xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/05/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 maio 2012

CRATO ESPORTE CLUBE É VICE CAMPEÃO INTERIORANO DE FUTEBOL - Wilson Rodrigues



O Crato Esporte Clube encerrou neste sábado dia 5 de maio a sua participação no campeonato cearense de futebol profissional 2012 jogando contra o Horizonte. Perdeu de goleada, 5 a 1, foi a terceira derrota consecutiva que o azulão cratense sofreu para o time horizontino, mas nada que venha tirar o brilho e a competência do time do Crato, demonstrado durante todo o campeonato. O Crato Esporte Clube, mesmo enfrentando dificuldades, fez a melhor campanha de todos os tempos, chegando ao final da competição em quinto lugar, o que lhe deu direito de disputar o titulo de campeão do interior, condição esta invejada pelas demais equipes interioranas que disputaram a competição. Foi emocionante ver o jogador Djalma receber a taça de vice campeão do interior, um troféu até então inexistente na galeria do Crato Esporte Clube. Como cronista esportivo e acima de tudo, como homem de imprensa que acompanhou a caminhada do azulão, quero parabenizar o time, seus comandantes e principalmente aos jogadores. Os meus cumprimentos são extensivos a aqueles que direto ou indiretamente colaboraram a exemplo dos patrocinadores, políticos, torcedores e aos colegas da imprensa local e regional.

Nesta minha humilde homenagem ao Crato Esporte Clube quero reconhecer o apoio de todos, porem destacar a parceria incondicional e decisiva do prefeito Samuel Araripe que, alem de fazer da prefeitura a maior patrocinadora do time, foi também, como pessoa, um parceiro presente na lista dos colaboradores. Vale ressaltar também que, o prefeito Samuel Araripe, quando assumiu o cargo em 2005 encontrou o Crato Esporte Clube fora do cenário futebolístico cearense. Com esforço, amor ao esporte e dedicação pessoal, conseguiu profissionalizar o time, trazê-lo para as disputas estaduais e mantê-lo na competição durante seus oito anos como chefe do executivo municipal. Samuel Araripe deixará a prefeitura em 31 de dezembro deste ano de 2012 com o Crato Esporte Clube classificado para o campeonato de 2013. O publico desportista e amante do futebol reconhece a proeza e diz que a responsabilidade do próximo prefeito do Crato será dobrada para não deixar o time ser rebaixado no próximo ano.

Wilson Rodrigues
Jornalista - Colaborador do Blog do Crato e

Chapada do Araripe Online

Vernissage em prol da APAE - Daniel Bloc Boris


Três Artistas Plásticos, que representam o Crato para o mundo sem receber nada em troca se encontram . Cada um, em seu degrau sabe que foi com muita luta, esforço e perseverança em não desistir nessa profissão digna e tão árdua. Parabéns pela iniciativa do artista plástico George Macário de Brito em fazer uma vernissage em prol da APAE. 

Parabéns pela presença, do nosso grande amigo Artista Plástico " Internacional", Bruno Pedrosa, sempre nos dando força e mostrando que vale a pena acreditar no que fazemos e nunca desistir. Parabéns a APAE do Crato, pelo seu projeto de vida, que a cada dia nos mostra que somos todos iguais, capazes, mas que cada ser humano é diferente. A apresentação musical dos seus alunos nos mostrou a beleza e sintonia de aprendizagem no compromisso do trabalho desenvolvido e isso nos faz acreditar na dedicação e amor desse trabalho sério. 

Parabéns ao público presente que prestigiou o Artista plástico George Macário de Brito e sensibilizou - se pela causa da APAE. Eu e os artistas de todos os segmentos são convidados pelo artista plástico George Macário de Brito a doarem uma obra de arte, para ser vendida em nova e futura exposição, com 100% em prol da APAE. Agradeço ao artista fotográfico e advogado, Ricardo Saraiva "Pai Véi", por essa foto acima, e a todos blogs que prestigiam as minhas postagens.

Coluna Armando Rafael


Edição de 05 a 11 de maio de 2012

Uma vocação econômica do Cariri
No início da década 60 do século passado, Raul Barbosa (Presidente do BNB) e Antônio Martins Filho, (reitor da Universidade Federal do Ceará), convidaram o Professor Morris Asimow, da Universidade da Califórnia (EUA), para criar um programa voltado à prospecção das oportunidades de desenvolvimento socioeconômico da região do Cariri. Morris Asimow  constatou que uma das vocações econômicas do Cariri seria a produção cerâmica. Na época, duas grandes indústrias cerâmicas foram aqui implantadas: Cecasa (em Barbalha) e Norguaçú (em Crato). Por problemas diversos, ambas faliram.

Polo cerâmico de Crato


Mas os caririenses descobriram esse filão. (Ao lado, foto de  uma das cerâmicas cratenses) Hoje está implantado em Crato um polo cerâmico, com mais de dez indústrias, empregando cerca de seis mil pessoas, localizado na rodovia que dá acesso ao distrito Ponta da Serra. Agora a boa notícia: mais duas indústrias estão em fase de implantação no polo cerâmico de Crato. Uma delas com investimentos de cerca de R$ 15 milhões, destinados à  produção de ladrilhos cerâmicos.

Não dá mais para esperar


Uma providência que se faz urgente: a criação do Departamento Municipal de Paisagismo e Jardins de Crato. A cidade conta hoje com mais de 40 praças, espalhadas pelo centro e bairros periféricos. Além do mais,  a Prefeitura vai receber – no final deste mês – a administração dos jardins refeitos das quatro praças recém-requalificadas, bem como as jardineiras construídas nas ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino.  Acrescente-se a tudo isso a premente necessidade de novas campanhas de arborização desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos.

No mais

Quem circula pela Praça Juarez Távora (conhecida popularmente como Praça São Vicente - foto acima) observa duas árvores (Nins indiano) que nunca foram podadas, o que as deixa com um visual de descuido. Outras dezenas de árvores adultas que foram plantadas nos bairros Mirandão, Av. Maildes de Siqueira,  nas proximidades do viaduto do bairro São Miguel, no Centro Cultural do Araripe –  dentre outras – estão a necessitar de  cuidados, como a retirada de folhagens secas. Daí a necessidade de um Departamento Municipal de Paisagismo e Jardins de Crato.

Na foto acima, como era o Rio Grangeiro que passava no centro de Crato na década 30 do século passado. A foto foi feita onde hoje existe um posto de gasolina na esquina da Rua Santos Dumont com Rua Almirante Alexandrino

Ação do Ministério Público


Cansados de esperar pelos governos, a Promotoria do Juizado Especial de Crato entrou na última 4ª feira, dia 2, com uma ação contra o Governo do Ceará e a Prefeitura, pedindo providências para devolver a “renaturização” (leia-se:  “retornar os cursos de água natural aos seus leitos e condições naturais”) dos rios que cortam o território cratense: Grangeiro (foto acima), Saco e Batateiras. Na ação, o Ministério Público cobra ainda a reconstrução do canal do rio Grangeiro na  área urbana de Crato. Faz sentido.


Cariri místico

As ruas de Santana do Cariri serão tomadas por uma multidão (calculada, pelos organizadores da solenidade, em cinco mil pessoas), na tarde do próximo dia 26 de maio. Naquela data  acontecerá o sepultamento dos restos mortais da menina Benigna Cardoso – na igreja-matriz de Senhora Santana – encerrando mais uma romaria à jovem mártir caririense. A solenidade será presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico.

A importância do Crajubar


O romancista, contista, dramaturgo, documentarista, médico e psicanalista e vencedor da segunda edição do Prêmio São Paulo de Literatura, Ronaldo Correia de Brito, viveu em Crato até os dezoito anos de idade. Residente hoje em Recife, ele publica, quinzenalmente, uma crônica que é reproduzida em vários jornais da grande mídia brasileira. No último domingo, com o título “Os territórios afetivos”, Ronaldo escreveu sobre as cidades pernambucanas localizadas no entorno da Chapada do Araripe. Essas cidades são satélites da conurbação Crajubar. Da crônica de Ronaldo transcrevemos os dois tópicos abaixo:

“Os territórios afetivos” –  1
As cidades do interior sertanejo são todas iguais. Há motos em excesso, o silêncio tornou-se mercadoria rara, os carros não param de circular, muita gente caminha de um lado para outro, ocupa ruas e praças como se nada tivesse o que fazer” (...) “Exu, Bodocó, Trindade, Ouricuri e Araripina, escolhidas para a jornada literária, mais parecem uma extensão do Cariri cearense. O sotaque, a culinária, os tipos físicos e as culturas se assemelham. Os moradores dali procuram Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, bem mais próximo do que o Recife, para atendimento médico e hospitalar, compra de mercadorias e o comércio do que produzem. Os estudantes universitários preferem as faculdades do Cariri a se deslocarem para a capital distante. Também buscam o ensino em Petrolina e cidades piauienses. Porém o Crajubar, nome que aglutina as iniciais das três cidades do Cariri, tornou-se naturalmente a capital da chapada”.

“Os territórios afetivos” –  2

“É possível desenhar um mapa de cidades piauienses, cearenses e pernambucanas, formando uma região em que as fronteiras de estados foram abolidas. Um território com afinidades econômicas, históricas, geográficas, antropológicas e culturais, o parentesco do Araripe. Não existe desejo separatista, mas temos a impressão de que se trata de outro estado brasileiro, nascido da cumplicidade. Será que a aglutinação espontânea desenhou um novo mapa territorial?”

O valor da Chapada

Ronaldo Correia de Brito tem razão. A chapada do Araripe é a maior riqueza do Vale do Cariri. Bastaria citar suas reservas paleontológicas, as quais – além de proporcionar o estudo do passado da Terra – contribuem hoje para o fluxo do ecoturismo do sul do Ceará, já que  a região do Cariri é o berço da paleontologia brasileira. Sem esquecer o potencial da flora da Chapada, praticamente inexplorada. Esta é um filão para futuras pesquisas farmacêuticas, as quais – mais dia, menos dia – serão alavancadas, quando se  criar uma faculdade de farmácia na Região Metropolitana do Cariri.

Deu a louca
Nossa Constituição declara que todos são iguais perante a lei. No entanto,  com a  criação das cotas raciais nas universidades públicas federais, os últimos governos tornaram  alguns brasileiros  mais iguais que os outros.  Ora, o problema maior do setor educacional deste país  é a deficiência do ensino público. O certo seria  o governo oferecer educação básica de boa qualidade a todos os brasileiros,  nivelando as oportunidades para quem quiser ter acesso às universidades.
Não foi o que ocorreu
 Com a  criação das cotas raciais nas universidades públicas, o governo federal oficializou o racismo, antes inexistente na nação. No vestibular, alunos despreparados estão tomando o   lugar dos que estudaram. Em alguns casos, alunos brancos, pobres e preparados não têm vez. E alguns negros – mesmo sendo ricos –  têm vaga assegurada apesar do baixo desempenho escolar.
Criaram a apartheid
Para piorar, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal–STF considerou constitucional essas cotas raciais, tornando o Brasil um país racista. Não se admirem se o governo vier a  estender as cotas raciais ao precário e deficiente setor da saúde pública. Obrigando os hospitais a reservar 20% das suas vagas para negros e pardos.
A moda se espalha
A pobreza real argentina seria três vezes maior do que a oficial. O governo da presidente Cristina Kirchner sustenta – através de informação do  Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec) –, que a pobreza quase desapareceu naquele país,  já que somente afetaria 6,5% dos argentinos, o equivalente a 2,6 milhão de pessoas. A notícia foi de imediato desmentida  pela  Universidade Católica Argentina (UCA), que elabora um índice próprio de pobreza e  anunciou que 21,9% dos argentinos continuam pobres. Por esta, e por outras, é que o a revista britânica “The Economist” anunciou que não mais  publicará dados oficiais do governo argentino.
Los Hermanos “abastados”
Óbvio que a Argentina tem muitos ricos. Segundo foi divulgado pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, edição da última 5ª feira, dia 3: “Cristina Kirchner é - depois do bilionário chileno Sebastián Piñera - a segunda presidente mais rica da América do Sul, com US$ 17 milhões, segundo a declaração oficial de bens, basicamente investidos em imóveis e aplicações financeiras. A fortuna de Cristina - uma declarada admiradora de Evita Perón, a "mãe dos humildes" - aumentou 930% desde 2003”. Naquele ano, o marido dela –  Nestor Kirchner –  assumiu a presidência da Argentina, sendo sucedido pela própria Cristina. Há dez anos a família Kirchner governa a Argentina.
Torpedos

1 – Será realizada nos dias 8, 9, 10 e 11 de Maio de 2012, a III Semana de Filosofia do Cariri (simultaneamente ocorrerá o II Encontro sobre Ensino de Filosofia no Cariri), promovidos pela Faculdade de Filosofia do Campus Cariri da UFC, localizado em Juazeiro do Norte.

2 – O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha vai comemorar os 50 anos de fundação no próximo dia 13.  Como os demais congêneres do Cariri, o sindicato de Barbalha também foi criado por iniciativa do 3º bispo de Crato, dom Vicente Matos.

3 – Dom Fernando Panico passa este fim-de-semana na capital do Piauí. Ele participa no  domingo, dia 6, da posse do novo arcebispo de Teresina, dom Jacinto Furtado, ex-bispo de Crateús (CE).

4 – Segundo informações do próprio Governo Federal, cerca de 5,2 milhões de turistas visitaram o Brasil em 2010. Para saber como este número é   inexpressivo, basta informar que só o museu do Louvre, em Paris, recebe 7 milhões de turistas por ano.

5 – Até aqui? Pois é! A mídia divulgou  que  governo federal optou pela Construtora Delta para fazer as obras de mobilidade urbana de Fortaleza para a Copa de 2014. Quem mora na capital cearense pode ver as placas da Construtora Delta no início da Via Expressa e na rotatório do estádio Castelão. São valores elevadíssimos para obras que estão sendo feitas (pasmem!) com a dispensa de licitação.

Prefeito do Crato participa de Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Ceará





Em Audiência Pública realizada na Comissão Técnica de Defesa Social da Assembléia Legislativa do Ceará, na tarde desta quinta-feira, dia 03 de maio, o prefeito do Crato, Samuel Araripe defendeu, mais uma vez, a realização de um projeto definitivo para solucionar a situação do Canal do Rio Grangeiro. A Audiência foi proposta pelo deputado estadual do PSDC, Ely Aguiar. Na ocasião, estiveram presentes parte do secretariado municipal, autoridades políticas estaduais e federais, assim como técnicos do DER, Defesa Civil e representantes de instituições da sociedade. Após os pronunciamentos das lideranças que compuseram a mesa, o chefe do Executivo Municipal do Crato fez uma breve explanação, munido de um slide, acerca da realidade envolvendo o Canal. Durante a plenária o Prefeito pontuou as fases anteriores à catástrofe e destacou 5 tópicos considerados importantes para entender o problema: manutenção e limpeza do Canal, evento climático, providências adotadas, recursos aplicados e situação atual. 
Dentre as ações emplacadas pelo Município o Prefeito citou a criação, em 2005, do projeto denominado Pequenos Açudes Urbanos com a finalidade de conter as enchentes, bem como a aplicação de recursos, entre os anos de 2006 a 2011, da ordem de R$ 228.476,22, distribuídos em serviços como: dragagem, limpeza do canal, transporte do material para local apropriado, manutenção e recuperação de calçadas. De acordo com o Prefeito, entre os anos de 2006 a 2011, vários ofícios foram enviados ao Palácio Iracema solicitando uma audiência com o Governador do Estado para tratar de assuntos inerentes ao Canal do Rio Grangeiro, mas nenhuma conversa foi formalizada. À época, o Ministério da Integração Nacional também foi acionado sendo solicitado um valor de 1.500.000,00 para recuperação preventiva do Canal. Ele ressaltou também que esses cuidados foram tomados antes da enchente se abater sobre a cidade do Crato no inverno do ano passado.

No período do evento climático a Prefeitura disponibilizou recursos no valor de R$ 800.000,00 e atendeu à população com prestação de serviços fornecendo assistência médica, primeiros socorros, resgate, abrigos, dentre outros. Durante a Audiência foi anunciado pela base aliada do Governo do Estado o aporte de recursos na ordem de R$ 7 milhões por meio do Mapa de Ações Públicas Prioritárias (MAPP). Este montante seria destinado para obras de caráter emergencial que, segundo os órgãos do Estado, deverão começar ao final deste mês de maio ou início de junho. Ao encerrar sua fala o Prefeito cobrou mais agilidade e atenção no processo por parte do Estado e da União, sugerindo ainda a realização de um estudo detalhado da Bacia do Rio Grangeiro a fim de evitar medidas paliativas. Só então haveria o planejamento e a execução de um projeto arrojado e definitivo com intervenções e a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro. O problema do Canal do Rio Grangeiro trata-se de um impasse que já se arrasta há anos, prejudicando a vida dos populares que vivem nas proximidades da área. O prefeito Samuel Araripe, ao final da reunião, demonstrou otimismo e confiança no tocante à resolução da problemática do Canal.   

Ascom - PMC

MENSALÃO X SUPREMO - Por Ed. Alencar


A  nação brasileira espera ansiosa pelo desfecho do julgamento dos acusados  no esquema do ‘MENSALÃO”, o maior escândalo de corrupção da nossa história política.

É a hora e a vez do povo brasileiro saber para que serve o “SUPREMO”. Em jogo:  O PODER DA AUTORIDADE, LISURA, PROFISIONALISMO, ISENÇÃO, COERÊNCIA, ÉTICA E CIVÍSMO,  fatores essenciais  para o exercício da autoridade, no estado democrático. É bom lembrar que o SUPREMO já nos decepcionou em outros julgamentos. É bom lembrar que tem ministro no SUPREMO apadrinhado por LULA. Resta-nos a esperança que o novo presidente do supremo, o ministro Carlos Ayres Brito, não deixe prescrever o prazo de julgamento e para que lado vão atirar.” Punir ou não punir, eis a questão.” Se punidos, serão os primeiros  ponta- pés nos trazeiros dos políticos corruptos que  abrira caminhos  para novos projetos de punição contra a corrupção no país.

O mundo, acompanha este “ESCÁRNIO” da corrupção brasileira, que nos macula com a generalização   em todos os setores.

QUEM TE VIU, QUEM TE VER.  O ex-presidente LULA ao declarar na França que o PT fez o que os outros partidos fizeram, é uma INCOERÊNCIA total, o partido dos trabalhadores por ele fundado, foi para ser adverso aos erros dos outros. Honestidade, sem corrupção, mais educação, segurança, saúde, transporte e moradia para os TRABALHADORES E TRABALHADORAS deste país, assim dizia ele. Foi seu lema pelos palanques  da vida ate ser eleito presidente. Muito ele fez sim, foi merecedor por duas vezes da confiança dos brasileiros e hoje fora do governo nos deixou a maior herança de corrupção desse país, onde rios de dinheiro público, são desviados  em destaque da saúde, onde pessoas estão morrendo amíngua pelos corredores dos hospitais públicos do Brasil, onde por nenhum  deles, ele passou quando doente.  Ainda hoje, tem   esquemas de blindagens e subterfúgios  para salvo- guardar as falcatruas dos maus políticos do seu partido, assim como de aliados.

Dizer LULA em 2005, que o “MENSALÂO” não existia, que foi farsa, invenção da imprensa e da oposição, era caso de impeachment, realmente a oposição e os caras pintadas VACILARAM. Lula ao se dedicar aos esquemas do PT para desmobilizar e esconder as realidades  cabais do “MENSALÃO”, é prestar um DESERVIÇO a moralização pública do país. É declarar-se cúmplice das ações que dizia ontem “ NÂO SEI DE NADA, NÂO VI  NADA”.

DILMA, ENTRE “A ESPADA  E LULA”. Creio eu, que assim governa a presidenta, oprimida pela fidelidade partidária e a gratidão. Se seguir sua ética, vai romper com LULA e pensar na sua reeleição. Se apoiá-lo nos conchavos ante mensalão contra o SUPREMO, como ficará seu amanhã diante dos altos índices de aprovação de seu governo pelos brasileiros?  É uma interrogação ouvirmos da presidenta Dilma que vai combater a corrupção, que não aceitará o toma lá dá cá, mas eu pergunto: o seu governo está sendo exercido como? Os partidos aliados estão se doando em troca de que? E falando de toma lá dá cá, já esqueceram o caso das empresas corruptoras que o fantástico mostrou. A bola da vez agora são as CACHOEIRAS do carlinho que vem ENCHOVALHANDO muita gente. O deboche e o descaso do carllinho com a justiça brasileira são tão grandes, que ao saber quais seriam os nomes dos parlamentares que formariam a comissão da CPI mista, ele deu RISADA.

Tudo isso entristece o povo brasileiro, entristece um velho guerreiro parlamentar, o senador PEDRO SIMON, 50 anos na política, um baluarte na busca da moralidade pública que ate ontem colocava a mão no fogo, pelo senador DEMÓSTENES TORRES. “Quanta decepção”.

Mas um dia isso vai mudar, porque tudo tem “LIMITES”. Sei que não vou ver isso acontecer em vida, assim como muita gente, incluindo Pedro Simon, que só  acredita nas mudanças com o poder de manifestação do povo. O mundo grita por mudanças é só olharmos para os países ARABES, onde muita gente está morrendo pelos seus ideais, contra os regimes autoritários e destronando ditadores.                                       

Já fizemos BONITO aqui no nosso Brasil, quando destronamos um presidente da república Collor de Melo pelo o IMPEACHNEMT. Mas fizemos FEIO quando o trouxemos de volta para o poder, como SENADOR. (Com certeza não foi pelo voto consciente.) Falando em políticos corruptos já perceberam que todos aqueles ficha suja que voltaram ao poder estão ENTOCADOS pelos plenários, não aparecem mais na” fita,” vivem fugindo das câmeras  e dos repórteres, pois querem mesmo é distância para não serem lembrados e continuarem na mamata.

Está escrito no planalto, que a CRUZ que a presidenta Dilma carrega, é LULA. Senhora presidenta, liberta- te, tens em mãos a espada para lutar por teu povo, o povo clama por mudanças, o povo te ama, ate mesmo o ministro deposto se declara, o ficha limpa foi aprovado, a canoa LULISTA tá pesada com muitos “FALCATRÓLOGOS”, entra para a história como a 1ª mulher a governar este BRASIL , não precisa ir à  SÃO PAULO, as margens do  velho riacho do Ipiranga,  para imitar  Dom Pedro, ai mesmo diante do congresso no velho KADILAQUE ROLLS ROYCE presidencial,  ergue tua espada para o alto e grita outra vez: SE É PARA O BEM DESTA NAÇÃO, E PARA O BEM DOS BONS COSTUMES E MORALIZAÇÃO PÚBLICA !! DIGAM AO LULA QUE FICO COM O POVO, PARA O POVO, ALEM DE 2014. E viva o Brasil e viva nossos Bolsos.                                                                         

Por Ed. Alencar

Falta de materiais atrasa obras no aeroporto do Cariri


Juazeiro do Norte. As obras dos Módulos Operacionais do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes (MOPs), neste Município, não foram concluídas no prazo previsto, 30 de abril passado. O atraso foi causado pela falta de materiais para revestimento das paredes dos novos espaços, que vem suprir a demanda atual de usuários do equipamento. O material é adquirido no Rio Grande do Sul e os fabricantes deram até 90 dias para a entrega do que já deveria estar pronto, de acordo com a previsão da superintendência, no início deste mês de maio.  Com os módulos, ampliando as áreas dos terminais de embarque e desembarque, o aeroporto passa a ter uma capacidade anual de mais de 500 mil passageiros. Até o final de abril, passaram pelo local cerca de 150 mil usuários, um crescimento de 50%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 65 mil pessoas. Por mês, passam pelo aeroporto em torno de 38 mil passageiros. Atualmente, o terminal aéreo conta com 9 voos diários e um aos domingos. A partir do segundo semestre, mais um voo para Campinas, em São Paulo, será iniciado, por meio da empresa Azul Linhas Aéreas. Mesmo com várias adequações que já foram feitas na atual área, para facilitar o fluxo de pessoas, que tem aumentado a cada ano, o espaço ainda não tem sido suficiente para suportar o número de passageiros de embarque e desembarque de apenas um voo sequer. Com os novos módulos, a atual área será transformada em espaço comercial.

O aeroporto passa pela ampliação depois de mais de três décadas de existência e reivindicações da sociedade e autoridades do Estado, além do Ministério Público Federal (MPF), que fez recomendações ao Governo do Estado e à Infraero para providenciar melhores condições na infraestrutura do equipamento. Fluxo O fluxo diário no aeroporto passa de 3.600 pessoas. O início desde ano já contava com o dobro de voos relacionado ao mesmo período do ano passado. O aeroporto atende à demanda de público da região do Cariri e cidades interioranas de Estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba. Por conta do crescimento, em outubro do ano passado, depois de várias reivindicações e intervenção do Ministério Público federal, foi iniciada a construção dos MOPs, ampliando a área de embarque e desembarque em 1000 m², com o embarque numa área de 600m² e o desembarque ocupando um espaço de 400 m². A área correspondente a esses espaços hoje é de 950 m². A previsão de 500 mil passageiros por ano já está praticamente no limite da realidade atual de lotação. Os novos módulos estão sendo construídos por meio da Infraero, num investimento de R$ 2,8 milhões. Isso fará com que o aeroporto regional tenha capacidade para dois pousos simultâneos.

As operações tem ocorrido com dificuldade para cada pouso. Os módulos já estão com a estrutura metálica totalmente concluída, faltando apenas o material especial para o revestimento total da área. Em virtude do grande aumento de voos destinados ao Cariri, desde o ano passado, que o aeroporto passou a ter funcionamento 24 horas. Com a otimização do espaço, houve pequenas melhoras na área comercial, embarque e desembarque. Ampliação Com a construção dos módulos operacionais, a área comercial do aeroporto, conforme o superintendente, Roberto Germano, ficará bem mais ampla, com adequações da atual sala de embarque. Uma parte da pista também está sendo recuperada. De acordo com Germano, o crescimento no número de voos para a cidade deve-se, principalmente, à popularidade das viagens aéreas no Brasil, mas, no caso de Juazeiro do Norte, tem questões relacionadas ao turismo religioso e negócios, além da instalação e crescimento das universidades. Com isso, o público tem sido favorável, além do crescimento da classe média na região. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes fechou o ano passado com movimento 40% acima de 2010. Foram quase 340 mil embarques e desembarques à terra do Padre Cícero. Em virtude do aumento de voos destinados ao Cariri, desde o ano passado, o aeroporto passou a ter funcionamento por 24 horas

FIQUE POR DENTRO

São 10 voos diários partindo de Juazeiro Diariamente 10 voos saem da região do Cariri para Brasília, Fortaleza, Guarulhos, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. As empresas que atuam no aeroporto são: Azul, Passaredo, Avianca e Gol. Os voos são: Azul - São Paulo (Viracopos) - Chegada às 2h25 e saída às 3h20; Passaredo - Fortaleza - Chegada 5h45 e saída às 7 horas (vôos segunda a sábado); Aviança - Guarulhos - Chegada 8 horas e saída às 8h30; Aviança - Fortaleza - Chegada 10h45 e saída às 11h15; Gol - Rio de Janeiro/Fortaleza - Chegada às 12h30 e saída às 13 horas(aos domingos); Avianca - Brasília - Chegada às 13h55 e saída às 16h20; Gol - Rio de Janeiro/Fortaleza - Chegada às 14h10 e saída às 14h40; Gol - Brasília/Recife - Chegada às 15h05 e saída às 15h40; Avianca - Guarulhos/Fortaleza - Chegada às 19h55 e saída Às 20h25; Passaredo - Guarulhos/Vitória da Conquista/Salvador - Chegada 21h26 e saída às 21h58 (domingo à sexta-feira). A partir do segundo semestre será iniciada operação de mais um voo para Campinas (SP), pela empresa Azul Linhas Aéreas. A ampliação acompanha a crescente demanda pelo transporte na região.

Mais informações: Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto Juazeiro do Norte (CE) Telefones: (88) 3311.6524

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe

Começa hoje em Crato a Campanha de Vacinação Contra a Influenza



NE - Pra quem não sabe, Influenza é um nome chique da GRIPE. Os Americanos chamam gripe de "influenza".

A Campanha Nacional Contra a Influenza (Gripe) será iniciada hoje,  sábado, dia 5 de maio, o dia D da Vacinação. A Campanha irá até o próximo dia 25 . É importante procurar a Unidade ou Posto de Vacinação mais próximo à sua casa e não esquecer de levar o cartão! Serão vacinados os idosos (60 anos ou mais), as gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, indígenas e trabalhadores de saúde. No município do Crato todas as Unidades de Saúde, entre pontos de apoio como Praça Siqueira Campos, Prefeitura Municipal, Crato Tênis Clube, Capela do Bairro Mirandão e Juizado especial estarão recebendo as pessoas das 8 as 17 horas. Participem! Saúde é um direito de todos!
Fonte: PMC

SESC Cariri - Resumo das atrações daTERCEIRA noite da MOSTRA DE BANDAS ARMAZÉM DO SOM‏

Na noite de sexta-feira, 04 de maio, a MOSTRA DE BANDAS ARMAZÉM DO SOM teve as seguintes atrações:

ROCKER: O PASSEIO DOS ESTILOSOS POR VÁRIOS ESTILOS

A banda-escracho da Mostra de Bandas Armazém do Som 2012! Impagável o show capitaneado pelo Daniel Cardoso trajado de camisola e peruca de cachinho (que do meio pro fim ficou lisinho)! E isso é só o visual. Seguindo a vertente da paródia e da atitude free, os rapazes da banda e suas perucas loucas foram do deathmetal pro reggae, emendaram com um ...gospel, fizeram uma versão cheia de peso de Borbulhas de Amor do Fagner e terminaram com a paródia de “Atirei o Pau no Gato” cantada como se fosse “Another Brick in the Wall” do Pink Floyd. Todas as canções de amor foram lindamente interpretadas, inclusive com imagens ilustrativas num delas (Arco Iris Noturno). E assim começou a noite do dia 04 de maio no SESC JUAZEIRO.

ARTUR MENEZES: SOM DO NORTE DA AMÉRICA MISTURADO AO NORDESTE DO BRASIL

Ainda este mês, Artur Menezes abrirá os dois shows no Rio e em São Paulo de Buddy Guy, bluesista norte-americano. E só esta noite esteve no Cariri, no Teatro Patativa do Assaré do SESC JUAZEIRO, arrebentando na Mostra de Bandas Armazém do Som. A expectativa do público que ultra lotou o teatro foi muito grande e ia sendo maravi...lhosamente compensada com inventividade, virtuosismo e tempero brasileiro no ritmo e música negra das terras do tio Sam. Sentiu-se tão em casa e bem acolhido que perguntava cheio de ironia e graça: “Alguém gosta ou conhece B. B. king? Ele tocava mais ou menos assim:” . Depois foi a vez de tocar uma das músicas que estará no novo disco e que é um hit altamente dançante do tipo de se transportar para os tempos áureos do início do rock’n’roll. Na sequência, foi a vez do baião subir ao palco em alto estilo bluesístico e o músico, noutra canção, pular do palco e surpreender a todos com uma performance andarilha. Toda a apresentação foi irretocável numa noite que ficará pra história dos grandes shows no cariri cearense!

REI BULLDOG: PRA REVIVER O QUARTETO DE LIVERPOOL

Depois do “parabéns pra você” cantado pela platéia para homenagear o baixista, Michel Macedo, o grupo reviveu “Come Together” e “Hey Bulldog” do álbum Yellow Submarine e que serve de inspiração para o nome da banda. Cada música era sempre carregada de lembranças individuais e coletivas e o público se permitia o prazer de escutá-las ao vivo. A emoçã...o está sempre tão presente que o vocalista confessou que seu coração sempre sobe à boca antes de tocar “The Night Before”, segunda faixa do Help. Seria apenas uma música pra terminar a apresentação, mas dado o aviso, a platéia gritou por mais. Deu tempo pra serem duas. Claro, que uma hora não é suficiente para centenas de composições inesquecíveis.

MOSTRA DE BANDAS ARMAZÉM DO SOM 2012
04 de Maio - Teatro SESC Patativa do Assaré

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30