xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 março 2012

Artista Plástico Cratense representará o Ceará no SARAU CHATÔ 2012, em Brasília


Um dos mais importantes eventos artísticos de Brasília


Img_0316

O artista plástico cratense George Macário seguirá para Brasília nos próximos dias, onde representará o Ceará num dos mais cobiçados eventos artísticos, o SARAU CHATÔ, ponto de referência cultural na capital da república, destinado a eventos culturais.

Inaugurado em abril de 2008, o Espaço Chatô é um canal de comunicação para manter acesa a chama de Assis Chateaubriand, no que se refere ao seu ideal de elevação do nível cívico e cultural do povo brasileiro, motivando sempre o debate das grandes questões nacionais e o incentivo ao desenvolvimento da educação.

Img_0309

Na foto acima: Galeria George Macário, em Crato

O artista plástico cratense George Macário já realizou exposições em diversas cidades brasileiras, e suas obras são elogiadas pela crítica especializada. Um dos seus maiores entusiastas é o internacionalmente conhecido artista Bruno Pedrosa, que reside na França, e cujas exposições transitam nas maiores galerias do mundo; De Nova York a Paris, de Londres a Tokyo.

George Macário estará no Sarau Chatô no dia 22 deste mês de março e deverá levar algumas das suas mais recentes obras para uma exposição. O Sarau Chatô possui uma intensa programação de exposições, lançamentos de livros e apresentações musicais, e é parte integrante da estrutura da Fundação Assis Chateaubriand, localizada no Setor de Indústrias Gráficas, Quadra 2, Lote 340, no edifício-sede do Correio Braziliense, em Brasília (DF). O local dispõe de um salão de 80,35 m², margeado por agradável varanda de 745 m².


george_obra04

George Macário mescla diferentes estilos: Pós moderno e Impressionismo:

george_obra05


george_obra01

Após décadas nos estilos tradicionais, nos últimos anos, amadureceu a idéia de que unir a pintura com a escultura. Seus mais recentes trabalhos mostram relêvo, e cada vez mais o uso de projeções tridimensionais, formas abstratas que saltam da tela para o mundo real:

george_obra02

Recentemente o artista desenvolveu uma série de esculturas derivadas da sua própria forma de concepção visual

george_obra06


Dihelson Mendonça com informações do Sarau Chatô.

Tempos apocalípticos -- por Paulo Brossard (*)

Minha filha Magda me advertiu de que estamos a viver tempos do Apocalipse sem nos darmos conta; semana passada, certifiquei-me do acerto da sua observação, ao ler a notícia de que o douto Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado, atendendo postulação de ONG representante de opção sexual minoritária, em decisão administrativa, unânime, resolvera determinar a retirada de crucifixos porventura existentes em prédios do Poder Judiciário estadual, decisão essa que seria homologada pelo Tribunal. Seria este “o caminho que responde aos princípios constitucionais republicanos de Estado laico” e da separação entre Igreja e Estado.

Tenho para mim tratar-se de um equívoco, pois desde a adoção da República o Estado é laico e a separação entre Igreja e Estado não é novidade da Constituição de 1988, data de 7 de janeiro de 1890, Decreto 119-A, da lavra do ministro Rui Barbosa, que, de longa data, se batia pela liberdade dos cultos. Desde então, sem solução de continuidade, todas as Constituições, inclusive as bastardas, têm reiterado o princípio hoje centenário, o que não impediu que o histórico defensor da liberdade dos cultos e da separação entre Igreja e Estado sustentasse que “a nossa lei constitucional não é antirreligiosa, nem irreligiosa”.

É hora de voltar ao assunto. Disse há pouco que estava a ocorrer um engano. A meu juízo, os crucifixos existentes nas salas de julgamento do Tribunal lá não se encontram em reverência a uma das pessoas da Santíssima Trindade, segundo a teologia cristã, mas a alguém que foi acusado, processado, julgado, condenado e executado, enfim justiçado até sua crucificação, com ofensa às regras legais históricas, e, por fim, ainda vítima de pusilanimidade de Pilatos, que tendo consciência da inocência do perseguido, preferiu lavar as mãos, e com isso passar à História.

Em todas as salas onde existe a figura de Cristo, é sempre como o injustiçado que aparece, e nunca em outra postura, fosse nas bodas de Caná, entre os sacerdotes no templo, ou com seus discípulos na ceia que Leonardo Da Vinci imortalizou. No seu artigo “O justo e a justiça política”, publicado na Sexta-feira Santa de 1899, Rui Barbosa salienta que “por seis julgamentos passou Cristo, três às mãos dos judeus, três às dos romanos, e em nenhum teve um juiz”… e, adiante, “não há tribunais, que bastem, para abrigar o direito, quando o dever se ausenta da consciência dos magistrados”. Em todas as fases do processo, ocorreu sempre a preterição das formalidades legais. Em outras palavras, o processo, do início ao fim, infringiu o que em linguagem atual se denomina o devido processo legal. O crucifixo está nos tribunais não porque Jesus fosse uma divindade, mas porque foi vítima da maior das falsidades de justiça pervertida.

Não é tudo. Pilatos ficou na história como o protótipo do juiz covarde. É deste modo que, há mais de cem anos, Rui concluiu seu artigo, “como quer te chames, prevaricação judiciária, não escaparás ao ferrete de Pilatos! O bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde”.

Faz mais de 60 anos que frequento o Tribunal gaúcho, dele recebi a distinção de fazer-me uma vez seu advogado perante o STF, e em seu seio encontrei juízes notáveis. Um deles chamava-se Isaac Soibelman Melzer. Não era cristão e, ao que sei, o crucifixo não o impediu de ser o modelar juiz que foi e que me apraz lembrar em homenagem à sua memória. Outrossim, não sei se a retirada do crucifixo vai melhorar o quilate de algum dos menos bons.

Por derradeiro, confesso que me surpreende a circunstância de ter sido uma ONG de lésbicas que tenha obtido a escarninha medida em causa. A propósito, alguém lembrou se a mesma entidade não iria propor a retirada de “Deus” do preâmbulo da Constituição nem a demolição do Cristo que domina os céus do Rio de Janeiro durante os dias e todas as noites.

(*) Paulo Brossard, ex-senador da República, ex-ministro da Justiça, Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal.

Ceará:Superbactéria tem 27 casos suspeitos e duas mortes confirmadas


.

NE - Não adoeça! - Fuja de hospitais !

O Ceará já registrou, em 2012, 27 casos suspeitos de contaminação pela bactéria KPC, mais conhecida como a superbactéria.

Desse total, duas mortes foram confirmadas no Instituto do Câncer do Ceará [ICC], em Fortaleza. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Ceará [Sesa], nesta sexta-feira [16]. Cinco pacientes com suspeita de terem sido contaminados no ICC tiveram de ser isolados no hospital e aguardam resultados de amostras que confirmem ou não a infecção. A orientação do ICC é que nenhum paciente interrompa o tratamento.

A bactéria KPC é uma infecção hospitalar que acomete, principalmente, pacientes muito debilitados, imunodeprimidos e que passam muito tempo internados em leitos de UTI e com uso prolongado de antibióticos de amplo espectro. Em nota, a Sesa alerta os profissionais de saúde e às pessoas que acompanham e visitam doentes nos hospitais sobre a necessidade de higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel e de isolamento, caso haja suspeita da doença.

ISOLAMENTO - Quando houver suspeita de que um paciente esteja com a superbactéria ou de outras bactérias multirresistentes a antibióticos, devem ser tomadas as seguintes providências de isolamento:constar aviso no leito da suspeita de ser portador de bactéria KPC ou outra multirresistente, indicando o isolamento de contato; disponibilizar EPI [avental, luvas e máscara cirúrgica] para profissionais de saúde e acompanhantes; exclusividade no uso de equipamentos para exame clínico [tensiômetro, termômetro, estetoscópio etc.], só utilizando-os em outros pacientes após desinfecção e/ou esterilização; higienização das mãos.

* Com informações do O Povo Online


A Nova definição de Demagogia...

.

http://3.bp.blogspot.com/-iKY4yYqt2Gg/T2RAVX2PNUI/AAAAAAAAf0s/e1GEdZlvb04/s1600/caravana.jpg

Projeto da Universidade Federal do Cariri pára nas mãos do deputado Ariosto Holanda


O processo que trata da criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) encontra-se estacionado na Comissão de Educação e Cultura à espera do parecer do seu relator, deputado federal Ariosto Holanda. A notícia foi dada pelo professor aposentado da UFC, Renato Casimiro, em sua coluna do Portal de Juazeiro. Conforme acrescentou, não existe qualquer reunião ordinária agendada para os próximos dias e a preocupação é que contribua para demora na instalação oficial da futura universidade.

O professor Renato Casimiro lembrou que a Comissão de Educação e Cultura ainda é a segunda instância em termos de comissões técnicas na Câmara dos Deputados. Pela frente ainda haverá outras duas e os caririenses torcem por uma agilidade maior nas deliberações. A autorização visando criar a UFCA foi assinada pela presidente Dilma Rousseff no dia 16 de agosto de 2011 e, nesta sexta-feira, completa seis meses que ocorreu a solenidade em Brasília.

Recentemente, o Governo Federal anunciou corte de R$ 55 bilhões no Orçamento Geral da União quando surgiu a preocupação que a decisão viesse afetar o processo de criação da Universidade Federal do Cariri. Um dos entusiastas em torno do projeto da UFCA e atual reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, se apressou em garantir que isso não iria ocorrer. Ele se reuniu com o Ministro da Educação e obteve do mesmo a garantia de que tudo iria prosseguir normalmente.

Se não houver contratempo, o professor Jesualdo Farias disse esperar a aprovação pelo Congresso Nacional até o fim desse primeiro semestre. Daí será levado para a sanção da presidente Dilma Rousseff, provavelmente em agosto ocorrendo o encaminhamento ao Ministério da Educação dos projetos ora em fase de elaboração. Uma das primeiras iniciativas será a ampliação do atual campus da UFC com sede em Juazeiro do Norte. De início, a UFCA deverá oferecer 20 cursos superiores, incluindo os campi de Crato, Icó e Brejo Santo.

Via Lindomar Rodrigues

Saiu a mais nova edição do Jornal "PONTA DA SERRA" - Adquira o seu!

.
http://3.bp.blogspot.com/-Tl3xD1n8AbE/T2P-NW2Y07I/AAAAAAAAfzM/S0XLOlljxgk/s1600/jornal2.jpg

Fonte: Antonio Correia Lima

Morte suspeita por superbactéria será investigada


A morte de duas pessoas suspeitas de uma superbactéria no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) nesta semana motivou uma ação do Ministério Público Estadual. A procuradora estadual da Saúde, Isabel Porto, quer saber dessa suspeita para responsabilizar o hospital pelas mortes e pelas suspeitas de que outros cinco pacientes estariam internados com a contração da superbactéria chamada de KPC.

Hoje o Ministério Público Estadual enviou ofício à direção do ICC pedindo todas informações sobre os casos de infecção pela KPC. Segundo a procuradora, Isabel Porto, somente com estes dados o Ministério Público poderá adotar alguma providência. "Não tive contato com a direção do ICC. Pretendo fazer isso na próxima semana, mas o procedimento já foi instaurado e os ofícios foram encaminhados", informa Isabel Porto, lamentando as duas mortes.

No ICC há a suspeita, ainda não comprovada em laboratório, da existência da bactéria na unidade de saúde. São sete casos de contaminação que estão em investigação com as duas pessoas mortas. Os nomes das vítimas não foram revelados pelo ICC, que preferiu não se manifestar sobre o assunto, garantindo no entanto informar todo o procedimento à procuradora estadual da Saúde, Isabel Porto.

Fonte: Estadão

PIB do Ceará no 4º trimestre e o acumulado em 2011 serão divulgados na terça [20]


O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará [Ipece], juntamente com a Secretaria de Planejamento e Gestão [Seplag] do Governo do Estado, divulga, na próxima terça-feira [20], às 15h, o Produto Interno Bruto [PIB] do Ceará.

Os números são relativos ao quarto trimestre de 2011 e o acumulado, de janeiro a dezembro de 2011 e serão em entrevista coletiva aos meios de comunicação. O desempenho da economia cearense, como já esperado pelo Ipece, superou o crescimento do Brasil no ano passado, que foi de 2,7% em relação a 2010. Logo após a entrevista, o trabalho do Instituto poderá ser acessado no site do Ipece.

Da entrevista, que vai ser realizada na sala de reuniões da Seplag, no Edifício Seplag, Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba, participam o titular da Secretaria de Planejamento, Eduardo Diogo, e o diretor do Ipece, professor Flávio Ataliba, além de técnicos do Instituto. O trabalho do Ipece, intitulado de “Desempenho da Economia Cearense no 4º trimestre e Acumulado de Janeiro a Dezembro de 2011”, está publicado do “Ipece Informe nº 25, de março/2012”. O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do comportamento da economia cearense no curto prazo.

Os resultados da economia estimados trimestralmente são expressos somente em taxa de crescimento [%], ou seja, o PIB trimestral não é apresentado em valores correntes, mostrando a evolução da economia, apenas, em termos de variação percentual, diferentemente dos resultados para o país que, além das taxas de crescimento, são revelados também em valores correntes trimestrais. No entanto, ao final de cada ano o Ipece faz uma estimativa em valor para o PIB total e para o PIB per capita, com base nas Contas Trimestrais. O trabalho está estruturado em cinco seções. Além do Ceará, mais cinco estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo. Esses estados utilizam a mesma ponderação das contas regionais e também é calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas.

É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Ipece ( Yuri Guedes - Colaborador )

Casos de dengue confirmados no Ceará já passam de dois mil


Passa de dois mil o número de casos confirmados de dengue no Estado do Ceará, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (16) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Conforme o documento, 2.457 pessoas foram contaminadas pela doença em 61 municípios cearenses. Fortaleza e Juazeiro do Norte concentram o maior número de infectados, com 1.158 na capital e 522 no município do interior. O Ceará ainda registra 6.571 casos de dengue notificados. O documento da Secretaria de Saúde ainda revela que a faixa etária entre 20 e 29 anos é a que possui maior incidência da doença, com 35,1 contaminados por mil habitantes.

Há casos de dengue notificados no Ceará desde 1986 e, nesses últimos 25 anos, a doença se manifestou de forma endêmica com o registro de, pelo menos cinco epidemias nos anos de 1987, 1994, 2001, 2008 e 2011, quando teve o maior número de casos clássicos confirmados.

Via Portal Verdes Mares

Dia de São José: Cid Gomes anuncia investimentos de R$ 16,7 milhões

.
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realiza na segunda-feira (19), às 10 horas, em Canindé, no Sertão Central, solenidade para liberação de projetos de mecanização agrícola e abastecimento d'água do Projeto São José. A entrega será feita pelo governador Cid Gomes com a presença do Diretor Geral do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Makhtar Diop, e do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.

Com investimento superior a R$ 16,7 milhões, o Estado vai melhorar a infraestrutura básica de comunidades rurais, com implantação de 50 subprojetos de abastecimento d'água e fortalecer a agricultura familiar com entrega de 101 tratores para mecanização agrícola. De acordo com o coordenador de Programas Projetos Especiais da SDA, Josias Farias, Serão beneficiadas 147 associações comunitárias de 81 municípios. “Os projetos de abastecimento d'água já fazem parte da contrapartida do Governo do Estado de US$ 50 milhões para o empréstimo do São José III junto ao Banco Mundial que deverá ser liberado já no início do segundo semestre”, destacou.
Novos convênios

Durante a solenidade, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, vai assinar com o governador Cid Gomes novos convênios entre Governo do Estado e Governo Federal.

Serviço:

Entrega de projetos de mecanização rural e abastecimento d'água do Projeto São José
Horário: 10 horas - Local: Escola Estadual Paulo Sarasate – Rua Joaquim Magalhães, nº 100, Canindé – CE

Assessoria de Comunicação da SDA


Cariri registra maiores volumes de chuvas


As maiores precipitações foram em Missão Velha, Caririaçu e Crato

FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - Boletim da Funceme registrou chuvas em 67 Municípios cearenses, especialmente no Litoral e no Cariri

Juazeiro do Norte. Volta a chover em todas as regiões do Estado, com o registro maior de precipitações no Cariri, durante a madrugada e o dia de ontem. A maior chuva foi registrada em Missão Velha, com de 141 milímetros. Também na região, em Caririaçu, choveu 108mm. O litoral cearense também registrou chuvas em várias cidades. Dois açudes transbordaram com o volume das chuvas, o Junco, em Grangeiro, na Bacia do Salgado, e o Valério, no Município de Altaneira, na Bacia do Alto Jaguaribe, conforme avaliação da Coordenadoria de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Segundo a Coordenaria, o Açude Tijuquinha, em Baturité, também chegou a sangrar, e mais seis reservatórios estão com mais de 90% da capacidade de armazenamento de água. Outros quatro chegam a mais de 80% do volume. Até o final de fevereiro, eram 14 açudes com volume acima 80% e até 90%.

E as chuvas irão continuar no Estado. Segundo os técnicos da Funceme, as precipitações maiores devem ocorrer no litoral. Além de Missão Velha e Caririaçu, Crato, também no Cariri, teve a terceira maior chuva registrada no Estado, de 68.2mm. A cidade convive com o problema de desmoronamento do Canal do Rio Grangeiro, que no último dia 5 de março, depois de uma chuva de 92mm, teve as obras recém-recuperadas dos estragos do ano passado destruídas. Moradores da margem do canal estão com receio que até o final do inverno, outras áreas desmoronem e chegue a prejudicar as casas do entorno com as possíveis cheias.

O Cariri tem tido um índice pluviométrico baixo em relação ao ano passado, com chuvas mais esparsas. O meteorologista da Funceme, Bruno Rodrigues, explica que vem acontecendo na região a formação de um sistema "convectivo", que implica em nuvens com muito líquido, o que não está descartada a possibilidade de chuvas maiores durante essa fase invernosa.

Ontem pela manhã foi realizada uma avaliação pelos técnicos, de chuvas isoladas durante o dia, para as áreas do Cariri e Ibiapaba, e principalmente na faixa litorânea. Para os próximos dias, a previsão é que continuem as chuvas, principalmente atingindo o litoral do Estado. Mas as outras regiões, conforme Bruno Rodrigues, não estão descartadas para registros de pluviometria expressivos. De acordo com a Funceme, mesmo com as possibilidades de precipitações em todo Ceará, as previsões apresentadas até o momento não abrem maiores condições para outras regiões, além da faixa litorânea. E em regiões como o Cariri, onde a pré-estação chuvosa se adianta em relação ao restante do Estado, o mais provável é que continuem ocorrendo chuvas isoladas, com veranicos, o que é comum, segundo o técnico, acontecer durante o inverno no Ceará.

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio mm

Missão Velha .............................................141
Caririaçu...................................................... 108
Crato................................................................ 68
Granjeiro ....................................................... 57
Eusébio.......................................................... 57
Pindoretama............................................... 50
Santana do Cariri .......................................46
Maranguape ................................................45
Juazeiro do Norte......................................40
Aquiraz............................................................36

Fonte: Funceme
Mais informações:
Funceme - (85) 3101.1117
http://www.funceme.gov.br
Defesa Civil do Estado - 199
Cogerh - (85) 3218.7020
http://www.portal.cogerh.com.br

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


O ghostoso da simplicidade - Por: Emerson Monteiro


Acharam, pois, de artificializar tanto, e de tal forma, as categorias gramaticais que de regra obesa ninguém vive mais o prazer das primeiras vezes, nessas murrinhas rodeadas na moldura dos cabelos amarfanhados, parafinados, que só aprisionam a boneca da velha civilização. Onde eles esconderam o desgosto do amor aberto das praças e a paixão dos filmes ardentes, as flores miudinhas abandonadas ao vento, o inesperado das cenas, os sambas clarividentes de Chico Buarque?

A emoção definitiva dos jornais de antigamente que chuva levou para sempre, então? E as máquinas sabidas de dar corda, os brincos de argola pendurados perto dos lábios de mel, olhos acesos de desejo às menores carícias, os brejos dos canaviais ondulantes, as cores vivas dos tetos de telha das choupanas e suas chaminés esvoaçantes tingindo de cinza o verde da matas em festa animada? Os pirilampos, as cabrochas, os sugares das concertinas, estalidos de comboeiros conduzindo cargas de rapadura em travessias de sertão? Que é disso, daquilo e doutros tamanhos blocos de granito que jamais imaginou sumirem?

E o ghostoso das mínimas atenções que escorregou dos dedos a preço de inutilidades, a troco de nada, sem botão de respostas saracoteando nas histórias estrangeiras das conversas pra boi dormir dos vídeos games e tudo?! Argumentos falsos desconfiados dessa gente que repete as produções, no lucro incessante em jeito sabido, incutindo colesterol nas barrigas esfomeadas dos subdesenvolvidos e carrões platinados!?...

Começaram tocando nas rádios assuntos desconhecidos em músicas de línguas desconhecidas, e venderam fácil aos índios geniais camaradas, samurais enferrujados. Passaram que passaram turnos de mercadorias ilustradas, sarapintadas no sabor de artificial, e encheram maneiro o quintal da moçada efusiva.

Depois era ver e crer o quanto sucata emprenha o teto dos armazéns, casas e dormitórios. Nisso, o barco segue tingindo o mar dos puxadores da guerra, nos exteriores das fazendas de gado, na superpopulação do tecido social. Cultura mesmo adormeceu preguiça no território de um globo inteiro, que esmoreceu nas calças. Bossa abusada que fuça, fuça, a estrutura caduca na farra de ração que atocha de hormônio o tanque da macacada sideral.

Há tempo, sim, nas folhas dos calendários... No treme-treme dos relógios. Ia esquecendo falar a saudação de fechar a carta.

Há 40 anos, Música Águas de Março se tornou famosa no mundo inteiro


Há 40 anos, Tom Jobim compôs um de seus maiores clássicos. A gravação mais famosa da canção é a que Tom e Elis Regina fizeram em 1974.

Nelson Motta

Há 40 anos, Tom Jobim compôs um de seus maiores clássicos, Águas de Março, que se tornou famosa no mundo inteiro principalmente na parceria entre Tom e Elis Regina. Entre a consagração e a polêmica, ela se tornou uma das 10 músicas mais tocadas em todo mundo no século XX. Em 2001, foi eleita por 250 críticos, a melhor música brasileira de todos os tempos. Águas de Março foi lançada em 1972, abrindo o LP "Matita Perê", em um momento difícil para Tom Jobim, que depois do sucesso da Bossa Nova, reclamava que não ouviam suas músicas e se dizia deprimido e bebendo muito. No seu sítio em Pedro do Rio, destruído pelas chuvas de 2011, Tom começou a criar a música a partir de Matita Perê, que havia acabado de compor com Paulo César Pinheiro.

As grandes inspirações para Águas de Março foram o poema O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac e um ponto de macumba recolhido por JB de Carvalho. O que alguns ouviram como inspiração, outros acusaram de plágio, e no meio musical rolava a piada que Tom Jobim pegava uma nota de dez e na sua mão ela virava de cem. Em Águas de Março, Tom Jobim se mostrou um letrista tão bom quanto seu parceiro Vinícius de Morais, mas num estilo bem diferente, mais próximo da poesia de Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, e dando às palavras os ritmos e sonoridades do seu talento musical.

Excelente letrista também em inglês, Tom escreveu a versão de The Waters of March, o mais fiel possível à letra original. Só não deu para traduzir "Festa da Cumieira" e "Garrafa de Cana", e a música correu o mundo com Al Jarreau e Sérgio Mendes.

Mas a mais famosa gravação de Águas de Março é a que Tom e Elis Regina fizeram em Los Angeles, em 1974 e a mais recente, da grande cantora americana Stacey Kent, mas em francês. Em 40 anos, a música e o mundo mudaram muito, mas são poucas as canções que resistiram ao tempo como Águas de Março, pela qualidade permanente de sua música e letra, de seu ritmo e harmonia. Para Tom Jobim, ela representou um triunfo quando ele estava se sentindo derrotado, uma metáfora que começa em pau e pedra no fim do caminho e termina com promessas de vida no coração.

Nelson Motta - G1

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30