xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 abril 2012

Edição nº 5 da Cariri Revista já está circulando



Já está circulando a edição nº 5 da Cariri Revista atualmente uma das mais importantes publicações da imprensa cearense. Sempre com bom conteúdo e bonita apresentação gráfica esta revista dia a dia alcança a preferências dos leitores. Neste número entre tantas matérias interessantes destacamos a sobre a artista cratense Telma Saraiva; as nascentes da Chapada do Araripe; as novas romarias do Cariri; a saga do pequi; as chances de títulos do futebol caririense. Mas vale a pena lê tudo. A revista é grátis, podendo ser retirada nos pontos citados abaixo ou enviada pelo correio, mediante assinatura.

- JUAZEIRO DO NORTE

Aeroporto Regional do Cariri | juazeiro do Norte. Datas e horários, disponível em nosso site.
Restaurante Pasto&Pizza | Rua: Odete Matos de Alencar, 590
Hotel Panorama | Rua: Santo Agostinho, 58
Oca Design | Av. Leão Sampaio, 851
Av. Leão Sampaio, 1036

- CRATO

Pão & Cia | Av. Cel Antônio Luis, 1200
Tênis Cub

- FORTALEZA

Aeroporto Internacional Pinto Matins | Sala VIP Casa Blanca Turismo American Express
Lojas Distrivídeo: Av. Antônio Sales, 2926 - Av. Engenheiro Santana Jr., 155 Lj-05
Restaurante Limone | Rua: Pereira Valente, 1146
Marquinhos Cabeleleiros - Av Dom Luis 1132

SE DESEJA RECEBER EM CASA
ASSINE POR 59 REAIS – ASSINATURA ANUAL. Veja como no site: www.caririrevista.com.br
(Publicado originalmente no Blog: portaldejuazeiro )

Hoje no DN - Crato institui Secretaria de Segurança


EM DESTAQUE

Saiba quais as novas funções do Secretário de Segurança de Crato

Novo secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Joatan de Souza, tomou posse em solenidade presidida pelo prefeito do Crato Samuel Araripe. A nova pasta reúne competências sobre a Guarda Municipal e o trânsito - FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA.

Crato Foi instituída a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Patrimonial, Cidadania e Trânsito do Crato (SSPPCTC). O novo órgão foi criado através de ementa do projeto de Lei número 2.518/2008, que criou a Guarda Municipal. A Secretaria de Segurança irá funcionar com duas diretorias, sendo uma da Guarda Municipal e a outra de Trânsito. Está sendo instalada no prédio onde funciona o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). Já na próxima terça-feira haverá a primeira reunião entre os servidores da Secretaria de Segurança Pública. Na ocasião, serão planejados os projetos de ações para os próximos meses. A ideia é conseguir alocar recursos para fortalecer a estrutura da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito.

Na manhã de ontem, foi realizada no gabinete do prefeito Samuel Araripe, a solenidade de posse do primeiro secretário de Segurança e Cidadania do Crato, Luiz Joatan de Sousa, que nos últimos anos, esteve à frente da diretoria do Demutran. Agora, o departamento está sob a direção de Francisco dos Santos Praxedes. O ato contou com a presença de políticos, religiosos, secretários municipais e representantes de instituições de segurança. Para estruturar a nova pasta, o novo secretário irá adquirir viaturas e um transporte coletivo dos guardas.

Neste momento, ele planeja manter os serviço que a Guarda Municipal já vinha executando. Luiz Joatan pretende conduzir a pasta com o apoio da comunidade cratense e parceria com os órgão de controle de segurança.

“Iremos procurar alcançar o desenvolvimento da Guarda Municipal com mais abrangência. Vou buscar fortalecer as parcerias, com órgão para viabilizar as ações da Secretaria, para com isso, garantir a segurança da população e do patrimônio público de nossa cidade”, afirma. O Poder Legislativo aprovou a criação da Secretaria de Segurança e Cidadania após perceber a necessidade do fortalecimento da Guarda Municipal, que é fundamental para a proteção e preservação do patrimônio público municipal. Agora, com a nova Secretaria, o Município poderá conseguir recursos federais que possam ajudar no desempenho da segurança pública na cidade. A pasta terá a missão de difundir o conceito de segurança cidadã e as práticas preventivas, buscando como consequência a defesa do patrimônio. Ao todo, serão três núcleos e seis unidades de atendimento, que irão abranger as áreas da segurança comunitária e proteção ao meio ambiente, unidade de ronda escolar, unidade de segurança patrimonial, de controle e escalas e do grupo tático municipal.

Antes da criação da SSPPCTC, a segurança do patrimônio público do Município era uma competência da Secretária de Administração, que durante a gestão conseguiu estabelecer alguns avanços, como a aquisição de cinco motocicletas destinadas a fiscalização, realização de cursos de capacitação e mudança de fardamento da guarda. O novo secretário planeja continuar investindo nessas ações. Ele disse que, inicialmente, vai investir no aprimoramento da Guarda Municipal realizando oficinas que tenham foco no desenvolvimento humanitário e comunicacional dos guardas.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Diário do Nordeste


SEMANA SANTA - "Os Caretas do Cariri", por Pachelly Jamacaru


Fotos colhidas na cidade de Jardim e de Crato, por ocasião da Semana Santa.









Fotos: Pachelly J.
C/Marca D'água

Páscoa - "Pai-Nosso" em Aramaico - Por: Zilberto cardoso


3 anos atrás...


É desta oração que derivou a versão atual do "Pai-Nosso". Ela está escrita em aramaico, numa pedra branca de mármore, em Jerusalém, no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus. O aramaico é um idioma originário da Alta Mesopotâmia, ( séc VI ac), e era a língua usual do povo, enquanto o hebraico era mais utilizado em ritos religiosos. Jesus sempre falava ao povo em aramaico. A tradução direta do aramaico para o português, (sem a interferência da Igreja), nos mostra como esta oração é bela, profunda e verdadeira, condizente com o Mestre Jesus.

Texto do PAI NOSSO em Aramaico Transliterado

"Abvum d'bashmaia
Netcádash shimóch
Tetê malcutách Una
Nehuê tcevianách aicana
d'bashimáia af b'arha
Hôvlan lácma d'suncanán
Iaomána
Uashbocan háubein uahtehin
Aicána dáf quinan shbuocán
L'haiabéin
Uêla tahlan l'nesiúna.
Êla patssan min bíxa
Metúl dilahie malcutá
Uaháila
Uateshbúcta láhlám.
ALMÍN. "

Tradução do PAI NOSSO, a partir do Aramaico

" Pai-Mãe, respiração da Vida, Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos ! Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil. Ajude-nos a seguir nosso caminho Respirando apenas o sentimento que emana de Você. Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas. Que o Seu e o nosso desejo sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades. Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo. Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento. Não nos deixe sermos tomados pelo esquecimento de que Você é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza. Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.

AMÉM.

Por: Zilberto Cardoso

VÍDEO - Henilton Menezes fala sobre a lei Rouanet


O
ex-diretor do Centro Cultural Banco do Nordeste, Henilton Menezes, fala sobre os 20 anos da lei Rouanet durante a exposição do Ziraldo no Museu da República, em Brasilia, que é patrocinada pela lei.



www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Nova lei seca vai dobrar o valor da multa para quem dirigir embriagado


Tribunal decidiu que somente bafômetro e exame de sangue são válidos para a atual lei

Em uma reação à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que esvazia a Lei Seca, o governo federal e lideranças da Câmara dos Deputados fecharam um acordo para votar na próxima semana um projeto que inclui imagens, vídeos e testemunhos entre as possibilidades de prova de condução de veículo sob influência de álcool. O tribunal decidiu na semana passada que somente o bafômetro e o exame de sangue são válidos para comprovar a influência do álcool no motorista. A Constituição, porém, garante ao condutor o direito de não produzir provas contra si mesmo e se recusar a fazer os testes.

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, estiveram na Câmara na tarde desta quarta-feira com o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), para fechar os últimos detalhes do texto. Maia confirmou que pautará a proposta na próxima quarta-feira e que a discussão de outros aspectos da Lei Seca, como a possível ampliação da pena de prisão, será realizada em outra oportunidade. "Já vínhamos discutindo há mais tempo, mas claro que a decisão do STJ, mesmo justa, causou frustração porque a Lei Seca é um instrumento concreto e eficiente", afirmou Maia.

O ministro da Justiça afirmou que, com a nova lei, o bafômetro e o exame de sangue passariam a ser "instrumentos de defesa" do condutor. "É uma inversão da situação. A condenação é pela embriaguez e, se quiser provar em contrário, poderá usar o bafômetro".

Cardozo destacou que, ao ampliar as penas, o Congresso apenas está igualando o crime de dirigir embriagado a outras situações previstas na lei penal. "Como é provado um homicídio, um estelionato? Tem de ter um conjunto de provas. É isso que estamos fazendo, ampliando o conjunto de provas". Para o ministro, não há possibilidade de condenação apenas pelo depoimento de um agente de trânsito. "Ninguém condena só por uma testemunha, mas agora você pode ir ao bar e pegar dez testemunhas de que o condutor estava ali embriagado momentos antes".
Autor do projeto, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ) destaca que a proposta dobra o valor da multa para quem dirigir embriagado, indo de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Ele destaca que ainda será possível punir quem estiver dirigindo sob efeito de outras substâncias que comprometam a capacidade psicomotora, como medicamentos. "Se a pessoa estiver tomando uma medicação e isso alterar a sua percepção, ela não pode dirigir também e isso está enquadrado", diz o parlamentar.

Agência Estado


Antonio Correia Lima - Esse merece todo o nosso respeito !



Nota do Editor - Com mais de 22.000 artigos publicados, o Blog do Crato é uma verdadeira enciclopédia de informações Caririenses. Vez por outra estarei trazendo artigos pertinentes que já publicamos, e que ficaram em cartaz por pouco tempo. Textos valiosos de Antonio Vicelmo, Carlos Eduardo Esmeraldo, Magali, Armando Rafael e outros serão republicados. Trago hoje uma excelente reportagem com Antonio Correia Lima, o famoso "Toinho de Ponta da Serra", que dirige uma amplificadora e tem relevantes serviços prestados à aquela comunidade. ( Dihelson Mendonça ).

Antônio Correia Lima instalou na sala da frente da casa uma amplificadora, com alto-falantes distribuídos em pontos estratégicos do povoado (Foto: ANTÔNIO VICELMO) - Uma experiência na zona rural do Crato serve de referência para pesquisa acadêmica a ser enviada ao MEC

Crato. “Prezado ouvinte, bom dia. Com este prefixo musical entra no ar a RPS, Radiodifusora Ponta da Serra, com o compromisso irredutível de defender o útil, o bem e a verdade, rogando a Deus que nos ilumina e nos dê sabedoria para divulgar a cultura de nossa comunidade. Que a paz do Senhor esteja convosco”. O radialista amador, Antônio Correia Lima, conhecido por “Toinho”, nunca imaginou que esta saudação que marca o início dos trabalhos de sua velha e amada amplificadora saísse da Vila de Ponta da Serra, a 20 quilômetros do Crato. Recentemente, Toinho recebeu a visita de uma equipe pedagógica da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, que esteve em Ponta da Serra com o objetivo produzir conteúdos digitais para ensino da Língua Portuguesa, que será apresentado ao Ministério da Educação e Cultura, a ser exibido em todo o Brasil para alunos do Ensino Médio da rede pública.

O reconhecimento da amplificadora, que é instalada na sala da frente da casa de Toinho, com alto-falantes distribuídos em pontos estratégicos do povoado, é resultante de uma reportagem publicada pelo Diário do Nordeste em agosto. Em e-mail enviado à Sucursal do jornal no Crato, Toinho afirma que, logo depois da publicação da reportagem, recebeu um telefonema, confirmando a visita da equipe de acadêmicos.

No entanto, manteve-se em silêncio porque não acreditava com seria objeto dessa reportagem. “Eu nunca pensei que uma simples amplificadora despertasse o interesse das autoridades educacionais”.

Ao fazer este comentário, Toinho reconhece que o ponto de partida para esta projeção foi à reportagem do Diário do Nordeste, que tem promovido os valores regionais que geralmente são esquecidos.

Hábitos da comunidade

A radiodifusora de Toinho funciona conforme os hábitos e costumes da comunidade. Não é ligada, por exemplo, ao meio-dia, porque é a hora da madorna, o sono do almoço. Também é desligada à noite para não incomodar quem dorme cedo.

No mesmo ritmo lento, quase parando, é o sistema de manutenção da amplificadora. Toinho cobra apenas R$ 5,00 por anúncio. Com esta tabela ele consegue quase um salário mínimo por mês. É o suficiente para alimentar o sonho de possuir uma amplificadora. “Os avisos de morte e convite-enterro são de graça”, diz ele, que justifica que é uma forma de ser solidário com a família.

O comunicador sertanejo mora sozinho numa casa ornamentada com santos e equipamentos eletrônicos. Mesmo curtindo a solidão voluntária de um solteirão, ele abriu o seu coração para a sua comunidade. O som que ecoa no povoado, através das caixas de som, é a voz contida de homem tímido, que não tem coragem de se apresentar em público. A professora Andréia Turolo, coordenadora do Curso de Letras, da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF), disse que o trabalho tem como objetivo valorizar os falares cearenses, dentro da concepção de que cada região tem um linguajar próprio, além de destacar a função social da amplificadora, um meio de comunicação que está desaparecendo.

Andréa confirmou que a reportagem publicada no jornal despertou o interesse da equipe para o trabalho que está sendo editado. Ela se interessou também pelo trabalho lúdico das mulheres “bonequeiras” do Crato, um grupo de mulheres , com mais de 40 anos, que está preenchendo o vazio da vida doméstica, fabricando criativas bonecas de pano. Outro assunto que chamou a atenção de Andréa foi o cordel publicado por Josenir Lacerda sobre o linguajar cearense. A poetisa resgata expressões nordestinas que estavam em desuso. “São palavras de entonações maravilhosas, que só em ouvir, você consegue quase desconfiar do seu significado”, diz Andréa.

ANTÔNIO VICELMO
Repórter

Mais informações:
Radiodifusora de Ponta da Serra
Rua Monsenhor Assis Feitosa, 33
Distrito de Ponta da Serra, Crato (CE), (88) 3523.9153
Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Av. Porto Velho, 401, João XXIII, Fortaleza (CE)
(85) 3299.9900

SAIBA MAIS

Romântico
A matéria publicada em agosto sobre a amplificadora, no Caderno Regional do Diário do Nordeste, destacou que a voz romântica dos locutores de estúdio, que ofereciam músicas para os ouvintes, foi abafada pelos estridentes carros de som. Os moradores dos vilarejos do Interior já não se sentam mais nos bancos da pracinha para ouvir mensagens musicais. A televisão acabou o fascínio das amplificadoras

Origem
Na contramão da história dos meios de comunicações, que tiveram origem na velha amplificadora, embrião das emissoras de rádio, a radiodifusora de Ponta da Serra nasceu da idéia frustrada de colocar em funcionamento uma rádio comunitária: a Rádio Ponta da Serra, que funcionou durante alguns meses e terminou fechada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

Amplificadora
Diante das exigências legais para manter uma emissora comunitária, o técnico Antônio Correia Lima, conhecido por Toinho, resolveu instalar uma amplificadora. Comprou um amplificador Delta, com 100 watts, um velho computador, um microfone e alguns CDs e instalou o equipamento na sala da frente de sua casa, na Rua Monsenhor Assis Feitosa, 33, em Ponta da Serra

Programação
Dali, ele transmite música, mensagens, avisos e aniversários para 12 caixas de som espalhadas em pontos estratégicos do povoado.

Reportagem: Antonio Vicelmo
Fonte: Jornal Diário do Nordeste

Eu Quero meu Sertão de Volta ! - Por: Anselmo Alves


Nos últimos dez anos tenho viajado freqüentemente pelo sertão e assistido, não sem revolta, a um processo cruel de desconstrução da cultura sertaneja com a conivência da maioria das prefeituras e rádios do interior. Em todos os espaços de convivência, praças, bares, e na quase maioria dos shows, o que se escuta é música de péssima qualidade que, não raro, desqualifica e coisifica a mulher e embrutece o homem. O que adianta as campanhas bem intencionadas do governo federal contra o alcoolismo e a prostituição infantil, quando a população canta 'beber, cair e levantar', ou 'dinheiro na mão e calcinha no chão' ? O que adianta o governo estadual criar novas delegacias da mulher se elas próprias também cantam e rebolam ao som de letras que incitam à violência sexual? O que dizer de homens que se divertem cantando 'vou soltar uma bomba no cabaré e vai ser pedaço de puta pra todo lado' ? Será que são esses trogloditas que chegam em casa, depois de beber, cair e levantar, e surram suas mulheres e abusam de suas filhas e enteadas?

Por onde andam as mulheres que fizeram o movimento feminista, tão atuante nos anos 70 e 80, que não reagem contra essa onda musical grosseira e violenta? Se fazem alguma coisa, tem sido de forma muito discreta, pois leio os três jornais de maior circulação no estado todos os dias, e nada encontro que questione tamanha barbárie. E boa parte dos meios de comunicação são coniventes, pois existe muito dinheiro e interesses envolvidos na disseminação dessas músicas de baixa qualidade. E não pensem que essa avalanche de mediocridade atinge apenas os menos favorecidos da base de nossa pirâmide social, e com menor grau de instrução escolar. Cansei de ver (e ouvir) jovens que estacionam onde bem entendem, escancaram a mala de seus carros exibindo, como pavões emplumados, seus moderníssimos equipamentos de som e vídeo na execução exageradamente alta dos cds e dvds dessas bandas que se dizem de forró eletrônico. O que fazem os promotores de justiça, juízes, delegados que não coíbem, dentro de suas áreas de atuação, esses abusos? Quando Luiz Gonzaga e seus grandes parceiros, Humberto Teixeira e Zé Dantas criaram o forró, não imaginavam que depois de suas mortes essas bandas que hoje se multiplicam pelo Brasil praticassem um estelionato poético ao usarem o nome forró para a música que fazem. O que esses conjuntos musicais praticam não é forro! O forró é inspirado na matriz poética do sertanejo; eles se inspiram numa matriz sexual chula! O forró é uma dança alegre e sensual; eles exibem uma coreografia explicitamente sexual! O forró é um gênero musical que agrega vários ritmos como o xote, o baião, o xaxado; eles criaram uma única pancada musical que, em absoluto, não corresponde aos ritmos do forró! E se apresentam como bandas de 'forró eletrônico'! Na verdade, Elba Ramalho e o próprio Gonzaga já faziam o verdadeiro forró eletrônico, de qualidade, nos anos 80.

Em contrapartida, o movimento do forró pé-de-serra deixa a desejar na produção de um forró de qualidade. Na maioria das vezes as letras são pouco criativas; tornaram-se reféns de uma mesma temática! Os arranjos executados são parecidos! Pouco se pesquisa no valioso e grande arquivo gonzaguiano. A qualidade técnica e visual da maioria dos cds e dvds também deixa a desejar, e falta uma produção mais cuidadosa para as apresentações em geral. Da dança da garrafa de Carla Perez até os dias de hoje formou-se uma geração que se acostumou com o lixo musical! Não, meus amigos: não é conservadorismo, nem saudosismo! Mas não é possível o novo sem os alicerces do velho! Que o digam Chico Science e o Cordel do Fogo Encantado que, inspirados nas nossas matrizes musicais, criaram um novo som para o mundo! Não é possível qualidade de vida plena com mediocridade cultural, intolerância, incitamento à violência sexual e ao alcoolismo! Escrevendo essas linhas, recordo minha infância em Serra Talhada, ouvindo o maestro Moacir Santos e meu querido tio Edésio em seus encontros musicais, cada um com o seu sax, em verdadeiros diálogos poéticos! Hoje são estrelas no céu do Pajeú das Flores! Eu quero o meu sertão de volta! Ainda bem que podemos contar com Flávio José, apontado por Dominguinhos como seu herdeiro; o patriarca Antônio Barros com suas Cecéu e Maíra; Santanna Cantador, natural de Juazeiro de Padre Cícero e com um timbre muito semelhante ao de Gonzaga; e outros astros do forró de pé de serra, para os quais a vulgaridade do duplo sentido pornográfico das 'bandas' eletrônicas (como a Calcinha Preta) não é somente uma questão de decência, mas de sobrevivência, impedindo que o forró de pé de serra seja sepultado no sertão pelo comercialismo urbano das bandas de Emanoel Gurgel.

Anselmo Alves - Produtor cultural
Enviado por: José Nilton Mariano Saraiva
Publicado no Blog do Crato em Maio/2009
Foto: Dihelson Mendonça


Os Discípulos de Emaús – Por Carlos Eduardo Esmeraldo


Em todas as missas celebradas neste domingo é proclamada uma das passagens mais bonita do Evangelho. Nele o Evangelista Lucas nos revela, que após a morte de Jesus, dois de seus discípulos, andavam de Jerusalém para o povoado de Emaús, distante 11 km desta cidade, quando Jesus se achegou perto e começou a caminhar ao lado deles, sem ser reconhecido. Perguntou o que eles iam conversando pelo caminho. Os discípulos com o rosto muito triste, indagaram: “Por acaso és o único forasteiro em Jerusalém que não soubeste o que aconteceu a Jesus de Nazaré, um profeta poderoso em palavras e ações? Já faz três dias que os nossos chefes sacerdotes o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse o libertador de Israel.” Os discípulos lhe contaram ainda, que algumas mulheres do grupo haviam visto o túmulo vazio, e que dois anjos disseram a elas que o Mestre havia ressuscitado. Mas ninguém o tinha visto. Jesus, até então um desconhecido peregrino para eles, começou a lhes explicar o que dizia as Sagradas Escrituras a seu respeito.

E quando eles chegaram ao povoado de Emaús, Jesus fez de conta que ia continuar a caminhada. Os discípulos disseram: “Fica conosco, já é tarde e a noite já vem.” Naturalmente, eles sabiam que era perigoso andar por aquelas estradas à noite. Jesus aceitou o convite, e durante a ceia, ao partir o pão, foi reconhecido pelos discípulos. Como por encanto, Jesus desapareceu. Os discípulos olharam um para o outro e perguntaram: “Não estava o nosso coração a arder quando ele nos falava pelo caminho?” E de repente, encheram-se de coragem e voltaram a Jerusalém para contar o que tinha acontecido aos onze apóstolos, que estavam reunidos. Receberam desses a afirmação de que o mestre havia realmente ressuscitado e encontrara-se com Pedro.

Que lições poderemos tirar dessa mensagem? Em primeiro lugar, aquele que caminha com Jesus pelas estradas da vida não pode ter medo. Quem tem o Filho de Deus ao seu lado nada deve temer. Em seguida, sabemos que o Cristo ressuscitado poderá a qualquer momento ser encontrado na Bíblia Sagrada, na partilha fraterna do pão e no meio da comunidade reunida. O projeto de vida que Jesus nos deixou engloba todas essas características próprias de seus seguidores.

Vivemos numa sociedade voltada para os bens materiais e por isto se tornou profundamente individualista. Como seguidores de Cristo temos como dever trabalhar no sentido de transformar essa sociedade, tornando-a mais justa e solidária. Não será tarefa fácil, mas caminhando ao lado de Jesus, tudo será possível.

“Fica conosco Senhor! É tarde a noite já vem, fica conosco Senhor! Somos teus seguidores também.” (Refrão da música “Os discípulos de Emaús” do Pe. João Carlos. SDB)

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Google lança óculos digitais com acesso à Internet


O Google está ingressando em um novo segmento com o lançamento de um modelo de óculos escuros que permitem ao usuário “entrar” nos serviços de Internet da empresa.

O óculos experimental de “realidade ampliada” -criado pela mesma equipe que está desenvolvendo carros que dispensam motorista- pode tirar fotos, iniciar chats em vídeo e exibir mapas, sob comandos de voz do usuário. O protótipo do óculos digital, revelado pela rede social Google+ na quarta-feira, ainda está sendo alterado e testado e não será colocado à venda por enquanto. ”Estamos divulgando a informação agora porque desejamos iniciar um diálogo e aprender com suas valiosas considerações”, escreveu o Google em post publicado na página do Google+ dedicada ao projeto.

O óculos está sendo desenvolvido pelo Google, laboratório de projetos sigilosos da empresa, que trabalha em projetos avançados como o dos carros que dirigem sozinhos. A página do Google+ oferecia um vídeo de 2,5 minutos, com imagens gravadas da perspectiva de um usuário do óculos. O usuário cuida de sua vida, caminhando pelas ruas de Nova York e instruindo o óculos via comandos de voz a realizar tarefas como tirar uma foto e postá-la no Google+, obter instruções precisas para chegar a um endereço, receber informações sobre o clima e emitir um aviso em pop-up caso um amigo esteja por perto.

O post do Google tem por objetivo mostrar “o que essa tecnologia poderia fazer”, afirmou a empresa. As imagens do protótipo disponíveis no Google+ mostram uma tela digital do tamanho de um selo que parece colada aos óculos, no canto superior de uma das lentes. O Google, maior serviço mundial de buscas, é conhecido por permitir que seus funcionários trabalhem em projetos que nem sempre têm relação direta com seus negócios.

Os projetos nem sempre satisfazem os investidores, que se preocupam com os gastos da empresa para desenvolver projetos de retorno incerto. Larry Page eliminou muitos projetos e produtos desde que assumiu como presidente-executivo do grupo, um ano atrás. Mas defendeu o compromisso da empresa com projetos “especulativos” que, um dia, podem se tornar “negócios bilionários”, ponderando que a empresa não está fazendo “apostas pesadas” nesses projetos.

Fonte: Correio do Brasil.com.br

Ícones do Cariri - Huberto Cabral

.


Huberto_Cabral


"Pessoas também podem ser monumentos de uma cidade". Tive a grata satisfação de tirar essa foto ontem ( 04 ) do jornalista Huberto Cabral, de volta ao Crato, restabelecido, após uma cirurgia para implantação de um marca-passo cardíaco. Huberto é um desses incansáveis defensores do Crato, que há mais de 70 anos luta pelo desenvolvimento de nossa terra e esteve em TODAS as suas ocasiões importantes. -

Foto: Dihelson Mendonça

Anatel aprova norma que reduz assinatura básica de telefone fixo da baixa renda



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, nesta quinta-feira, em sua reunião do seu conselho diretor, o Regulamento do Acesso Individual Classe Especial (Aice) do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). As novas regras permitirão que famílias de baixa renda paguem R$ 13,31 (com tributos já incluídos) pela assinatura básica de telefone fixo com franquia mensal de 90 minutos.

O valor será inferior ao do atual Aice (R$ 24,14, com tributos) e da assinatura básica residencial convencional (R$ 40,24, com tributos). A medida beneficiará potencialmente 22 milhões de famílias inscritas no cadastro único dos programas sociais do Governo Federal, que terão direito ao novo Aice com a vigência das novas regras, o que ocorrerá 60 dias após a publicação do novo regulamento. Os atuais assinantes do Aice terão sua assinatura reduzida para o novo valor (R$ 13,31), tão logo passem a valer as disposições do regulamento.

O Aice foi previsto em decreto presidencial com a finalidade de universalizar progressivamente o acesso individualizado por meio de condições específicas para oferta, utilização, aplicação de tarifas, forma de pagamento, tratamento das chamadas, qualidade e função social.

Fonte: Anatel via Portal Chapada do Araripe


Alvo de investigações, programa de cisternas é incrementado no Ceará



O Ceará é um dos estados beneficiados com a instalação de cisternas, por meio do programa “Água para Todos”, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). A informação e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Serão 12 mil cisternas para o Ceará. A instalação de cisternas no Ceará já foi alvo de discussões polêmicas e chegou a ser comparado ao caso dos “banheiros fantasmas”. As investigações, no entanto, ainda não deram resultados concretos uma vez que o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas do Estado ainda apuram as denúncias.

Polêmica e Irregularidades

Uma análise do Tribunal de Contas do Estado em 2011, revelou que os contratos apresentaram irregularidades na instalação dos equipamentos no período de 2007 e 2011, o que teria rendido um desvio de R$ 85 milhões dos cofres do Ceará.

Em tempo

O município de Acopiara também foi um dos beneficiados com construções de cisternas de placas. O Governo Federal através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome liberou em 2008 a quantia de R$ 590.841,36 para a implantação dessas cisternas. No Portal da Transparência do Governo Federal ainda consta que a prestação de contas está em análise.

Fonte: Lindomar Rodrigues ( Colaborador )


Ceará vence o Crateús e reassume a liderança do Estadual

Em um jogo difícil, o Ceará venceu a equipe do Crateús por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (5) no Estádio Presidente Vargas. Com a vitória, o time Alvinegro reassume a liderança do Estadual com 48 pontos, dois a mais que o rival Fortaleza, o vice-líder. Para o Vovô, Felipe Azevedo marcou aos 21 minutos do primeiro tempo após cobrança de falta ensaiada; e Mota ampliou de pênalti aos 40 minutos. Logo no primeiro minuto da etapa final, Danielzinho descontou para o Crateús.

A partida

Mesmo criando as melhores oportunidades de gol, a equipe do Ceará foi surpreendida pelo time visitando, que soube produzir boas jogadas e pressionou o time Alvinegro durante a etapa final da partida. No primeiro, a partida foi bem movimentada, com armações ofensivas dos dois clubes. Aos 21 minutos, Felipe Azevedo cobrou falta ensaiada. A bola desviou na barreira e balançou as redes do Crateús. Aos 40 minutos, Mota converteu o segundo após cobrança de pênalti. Logo no primeiro minutos da segunda etapa, Danielzinho, que entrou no intervalo, chutou de longe, pegando o goleiro Fernando Henrique de surpresa. O defensor estava adiantado. O Crateús passou a produzir outras grandes oportunidades, chegando a acertar a trave do Ceará aos 25 minutos.

Nos acréscimos, o volante Heleno foi expulso após chegar forte no atacante do Crateús, recebendo o vermelho direto.

Portal Verdes Mares

Ladrão arrependido devolve moto roubada



Um ladrão arrependido surpreendeu os policiais da cidade de Toledo (543 quilômetros de Curitiba) ao devolver uma Honda Biz placas AKE-6538, de Toledo; que havia sido furtada na semana passada. O caso foi acompanhado pelos policiais do 19º Batalhão que atenderam a ligação do rapaz, ainda não identificado. Em entrevista à RPC, o soldado Davi Miranda disse que nunca havia visto algo similar. "Eu pensei que fosse um trote", disse. Caso seja detido, o ladrão arrependido pode ter uma redução de até 2/3 da pena pela devolução.

Segundo Miranda, o rapaz mostrou arrependido. Na conversa telefônica gravada, ele chega a declarar isso. "É o seguinte..uma moto roubada na semana passada tá do lado do Mercado 4 Irmãos. E..fala que o ladrão pede desculpas para a vítima e tá devolvendo a moto porque se arrependeu do que fez", disse. Miranda ainda confirmou: "O senhor se arrependeu?", no que ouviu um "ok", antes da ligação ser encerrada.

Logo depois a PM foi até o local indicado, no Jardim Porto Alegre, e encontrou a moto. Na opinião do tenente Odair José Weng, mesmo com a devolução ele deve pagar pelo que fez, caso seja detido. "Mas ele tem esse benefício", disse, se referindo à redução da pena.

Feliz com o desfecho da história, a proprietária Claudete Rodrigues disse que nada foi mexido. A moto estava financiada e foi comprada havia seis meses. "Ela apareceu sem nenhum dano, nada; do jeito que foi roubada ela foi entregue", afirmou.

Para o marido de Claudete, João Mário Vianna, a proximidade da Páscoa pode ter sensibilizado o ladrão. "Até pelo fato de ser Quaresma o ladrão foi tocado", disse. Quanto a Claudete, preferiu perdoar o assaltante que lhe devolveu a moto. "Dizem que ele pediu desculpas, então está perdoado, para não fazer de novo", concluiu.

Agência Estado



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31