xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 13/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

13 abril 2012

Seleção para Professores na CREDE 18 -Por Maria Otilia



SELEÇÃO PÚBLICA PARA COMPOSIÇÃO DE PROFESSORES PARA ATENDER NECESSIDADES TEMPORÁRIAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO.- 18ªCREDE

A Secretaria da Educação, através da 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação CREDE 18, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao que dispõe o Art. 4º, parágrafo 1º, da Lei Complementar Estadual Nº 22, de 24 de julho de 2000, torna pública a abertura de inscrições e a realização do Processo Seletivo destinado à suprir carências temporárias do corpo docente efetivo para contratação futura, por tempo determinado, à atuarem no Ensino Fundamental e Médio das Escola(s) Estadual(is), localizadas nos municípios da CREDE 18 ,nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Inglês, Espanhol, , Arte Educação e Filosofia, atendendo às necessidades temporárias de excepcional interesse Público da Rede Estadual, conforme discriminação abaixo; deste que obtenha qualificação exigida no Anexo l deste Edital.

DA SELEÇÃO
A Seleção destina-se a suprir possíveis carências temporárias do corpo docente efetivo da Escola;
A Seleção obedecerá às seguintes etapas:

1ª- ETAPA
Análise do Curriculum Vitae, para todos os candidatos.

2ª ETAPA
Entrevista com todos os candidatos inscritos, que será realizada por uma comissão formada pelo Núcleo Gestor da escola e técnicos pertencentes à CREDE 18.

DA EXECUÇÃO E COORDENAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO
O Processo Seletivo regido por este Edital será coordenado e executado pela CREDE 18 e escolas constantes neste edital.

DA CARGA HORÁRIA E REMUNERAÇÃO MENSAL
A carga horária de trabalho do professor contratado por tempo determinado será no máximo de 40 (quarenta) horas semanais de acordo com a necessidade do Sistema de Ensino.
O valor da remuneração mensal será calculado de acordo com a Lei Nº14.954, de 27 de junho de 2011, publicada no D.O.E de 15 de julho de 2011.

DAS INSCRIÇÕES
A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a expressa aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
As inscrições para a Seleção serão realizadas no dias 16 e 17/04 , no horário de 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17: 00 horas, nos seguintes locais: CREDE 18, somente para as Escolas Estaduais da Sede e nos demais Municípios, nas Escolas constantes no quadro de vagas.

Leia o Edital completo no site:www.crede18.seduc.ce.gov.br

MERECE DESTAQUE - Ruas do Crato serão recuperadas até o final de maio, garante prefeito


ESSA NOTÍCIA TODOS OS CRATENSES ESPERAVAM...


A Prefeitura do Crato está montando uma mega operação tapa-buracos para ser iniciada nos próximos dias, com a finalidade de consertar ruas e avenidas nos Bairros e centro da cidade, com a previsão de conclusão em final de maio próximo. O chefe do executivo cratense explicou que os serviços ainda não foram iniciados, devido as chuvas da atual quadra invernosa. A frente de trabalho incluirá também a capinação e desobstrução de bueiros e esgotos. O trabalho vai envolver dezenas de homens e máquinas das secretarias de obras e limpeza pública, além dos agentes da vigilância sanitária na limpeza dos terrenos baldios, como ação preventiva no combate à dengue.

O prefeito explicou que nos últimos meses a população do Crato, principalmente os comerciantes no centro da cidade, sofreram transtornos devido às obras de requalificação das praças. Agradece a compreensão de todos e disse que o incômodo está chegando ao fim com êxito total. Com a operação tapa-buracos que ora está pra ser iniciada, o processo de modernização e embelezamento urbano, será concluído. O chefe do executivo cratense pede aos munícipes que zelem pelas obras que estão sendo realizadas com o intuito de preservá-las, “afinal é o nosso dinheiro que está sendo investido”, concluiu o prefeito.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato


Secretário é o suspeito de atirar contra o prefeito de Milagres, diz PM


O prefeito de Milagres, cidade no sul do Ceará, Hellosman Sampaio de Lacerda (PMDB), foi alvo de um atentado e foi baleado no peito na tarde desta quinta-feira (12), de acordo com a Polícia Civil da cidade. Segundo policiais, o crime ocorreu por volta de meio-dia, no interior da casa do prefeito.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito é um secretário da cidade e ex-aliado político do prefeito. Segundo informações preliminares da polícia, o secretário teve um "desentendimento político" e foi aconselhado pelo prefeito a não se candidatar à Câmara dos vereadores da cidade. De acordo com a Polícia Militar, o secretário suspeito de ter atirado no prefeito foi visto saindo da residência de Hellosman com uma arma na mão após os disparos.

O suspeito disparou dois tiros e um deles atingiu o prefeito Hellosman. De acordo com o tenente coronel da Polícia Militar Hermano Macedo, a polícia faz buscas pelo suspeito, que está foragido. O prefeito foi atendido no hospital municipal de Milagres e em seguida transferido para o hospital de Barbalha. De acordo com o hospital de Barbalha, o prefeito fará uma cirurgia de remoção da bala, que ficou alojada no peito, e não corre o risco de morrer.

G1 CE

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 13/04/2011



Prova para concurso de Professor Substituto da URCA será na segunda-feira

Serão realizadas nesta segunda-feira, as provas escritas para o Processo de Seleção para Professor Substituto da Universidade Regional do Cariri (URCA). As provas serão iniciadas a partir das 8 horas, no Campus do Pimenta. Nos dias 17 e 18 serão realizadas as provas didáticas para o referido certame. Os professores aprovados na seleção serão destinados aos campi de Crato e Juazeiro do Norte.

URCA realiza colação de Grau na noite de hoje, no Ginásio Poliesportivo

Cerca de 400 novos profissionais são levados ao mercado de trabalho pela Universidade Regional do Cariri somente neste semestre. A Universidade Regional do Cariri (URCA) realiza às 20 horas de hoje, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, a sessão solene de colação de grau dos formandos do semestre 2011.2, da Instituição. Serão mais de 400 novos profissionais no mercado de trabalho, de diversas áreas do conhecimento, dos 16 cursos da Instituição. Autoridades da região participam do momento solene. O paraninfo geral da solenidade será o Professor do Curso de Direito, José Mauro Feitosa. O orador oficial que irá representar os acadêmicos será o formando do curso de Letras, Rui Vicente Feitosa Muniz.

A URCA tem obtido em seus 25 anos de existência, importante destaque no cenário, não apenas regional, mas no Estado. As classificações de cursos da Instituição no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - MEC (Enade) tem sido prova disso. No ano de 2006, o curso obteve anota máxima no Enade e se classificou em primeiro lugar entre as faculdades públicas e particulares. O curso de Direito da URCA conseguiu se destacar em segundo lugar do Estado, no último exame, como o que mais aprovou alunos no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ficando atrás apenas do curso centenário da UFC. São quase 40 anos de história. Entre os 17 cursos de Direito no Estado, o da URCA é um dos três recomendados pela OAB. Já o curso de Enfermagem obteve o 1º lugar no último resultado do Enade, em nível de Estado, e 4º no Nordeste.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br
Contato 88 8812.5525/3102.1213


Secretário de Saúde preside Solenidade oficial de abertura do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

Na noite do ontem, no Buffet Lagarta Pintada em Crato, foi realizada a solenidade oficial de abertura do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde.

A cerimonialista Norma Zélia iniciou a convocação para a composição da mesa que contou com a presença de lideranças políticas da Saúde como Antônio Carlos Figueiredo Nardi, Presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Luiz Odorico Monteiro Carvalho, Secretário da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, o Presidente do Cosems e Secretário Municipal de Saúde de Morada Nova, Wilames Freire, Carlile Lavor, coordenador do Escritório da Fiocruz no Ceará, Deputado Federal João Ananias Vasconcelos, Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conselho de Secretários de Saúde – Conass. Representantes dos Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, Dom Fernando Panico, Bispo da Diocese do Crato, o Prefeito de Araripe José Humberto Correa, Samuel Araripe, Prefeito do Crato, e o Presidente do evento, o Secretário Municipal de Saúde do Crato, Cícero Luiz Bezerra França também estiveram presentes. O secretário abriu a solenidade.

Antecedendo a cerimônia de abertura foi apresentada ao público presente a Orquestra Quartetos de Cordas do Cariri, composta por músicos da Sociedade Lírica do Belmonte, do Monsenhor Ágio, que encantou a todos tocando o hino nacional e homenageando o mestre Luiz Gonzaga.

Cícero França agradeceu a presença de todos, enalteceu a Campanha da Fraternidade 2012 que tem como tema Fraternidade e saúde pública e confirmou o seu compromisso de zelar pela saúde de qualidade no município do Crato. “Cerca de mil pessoas vieram para o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde com o propósito primordial de melhorar a saúde.Vamos encarar os problemas de frente, sabemos que temos entraves financeiros, todavia, manteremos a missão, o real compromisso com o usuário de saúde. Podemos sim, ser fortes, o Crato conta com mais de 130 mil habitantes e possui um sistema de saúde viável, e que será melhorado cada vez mais”, ressaltou.

Em seguida, foi entregue aos homenageados da noite a medalha de agradecimento Dover Cavalcanti pelos serviços prestados em prol da saúde e qualidade de vida. Receberam a comenda a irmã Edeltraut Lerch que foi diretora do Hospital São Vicente de Paulo em Barbalha, Maria do Socorro Alves, diretora da APAE Crato e o Deputado Estadual Welington Landim. Após as homenagens e discursos das lideranças que compuseram a mesa foi servido um jantar a todos os presentes e a noite seguiu ao som da Orquestra Super Oara de Recife.

Veja programação do evento hoje:

Hoje a programação do Congresso segue dessa forma:
Dia 13/04 (Sexta Feira)
Local: Pasárgada Hotel – Crato – CE
8h às 17h – Feira dos Estandes
8h30min – Apresentação Cultural
9h - Palestra Magna – Municipalização com Regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS.
Palestrante: Luiz Odorico Monteiro de Andrade – SGEP/Ministério da Saúde
10h – I Mesa Redonda
Tema: Decreto n° 7.508 e a construção tripartite dos consensos interfederativo
Palestrantes:
– André Luiz Bonifácio de Carvalho – SGEP/Ministério da Saúde
– Jurandi Frutuoso Silva- CONASS
– Antonio Carlos Figueiredo Nardi – CONASEMS

12h – Almoço
14h – Painel: A Regionalização do Estado do Ceará
Painelista:
– José Policarpo de Araujo Barbosa – CORES – Secretaria Estadual da Saúde do Ceará

14h30min – II Mesa Redonda
Tema: Atenção Primaria como ordenadora da Atenção à Saúde
– Eduardo Alves Melo – DAB/SAS/Ministério da Saúde
– Vera Maria Câmara Coelho – COPAS/SESA
– Gustavo de Azevedo Couto – CONASEMS

16h – III Mesa Redonda
Tema: Redes de Atenção a Saúde: Avanços e Desafios
– Helvécio Miranda Magalhães Júnior – SAS/Ministério da Saúde
– Gustavo de Azevedo Couto – CONASEMS
– Raimundo José Arruda Bastos – Secretário de Estado da Saúde /SESA-Ce

19h – Lançamento da edição especial da Revista Sustentação
20h – Programação Cultural

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069 - site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Lembrando Dr. Raimundo Bezerra, um gigante da área de saúde em Crato – por Armando Rafael



Está sendo realizado na cidade de Crato, com encerramento previsto para manhã, dia, 14, o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará. Um evento que merecia ser mais destacado.
A única notícia que li sobre este encontro foi aqui mesmo, no Blog do Crato. Durante esse evento foram prestadas homenagens ao deputado Wellington Landim (PSB) e Madre Edeltraut Lerch.
Homenagens justíssimas!
Será que se lembraram do ex-deputado e ex-prefeito Raimundo Bezerra?
Ele foi o presidente da 9a. Conferência Nacional de Saúde—CONASEMS e presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Ceará. Esta mesma instituição que ora se reúne em Crato.
Aliás, do site do CONASEMS, retirei as informações abaixo:

" Raimundo Bezerra nasceu em Crateús. Menino veio para Crato, palco de sua profícua carreira médica e política. Era formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Foi deputado estadual e federal. Neste último mandato, fez parte da Assembleia Nacional Constituinte (1987-1990), sendo considerado como um dos grandes protagonistas da Reforma Sanitária do Brasil.
Sua atuação como relator da saúde na Constituinte foi notória, o que lhe trouxe grande respeito por parte do movimento sanitário brasileiro. Também merece ênfase a atuação marcante que teve na elaboração das leis orgânicas da Saúde, Previdência e Assistência Social. Foi presidente do Comitê Consultivo da 9a. Conferência Nacional de Saúde--CONASEMS.

Foi secretário de saúde de Fortaleza entre 1993 e 1994, sendo eleito presidente do CONASEMS em 1993. Foi também vice-presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Ceará. Raimundo Bezerra faleceu em 16 de outubro de 1998, aos 62 anos".
Muito da projeção que o Crato possui na área da saúde (privada e pública) deve ao Dr. Raimundo Bezerra. Basta citar três empreendimentos da iniciativa dele: o atual Hospital São Raimundo, o Hemoce-Crato (ainda hoje com movimento superior ao de Juazeiro do Norte) e o Centro de Zoonoses do Cariri, localizado no bairro Palmeiral, em Crato. Pois se fossemos citar tudo o espaço seria exorbitado...

Louco ou abilolado - Por Blog do Sanharol


Houve um tempo, não muito distante, que o prefeito de uma cidadezinha qualquer, apanhava o carro, uma pasta com um talão de cheques assinado pelo tesoureiro dentro, se dirigia a agência do Banco do Brasil de Crato, sacava o saldo da conta da prefeitura e levava o numerário.

Ao retornar, pagava uma folha de pessoal, alguns fornecedores, tocava a construção de uma pequena escola ou posto de saúde e terminava o mandato sem manchar as suas reputação e dignidade.

Hoje, a coisa mudou. A atividade está degradada de cima a baixo. Os órgãos e tribunais de fiscalizações estão preparados e equipados para fiscalizar centavo por centavo. Para cada projeto é aberto uma conta bancaria para que se contabilize os últimos tostões.

No momento, o maior corrupto é o eleitor. Só vota se lhe pagarem. O dinheiro que move a engrenagem de uma campanha tem que vi de algum lugar, e, como não tem dinheiro que dê para uma eleição, o candidato recorre ao contraventor, agiota, termina se envolvendo com o crime. Se eleito se obrigar a aliar-se e se torna um criminoso, se perde está acabado para o resto da vida.

Outro dia, vi um depoimento de um ex-Juiz aposentado, homem do bem, correto, ilibado, ligado a ação social e a solidariedade humana, que em colaboração com uma prefeitura assumiu uma secretaria e, hoje está processado e condenado por um Tribunal porque autorizou a cozinheira comprar 16,20 de verduras sem fazer a devida licitação. Perguntei-lhe: porque vossa excelência não paga isto? Ele respondeu: para não perder o direito de dizer que fui processado e condenado por conta de uma compra de 16,20 de coentro.

Portanto, a conclusão que se faz para quem está no sossego de sua vida, fora de toda essa sebozeira existente e, entra, é uma só: Ou está louco ou abilolado.


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30