xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 março 2012

Canal do Rio Grangeiro - Ministro garante que o Ministério vai canalizar verbas para construção de projeto definitivo


O prefeito do Crato chegou otimista de Brasília onde foi recebido, junto com o deputado federal, José Arnon Bezerra, pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para falar sobre o Canal Rio Granjeiro. O ministro garantiu que o Ministério vai canalizar verbas para construção do projeto definitivo. Enquanto isso, vão ser liberados mais recursos federais para realizar ações pontuais no canal em trechos que foram danificados pelas chuvas dos últimos dias, principalmente em frente ao Colégio Objetivo.

Próximo ao colégio há uma cratera que está a 7 metros de distância da calçada da escola, onde estudam mais de 1.200 alunos. Na próxima semana, o chefe do executivo cratense estará voltando à capital federal para novo encontro com o ministro Fernando Bezerra. O prefeito levará os relatórios feitos pela Defesa Civil sobre a atual situação do Rio e demais documentos fotográficos.

O prefeito do Crato disse que não adianta mais se fazer ações paliativas no canal rio Granjeiro. Considera desperdício de dinheiro público e está sugerindo a construção total e definitiva do canal. Conforme Samuel Araripe, o projeto não pode ser feito nos gabinetes, mas, sim, com a participação popular de onde virão as sugestões e ideias. O prefeito não vê dificuldades na viabilidade desse projeto definitivo por acreditar que esse também seja o desejo do Estado e da União. O major Vagner, comandante da Defesa Civil do Ceará, informou que já pediu ao Departamento de Edificações e Rodovias (DER) o estudo de viabilidade técnica para se começar a construir o projeto.

ASCOM - PMC
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Confirmado - Raimundo Bezerra Filho SERÁ mesmo candidato a prefeito com ou sem o apoio do prefeito do Crato



Após 24 horas da publicação aqui no Blog do Crato dos boatos e da indefinição se sairia candidato ou não nas eleições municipais deste ano, recebemos a mais recente atualização do próprio Raimundo Filho, que confirmou em alto e bom som que sairá mesmo candidato a prefeito do Crato de forma independente.

Estivemos conversando com o Vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho na noite desta quinta-feira, 15 de Março, e este garantiu: Vai sair mesmo pré-candidato de forma independente, pelo PPS e PR, aproveitando a visita que o Dep. Roberto Freire fará ao Crato no próximo dia 23. Uma reunião com o Freire também deverá acontecer em sua residência na mesma data, a fim de que se definam detalhes.

Raimundo disse que não rompeu com o prefeito Samuel Araripe, respeita e admira muito o seu trabalho e a luta em prol do Crato, porém vem tentando o diálogo para fechar a sua própria candidatura desde o ano passado: "Eu aguardei pacientemente. Ficou para outubro, ficou para novembro, dezembro...já estamos em Março e nada de definição. Sendo que não há uma resposta e escolha do meu nome, e como sempre foi o meu sonho e acho que a minha vocação política em tentar ser Prefeito do Crato, vinda ainda do meu pai, o falecido Raimundo Bezerra, não me resta outra alternativa, senão partir para o meu próprio projeto político, com ou sem o apoio esperado."

Raimundo Filho disse na entrevista que está preparado, possui 30 anos no seio da política cratense, participou e acompanhou projetos que se realizaram ou estão em realização aqui no Crato, e tem o suporte de várias personalidades para a sua candidatura de forma transparente. Sendo que paira essa indefinição do lado do grupo do prefeito Samuel Araripe, seguirá o seu rumo sem esperar mais qualquer apoio.

O vice-prefeito disse ainda que será pré-candidato para ganhar ou para perder; Possui um projeto para o Crato, e não rompeu com o atual prefeito, nem a amizade que possui com este. Pelo tempo em que passou ao lado do atual gestor, procurou servir ao Crato dentro das funções que o cargo de vice-prefeito lhe compete, sem pleitear quaisquer benefícios pessoais.

Acha ainda que essa indefinição política não é produtiva, e que embora o prefeito não tenha dito o nome do seu sucessor, acha que o pré-candidato que a mídia tem propagado como sendo o escolhido, não é bem aceito por militantes, pelo povo e até por secretários de governo, por ser inexperiente, não possuir uma história política, e que o Crato é uma cidade essencialmente tradicional no que se refere à política.

Raimundo Bezerra Filho diz que vem de um legado tradicional, assim como o próprio prefeito Samuel Araripe, do qual esteve junto por 3 campanhas apoiando-o, e possui vontade política e patrimônio declarado, que justifica o custeio da sua própria campanha de forma transparente. Adiantou ainda que o momento é de definições de possíveis candidatos, e que espera ainda contar com o apoio do atual prefeito, quando este perceber que ele é o seu sucessor natural: "Coloco meu nome à disposição do povo do Crato de forma clara, com projetos concretos para nossa cidade e com honestidade, que foi sempre a marca registrada da nossa família". "Serei pré-candidato com ou sem o apoio do atual gestor, mas espero que ele ainda se defina e finalmente venha apoiar a nossa candidatura", acrescentou.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


Comentários dos Leitores - 16/03/2012



Assunto: Só parabenizar

"Fiquei feliz em rever velhos amigos! Aproveito para parabenizar o Dihelson pelo bom gosto musical. Revi quase todos, Faltou o meu amigo Bola Bantim."

Francisco Airton Pereira de Brito
Rua Cecilia Rodrigues de Freitas
Cidade: João Pessoa - PB

Assunto: fotos

"Venho por meio desta palavra parabenizar o idealizador deste blog. Magnifico com uma acervo raro de fotos. Parabens mesmo. morei por 18 anos no crato me concedero um crastence, embora seja cearence de Quixadá-Ce mas adoro o cariri."

Everardo Viana
Endereço Completo: rua zulmira de novais
Cidade: João Pessoa -PB

Assunto: Saúde no Crato

"Não é só nesse hospital ( São Francisco de Assis ) que existe problema.Lamentavelmente o atendimento nos outros é igual ou pior ao citado. Quem depende do SUS esta frito.

Jose Danubio Beserra Primo
Endereço Completo: João Felipe
Cidade: Crato

Assunto: O CRATO NAO AGUENTA MAIS REMENDO NO CANAL

"Estão querendo mais uma vez fazer um paliativo na reconstrução do canal do Rio Granjeiro, o famoso REMENDO, o que seria uma tremenda falta de respeito para com o povo do Crato. Ora já inventaram o gabião que - nos conhecimentos da engenharia é usado em contenção de encostas e não em margens de rios.Serão 5 milhões mais uma vez jogados no ralo, de àgua abaixo, portanto, é inadmissivel nós que moramos no Crato engolirmos mais esta enganação. O correto seria um projeto que possa dar fim a estas trajedias que mexem com a população digo,construção de barragens até o sopé da Serra do Araripe que segurarão as àguas que descem numa velocidade de grande rapidez e por fim, reconstrução total do canal, aumentando sua àrea de vazão, largura e altura seriam aumentados com uma base de concreto e paredes tambem concretadas dando assim um maior reforço às forças dàgua."

joao leite neto
Endereço Completo: carolino sucupira
Cidade: crato

Assunto: CID GOMES

"O Governador Cid Gomes faz reformas nas ruas do centro do Crato, e nas praças, sem ""precisão" (na linguagem popular), deixando de ""escanteio"" aquilo que é de urgência para o social: a reconstruçao do canal do rio grangeiro.Estará querendo ""engabelar""novamente o eleitor para as próximas eleições. Se todos fôssemos "conscientes", daríamos o troco agora."

OTONIEL CESAR DE SOUSA OTONIEL
Endereço Completo: Rua Nossa Senhora de Fátima
Cidade: Crato

Assunto: Agradecimento

"Agradeço ao Blog do Crato, na pessoa de Dihelson, por todos os dias sentar na mesa do meu computador e lê esta maravilha.Parabéns admiro vc.Obrigado"

Francisco Danilson Cruz Dantas Danilson Dantas
Endereço Completo: Rua Pedro II
Cidade: Crato

Assunto: Informação

"Está acontecendo no Residencial dos Artesãos Ossian Araripe a novenas de São José.Foram iniciadas nodia 10/03 e vão até o dia 19 onde haverá uma procissão e logo após uma comemoração pelo dia do Artesão.Todos estão convidados."

Judy Mary Lavor
Rua Francisco Correia Lima , Residencial dos artesãos Ossian Araripe Crato
Cidade: Crato

Assunto: Homenagem ao Governador Siqueira Campos

"Olá, Dihelson! Sou Marcos José Gadelha, professor e diretor de escola em Araguaína, estado do Tocantins. Acompanho diariamente as notícias do Blog do Crato. Só, que observando a história do Crato, percebi que não há nehuma menção a um vulto histórico dessa nossa querida cidade: o Governador e fundador do Estado do Tocantins - José Wilson Siqueira Campos, cratense de nascimento. O Tocantins foi criado junto à Cosntituinte de 1988 a partir do desmembramento do norte do estado de Goiás. Gostaria que você pesquisasse um pouco sobre a história desse ilustre e desconhecido estadista, por parte dos cratenses. Obrigado!"

MARCOS JOSÉ GADELHA
Rua 07 Qd. 24 - Conj. Res, Patrocínio
Cidade: Araguaína - TO

Assunto: cidade linda

"Essa cidade merece ser tratada com mais carinho pelos governantes. olhem mais para o lado dos mais necessitados das periferias."

Francineide albuquerque
Rua emilio de menezes - Bom Sucesso
Cidade: Fortaleza - Ce

Comentários enviados ao Blog do Crato pelo formulário de comentaristas, localizado na parte inferior da página principal. Todos os comentários devidamente identificados.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

TCE/CE determina que ex-prefeito de Jucás devolva R$ 752,6 mil aos cofres públicos


A 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) decidiu, na última segunda-feira (12), determinar que o ex-prefeito de Jucás, Gabriel de Mesquita Facundo, restitua o Tesouro estadual em R$ 752.689,06, por não ter prestado contas de convênio firmado com a Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) destinado a execução do Sistema de Abastecimento de Água na comunidade Mel, localizada naquele município.

A decisão, cujo relator foi o presidente da Câmara, conselheiro Alexandre Figueiredo, se deu com base em Tomada de Contas Especial instaurada pela SOHIDRA, objetivando apurar dano causado ao Erário pelo ex-prefeito. Os conselheiros Pedro Timbó e Edilberto Pontes acompanharam o voto do relator.

A restituição aplicada ao ex-gestor corresponde ao débito atualizado da Prefeitura de Jucás em relação ao convênio (R$ 376.344,53), acrescido da multa máxima prevista no artigo 61 da Lei nº 12.509/95 (Lei Orgânica do TCE-CE), que é de 100% do valor atualizado do dano causado ao Estado.

Em seu voto, o relator julgou irregular a Tomada de Contas Especial, determinando ainda o encaminhamento da cópia integral do processo ao representante do Ministério Público Estadual em Jucás, para a adoção de providências cabíveis – inclusive ao exame do cometimento de ato de improbidade administrativa pelo ex-gestor. A 3ª Inspetoria de Controle Externo (3ª ICE) e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Rholden Queiroz, se manifestaram no mesmo sentido.

Conforme certificado emitido pela 3ª ICE, a Comissão Tomadora das Contas relatou, em 8 de setembro de 2010, haver determinado a notificação de Gabriel de Mesquita Facundo, a fim de que, no prazo de 30 dias, apresentasse a prestação de contas do convênio; justificativas/alegações de defesa; ou, ainda, que recolhesse o valor atualizado monetariamente. À época, a comissão comprovou que a Prefeitura e o ex-prefeito foram notificados.

Posteriormente, a comissão afirmou que não houve prestação de contas, defesa ou devolução do valor corrigido. Os trabalhos foram finalizados, sendo sugerido o encaminhamento da Tomada de Contas Especial à então Controladoria Geral do Estado, para adoção das devidas providências.

A 3ª ICE quantificou o dano em R$ 358.316,94 (valores atualizados até 7 de abril de 2011), sugerindo nova citação de Gabriel de Mesquita Facundo, a fim de que, caso desejasse, apresentasse defesa no processo ou que, reconhecendo o débito, que procedesse o pagamento do valor. No dia 14 de abril de 2011, o relator do processo, conselheiro Alexandre Figueiredo, determinou a notificação de Gabriel de Mesquita Facundo, a fim de que, no prazo de 30 dias, prestasse esclarecimentos; ou que, em caso de reconhecimento do débito, procedesse o seu recolhimento, devidamente atualizado. O ex-prefeito novamente deixou de se manifestar junto ao TCE-CE.

Ao reexaminar o processo, a 14ª Inspetoria de Controle Externo (14ª ICE) do TCE-CE observou que, em face do descumprimento à determinação do Tribunal, o ex-prefeito foi considerado revel, nos termos do artigo 12, parágrafo 4o, da Lei No 12.509/1995; bem como que, para o mencionado Convênio, houve o repasse de recursos estaduais para a Prefeitura de Jucás.

A 14ª ICE constatou, entretanto, que o ex-prefeito não prestou contas desses recursos, tornando-se, portanto, inadimplente; desta forma, a inadimplência tem como consequência, para o ex-gestor, o dever de restituir ao Erário a quantia recebida, devidamente atualizada. O dano foi quantificado no montante de R$ 256.211,25, valor que, atualizado pelos índices da poupança até 14 de novembro de 2011, totaliza R$ 376.344,53.

Na mesma decisão, o relator recomenda ao superintendente da SOHIDRA, Leão Montezuma; aos membros da comissão permanente Tomadora de Contas Especiais, Antônio Madeiro de Lucena, Francisco Hermilton Lemos Peixoto e Adauto José Mota, que observem o prazo máximo de 180 dias para o início de procedimento objetivando a apuração de falhas dessa natureza.

Via Lindomar Rodrigues ( Colaborador )


GeoPark Araripe será inaugurado nesta sexta [16]


O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, inaugura nesta sexta-feira [16], às 18h, a sede do GeoPark Araripe. Na ocasião, o secretário Camilo Santana representará o governador Cid Gomes. O equipamento é resultado de um convênio celebrado entre a Secretaria das Cidades, e o Ministério da Integração Nacional.

Ao todo foram investidos R$ 778 mil, com recursos oriundos do Tesouro da União e contrapartida do Governo do Estado.

Localizada num espaço de 437 metros quadrados de área construída, a sede do GeoPark Araripe dispõe de salas, auditório, galeria – onde poderão ser realizadas exposições sobre os diversos temas relacionados ao território, cozinha e banheiros. A obra do empreendimento é uma ação do Programa de Mesorregiões da Chapada do Araripe [Promeso], que visa o desenvolvimento da região. Atualmente, o GeoPark Araripe é um dos projetos prioritários do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado pela SCidades. O programa tem o objetivo de estimular a economia, desempenhar ações de desenvolvimento regional e melhorar a infraestrutura. Para o secretário das Cidades, Camilo Santana, com a criação da sede do GeoPark Araripe, a região terá um centro de referência regional afim de integrar as várias ações referentes ao GeoPark.

“A ideia principal seria montar uma unidade regional, onde abrigasse os diversos aspectos do GeoPark já que envolve a cultura, economia, turismo, além é claro da paleontologia”, destaca o secretário.

A SCidades atuou como indutora na construção da sede, bem como nos financiamentos dos equipamentos de informática, ar condicionados, mobiliário, material de divulgação e na aquisição de um veículo de transporte para o GeoPark. Após a inauguração as primeiras ações serão a elaboração do plano de negócios, a execução do projeto de sinalização do parque, a identificação e pesquisa sobre os novos geossítios encontrados na região e o desenvolvimento da economia local por meio dos “geoprodutos”, que são artigos manufaturados ou não, produzidos pela população local que levam a marca do GeoPark Araripe.

GEOPARK - Localizado no sul do Ceará, na região do complexo sedimentar do Araripe, o GeoPark Araripe oferece a possibilidade única para se compreender o passado geológico e a vida na terra. A região possui formações rochosas de diversos períodos, principalmente do Cratáceo Inferior, com registro da separação dos continentes.

Inicialmente foram delimitadas 7 localidades, denominadas de Geotopes, criteriosamente selecionados e protegidos. A diversidade do território, suas exuberantes paisagens e a riqueza geológica da região, fazem do GeoPark Araripe um dos geoparks mais completos do mundo.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades


I Ciclo de Encontros da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar será realizado próximo dia 21 em Crato


A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato realiza o I Ciclo de Encontros da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 21, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva (antigo Cine Teatro, rua José de Alencar, S/N - Centro) a partir das 8 horas. A programação seguirá dessa forma:

8:00 - Recepção com café da manhã
9:00 – Palestra: “Situação Atual e Perspectivas dos projetos de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará” – Flávio Bezerra (Secretário da Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará)
10:00 – Palestra: “Linhas de Crédito e Oportunidades de Renegociação” - Banco do Nordeste
11:00 - Mesa redonda para discussão sobre as demandas dos pescadores e aquicultores
12:00 – Almoço

Compareçam! Esse evento é de suma importância para pescadores e aquicultores de todo o Estado.

TRE-CE divulga resultado de concurso público


Foi publicado na edição nº 52 do Diário Oficial da União, desta quinta-feira, o resultado das provas do concurso público para provimento de cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. O edital assinado pelo presidente do TRE-CE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, informa que os recursos interpostos quanto à divulgação das questões e dos gabaritos preliminares foram analisados e as respectivas respostas estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) no período de 7 (sete) dias, a partir de hoje, data da publicação do Edital.

Também está disponível no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), a relação dos candidatos habilitados, após a realização das Provas Objetivas e Discursiva – Redação, de acordo com o disposto nos Capítulos IX e X do Edital nº 01/2011 de Abertura de Inscrições para o Concurso.

O edital, publicado no DOU de hoje reitera ainda que os recursos referentes ao resultado das provas deverão ser interpostos no período de 10h do dia 16/03/2012 às 23h59min do dia 19/03/2012 e os recursos referentes à vista da Prova Discursiva – Redação deverão ser interpostos no período de 10h do dia 19/03/2012 às 23h59min do dia 20/03/2012.

Os recursos deverão ser interpostos exclusivamente por meio do site da Fundação Carlos Chagas, de acordo com as instruções constantes da página do Concurso.

As provas do concurso público para provimento de cargos pertencentes ao Quadro de Pessoal do TRE-CE foram realizadas em Fortaleza, no dia 29 de janeiro deste ano, pela Fundação Carlos Chagas. Inscreveram-se 37.518 candidatos, que concorrem a 45 vagas – 17 para Analista Judiciário e 28 para Técnico Judiciário.

Fonte: TRE-CE

Crato realiza Semana da Água e da Árvore 2012


C
om o objetivo de construir junto a comunidade habilidades e atitudes de como economizar água, preservar o verde do meio ambiente praticando ações sustentáveis, o Governo do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano realiza, de 21 a 28 desse mês a Semana da Água e da Árvore 2012.

Com a temática “Floresta presente, Água corrente”, o evento contará com palestras, concurso de fotografias, exposição de trabalhos relacionados ao tema, blitz educativa, trilha temática, bem como a assinatura do termo de parceria entre Secretaria Municipal de Infraestrutura,- SEINFRA, Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - SEMAC e Grupo de Jovens da Maçonaria, para revitalização da pracinha do DETRAN. A programação completa está disponível no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br. Maiores informações na SEMAC, pelo fone 35868011 ou pelo e-mail semac.crato@yahoo.com.br

CONTATO: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal do Crato
Telefone : (88) 3521.7069
site prefeitura: www.crato.ce.gov.br

Museu Vivo! José Flavio Vieira!


Médico cirurgião, colaborador jornalístico, poeta, dramaturgo e escritor.
Mediação: Leo Dantas
Local: SESC - Crato - CE
Hoje, Dia 16, sex, às 18h30

TSE proíbe uso de Twitter antes de início da campanha


BRASÍLIA - Os candidatos que irão concorrer a cargos na eleição municipal deste ano não poderão usar suas contas no site de microblog, o Twitter, antes do início oficial da campanha, em 5 de julho. As inserções que fizeram poderão ser consideradas campanha eleitoral antes do período, e eles poderão ser punidos dentro da lei eleitoral. A decisão foi votada nesta quinta-feira pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com a decisão, casos de abuso antes desse período, quando começam também inserções das campanhas em rádio e televisão, serão avaliadas individualmente. Segundo a decisão do TSE, os outros candidatos que sentirem que seus oponentes feriram as regras do período anterior à campanha com comentários em suas contas do Twitter deverão entrar com ação na justiça eleitoral.

Agência Globo

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30