xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 fevereiro 2012

Carro de boi - Sergio Linhares


Foi com muita emoção que me deparei há alguns meses atrás na Serra de Ubajara com um carro de boi. Eu que tanto sabia sobre ele nunca tinha visto um. Até o carreteiro que o conduzia ficou admirado e emocionado com a minha atenção.

O carro de boi foi nosso principal meio de transporte no período colonial, no Império e até na era da República. Nenhuma região, sítio, fazenda, vila ou cidade do Brasil deve ignorar a existência deste rústico e primitivo meio de transporte, que ajudou a fazer a História do Brasil. Aqui na nossa cidade, o Crato, ele foi fator de desenvolvimento, transportando nossas riquezas. Tenho dentro de mim um toque regional que não abandono nunca e nessas poucas linhas vou tentar viajar ao passado.

O carro de boi era composto por duas rodas feitas de madeira , com um anel de ferro de forma circular, o carro andava na madeira. Era puxado por uma, duas ou mais juntas de bois. O condutor do carro que comandava os bois era chamado de carreiro, que utilizava uma vara fina contendo uma ponta de ferro para ferroar os animais. Usava chapéu de couro, peitoral e um facão. Tinha tanta intimidade com os bois que conversava com eles. Os animais se acostumavam de tal forma com o carreteiro , que muitas vezes um simples chamado dele se dirigiam vagarosamente e ficavam emparelhados. O boi do carro era forte, musculoso e extremamente dócil. Nome de boi é nome de sentimento : faceiro, melindroso, coração, namorado.

Agora o mais impressionante no carro de boi era o som que ele emitia , um som continuo, lamentoso, um gemido sem fim. Diziam que a vida do carro estava na cantiga. Carro de boi que não cantava, não era carro. Até o sabiá ficou enciumado, por ele cantar melhor. Mas o carro de boi não cantava por boniteza, cantava por precisão, porque o canto do carro é a sua alma, é a alma do carreiro, é o jeito que Deus deu para enfeitar a existência dos bois e dos carreiros pelos caminhos do sertão e da vida.

Uma das lendas mais bonitas do Crato, a Lenda da Lagoa Encantada, conta a história de um carro de boi e de um carreteiro que desapareceram numa noite de luar num dos sumidouros de seus brejos. Falam que ainda hoje moradores de lá, ouvem nas madrugadas o gemido do carro e a toada triste do carreteiro. Nos nossos dias, ninguém mais se lembra deles, o carro acabou-se na chuva e no sol e o boi depois de trabalhar a vida toda , morreu num matadouro.

Hoje, ele é apenas uma lembrança do passado de uma geração, que vão acumulando em nossa memória. Aquele carro que vi na Serra Grande, era um pouco diferente dos de outrora, era mudo, não cantava, até as rodas eram de borracha. Me dói em saber que nunca vou ter o prazer de ouvir aquele gemido, aquele choro tão bonito. Pois quem ouviu, ouviu. Quem não ouviu, não ouve mais.

Por: Sérgio Linhares

Chove em 32 municípios cearenses


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 32 dos 184 municípios cearenses. O município onde houve maior precipitação foi Quixeramobim, localizado no Sertão Central e distante 206 km de Fortaleza, com chuva de 38 milímetros.

Em seguida, vem o município de Hidrolândia, na serra de Ibiapaba, a 252 Km da Capital, que registrou chuva de 34 mm. Os municípios de Sobral, na região Norte do Estado, e Farias Brito, na região do Cariri, registraram chuva de 31 mm.

As chuvas são relativas ao período de 7h da sexta-feira (10) até às 7h deste sábado (11). Os dados foram atualizados às 12h40 deste sábado.

Convite - Performance Poética !

Performance Poética!


Hoje tem poesia no calçadão do Crato! Mais um roteiro poético-boêmio com os poetas do cariri e a musica de Tiago bandeira e Charlie Brown, a partir das 20h. Traga seus poemas, os poemas dos outros, escreva na hora...vamos ocupar o velho espaço dos boêmios da cidade.

Janinha Brito ( Blog Cultura no Cariri )

Crato goleia Itapipoca e volta ao G-4 - Campeonato Cearense

A 8ª rodada do Campeonato Cearense foi aberta neste sábado [11], com a goleada do Crato sobre o Itapipoca. O resultado fez o "Azulão do Cariri" retomar o G-4, após três jogos sem vencer.

Já para o "Garoto Travesso", que vinha em busca da recuperação, estacionou na penúltima colocação, na Zona de Rebaixamento, com cinco pontos. A rodada será completada no domingo [12], com cinco jogos. Destaque para o Clássico-Rei [Ceará x Fortaleza] e as partidas Horizonte x Icasa e Crateús x Tiradentes. Abaixo, detalhes das disputas, que têm início às 16h:

_GUARANI DE JAUZEIRO x FERROVIÁRIO___Estádio Romeirão, Juazeiro do Norte
_HORIZONTE x ICASA___Estádio Domingão, Horizonte
_TRAIRIENSE x GUARANY DE SOBRAL___Estádio Perilão, Itapipoca
_CRATEÚS x TIRADENTES___Estádio Juvenal Melo, Crateús
_CEARÁ x FORTALEZA___Estádio Presidente Vargas

CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA


Lula é internado, mas estado de saúde é bom


O
ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado neste sábado, por volta das 17 horas, após uma “queixa de perda de apetite e fadiga”, informou a assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês. Lula está em tratamento contra um câncer de laringe, diagnosticado em outubro do ano passado.

“Após avaliação, foi constatada apenas presença de inflamação de mucosa da laringe e esôfago, decorrentes da radioterapia”, informa o boletim médico. A internação ocorreu por opção da equipe médica “para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas”. Segundo os médicos, o estado de saúde do ex-presidente é bom e não há alteração no plano de tratamento radioterápico. Lula, de 66 anos, apresentou dificuldade de se alimentar recentemente,segundo uma fonte próxima ao ex-presidente.

O ex-presidente já passou por sessões de quimioterapia e iniciou o tratamento com radioterapia em janeiro, quando médicos informaram que exames mostraram que o tumor tinha diminuído 75 por cento, resultado considerado “extraordinário” e “excelente” pela equipe médica.

A assessoria de imprensa do Sírio-Libanês confirmou, por telefone.”

Reuters


Termina a greve da PM da Bahia


A Associação dos Praças da Polícia Militar e Bombeiros do Estado da Bahia decidiu, na noite deste sábado, encerrar a greve que vigorava desde o dia 31 de janeiro de 2012. Mesmo sem uma nova proposta do governo baiano, a maioria dos PMs em greve decidiu por retomar as atividades. Pessoas ligadas à corporação disseram que uma reunião realizada entre a liderança grevista e o comando dos policiais foi decisiva pra o fim da greve.

O movimento que antecipava o fim da paralisação foi iniciado ainda no final da tarde de sábado: os policiais militares em greve colaram cartazes no muro do ginásio do Sindicato dos Bancários com uma pauta de reivindicações ao governo do Estado atualizada.

Entre as condições para retornarem ao trabalho estavam a libertação dos líderes do movimento que estavam presos e o pagamento integral do ponto de policiais que faltaram ao serviço. As propostas, no entanto, não foram aceitas.

A greve
A greve dos policiais militares da Bahia teve início na noite de 31 de janeiro, quando os grevistas acamparam em frente à Assembleia Legislativa em Salvador e posteriormente ocuparam o prédio. Cerca de 10 mil PMs, de um contingente de 32 mil homens, aderiram ao movimento.

A paralisação provocou uma onda de violência na capital e região metropolitana, dobrando o número de homicídios em comparação ao mesmo período do ano passado. Além de provocar o cancelamento de shows e eventos, a ausência de policiamento nas ruas também motivou saques e arrombamentos. Centenas de carros foram roubados e dezenas de lojas destruídas.

A paralisação buscava reivindicar a criação de um plano de carreira para a categoria, além do pagamento da Unidade Real de Valor (URV), adicionais de periculosidade e insalubridade, gratificação de atividade policial incorporada ao soldo, anistia, revisão do valor do auxílio-alimentação e melhores condições de trabalho, entre outros pontos.

Via Terra


Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS


Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados


TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Cantora Whitney Houston é encontrada morta nos EUA


Whitney Houston, 48 anos, morreu no sábado, 11. A morte da cantora, anunciada pela agente Kristen Foster, ainda não teve causa divulgada. O corpo foi encontrado no hotel em que ela estava hospedada em Los Angeles. De acordo com o website oficial, a cantora, que lutava com problemas de vício em drogas nos últimos anos, vendeu mais de 170 milhões de discos em sua carreira.

Ela foi uma das principais artistas pop dos anos 1980 e 1990 . O estilo dela no palco influenciou toda uma geração de cantoras, de Christina Aguilera a Mariah Carey. Ela também estrelou filmes de sucessos de Hollywood. No maior deles, O Guarda-Costas (1992), atuou ao lado de Kevin Costner. Whitney também deu voz à trilha sonora do longa, que ficou marcada pela canção I Will Always Love You, o maior sucesso da cantora. Nos anos 1980, ela se tornou uma das mais vendidas do mundo. Entre seus maiores sucessos também estão How Will I Know e Saving All My Love For You.

A cantora atuou este ano no remake de Sparkle, o hit de1976 que havia sido baseado na história das Supremes. Seria seu primeiro papel desde The Preacher's Wife, de 1996.

Sua carreira inclui sete hits em primeiro lugar na Billboard nos anos 80, incluindo Saving All My Love for You, Greatest Love of All and Where Do Broken Hearts Go. A mesma Billboard colocou a trilha-sonora do filme O Guarda-Costas como um dos dez discos mais vendidos de todos os tempos.

Agência Estado

VAMOS AO TEATRO?

Lula pode desfilar 'blindado' na Gaviões da Fiel


NE - dizem que será com um acrílico no carro pra proteger da chuva. Da chuva ?

Para garantir a presença de seu homenageado no sambódromo do Anhembi, a Gaviões da Fiel prepara um esquema especial para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa desfilar. A escola, que entrará na avenida na madrugada de sábado (18) pelo grupo especial de São Paulo, pretende colocar uma cobertura de acrílico no carro em que ele será destaque para que, em caso de chuva, Lula fique bem protegido.

Como o ex-presidente ainda não recebeu o aval da equipe médica para participar da homenagem, o carnavalesco Delmo Moraes apela para a intervenção de São Jorge, padroeiro do Corinthians e santo de devoção de Lula. "Eu rezei para São Jorge para que ele melhore, pule da cama e desfile, porque é isso o que ele quer", disse Delmo, que faz parte da Comissão de Carnaval formada por três carnavalescos.

Embora o Palácio do Planalto não confirme, por questões de segurança, a Gaviões revelou que a presidente Dilma Rousseff deve acompanhar o desfile do camarote da Prefeitura, no sambódromo. Os médicos não descartam totalmente a presença de Lula no sambódromo, mas são cautelosos em relação à sua condição física. No dia 17, véspera do desfile, o ex-presidente concluirá as 33 sessões de radioterapia contra um câncer na laringe.

Nas últimas semanas, o tratamento diário debilitou o ex-presidente, deixando-o com rouquidão e com incômodo na laringe, efeitos colaterais típicos deste tratamento. "Se o desfile fosse hoje, ele não participaria, pois ainda está debilitado por conta do tratamento", disse uma liderança do PT. "Mas se ele se sentir disposto, ele vai comparecer", acrescentou. Os médicos afirmam que a decisão só sairá na véspera do desfile. "É possível que ele desfile, mas só o tempo vai dizer", ressaltou um dos médicos.

A Gaviões da Fiel também preparou um esquema de segurança para deixar Lula longe do assédio do público e da imprensa. O ex-presidente deve aguardar no Campo de Marte e seguir de carro para a avenida momentos antes do início do desfile. "O esquema de segurança para ele será hollywoodiano", contou Delmo Moraes. Caso participe da homenagem, Lula desfilará, sem uma fantasia especial, no carro "Retrato de uma Nação Valente e Guerreira" com seus convidados, entre eles os jogadores do Corinthians, o ex-jogador Ronaldo Nazário, o lutador de MMA Anderson Silva, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), além da esposa Marisa Letícia e da filha Lurian Cordeiro Lula da Silva. A presença das autoridades, segundo auxiliares do ex-presidente, vai depender da ida do petista ao Anhembi.

Um cordão de isolamento acompanhará o carro até o final do desfile, impedindo assim a aproximação de populares e fotógrafos. "Essa homenagem será a mais esplendorosa", prevê Delmo. A agremiação conta com a presença de Lula, mas está ciente de que a decisão depende de liberação médica. Em última instância, os carnavalescos Igor Carneiro, Fabio Lima e Delmo Moraes estudam uma alternativa, que não seja uma escultura, para suprir a ausência de Lula. "Aí é um outro segredo", desconversou Delmo.

Yahoo notícias


GREVE, o que é direito constitucional e o que é inconstitucional ? Por Maria Otilia


A Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios, como forma de protesto.

No Brasil, a greve é um direito garantido pelo artigo 9º da Constituição federal Brasileira de 1988.

"Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. § 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. § 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei."Outras leis regulamentam a greve em setores de extrema importância social como, saúde, educação, segurança pública, entre outros, constituindo-se a Lei 7.783 de 28 de junho de 1.989 o principal instrumento de regulamentação do exercício deste direito.

Nestes ultimos meses, presenciamos ou seja vivenciamos grandes momentos de tensão,durante alguns movimentos de paralisação de diversas classes de trabalhadores: greve no Ceará(professores da rede estadual),polícia civil, Detran e por último a greve da polícia militar. Atualmente assistimos através da TV, os grandes movimentos de greves, um dos mais fortes é a greve dos policiais do Estado da Bahia.
Sabemos que a greve é um direito constitucional, e regulamentada por outra lei, citada no texto acima. Por outro lado não podemos admitir a falta de ordem, de união e de bom senso dos sindicatos e trabalhadores envolvidos no movimento. E mais gritante ainda, políticos (deputados, vereadores, senadores) utilizarem este instrumento do trabalhador (direito de greve) em benefício próprio.
O que vem acontecendo nos últimos movimentos, é uma grande desarticulação de sindicatos,ou seja a busca pelo poder e não pela causa operária.Vivenciamos isto, por ocasião da última greve, com os nossos sindicatos que representam a categoria de trabalhadores da educação do Ceará : SINDIUTE e APEOC.

Invadir órgãos públicos, destruir patrimônio público, violar o direito do companheiro que não aderiu ao movimento, etc, infelizmente não é o caminho mais sábio. Gandhi fez uma revolução sem armas, e como ele afirma" a violência é o medo aos ideais dos demais". Citamos também uma frase de Nelson Mandela que diz:" devemos promover a coragem onde há o medo,promover o acordo onde existe o conflito, e inspirar esperança onde há desespero."

Vamos reinvidicar, questionar, propor, exigir, criticar, lutar, buscar nossos direitos com muita sabedoria, discernimento,bom senso e acima de tudo que seja uma luta de classe(coletiva).Não vamos deixar o ódio, a força brutal,o desejo exarcebado pelo poder, a conquista solitária cegar os nossos desejos de uma vida coletiva melhor. Busquemos trocar as nossas armas pelo diálogo, mesas de negociações, divergências inteligentes, consenso. Cada um fazendo a sua parte: patrão e empregado, governo e servidores, sindicato e associados, etc.

Deflagrada operação para investigar rombo de R$ 50 mil à Caixa Econômica no CRATO


Uma operação foi deflagrada nesta sexta-feira, 10, para encontrar três pessoas suspeitas de participação em esquema criminoso responsável por gerar um prejuízo de R$ 50 mil aos cofres da Caixa Econômica Federal no município de Crato, Cariri cearense. A Polícia Federal (PF) do Ceará coordena a “Operação Falácia” e já prendeu duas mulheres, sendo uma estudante de Odontologia e uma cabelereira.

Segundo informações da PF, foram apreendidos vários documentos de identidade, comprovantes de endereços falsos, cartões de créditos, veículos, relógios importados, máquina operadora de cartão de crédito e aparelhos celulares.

A suspeita é de que a quadrilha utilizava os documentos pessoais para fraudes e, desta forma, obter empréstimos na Caixa. Computadores, comprovantes de extratos bancários, mídias e outros vestígios de crimes também estão sendo verificados, segundo a PF, nos locais onde ocorrem as buscas.

Na última quarta-feira, 8, uma mulher de 49 anos foi presa no Crato, acusada de montar o esquema criminoso contra a Caixa. A acusada foi detida em flagrante na sede da agência bancária e autuada por estelionato qualificado e formação de quadrilha.

Segundo informações da PF, a mulher apresentou documentos falsos para fazer um empréstimo na agência bancária, quando foi flagrada pelo gerente e policiais federais que investigavam o caso. Uma segunda mulher, filha da presa, também foi encaminhada à Polícia Federal, onde foi indiciada pela prática do mesmo crime.

Além do rombo ao banco, a PF suspeita de que a quadrilha também agia em concessionárias de veículos e empresas de cartão de crédito.

POVO Online

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30