xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/05/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 maio 2012

Fortaleza tem mais de dois mil novos casos de dengue em uma semana


Fortaleza tem 2.408 novos casos de dengue em uma semana. Os dados são do boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgado na tarde desta quinta-feira (31). O boletim mostra o crescimento nos casos, já que no último boletim divulgado pela Secretaria os índices marcavam 9.894 pessoas infectadas.

De acordo com o a SMS, 12.302 pessoas tiveram a infecção confirmada desde janeiro deste ano, e cerca de 9 mil pessoas ainda estão com o diagnóstico em investigação. Segundo o órgão, 27 pessoas já morreram por conta da doença em 2012.

Apesar da prefeita ter reconhecido no último dia 17 que Fortaleza vive uma epidemia de dengue, os números deste ano ainda são menores do quem em 2011. Segundo o boletim divulgado pela SMS, até o dia 31 de maio de 2011, 29.148 casos haviam sido confirmados pela Rede Municipal de Saúde, enquanto neste ano somente 2.273 pessoas foram confirmadas pelo município.

Segundo a Secretaria, a Regional VI teve a maior incidência de casos, com 2.708 infecções confirmadas. Messejana teve 399 casos confirmados da doença, ocupando o lugar de bairro com maior número de casos na Capital, seguido pela Barra do Ceará, que somou 391 infecções transmitidas pelo Aedes Aegypti. Em terceiro lugar ficou o bairro Prefeito José Walter, que contabilizou 387 confirmações da doença.

De acordo com o boletim, a faixa etária mais atingida pela doença foi a de pessoas entre 21 e 30 anos, que somaram 3090 casos no município. As mulheres foram mais contaminadas do que os homens, somando 6.750 infectadas, contra 5.538 casos confirmados em pacientes do sexo masculino

Aberta VI Semana do Meio Ambiente em Crato


 
Os debates em torno das questões relacionadas ao meio ambiente e as suas implicações, estão sendo debatidas em Crato durante a VI SEMANA DO MEIO AMBIENTE – SEMEIA, aberta na noite de ontem. O evento vai até o dia 06 de junho e está sendo realizado pelo Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e as Instituições Parceiras

A abertura oficial da semana, que tem como  “Tema: Rio + 20 Cariri – Cariri + 20 e  Lema: Renovando Nossas Energias”, aconteceu no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, no calçadão, no centro do Crato. A programação completa está no site da Prefeitura do Crato. www.crato.ce.gov.br. Mais informações: 88 35868011/ 81254111.

 Alarmados pelo fato de mais de 3 bilhões de pessoas nos Países em desenvolvimento dependerem da biomassa tradicional e do carvão para cozinhar e aquecer, e que um bilhão está ainda hoje sem eletricidade, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou 2012 como o ano internacional da energia sustentável para todos. O objetivo é incentivar e impulsionar a conscientização para as questões energéticas, incluindo os serviços modernos de energia para todos. E é com este pensamento que a Secretaria do Meio Ambiente do município do Crato vai promover a semana do meio ambiente.

Na abertura oficial da semana, foi realizada palestra com Wilton Alves de Oliveira, do CONPAM, que fará o lançamento de cartilha o uso do espaço urbano, de autoria de Nivaldo Soares de Almeida, no Teatro Municipal Salviano Arraes. Durante os oito dias do evento acontecerão outras palestras com a participação da sociedade e de vários órgãos ambientais do município e do Estado.

 As ações serão realizadas, além do Teatro Salviano Arraes, auditório da RFFSA, Escola Melvin Jones, Escola 18 de Maio, Salão de Atos da URCA, Praça da Sé, auditório do Geopark Araripe, auditório do centro administrativo municipal, Escola Álvaro Madeira, Floresta Nacional do Araripe, Sitio Chico Gomes e Sitio Fundão. A Secretária Municipal do Meio Ambiente, Lívia França, disse que a semana vai ser uma oportunidade da sociedade discutir as questões mais complexas relacionadas ao meio ambiente, apontando soluções.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br 

O papel do advogado

(Publicado por Augusto Nunes em seu blog comentando a defesa de um bandido por um ex-ministro da Justiça)

Episódio protagonizado pelo advogado Heráclito Fontoura Sobral Pinto e pelo poeta Augusto Schmidt. E merece ser ouvido ao menos uma vez por gente que se vale da competência profissional e da astúcia congênita para favorecer a institucionalização da injustiça, para impedir a punição dos culpados e para dar passagem aos inimigos do estado democrático de direito.
Sobral e Schmidt eram amigos de muitos anos quando conversaram por telefone em 16 de outubro de 1944. Além de versos, Schmidt sabia também fazer dinheiro como editor, intermediário de transações financeiras e ocupante de cargos públicos. Naquele dia, foi o empresário quem ligou, para pedir ao jurista que reservasse todo o dia 20 ao exame da documentação que lhe permitiria representá-lo numa causa de natureza trabalhista.

Sobral informou que, antes de aceitar o serviço, teria de verificar se o candidato a cliente tinha razão. Advogado não é juiz, replicou Schmidt. Ouviu outra vez que o convite só seria aceito depois do exame eliminatório. Como tudo teria de ser feito até o dia 21, ponderou Sobral, Schmidt talvez devesse contratar outro defensor. A conversa não deve ter terminado bem, atesta a carta remetida pelo advogado no dia seguinte.

É uma luminosa aula de Direito. E uma irretocável lição de vida.
“O primeiro e mais fundamental dever do advogado é ser o juiz inicial da causa que lhe levam para patrocinar”, ensina o doutor Sobral. “Incumbe-lhe, antes de tudo, examinar minuciosamente a hipótese para ver se ela é realmente defensável em face dos preceitos da justiça. Só depois de que eu me convenço de que a justiça está com a parte que me procura é que me ponho à sua disposição”. A regra vale também para velhos amigos? Claro que sim: “Não seria a primeira vez que, procurado por um amigo para patrocinar a causa que me trazia, tive de dizer-lhe que a justiça não estava do seu lado, pelo que não me era lícito defender seus interesses”.

Vista por Sobral Pinto, “a advocacia não se destina à defesa de quaisquer interesses. Não basta a amizade ou honorários de vulto para que um advogado se sinta justificado diante de sua consciência pelo patrocínio de uma causa. (…) O advogado não é, assim, um técnico às ordens desta ou daquela pessoa que se dispõe a comparecer à Justiça. (…) O advogado é, necessariamente, uma consciência escrupulosa ao serviço tão só dos interesses da justiça, incumbindo-lhe, por isto, aconselhar àquelas partes que o procuram a que não discutam aqueles casos nos quais não lhes assiste nenhuma razão”.

A aula termina com palavras que deveriam ser reproduzidas em bronze nos pórticos das faculdades de Direito: “É indispensável que os clientes procurem o advogado de suas preferências como um homem de bem a quem se vai pedir conselho. (…) Orientada neste sentido, a advocacia é, nos países moralizados, um elemento de ordem e um dos mais eficientes instrumentos de realização do bem comum da sociedade”.

Pelo que andam fazendo nestes tempos estranhos, raríssimos bacharéis concordam com Sobral Pinto. Não lhes interessam atenuantes que abrandem o castigo merecido, não lhes passa pela cabeça dar razão a quem tem. Preferem recitar que todo acusado tem direito a um advogado — uma verdade que ninguém contesta — e imediatamente abrir o cortejo de mentiras promovido para manter em liberdade clientes sabidamente culpados.

No Brasil da Era Lula, os bacharéis que cobram por hora, assumem sem constrangimentos o papel de cúmplice de bandidos irrecuperáveis.
Pena que o doutor Sobral não tenha vivido para, em mais uma carta irretocável, dizer-lhes claramente o que são.

As fotos de Heládio Teles Duarte

A lente fotográfica de Heládio Teles Duarte nos remete aos mais nobres sentimentos de caririensidade, com direito a reflexões. As fotos abaixo, também nos leva às seguintes ilações:
1 – Bandeira gigante de Barbalha

      Juazeiro do Norte já colocou seu imenso pavilhão na Praça do Triângulo Crajubar. Barbalha
fez o mesmo à entrada da Cidade dos Verdes Canaviais. E o Crato, quando imitará seus vizinhos?

2 – Barbalha preserva seu patrimônio arquitetônico e artístico

       Uma imagem vale mais do que mil palavras. Eis como ficou a histórica, bonita e pitoresca igreja de Nossa Senhora do Rosário, após cuidadosas e demoradas obras de restauração. A população do centro de Barbalha voltou a ouvir o som dos sinos e ver a Igreja do Rosário limpa e bem cuidada. O que deveria ser feito com as demais igrejas do Cariri.

3 – Continua o desmatamento no Cariri

      Na semana que antecede ao Dia Mundial de Meio Ambiente, eis uma prova de que o homem continua destruindo a natureza. O que é preocupante. As condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem nunca mais serão refeitas. Mesmo que se fizesse um reflorestamento artificial das zonas desmatadas. O meio ambiente pede socorro!
Fotos: Heládio Teles Duarte
Texto: Armando Lopes Rafael

Agenda de shows - Janinha Brito

Nossa Agenda galerinha!
Sexta Feira 1 de JUNHO, bar e petiscaria João e Maria
A partir das 21:00h
Fazendo samba, MPB, e Samba Rock com Weskley Sousa, Cidinho e Janinha Brito
Sábado 2 de JUNHO, no Cantinho do Pimenta
Weskley Sousa: Guitarra
Cidinho: Violão
Demetrius Candido: Percussão
Janinha Brito: Voz!
A partir das 20:00h
Samba rock, MPB e samba!!!!!



Sábado 9 de Junho projeto pôr do sol, do SESC Crato, com o grupo SAMBA DE MINUTO, A partir das 17:00 no Cruzeiro da ladeira da integração!



Até petistas balançam ao defender Lula no Congresso - Por Lauro Jardim



Deputado João Paulo Cunha.

Trapalhada de Lula colocou julgamento do Mensalão nos holofotes. Apesar de publicamente vestir a camisa de Rui Falcão para defender Lula nesse rolo com o STF, uma parcela considerável de petistas no Congresso reconhecia ontem a “trapalhada” de Lula ao tentar pressionar Gilmar Mendes e outros ministros a adiarem o julgamento do Mensalão. 

Um dos mensaleiros à espera de julgamento, João Paulo Cunha dizia “estar confuso” sobre o que pensar em relação a Lula e a Gilmar:

– Acho que o Lula não seria inocente de chegar cobrando declaradamente alguma coisa, mas o ministro Gilmar Mendes é um ministro preparado. Eu diria até que o mais preparado do Supremo.

Na avaliação de Cunha, Mendes não teria motivos para inventar um encontro tão escabroso como o ocorrido no escritório de Nelson Jobim. Para Cunha, ao tentar ajudar, Lula acabou contribuindo para jogar ainda mais luz sobre o Mensalão e ajudou a incendiar os ânimos dos ministros do STF às vésperas do julgamento do Mensalão.


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31