xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 março 2012

Reajuste para servidores municipais foi aprovado por unanimidade.


Sem muita discussão foi aprovado em única votação, por unanimidade no Plenário da Câmara, o Projeto do Executivo Municipal que concede reajuste salarial aos servidores públicos. Antes, a Comissão de Cidadania e Justiça – CCJ deu o parecer favorável ao Projeto.

Na opinião do Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato – Sindmscrato – Francisco de Matos Júnior afirmou que o reajuste foi bom. Na Secretaria de Saúde, ele citou que o aumento foi de 8% para o nível superior. Já para os servidores de nível médio, o reajuste está dentro do percentual do mínimo nacional, em torno de 14%. Os profissionais do PSF, embora não atendendo suas expectativas, também tiveram seu reajuste, o que já representa um avanço, ressaltou Júnior Matos.

Para os profissionais da Educação aconteceram avanços consideráveis, proporcionados também pelo Fundeb. Foram 12% de reajuste, mais 8% de pó de giz, mais 10% para os que tem especialidade que já é uma lei.

A Vereadora Mara Guedes (PT) afirmou que estava bastante angustiada, principalmente pelo fato de não ter acontecido uma discussão com a presença dos servidores, no Plenário. Ela disse que faltou articulação dos órgãos, inclusive da Câmara Municipal que não se preocupou em mobilizar os funcionários, pelo menos os insatisfeitos com o reajuste concedido.

Enquanto isso, o líder do Prefeito na Câmara – Vereador George Macário (PV) ressaltou que o Projeto do Executivo não gerou polêmica, entre os funcionários e vereadores, porque todos ficaram satisfeitos com a proposta. O Prefeito Samuel Araripe teve uma postura sincera, pois não ofereceu algo que não possa cumprir, no decorrer de sua administração.

O Presidente da Câmara Municipal – Vereador Florisval Coriolano (PSD) também afirmou que o reajuste foi bom, dentro das possibilidades do Município.

Fonte: CMC

Colégio Diocesano do Crato comemorou 85 anos na última quinta-feira

O colégio Diocesano do Crato comemorou 85 anos no dia 1 de março. Câmara de vereadores do
Crato fez homenagem.


O mestre de cerimônia da Câmara – Jornalista Huberto Cabral usou a tribuna para falar sobre os 85 anos do Colégio Diocesano que transcorreu no dia dia 1º de março, quando aconteceu a abertura do centenário de nascimento do Monsenhor Francisco Holanda Montenegro, que dirigiu a referida escola, durante 52 anos. Cabral afirmou que em relação aos principais cargos públicos do País, entre os alunos do Colégio Diocesano só não teve um Presidente da República.

CMC

Vídeo - Gato e Rato bebem leite juntos...

A prova de que é possível conviver, apesar das diferenças ?


Assaltantes morrem em troca de tiros com a polícia

NE - Mata Tudo!

Foram mortos neste sábado (3) quatros homens envolvidos no assalto ao Banco do Brasil, no município de Catarina. A troca de tiros com a polícia começou por volta das 5h30, na localidade de Ebrou, a 10 km de Acopiara, no Centro Sul do estado.

De acordo com o Comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Coronel Gomes Filho, a polícia recebeu a informação que uma topic sairia de Fortaleza para resgatar os criminosos na Serra de Catarina. No veículo, estava o motorista, conhecido como "Papel", um amigo do motorista que não portava identificação, e quatro adolescentes.

O grupo resgatou os quatro assaltantes, e não parou ao passar por uma barreira da Polícia Militar na estrada de Catarina. Em seguida, passaram pela segunda barreira da polícia, entraram na cidade de Acopiara e abandonaram o veículo na localidade de Ebrou. O grupo que havia resgatado os criminosos foi preso no local, já os assaltantes entraram no matagal.

Confronto

Por volta das 4h30 da manhã, entraram na mata PM's no helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAE), e policiais do Batalhão da Tropa de Choque. Houve troca de tiros com os criminosos, e os quatros morrem no confronto. Os homens foram identificados como "Zé Roberto", "Jairo", "Nando" e um chamado pelos criminosos, de "Pernambuco".

Foram apreendidadas três metralhadoras, uma escopeta 12, um revólver, um fuzil 762 e duas pistolas ponto quarenta.

A operação foi realizada pela Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Civil e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. O secretário da Segurança seguiu de helicóptero para Acopiara

Entenda a notícia

O assalto aconteceu no fim da manhã da última segunda-feira (2), logo após um carro-forte abastecer com cerca de meio milhão de reais a agência do Banco do Brasil da cidade. os ladrões cercaram o banco e a delegacia de Polícia ao mesmo tempo, mataram o soldado Antônio Alves Neto, 32, e roubaram o dinheiro que havia na agência bancária e numa lotérica próxima.

Os criminosos usaram três pessoas como reféns na fuga, entre elas, um médico e outro PM, que foram libertados já fora da cidade. Os assaltantes fugiram em três veículos, entre eles, um Corolla pertencente ao médico Wallacy Lopes, um dos reféns. Utilizaram também Voyage cinza e um Uno prata, que foi encontrado incendiado.

Com informações do editor Fernando Ribeiro - DN
Foto ilustrativa: Site da RedeTV

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos




E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Carro desgovernado bate em casa e deixa duas pessoas gravemente feridas no Crato


Duas mulheres ficaram gravemente feridas depois que uma caminhonete desgovernada destruiu a fachada de uma casa, que também funcionava como um comércio, por volta das 8h desta sexta-feira (2) no Crato. Maria Neuda Moreira Sousa, 66, recebia a visita da vizinha Nelda Ferreira da Silva, 67, quando o motorista de um veículo S-10 branco perdeu o controle do carro e colidiu com a casa.

O motorista trabalhava para uma fábrica de gesso da cidade e fugiu do local logo após o acidente que destruiu completamente a fachada do imóvel. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Crato, Maria Neuda sofreu um esmagamento dos membros inferiores e corre risco de ter as pernas amputadas. A dona de casa foi encaminhada com urgência para o Hospital Regional do Cariri. A vizinha Nelda Ferreira fraturou as duas pernas, foi encaminhada para o Hospital Joaquim Bezerra e não corre risco de vida.

O veículo foi recolhido ao depósito do Demutran e a polícia continua a procura do motorista.

Verdes Mares


2012 - Ano de Luiz Gonzaga

PE: 2012: Ano Cultural Luiz Gonzaga

LEI Nº 14.291, DE 03 DE MAIO DE 2011.
Institui no âmbito do Calendário Cultural do Estado de
Pernambuco, o ano de 2012, consagrado ao centenário de
nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e dá outras
providências.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO:

Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica determinado o ano de 2012, no âmbito do Calendário Cultural do Estado de Pernambuco, de consagração ao
centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

§ 1º Para comemorar o ano de consagração do centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Governo do Estado, através
das Secretarias, conjuntamente com instituições e/ou entidades ligadas à cultura, poderá organizar eventos especiais.

§ 2º Os eventos especiais citados no parágrafo anterior deverão ter como objetivo:
I - homenagear a produção musical do compositor;
II- reavivar, valorizar, incentivar, fomentar e divulgar a memória do Rei do Baião.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS, em 03 de maio de 2011.
EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS

Governador do Estado

FRANCISCO TADEU BARBOSA DE ALENCAR
THIAGO ARRAES DE ALENCAR NORÕES
O projeto que originou esta Lei é de autoria do Deputado Antônio Moraes

Matéria enviada ao Blog do Crato por Erlon Teles ( Colaborador )

O Lamento do Pássaro "Jesus Meu Deus" - Sergio Linhares


Tenho o hábito madrugador, acordo cedinho e me transfiro para um alpendre anexo a casa, onde uma rede e livros me aguardam e é justamente nesse horário que recebo a visita de um pequeno pássaro que o povo chama de Jesus Meu Deus, que traz um canto arrastado que diz : Jesus meu Deus, Deus, Deus...daí o motivo do seu nome. Quem ouve aquele canto jamais esquece. É um dos pássaros mais populares e estimados do Brasil. Iniciamos as atividades do dia, juntos, eu abrindo o livro e ele cantando. Parece até que nós dois temos um contrato. Sempre lhe dou atenção ,vez por outra, fecho o livro e fico escutando o seu canto bonito e profundo. Eu não tenho a capacidade de entender a linguagem dos pássaros, mas vejo no seu canto um lamento, é como se estivesse pedindo socorro.

Não sei porque tem gente nesse mundo que prende as aves numa gaiola, o que elas cometeram para serem encarceradas ? É uma tortura para aquelas pobres aves. Pássaro na gaiola não canta bonito, o canto dele é de agonia , de tristeza, parece até uma mistura de pranto, num tom penoso e triste. Deus criou as aves, os passarinhos, para viverem em liberdade , não para serem cativos. Se todas as aves fossem livres e protegidas dos terríveis caçadores e saíssem em bandos de campinas, sabiás, Jesus meu Deus, canários e se espalhassem por todas as cidades , nas copas das árvores, nas ruas e casas, cantando melodias , as pessoas seriam bem mais calmas e tranquilas.

O mundo seria bem diferente. É triste ver como Deus dá asas a um ser para ele voar, e vem outro e o aprisiona e o condena para o resto da vida. Quem faz mal a um semelhante , a natureza ou a um animal vai responder perante o céu. Vejam bem , eu nunca quis ter um passarinho engaiolado e todo dia um deles me bate a porta com um canto de alegria e gratidão e é o mais sagrado dos pássaros, pois traz no nome, duas entidades Santas , JESUS MEU DEUS!

Sérgio Linhares

SESC - Cinematógrapho - Exibições de filmes seguidos de debates.‏

.

Sempre às quartas - feiras, às 14h e 19h
Local: Teatro SESC Patativa do Assaré
Entrada Gratuita

Segue sinopse dos filmes:

07/03 - BAR ESPERANÇA, O ÚLTIMO QUE FECHA (Dir. Hugo Carvana, 1983, 119min)
As frustrações, amarguras e alegrias de artistas, intelectuais, bêbados e anônimos nas mesas de um bar da zona sul do Rio de Janeiro.

14/03 - CARMEN MIRANDA: BANANAS IS MY BUSINESS (Dir. Helena Solberg, 1994, 92min)
O filme conta a extraordinária história da estrela brasileira que conquistou a imaginação e o coração do mundo.

21/03 - ELES NÃO USAM BLACK-TIE (Dir. Leon Hirszman, 1981, 122min)
O filme debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalahadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar.

--
Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)

Religiosidade de Juazeiro inspira criação de estilista


As fitinhas do Padre Cícero são tramadas no tear, formando um tecido diferente e com colorido especial. A criação é base para modelos que se destacam no cenário nacional e internacional - O caldeirão cultural do Cariri chega na moda por meio da criatividade de um jovem estilista que cria novos tecidos.

Juazeiro do Norte. A arte da tecelagem com motivos religiosos deste Município ganha o sul do Brasil, pelas mãos criativas do juazeirense Alexandre Heberte. Em janeiro deste ano, os tecidos produzidos pelo tecelão, que hoje se encontra no seleto grupo dos grandes artesãos do mundo da moda no Brasil, foram parar nas passarelas do concorrido São Paulo Fashion Week. A maior semana de moda da América Latina, que no início deste ano lançou moda inverno para mundo, contou com vários modelos vestidos do famoso estilista João Pimenta.

Para se ter uma ideia da qualidade do trabalho, que vem chamando a atenção de tecelões veteranos, o seu material já foi motivo de reportagem de revista novaiorquina. Heberte se encontra de férias em Juazeiro do Norte e aproveita para apurar suas pesquisas. Agora está produzindo mais uma coleção exclusiva de verão para João Pimenta, ao mesmo em tempo que vem preparando material para a exposição que será realizada em maio, em São Paulo, onde reside há oito anos.

A exposição, intitulada "Ofício de Tecelão", fará parte da Eco Day, que tem como curadora Bete Landmann. Esse mesmo trabalho estava sendo produzido para acontecer em Juazeiro do Norte, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN). Mas o que chama mesmo atenção do trabalho são os artigos reciclados utilizados pelo tecelão manual, que adquiriu o tear de quatro quadros para desenvolver os tecidos. A engenhoca enorme faz parta do seu dia-a-dia, no processo de criação.

Entre os materiais usados na produção dos tecidos estão desde tiras de fitas K7 e VHS ao colorido das fitinhas do Padre Cícero, artigo popular de Juazeiro, incorporada aos tecidos, dando um tom especial e o colorido, bem característico do Nordeste e algodão. Para o desfile na São Paulo Fashion Week, foram trabalhados tons mais sóbrios, dentro da criação de João Pimenta.

Dos 30 modelos, mais de 70% deles estiveram vestidos com material produzido por Heberte. Foram mais de 70 metros de tecidos produzidos manualmente em seu tear. E o processo criativo do artista do tecido não fica apenas na forma de introduzir elementos diferenciados, como elementos da cultura regional. Também busca a sustentabilidade, com o uso do material reciclado.

O tecelão também faz, por meio de técnicas diferenciadas, produzir tecidos exclusivos. Um deles é o tecido formado com nós. Algo que tem chamado a atenção, pela característica rara da produção das peças.

Heberte começou a se dedicar ao trabalho de tecelagem há oito anos, desde que chegou a São Paulo. Tem feito isso com afinco, já que, segundo ele, é necessária muita disciplina para o ofício, com cursos, onde tem buscado técnicas, realizando uma releitura, com sua própria visão criativa. Também ressalta um pouco dessa atitude criativa, de forma herdada da mãe costureira e do irmão, que produzia redes de pesca. A grande tirada para o trabalho aconteceu com os cachecóis que decidiu produzir, sem o propósito a que chegou na cidade paulista.

Estava sem trabalho e decidiu sair de porta em porta comercializando os 300 deles que produziu e o resultado foi o sucesso nas vendas. Todos foram vendidos. Criou um blog e decidiu todos os dias expor uma peça diferenciada do seu material, o que começou a chamar a atenção dos grandes artesãos de destaque em São Paulo. Bolsas e outros artigos são produzidos por ele.

A primeira exposição que fez foi uma homenagem aos amigos juazeirenses e à terra natal, denominada "Salão de Beleza", em São Paulo, onde foi usado o colorido dos artigos religiosos. Também produziu peças exclusivas para o cantor juazeirense, Daniel Peixoto, sucesso na Europa. Os modelos foram usados para o novo disco lançado pelo artista.

Com isso, obteve o espaço em sua primeira exposição virtual, na rede Tecendo na Net (Tenet), que reúne material produzido pelos grandes artesãos do tecido no Brasil.

Identificação

O reconhecimento do trabalho veio por meio da identificação de um dos grandes tecelões e designer do País, Juan Ojeia, argentino radicado no Brasil. Heberte passou a fazer parte do grupo seleto de 50 artesãos, todos com mais de três décadas na área. Dentro da nova geração de talentos, o juazeirense entra com destaque. São 50 mestres têxteis que fazem parte da rede. O trabalho foi no ano passado, e logo projetou a sua criação.

Mais informações:

Alexandre Heberte
http://peixesempeixes.blogspot.com
alexandre_heberte@hotmail.com

Telefones (11) 8780.6173/96215655

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Secretaria de Saúde confirma mais 499 casos de dengue


A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou mais 499 casos de dengue, chegando a 1.477 o número de pessoas infectadas com a doença neste ano de 2012 no Ceará.

De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira (2), 39 municípios possuem incidência de dengue. Os números mais preocupantes estão em Fortaleza, com 576 casos confirmados, e Juazeiro do Norte, onde já foram detectadas 468 pessoas infectadas. Para efeito de comparação com os últimos anos, o mês de janeiro em 2012 foi terceiro de maior incidência, perdendo apenas para 2008 (com 1.607 casos confirmados) e 2011 (com 4.695 casos confirmados), quando a dengue atingiu o nível de epidemia no Ceará.

Conforme a Sesa, um óbito foi confirmado por conta de complicações em decorrência da dengue, mas outros sete estão em investigação - cinco na capital e dois no interior do estado.

SESA
Foto ilustrativa: Elizangela Santos

Projeto "Talentos Musicais" tem inscrições prorrogadas

O Governo do Estado, através da Casa Civil, prorrogou até o dia 12 de março as inscrições para a Seleção Pública de Talentos Musicais. A seleção prevê selecionar artistas para realizar apresentações em eventos oficiais no Ceará.

Segundo o documento [nº 02/2012] com a alteração, publicado nesta quinta-feira [1º], todos os itens do primeiro Edital permanecem inalterados. A prorrogação aconteceu para viabilizar o maior número possível de inscrições.

O Edital com a Seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 16 de janeiro e está fundamentado na Lei Federal nº8.666/93. Serão selecionados novos talentos musicais para buscar a valorização e participação deles no desenvolvimento de atividades culturais e fortalecer a produção artística local. De acordo com o edital [nº 001/2012], serão selecionados 12 talentos musicais.

Estarão habilitados a participar do processo de seleção, pessoas físicas ou jurídicas residentes ou registradas no Ceará há pelo menos um ano. As inscrições devem ser encaminhadas com formulário preenchido [conforme modelo do Edital] pessoalmente ou via correio [Palácio da Abolição Setor de Protocolo da Casa Civil - térreo Av. Barão de Studart, nº505, Meireles Fortaleza – CE CEP: 60120-000 Remetente: Nome do Cantor(a) ou Banda Nome e endereço completo].

O envelope deverá estar lacrado e conter ainda os documentos solicitados no Edital, uma gravação em formato CD, release do músico ou banda, breve currículo, sinopse do show a ser realizado, ficha técnica e reprodução em vídeo para que seja possível avaliar a performance.

A Seleção dos Talentos Musicais será realizada em duas etapas: uma pré- seleção de 24 bandas [ou cantos solo] que será avaliada por uma comissão e a segunda etapa consistirá em uma audição a ser realizada no Centro de Convenções, em data a ser definida. A divulgação da relação dos 12 cantores ou grupos musicais selecionados será devidamente publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará [DOE].

::: EDITAL - DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO [Página 1]

* Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado


Preso icoense acusado de assaltar o Banco do Brasil de Catarina


Foi preso na tarde desta sexta-feira [2] em São Gonçalo mais um envolvido no assalto à agência do Banco do Brasil de Catarina que aconteceu na última segunda-feira [27/2].

José Valter Correia Lima, 41, foi preso enquanto a polícia realizava uma série de revistas no distrito de São Gonçalo, na Zona Rural de Catarina. José Valter foi detido quando fugia escondido na caçamba de um caminhão revistado pelo BPChoque. De acordo com informações do Capitão Cavalcante, comandante da ação, 4 viaturas estavam realizando a saturação quando encontraram o assaltante escondido na caçamba do veículo. José valter é natural de Icó e estava sem arma e sem dinheiro no momento da prisão.

Foi preso no momento do assalto, Pedro Negreiros, que, de moto, dava cobertura à quadrilha durante o crime. Segundo o Capitão Cavalcante, ainda faltam ser presos outros 7 assaltantes que compõem a quadrilha de 9 homens.

O ASSALTO - O assalto aconteceu no fim da manhã da última segunda-feira [27/2], logo após um carro-forte abastecer com cerca de meio milhão de reais a agência do Banco do Brasil da cidade. os ladrões cercaram o banco e a delegacia de Polícia ao mesmo tempo, mataram o soldado Antônio Alves Neto, 32, e roubaram o dinheiro que havia na agência bancária e numa lotérica próxima.

Os criminosos usaram três pessoas como reféns na fuga, entre elas, um médico e outro PM, que foram libertados já fora da cidade. Os assaltantes fugiram em três veículos, entre eles, um Corolla pertencente ao médico Wallacy Lopes, um dos reféns. Utilizaram também Voyage cinza e um Uno prata, que foi encontrado incendiado.

* Com informações e imagem da Polícia [via radialista Richard Lopes] e divulgação do Diário do Nordeste ( Yuri Guedes )

Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30