xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 fevereiro 2012

Bancos fecham no Carnaval e reabrem ao meio-dia de 4ª feira


Os bancos não funcionarão para atendimento nos próximos dias 20 e 21, em função do carnaval. Na quarta-feira (22), os bancos abrem às 12 horas. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessas datas poderão ser pagos no dia útil seguinte (22), sem a incidência de multa. A população pode usar os canais alternativos de atendimento para as operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Os tributos, normalmente, já estão com a data de pagamento ajustada conforme o calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Os clientes podem ainda agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos ou nos correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado.

Agência Brasil


Ficha Limpa atinge nomes expressivos da política nacional


Lista de políticos que deve ficar fora das próximas eleições vai de Romário a José Dirceu, passando por Roberto Jefferson e Arruda.

A validação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de ontem, levantou um arame farpado que deve manter alguns dos principais nomes da política nacional afastados das urnas por um bom tempo. A lista é ampla, geral e irrestrita. Pega desde parlamentares envolvidos no mensalão do PT, que veio à tona em 2005, ao mensalão do DEM, revelado pelo iG em 2009. Vai do ex-ministro José Dirceu (PT-SP) aos ex-governadores José Roberto Arruda (sem partido) e Joaquim Roriz (PSC-DF).

Nem mesmo o deputado federal em primeiro mandato e tetracampeão mundial com a seleção canarinho, Romário de Souza Faria (PSB-RJ), bem como um número não contabilizado pela Justiça Eleitoral de políticos atingidos por todo tipo de denúncias, devem escapar à norma.

O ex-atacante Romário se enquadra na lei por
ter sido condenado em 2009 por sonegação fiscal

A decisão do Supremo torna inelegíveis por oito anos políticos cassados, que renunciaram ao mandato para fugir de processo de cassação e os condenados por órgão colegiado, independente de o caso ter ou não sido julgado em última instância. Os casos de cassação e renúncia atingem principalmente parlamentares envolvidos em episódios que ficaram conhecidos como “mensalão”. Em 2005, o rótulo foi originalmente atribuído ao escândalo que marcou a maior crise política do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que consistia na denúncia de pagamento de mesada a congressistas em troca de apoio a projetos de interesse do governo federal.

Com repercussões no Palácio do Planalto, na Esplanada dos Ministérios e no Congresso, a crise levou à queda do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, então braço-direito de Lula, assim como de toda cúpula do Partido dos Trabalhadores na época. De volta à Câmara, Dirceu teve seu mandato cassado pelos colegas.

Desde então, o ex-ministro, apontado pelo Ministério Público (MP) como o "chefe da quadrilha", tem se empenhado em retornar à política. Dirceu participa de eventos do PT e busca “anistia” das acusações em processo em curso no STF, onde é réu junto com outros 35 “mensaleiros”. Ao todo, o MP denunciou 22 por crime de formação de quadrilha. O caso deve ser analisado este ano pelo Supremo.

iG antecipou principais momentos do escândalo no DF

O rol de réus do mensalão inclui ainda o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Autor das denúncias, Jefferson foi o primeiro parlamentar a ter o mandato cassado. Embora afastado da vida pública, o presidente do PTB ainda atua nos bastidores, inclusive na articulação de uma aliança da sigla em torno da candidatura do deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) à prefeitura de São Paulo, contra os interesses do PT. A crise do mensalão resultou também na renúncia do então presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP). Na ocasião, o parlamentar assumiu na tribuna da Câmara ter recebido dinheiro não contabilizado do PT para custear despesas de campanha em 2002. Apesar da renúncia, Costa Neto voltou a ser eleito para mandato na Câmara e hoje é um dos nomes com mais força dentro do PR.

Alguns deputados acusados de envolvimento no mensalão, no entanto, se recusaram a renunciar ao posto e tampouco foram cassados. É o caso de João Paulo Cunha (PT-SP), que até o início do ano presidiu a Comissão de Constituição e Justiça, uma das principais da Casa, e de Sandro Mabel (GO), que na época estava no PL e hoje se assentou no PMDB.

Arruda almejava a Câmara em 2014

Esquema simétrico ao montado pelo PT foi revelado pelo iG em 2009, só que neste caso o pagamento de mesadas a políticos teria sido orquestrado pelo DEM, sigla do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, que atualmente está sem partido. Acusado de operar o esquema de corrupção na capital, ele foi preso há dois anos e renunciou ao posto em 2010 para não sofrer processo de impeachment.

Em 2001, Arruda já havia renunciado ao mandato de senador por violação de sigilo do painel eletrônico da Casa, para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar. Conforme o iG noticiou, o ex-governador já confidenciava a interlocutores seus planos de retornar à vida pública pela Câmara Federal, em 2014.

Outro expoente da política abatido em pleno voo pela Ficha Limpa é o ex-governador Joaquim Roriz (PSC-DF). Roriz, que renunciou ao mandato de senador em 2007 para fugir de processo de cassação, planejava disputar a eleição de 2014 para o governo do Distrito Federal.

Ele chegou a se candidatar na última eleição, mas na reta final abandonou o posto em favor da esposa, Weslian, com receio da aplicação da Ficha Limpa. Após o julgamento do Supremo Tribunal Federal, Roriz divulgou uma nota em que diz que respeita a validação da lei pelo Supremo, mas classifica a norma de “violentadora”. Outro que pode ficar de fora de futuras eleições por causa da Ficha Limpa é o deputado federal em primeiro mandato Romário. O nome do ex-camisa 11 da Seleção brasileira era cogitado, até o fim do ano passado, para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro contra o prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição.

Porém, o ex-jogador de futebol tem contra sua candidatura uma condenação por sonegação fiscal pela 2ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro (TRF-2), em 2009. Romário recorreu da decisão e o caso está em análise no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A lei deve barrar também o ex-presidente da Câmara Severino Cavalcanti (PP-PE), que renunciou ao mandato de deputado federal em 2005, acusado de receber propina para permitir o funcionamento do restaurante na Casa. Atualmente prefeito de João Alfredo, em Pernambuco, ele tentaria a reeleição este ano.

Fonte: IG Brasília


Ronda combaterá som alto de "paredões" em todo o Ceará


SERÁ QUE AGORA VAI ???????


O comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário, tenente-coronel PM Roosevelt de Alencar, coordenou, ontem, uma oficina de trabalho com todos os oficiais do Ronda do Quarteirão, com objetivo de dar formação coletiva aos integrantes do programa, seguindo as novas diretrizes e orientações do Comando-geral da Polícia Militar. Uma das medidas, será o combate à perturbação do sossego alheio através de som alto em veículos e ´paredões´.

Mais de 50 oficiais, da Capital e Interior, participaram do evento. Segundo Roosevelt de Alencar, as ações do Ronda do Quarteirão se baseiam em quatro eixos: motivacional, organizacional, comportamental e projetos.

Para ele, o seguimento dessas novas diretrizes vai melhorar e dinamizar as ações de policiamento comunitário.

A nova fase contará com ampliação dos eventos de ação social, que dará aos policiais militares lotados no Ronda do Quarteirão mais operacionalidade, resultado da maior aproximação com a comunidade. Alencar lembrou que todo o efetivo do programa, hoje com cerca de quatro mil homens, será capacitado no combate à perturbação do sossego alheio e poluição sonora, em parceria com órgãos de fiscalização.

Armas

Em apenas seis dias com novo comando, o Ronda apreendeu , 32 armas de fogo. "Nossa determinação é intensificar as abordagens nas ruas e locais de grande movimento", frisou o oficial.

DN


CRATO - Sede do GeoPark ainda não tem data para inauguração


Por conta da incompatibilidade de agendas entre os governos Federal e Estadual, a nova sede do Geopark ainda aguarda inauguração - FOTO e Reportagem : YAÇANÃ NEPONUCENA.

Crato. A nova sede do GeoPark Araripe, construída recentemente pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, nesta cidade, ainda não foi inaugurada. A previsão era de que, após a conclusão da obra, o prédio fosse entregue oficialmente até o dia 20 de dezembro passado. Mas incompatibilidades entre as agendas de eventos dos governos Federal e Estadual impediram a abertura oficial do novo espaço. No entanto, desde agosto de 2011, os 13 servidores do GeoPark já estão trabalhando no local. Até agora, não há data definida para a inauguração.

A sede do GeoPark conta com auditório com capacidade para 120 pessoas, salão de recepção e quatro salas técnicas. O GeoPark coordena as ações e projetos no território que envolve, principalmente, educação ambiental, geoconservação de patrimônio geológico e produção do turismo e desenvolvimento regional no Cariri. O projeto de construção da sede, que custou R$ 386.077,53, previa, além do prédio, a instalação de equipamentos de informática e a compra de um veículo para a realização das expedições. Tudo já foi entregue. Logo após a conclusão do projeto, o Governo do Estado autorizou o início das atividades do programa. Antes, o GeoPark funcionava em um prédio alugado.

Buscando uma maior autonomia, a meta do programa para os próximos anos é a institucionalização. Além das melhores acomodações, a produtividade aumentou com a expansão das ações. O programa ainda possui dois equipamentos, o Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri, e o Centro de Interpretação e Educação Ambiental, em Crato. A expectativa é abrir novos centros nos outros seis Municípios onde há geossítios. Hoje, o programa realiza ações de limpeza das trilhas ecológicas. Todo o mato que está impedindo a passagem de turistas está sendo retirado. As trilhas são feitas conforme o programa de agendamento dos visitantes.

Fonte: DN


A Islândia, a Hungria e o Brasil – por Armando Lopes Rafael




A crise econômica que se abate sobre a Europa veio se juntar à crise moral, esta há décadas corroendo a população daquele continente. Como a mídia sonega informações necessárias a uma avaliação concisa sobre a grave situação vivida pelos europeus, procurei ler – em livros, revistas e na Internet – algo adicional para o entendimento destes problemas.

1. Chamou minha atenção duas nações daquele continente. Uma delas, a Islândia, pequeno país localizado numa ilha congelada e cheia de vulcões. A Islândia não tem matéria-prima. Importa quase tudo que consome. Mas manufatura e exporta a matéria-prima comprada. Por isso, a Islândia – em 2008 – ultrapassou a Noruega e passou a liderar o desempenho mundial no Índice de Desenvolvimento Humano–IDH. Este índice – elaborado anualmente pela ONU – traduz a capacidade de uma nação gerar riqueza e transformá-la em bem-estar para sua população.

2. Já a Hungria – país que viveu debaixo do chicote e da ponta das baionetas da extinta União Soviética de 1945 a 1990 – após recuperar sua independência tem trilhado um caminho diferente das demais nações europeias, entregues à sociedade de consumo e à dissolução dos costumes. Li na revista Catolicismo – número de fevereiro de 2012 – que a partir de 1º de janeiro último, a Hungria revogou a antiga constituição comunista e promulgou uma nova, esta aprovada pela imensa maioria do Parlamento húngaro. Segundo a revista, a nova Constituição “invoca em seu preâmbulo a bênção de Deus para os húngaros, menciona a Coroa do Rei Santo Estevão, como símbolo do Estado, incentiva a natalidade através da redução de impostos, não reconhece a “união homossexual” como constituindo família e proíbe a adoção por parte dos homossexuais”.

Essa decisão do povo húngaro, como era de esperar, provocou a ira das esquerdas de todo o mundo. A União Europeia, afundada na maior crise econômica desde a Segunda Guerra Mundial, ameaçou retaliar o governo da Hungria se este não revogasse as medidas morais inseridas na nova Constituição. No entanto, uma passeata realizada em 21 de janeiro, com a presença de mais de meio milhão de húngaros, percorreu as ruas de Budapeste apoiando a nova Constituição e o governo.

3. E o Brasil? Nosso país é o quinto maior território do mundo. Além do mais, é riquíssimo em recursos minerais. Atualmente, 55 minerais diferentes são exportados pelo Brasil, que é o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do Planeta, e ainda detém cerca 12% da reserva de água potável do mundo.

Com o seu tamanho de gigante, com sua riqueza imensa, com um povo trabalhador e ordeiro, o Brasil ocupa, no entanto, o humilhante 84º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano–IDH. Pior: a população brasileira vive saturada com as constantes denúncias de corrupção da sua descreditada a classe política. Os partidos políticos no Brasil, não servem ao povo. As siglas se servem das benesses do poder e vivem engalfinhadas no clientelismo e indiferentes aos imensos problemas da nação, como o precário funcionamento da educação, da saúde e da segurança públicas. Existem cerca de 17 milhões de brasileiros que vivem na faixa da miséria e temos mais de 16 milhões de analfabetos...

Diante dos exemplos da Islândia e da Hungria, a realidade social e econômica do Brasil dói – e como dói! – nos corações das pessoas que ainda amam esta querida e sofrida pátria...

Texto: Armando Lopes Rafael

O “entrevero” entre o governador e o senador – por Armando Lopes Rafael


De forma absoluta, já não se pode dizer que nada há de novo debaixo do sol no cenário político-partidário cearense...

Com seu característico risinho irônico no canto da boca, o senador José Pimentel (PT-Ceará) declarou a um jornal de Fortaleza – na última 4ª feira – que “os recursos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará estariam sendo devolvidos por falta de regularização e viabilização dos projetos da parte do Governo estadual e das prefeituras”. Acusou mais: “houve também devolução de dinheiro destinado à construção da refinaria do Ceará”.

No dia seguinte, o governador Cid Gomes acionou sua metralhadora giratória verbal – tão característica do clã Ferreira Gomes – e disse que, “com a franqueza que orienta suas atitudes, o senador petista extrapolou, exagerou e mentiu".
A defesa do governador Cid Gomes, feita em face da “estocada” que recebeu do senador José Pimentel (PT), mostrou que a guerra intestina entre os “aliados” (pense numa aliança!) do PSB e PT é mais profunda do que imagina a nossa vã filosofia.

O episódio reforça apenas uma convicção minha: o povo não sabe votar. A maioria dos eleitores cearenses – na eleição de 2010 – preferiu votar em José Pimentel, alijando do Senado da República um homem público do porte de Tasso Jereissati, que jamais cometeu uma leviandade na sua vida pública. Mas Tasso perdeu a eleição porque durante seu mandato sempre foi independente e não vendeu sua honra pelas benesses do poder, como sói acontecer nesta decadente república.

A propósito, lembro um pequeno texto do discurso de despedida de Tasso Jereissati do Senado:

“Gostaria finalmente de fazer um alerta de ordem política. Não tenham ilusão quanto ao atual projeto de poder. Está em jogo a democracia brasileira! Durante esse governo a liberdade de expressão esteve permanentemente em risco. Presenciamos recorrentes tentativas de calar a imprensa, das quais menciono algumas: a ideia da expulsão de um correspondente estrangeiro; a esdrúxula iniciativa de criação de um Conselho Federal de Jornalismo; e a disfarçada iniciativa de controle de conteúdo da mídia, sob o manto da defesa dos direitos humanos. Permanecerão no governo que se inicia grupos que têm uma visão deturpada das práticas políticas. Aqueles que tratam a oposição, essencial em qualquer regime democrático, como os inimigos a serem aniquilados. Pessoas que não conseguem conviver com uma imprensa livre e com o respeito às liberdades individuais. O Presidente Lula disse que a derrota de alguns senadores de oposição havia sido obra de Deus. Quase se declarou instrumento da vingança divina. Mais próximo de Deus, certamente está o Padre Antônio Vieira, que em seu célebre “Sermão do Bom Ladrão” comparou os príncipes de Jerusalém aos governantes de sua época, que fingiam, assim como hoje, não saber o que acontecia sob suas barbas”.

Alguém, de sã consciência, tem argumentos para se contrapor aos de Tasso?


Crato vence o "Todo-Poderoso" Ferroviário por 1 a 0 no quintal do inimigo.

.

Não foi o Ferroviário que perdeu para o Crato, e sim, o Crato que venceu o Ferroviário em pleno Presidente Vargas !

NE - Existe uma parte da mídia que é realmente "sacana" e noticia as coisas de forma claramente tendenciosa. A maioria dos sites e jornais está noticiando que o Ferroviário perdeu para o Crato, e só faltam tecer loas ao Ferroviário, contando toda a história do time da capital no campeonato ( quanto os times estão pagando a preço de hoje para que esse tipo de notícia apareça assim na mídia ? ), esquecendo-se do resto da notícia que mais importa: O Crato VENCEU o Ferroviário.

Como nós somos Cratenses, não compartilhamos dessa visão direcionada dos jornais da capital, e aqui escrevemos com todas as letras que na verdade, é o nosso time do Crato quem venceu, e se possível, fazemos questão de mostrar a história do Crato no campeonato cearense.

Por isso, uma coisa é dizer que o "Todo-Poderoso" Ferroviário perdeu para o Crato, quando muito mais importante é dizer que o pequeno time do Crato venceu o "Todo-Poderoso Ferroviario", batendo-o dentro do seu próprio quintal, para a sua desmoralização. Entendeu aí a diferença da maneira de se dar uma notícia ?

Dihelson Mendonça

"Depois de um início de primeiro tempo bastante movimentado e com as equipes sempre buscando o gol, o Crato marcou o único tento da partida aos 45 minutos com o jogador Jeferson Maranhense. Com este resultado, o Crato chego aos dezesseis pontos conquistados e está ocupando a quarta colocação do certame. Já o Ferroviário segue na décima colocação, com apenas cinco pontos ganhos. Crato jogará no próximo dia 22 de fevereiro com o Guarany de Jauzeiro no estádio Mirandão. "

Dihelson Mendonça - www.blogdocrato.com
Rodrigo Eduardo FUTNET
Fotos: Wilson Bernardo


Desfile do Bloco das Virgens acontece hoje em Crato


Hoje tem desfile do Bloco das Virgens, em Crato. Cerca de 10 mil pessoas vão às ruas da cidade. Este ano, a Prefeitura do Crato juntamente com a coordenação do Bloco, tendo à frente o promoter André Lacerda, estarão organizando o cortejo. A segurança será reforçada e a fiscalização nas ruas irá aumentar, por parte do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Semana passada, foi realizada uma audiência pública junto ao Ministério Público, no intuito de disciplinar o desfile, combatendo os excessos, a exemplo dos atos obscenos por parte de alguns participantes. Caso haja desobediência à orientação do Ministério Público, os participantes que cometerem infrações do gênero serão punidos.

A Secretaria de Meio Ambiente estará realizando fiscalização no combate à poluição sonora. Para isso, serão usados decibelímetros para medir a intensidade do som, na saída dos trios, por trás do Detran, no bairro São Miguel. Haverá uma distância regulamentar dos veículos.

Será fortalecida a segurança durante o percurso, com a presença maior da Polícia Militar e uma coordenação exclusiva do Demutran será direcionada ao evento. Integrantes do Conselho Tutelar estarão acompanhando o evento, no intuito de combater casos de abusos contra crianças e adolescentes. A concentração para o desfile acontece a partir das 15 horas, com saída prevista para às 17 horas, pela Avenida José Pinheiro Esmeraldo, seguindo pela Avenida Duque de Caxias e a Ratisbona, concluindo o cortejo no Centro Cultural do Araripe - na RFFSA.

CONTATOS:

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
Fone: 88 3521 7069
www.crato.ce.gov.br

Quatro "ANIMAIS" matam bode adestrado de circo em Orós


Três homens foram presos e um adolescente apreendido acusados de matar um bode adestrado de um circo mambembe do município de Orós, no centro-sul do Estado. O bode, conhecido como “Doquinha”, era a principal atração do circo Estrela do Norte, segundo informou ao O POVO Online o delegado Nartan Andrade.

Segundo relatou o delegado, na última terça-feira, 14, por volta de 22 horas, o proprietário do circo, o palhaço Perobinha, não encontrou o animal para se apresentar em mais um espetáculo. O artista procurou a Polícia, que após diligências, encontrou o animal já agonizando a cerca de 200 metros do local onde a arena estava montada. Ao lado do bode, que estava bastante machucado, os policiais encontraram várias pedras, que teriam sido usadas para matar o animal.

A Polícia chegou aos quatro acusados de furtar e matar o animal. Foram presos: Francisco Elton Lopes Alexandre, 32; Pedro Xavier da Silva, 21, conhecido como “Olho de Boi”; e Micael de Sousa, 20. Um adolescente de 17 anos foi apreendido. Todos confessaram participação no crime, de acordo com o delegado Nartan. “Um deles confessou a autoria e que tinha combinado com os outros de vender a pele e carne do animal, e, depois, e ratearem o valor”, disse Nartan. O bando também realizava pequenos furtos no município.

Os três homens foram autuados e conduzidos para a Cadeia Pública de Orós. Segundo Andrade, eles responderão pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado e maus tratos contra animais. Contra o adolescente, foi aberto um boletim de ocorrência circunstanciada. Ele foi encaminhado ao Conselho Tutelar.

A morte do bode chocou a população de Orós, segundo o delegago. Por conta do ocorrido, o circo, que é de Tabuleiro do Norte, já deixou o município. Nartan Andrade revelou ainda que o palhaço tinha o bode como animal de estimação. O trabalho de adestramento era realizado há quatro anos e meio. “O proprietário ficou muito abalado e disse ontem à noite que (a morte do bode) vai inviabilizar a atividade do circo”, lamentou Andrade.

Com informações do o povo online

Operação CARNAVAL - DER-CE inicia plantão de Carnaval nas estradas


Para proporcionar uma maior segurança aos motoristas que irão trafegar pelas rodovias estaduais neste carnaval o Departamento Estadual de Rodovias [DER-CE] deixará uma equipe de plantão em cada Distrito Operacional [DO] durante o feriado. 45 funcionários ficarão à disposição em caso de problemas nas estradas, acidentes e animais na pista.

A ação começa nesta sexta-feira [17], às 18h, encerrando-se na quarta-feira de cinzas [22], às 17h. A população pode entrar em contato com os responsáveis do D.O. para qualquer solicitação nos quatro dias de folia. As equipes contam com o apoio das empresas contratadas para a realização de serviços de manutenção na malha viária.

Dicas de segurança para dirigir nas estradas:

FREADAS

» Nunca freie sobre poças d’água. Se isso for inevitável, alivie o pedal rapidamente para que as rodas não travem.
» Muito cuidado ao frear tendo caminhões na sua traseira. Pesados, eles percorrem uma área muito maior que um veículo comum até parar completamente.

VIAGENS LONGAS:

» Descanse bastante antes de iniciar sua viagem.
» Se possível, viaje acompanhado por alguém que também possa revezar com você a direção.
» Não beba nem tome qualquer medicação que possa interferir nos seus sentidos.
» Não dirija por muitas horas. Faça paradas regulares, mesmo que não esteja cansado.
» Faça uma revisão cuidadosa nos principais itens de segurança do veículo como freios, pneus, parte elétrica e direção.
» Verificar o vencimento da carteira de habilitação.

ACIDENTES:

» Deparando-se com um acidente, antes de tentar prestar qualquer socorro, respeite a sua própria segurança. Evite ser, também, mais uma vítima.
» Se já houver outras pessoas prestando socorro no local, siga adiante e tente avisar a autoridade mais próxima [Polícia Rodoviária, Concessionário da rodovia etc.]
» Se você não é médico ou paramédico, evite mexer nas vítimas e nem permita que leigos removam as pessoas acidentadas. Aguarde o socorro apropriado e evite o agravamento das lesões por manipulação inadequada.
» Sua principal função será evitar o pânico, confortar os feridos, pedir o socorro e sinalizar o local com triângulo, galhos ou lanternas.

ULTRAPASSAGENS:

» Nunca ultrapasse pela pista da direita.
» Antes da ultrapassagem, certifique-se de que você tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores.
» Anuncie por meio dos sinais convencionais [luzes e setas] sua intenção de fazer a ultrapassagem.
» Nunca ultrapasse em trevos, lombadas, curvas e passagens de nível ou onde a faixa que divide as pistas seja contínua.

DIRIGINDO NA CHUVA:

» Redobre a atenção para as condições da estrada nessas ocasiões, é possível a ocorrência de deslizamentos e quedas de barreiras.
» Reduza a velocidade a um limite seguro.
» Mantenha ligado os limpadores de pára-brisa.
» Não fume para evitar o embaçamento do vidro.
» Evite freadas fortes.
» Se o carro aquaplanar [deslizar sobre uma lâmina de água] não freie nem pise na embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquiriram contato com o piso.

ANIMAIS NA PISTA:

» Ao se deparar com animais de grande porte nas pistas [cavalos, bois etc] não buzine nem sinalize com os faróis. Isto assusta o animal que pode ter reações inesperadas.
» Feche os vidros, passe lentamente em marcha reduzida e avise o posto policial mais próximo.

VIAJANDO COM CRIANÇAS:

» Crianças com menos de 10 anos de idade devem sempre ser transportadas no banco de trás, atadas aos cintos de segurança ou acomodadas nas cadeirinhas apropriadas.
» Bebês, mesmo os recém-nascidos, não devem viajar no colo de suas mães. Em caso de colisão, o risco da criança servir como amortecedor no impacto com o painel ou o banco da frente é muito grande.
» As crianças de colo até um ano de idade, devem ficar nas cadeirinhas fixadas de costas para o sentido do carro. Depois dessa idade, a cadeirinha pode ficar na posição normal.
» Quando a cadeirinha não mais oferecer proteção à nuca da criança, em função de seu crescimento, é o momento de colocá-lo diretamente no próprio banco do veículo, presa pelo cinto de segurança.
» Caso a posição do cinto possa causar enforcamento em criança, acomode-a em cima de uma almofada.

CINTO DE SEGURANÇA:

» A obrigatoriedade do uso do cinto de segurança é para todos os ocupantes dos veículos, independente da via que esteja sendo utilizada.
» Mantenha os cintos sempre em bom estado e nunca prenda-os enrolado ou dobrado, para não reduzir sua eficiência.
» Uso de cinto de segurança no banco de trás também é obrigatório.
* Com informações da Assessoria de Comunicação do DER-CE

Fonte: DER ( Via Yuri Guedes )


Começa o período chuvoso no Ceará


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 106 municípios do Estado, das 7h da manhã de quarta-feira [15] às 7h da manhã desta quinta-feira [16]. O sistema causador das precipitações foi a Zona de Convergência Intertropical [ZCIT].

Quando este fenômeno atua no Ceará, normalmente entre os meses de fevereiro e maio, fica estabelecido o período chuvoso no Estado. Desde janeiro, a Funceme havia indicado que as chuvas começariam na segunda quinzena de fevereiro. O maior registro de precipitação ocorreu no município de Madalena, no Sertão Central, onde foram contabilizados 81 milímetros. Na Capital, a chuva registrada foi inferior a 1mm. Choveu em todas as regiões do Estado, mas a metade norte teve precipitações mais significativas.

PREVISÃO - Para esta sexta-feira [17], a previsão da Funceme é de céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as regiões do Estado do Ceará. Nesta sexta-feira [17] será divulgada a previsão do tempo para o período de Carnaval no Ceará.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Funceme

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30