xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/03/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 março 2012

Livro sobre narrativas orais do Barro Vermelho será lançado no Crato


NE - Parabéns, Ana Rosa ! - Há dias que eu ensaio publicar essa notícia !


O bairro do Alto do Penha na cidade do Crato ganha livro contando as histórias de memórias sociais e imaginárias da comunidade. O livro foi organizado pela professora Ana Rosa Dias Borges e será distribuído gratuitamente nas bibliotecas escolares da Cidade e na comunidade.

O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura, através do Edital Micro Projetos Mais Cultura em 2010. Além do livro, o projeto propiciou a realização junto aos jovens da localidade, oficinas de produção textual, fotografia, desenho, pintura e identidade cultural, o que serviu de suporte para edição do livro.

De acordo com a professora Ana Rosa a ideia deste trabalho surgiu quando realizava seu trabalho monográfico que versou sobre a oralidade, por meio dos contos populares coletados nas comunidades narrativas orais da Chapada do Araripe. Ela destaca que a partir desta pesquisa sentiu a necessidade de ampliar o seu trabalho investigativo composto das memórias das pessoas mais velhas do lugar para evidencia fragmentos históricos que nunca foram evidenciados na historiografia oficial e cita que a escolha do Bairro Alto da Penha, se deu porque na sua infância residia próximo a localidade e isso proporcionou uma ligação afetiva com o bairro. Ana Rosa enfatiza que o Barro Vermelho que se encontra atualmente subdividido geograficamente em decorrência da urbanização e que o lugar descreve parte da história econômica, social e cultural da cidade do Crato.

O Lançamento do livro acontecerá em dois momentos, no dia 10 de maço, às 19h00, na sede da Pastoral do Menor dentro da Programação do evento cultural “O Alto Mostra a Sua Cara” coordenado pela geógrafa Sibelle Elpidio que é moradora do bairro e no dia 15 de março, às 19h00 horas, no salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA e tem a parceria do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC.

Serviço:
Livro “Narrativas Orais no Barro Vermelho” organizadora Ana Rosa Dias Borges
(88)96196988 - Email: rosasacci@yahoo.com.br
Via Cariri Agora

O CRATO HOJE - Sexta-Feira, 02 de Março de 2012


Conjunto para moradores de áreas de risco da encosta do Seminário já está com mais de 50% das obras prontas

Dentro do projeto das obras da Encosta do Seminário, a Prefeitura do Crato vem cumprindo a contrapartida para o início da obra na cidade, que fará parte de uma parceria da administração com a Secretaria das Cidades, por de empréstimo do Banco Mundial. Com isso, a Secretaria de Infraestrutura do Município está realizando a construção do Conjunto nas proximidades do Liceu, com 24 casas.

Segundo a Secretaria, mais de 50% das obras estão concluídas. As casas, com toda a infraestrutura necessária, feitas com recursos do poder público municipal, serão destinadas às famílias que residiam em áreas de risco da Encosta. Todas as famílias passaram por um processo de avaliação, com acompanhamento das psicólogas e assistentes sociais da Secretaria de Ação Social.

O projeto já avançou em várias etapas no município, com realização de uma audiência pública e a participação dos moradores do bairro. Outro ponto importante foram visitas feitas por técnicos da Secretaria das Cidades e do Banco Mundial, sempre com acompanhamento do gestor municipal e técnicos da administração.

A gestão atual sempre foi a maior entusiasta desse projeto, por recuperar uma área importante da cidade, dando novo aspecto paisagístico ao Crato e promovendo o saneamento do bairro mais populoso do Município. Serão mais de R$ 10 milhões empregados em uma das várias obras realizadas no Crato, inseridas no Plano de Requalificação Urbana, desenvolvido por meio da administração local.

Crato escolhido para realização de pesquisas sobre o mosquito da dengue

Está sendo realizada em Crato pesquisa para avaliar a resistência e longevidade do mosquito de dengue, por meio de armadilhas, denominadas ovitrampas, que já foram colocadas nos bairros de maior infestação. A Secretaria de Saúde do Crato está atuando de forma intensiva na prevenção e combate da dengue na cidade, com alerta para o período de chuvas e orientação da população no sentido de colaborar no trabalho. Nas armadilhas são colhidos os ovos do mosquito, antes mesmo da fase larvária, evitando a reprodução.

Para isso, segundo o coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, o Plano de Intensificação de Combate à Dengue tem sido fortalecido desde o início do ano, com os ciclos de visitação nas residências, orientação da população, e a atuação da Mobilização Social junto à comunidade. Segundo Marcos Aurélio, foram colocadas em residências de vários bairros da cidade 300 ovitrampas. Bairros como Seminário, Batateiras, Misericórdia, Pinto Madeira e Cacimbas receberam as armadilhas, que toda semana são observadas pelos técnicos. Os ovos estão sendo levados para o laboratório de entomologia, em Juazeiro, e transferidos para estudos em Fortaleza.

Mas, o coordenador do setor de Endemias destaca a sociedade como o principal agente da guerra contra o mosquito, já que mais de 90 por cento dos focos são encontrados dentro das residências. Ele convida as comunidades a travarem uma batalha contra o mosquito e eliminar a dengue do Município.

Crato sediará a 12ª edição do Congresso das Secretarias Municipais de Saúde

'Municipalização com Regionalização: um desafio para o acesso com qualidade no SUS' é o tema do XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde, que será realizado no próximo mês de abril no município do Crato. Durante os dias 10, 11, 12, 13 e 14 serão abordados, explanados e discutidos temas de alta relevância no contexto das políticas públicas que visam estabelecer melhorias constantes e crescentes na saúde como um todo.

De acordo com Regina Petrola, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Crato, autores de trabalhos devem encaminhar resumos até o dia 1º. de março. Demais participantes podem inscrever-se a qualquer momento, inclusive durante o evento, no total de 600 vagas. É importante salientar que estão abertas as inscrições para o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, através do site da instituição www.cosemsce.org.br/xiicongresso.

Os temas para inscrição de trabalhos são: Gestão do SUS, Vigilância da Saúde, Inovações Tecnológicas na Saúde, Participação e Controle Social no SUS, Educação Permanente e outros. Todo o processo será realizado on line, tanto para os secretários – que devem realizar sua inscrição apesar de já terem suas vagas asseguradas, quanto para os técnicos e apresentadores de trabalhos.

A gestão da Saúde do Crato enfatiza desde já a importância de um evento como esse e ressalta que o município está preparado tanto para receber os congressistas como para participar efetivamente do XII Cosems. O link para inscrições http://www.cosemsce.org.br/eventos/xiicsmsc/inscricao/ está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br.

CONTATOS:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br


Aeroporto de Juazeiro aumenta fluxo em 97%


NE - Na verdade, para quem não está no cariri é interessante saber que mesmo nós aqui no Crato já estamos acostumados a todo instante vermos e ouvirmos aviões sobrevoando o cariri, em curso de aterrissagem no Aeroporto Regional do Cariri, e isso começou a acontecer de poucos meses para cá. Lembra-me muito o período em que morei em Fortaleza, em 1998, no bairro messejana, onde os aviões faziam o giro na base para aterrissagem. Indiscutivelmente, o Cariri está se desenvolvendo. Agora se apenas uma cidade se desenvolve em detrimento de outras, isso é outro departamento. ( Dihelson Mendonça ).

As obras de construção dos Módulos Operacionais prosseguem, o que vai ampliar as áreas de embarque e desembarque de passageiros

Juazeiro do Norte. Praticamente duplica a movimentação de passageiros no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, em virtude do aumento de voos desde o segundo semestre do ano passado. O crescimento na movimentação de passageiros em quase 97% no período de alta estação em janeiro de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a superintendência do aeroporto, coloca o equipamento entre os que registraram maior crescimento no País. O fluxo diário no local é de 3.600 pessoas.

Ano passado, neste mesmo período, estavam em operação quatro voos, destinados a Fortaleza e São Paulo. O início desde ano, já se somam nove voos, mais que o dobro do mesmo período do ano passado. Foram 46.723 passageiros que embarcaram e desembarcaram na cidade neste período. O aeroporto recebe passageiros não apenas do Cariri, mas de cidades de Estados vizinhos como o Pernambuco e a Paraíba.

E o mês de fevereiro deste ano, mesmo passando o período da alta estação, com movimentação recorde de janeiro, surpreende, segundo o superintendente do Aeroporto, Roberto Germano de Sousa. Com o mês praticamente fechado, já são mais de 60% de movimentação de passageiros em relação ao ano passado. Em fevereiro de 2012 foram 33.985 passageiro. No ano passado, foram 20.526.

Por conta desse crescimento, em outubro do ano passado, depois de várias reivindicações da sociedade e intervenção do Ministério Público federal, foi iniciada a construção dos Módulos Operacionais (MOPs), ampliando a área de embarque e desembarque em 1000 metros quadrados, com o embarque numa área de 600m² e o desembarque ocupando um espaço de 400 m². A área correspondente a esses espaços hoje é de 950 m².

De acordo com o superintendente, a obra está sendo realizada dentro do prazo previsto e não haverá atrasos para entrega, no dia 31 deste mês. Com isso, a capacidade anual de lotação passará para mais de 500 mil passageiros, o que já está praticamente no limite da realidade atual de lotação. Essa nova realidade, com os novos módulos, num investimento da Infraero de R$ 2,8 milhões, fará com que o aeroporto regional tenha capacidade para dois pousos simultâneos. As operações acontecem com dificuldade para cada pouso.

Pela manhã não tem acontecido vôos para Fortaleza, em virtude das reformas no Pinto Martins. Com isso, um vôo com destino a São Paulo, que ocorria por Fortaleza, está sendo realizado direto para o Estado Paulista. Os outros vôos são destinados a São paulo, Salvador, Brasília, a maioria deles via Capital do Estado, grande parte à noite. Em virtude do grande aumento de vôos destinados ao Cariri, desde o ano passado, que o aeroporto passou a ter funcionamento 24 horas.

Várias adequações já foram feitas no local, no sentido de otimizar o espaço, inclusive na área comercial, embarque e desembarque, desde a vinda das novas empresas. Com a construção dos Módulos Operacionais, a área comercial do aeroporto, conforme o superintendente, ficará bem mais ampla, com adequações da atual sala de embarque. Uma parte da pista também está sendo recuperada.

De acordo com Roberto Germano, o crescimento no número de voos para a cidade deve-se, principalmente, ao aumento de viagens aéreas no Brasil. Mas, no caso de Juazeiro do Norte, há questões relacionadas ao turismo religioso e negócios, além da instalação e crescimento das universidades. Dessa forma, o público tem sido favorável, além do crescimento da classe média na região.

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes fechou o ano passado com movimento 40% acima de 2010. Foram quase 340 mil embarques e desembarques à terra do Padre Cícero. 2011, que começou com apenas quatro voos, fechou com dez. No último dia 9 de dezembro, foram implantados de forma permanente mais dois voos.

Crescimento

3,6 mil passageiros passam a cada dia pelo Aeroporto de Juazeiro, que está em obras de ampliação para atender à demanda

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte - Cariri
(88) 3572.0700 / 3572. 2118

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Online


Previsão do Tempo para hoje, 02 de Março de 2012

.


Bom Dia, Crato!

H
oje é Sexta-Feira, dia 02 de março de 2012. Choveu muito pouco nos últimos dias em Crato. Apenas alguma neblina ocasional. A previsão do tempo para hoje indica Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O nascer do Sol acontece às 05h43 e o Pôr do Sol às 17h56. Temperatura máxima de 32ºC e mínima de 20ºC.

Quantidade e Probabilidade de Chuva - 2mm 80%
Direção e Velocidade do Vento ESE 12km/h
Umidade relativa máxima e mínima - 85% 30%
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Tenham um Bom Dia.
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO !


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:


- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- 5 milhões de páginas acessadas
- Mais de 22.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Novidade: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Amilton Som, Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Dr. Jonas Mangueira, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica. Se desejar, entre em contato pelo telefone de recados: (088) - 3523-2272

Blog do Crato - 5 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Ceará registra mais de 570 descargas elétricas este ano, diz Coelce


Só no município de Granja, no Norte do estado, foram registrados 288 raios. Nessa época, a incidência de raios aumenta por conta da chuva.

O Ceará registrou pelo menos 574 raios este ano, segundo a Companhia Energética do Ceará (Coelce), que monitora esse tipo de fenômeno. O grande número de descargas elétricas tem preocupado moradores da região Norte do Ceará, onde há maior incidência . Foram registrados quase trezentos somente no município de Granja. Nessa época, a incidência de raios aumenta por conta da chuva.

O estrago de uma descarga elétrica pode ser grande. Um para raio da subestação da Coelce de Granja, atingido durante uma tempestade nesta semana ficou destruído. A incidência de raios está ligada às tempestades de chuva. Na região Norte do Ceará, segundo o monitoramento da Coelce, é onde se concentra a maior quantidade. Em Granja, só neste ano foram registrados 288 raios. Em seguida, vem os municípios de Viçosa do Ceará (170), na serra da Ibiapaba, e Camocim, no litoral Oeste (97). Até agora Fortaleza registrou 19 raios.

Uma das explicações para esta grande incidência de raios é por conta de áreas descampadas. Além disso, muitas construções no interior também não tem para-raios. Os especialistas alertam que todo cuidado é pouco. Dentro de casa, deve-se evitar o contato com equipamento que esteja conectado à rede elétrica.

“Por exemplo, o celular, utilize sem estar no módulo de carregamento. A televisão, procure utilizar com controle remoto. Se houver algum curto circuito interno, se perceber alguma coisa estranha, procure desligar o seu disjuntor”, orientou o gerente de distribuição da Coelce, Francisco Queiroz Magalhães.

Para a Defesa Civil, o período de chuva é de alerta. As atenções estão voltadas principalmente para a população ribeirinha dos rios Coreaú e Acaraú, que já enfrentaram problemas com as enchentes de anos anteriores. “Na região norte, nós temos vários locais de incidência de alagamentos em virtude das chuvas fortes”, afirmou o capitão Roberto Morais, coordenador regional da Defesa Civil.

Já são três açudes transbordando no Ceará: o Tijuqinha, no Maciço de Baturité; Valério, em Altaneira, no Cariri; e o Junco, que fica em Granjeiro, no Sul do estado. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), dos 136 açudes monitorados, quatro estão com um acúmulo de água acima de 90% e 15 inferior a 30% da capacidade.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares


TSE multa Dilma, Lula e PT por propaganda irregular

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) multou a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT por propaganda eleitoral antecipada em 2010, ano em que Dilma foi eleita.

Lula e a presidente terão de pagar R$ 5 mil casa. O PT deverá arcar com uma punição de R$ 25 mil, e perderá o direito à sua propaganda eleitoral no dia 24 de maio deste ano. O pedido foi ajuizado na Justiça Eleitoral pelo PSDB e pelo Ministério Público Eleitoral contra Dilma, durante sua campanha. De acordo com a argumentação deles, ela usou em 13 de maio de 2010 espaço destinado a "difusão do ideário programático", segundo o tribunal, para na verdade fazer propaganda eleitoral.

Folha OnLine

REPRISANDO - Apelo da Comunidade do Bairro do Seminário


Precisa-se de um Carro para transportar a Banda de Música


Dihelson Mendonça, a comunidade do Bairro Seminário fez o pedido para a Banda de música acompanhar o cortejo de são josé. A banda foi liberada, porém o carro para transportá-los não, com quem poderíamos conseguir este carro ? A comunidade fala que este problema é fácil de resolver. Mas como elas são senhoras fica difícil conseguir.

É necessário não deixar que a festa de São José do Seminário se acabe. A festa cultural do bairro do seminário já vem acontecendo há longos anos, eu que faço parte da organização em uma das ruas e vejo essa cultura quase chegando ao fim.

Edineide Nogueira
Bairro do Seminário

Foto tirada na Estação Espacial Internacional mostra Itália de noite

http://3.bp.blogspot.com/-sxKcSpJsTys/T1BsGmnKjmI/AAAAAAAAfOY/YboT8dDaFgo/s1600/italia2.jpg


Tripulação a bordo do posto orbital fez a imagem no começo de 2012. Cidades de Roma e Nápoles se destacam como manchas claras. Uma imagem divulgada pela agência espacial norte-americana (Nasa) mostra a península itálica repleta de luzes acesas durante a noite. A foto foi tirada por integrantes da Estação Espacial Internacional, que sobrevoava a região da Itália a 240 quilômetros de altitude. Na foto, é possível ver duas manchas mais claras, nas quais se concentram mais luzes: são as cidades de Roma e Nápoles, duas das principais na nação cujo território lembra o formato de uma bota. Mais acima, a luz opaca de outras nações da região como Áustria e Suíça está visível.

Do Globo Natureza, em São Paulo

III Festival de Cinema Digital de Jericoacoara

Vem aí o III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, que está com inscrições abertas para cineastas de todo o País. O evento ocorrerá de 15 a 21 de junho próximo na praia de Jericoacoara e promete trazer grandes nomes do cinema nacional. Ano passado, a segunda edição do evento destacou um total de 50 filmes, selecionados em meio a 218 obras inscritas, consolidando a dimensão nacional do festival.

São aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental. Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o Festival de Jericoacoara tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual , de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros.

O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz.

Podem participar realizadores de todo o País, com filmes produzidos em tecnologia digital. Inscrições pelo site www.jeridigital.com.br


Grupo usa dinamite e assalta agência do BB de Banabuiú

Cerca de 15 homens fortemente armados invadiram a agência do Banco do Brasil do município de Banabuiú, a 214 km de Fortaleza, renderam vigilantes e bancários e anunciaram assalto. O crime aconteceu por volta das 17h20 desta quinta-feira, 1º.

Segundo informações do agente do Pró-Cidadania do Município, Júlio César, o bando chegou ao local dividido em quatro veículos. Enquanto parte da quadrilha ficou ao lado de fora da agência, outros criminosos, armados com fuzis, coletes à prova de balas e máscaras, invadiram o banco anunciando o assalto.

Durante a ação, o bando usou artefatos explosivos para dinamitar os caixas eletrônicos da agência. Ainda não há detalhes sobre a quantia levada pelos criminosos ou se foram feitos reféns. Um dos veículos usados pela quadrilha durante a fuga foi abandonado na zona rural da cidade.

POVO Online

Com gol no fim, Icasa vence o Crateús

O Icasa suou, mas venceu mais uma no Campeonato Cearense. Com gol aos 45 do segundo tempo, o Verdão do Cariri superou o fraco futebol apresentado e fez 2 a 1 no Crateús, na noite desta quinta-feira (1º), no estádio do Romeirão, em Juazeiro do Norte.

Com o Resultado, o Icasa soma 13 pontos e está em 8º na classificação. O Crateús, por sua vez, perdeu a oportunidade de encostar no G-4 e, em 7º, manteve os 15 pontos conquistados.Na proxima rodada, o Verdão do Cariri recebe o Ceará, enquanto o Crateús viaja para Sobral, onde enfrenta o Gurany.

Via Portal verdes Mares

Hoje é o Aniversário do Poeta Maldito - Wilson Bernardo

O Magnata da Paradoxalidade

http://4.bp.blogspot.com/-L-tV-iczG74/T1BfxXVY-TI/AAAAAAAAfN0/ncjKdSb9_OI/s1600/WB02.jpg


http://2.bp.blogspot.com/-cTNZlQGSeXk/T1Bfx388s2I/AAAAAAAAfOA/_QvrJ-Tre4s/s1600/WB03.jpg


Hoje tenho o prazer em anunciar um dos mais esperados aniversários do ano; Não de um político, uma autoridade eclesiástica, mas de uma pessoa do povo, um cidadão simples, que só anda pelas ruas da cidade, trajando bermudas, fotografando, registrando a história da nossa era para a posteridade, através de inúmeros projetos, dando a sua contribuição valiosa para o desenvolvimento da nossa sociedade através de muitas mídias: Fotografia, Poesia, Crônicas, e até Música. Wilson Bernardo, ou como costumamos chamá-lo por aqui pelas iniciais WB, é um cara muito querido pela população. MUITO MESMO! - Ele é o único "doido" de carteirinha que a cidade ama de verdade.

É bem verdade que existe aí uma meia-dúzia de detratores que nutrem grande inveja por esse "baluarte da cultura maldita dos guetos", mas ele, idiossincrasicamente, quer é mais...rs rs rs

Wilson é irreverente. Em si mesmo, paradoxal. Nunca se sabe com certeza o que ele pensa, e seus escritos causam sempre surpresa, além do desleixo "proposital" que nutre pela forma escrita clássica da língua portuguesa, não diferenciando por exemplo, Conserto e Concerto como formas distintas e várias outras particularidades, sendo a sua forma peculiar de escrita algo por si só a ser estudado, imitado, porém nunca igualado.

A este fã de carteirinha da vida boa, do Calçadão, das eternas biritas dos boêmios do Crato, mas sobretudo, pelo imenso amor e dedicação que tem para com os verdadeiros amigos, levemos a nossa mensagem de Feliz Aniversário, de uma vida plena de realizações, de conquistas e de boa saúde.

WB, em nome do Blog do Crato e Blog Cariricaturas, receba os nossos sinceros parabéns!

Dihelson Mendonça


Escola Técnica foi inaugurada em Aurora‏


Num clima de muito entusiasmo e alegria aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 1º de março a inauguração oficial da Escola Técnica profissionalizante de Aurora que recebeu a denominação de Leopoldina Gonçalves Quezado.

A população de Aurora, assim como muitos convidados da região circunvizinha lotaram as dependências do mais novo estabelecimento de ensino público do Sul do Ceará, por sinal um dos mais belos já edificados no Cariri. Uma obra realmente monumental para os padrões locais. O contentamento pela conquista de tão importante iniciativa saltava, por assim dizer, os olhos de todos os que estiveram conhecendo a escola pela primeira vez.

A solenidade de inauguração contou com a presença da secretária de educação do Estado, a professora Izolda Cela que esteve representando o governador Cid Gomes que por questão de agenda não pôde vir à Aurora. Também esteve presente no ato inaugural o Dr. Paulo Quezado como filho da homenageada que emprestou seu nome a escola – a 1ª tabelião de Aurora, professora e ex-vereadora D. Leopoldina Quezado conhecida pelos aurorense até hoje por Dona Louzinha. Prefeitos de várias cidades da região, assim como diversas outras autoridades também estiveram prestigiando o acontecimento.

Num discurso dos mais eloqüentes e emocionados o Dr. Paulo Quezado agradeceu a homenagem feita a memória de sua genitora. Falou ainda do seu profundo amor por Aurora – a sua terra natal e colocou em relevo todo o profícuo trabalho empreendido pelo prefeito Adailton Macedo nos seus três nãos de mandado a quem chamou de “o roceiro que deu certo”.

O prefeito Adailton por sua vez, também estava inspirado na noite, quando fez um dos seus melhores discursos sendo por diversas vezes ovacionados e aplaudido pela população presente. Ressaltou o seu esforço em prol de uma Aurora melhor para todos e, inclusive, do seu empenho para trazer a escola técnica, quando a mesma quase foi perdida devido a um certo descaso cometido pelo seu antecessor. Também aproveitou para anunciar outro leque de novas inciativas já garantidas, inclusive pelo governador Cid Gomes. Ainda fizeram uso da palavra o diretor do estabelecimento Isnard Gonçalves e a secretária de educação do Ceará Izolda Cela.

Logo após o descerramento da placa, toda a população pode finalmente adentrar a grande escola para conhecer in loco as suas estruturas físicas assim como a sua parte instrumental. Todos ficaram por demais alegres e entusiasmados diante da grandiosidade daquele empreendimento educacional. “Coisa de primeiro mundo, afirmou o senhor Risalvo”. “Parece até que não estamos em Aurora, disse o jovem morador do Araçá Damião Gomes”.
Uma verdadeira multidão lotou as dependências da escola tanto no térreo quanto no 1º andar. O prefeito Adailton Macedo ao lado do Dr. Paulo Quezado e demais autoridades também estiveram visitando passo a passo todos os ambientes internos da obra. Um verdadeiro marco na história da educação e da gestão pública de Aurora. De modo que o sentimento de gratidão ao governador Cid Gomes era algo visível no semblante de todos os que estiveram presentes na solenidade. Antes da solenidade aconteceu um show musical sob a animação da banda local Forró Xoteado em ritmo de forró de pé de serra.

---------------------------------
Da Redação do Blog da Aurora.
Fotos: J.Cícero e Edson Morreira(Seculte-Aurora)

Juazeiro lidera casos de dengue no interior do CE


540 casos em Juazeiro
Em Crato, 159 casos.



Agentes de endemias visitam as casas e combatem possíveis focos. Autoridades de saúde do Ceará e de Juazeiro estão em estado de alerta contra o aumento da dengue no Município.

Juazeiro do Norte. São 540 casos de dengue clássica confirmados pela Secretaria de Saúde deste Município em quase dois meses neste Município. A intensificação no combate e prevenção ao mosquito tem sido realizada em todos os bairros, com frentes formadas por 150 agentes. Juazeiro do Norte lidera o número de casos de dengue no interior do Estado. Dos dois óbitos registrados até hoje no Ceará, um foi nesta cidade, em janeiro, sendo o primeiro do ano, e o outro, em Fortaleza. Duas suspeitas estão sendo investigadas na Capital.

Somente no mês de janeiro, houve mais casos de dengue em Juazeiro do Norte, do que todo o ano passado. Foram registrados 126 casos a mais. Ano passado, foram 214 casos contra 340 somente nos primeiros 30 dias deste ano. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), no último dia 17, foram confirmados em todo o Estado, 978 casos de dengue, em 29 Municípios.

Notificações

Mesmo com essa realidade, o número de casos tem sido menor do que no ano passado. Em Fortaleza, de acordo com o boletim, foram registrados 397 casos, e Juazeiro, até a data do dia 17, 344 casos. Por conta do trabalho que tem sido desenvolvido a partir da segunda semana de janeiro, a coordenadora de Epidemiologia, Janielly de Matos, afirma que tem havido uma redução drástica no número de notificações. O trabalho de combate tem uma parceria da Secretaria de Saúde do Estado, com o auxílio de 150 agentes de endemias e também do Ministério da Saúde.

De janeiro até ontem, foram notificados 1.118 casos de dengue, sendo que dois casos de complicação estão sendo investigados mais quatro de dengue hemorrágica. A cidade está em estado de alerta.

Há residências do bairro Triângulo, por exemplo, que quase todos os membros da família chegaram a ter dengue, como é o caso do professor Djailson Ricardo. Em sua casa, seus pais e ele, além de uma de uma auxiliar de serviços, contraíram a doença. "É muito preocupante para todos nós esse momento, temos que fazer a nossa parte, o poder público e os nossos vizinhos, porque é uma realidade grave", diz Ricardo.

Segundo a Epidemiologia, somente na primeira semana de janeiro, foram notificados 124 casos, contra apenas um caso na sétima semana do ano. Segundo a coordenadora, essa realidade se deve principalmente às aplicações do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV) que foram feitas em toda a cidade e o processo de conscientização da população, quanto a essa realidade.

O coordenador do Núcleo de Endemias de Juazeiro, Francisco de Sá Macedo, afirma que serão 60 dias de combate intensivo, mas ele salienta a importância da colaboração da população, principalmente por conta das chuvas, onde a preocupação aumenta ainda mais. Conforme o coordenador, houve uma mudança de estratégia quanto ao processo de conscientização. Agora, esse trabalho tem sido feito diretamente, dentro das residências, e com capacitação das comunidades, pela Coordenadoria de Mobilização Social, já que apenas a divulgação em rádios e palestras não estavam surtindo o efeito desejado.

Além da aplicação, os agentes de endemias têm realizado os serviços até o sábado, para nos dois meses, chegarem a visitação duas vezes as 115 mil residências da cidade. Cinco agentes com bomba costal estão atuando no bloqueio em residências onde são registrados casos suspeitos de dengue. Para o trabalho com o fumacê, Juazeiro recebeu reforço do Estado com oito veículos, e está agora com dez carros nas ruas. Até o momento, foram utilizados dois tratamentos aeroespaciais na cidade para o trabalho.

Em Crato, até o dia 17, foram registrados 159 casos. É o terceiro em número de casos no Estado, onde também está sendo adotado um Plano de Intensificação do Combate da Dengue.

A cidade foi uma das selecionadas pelo Ministério da Saúde para realização de pesquisas com as ovitrampas - armadilhas colocadas nos locais de maios infestação do mosquito, para que sejam colhidos os ovos, antes da fase larvária. A meta é examinar a resistência e longevidade do Aedes aegypti.

O Plano Emergencial de Combate à Dengue, em Juazeiro, foi iniciado nos primeiros dias de janeiro, por conta principalmente da cidade estar em estado de alerta máximo, a partir dos dados coletados junto ao Departamento de Vigilância a Saúde, junto com o Município de Caucaia, que registrou até o dia 17, 16 casos. O plano tem como meta conscientizar a população e combate a proliferação do mosquito. A situação é mais preocupante nos bairros Romeirão e João Cabral, mas há casos confirmados em praticamente todos os bairros da cidade.

O Ministério da Saúde divulgou, há mais de dois meses, os dois Municípios sob alerta no Estado. A Saúde no Ceará está sendo fortalecida para combate do mosquito com mais 100 fumacês portáteis.

Registro

540 casos confirmados de dengue clássica em Juazeiro do Norte, conforme registro da Secretaria de Saúde deste Município, em quase dois meses

Mais informações

Coordenação de Epidemiologia de Juazeiro do Norte
Rua: Tabelião João Machado, S/N
Santa Tereza, Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.9161

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Online



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30