xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/05/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 maio 2012

Um amigo especial - Por Maria Otilia

Posto aqui, a letra de uma bela música que fala de São Francisco, um dos espíritos   mais  elevados e iluminados que o Planeta já teve a chance de acolher. Missionário, abdicou de uma vida de luxo para   se doar aos pobres. 
Esta mensagem em forma de música, dedico a uma pessoa muito especial que aprendi a admirar pela sua forma de viver, de demonstrar a sua fé em Deus.Um jovem simples, ético, amigo,bom filho e que acima de tudo foi um exemplo de virtude, sabedoria ,desprendimento, devoto de São Francisco, um servo de Deus .
Tiago Barreto, esta música é para você, que está em outro plano sendo um espírito de luz  iluminando todo o universo, junto do nosso pai eterno.

Cantiga Por Francisco
Padre Zezinho

Meu amigo deixou seu dinheiro,
sua herança e os direitos que tinha
era jovem demais o menino!
disse o pai, o vizinho e a vizinha.
Meu amigo encontrou a verdade
e em seu rosto banhado de luz.
Pelas ruas de sua cidade
meu amigo imitava Jesus.
Irmão vento, irmão sol, irmã lua,
irmão lobo tu és meu irmão.
Rouxinol, sabiá, criaturas de Deus,
somos obras de suas mãos.
Meu amigo viveu sem ter nada,
por esposa escolheu a pobreza,
era jovem demais o menino!
não podia ter tanta certeza.
Foi assim que ele abriu um caminho
para quem quer viver só de amor.
Não ficou muito tempo sozinho,
gente nova o seguiu com fervor.
Hoje em dia nos jovens que eu vejo
irrequietos, num mundo infeliz,
eu renovo a esperança e o desejo
de topar com Francisco de Assis.
Calça Lee, pé no chão, mundo novo,
mil idéias de renovação.
Ele são consciência do povo,
queira Deus que eles cresçam irmãos.

Notícias do Crato - 24/05/2012


II Fórum Comunitário Selo Unicef será realizado nesta sexta-feira, em Crato

Desde o último dia 15 de maio está funcionando no pavimento superior do prédio da prefeitura do Crato a exposição “Espaço Kids Selo Unicef”, com vários painéis contendo projetos dos setores governamental e não governamental que atendem crianças e adolescentes, já tendo recebido visitação superior a 200 pessoas entre alunos, professores e diretores das escolas publicas municipais e estaduais. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA. 

O Espaço Kids Selo Unicef vai ser encerrado nesta sexta-feira 25, data da realização do II Fórum Comunitário Selo Unicef que acontecerá no Teatro Municipal Salviano Arraes, no horário das horas ao meio-dia, com a presença de convidados pré-selecionados pela equipe organizadora. Espera-se contar com a participação de representantes da sociedade civil organizada. O objetivo central do evento é avaliar os avanços obtidos por ocasião da realização da primeira edição do Fórum que aconteceu em setembro de 2010.

Governo do Crato realiza próximo dia 25 ação de inclusão para alunos com necessidades especiais
 
O Governo do Crato por meio da Secretaria de Educação do Crato em parceria com o Geopark Araripe, Universidade Regional do Cariri- URCA e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade-  ICMBio/ Floresta Nacional do Araripe FLONA, realizarão no próximo dia 25 mais uma ação do projeto Educação Ambiental inclusiva. Essas atividades vêm sendo executadas desde agosto do ano passado e objetivam a  promoção de atuações com abordagem sobre o Geopark Araripe, abordando elementos como terra, natureza, cultura, e possibilitando o contato lúdico com um ambiente natural, aguçando as particularidades e a percepção dos grupos com necessidades especiais. Os participantes serão alunos com deficiência intelectual matriculados no ensino regular das escolas municipais de Crato. 
 
CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri


XIV Semana de Enfermagem da URCA debate políticas públicas e compromisso com a assistência à saúde

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está realizado a 14ª Semana de Enfermagem, que foi aberta na noite desta terça-feira, pelo Reitor em Exercício da Instituição, Professor Patrício Melo. O evento tem o objetivo de debater as práticas da Enfermagem e as políticas públicas desenvolvidas no âmbito da saúde. A Semana de Enfermagem tem como tema ‘Enfermagem: Compromisso Gerando Educação, Assistência e Ciência’, e acontece de 21 a 26 de maio. Estão sendo realizadas palestras, oficinas e cursos. Uma mesa redonda trará ao foco dos debates as ‘Questões políticas da enfermagem’. Além disso, os participantes farão um ato em defesa da jornada de 30 horas e do piso salarial para os médicos. Professor Patrício Melo destacou durante a abertura do evento o bom desempenho da URCA nos últimos anos, principalmente com destaque relevante que o Curso de Enfermagem tem obtido, hoje considerado o melhor do Estado, o quarto melhor do Nordeste e um dos melhores do Brasil, por meio de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Vice-Reitor também ressaltou o reconhecimento, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do curso de Direito, que recentemente concedeu o Selo OAB 2011, recomendando o Curso da URCA como um dos melhores do País.

Para Patrício, é importante salientar nos últimos anos o investimento da URCA na qualificação dos professores, além do destaque na publicação de trabalhos pelos pesquisadores da Instituição. Foram mais de 380 trabalhos publicados em período recente. O Vice-Reitor voltou recentemente do Japão, onde recebeu o Selo Verde, avaliação positiva do projeto Geopark Araripe, durante o Congresso Internacional de Geoparks. Até 2015 o Geopark terá o reconhecimento, pela Unesco. O Reitor em Exercício ainda frisou o importante papel social da URCA no Cariri e Centro-Sul do Estado, com cerca de 70% do seu corpo acadêmico formado por estudantes advindos de escolas públicas. A diretora do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde – CCBS, Eglídia Carla, ressaltou a importância do evento, que desde a existência do curso, há 14 anos, vem sendo realizado, como uma oportunidade de reflexão. Já a coordenadora do curso, Cíntia Gondim, disse que celebrar a Enfermagem durante a semana é contagiante. Ela ressaltou questões como a humanização dos serviços da área e das conquistas do curso, mesmo com as dificuldades existentes. O tema principal destaca a realidade local, as dimensões e os desafios da prática de Enfermagem nos diversos âmbitos, enfocando a participação da Associação Brasileira de Enfermagem na construção e evolução da Enfermagem. A semana está sendo uma reflexão da valorização da categoria, por meios de ações que viabilizem uma melhor formação desses profissionais, melhores condições de emprego e fortalecimento do cuidado de Enfermagem a partir da inserção de tecnologias na prática do cuidar. Esteve representando os estudantes, a presidente do Centro Acadêmico, Silvia Helena Pereira.
URCA será representada no Fórum Estadual de Educação

A Universidade Regional do Cariri (URCA) estará sendo representada no Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE-CE), que acontece no próximo dia 28, no auditório da Assembléia Legislativa. No evento, serão proferidas palestras sobre o Plano Nacional de Educação, pelo Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes, e por Daniel Lara, coordenador Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Estará representando a URCA no evento o Professor da Instituição, Francisco Moreira Firmino. O FEE tem como Vice-Presidente, o Vice-Reitor da URCA, Professor Patrício Melo.
Criado em 27 de janeiro de 2012, após diversas reuniões realizadas desde outubro de 2011, o Fórum Estadual de Educação do Ceará é uma extensão da missão e das funções do Fórum Nacional de Educação, fruto da Conferência Nacional de Educação. Constituído por 50 instituições da área educacional, cujos membros representam os mais variados segmentos da sociedade civil organizada e de instâncias governamentais.

Tem como objetivo atuar no monitoramento do Plano Nacional de Educação e na formulação, implementação e avaliação do Plano Estadual de Educação. Entre as principais competências estão acompanhar a tramitação de projetos legislativos referentes às políticas nacional e estadual de educação no Congresso Nacional e na Assembléia Legislativa, respectivamente, planejar e coordenar as conferências estaduais e sua implementação, além de zelar e apoiar as conferências municipais. A primeira coordenação do FEE será exercida durante o ano de 2012 pelos representantes da Secretaria de Educação, Cristiane Holanda, e do Conselho de Reitores das Universidades Cearenses, José Patrício Pereira Melo, eleitos por seus membros, coordenadora-geral e vice-coordenador, respectivamente. A coordenação da Comissão de Mobilização e Divulgação foi designada para Sandra Valesca Barros (Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará - APRECE) e Erbênia Maia da Costa (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará – FETRAECE).

Para a coordenação da Comissão de Monitoramento e Sistematização foram indicados Mirtes Miriam A. Maciel (Sindicatos dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC), Maria de Jesus A. Ribeiro (Campanha Nacional pelo Direito à Educação), Lauro Henrique S. de Oliveira Lima (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará – SINEPE) e Maria Isabel F. Ciasca (Universidade Federal do Ceará – UFC).
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30