xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/05/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 maio 2012

Mãe – Parceira de Deus


Mais um dia das mães. Nova oportunidade para refletirmos acerca da grandiosidade do papel da mulher-mãe. É impressionante como ao longo dos anos a mulher pode ir modificando tantos aspectos de sua vida, mas conserva ainda o desejo imperioso da maternidade.

É provável que Deus tenha inserido tal anseio dentro da alma da mulher, como se fizesse questão de tê-la colaboradora. Realmente, percebemos que a mãe é parceira de Deus num de seus maiores empreendimentos: a criação do ser humano. Isso confere uma importância tão grande à mãe que praticamente todas as pessoas a reverenciam e costumam respeitar seus sentimentos e sua dor, principalmente quando seu filho está em perigo, doente ou morto. Todo mundo tem uma ideia de mãe, simplesmente porque não existe pessoa que tenha nascido neste mundo sem ter sido gestada por uma delas. Boa ou ruim, a mãe é o ventre que abriga o indivíduo até o seu nascimento. Ainda que ela seja cheia de defeitos, é quem nos possibilita conhecer este mundo. Percebo que temos grandes expectativas em relação à mulher-mãe. Querendo ou não, somos forçados a admitir que existe uma aura de sagrado na maternidade, e isso acaba por conferir um aspecto singelo e sacro à mãe também. Essa parceria com Deus enaltece a mãe e lhe dá uma qualificação sublime, ainda que ela mesma não o seja. Por conta disso, muitos esperam demais da mãe, até o que ela não pode oferecer dada às suas limitações de pessoa humana. Fala-se muito no amor de mãe, fé de mãe, dedicação de mãe... Como se mãe fosse pessoa sobrenatural, misteriosa; quiçá, cheia de superpoderes.

Pois é... Eu acredito que a mãe é sim sobrenatural, poderosa, incrível. Ela consegue ter um pressentimento tal das situações em que seus filhos estão envolvidos que realmente não duvido seja portadora de sentidos extras e paranormais. O tal sexto sentido. E deve haver o sétimo, o oitavo, porque mãe quando encasqueta com uma coisa pode procurar... A ligação dela com Deus na oração é semelhante a das demais pessoas pelo celular, é direta; às vezes, tem chiados, mas uma hora ou outra acaba se estabelecendo sem ruídos, perfeitamente clara. Deus sempre escuta as orações das mães, pois Ele as admira muito. Admira tanto que também quis ter uma mãe. Ele não precisava, mas quis ser gestado no ventre de Maria, embalado em seu colo, amamentado em seus seios. Deus quis ser amado por uma mãe porque não existe amor maior neste mundo; ainda que nem todas sejam capazes de exercitar esse amor em toda a sua extensão. A mãe dá a vida pelo seu bebê, não necessariamente porque precise morrer por ele, mas porque faz um pouco disso a cada dia. Ela lhe dá seu ventre, seu sangue, sua carne, suas horas de sono, seus pensamentos, seus melhores sentimentos.

A mãe momentaneamente deixa de viver para que seu filho cresça e se fortaleça. Ela abdica de si mesma voluntariamente, às vezes, por muitos anos. Outras, por toda a vida, principalmente quando seus filhos são limitados, doentes ou portadores de necessidades especiais. Isso também é dar a vida. É dar a vida em vida; para que a vida do filho floresça, aconteça, exista. Essas mães são maravilhosas, são necessárias. Está tão claro porque Deus quis ter uma mãe. Ele queria ser tão amado assim também! A todas as mães um feliz dia, uma feliz maternidade!
 
* Texto escrito e enviado pela escritora Maria Regina Canhos Vicentin [E-mail: contato@mariaregina.com.br - Site: www.mariaregina.com.br]. ( via Yuri Guedes )

Revista Veja traz reportagem sobre bastidores do PT e apregoa liberdade de imprensa

.

A revista VEJA que chega às bancas neste sábado vem quente. A sua principal reportagem faz uma “devassa” nos bastidores do Partido dos Trabalhadores. O título é “A IMPRENSA ACENDE A LUZ!” e ilumina o art. 220 da Constituição Federal do Brasil, que preconiza sem meias palavras:

ART. 220 – A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, A CRIAÇÃO, A EXPRESSÃO E A INFORMAÇÃO, SOB QUALQUER FORMA, PROCESSO OU VEÍCULO, NÃO SOFRERÃO QUALQUER RESTRIÇÃO. NENHUMA LEI CONTERÁ DISPOSITIVO QUE POSSA CONSTITUIR EMBARAÇO À PLENA LIBERDADE DE INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA EM QUALQUER VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. É VEDADA TODA E QUALQUER CENSURA DE NATUREZA POLÍTICA, IDEOLÓGICA E ARTÍSTICA.

Via O povo Online

Bom Dia, Crato - A voz suave de Heron Aquino


O COMANDANTE DA INFORMAÇÃO 

Radialista Heron Aquino

Bom dia, Crato!

Não é nenhuma pretensão minha hoje, neste domingo ensolarado que já desponta, escrever uma daquelas longas crônicas que os nossos leitores gostam de ver aqui no Blog do Crato enquanto fazem jus ao seu costumeiro descanso semanal. Entretanto, diante de vários comentários que recebemos, de exaltação à voz maviosa deste verdadeiro "monumento" cratense, eu precisava dizer algumas palavras antes de publicá-lo.

"Uma voz suave e firme, cuja admiração do público tem atravessado gerações. Assim é que se pode definir o radialista cratense Heron Aquino, que é considerado um dos maiores locutores do Ceará, respeitado e elogiado pelos principais radialistas da capital. Quem é do Crato, certamente reconhece a voz do Heron, seja através da narração do seu noticiário da Rádio Educadora do Cariri, ou através das inúmeras publicidades que ele grava no seu estúdio. Algumas pessoas da nova geração podem, entretanto, não fazer idéia da imagem que está por trás daquela dicção impecável que circula pelas ruas da cidade nos veículos de propaganda; Como já dizia a letra da música: "Eis o ôme"... a foto acima foi feita por mim em 2011, que eternizou o dia-a-dia do radialista Heron Aquino no estúdio. Convém registrar aqui uma pequena homenagem a este grande ícone, que tem contribuído para a grandeza da nossa cidade e moldado o perfil característico do Crato, usando a sua voz como um instrumento que traduz sempre o seu caráter irretocável, a sua omnipresença, e tem trazido diariamente a informação precisa e tão necessária ao povo do Crato. Heron Aquino, receba os parabéns do Blog do Crato e ademais, alguns comentários dos nossos internautas que nos chegaram recentemente."

Dihelson Mendonça

"Heron, mais do que um grande, amigo é como se fosse meu irmão."
grande abraço!!!!! ( Zilma Diniz )

"CARO HERON AQUINO, ME ORGULHO HAVER INICIADO A PROFISSÃO DE RADIALISTA IMIITANDO SUA VOZ. SEMPRE ACOMPANHEI SEU TRABALHO E AGORA PELA INTERNET FICOU MUITO MAIS FÁCIL. DEUS TE PROTEJA E QUE ESSE VOZEIRÃO CONTINUE ECOANDO NOS CEUS DO BRASIL E DO MUNDO. GRANDE ABRAÇO FRANCISCO ISAEL = FORTALEZA-CE."

(isael48@yahoo.com.br) - ( Francisco Isael )

"Caro colega Heron Aquino, após tantos anos na radiofonia cearense, você continua cada vez melhor. Ouço todos os dias sua apresentação no Jornal do Cariri por essa potente Radio Educadora do Cariri (Crato-Ce). Para mim, você é inimitável. Tenho o prazer de colecionar sua voz em vários momentos radiofônicos. Deus te abençôe e e proteja sempre !!! Grande abraço"

Fco Isael (isael48@yahoo.com.br) Fortaleza-Ce, 13/05/2012

"HERON, MORRO DE VONTADE DE ENTRAR EM CONTATO; JÁ TE DEIXEI VARIOS RECADOS, COM CERTEZA NÃO OS RECEBEU. SERÁ QUE AINDA LEMBRAS DE NAQUELE TEMPO UMA GAROTINHA; DE NOME ZILMA SALES DINIZ QUE MOROU POR UM BOM TEMPO NO VELHO QUERIDO E SEMPRE LEMBRADO; PENSIONATO DA DONA ZEFINHA.....QUE TEMPO INESQUECÍVEL COMO GOSTARIA DE FALAR CONTIGO MESMO QUE POR EMAIL SABER NOTICIAS DE TODOS DO JOSÈ HELDES MARIA ELBA POR FAVOR SE CHEGARES A LÊ ESSE RECADINHOOOO! ENTRA EM CONTATO COM MEU AMAIL> ZILMA.DINIZ@GMAIL.COM GRANDE ABRAÇO." ( Zilma Diniz )

"Heron, é muito bom ver essas fotos, elas me levam a um tempo maravilhoso. Morei na mesma casa, no mesmo endereço ou seja (pensionato da dona Zefinha). saudades desse tempo. Espero que lembres. Parabéns ao fotografo por fotos tâo bem feitas. Não sei nada sobre fotografar mas sei um pouco sobre as fotos que vejo."

Abraços. ( Zilma Diniz )

"Nossa, que bom ver esta figura que fez parte do meu mundo radiofônico da minha adolescência...Heron Aquino."  ( Tereza Duarte )

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Xilogravuras de Juazeiro do Norte e livro sobre Antônio Bandeira serão lançados pela UFC

Xilogravura 
O livro “Antônio Bandeira e a poética das cores” e a Coleção Xilogravuras de Juazeiro – Acervo MAUC serão lançados no dia 23 de maio, às 19h, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Campus do Benfica). Projetos da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, o livro homenageia os 90 anos de nascimento e os 45 anos do falecimento do pintor cearense Antônio Bandeira (1922-1967), enquanto a coletânea proporciona acesso inédito a álbuns de grandes mestres da xilogravura cearense, guardados há 50 anos no Museu de Arte (MAUC) da Instituição.
“Antônio Bandeira e a poética das cores” reúne artigos sobre a obra do pintor cearense produzidos por professores da UFC e texto editado por Gilmar de Carvalho, pesquisador da tradição e organizador do livro, a partir de entrevista concedida a ele pelo artista plástico Sérvulo Esmeraldo. Os textos aprofundam a vida e o legado artístico de Bandeira, ressaltando aspectos que, em seu conjunto, explicam por que, através da pintura e do desenho, ele se imortalizou. O livro contém, ainda, ilustrações de telas de Bandeira e fotos que se apresentam como um relato iconográfico do homem e do artista, que posa vaidoso, descontraído e informal. “Antônio Bandeira e a poética das cores” é um retrato de corpo inteiro, com impressões, análises e imagens para fixar, na memória dos cearenses, a figura imortal de Antônio Bandeira.

Ligado, desde o início dos anos 1970 à UFC, onde é mantida sala com seu nome no MAUC, o pintor é figura referencial nas artes do século XX. Quando criança, estudou pintura com dona Mundica e se maravilhou diante das fagulhas da fundição do pai e da explo-são de vermelho do flamboyant. Ao congregar tudo isso no abstracionismo, Antônio Bandeira superou paradigmas, quebrou regras e deixou as marcas de uma poética das cores.

COLEÇÃO XILOGRAVURAS – O MAUC detém um dos maiores e mais valiosos conjuntos de matrizes xilográficas do País. No início dos anos 1960, o Reitor Antonio Martins Filho (1904-2002) designou comissão formada pelos artistas plásticos Floriano Teixeira (1923-2000) e Sérvulo Esmeraldo e pelo crítico e historiador de arte Lívio Xavier Jr. para viajar até o Cariri e adquirir tacos e cópias de matrizes. Outro objetivo era encomendar trabalhos aos artistas de extração popular que editavam folhetos de cordel na lendária Tipografia São Francisco, do alagoano José Bernardo da Silva (1901-1972), em Juazeiro do Norte.

Graças à interferência dos emissários da UFC, a xilogravura, que antes servia apenas como ilustração para capas de folhetos, benditos, novenas e rótulos para as manufaturas da região, deixou de ser artesanato e tornou-se arte. A técnica ganhou autores, como Walderêdo Gonçalves (1920-2006), Antonio Lino, José Caboclo e Mestre Noza (1897-1983), artista de referência da escrita na madeira e da escultura em umburana, que dá nome ao atelier de gravura do MAUC, todos nomes da geração pioneira. Foi o MAUC que interferiu, de modo decisivo, na produção xilográfica brasileira ao sugerir aos artistas o formato álbum, trazendo a serialização, o planejamento da edição e o desenvolvimento de um tema, inserindo, assim, a questão da autoria. Cinquenta anos depois, vem a público a edição dos álbuns “Apocalipse”, de Walderêdo Gonçalves; “As Aventuras de Vira-Mundo”, de José Caboclo; e “A Vida do Padre Cícero”, de Antonio Lino; e a reedição de “A Vida de Lanpião (sic) Virgulino Ferreira”, de Mestre Noza, através da Coleção agora lançada. Esses álbuns, tesouro inédito da cultura cearense e nordestina, foram decisivos para a aceitação da xilogravura pelo mercado, atraindo galerias e colecionadores, chamando a atenção das instituições para a arte.

A Coleção “Xilogravuras de Juazeiro – Acervo MAUC” e o livro “Antônio Bandeira e a poética das cores” têm o apoio do Governo Federal, através do Banco do Nordeste.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC

Missão Velha decretou estado de emergência


MissaovelhaO Governo Municipal de Missão Velha participou, através do Secretario de Agricultura Marcos Linard, de uma reunião sobre ações de enfrentamento aos efeitos da estiagem pelo qual passa todo Estado. O encontro aconteceu em Fortaleza, no dia 7/5, no BNB Passaré, mais de 120 municípios, representados pelos seus Prefeitos ou Secretários de Agricultura, compareceram. De acordo com Linard, o encontro foi participativo e proveitoso, tendo em vista a situação em que se encontram todos os municípios com as irregularidades das chuvas ocorridas na quadra invernosa, bem abaixo da media. Linard ainda informa que o Município de Missão Velha já decretou estado de emergência, e com relação ao Garantia Safra, o município está com os pagamentos das parcelas em dia, ou seja, a 3ª parcela já foi paga.

A reunião contou com as presenças do Secretario do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins, Presidente da EMATERCE, Presidente da APRECE, Representante do Ministério do Desenvolvimento Social, representante da CONAB, representante do BNB, representante do Exercito Brasileiro.
Programação:
1 – Apresentação do Comitê Integrado de Combate á Seca – CICS
2 – Orientações sobre a Decretação de Emergência
3 – Orientações sobre a utilização do Cartão da Defesa civel
4 – Segurança Hídrica / Operação “Carro Pipa”
5 – Acesso ao Crédito Especial de Emergência / FNE e PRONAF / BNB
6 – Segurança Alimentar / CONAB
Além de Missão Velha, ainda nesse mês, mais seis municípios decretaram calamidade pública devido aos efeitos da Seca Verde: Boa Viagem, Choró, Ibaretama, Iracema, Quiterianópolis e Solonópole. A estimativa de perda da safra agrícola este ano feita pela Ematerce chega a 57,47%. Estes são alguns dos efeitos ocasionados pela irregularidade da quadra chuvosa pelo interior do Ceará.

Prefeitura Municipal Missão Velha

Hospital César Cals inicia coleta de células-tronco


HGCC_Fachada_2011Com cerca de 450 partos todo mês, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede estadual de saúde e referência terciária em ginecologia e obstetrícia, passa agora a realizar a coleta de cordão umbilical para o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (BSCUP) da rede pública do Ceará. O primeiro procedimento será realizado na segunda-feira (14), pela manhã. O processo tem início com a captação de gestantes nos postos de saúde. Para o perfil indicado, a gestante deve ter passado por pelo menos duas consultas comprovadas de pré-natal, estar com idade gestacional a partir de 36 semanas e ter 18 anos de idade ou mais. De acordo com Natércia Bruno, enfermeira responsável pela coleta no HGCC, a gestante passa por uma entrevista inicial que aborda temas como problemas de saúde e os resultados das consultas de pré-natal. Na conversa, a enfermeira apresenta todas as informações sobre o procedimento e responde aos questionamentos e dúvidas da mãe. Caso a gestante concorde e aceite ser doadora, ela assina o termo de consentimento livre e esclarecido, autorizando a coleta de sangue do cordão umbilical.

O procedimento é realizado ainda na sala de parto e consiste em coletar o sangue do cordão umbilical placentário, após o nascimento do bebê, e não implica em nenhum dano para a mãe ou para a criança. “Percebemos que as mães, quando são esclarecidas, buscam contribuir, fazendo questão de ajudar”, ressalta Natércia Bruno. O material coletado é encaminhado ao Posto de Coleta do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário no HGCC. No local, a enfermeira responsável realiza o cadastro com as informações da mãe e do bebê, como peso, estado clínico, histórico gestacional, histórico de saúde da mãe, detalhes do parto, entre outros. Em seguida, é encaminhado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), onde será armazenado e mantido pela criopresevação. Assim, ficará disponível para pacientes em tratamento de leucemia e outras doenças do sangue, nos casos em que precisem de transplante de medula óssea. Quanto mais sangue de cordão umbilical armazenado, mais chances e mais pessoas podem ser beneficiadas.

Assessoria de Comunicação do HGCC

Juazeiro do Norte passa dos 165 mil eleitores aptos a votar


Juazeiro do Norte passa dos 165 mil eleitores aptos a votarJuazeiro do Norte. O eleitorado da cidade desta cidade ultrapassou nesta semana a marca dos 165 mil eleitores aptos a votar, podendo alcançar os 170 mil, após a contagem final, com a atualização dos cadastros contabilizados nos últimos dias. O prazo para revisão, novo cadastro e transferências terminou no dia de ontem (09) e uma verdadeira multidão adentrou pela noite no Fórum Eleitoral para regularizar a situação junto à justiça eleitoral. Na cidade de Juazeiro são duas Zonas Eleitorais, a 119°, tendo como titular o juiz Marcelo Volnei Alencar Pereira de Matos, e a 28ª, tendo como titular a juíza Maria Nadir Araujo Papaléo. Para o juiz Marcelo Volnei, a grande procura dos eleitores, pelo fórum, nos últimos dias, infelizmente, já é uma rotina. “É uma tradição nossa. Sempre deixamos tudo para a última hora. Somos avisados dos prazos, mas acabamos deixando para o último momento,” lamentou.
número total dos novos eleitores de Juazeiro, só será conhecido em cerca de quinze dias, quanto o TSE processar e os disponibilizá-los às zonas. Hoje com estes numeros, somado a todos os eleitores do estado, o Ceara passa a ter 6 milhoes de eleitores aptos a votar.
  
Segundo turno

Para que pudesse haver segundo turno, a cidade teria que alcançar os 200.001 eleitores necessários para viabilizar um eventual segundo turno na disputa municipal. Hoje, apenas Caucaia encontra-se bem proximo de atingir esse numero, mas Caucaia atingiu apenas 191.263 pessoas aptas a votar. Sem o cadastro de mais 8.738 eleitores necessários, a escolha do novo prefeito será definida no primeiro turno da disputa.

(Com dados do Blog do Madson)

Principal açude que abastece Mauriti está com 31% da capacidade máxima. Secretário pede fim de uso particular de água nos açude públicos.



Por conta de estiagem, moradores da zona rural de Mauriti, no interior do Ceará, fazem racionamento de água. Devido às chuvas irregulares, o açude Gomes, que abastece a cidade, está com 31% da sua capacidade máxima, de acordo com a Companhia de Gestão dos Açudes no Ceará (Cogerh). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, alguns agricultores da cidade perderam até 100% da safra e os animais perderam peso devido à escassez de alimentos. Outro açude que abastece a cidade, o Quixapinha, está com 12% da capacidade. Por causa da situação, a Secretaria de Agricultura da cidade fez racionamento de água e pede que os moradores reduzam em até 50% o consumo de água. Os agricultores reclamam ainda que parte da água do açude Gomes é usada por alguns moradores da cidade por meio de encanação, o que pode acelerar o esvaziamento do açude, de acordo com o secretário de Agricultura de Mauriti, Miguel Coelho Pereira. O secretário informou que já solicitou que fosse impedido o uso particular de uso da água do açude público. “Se continuar assim, daqui a três meses não vai ter água para beber”, diz Miguel Coelho.

O Cogerh afirmou que vai enviar representantes da companhia para conhecer a situação do local e conversar com os agricultores que fazem uso particular da água e tentar buscar uma solução para o caso.
Segundo a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), a previsão é de que a chuva continue irregular nos próximos meses. Se a previsão se confirmar, a situação pode se agravar em quase 100 municípios do Ceará, segundo o governo do estado.

G1 CE

Cresce demanda por diarista no Cariri


DomesticaCrato Entre os anos de 2004 e 2008, o Município de Juazeiro do Norte registrou um crescimento de 157% em seu Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Esse crescimento econômico induziu a chegada de novos empreendimentos de grandes e pequenos porte e a instalação de universidades, o que provocou um aumento da população e também a demanda por novas atividades profissionais. É o caso da grande procura por serviços de diaristas. Na região do Cariri, há apenas duas empresas especializada no fornecimento deste tipo de mão de obra. A carência por profissionais do setor ainda é grande.  Ainda de acordo com Ipece, no Município de Juazeiro, apenas 15,80% da população possui emprego formal, e desses empregados apenas 13,64% é sexo feminino. Porém, algumas mulheres não contribuem com o crescimento destes índices. Uma parte delas ainda está desempregada. Geralmente, são moradoras de bairros periféricos e com baixa escolaridade. Diante da ausência de renda destas mulheres e da necessidade de acompanhar o processo de desenvolvimento da cidade, o Associação dos Estudantes em Livre Iniciativa (Sife), organização formada por estudantes universitários de todo mundo (instalada em Juazeiro desde 2008), em parceria com o Sebrae, WalMart e Universidade Federal do Ceará (UFC- Cariri), está realizando um curso de formação de técnica em diaristas. A partir da próxima semana, serão mais 13 profissionais inseridas no mercado de trabalho. O projeto Donas de Casa é realizando através de um curso que seleciona e capacita um grupo de mulheres para trabalhar como diaristas. Além de gerar renda, um dos objetivos do projeto é que as participantes possam, através de seu trabalho, criar uma referência de qualidade e profissionalismo na prestação de serviços de limpeza, uma vez que esse tipo de profissional é escasso no Cariri.

Nas aulas do curso de formação, são oferecidas noções administrativas, cooperação, empreendedorismo, atendimento ao cliente, finanças pessoais, ética profissional, higiene pessoal, etiqueta, uso de eletrodomésticos, cuidado com o meio ambiente, orientações sobre desperdício, dicas de limpeza e também misturas caseiras. Os parceiros do projeto irão promover um evento de lançamento das mulheres formadas para o mercado de trabalho. A ideia é organizar um plano de propaganda, que ajude a divulgar o trabalho oferecido por estas mulheres. Uma empresa do setor, irá realizar o acompanhamento dos serviços desenvolvidos por elas em um período de 4 a 6 meses nas residências onde trabalharem.

Para a diarista Cecília Limeira dos Reis Barreto, o curso vai modificar sua vida. “Para mim, esse curso foi muito útil. Com ele, aprendi a ter mais responsabilidade e como devo me comportar no serviço. Agora vou poder trabalhar, ficar independente e cuidar melhor de minha família”, revela a profissional.
A Sife está analisando as possibilidades de novos financiamentos e parcerias para a formação de novas turmas de técnicas diaristas. Os requisitos exigidos estão: mulheres que necessitem de trabalho, que não sejam analfabetas, que possua vínculo de confiança na comunidade onde residem e com alguma experiência no ramo. A seleção inclui entrevistas e aplicação de questionários com elas e com os membros da comunidade. As inscrições poderão ser feitas a partir do segundo semestre deste ano, no Grupo Espírita da Fraternidade Irmã Sheila (Gefis).

Mais informações:
Sife UFC-Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha- S/N
Bairro Cidade Universitária
Telefone: (88)8816.4026
YAÇANÃ NEPONUCENA
REPORTER DIÁRIO DO NORDESTE

Sohw Patati & patatá cover – Dia das mães no Crato


NOTA: O Show foi cancelado

Cartaz2


Tradição oral em Juazeiro do Norte

Será realizado, no próximo dia 19 de maio, a partir das 8h até as 13h00, o maior encontro de cultura popular da Terra do Padre Cícero, no Rotary Clube de Juazeiro do Norte, na Avenida Padre Nestor Sampaio, Bairro Lagoa Seca, onde serão reunidos todos os grupos da tradição oral, tantos os que estão na ativa como os que estão desativados tais como: Reisados, Guerreiros, Dança do Coco, Maneiro Pau, Bacamarte, Lapinhas, Dança de São Gonçalo, Dança da Peneira, Cantadores de benditos, Beatos e Beatas, Penitentes, Umbandistas, Candomblecistas, Capoeira, Samba de Roda, Maracatus, Blocos Carnavalescos e Mestres da Cultura. 

Na ocasião, a Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte realizará um diálogo com as categorias artísticas, que é indispensável para a formulação de mecanismos que possibilitem o desenvolvimento cultural e busca de parcerias com instituições comprometidas com esse pensamento. O encontro também possibilitará mostrar de forma sintética, para os grupos da tradição oral de Juazeiro do Norte, o Plano Municipal de Cultura, e compartilhar ideias de uma política cultural mais integrada com a sociedade, com isto associando as marcas dos apoiadores numa parceria que agregue valores e visibilidade social das empresas comprometidas com as ações socioculturais. 

O evento tem como objetivo apresentar aos grupos da tradição oral as diretrizes do Plano Municipal de Cultura, gerando conhecimento para a categoria e possibilitando integração na participação social nas políticas públicas para a cultura, promover sociabilidade cultural, associar credibilidade e valores a marca dos parceiros, atualizar contatos e registros das expressões culturais. Da programação consta ainda apresentações dos grupos na quadra esportiva e no pátio do Rotary, uma feijoada para todos os participantes e sorteio de brindes. CONTATOS: Secretaria da Cultura (88) 35111999 e 3512 3380. Hélio Ferreira (88) 8827 8734- Secretário da Cultura. Franco Barbosa (88) 8804 0715 - Secretário Adjunto da Cultura. André de Andrade-Gerente de Cultura Popular - 8801 6642. 

( postado por Emerson Monteiro )

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31