O Ceará tem 13 candidatas a se tornar uma "cidade digital", com suas propostas habilitadas para a segunda fase. São os municípios de Araripe, Barreira, Brejo Santo, Crateús, Icapuí, Jaguaruana, Maracanaú, Milhã, Miraíma, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Varjota e Viçosa do Ceará.
Via Lindomar Rodrigues - Colaborador

'Não sei como consegui fazer aquilo', diz idosa que matou invasor no RS


Eram quase 17h de sábado (9) quando a idosa de 87 anos acordou, abriu os olhos e percebeu que havia alguém em seu quarto, em um apartamento localizado no Centro de Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Ao se levantar, ela não teve tempo de pegar os óculos e o aparelho de audição, que ficam sempre na cabeceira da cama.

Com a visão embaçada, só conseguia ver uma pessoa que lembrava seu neto. Somente depois de ter sido ofendida diversas vezes e de quase ter sido estrangulada, é que a mulher percebeu que se tratava de um assaltante.

"Não sei como consegui fazer aquilo. Quando reconheci que aquele rapaz não era meu neto, peguei uma arma que estava guardada há muito tempo aqui em casa. Ele não viu e começou a me xingar e até tentou me estrangular. Foi quando eu atirei", conta a idosa ao G1 na manhã desta segunda-feira (11). Mesmo depois do incidente, ela preferiu ficar em casa. Religiosa, ela diz que passa metade do dia rezando pela paz no mundo. "Olha, até que eu estou bem tranquila. Elevei meu pensamento a Deus e espantei o medo", diz.

A moradora disparou uma vez, mas como viu que o homem continuava se mexendo, atirou outras vezes. "Parecia um pesadelo, eu não achei que fosse verdade", relata a idosa.

Após os disparos, a mulher tentou chamar a polícia. Como não teve sucesso, ligou para a filha, que estava em uma chácara a 10km de distância do município. No entanto, quando a filha chegou ao apartamento da mãe, a polícia já havia cercado o local e acalmado a idosa. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas não resistiu aos ferimentos.

Questionada se iria se mudar depois do acontecido, ela descarta qualquer possibilidade de isso acontecer. "Nunca. Não quero me mudar daqui. Aqui é meu convento", explica. A filha dela comprova o espírito religioso da mãe. "Ela só não vai na igreja porque não pode ir sozinha e também não quer companhia. Ela reza muito durante o dia em casa por paz no mundo. Quanta ironia, não é?", questiona.

O delegado responsável pelo caso, Joigler Paduano, afirmou ao G1 que a ocorrência foi registrada normalmente como homicídio. "Ela (idosa) se apresentou na delegacia, respondeu aos nossos questionamentos e foi liberada. Tratamos isso como um delito de homicídio. Ela alegou legítima defesa. Mas é uma situação inusitada. Não há muito o que fazer". A idosa responderá ao processo em liberdade.

Fonte: G1

GOVERNO MUNICIPAL INSTALA NOVAS ACADEMIAS NAS PRAÇAS DE BARBALHA


Criatividade é isso...

O Governo Municipal, através do prefeito José Leite acaba de instalar mais duas academias populares nas praças públicas do município. As duas localidades beneficiadas com os equipamentos das academias são: Praça Antônio Duarte no bairro Alto da Alegria e na Praça do povoado do Distrito de Arajara. Os equipamentos já foram instalados e estão à disposição da população das respectivas comunidades.

Com a proposta de estimular a prática de exercícios físicos, melhorando assim a qualidade de vida da população, o Governo Municipal está implantando nas diversas comunidades as academias ao ar livre que contam com aparelhos como: Roda de ombros, extensão lombar, barra fixa, massageador duplo, abdominal duplo, simulador de caminhada entre outros.

Com essas academias novas ao ar livre, as pessoas não ganharão apenas saúde, mas também maior integração social. Este programa incluirá uma nova rotina na vida dos cidadãos que usarem os equipamentos das academias populares para se exercitarem e obterem uma boa forma.

Depois dessas duas comunidades, mais duas estão recebendo novas academias, a Praça do Largo Silton Luna no bairro Cirolândia e a nova Praça do povoado do Distrito do Caldas que está prestes a ser inaugurada pelo prefeito José Leite.

Fonte: PMB

Floresta Nacional do Araripe conquista ampliação de área


Barbalha. Um pequeno espaço que já vinha passando por um processo de reflorestamento passa a ser parte da Floresta Nacional do Araripe-Apodi (Flona-Araripe), por meio de decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff. O repasse de 706, 77 hectares para a Flona é uma requisição de quase duas décadas. Cedido ao Estado para pesquisa agrícola, desde que a Epace foi extinta, a área voltou a ser campo experimental da Embrapa, em Barbalha. Este ano, finalmente foi decido em audiência a ampliação da Flona, regulamentada pela presidente Dilma.

A primeira Floresta reconhecida por decreto lei no Brasil, em 2 de maio de 1946, passa a ter uma área de 39.333,09 hectares de caatinga. A unidade de conservação, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) é integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc). A área é considerada um dos últimos redutos de Mata Atlântica do Brasil e possui espécies raras da fauna e flora, a exemplo do Soldadinho-do-Araripe, ave em gravíssimo risco de extinção, que sobrevive na mata úmida no sopé da floresta. A área da floresta atinge a fronteira do Ceará com o Estado de Pernambuco, com abrangência em Municípios como Barbalha, Jardim, Crato, Missão Velha e Santana do Cariri.

Na área administrativa do campo experimental, também funciona atualmente atividades de pesquisa na área agrícola do Centec. Várias cultivares estão sendo trabalhadas na pequena área próximo da entrada, com estufas e criatórios.

O chefe da Flona, William Brito, afirma que a requisição do espaço era antiga, já que a área pertencia a Embrapa.

Segundo o chefe da Flona, várias frutas que vieram para a região foram experimentadas na área. Em 1995, os mais de 700 hectares foram solicitados para incorporação à floresta. “O melhor destino da área era virar floresta nacional, porque não tinha água. Então comecei a lutar pelo espaço. Consegui uma cessão em comodato pela Embrapa e, quando voltei, não estava mais na chefia da Floresta”, diz.

Ano passado houve uma audiência pública e o Ministério do Meio Ambiente consultou a Embrapa para verificar se o órgão ainda queria a área. “O que a presidente fez foi formalizar uma gestão que já fazíamos da área há mais de 10 anos”, diz.

Durante esse período, a floresta tem se recuperado com mais força com cultivos como o pequi e a janaguba, típicos da chapada. Antes o espaço era tomado pelo gado. A presença de barreiros na área, avalia William, é indispensável para desseden-tação da fauna e um eventual combate a incêndios.

William afirma que essa conquista do pequenos espaço, na floresta de 66 anos, é uma grande vitória. A área da Flona conta com o cerrado mais jovem do Brasil e espécies comuns apenas ao habitat do Araripe. O pequi, por exemplo, se diferencia do cultivado em outros Estados brasileiro, como Maranhão e Minas Gerais. Outra espécie com a beleza e característica raras, existe apenas no sopé da Chapada, que é o Soldadinho-do-Araripe.

Para o chefe da Flona, o cerrado do Araripe é muito ameaçado e tem espécies que não estão presentes em nenhum outro lugar. “Por isso que cada hectare que a gente ganha é importante”, frisa o ambientalista.

Ele também destaca a pequena área de mata atlântica, que é a mata úmida e com a maior parte das fontes, incluindo o sopé de serra entre Missão Velha, Jardim, Barbalha, Crato e vai até o município de Santana do Cariri. Esta é a área de morada do Soldadinho-do-Araripe, que poderá passar nos próximos anos à Unidade de Proteção Integral.

William destaca que mesmo sendo uma área muito pequena, tem uma grande valor biológico que merece ser preservado. “Nessa área de pouco mais de 700 hectares, estão espécies raras, endêmicas, e até espécies ameaçadas”, ressalta. O chefe da Flona diz que além de proteger a biodiversidade, também há um benefício social. Para se ter uma ideia, em 15 de maio foi iniciada a safra da fava danta, uma vargem, planta da mesma família do pau brasil e comercializada com uma multinacional, com sede no Maranhão.

Ano passado gerou renda em torno de R$ 400 mil. “Se dividir isso por 150 famílias é algo expressivo”, diz ele. Nessa área da ampliação acontece a coleta da fava danta, além do pequi que abastece a região.

Mesmo com o pouco ano de chuva, a reserva de mata é de grande importância para a absorção de água para realimentar as nascentes, os poços e as cacimbas que abastecem o Cariri. Como ano de seca, pela primeira vez na história, segundo o chefe da Flona, foi registrado fogo no mês de maio, numa área de menos de 5 hectares, provocado por caçadores. Ele alerta que caçar é crime e pode dar cadeia. A situação é bastante preocupante, porque esse ano só pode haver queima de 40 ha de floresta, e já foram queimados 5 ha. Uma brigada de 21 homens já está atuando e chegou a ser contratada de forma antecipada, no sentido de evitar queimadas na Chapada do Araripe.

Mais informações:

Escritório do Ibama
Casa Sede no Cariri
Praça Filemon Teles, S/N
Bairro do Pimenta
Telefone: (88) 3523. 1057

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Online

População faz mutirão para limpar açude no Crato


NE - Má rapá... como já diz o ditado: "Quem não tem TU é TU mesmo....rsrsrs"

‘Açude da rua’ foi construído há 50 anos e está coberto com vegetação. Medo dos moradores é de que o açude transborde, em caso de forte chuva.

Moradores do Distrito de Dom Quintino, na zona rural do Crato, região do Cariri, realizaram mutirão neste sábado (9) para limpar o açude da comunidade. Segundo o presidente da associação comunitária, Roberto Pereira de Souza, a iniciativa da associação com a igreja Assembleia de Deus, já é a segunda. “O primeiro (mutirão) aconteceu na quinta-feira (7), nesse feriado. Esse já é o segundo para ver se a gente consegue limpar o açude”, disse.

O medo dos moradores é de que o açude transborde, caso ocorra uma forte chuva. “Se der uma chuva grande aí, do jeito que está cheio de mato, pode acontecer de estourar uma parede aí, e até prejudicar o distrito. Derrubar minha casa, pode acontecer isso”, afirmou Roberto.

Conhecido como “açude da rua”, foi inaugurado há mais de 50 anos e, por falta de manutenção, uma vegetação aquática cobriu a superfície. Roberto lembra a água não serve para beber, por conta da poluição.”Só serve para as mulheres lavarem roupas, para os animais beberem”, disse. O presidente da associação solicita ainda que o poder público leve um caminhão para retirar o acumulado na borda.

Fonte: Portal Chapada do Araripe

Mais uma do seriado “Notícias Silenciadas” (Postado por Armando Rafael)


Os promotores do evento anunciaram a presença de 3 milhões de participantes, mas Parada Gay de São Paulo  só reuniu 270 mil pessoas, afirma Datafolha

A 16ª edição da Parada Gay de São Paulo, um dos principais eventos turísticos da cidade, reuniu ontem, dia 10, só 270 mil pessoas, de acordo com o Datafolha. Apenas  65 mil delas fizeram o percurso inteiro do evento.

A informação é da reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo. Pela primeira vez na história, a manifestação teve uma medição de público com caráter científico. O Datafolha inaugurou o método em maio na 28ª Caminhada da Ressurreição, procissão católica por ruas da zona leste da capital.

Segundo o instituto, nenhum evento similar no mundo tem medição científica de público. Em alguns países, ele é estimado a partir do lixo produzido. Em outros, pela concentração de pessoas ao longo da parada -este método, no entanto, não leva em conta o público flutuante.






Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30