xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 30/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

30 março 2012

I Encontro da Educação Especial - Por Maria Otilia

Os Núcleos NRDEA e NRCOM da 18ª CREDE promoveram dia 27/03 o I Encontro sobre a Educação Especial,na ocasião foi realizada uma palestra com a Técnica da SEDUC Nara Lucia,com o tema:Legislação referente à Inclusão e a Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais.O encontro contou com a presença dos diretores, secretários municipais,coordenadores escolares e professores estaduais e municipais que participam da Formação Continuada das SRM(salas de recursos multifuncionais) e AEE(atendimento educacional especializado) promovido por essa CREDE.O encontro foi abrilhantado com o grupo artístico da APAE do Crato que calorosamente fez a acolhida dos participantes do evento.
Texto extraído do site da CREDE 18.


Agentes de saúde comemoram conquista de Insalubridade e reajuste de incentivo


O secretário de Saúde do Município – Cicero Bezerra França compareceu, mais uma vez, à Câmara Municipal para defender a aprovação do Projeto de Lei que institui a insalubridade de 20% em cima dos vencimentos dos agentes comunitários de saúde, bem como o reajuste de 4%, passando de 25% para 29% o incentivo que será agora de R$ 252, 59. O Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato – Sinsscrato – Francisco de Matos Júnior também compôs a mesa, coordenadora dos trabalhos, tendo a frente o Vereador Florisval Sobreira Coriolano (PSD), contando ainda com o vice presidente – Vereador Ailton Esmeraldo (PP) e secretariando a mesa, o Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB).

Em nome dos agentes comunitários de saúde, a jovem Sarah Poliana falou que estavam satisfeitos pela garantia da insalubridade e, embora, o reajuste do incentivo financeiro não tivesse chegado aos 30% como eles queriam, mas já houve um avanço nas negociações.

O secretário de saúde – Cícero França afirmou que a Administração Municipal se planejou para poder garantir aos agentes comunitários de saúde mais condições de trabalho e um melhor salário. Citou ainda como conquista da categoria a doação de aparelhos celulares para o uso gratuito, facilitando o contato com a secretaria. O repasse de protetor solar vem sendo realizado há algum tempo, finalizou Cícero.

O Presidente da Câmara – Vereador Florisval Coriolano informou que o projeto será colocado na pauta, na próxima terça-feira e deverá ser aprovado por todos os vereadores.

CMC

Em busca do nada - Blog do Augusto Nunes.

.



Em busca do nada - J.R.Guzzo

A palavra provavelmente mais correta para descrever a maior parte das atividades do governo brasileiro hoje em dia, em português comum, seria “farsa”. Mas é melhor, por prudência e pela cortesia com que se devem tratar nossas altas autoridades em geral, utilizar alguma coisa mais leve - “ficção”, talvez, é o termo que se aconselha, já que não pode ser entendido como ofensa (Deus nos livre de uma coisa dessas), e ao mesmo tempo serve para resumir com bastante clareza a atual conduta do superior comando da nação.

Entre as paredes do caixote de concreto e vidro em que funciona o Palácio do Planalto, é fabricada todos os dias a impressão de que ali se vive numa colmeia de trabalho sem descanso e de operosidade sem precedentes; segundo essa visão, apresentada como fato praticamente indiscutível na propaganda oficial, ainda não foi criado no Brasil o problema que as prodigiosas qualidades de gerência atribuídas à presidente Dilma Rousseff tenham deixado sem solução.

Mas um metro para fora do Palácio, na vida real que começa na rua, o mundo dos fatos, indiferente ao que se diz do lado de dentro, mostra o contrário: nada do que o governo manda resolver, ou quase nada, consegue ser resolvido.

Falta de tempo para mostrar serviço de verdade, do tipo que pode ser visto e comprovado, com certeza não é. Já faz mais de nove anos que a presidente Dilma está dentro do governo, no qual dá expediente desde o primeiro dia de mandato de seu antecessor - com a função, justamente, de ser a tocadora de obras número 1 da República. Alguma coisa de porte, a esta altura, já tinha de ter aparecido. Mas não aparece. Tão inúteis quanto a passagem do tempo ou os oceanos de dinheiro que o poder público tem para gastar vêm sendo as demissões em série na equipe ministerial.

Em pouco mais de um ano de governo Dilma, já foram para a rua doze ministros, mais os lideres no Senado e na Câmara - todos nomeados por ela mesma, é verdade, incluindo-se aí alguns dos mais notórios candidatos a morte súbita que já passaram por um ministério na história deste país. Os resultados disso, pelo que se viu até agora, foram nulos. As demissões, sem dúvida, mostram que a presidente está disposta a valer-se de sua posição no topo da cadeia alimentar de Brasília - pode mandar qualquer um embora, e não pode ser mandada embora por ninguém.

Via Antonio Morais

Governador do Ceará diz que quer manter aliança com o PT


O
governador Cid Gomes (PSB) concedeu entrevista na noite desta quinta-feira (29) pela rede social Twitter, em que afirmou que não vai comentar as críticas de seu irmão, Ivo Gomes (PSB), à gestão da prefeita Luizianne Lins (PT), via facebook nesta quarta-feira (28). E afirmou que trabalha para manter a aliança com o PT.

Mas o governador evitou comentar sobre o secretário de educação de Fortaleza, Elmano de Freitas, apontado como o preferido entre os pré-candidatos do PT da prefeita Luizianne Lins (PT). "Eu sou irmão do Ivo, sou irmão do Ciro. Cada um tem a sua opinião e é responsável por aquilo que diz. Tudo que eu puder fazer para preservar essa aliança, vou fazer".

Via Lindomar Rodrigues ( Colaborador )

Millor Fernandes e a eterna crítica ao homem moderno

.

Quem aumenta seu conhecimento aumenta a sua dor”
(Eclesiastes, I, 18)

Não é o lar o último recesso do homem civilizado, sua última fuga, o derradeiro recanto em que pode esconder suas mágoas e dores. Não é o lar o castelo do homem. O castelo do homem é seu banheiro. Num mundo atribulado, numa época convulsa, numa sociedade desgovernada, numa família dissolvida ou dissoluta só o banheiro é um recanto livre, só essa dependência da casa e do mundo dá ao homem um hausto de tranqüilidade. É ali que ele sonha suas derradeiras filosofias e seus moribundos cálculos de paz e sossego. Outrora, em outras eras do mundo, havia jardins livres, particulares e públicos, onde o homem podia se entregar à sua meditação e à sua prece.


Desapareceram os jardins particulares, pois o homem passou a viver montado em lajes, tendo como ilusão de floresta duas ou três plantas enlatadas que não são bastante grandes para ocultar seu corpo da fúria destrutiva da proximidade forçada de outros homens. Não encontrando mais as imensidões das praças romanas que lhe davam um sentido de solidão, não tendo mais os desertos, hoje saneados, irrigados e povoados, faltando-lhe as grutas dos companheiros de Chico de Assis, onde era possível refletir e ponderar, concluir e amadurecer, o homem foi recuando, desesperou e só obteve um instante de calma no dia em que de novo descobriu seu santuário dentro de sua própria casa — o banheiro. Se não lhe batem à porta outros homens (pois um lar por definição é composto de mulher, marido, filho, filha e um outro parente, próximo ou remoto, todos com suas necessidades físicas e morais) ele, ali e só ali, por alguns instantes, se oculta, se introspecciona, se reflete, se calcula e julga. Está só consigo mesmo, tudo é segredo, ninguém o interroga, pressiona, compele, tenta, sugere, assalta, Aqui é que o chefe da casa, à altura dos quarenta anos, olha os cabelos grisalhos, os claros da fronte, e reflete, sem testemunhas nem cúmplices, sobre os objetivos negativos da existência que o estão conduzindo — embora altamente bem sucedido na vida prática — a essa lenta degradação física. Examina com calma sua fisionomia, põe-se de perfil, verifica o grau de sua obesidade, reflete sobre vãs glórias passadas e decide encerrar definitivamente suas pretensões sentimentais, ânsia cada vez maior e mais constante num mundo encharcado de instabilidade. É nesse mesmo banheiro que o filho de vinte anos examina a vaidade de seus músculos, vê que deve trabalhar um pouco mais seus peitorais, ensaia seu sorriso de canto de boca, fica com um olhar sério e profundo que pretende usar mais tarde naquela senhora mais velha do que ele mas ainda cheia de encantos e promessas. É aqui que a filha de 17 anos vem ler a carta secreta que recebeu do primo, cujos sentimentos são insuspeitados pelo resto da família. Já leu a carta antes, em vários lugares, mas aqui tem o tempo e a solidão necessários para degustá-la e suspirá-la. É aqui também que ela vem verificar certo detalhe físico que foi comentado na rua, quando passava por um grupo de operários de obras, comentário que na hora ela ouviu com um misto de horror e desprezo. É aqui que a dona de casa, a mãe de família, um tanto consumida pelos anos, vem chorar silenciosamente, no dia em que descobre ou suspeita de uma infidelidade, erro ou intenção insensata da parte do marido, filho, filha, irmãos. Aqui ninguém a surpreenderá, pode amargurar-se até aos soluços e sair, depois de alguns momentos, pronta e tranqüila, com a alma lavada e o rosto idem, para enfrentar sorridente os outros misteriosos e distantes seres que vivem no mesmo lar.


Não há, em suma, quem não tenha jamais feito uma careta equívoca no espelho do banheiro nem existe ninguém que nunca tenha tido um pensamento genial ao sentir sobre seu corpo o primeiro jato de água fria. Aqui temos a paz para a autocrítica, a nudez necessária para o frustrado sentimento de que nossos corpos não foram feitos para a ambição de nossas almas, aqui entramos sujos e saímos limpos, aqui nos melhoramos o pouco que nos é dado melhorar, saímos mais frescos, mais puros, mais bem dispostos. O banheiro é o que resta de indevassável para a alma e o corpo do homem e queira Deus que Le Corbusier ou Niemeyer não pensem em fazê-lo também de vidro, numa adaptação total ao espírito de uma humanidade cada vez mais gregária, sem o necessário e apaixonante sentimento de solidão ocasional. Aqui, neste palco em que somos os únicos atores e espectadores, neste templo que serve ao mesmo tempo ao deus do narcisismo e ao da humildade, é que a civilização hodierna encontrará sua máxima expressão, seu último espelho — que é o propriamente dito.

Millor Fernandes (*)
Xantipa, que diabo, me joga essa toalha!
Fonte: http://www.jornaldototonho.com.br/?p=10814
Via José Cícero - Secretário de Cultura de Aurora - Colaborador

Luizianne diz que críticas de Ivo são provocação


No dia em que passou a maior parte do seu tempo em reunião com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, em Brasília, para tratar da sucessão em Fortaleza, a prefeita da Capital, Luizianne Lins (PT), lamentou as críticas feitas via Facebook pelo irmão e chefe de gabinete do governador Cid, Ivo Gomes.

Durante entrevista à imprensa, em Brasília, a petista considerou como “provocação barata, gratuita, absolutamente sem nenhum propósito” as declarações do chefe de gabinete que, há onze dias, está de férias das atividades do Palácio da Abolição.

Ivo Gomes fez uso da rede social na última quarta-feria para pregar o fim da continuidade da atual gestão petista em Fortaleza, disparando críticas contra a administração municipal. Dentre os posts, a frase: “Continuidade de atraso? Nem a pau, Juvenal”.

Para a prefeita, as críticas de Ivo Gomes não merecem, sequer, uma resposta.

Aliança entre PT e PSB

Único defensor da manutenção da aliança entre PT e PSB na Capital entre o clã Ferreira Gomes, Cid afirmou, durante conversa ao vivo com internautas na noite de ontem, pelo microblog Twitter, que Ivo tem suas opiniões e que não cabe ao governador o direito de ligar pra o irmão e pedir: “não diga isso”.

“Ele é maior de idade e é responsável pelo que diz. Defendo a manutenção da aliança com o PT, em nome de um projeto nacional e estadual”, declarou Cid Gomes, acrescentando que o PT deve indicar o nome para candidatura de prefeito na Capital.

Fonte: O POVO Online

Nenhum Município brasileiro consegue pagar o piso do magistério, garante Ziulkoski


Durante o primeiro encontro do Comitê de Articulação Federativa (CAF) no Palácio do Planalto na tarde desta quinta-feira, 29 de março, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, afirmou que ”nenhum Município brasileiro consegue pagar o Piso Nacional do Magistério”.

Ele garantiu que os prefeitos precisam se inteirar sobre a lei, pois a questão vai muito além de pagar o salário de R$1.450,00, é preciso pagar os aposentados e os retroativos. “Queremos mostrar a gravidade do assunto, mais de 90% dos Municípios gasta o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) com o piso”, alerta.

Agência CNM

Chico Anysio - Maranguape dá adeus a filho ilustre


Um boneco com a caricatura do Professor Raimundo, um dos personagens mais famosos de Chico Anysio, foi levado ao altar da Igreja Matriz de Maranguape por integrantes do Sindicato dos Humoristas do Ceará - FOTOS: JOSÉ LEOMAR.

Segundo a Prefeitura de Maranguape, cerimônia das cinzas do humorista deve acontecer no próximo dia 12 de abril

Maranguape. "A nossa vida só terá sentido se for para fazer as outras pessoas felizes". A frase, do padre Rafhael Silva Maciel, foi dita durante a missa de 7º dia de falecimento de Chico Anysio, o humorista que fez o povo brasileiro sorrir por 65 anos e partiu na última sexta-feira, aos 80. A celebração foi realizada na manhã de ontem, na Igreja Matriz de Maranguape, cidade onde Chico nasceu e passou parte de sua infância.

Pessoas de todas as idades lotaram o templo para prestar homenagens ao conterrâneo, que fez Maranguape ser conhecida nacionalmente. Chovia quando os moradores entraram na igreja ao som do Hino ao Músico, tema de abertura dos programas de Chico Anysio. A música foi tocada pela Banda Municipal Maestro João Inácio da Fonseca.

Integrantes do Sindicato dos Humoristas do Ceará (Sindhumor) usavam camisetas com a imagem de Chico e a frase "80 anos e 345 dias de bom humor". "Não temos e não teremos um humorista como Chico Anysio no Brasil. Era um homem humilde, que sempre divulgou o Ceará e Maranguape por onde passava. Ele é uma referência para todos os humoristas do nosso País", declara o presidente o Sindhumor, Ernesto Martins.

DN

Algumas Notícias do Crato - 30 de Março de 2012


Informações sobre o Bolsa Família são levadas à comunidade cratense


A Secretaria Municipal de Assistência Social vem disponibilizando todas as informações acerca do Bolsa Família para toda a comunidade cratense. Segundo a Secretária Liduina Andrade, a equipe da SEMAS já passou por algumas localidades e pretende usar todas as ferramentas para que a população do Crato possa obter todas as informações necessárias.

No último dia 20, a equipe esteve na comunidade do Baixio e no dia 22 na localidade do Sertãozinho. Ontem, 29, no Barro Branco. Assim a Secretaria fornece todas as explicações em relação a documentação, revalidação de cadastro, e recebimento de benefícios do Programa Bolsa Família. É importante salientar que serão distribuídos 20 mil calendários instruindo os bolsistas do Bolsa Família com datas e demais orientações.

CRAS realiza oficinas em Crato

Foram realizadas cinco oficinas sobre os Centros de Referência em Assistência Social nos bairros Vila Alta, Muriti, Alto da Penha, Seminário e Vila Alta. Durante os encontros a Secretária de Assistência Social, Liduina Andrade, e técnicos da Secretaria esclareceram o que os Centros oferecem. Foram disponibilizadas informações precisas sobre todos os serviços, com destaque para o Benefíco de Prestação Continuada- BCP que é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna. Segundo a Secretária Liduina, depois dessas oficinas, a procura pelos serviços dos CRAS aumentou de forma significativa.

Rodas de conversa sobre as atribuições do CREAS realizadas em comunidades

Foram realizadas no Centro de Referência Especializada de Assistência Social do Crato rodas de conversa para que a comunidade como um todo conheça os serviços e dentro desse contexto viabilize sua necessidade. O trabalho do CREAS baseia-se em: Acolher vítimas de violência;
acompanhar e reduzir a ocorrência de riscos, seu agravamento ou recorrência;
Desenvolver ações para diminuir o desrespeito aos direitos humanos e sociais.
A Secretária de Assistência Social do Crato, Liduina Andrade, esteve presente em todas as rodas de conversa e afirma que depois desses encontros a procura aumentou muito e ressalta o quanto é importante que as pessoas saibam que o Governo do Crato, por meio da Secretária de Assistência Social, tem subsídios para atender a comunidade e tem como objetivo promover melhorias constantes na qualidade de vida do cratense.

Crato preparado para sediar a 12ª edição do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

Municipalização com Regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS é o tema do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado no próximo mês de abril no município do Crato. Durante os dias 10, 11, 12, 13 e 14 serão abordados, explanados e discutidos temas de alta relevância no contexto das políticas públicas que visam estabelecer melhorias constantes e crescentes na saúde como um todo.

De acordo com Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Crato, autores de trabalhos devem encaminhar resumos até o dia 1º de março. Demais participantes podem inscrever-se a qualquer momento, inclusive durante o evento, no total de 600 vagas. É importante salientar que estão abertas as inscrições para o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, através do site da instituição www.cosemsce.org.br/xiicongresso.

Os temas para inscrição de trabalhos são: Gestão do SUS, Vigilância da Saúde, Inovações Tecnológicas na Saúde, Participação e Controle Social no SUS, Educação Permanente e outros. Todo o processo será realizado on line, tanto para os secretários – que devem realizar sua inscrição apesar de já terem suas vagas asseguradas, quanto para os técnicos e apresentadores de trabalhos. Cícero França, secretário de Saúde do Crato enfatiza desde já a importância de um evento como esse e ressalta que o município está preparado tanto para receber os congressistas como para participar efetivamente do XII Cosems.

O link para inscrições http://www.cosemsce.org.br/eventos/xiicsmsc/inscricao/ está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

Fonte: PMC

HOJE - Dihelson Mendonça é entrevistado no Programa Cariri Encantado da Rádio Educadora do Cariri

.
http://1.bp.blogspot.com/-iQA9KgOuU3w/T3W54YwcU3I/AAAAAAAAgW0/Fn-1k8V6SD4/s1600/cariri_encantado450.jpg

HOJE, Sexta-Feira, dia 30 de Março
Horário: 14:00
Rádio Educadora do Cariri
O programa pode ser ouvido pelo Blog do Crato ou qualquer site da Rede Blogs do Ceará que tenha o player da Rádio Chapada do Araripe - Ex. Cariricult, Cariricaturas, Blog do Sanharol, Beto Fernandes, etc, ou pelo site da Rádio Educadora:


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30