xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 fevereiro 2012

Prefeito do Crato recebe comitiva formada por representantes da categoria dos taxistas



Nova regulamentação do serviço de TAXI na ciade do Crato

Na manhã desta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, o prefeito municipal do Crato, Samuel Araripe, esteve reunido com os trabalhadores motoristas representantes da Associação dos Taxistas e Mecânicos do Cariri, secção Crato. O encontro aconteceu na sede do Governo Municipal na sala do Gabinete do Palácio Alexandre Arraes e contou com a presença do diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Luiz Joatan.

Na ocasião, foi entregue uma pauta de reivindicação solicitando a criação e regularização de novos postos para atendimento do serviço de Táxi na cidade do Crato, bem como a atualização do número de vagas para exploração do serviço em cada estação a ser criada. O intuito da medida de intervenção nos principais pontos da cidade seria qualificar e melhorar o atendimento à população e reconsiderar o mapa com o fluxo de rotatividade dos veículos Táxi na região. De acordo com a proposta encaminhada pela categoria ao prefeito, a criação e distribuição dos novos postos ficariam da seguinte maneira: Posto São Raimundo – 02 vagas (localização: Hospital São Raimundo); Posto Frango Assado – 06 vagas (localização: Mercadinho São Luiz); Posto Centro de Convenções – 04 vagas (localização: Centro de Convenções); Posto Escola Técnica – 05 vagas (localização: Escola Técnica).

O prefeito Samuel Araripe acatou a proposta e deferiu a favor da regularização e criação das novas estações de atendimento para utilização do serviço de Táxi na cidade do Crato. Durante a reunião, em sua fala, o prefeito fez questão de ressaltar a boa relação construída ao longo dos últimos anos junto à categoria dos taxistas. No decorrer do seu depoimento o prefeito lembrou ainda a importância de se manter uma mesa de negociações permanente com todas as categorias que colaboram com o desenvolvimento da cidade a fim de assegurar o crescimento do Município.

O diretor do DEMUTRAN em Crato, Luiz Joatan, informou que a instalação do serviço de Zona Azul na cidade inaugura um ciclo positivo no tocante às novas estratégias de trânsito implementadas na atual gestão. Segundo Joatan, hoje o Crato tem estrutura e suporte modernos para viabilizar o bom funcionamento do tráfego.

Através de equipamentos de ponta, frota de viaturas renovadas e um destacamento preparado, a população usufrui de um atendimento exemplar. Ele comunicou também a criação de bolsões – espaços específicos que serão instalados em vias públicas para embarque e desembarque de até 3 veículos por vez. O prefeito se prontificou a atender e demandar a instalação de novos bancos em alguns postos para dar suporte aos taxistas. Sobre a criação de cabines de proteção nas Praças Centrais São Vicente, Siqueira Campos e Sé, o prefeito ficou de analisar a viabilidade e execução da idéia junto ao secretário do Meio Ambiente Nivaldo Soares.

Fonte: PMC

QUE ESTRANHO - Semáforos da Av. Padre Cícero estão funcionando desde Agosto de 2011


Inaugurando o Inaugurado ?


NE - Recebemos hoje um comunicado da assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque de que os semáforos na avenida Pe. Cícero já estão funcionando e que a sua instalação se deveu à iniciativa do deputado. Estamos a publicar a nota da assessoria. No entanto, frisamos que isto não é novidade. A nota foi recebida hoje, 14 de fevereiro de 2012, quando em 16 de Agosto de 2011 os semáforos JÁ ESTAVAM FUNCIONANDO, conforme matéria publicada no Diário do Nordeste. Coisa semelhante aconteceu quando da reabertura dos retornos da mesma avenida. Em meados de 2011, houve protestos da população, o prefeito do Crato, Samuel Araripe encaminhou ofício ao governador solicitando a reabertura dos retornos ( Estamos com tudo aqui datados ), quase 1 mês depois, o Dep. Ely Aguiar também solicitou em ofício, e só aí o Dep. Sineval veio a solicitar a reabertura dos retornos também.

Falei há poucos dias com o Dep. Ely Aguiar, que ainda reclama que até agora foi o único deputado que tirou da sua própria verba parlamentar para ajudar na reconstrução do Canal do Rio grangeiro em Crato. Não temos nada contra o Dep. Roque, mas é bom que as coisas fiquem bem claras, para que a verdade prevaleça. Passamos a publicar tanto a nota de hoje do deputado Sineval, quanto a matéria do Diário do Nordeste de agosto de 2011:

Nota do Dep. Sineval Roque:


Semáforos solicitados pelo deputado Roque já estão funcionando

Atendendo demanda da sociedade cratense, os dois semáforos na Avenida Padre Cícero já estão funcionando normalmente. A instalação dos equipamentos na Avenida que liga a cidade de Juazeiro do Norte ao Crato, só foi possível graças à intervenção do deputado estadual Sineval Roque (PSB) junto aos órgãos competentes.

“Na época, falei pessoalmente com o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito, João Pupo, sobre a necessidade de abrir dois retornos no local. Depois formalizamos o pedido por meio de requerimento e a partir da solicitação tanto o projeto quanto a obra foram executados”, explica Roque. A expectativa agora é que, com a abertura dos dois retornos, os acidentes de trânsito diminuam e o tráfego de pessoas no local melhore.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Dep. Sineval Roque (PSB)

Agora, a matéria publicada no Diário do Nordeste - Agosto de 2011

Novos semáforos instalados na Av. Padre Cícero começam a funcionar

Publicado em 16/08/2011 -
Categorias: Cidades

Os condutores tentam se adaptar as novas mudanças na CE 292 foto: Elizangela Santos
O primeiro dia de funcionamento dos novos semáforos, 16, na CE 292, Avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, não foi fácil para alguns condutores. Pela manhã, três carros se envolveram em pequeno acidente. Alguns motoristas dizem que terão mesmo que se adaptar as novas mudanças, já que foram implantados sinais em seis pontos da via, que liga as cidades de Crato e Juazeiro do Norte.

Na avenida, por dia, segundo dados do Departamento de Estradas e Rodovias (DER), circulam mais de 17 mil veículos. Com a ampliação do comércio às margens da via, como a abertura de novas concessionárias de veículos e o Atacadão, a situação se complicou mais ainda.

Diariamente eram registrados acidentes no local. As novas mudanças, implantadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deixam o tráfego mais lento entre as duas cidades, mas visa proporcionar uma segurança maior aos condutores e pedestres.

Fonte: Diário do Nordeste

Comentários dos Leitores - 14/02/2012


Notícia da sentença de prisão do ex-prefeito Zé Adega procede ou não ?

"Caro amigo Dihelson, gostaria que você publicasse alguma coisa de concreto sobre as declarações publicadas por George Macário em relação ao ex-prefeito do Crato JOSÉ ADEGA, falando de sua condenação por crimes praticados em sua gestão na página do facebook. Segundo o nobre vereador, o mesmo foi condenado há dois anos e meio de cadeia. POVO QUER SABER, ISTO É FATO OU É BOATO? Vejamos se o jornal que se diz imparcial da Princesa vai noticiar isto e a veracidade dos fatos com detalhes,uma vez que o acusado trata-se do proprietário da emissora. Desde já lhe agradeço pela atenção.

Rita Queiroz Ribeiro
Endereço Completo: Rua antônio leite saraiva
Cidade: crato

Resposta: Prezada Rita Queiroz. Infelizmente, a informação procede. O Blog do Crato se resguardou até agora em publicar algo referente a isso porque além de ser uma notícia vergonhosa, é uma tristeza que um ex-prefeito do nosso Crato seja condenado por improbidade administrativa e ao mesmo tempo para não causar qualquer tipo de sensacionalismo, mas a informação é verídica e já foi inclusive publicada em vários sites da internet.

O ex-prefeito do Crato José Aldegundes Gomes de Matos ( Zé Adega ), que é proprietário da Rádio Princesa FM foi condenado a 2 anos e meio de prisão em sentença proferida pelo Juiz José Mazza Siqueira.

As irregularidades identificadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios e as denuncias oferecidas pelo Ministério Público contidas no processo crime n° 2000.0011.4166-0/1. Segundo as denúncias as infrações foram cometidas estão previstas no Art 1°, incisos I, IX e XIV, e referem-se ao período de 1989 a 1992, quando Zé Adega cumpriu mandato de prefeito e incluem: MALVERSAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO, Realização de obras públicas sem licitações, desvio de recursos públicos mediante obras superfaturadas, descumprimento de leis estaduais pela não remessa de documentação mensal comprobatória da receita e despesa em períodos da administração e outras.

A sentença do juiz titular da 2ª vara da Comarca do Crato, Francisco José Mazza Siqueira, condena, inicialmente, o ex-prefeito a uma pena restritiva de liberdade, unificada em 02 anos e 06 meses de reclusão e 06 meses de detenção, a qual foi convertida em pena restritiva de direito, estando o ex-prefeito condenado a pagar 20 salários mínimos em cestas básicas e inabilitado a ocupar qualquer cargo de função pública, eletivo ou de nomeação por um período de 05 anos, FONTE: Matéria publicada no Blog do jornalista Madson Vagner - http://madsonvagner.blogspot.com/2012/02/ex-prefeito-do-crato-condenado-por.html - A informação é pública e pode ser comprovada por qualquer cidadão no Fórum do Crato ou com o juiz Francisco José Mazza Siqueira.

Assunto: Exposição Paradoxos da Matéria

"Estive procurando no Blog do Crato algo relacionado a exposição que está acontecendo no SESC do Crato," Paradoxos da Matéria" realida pelos alunos da Universidade Regional do Cariri (URCA)na disciplina de "Projetos e Suporte", realizada no Centro de Artes Reitora violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, no departamento de Licenciatura em Artes Visuais."

Silvanira Pereira Alves
Endereço Completo: Rua Santa Isabel
Cidade: Juazeiro do Norte

Uma Resposta: O Blog do Crato já publicou na semana passada o folder dessa exposição "Paradoxos da Matéria". Vou tentar puxar mais tarde para a página principal novamente. Obrigado. Dihelson Mendonça

Assunto: concurso 2012

"Queria que voces falassem mais um pouco sobre o concurso e eu ouvi rumores que são 160 guardas contratados e vão chamar só 80 e manter 80 contratados espero respostas thcau valeu"

Antonio jose de arimateia de lima
Endereço Completo: rua anselmo mendes de freitas
Cidade: crato

Uma Resposta: Para essa informação, iremos contactar alguem da prefeitura, assim poderemos publicar informações verdadeiras. Atenção, Cristiano Siebra, se estiver lendo essa notícia, por gentileza, responda ao nosso leitor Antonio Jose de Arimateia. ( Dihelson Mendonça )

Assunto: Cursos de Mestrado

"Curso de Mestrado em Ciencias da Educação e Curso de Mestrado em Direito pela Universidade Lusófona de POrtugal e parceria com a Fundação Cariri - FUNCAR. Aulas presenciais,uma vez ao mes no Crato/CE, com professores portugueses e brasileiros. Outras informações: Av . Maildes de Siqueira n 43( em frente a EXPOCRATO) Fone:(88) 3521-1095/9646-3017/8837-3171; E-mail: mestradofuncar@gmail.com"

Aline Cavalcante
Endereço Completo: av maildes de siqueira
Cidade: crato

Assunto: Parabéns !

"Parabens ao Blog do Crato, que nos mantem informado sobre as noticias da cidade."

Jose Danubio Beserra Primo
Endereço Completo: João Felipe
Cidade: Crato

Uma Resposta: Obrigado, Danubio. Nem sempre eu tenho tempo para responder os comentários, ou posta-los com a devida rapidez, mas sempre estou tentando fazer o máximo para agradar à maioria dos Cratenses. Um abraço, e muito obrigado. ( Dihelson Mendonça ).

Assunto: fotos
"Queria ver fotos do bairrodas cacimba"

Francisco limapereira
Endereço Completo: silvio de lima
Cidade: são bernardo do campo

Assunto: CNH

"Em relação às habilitações publicado no blog sugiro que vejam esta notícia: http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/06/e-mail-circula-com-informacao-falsa-sobre-cnh-vencida-diz-denatran.html ou esta outra : http://www.e-farsas.com/cancelamento-da-carteira-nacional-de-habilitacao-apos-30-dias-de-vencida.html
aliás estas mensagens que circulam nas redes nenhuma diz qual a resolução no CTB que regulamenta as citadas infrações. espero ter ajudado."

Alan Charapa
Endereço Completo: Rua Doutor Antonio Tavares Bezerra
Cidade: crato

Uma Resposta: Alan, muito obrigado pela informação. Recebemos um outro e-mail da Sra. Nakeida confirmando também que aquela informação divulgada aqui no Blog do Crato sobre a CNH não procede e é uma brincadeira dessas de internet ( Hoax ). Estaremos escrevendo outro artigo no sentido de restabelecer a verdade. Obrigado. Um abraço. ( Dihelson Mendonça ).

Assunto: Fotos do Crato

"Olá, quero parabenizar pelo trabalho em prol do Cratinho. Gostaria de ver neste blog mais fotos da nossa cidade. Se possivel uma do antigo Mercado Redondo."

Jose Roberto
Endereço Completo: Rua Coelho Alves - Conjunto Novo Crato - Seminário
Cidade: Crato

Assunto: CANAL DO RIO GRANGEIRO

"Hoje foi um bom momento pra que representaçoes cratenses estivessem presentes pra cobrar da presidente dilma a segunda etapa da construçao e fase final do canal do rio granjeiro mas cadê, representaçoes cratenses ???????"

DANILO RICARDO DO NASCIMENTO RICARDO
Endereço Completo: lv damang seminario
Cidade: crato

Assunto: Já vem de longe !!!!!!!!!!!!!!!

"Visualizando bem estas fotos do canal, observa-se a ausencia total de ferros em suas placas laterais. "Quando digo ferro, não se trata daqueles arames finos tipo macarrão". O dinheiro para a compra de "ferros" de verdade deve ter ido parar na Suiça."

José Carvalho Leite
Endereço Completo: Rua João Goulart
Cidade: Crato

Assunto: saudades

"Sinto muita saudade deste pedaço de chao...ai estao as minhas raizes, ficaram meus sonhos e esta o meu futuro... nao quero enterrar meus ossos em uma terra que nao seja a minha, quero ficar junto aos meus. logo, logo, espero morar novamente por ai. um grande abraço a todos os meus conterraneos..."

jose ronivon macedo da silva
Endereço Completo: rua ivampessoa
Cidade: rio de janeiro

Assunto: Contato!!!

"Boa noite amigo Dihelson Mendonça.... como é bom termos a disposição as notícias e novidades dessa terra abençoada, mesmo estando longe do nosso Crato querido.... Parabéns pelo trabalho e continue assim. Sargento MARCOS ANTÔNIO BRATZ (Ex-Instrutor do TG 10-004)"

Digite o Seu Nome Completo Marcos Antonio Bratz
Digite seu E-mail marcosbratz@yahoo.com.br
Endereço Completo: Rua Professor Cicero Barreto, 45 - Bairro Noal
Cidade: Santa Maria - RS
Telefone de Contato: (55) 8143-7558

Assunto: Solução P/ o Canal de Crato-Ce!!

"Veja esse projeto do Governo do Rio p/ Ser Copiado ao Governo do Ceará P/ Solucionar o Canal em Crato-Ceará > Veja > http://oglobo.globo.com/videos/t/todos-os-videos/v/selecaooglobo/1784254"

Franklin Almino
Endereço Completo: Rua Eliza Pereira Lacerda
Cidade: Juazeiro do Norte-CE

Assunto: renovação da carteira de motorista

"Caro ammigo Dihelson,gostaria q vc fizesse uma explanação sobre as novas normas com relação a CNH no blog do crato.Muitas pessoas ainda não assimilaram bem,principalmente sobre a renovação,prazo e penalidades."

RITA QUEIROZ
Endereço Completo: Rua Antonio Leite Saraiva
Cidade: crato-ce

Assunto: wilson rodrigues

"PROCURANDO POR WILSON RODRIGUES NA RADIO PROGUESSO, VI QUE ELE NÃO ESTA MAIS NA GRADE DE FUNCIONARIOS. EM QUE EMISSORA ELE TRABALHA AGORA? JA FOMOS COLEGAS DE TRABALHO NA RADIO TRES FRONTEIRAS DE CAMPOS SALES-CE"

Francisco neres

Assunto: O DESGOVERNO DO PT AGORA PRIVATIZA

"A coluna do Armando Rafael sintetizou toda a verdade sobre as privatizações, onde o PT outrora era contra, aliás eles inventaram de ser contra para arrumar uma maneira de engabelar milhões de brasileiros, infelizmente conseguiram mas, agora, estão a privatizar todo o Brasil. Aqui bem pertinho, no Juazeiro, o Prefeito que é do PT privatiza até banheiro véio, fedendo, e sem a minima condição de higiene. O dito mais que certo: QUEM TE VIU QUEM TE VE."

JOAO LEITE NETO
Endereço Completo: carolino sucupira
Cidade: Crato

Assunto: mensagens

"Amei achar esse blog, so espero que possa postar sempre comentarios e poder dar noticias a minha familia que mora ai."

Sonia silva
Endereço Completo: rua fritiz setter
Cidade: jaragua do sul

Assunto: Desenvolvimento

"Em viagem de passeio até o norte do estado do Ceará, circulei por várias cidades, bem menores que a nossa cidade princesa do cariri, verifiquei que o estado (governo Cid), atuou com obras e melhoramentos de infra estrutura. Aqui, o governo não olhou e ficamos a espera de ação ou representação, que fossem atrás do que PROMETERAM e deixaram pela METADE. Uma outra, é a limpeza de umas cidades que faz parte do dia-a-dia de uma gestão. Aqui, os secretários que deviam fiscalizarem nada fazem, pois está de baixo nível a limpeza. Citando algumas: rua dos cariris, ladeira joquinha, canal, ruas adjacentes ao canal, indepedência, próximo a ASA e além de falta de luminarias, nas praças, como a da entrada da cidade em frente ao hospital São Raiumundo. Bem, na minha opinião, o Crato tem que ter atitude e buscar representantes que lutem e gostem da cidade, por que falsas promessas o povo está cansado de ouvir."

Jose meneses
Endereço Completo: R Sargento George Teles Sampaio
Cidade: crato

Comentários enviados ao Blog do Crato através do formulário de comentários localizado na parte inferior do Blog ( formulário amarelo ). Todos os comentários devem ser completamente identificados, inclusive com o número da residência. Não publicamos comentários anônimos ou que haja alguma dúvida quanto à procedência.

www.blogdocrato.com

Há 7 Anos, o Crato na Internet



Notícias do Crato - 14/02/2012



Conjunto para moradores de áreas de risco da encosta do Seminário já está com mais de 70% das obras prontas

Dentro do projeto das obras da Encosta do Seminário, a Prefeitura do Crato vem cumprindo a contrapartida para o início da obra na cidade, que fará parte de uma parceria da administração com a Secretaria das Cidades, por de empréstimo do Banco Mundial. Com isso, a Secretaria de Infraestrutura do Município está realizando a construção do Conjunto Padre Cícero, no bairro Muriti.

Segundo a Secretaria, mais de 70% das obras estão concluídas. As casas, com toda a infraestrutura necessária, feitas com recursos do poder público municipal, serão destinadas às famílias que residiam em áreas de risco da Encosta. Todas as famílias passaram por um processo de avaliação, com acompanhamento das psicólogas e assistentes sociais da Secretaria de Ação Social.

O projeto já avançou em várias etapas no município, com realização de uma audiência pública e a participação dos moradores do bairro. Outro ponto importante foram visitas feitas por técnicos da Secretaria das Cidades e do Banco Mundial, sempre com acompanhamento do gestor municipal e técnicos da administração.

A gestão atual sempre foi a maior entusiasta desse projeto, por recuperar uma área importante da cidade, dando novo aspecto paisagístico ao Crato e promovendo o saneamento do bairro mais populoso do Município. Serão mais de R$ 10 milhões empregados em uma das várias obras realizadas no Crato, inseridas no Plano de Requalificação Urbana, desenvolvido por meio da administração local.

Campanha alerta para questão da violência contra crianças e adolescentes

O Governo Municipal do Crato, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e a Coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, informam a comunidade cratense que nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro será realizada a Campanha educativa de folia saudável, com o slogan “Carnaval é alegria. Violência contra criança e adolescente não faz parte dessa alegria”. Será desenvolvida uma blitz educativa com adesivagem em veículos e mobilização social em bares e clubes da cidade. A Secretaria alerta os cidadãos a denunciarem a violência contra as crianças e adolescentes e idosos.

Para maiores informações ou denuncia entrar em contato pelo telefone: (88) 8125-3570 ou se dirigir até a sede da Secretaria, que fica situada à Avenida Perimetral Dom Francisco, S/N no antigo (CSU) ou atual Secretaria Municipal de Assistência Social.

Projovem continua com inscrições abertas

A coordenação do Projovem Adolescente se encontra com inscrições abertas para o referido Programa. As aulas funcionam nas áreas de abrangência dos Centros de Referência em Assistência Social dos bairros Vila Alta, Seminário, Muriti, Batateira e Alto da Penha. O programa atinge um público-alvo de jovens de 15 a 17 anos, trabalhando um percurso sócio-educativo, ministrando aulas de informática, esporte e lazer e arte e cultura. Os adolescentes interessados deverão procurar o CRAS mais próximos de sua residência, munidos de: xérox de certidão de nascimento; xérox do cartão do Bolsa Família; xérox de um comprovante de residência. O adolescente deverá comparecer acompanhado de um responsável legal, munido de toda documentação pessoal.

Reunião do COMDEMA debate revisão de leis do órgão

Será realizada neste dia 14, a segunda reunião ordinária do COMDEMA, às 8h30, no Auditório da Secretaria de Saúde no Centro Administrativo, da Prefeitura Municipal do Crato. Serão debatidos durante a reunião a revisão das Leis Nº 2.330/2005 e de Nº 2.353/2006 que, respectivamente, cria e altera o COMDEMA e o regimento interno do Conselho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato - Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


CRATO - Bloco das Virgens vai passar por mudanças neste carnaval


Por uma diversão mais saudável

Crato. O Ministério Público decidiu, neste ano, interferir num dos blocos mais tradicionais da região. O Bloco das Virgens passará por um disciplinamento, que vai desde o uso das fantasias ao som dos veículos. A meta é proporcionar uma diversão mais saudável. Para isso, foi realizada uma audiência pública e, agora, o processo de divulgação para conscientizar a sociedade.

São mais de 10 mil pessoas que saem às ruas do Crato na próxima sexta-feira, na abertura oficial do carnaval na região. Neste ano, o bloco mudará o percurso, em virtude das obras que estão sendo feitas no Centro da cidade, com a revitalização das praças. São cerca de três décadas de tradição, em que homens se vestem de mulher e saem às ruas, desfilando irreverência.

A concentração neste ano acontecerá na Avenida José Pinheiro Esmeraldo, no bairro São Miguel, por trás do Detran, a partir das 15h e sairá seguindo pela mesma avenida, em torno das 17h, seguindo até o Centro Cultural do Araripe. Segundo o organizador André Lacerda, que compareceu à audiência, a proposta de percurso tem sido importante, já que, antes, havia área de silêncio e residencial.

Questões como pornografia e o uso de instrumentos obscenos serão combatidos durante o desfile, além da poluição sonora. Para preservar a segurança das pessoas, não será permitida, neste ano, a circulação de carros e motos entre os brincantes. Motos com descargas alteradas serão apreendidas e liberadas somente depois do carnaval, mediante pagamento de multa e retirada do escapamento.

A aferição com um decibelímetro será realizada antes da saída do trio oficial do desfile e de mais dois que acompanham o cortejo. Os três veículos terão uma distância adequada para que não haja poluição sonora. O disciplinamento dos foliões também acontecerá a partir das concentrações em bairros, na preparação dos foliões. Os carros com volume alto, principalmente os paredões de som, atuando de forma paralela à festa carnavalesca, não serão permitidos.

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) do Crato já está intensificando a fiscalização dos veículos que se encontram irregulares. Várias apreensões têm acontecido, como forma de facilitar o trabalho durante o carnaval. O diretor do órgão, Joatan Sousa, afirma que, durante o desfile do bloco, estarão funcionando duas coordenações, uma para atuar exclusivamente voltada para a organização do trânsito na cidade durante a passagem dos trios com os foliões.

Conselho Tutelar

A atuação do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente no desfile também será de forma mais efetiva, já que, nos anos anteriores, houve registro de crianças e adolescentes ingerindo bebida alcoólica. A própria promotora chegou a flagrar um adulto dando cerveja em uma madeira a uma criança. Um trabalho educativo será realizado antes, com a distribuição de cartazes e panfletos com informações educativas.

Segundo a promotora Alessandra Magda Ribeiro Monteiro, a intenção desse trabalho não é acabar com a alegria das pessoas, mas promover uma festa saudável e como mais alegria. Ela solicitou o fortalecimento da segurança, como forma de minimizar as ocorrências. Segundo o supervisor do Núcleo de Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão, Francisco Rabelo, um dos pontos importantes para possibilitar mais segurança, será a centralização do desfile.

O trabalho de segurança será feito de forma integrada, com as polícias Civil, Militar e Ambiental, contando com apoio do Demutran e Guarda Municipal. O Bloco das Virgens nasceu de forma modesta, ainda no bairro Mirandão. A irreverência de um pequeno grupo de foliões contagiou a cidade e, hoje, é uma das grandes atrações carnavalescas no Estado.

Mais informações
Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude Centro Cultural do Araripe
Centro de Crato
Telefone:(88)3523.2365.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Deputadas propõem subcomissão para divulgar mudança na Lei Maria da Penha


A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, deputada Eliane Novais [PSB], anunciou, nesta segunda-feira [13], que vai propor a criação de uma subcomissão da mulher na Casa.

Iniciativa dela e da deputada Rachel Marques [PT], o colegiado terá como principal objetivo, conforme afirmou Eliane, a realização de uma campanha para esclarecer a população sobre os dispositivos legais da Lei Maria da Penha, recentemente reconhecidos pelo Supremo Tribunal Federal [STF]. Eliane Novais explicou que no último dia 9 de fevereiro, o STF decidiu que três artigos da Lei Maria da Penha são constitucionais. Por 10 votos a um, os ministros entenderam que, em caso de violência doméstica, qualquer pessoa poderá prestar queixa de abuso ou violência contra a mulher; e o Ministério Público pode entrar com ação penal mesmo que a mulher decida voltar atrás na acusação contra seu agressor.

Antes da decisão do Supremo, segundo a deputada, somente a vítima poderia prestar queixa, e, mesmo depois da formalização, poderia retirar o processo, deixando o agressor livre de sanções penais.

Para Eliane, será necessário esclarecer a opinião pública, fazendo com que os possíveis agressores cessem as ameaças contra as mulheres, sob pena de responder a processo judicial.

“Esperamos que os homens que pensam em agredir mulheres passem a adotar uma nova e mais civilizada postura”, frisou a parlamentar, salientando que o Ceará é o terceiro estado com o maior número de casos de violência, e o sexto em atos violentos contra as mulheres. “Espero que a nova interpretação da lei comece a reverter este quadro” assinalou.

* Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa ( Via Yuri Guedes )

Surto de dengue ainda ameaça 91 municípios brasileiros


Apesar da queda do número de casos de dengue e de mortes decorrentes da doença em 2012, 91 municípios ainda seguem com risco de enfrentar surto da doença até o fim do verão. Outros 265 estão em estado de alerta.

Palmas, capital do Tocantins, é uma das cidades onde a quantidade de casos já indica surto da doença, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira [13] pelo Ministério da Saúde. O número de municípios com risco de surto [91] é superior à previsão divulgada pelo governo em dezembro [48].

De acordo com Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde, o aumento já era esperado, pois as informações do ano passado tinham como base a pré-temporada de verão. “É natural que cresça o número de municípios por causa do clima mais propício à proliferação do mosquito”, explicou. Das 91 cidades em risco de surto, a maioria está nos estados da Bahia, do Maranhão e de São Paulo [46]. Nesses municípios, em cerca de 4% das casas e imóveis visitados pelos agentes de vigilância sanitária foram encontradas larvas do mosquito transmissor da doença.

“Como ainda estamos na metade de fevereiro, temos de manter o alerta e a mobilização, para que a gente chegue até o fim do verão [com queda de registros]”, disse Jarbas Barbosa.

Palmas tem a maior taxa de incidência da doença, com 743,7 casos por grupo de 100 mil habitantes. “A taxa superior a 300 casos por 100 mil habitantes é encarada como situação epidêmica”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Tocantins é, também, o estado com a maior incidência, 249,4 casos para cada 100 mil pessoas. A taxa nacional é 21,2 por 100 mil. A incidência também aumentou em Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Sergipe. O levantamento mostra a predominância do vírus tipo 4 nas regiões Norte e Nordeste e do tipo 1 nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Os quatro tipos de vírus provocam os mesmos sintomas e nenhum é mais grave que o outro.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a maioria dos criadouros do mosquito foi encontrada em recipientes e depósitos de lixo. No Sudeste e no Sul, os focos principais são pratinhos de plantas, calhas entupidas e outros locais que acumulam água dentro das casas. No Nordeste, o problema maior está nas caixas d`águas. Os dados mostram redução de 62% dos casos de dengue entre os dias 1º janeiro e 11 de fevereiro, equivalente a 40,4 mil casos, em comparação ao mesmo período de 2011, com 106,3 mil registros. O número de casos graves caiu 86% e o de mortes passou de 95 em 2011 para 32 no começo deste ano.

Agência Brasil


Policiais e bombeiros do Rio suspendem greve até depois do carnaval


Representantes dos bombeiros e de policiais militares e civis decidiram na noite desta segunda-feira (13) suspender até depois do carnaval a greve iniciada na última sexta-feira (10). A decisão foi tomada ao final de uma assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Rio (Sindsprev-RJ), na Lapa, no centro do Rio.

Um comunicado conjunto foi lido durante a assembleia por Ana Paula Matias, mulher do sargento Alex Matias, do 2º Grupamento Marítimo (GMar) e um dos militares presos por participação no movimento. O comunicado diz que a luta agora é pela liberdade dos policiais e bombeiros presos.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro (Sinpol), Fernando Bandeira, informou que depois do carnaval cada uma das três categorias vai marcar sua assembleia para decidir os rumos do movimento e o que fazer para conseguir a libertação dos presos.

A decisão de suspender a greve já havia sido tomada no sábado (11) por outro sindicato que representa os policiais civis do Rio, o Sindpol. De acordo com o diretor Jurídico da entidade, Francisco Chao, o Sindpol fará uma assembleia na próxima quarta-feira (15), às 19h, para avaliar o movimento grevista.

Agência Estado

Mulheres de lingerie pedem presente no Dia dos Namorados


Mulheres marcharam, literalmente, de lingerie nesta segunda-feira (13) pelo centro de Sydney, na Austrália, pedindo para os namorados roupas íntimas de presente no Valentine's Day (Dia dos Namorados), que é comemorado amanhã. O arrojado evento foi patrocinado por uma marca de lingerie.

Foto: AP



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30