xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/04/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 abril 2012

Cícero França anuncia pré-candidatura a prefeito do Crato


O secretário de Saúde do Crato, Cícero França (PV), anunciou no último dia 02 de março, durante entrevista ao jornal Super Tempo, da rádio Tempo FM, que é pré-candidato a prefeito do Crato com o apoio do atual prefeito Samuel Araripe (PSDB).

Durante a entrevista o secretário falou sobre a realização do Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde, realizado na cidade do Crato, e sobre os problemas enfrentados pela saúde pública em seu município; quando o secretário destacou a incapacidade do município em atender “cem por cento” da demanda.

O ponto alto da entrevista foi quando Cícero foi perguntado sobre seu futuro político. O secretário afirmou que depois de várias discussões, o seu nome acabou sendo indicado como pré-candidato da base do prefeito para disputar a prefeitura. Cícero França disse ainda que deve se afastar do cargo depois do dia 15 de abril, logo após a realização do Congresso.

Sobre a relação política, um tanto arranhada com o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho, Cícero avaliou que Raimundo se adiantou a decisão do grupo e anunciou sua pré-candidatura. “Ele se lançou pré-candidato independente do apoio do Samuel e isso acabou antecipando as decisões para ele”, disse. Quando questionado sobre uma possível aproximação, o secretário disse que tentará uma reaproximação com Raimundo Bezerra Filho para o apoio a sua candidatura.

Fonte: Com informações do Jornalista Madson Vagner

Em Dom Quintino, caminhão sem freios colide com outros dois veículos.

.





Um acidente envolvendo um caminhão com carga inflamável e outros dois veículos deixou três pessoas feridas. O acidente ocorreu na cidade do Crato no quilômetro 19 da CE-386. Segundo o motorista do caminhão, houve problema no freio do veículo.

"Estava descendo a serra, deu problema no freio. Eu vinha descendo devagar, mas na hora de pisar no freio deu perdeu o controle", diz o motorista do caminhão José Garrido Carvalho. Três pessoas com ferimentos graves receberam primeiros socorros de pessoas nas ruas e foram levadas ao hospital regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

O Corpo de Bombeiros isolou a área do acidente e diz que há risco de explosão devido à carga inflamável que o caminhão transportava. "A questão dos curiosos ficarem observando aqui pode acontecer de acionar e haver uma ignição, por isso estamos aqui mantendo o isolamento até o veículo ser retirado", diz o subtenente do Corpo de Bombeiros Juscelino Brito.

A Polícia Rodoviária Estadual também esteve no local para obter informações sobre o acidente. O subtenente da Polícia Rodoviária Juscelino Brito acredita na hipótese de falha técnica, mas aguarda laudo da perícia sobre o motivo do acidente.

fonte: G1
Fotos: Fernando Brasil

EM Fortaleza: Duas casas lotéricas são assaltadas em menos de 5 horas

Duas casas lotéricas foram assaltadas entre 8h30 e 13h desta terça-feira (3) uma no município de Tejuçuoca e outra em Independência, a 140 km e 300 km de Fortaleza, respectivamente. Por volta das 8h30, dois homens armados e vestidos com capuzes pretos invadiram uma casa lotérica no centro de Tejuçuoca, renderam os atendentes e, de acordo com o dono do estabelecimento, levaram cerca de R$ 16 mil.

Os assaltantes fugiram em uma moto e foram perseguidos por uma viatura da Polícia Militar (PM). Após perceberem que estavam sendo seguidos, os criminosos abandonaram a moto e seguiram a pé por um matagal próximo. De acordo com a PM, 10 viaturas, 35 homens e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) estão envolvidos nas buscas.

Após 4h30

Em Independência, o assalto à lotérica ocorreu por volta das 13h. Dois homens armados com um revólver abordaram os funcionários do local e, além de levarem o dinheiro dos caixas, assaltaram também uma cliente que ia fazer um depósito. De acordo com a PM, os homens fugiram em uma moto em direção a estrada que dá acesso ao município de Novo oriente. Até as 16h, nenhum suspeito havia sido preso. A Polícia Militar segue com as buscas pelos suspeitos e ainda não sabe ao certo quanto foi levado pelos criminosos.

Fonte: Portal Verdes Mares

Prefeito do Crato sanciona lei que garante adicional de insalubridade para agentes de saúde


O prefeito (C), tendo ao lado o secretário da Saúde e os agentes comunitários.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, sancionou, nesta semana, a lei que dispõe sobre o pagamento de adicional de insalubridade para os agentes comunitários de saúde do município. A solenidade de assinatura ocorreu no salão nobre do Palácio Alexandre Arraes e contou com a presença do secretário municipal da Saúde, Cícero França, e representantes da categoria.

Com essa lei, os agentes comunitários de saúde ganham o direito ao percentual de 29% sobre o valor do incentivo do programa PAC’S do Ministério da Saúde. Os servidores terão também pagamento de 20% de insalubridade, sobre o salário-base para as agentes de saúde que tenham matricula original no município.

Os gastos e despesas oriundos dessa lei serão alocados por meio de dotação orçamentária própria, sendo suplementados quando for necessário. A lei tem vigência retroativa a março.

(Foto – Divulgação)
Assessoria de Imprensa da PMC


VÍDEO - Sede da Ematerce no Crato (CE) é invadida e tem objetos roubados

Suspeitos roubam computadores e destroem carros da Ematerce no Crato. Ninguém foi preso; a Polícia Militar faz buscas pelos suspeitos do crime.

A sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no Crato, interior do Ceará, foi invadida e teve equipamentos roubados e outros destruídos, segundo a Polícia Civil do município. O roubo foi percebido na manhã desta segunda-feira (2), quando funcionários chegaram ao local para trabalhar. De acordo com o boletim de ocorrências foram roubados computadores e máquinas fotográficas.

Além do material roubado, sete veículos de propriedade da Ematerce tiveram lanternas e vidros destruídos pelos suspeitos. Os peritos da Polícia Civil avaliam os danos para calcular o valor do prejuízo. Ninguém foi preso. A Polícia Militar informa que faz buscas pelos suspeitos do crime e tenta recupera os objetos roubados.

Veja o vídeo: http://globotv.globo.com/tv-verdes-mares/cetv-1a-edicao-juazeiro-do-norte/v/sede-da-ematerce-no-crato-ce-e-invadida-e-tem-objetos-roubados/1886870/

Do G1 CE

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2012 – 18ª CREDE / SELEÇÃO UFC - Por Maria Otilia

SELEÇÃO PÚBLICA PARA COMPOSIÇÃO DE BANCO DE RECURSOS HUMANOS DE PROFESSORES PARA ATENDER NECESSIDADES TEMPORÁRIAS DAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO

A Secretaria da Educação, através do(a) Coordenador(a) da 18ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO- 18ª CREDE , no uso de suas atribuições legais e em conformidade com o Edital nº 001/2012- GAB-SEDUC publicado no DOE de 31/01/2012, RESOLVE CONVOCAR, na forma dos Anexos I e II, deste Edital, para lotação nas escolas da 18ª CREDE, os CANDIDATOS aprovados e classificados na SELEÇÃO PÚBLICA para composição de banco de recursos humanos de professores para atender necessidades temporárias das escolas da rede pública estadual, de acordo om a Lei Complementar nº 22/2000, publicada no DOE de 02.08.2000 e conforme a ordem de classificação constante no Edital nº 005/2012 – GAB-SEDUC- RESULTADO FINAL , de 30/03/2012 a comparecerem à 18ª CREDE, situada na Rua André Cartaxo nº 09 , em Crato – Ce, nas datas e horários descritos no anexo II, para tratarem dos assuntos relacionados à contratação e lotação de acordo com as carências apresentadas, munidos dos documentos constantes no Anexo II,I deste edital. O candidato que não se apresentar na forma, prazo, horário e local estabelecidos no Anexo II deste Edital, bem como, o candidato que comparecendo não optar pela lotação das carências existentes será reclassificado na última colocação da classificação geral de cada disciplina. 18ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO- 18ª CREDE, em Crato-CE 03 de abril de 2012.

Cronograma de lotação

LOCAL: 18ª CREDE Crato-CE



Relação de Documentos para a lotação:

1 .Apresentar original e cópia ou cópia autenticada do Diploma de Grau Superior fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação,comprovando a qualificação profissional exigida nos subitens 2.4 e 2.5 do Edital nº 001/2012- GAB-SEDUC publicado, no DOE de 31/01/2012. O candidato, com pendência de DIPLOMA, poderá apresentar a Certidão de Colação de Grau para ser lotado;

2. Apresentar, o Histórico Escolar e o diploma do curso superior concluído ou declaração da Instituição de Ensino Superior, informando o número de créditos cursados, desde que se enquadre nos subitens 2.4 e 2.6 do Edital nº 001/2012- GAB-SEDUC publicado, no DOE de 31/01/2012;

3.Declaração de que não ocupa cargo/função/emprego público ou Declaração informando o cargo/função ou emprego público que detém, na Administração Pública Direta ou Indireta na esfera Federal, Estadual ou Municipal (preenchida e assinada no ato da lotação)


Telefones para contatos: 88 -31021243/31021263

Ouça as últimas Sessões da Câmara Municipal do Crato


A Câmara de vereadores do Crato disponibiliza a íntegra das sessões realizadas, em áudio . O Blog do Crato, sempre no sentido de contribuir para a informação e a cidadania, passa a retransmitir as gravações. Para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito do Blog do Crato.


Dia 27-03-2012




Dia 26-03-2012




Dia 20-03-2012




Dia 13-03-2012




Fonte: CMC
Foto meramente ilustrativa - Dihelson Mendonça

Ligeirinho é Cidadão Cratense


Fábio Amorim, popularmente conhecido por Ligeirinho foi agraciado na última sexta-feira com o título de Cidadão Cratense. Amigos e familiares prestigiaram à Sessão Solene, realizada na Câmara Municipal. Ligeirinho é natural de Montes Claros – Minas Gerais, mas há 55 anos reside no município do Crato, terra de sua mãe. Marcenaria é sua atividade profissional. Esporte e música são seus principais entretenimentos. Ligeirinho é muito querido pela imprensa do Crato. A recepção foi no Bar Casa de Taipa – na Rua Padre Ibiapina. O Projeto de Resolução foi de autoria dos vereadores Florisval Coriolano (PSD) e Ailton Esmeraldo (PP).

CMC
Foto: DN

Prefeitura do Crato garante mais dois ônibus na frota do transporte escolar


O Município do Crato recebe mais dois ônibus, que serão destinados ao transporte escolar. Ano passado, o prefeito Samuel Araripe, entregou dois transportes escolares, durante a semana do Município. Mediante acordo com o Estado, a cada veículo de grande porte destinado às escolas da cidade, obtido por meio da administração, mais dois seriam cedidos pelo Governo do Estado, de contrapartida. A entrega dos veículos será realizada, oficialmente, nesta quarta-feira, em solenidade no Gabinete do Prefeito, na Prefeitura do Crato.

Segundo o secretário de Educação, Valentim Dantas, além dos dois ônibus, serão entregues mais um com a Biblioteca Circulante, totalmente reformado, com ar condicionado, DVD, televisão, e adesivos com desenhos feitos pelos próprios estudantes. A entrega dos veículos será feita oficialmente pela representante da diretoria regional do CREDE 18. Com as novas melhorias efetivadas no setor de transporte, o Crato inaugura um novo momento, de excelência no setor, proporcionando aos alunos do Município mais segurança e conforto no transporte escolar.

Fonte: Assessoria de Imprensa - PMC
Foto ilustrativa de entrega anterior de ônibus escolares por Valentim Dantas - Foto: Wilson Bernardo.


Outras Notícias do Crato - 03-04-2012


ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã do Crato convoca jovens selecionados para o projeto


O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto à coordenação do programa ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã, solicita que os jovens que foram selecionados para o programa e ainda não possuem todas as informações que necessitam, compareçam na sede da Secretaria a fim de que possam tratar de todos os assuntos pendentes. Os jovens devem comparecer hoje, terça-feira, dia 3, e amanhã, quarta-feira, dia 4, de 8 às 12 horas portando CPF e Carteira de Identidade.

Atenção para a listagem dos 45 candidatos convocados a comparecerem na Secretaria de Assistência Social:

1. ADRIANO GONÇALVES TEOTONIO DA SILVA
2. BÁRBARA RACHELL MAIA NASCIMENTO
3. BRUNO DE SOUZA BATISTA
4. CARLA SHEYLA DA SILVA BASTOS
5. CARLOS ANTÔNIO DOS SANTOS BRITO
6. CÍCERA SOARES DE SOUSA
7. CRISTINA CARLOS BARBOSA
8. DANIELA LACERDA DE LIMA
9. EDMARCIO DA SILVA CORREIA
10. ELISANGELA DOS SANTOS SILVA
11. EMERSON OLIVEIRA PEREIRA
12. ERIVANIA LOPES DA SILVA
13. FRANCINEIDE FERREIRA DA SILVA
14. FRANCISCA DYANNA DA SILVA PEREIRA
15. FRANCISCA KELLY DOS SANTOS
16. FRANCISCO FELIPE MARIANO DE LIMA
17. GEORGE DOS SANTOS DE SOUZA
18. JACKELINE FAUSTINO DE LIMA
19. JEANE DE OLIVEIRA CASTRO
20. JULIANA DE SOUSA TOMAZ
21. JULIANNE RODRIGUES VIANA
22. KELICIANA BEZERRA DE OLIVEIRA
23. LEANDRO FIDELES BRAZ
24. LEANDRO LUCAS MOURA DE OLIVEIRA
25. LEYLIANE LEITE CHAVES
26. LUCIANO PEREIRA ALVES
27. LUCIENE SILVA LOPES
28. LUIZ FELIPE DOS SANTOS MARTINS
29. MARCELIANA DE LIMA BARBOSA
30. MARIA VALÉRIA CABOCLO NOGUEIRA
31. MARILENE PEREIRA DE OLIVEIRA
32. MARINALVA FERREIRA DA SILVA
33. MARISA DA SILVA BARROSO
34. MAYARA MAIA ALENCAR
35. MAYRA DE MEDEIROS LIMA
36. POLIANA COELHO BEZERRA
37. RAFAELLE NASCIMENTO LIRA
38. RENATA VALESKA AMORIM DE OLIVEIRA
39. ROSÂNGELA DOS SANTOS SOUZA
40. SILVANIA MARIA DO NASCIMENTO
41. SILVANIA MELO DA SILVA
42. SYLVYA THAMIRES DA SILVA FÉLIX
43. VERENICE HELENA DA SILVA
44. YAGO DE OLIVEIRA PIRES DA SILVA
45. YTALO ROBERTO PEREIRA DAMACENO

A secretária municipal de Assistência Social, Liduína Andrade, e a coordenadora municipal do Projovem Trabalhador, Rosevâny Bezerra, ressaltam a importância do comparecimento de todos e informam que as aulas de qualificação já se iniciarão na próxima segunda-feira, dia 9, sendo que os horários serão informados posteriormente. Para maiores informações ligar para: sala do ProJovem Trabalhador: (88)8867-6059. Importante: a lista dos convocados também está disponível no site da Prefeitura do Crato. www.crato.ce.gov.br.

CRAS do Crato convidam adolescentes para participarem do Programa Federal ProJovem Adolescente

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, avisa a todos os interessados que nos Centros de Referência de Assistência Social -CRAS dos bairros Vila Alta, Batateira, Seminário, Muriti e Alto da Penha encontram-se abertas as inscrições para o Programa Federal ProJovem Adolescente, para jovens de 15 a 17 anos. Para fazer inscrição, é necessário comparecer ao CRAS do seu bairro com o seu responsável legal munido da documentação pessoal e a certidão de nascimento do adolescente, junto a um comprovante de residência e o cartão do Bolsa Família, caso possua. Os interessados deverão procurar o CRAS mais próximo à sua residência. OBS: Caso o responsável legal não seja cadastrado no CadÚnico, a Secretaria de Assistência Social do Crato irá providenciar o cadastramento junto ao Programa Bolsa Família.

Maiores informações - Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS (88) 3521-6321/6425

Governo do Crato apoia o 6º Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental

Com o apoio do Governo do Crato, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM realizará, no próximo dia 19, o 6º Encontro Setorial Pró-Regularização Ambiental, que terá como público-alvo hotéis e pousadas de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte. O objetivo do evento que acontecerá no Auditório do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador - CEREST, em Juazeiro, é falar do licenciamento ambiental para o setor e as penalidades passíveis para quem não estiver regularizado. O evento acontece no Auditório do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador- CEREST, na Rua Tabelião João Machado, nº 195, Bairro Santa Tereza, Juazeiro do Norte, às 10 horas. Maiores Informações: (85) 3101.5529 e 3101-5554.

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069
site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Luiz Joatan de Sousa é o novo Secretário de Segurança e Cidadania do Crato.


Acontecerá nesta quarta-feira, 04 de abril, às 09:00 a posse do novo secretário de Segurança e Cidadania do Crato, Luiz Joatan de Sousa. Ele assume a pasta criada durante o Governo Samuel Araripe, que nos últimos anos tem estruturado a Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), no intuito de garantir melhores condições de segurança para cidade, organização e educação no trânsito, uma sociedade segura e o patrimônio público preservado.

A nova Secretaria foi aprovada pelo Legislativo cratense, e a homologação da Secretaria de Segurança e Cidadania por parte do Executivo acontece nesta quarta-feira, com a posse do novo secretário.

Fonte: ASCOM - PMC

Zona Azul é implantada em cinco ruas do Crato

Crato - Centro - Dihelson Mendonca


O Demutran concedeu prazo de três meses para que os motoristas da cidade se ajustem ao novo sistema.

Crato. A partir de hoje, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do Crato estará implantando o sistema de estacionamento rotativo, mais conhecido como zona azul, em cinco ruas do Centro da cidade. Primeiramente, serão geradas 400 vagas que poderão ser utilizadas, das 8h às 18, para, carros e motos. A ideia é alcançar 600 novos espaços, logo após o término da reforma das praças centrais, obra que já está em atraso.

O objetivo do Demutran é dar rotatividade as vagas disponíveis e facilitar a chegada de compradores e comerciantes aos estabelecimentos comerciais. As ruas Bárbara de Alencar, Santos Dumont, Doutor João Pessoa, Senador Pompeu e Tristão Gonçalves foram as contempladas com o novo sistema. Durante o último fim de semana, os agentes de zona azul foram capacitados para trabalhar nas localidades onde há o sistema.

Os talões, vendidos por R$ 1 e R$ 2, estão disponíveis com os monitores das áreas. Não haverá comercialização dos cartões em estabelecimentos comerciais, como havia sido planejado inicialmente pelo órgão de trânsito.

Apesar de o novo sistema de estacionamento rotativo gerar novos espaços, as vagas ainda não são suficientes para atender a demanda da cidade. Atualmente, existem 43 mil veículos registrados no Município. Entretanto, de acordo com o Demutran, o zona azul irá melhorar o fluxo de caros e motos no Centro.

O órgão pretende operarem parceria com a sociedade e com os motoristas, principais usuários. “Caso o novo sistema não surta o efeito esperado, a gente vai estudar a possibilidade de implantá-lo em outras ruas mais afastadas dos locais onde há comércios”, afirma o gerente de núcleo de fiscalização de trânsito do Demutran, Francisco dos Santos Praxedes.

Desde o último mês de dezembro, o órgão vem divulgando a implantação do zona azul. Até agora, já foram feitas campanhas educativas para conscientizar a população. A partir de hoje, as ruas terão monitores que irão fiscalizar a adequação dos carros estacionados. Ao todo, serão 17 agentes de zona azul.

Punições

As punições para quem não estacionar corretamente nos locais adequados, com o uso do cartão zona azul, podem variar de multa leve, no valor de R$ 53 reais mais perda de pontos na carteira de habilitação, até a remoção do veículo que estiver em situação irregular. O Demutran apela para que as pessoas colaborem com a medida. O órgão deu um prazo de três meses para que os motoristas se ajustem ao novo sistema que irá disciplinar e normalizar os estacionamentos de veículos. A Área Azul é regulamentada pelo Código de Transito Brasileiro (CTB) e também por leis municipais.

Mais informações
Departamento Municipal de Trânsito do Crato
Av. Perimetral Don Francisco, 220,
Bairro São Miguel – Crato/CE
Telefone: (88) 3523-5232

NÚMERO

400 vagas poderão ser utilizadas, de início, das 8h às 18h, por carros e motos. A ideia é alcançar 600 novos espaços no Município após as reformas das praças centrais

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

VÍDEO - Alunos da URCA promovem protesto e Apitaço...


U
m vídeo mostrando diversos manifestantes foi divulgado na noite de ontem ( segunda ) no Youtube e diversos perfis do Facebook, que mostram alunos da URCA - Universidade Regional do Cariri promovendo um apitaço, segundo o vídeo, contra o governador Cid Gomes e a reitora Otonite Cortez. Na descrição, consta: "A situação precária e sucateamento da universidade regional do cariri, falta de professores, péssima infra-estrutura do curso de artes..."

Assista:



Fonte: Perfis no Facebook.

Blog do Crato atinge mais de 176.000 visitas a artigos no mês de Março de 2012


Reparem no gráfico que o dia 05 de Março foi o dia de maior visitação do Blog do Crato. Estão lembrados qual ou quais eventos aconteceram nesta data ?

http://2.bp.blogspot.com/-4E0jDBF260g/T3prHPb9Q3I/AAAAAAAAgbs/G2TpBcLtvX0/s1600/blogdocrato-marco-2012-02.jpg



Acabamos de receber o relatório do HISTATS, que mostra as estatísticas de visitas referentes ao domínio www.blogdocrato.blogspot.com que é o site de rastreio do nosso contador. O valor total de visitas foi de 176.033 em março, bem maior ao valor de fevereiro, que foi de 164.684, e um pouco superior a Janeiro/2012, que foi de 175.613 visitas. Esses valores são referentes a visitas múltiplas.

Fonte: HiStats

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30