xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 março 2012

Missão Velha em luto. Trágico acidente tira a vida de Ciceu.


Além de politico, Ciceu era cantor,compositor e funcionário dos Correios em Juazeiro do Norte

Morreu na manhã desta segunda-feira (5), em acidente automobilístico, o suplente de vereador, cantor, compositor e funcionário dos Correios, Cícero Batista Xavier, de 41 anos, o Cicéu, que residia em Missão Velha.

Ciceu como é conhecido em Missão Velha e por companheiros partidários, pois era secretário geral do PT daquela cidade, se dirigia a Juazeiro do Norte, onde trabalhava na agência dos Correios. Ele vinha em companhia da esposa e de uma filha de 15 anos.

Ciceu morreu no local do acidente enquanto a mulher e a filha foram levadas para o Hospital Santo Antonio em Barbalha para, em seguida, serem transferidas para o Hospital São Vicente de Paulo, também em Barbalha.

Cicero Batista Xavier guiava um Fiat Pálio de cor vermelha de placas: HWB-4107, inscrição de Juazeiro e chocou-se de frente contra um microônibus.

O Prefeito de Missão Velha Washington Fechine, decretou luto oficial e lamentou a morte do Ciceu.

Na cidade, o clima é de muita tristeza e comoção.

Por: Wilson Melo, em http://www.cidadeurgente.net
Foto: Reprodução

Nota:
Acabei de receber a triste notícia do falecimento de Ciceu. O mais triste ainda é a forma prematura e violenta de sua partida. Conheci Ciceu na URCA, cursando História, onde foi meu aluno. Depois, soube de sua carreira como cantor e compositor, quando ele me presenteou o disco de sua autoria em parceria com Morais. Fazia algum tempo que não o via. Lamento agora o fato de que não mais o verei, pelo menos fisicamente. Daqui, elevo uma prece em sua memória, desejando a recuperação rápida e integral de sua esposa e filhinha. (Carlos Rafael Dias)



2 Milhões e Meio de Reais jogados na Lata de Lixo - Uma Tragédia Anunciada


A OBRA NEM TERMINOU E JÁ DESMORONOU...

http://1.bp.blogspot.com/-341BqJidURQ/T1TSgpAIKHI/AAAAAAAAfVs/9mqfLW0dDbQ/s1600/Canal2012-3a.jpg

http://1.bp.blogspot.com/-8S_m4Dc1kF4/T1TRu6Ofn4I/AAAAAAAAfVg/KHr87HmBOfc/s1600/canal2012-01a.jpg


Hoje, dia 05 de Março de 2012, desenrola-se mais um capítulo da tragédia começada no dia 28 de Janeiro de 2011. As obras de recuperação do canal do Rio Grangeiro em Crato, que estavam sendo feitas pelo Governo do Estado do Ceará, simplesmente desmoronaram. Resta aos cratenses exigirem uma solução definitiva para o problema, procurarem seus direitos, e cobrarem do Governo do Estado e da Construtora CORAL, que por sinal, já "papou" 2 milhões e meio de reais em Gaiolas de Pedra e arame.

Veja esta matéria publicada aqui no Blog do Crato na semana passada, no dia 28 de Fevereiro, que já alertava para essa situação:

"No dia 28 de Janeiro de 2011, uma enxurrada destruiu grande parte do canal do Rio grangeiro na cidade de Crato. Imediatamente, o prefeito da cidade reuniu uma comitiva e viajou à Brasília, onde a muito custo, conseguiu 4 milhões de reais com o Ministério das Cidades para a sua recuperação. O Governo Federal, naquela época, disponibilizava verbas emergenciais para cidades que haviam sido prejudicadas pelas enchentes. Esse dinheiro foi creditado nas contas da prefeitura do Crato e por uma órdem "superior" e misteriosa, teve que ser repassado para o Governo do Estado do Ceará, que iria reconstruir o canal.

Licitação foi feita e a construtora Coral ganhou o certame. À partir daí obras de caráter duvidoso, começaram na cidade. A verba de 4 milhões foi dividida em 2 partes, uma de 2 milhões e meio e outra de 1 milhão e 500 mil reais. Diversos engenheiros criticaram as obras que vinham sendo realizadas durante o ano de 2011, e já atestavam a sua fragilidade: Na verdade, alegaram que estava sendo utilizado pouco cimento, uso de gabiões ( espécie de gaiola cheia de pedras amarradas com simples arames ), que segundo muitos, não irão resistir às chuvas e à correnteza que como todo cratense sabe, é capaz de arrastar pedras até o tamanho de um automóvel, fato bastante comum e documentado ao longo da história da cidade.

Passado hum ano da tragédia, a obra não foi finalizada. Foram gastos os primeiros 2 milhões e meio de reais, e agora, já nas primeiras chuvas do ano, mesmo em partes próximas onde o trabalho foi realizado, começou a ceder. Conforme fotos tiradas no dia de hoje ( 28/02/2012 ) pelo repórter Wilson Bernardo, constata-se a fragilidade. Em nas áreas recém-construídas, o espaço terá de ser refeito.

Resta saber que rumo as autoridades e a população irão tomar à partir de agora, já que outros "4 milhões de reais" não se conseguem assim da noite para o dia, nem a população do Crato aguenta mais que se brinque dessa forma com coisas sérias. A tragédia do dia 28 de Janeiro de 2011 deixou desabrigados e comerciantes que até hoje não foram completamente ressarcidos material ou psicologiamente. Afinal de contas, essas obras do canal possuem seguro ? Tem "MONEY BACK GUARANTEE" ? Ou seja, como nas principais obras e negócios do mundo, "A satisfação do cliente ou o seu dinheiro de volta?"


As fotos mostradas hoje pelo repórter Wilson Bernardo apontam para uma certeza: A de que estão tripudiando sobre a boa-vontade da população do Crato. As fotos revelam a Insensatez e a arrogância de um governo eleito para solucionar os problemas do povo, mas ao invés disso, tem causado ainda mais dissabores. As fotos mostram muito mais do que imagens. São o atestado do DESCASO e da INCOMPETÊNCIA tão patentes em não poder solucionar o problema a que se propôs, do Canal do Rio Grangeiro em Crato, pondo em risco toda uma população que confiou o seu destino nas mãos dessas pessoas.

Por: Dihelson Mendonça
Fotos: Ulisses germano, Abraão Linard ( Via Facebook ).
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

A Alma do Negócio - Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Dá gosto a gente vê uma propaganda bem feita, cheia de criatividade e até com um leve toque de humor. Não essas que irritam nossos ouvidos com gritarias e imposições descabidas. Porém aquelas sutis, cheias de bossa, como a que a coca-cola fez há cerca de vinte anos, mostrando um exagerado chefe de família abrindo a geladeira cheia de coca-cola e indagando: "Será que vai dar? O namorado da minha filha vem esta noite aqui em casa. E ele bebe uma coca-cola!...." Ou como umas que surgiram mais recentemente, como a de uma marca de cerveja mostrando um grupo de rapazes num apartamento, preparando-se para saírem para mais uma noitada, quando uma vizinha toca a campainha perguntando ao dono da casa se ele vai sair. Imediatamente ele cheio de segundas intenções responde que vai ficar em casa e que os amigos já estavam de saída. A moça então diz: "Ótimo, eu preciso sair e gostaria de saber se você pode ficar com a minha cachorrinha?" A outra apresenta um grupo de turistas procurando uma boa praia e o guia mostrando por uma pequena fresta no meio do mato, uma praia, à primeira vista deserta, acompanhada da pergunta: "Só tem essa, pode ser?" Quando os turistas respondiam que sim, então surgia uma extensa área de nudismo. Em seguida uma bonita voz anunciava que tal refrigerante poderia ser bom demais.

Eu creio que nesse aspecto de propaganda, nossas empresas de publicidade não ficam nada a dever aos americanos, reis absolutos na arte de enganação. Sim, por que a propaganda existe para criar necessidades e desejos nas pessoas. Claro que necessidades nem sempre fundamentais para nossa sobrevivência.

A força da propaganda é tão grande, que a marca de muitos produtos passaram a ser sinônimos dos bens de consumo que eles representam. A aspirina significa comprimido do ácido acetilsalicílico, a gillette é qualquer lâmina de barbear, ou a Brahma como símbolo de cerveja. A propósito, numa comemoração pela conquista de um campeonato paulista, Vicente Matheus, o folclórico presidente do Corinthians, assim finalizou o seu emocionado discurso: "Gostaria de agradecer a antártica por haver nos enviado umas brahmas para nossa festa."

O apelo que a propagada faz é algo impressionante. Vigora até no reino dos animais ditos irracionais. Dizem que o ovo da pata é tão nutritivo quanto o ovo da galinha. Entretanto ninguém consome ovo de pata, pois ela põe e fica caladinha, não tomamos conhecimento disso, enquanto a galinha ao por o ovo, anuncia para todo o mundo. É por isso que se fala que "a propaganda é a alma do negócio".

Certa vez, eu participei de um treinamento em marketing, quando um especialista em propaganda nos pediu para que relacionássemos dez marcas de pasta de dente. Ninguém conseguiu marcar mais de cinco. Todas elas as mais badaladas pela propaganda. Então ele nos revelou existir mais de trinta marcas do produto, todas elas desconhecidas do público, por não fazerem propaganda.

Lembrei-me que nos anos sessenta, éramos invadidos por maciça propaganda de sabão em pó. Alguns já desaparecidos. Havia o "viva", "lux", "pox", "rinso", "minerva", "omo" e tantos outros. Com tanta propaganda de sabão zoando em nossos ouvidos, o cratense, cheio de criatividade cunhou uma declaração de amor digna de um Romeu apaixonado pela sua Julieta. : "Viva, eu te omo, teu rinso minerva, apague essa lux e vamos dançar um pox."

Por Carlos Eduardo Esmeraldo

Filme Zé do Alumim será lançado no Crato em março


Agora em março será lançado mais um filme de Franciolli Luciano (agurdem a divulgação da data). O ator, radialista, teatrólogo e cineasta Franciólli Luciano lançará em março o filme “Zé do Alumin”, um longa de 60 min. rodado em Antonina do Norte na região do Cariri-CE, nos meses de outubro e novembro de 2011.

Todo cearense é batalhador e acostumado às adversidades da vida, buscando sempre um meio honesto de levar conforto para seus familiares, chegando a superar barreiras para muitos intransponíveis superando-as e alcançando êxito em suas empreitadas. Esta é a história do filme Zé do Alumin do cineasta Franciólli Luciano que terá sua avan premier em Crato no Teatro Municipal Salviano Arraes.

O filme é estrelado por:Adelmir Barbosa, Valdirene Cordeiro,Paula Samara Amorim,Jiliciano Lima e Fábio Lemos. Participações especiais; Franciólli Luciano e Fabiana Vieira e do povo de Antonina do Norte. O filme conta a estória de um vendedor de alumínio, que anda os sertões afora vendendo suas panelas e outros produtos para as donas de casa.

Zé do Alumin, vivido pelo ator Adelmir Barbosa é do tipo que está sempre alegre e encanta seu público fazendo suas performances em cordel, oferecendo seus produtos e alegrando a todos por onde passa. É muito querido pelos seus colegas de trabalho e pelo seu patrão por ser um excelente vendedor, porém está sempre devendo a firma, conseqüência dos vales feitos quase que diariamente, fazendo seus colegas pensarem que se trata de “mulheres” ou farras constantes. Zé sempre desconversa quando é questionado sobre os constantes vales e resolve guardar consigo o real motivo dos vales e atrasos na firma. Se seu problema é sério, ele guarda a sete chaves, achando que todos já têm seus problemas para resolver e por isso não deve levar mais um e causar preocupações.

O fato é que sua mãe sofre de uma doença grave e ele, entre suas horas de folga do trabalho dedica-se a tratar dela indo aos postos de saúde e as farmácias comprar remédios na tentativa de curá-la e nas em que está junto a ela dando seus remédios, aproveita para estudar, alimentando o sonho de um dia ser médico.

Tudo desanda para o Zé do Alumin, quando sua mãe morre uma vez que ela era tudo que ele tinha e sem animo para viver Zé vira mendigo e perambulando pelas, faminto encontra uma moça que um dia lhe dera um caldeirão que lhe dá um copo de leite salvando lhe da fome e com uma frase ela reacende a vida do Zé “Deus disse fazei o bem sem olhar a quem que em dobro vem”! Zé some das ruas em que vendia seus alumínios e elas agora são vazias dos versos e da alegria que levava as donas de casa e até mesmo seus colegas de trabalho sentem sua falta sem saber do seu paradeiro. Tempos depois a mesma moça que ganhára do Zé um caldeirão, encontra-se internada em um para curar a sua doença e que no final de tudo, depois de curada recebe a conta e no final das notas está escrito: tudo pago, há muito tempo com um copo de leite! assinado; dr. Zé do Alumin.

Via Cinemania Cariri - Demétrius SIlva

Você já viu alguém se curar de Câncer ? Manchetes da Hora...



Nota do Editor - Parece mesmo que o Câncer é ainda uma doença que não tem cura. Conheço pessoas que fizeram tratamento, a doença passou ao período da remissão...vários anos, e depois volta com tal força que leva a pessoa. Não quero dizer que todos os casos são iguais. Obviamente, em alguns deles, se o tratamento é feito logo no início, as chances de cura serão maiores. Ou um golpe de sorte, que afinal, em termos de vida, parece ser uma das únicas leis verdadeiras. Vejam essas duas notícias que são destaque nos jornais de hoje:

Chávez fará radioterapia para continuar tratamento de câncer

Em uma fala na televisão em Havana, Cuba, retransmitida em seu país pela rede Venezuelana de Televisão, o mandatário deu detalhes sobre seu estado de saúde. Chávez explicou que, como estava previsto, a lesão de dois centímetros que foi detectada e extraída em sua totalidade, no mesmo local de onde tinha sido extirpado um tumor em meados do ano passado, “foi uma recorrência do câncer diagnosticado inicialmente”. Os exames anotomopatológicos realizados descartaram a existência de metástases ou outro tipo de lesão, disse Chávez, que revelo que fará radioterapia, depois da recuperação da cirurgia e da cicatrização.

Em sua fala na televisão, o presidente venezuelano esteve acompanhado por vários membros de seu gabinete, entre eles a médica Dra. Eugenia Sader, ministra da Saúde, que explicou que a radioterapia será aplicada “para eliminar todas as células no local”. O tratamento será feito em aplicações diárias. Chávez adiou para outro pronunciamento o fornecimento de detalhes, "porque" a planificação está sendo feita com base na recuperação”. Informou ainda que não estão descartadas outras opções de tratamento complementar. Depois de assinalar que a evolução de seu estado de saúde é muito favorável, o mandatário precisou que os sinais vitais são normais, não tem febre nem infecção, a cicatrização é adequada à etapa em que se encontra, a função digestiva é normal e já começaram as sessões de fisioterapia.

Prensa Latina

Lula é internado com infecção pulmonar

São Paulo – O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva voltou a ser internado hoje (4) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, depois de apresentar febre baixa. A equipe médico diagnosticou uma infecção pulmonar de leve intensidade. Lula, que Após passar por exames, foi constatada uma infecção pulmonar de intensidade leve, para a qual já recebe tratamento endovenoso com antibióticos, informou o hospital em nota. Não há previsão de alta.

Lula, de 66 anos, terminou em 17 de fevereiro o tratamento quimio-radioterápico contra um câncer na laringe diagnosticado no final de outubro. Segundo boletim médico divulgado nesta tarde, após a constatação da infecção pulmonar os médicos já iniciaram a administração endovenosa de antibióticos. Lula deve continuar internado no hospital nos próximos dias. A presidenta Dilma Rousseff visitou Lula em sua residência, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo na última quinta-feira (1). A visita demorou cerca de três horas.

Por: Redação da Rede Brasil Atual
( Via Ivanildo Souza ).

Projeto Pai Presente -Por Maria Otilia


Quanto vale a figura de um pai na vida de uma pessoa? Com certeza mais do que ter um nome no registro um pai é parte da história de nossa vida. Para muitas crianças e adultos essa história está incompleta, de acordo com dados do Instituto Anísio Teixeira (Inep) mais de 3,5 milhões de estudantes não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Para mudar essa situação a justiça tem se mostrado atuante no reconhecimento de paternidade e criou o projeto pai presente que funciona em vários estados brasileiros resolvendo as situações de pais e filhos.
Projeto Pai PresenteEm agosto de 2010, o Conselho Nacional de Justiça regulamentou medidas a serem adotadas pelos juízes e tribunais brasileiros para reduzir o número de pessoas sem paternidade no país. Dessa maneira com dados dos cartórios o juiz poderá chamar a mãe do menor para que ela declare quem é o pai.
Como funciona:
Pai reconhecendo filhoO suposto pai é notificado e chamado para se manifestar e dizer se irá reconhecer e assumir a paternidade da criança. Nos casos em que o pai tem dúvidas sobre a paternidade, o juiz poderá pedir um exame de DNA, e comprovar ou não a paternidade, em casos de negação da parte do pai o pedido é encaminhado para uma ação judicial de investigação de paternidade. Isto no caso de menores, mas qualquer pessoa que queira a regularização do seu registro de nascimento pode procurar primeiramente o cartório onde foi registrado e obter mais informações no procedimento.A principal ideia desse projeto é simplificar ao máximo o processo de reconhecimento de paternidade. Isso não é só válido para filhos que queiram conhecer e ter o nome do pai incluído em documentos, os pais que desejam assumir seus filhos também podem se apresentar espontaneamente ao cartório e preencher alguns dados. O programa pai presente é um incentivo e uma esperança para muitas pessoas que querem o mínimo possível, ter o nome de um pai.(texto extraído do site:www.zun.com.br).

A EEF Dom Quintino, a convite da Vara de Família(Fórum Crato), está sensibilizando todas as mães, que tem seus filhos matriculados neste estabelecimento de ensino,a entrarem em contato com a equipe responsável pelo projeto. Acreditamos que este projeto é muito importante, principalmente para os nossos alunos que ainda tem em seus registros " pai ignorado". Embora a maioria dos supostos pais resistirem a declarar a paternidade dos seus filhos, a justiça busca efetivar este direito das nossas crianças e adolescentes.
Parabéns para quem idealizou este Projeto Pai Presente. Nós educadores e sociedade como um todo temos a obrigação de divulgar, incentivar as mães a aderirem ao projeto.

O CARIRI - UM CELEIRO DE ARTISTAS ( Por: Dihelson Mendonça )


O Cariri é reconhecido nacionalmente e internacionalmente por ser um verdadeiro Celeiro de Artistas e de Cultura. Destas terras já brotaram e brotam dezenas e até centenas de personalidades fantásticas que com seu nome e a sua obra se destacam e se destacaram nas mais diversas formas artísticas. Somos abençoados por pertencermos a uma região que é modelo para o Brasil, quando se refere à produção de arte. A prova disso é a programação inesgotável que temos do Centro Cultural Banco do Nordeste e dos SESC da região, que não conseguem "dar vencimento", mesmo trabalhando todos os dias no sentido de mostrar o que o Cariri tem de melhor através de exposições, shows e oficinas. O Cariri tem o privilégio de nunca ter dependido de qualquer fonte de inspiração externa, muito menos das capitais para ter a sua própria identidade cultural e artística. Pelo contrário! Daqui é que exportamos para o mundo por sermos verdadeiro manancial e capital das artes.

Outro dia, a cantora Janinha Brito tentava relacionar as pessoas que desenvolveram e desenvolvem trabalhos nas diversas áreas das artes e que pertencem ao Cariri. A própria confecção da lista em si, mostrou-se inexequível, dada a imensa quantidade de nomes que foram aparecendo nas mais diversas áreas e as sugestões dos próprios participantes da lista, que lembraram de outros nomes ainda maiores. Aliás, diga-se de passagem, o site Cultura no Cariri, comandado pela Janinha, é um ponto de referência. Recomendo!

Só a título de curiosidade, há uns 2 anos houve uma confraterminação no Crato Tênis Clube, organizada pelo L. C. Salatiel e Carlos rafael, onde se pretendeu premiar os artistas do cariri que se destacaram em suas respectivas áreas, e fazer justiça aos grandes trabalhos. Chegou-se a uma lista de mais de 500 pessoas atuantes e atuando no mundo das artes no Cariri. A quantidade de artistas plásticos, escritores, poetas, músicos de alcance nacional é simplesmente fantástica considerando o pequeno espaço geográfico.

Portanto, quando às vezes vejo certos comentários de pessoas que nem moram por aqui dizerem que o Cariri tem "poucos grandes artistas" só podemos compreender isso como a mais patente comprovação de ignorância, de uma visão míope e distorcida das coisas, daqueles que só tem acesso ao Cariri através das lentes deturpadas de pessoas mais desinformadas ainda, que fornecem dados incorretos sobre o que de fato, é o Crato e o Cariri hoje.

Gostaria de fazer um brinde aos artistas maravilhosos, verdadeiros representantes da cultura genuinamente caririense, exportada para o mundo. A lista seria imensa ( mais de 500 ) e nem caberia neste pequeno comentário. Porém gostaria de saudar de forma simbólica, pelo menos uma meia-dúzia de pessoas que se destacam. O meu abraço para Joseny Lacerda, Ulisses Germano, Mestre Aldeny, Bola Bantim, Rosemberg Cariry, Tiago Santana ( Cratense, um dos maiores fotógrafos Brasileiros, reconhecido mundialmente ), Pachelly Jamacaru ( Além de compositor, ainda é o maior Fotógrafo nascido em terras Caririenses que reside na região ), Cacá Araújo nas artes cênicas, José Flávio Vieira, Emerson Monteiro, Antonio Morais, Luiz Domingos Luna, escritores...Viva esse gênio das artes visuais chamado "Reginaldo Farias" ( que pouca gente conhece ), viva ainda Daniel Bloc Boris, Artista George Macário, Claude Bloc, a grande poetisa... Antonio Sávio ( Poeta )...Abração para os promotores culturais, para gente que sempre representou bem o Cariri, como Divani Cabral, e viva as dezenas de xilogravuristas, poetas, Pintores, Escultores, Cordelistas, Escritores, Compositores, Músicos, viva o nosso Abidoral Jamacaru, nome reconhecido nacionalmente, grandes músicos do Cariri como Cleivan Paiva, João do Crato, Manel D´Jardim, e tantos outros que circulam com seus shows pelo Brasil afora. A lista seria imensa e peço desculpas pelo exíguo espaço e pelo pequeno exemplo.

No Cariri, certamente que temos uma das maiores concentrações de artistas por metro quadrado do Brasil. Quando alguém desconhece este fato ou não reconhece a sua existência existência, de duas uma:

01 - Ou essa pessoa esta completamente desinformada acerca do que acontece no Brasil
02 - Ou está muito mal intencionada.

Salve, Artistas Caririenses - Grandes e Maravilhosos.
Ah! você se acha diferente por produzir arte ? Venha para o Cariri e entre na FILA !

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Assaré Comemora Hoje 102 Anos de Vida do Poeta "Patativa do Assaré"


Os principais equipamentos da cidade de Assaré recebem o nome do poeta “Patativa”, afinal, o município gira em torno dele. Sob essa perspectiva, festejos e reverências à sua memória são realizadas em comemoração ao seu aniversário de vida. Caso estivesse vivo completaria hoje 102 anos.

Antônio Gonçalves da Silva, conhecido por "Patativa", nasceu no dia 5 de março de 1909 na Serra de Santana a 18 Km da cidade de Assaré. Foi um roceiro que viveu exclusivamente da agricultura, numa casa simples, de taipa, chão batido, como a maioria dos sertanejos da região.

Perdeu a visão de um dos olhos quando tinha seis anos de idade; aos doze anos ingressou no universo escolar. A partir dalí, começou a escrever poesias e textos pequenos; logo após, com 16 anos, ingressou na arte do repente chegando a apresentar-se em pequenos shows festivos e em saraus da sua cidade, depois que ganhou da sua mãe, Maria Pereira da Silva, uma linda viola.

O município de Assaré sempre valorizou e faz questão de manter viva a memória e a importância desse poeta “PATATIVA DO ASSARÉ”. Tanto que possui um Memorial com o seu nome (Memorial Patativa do Assaré) e um museu (Museu do Poeta Agricultor), com os objetos agrícolas pertencentes ao mesmo, casa onde o poeta nasceu. Seus filhos e netos ainda residem no município.
No próprio Memorial é possível identificar um resumo de como o poeta gostaria de ser visto e eternizado:
“Conheço que estou no fim
e sei que a terra me come,
mas fica vivo o meu nome
para os que gostam de mim.
Chegando o dia afinal
baixarei a sepultura
mas fica o Memorial
para quem preza a cultura.”

Aos vinte anos recebeu a denominação de “Patativa”, pois havia muita semelhança entre seu canto e o do pássaro Patativa, uma ave tipicamente nordestina que possui características singulares. Desde então, passou a viajar pela região cantando seus repentes e apresentando-se várias vezes na rádio Araripe, localizada na cidade do Crato.

Fonte: gerandoletras.blogspot.com
Ele divulgou a cidade de Assaré não só numa escala nacional, mas também no exterior. Sua poesia revelou um talento incomparável de um homem simples teve como uma das suas maiores inspirações os fenômenos da natureza, traduziu em versos aquilo que muitas vezes fica impossível representar com palavras.

Seus poemas mais famosos:
· Apelo dum Agricultor
· A Triste Partida
· Cante Lá que eu Canto Cá
· Coisas do Rio de Janeiro
· Meu Protesto
· Mote/Glosas
· O Poeta da Roça
· Peixe
· Se Existe Inferno
· Vaca estrela e Boi Fubá
· Você se Lembra?
· Vou Vorá

Obras do Autor:
· Inspiração Nordestina (1956);
· Inspiração Nordestina:
· Cantos do Patativa (1967);
· Cante Lá que Eu Canto Cá (1978);
· Ispinho e Fulô (1988);
· Balceiro – Patativa e Outros Poetas de Assaré (1991);
· Cordéis (1993);
· Aqui Tem Coisa (1994);
· Biblioteca de Cordel:
· Patativa do Assaré (2000);
· Balceiro 2 – Patativa e Outros Poetas de Assaré (2001);
· Ao pé da mesa (2001).

O poeta faleceu aos 93 anos, em 8 de julho de 2002 na cidade do Crato. No entanto, sua memória continua viva e suas obras são estudada por professores, pesquisadores, desfrutadas nas universidades e fora dela. Objeto de estudo de mestres e doutores.

Resumindo: “Patativa do Assaré” é o gênio da literatura cearense!

Créditos: Verinha Torres.
Aluna do Curso Técnico em Guia de Turismo (SENAC-Crato)
Vice-Diretora de Comunicação (Fórum Regional de Turismo e Cultura)
Fotos: Vide Legenda.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30