xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 10/02/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

10 fevereiro 2012

Prefeito de Juazeiro e gestores públicos terão que pagar multa


O Ministério Público Federal executa Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na área da saúde. O descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte/CE resultará em multa para o Município de Juazeiro do Norte, para o prefeito Manoel Santana e o secretário de Saúde Antônio Bonaparte de Santana Ferreira. O acordo previa o fornecimento de medicamentos, órteses, próteses e outros materiais para usuários do sistema público de saúde da cidade.

O não cumprimento do TAC motivou o procurador da República Rafael Ribeiro Rayol a promover a execução das penalidades previstas no instrumento, que acarretarão aos responsáveis ao pagamento de multas. A penalidade está prevista no acordo, totalizando para a prefeitura a quantia de R$ 9.000,00 e para os dois gestores, individualmente, a importância de R$ 4.500,00, até o momento.

Em um dos casos, cinco itens do termo foram descumpridos quando um paciente, menor de idade, deixou de receber medicamentos, materiais e um leite especial necessário à sua alimentação. Mesmo tendo sido notificada pelo Ministério Público Federal, a administração municipal não regularizou o fornecimento dos produtos que eram essenciais para o garoto portador de paralisia cerebral decorrente de meningite e ventricolite. No dia 15 de janeiro, o paciente morreu por complicações respiratórias. “É evidente que não se pode atribuir diretamente ao Município e aos gestores da área da saúde a responsabilidade por tal fatalidade.

Todavia, o descaso dos executados com a saúde pública municipal é patente”, avalia o Procurador Rafael Rayol. “Entretanto, no presente caso, o não fornecimento das medicações ou o seu atraso, com certeza, influenciou no estado clínico do paciente”, completa.

Paralelamente à cobrança das multas previstas no instrumento, o o Ministério Público Federal em Juazeiro do Norte também promove a execução do referido TAC perante a Justiça Federal para o integral cumprimento das obrigações pactuadas, isto é, para que os medicamentos e insumos nele previstos cheguem realmente nas mãos de quem precisa, a população.

Site do MPF-CE


Justiça Militar pede prisão de líderes grevistas no Rio


A
Justiça Militar do Rio expediu nesta sexta-feira (10) 11 mandados de prisão contra os principais líderes da greve no Rio. A Polícia Militar ainda não divulgou os nomes dos policiais militares que são procurados.

Policiais civis, militares e bombeiros, entraram em greve nesta sexta. O anúncio ocorreu ao final de uma manifestação que durou quase seis horas, na Cinelândia, no centro do Rio, com participação de cerca de 3 mil pessoas, segundo a PM.

Em nota, o Comando da Polícia Militar informa que todas suas unidades "estão em pleno funcionamento, contando inclusive com o apoio de policiais do BOPE e do BPChq no patrulhamento" e que não há paralisação de nenhum tipo de serviço para o cidadão.

Agência Estado

Catálogo reúne imagens do Cariri


Jackson Batim, o Bola, fez uma apanhado de décadas e chama a atenção da sociedade para uma reflexão para a preservação de suas tradições culturais e, sobretudo, os bens naturais que ainda se mantém em reservas naturais - "Bola", mestre da luz e da imagem, apresenta acervo de duas décadas de fotografias raras e belas da Região Sul.

Um passeio iconográfico e reflexivo do cineasta e fotógrafo Jackson Bantim, o "Bola". Por mais de duas décadas, mostra, além de imagens raras e belas da região do Cariri, a preocupação com a preservação da cultura e a natureza. São mais de quatro décadas de trabalho, que ele resolveu reunir no catálogo de imagens "Meu Olho de Vidro", que está sendo lançado na região.

A seleção foi minuciosa diante dos milhares de registros durante todos esses anos. "Um olhar emocionado das paisagens, paragens e personagens do mundo que vivi", diz Bola. Jackson Bantim faz parte do Grupo de Pesquisa em Cultura Visual, Espaço, Memória e Ensino (Imago), da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Junto com a equipe e pesquisadores da instituição, tem feito um trabalho voltado para o registro de importantes documentários, a exemplo do mais recente lançado "Formação Romualdo - Um Milagre Paleontológi-co". O filme trata da riqueza e importância dos fósseis da Chapada do Araripe, já traduzido em vários idiomas e exposto em diversos países, principalmente os que hoje estão inseridos na rede mundial de Geoparks do planeta.

A cultura popular é outro tema explorado pelo cineasta em seu trabalho e grades nomes do Cariri da poesia, a exemplo de Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, no qual é admirador do seu trabalho.

Acervo

Bantim possui um grande acervo de imagens com o poeta. Além dele, o mestre da xilogravura Valderêdo Gonçalves, e outro mestre e incentivador dos grupos de cultura da região, mestre Elói Teles. "Foi uma forma de expressar a amizade e o trabalho junto a esses grandes artistas e amigos", diz ele.

Para o fotógrafo, esse é um documento que expõe a beleza exótica da Chapada do Araripe, com uma vegetação que insere desde o serrado à caatinga. Seu material chegou a ilustrar capas de vários livros, discos, e até material didáticos em escolas públicas, além de revistas e jornais. Ele recorda as belas imagens que fez na Cascata, em Crato, fonte que jorrava água em todas as fases do ano. Agora, apenas no período de chuvas.

"Ao olharmos essas imagens, não tem como não se lançar a uma reflexão do quanto o homem vem degradando a natureza e essa beleza tem que ser mantida em nome da vida", avalia. Também podem ser vistos em seu trabalho flagrantes de rara beleza, de quem se embrenha na Floresta Nacional do Araripe (Flona), para captar imagens raras, a exemplo do pássaro ainda em risco de extinção, o soldadinho-do-araripe, ou até mesmo de um pequi no galho em forma de coração. Ou até mesmo perceber a beleza de uma flor de jitirana brotando de dentro de uma sucata de veículo.

"Esse álbum não é apenas uma coisa bonita de se ver, mas tem suas advertências", alerta. O trabalho de Bantim foi dedicado ao seu avô, Luiz Gonzaga de Oliveira, o Gonzaguinha, que inaugurou uma fase importante da fotografia no interior do Estado, em longas andanças.

Talento

Muito cedo, o seu avô demonstrou talento para captar o cotidiano da cidade do Crato, em sua máquina Kodak Full Screen. Ele foi o primeiro fotógrafo profissional do Cariri, com uma atuação desde 1885 a 1930. Seguindo os passos do avô, agora reúne importantes fatos, acontecimentos e figuras naturais para dar apresentar um registro histórico.

A inspiração do trabalho pioneiro do avô tem-lhe valido um crescente desenvolvimento da arte de captar a realidade pela e a imagem. Conforme conta, é um importante legado.

Algumas de suas fotografias podem ser encontradas no Museu Histórico do Crato, outras são guardadas como relíquias pela família, a exemplo de imagens do Cassino Sul-Americano, Seminário São José e Praça Juarez Távora, reserva e memória da cidade do Crato.

Como não deveria deixar de ser, Jackson Bantim dá segmento a esse trabalho, com o toque de admiração artística e grande amor pela região.

Acervo

2 décadas de fotografias importantes de elementos regionais estão agora registradas em um catálogo que se configura como documento histórico

Mais informações:
Contato com Jackson Bantim
Rua Pedro Bantim, 33
Crato - CE
Telefone (88) 9212.2147

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

Notícias do Crato - 10/02/2012


Demutran faz operação pré-carnaval em Crato e apreende dezenas de veículos, principalmente motos.

Tem sido grande o número de pessoas no Crato dirigindo veículos sem habilitação, tanto no centro como nos Bairros periféricos da cidade. A constatação veio depois que o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, Polícia Militar, Guarda Municipal e Ronda do Quarteirão, realizaram blitze em vários pontos estratégicos, apreendendo dezenas de carros e motos com irregularidades na documentação, trafegar em contra mão, avanço de sinal ou por falta da Carteira Nacional de Habilitação do condutor. Alguns desses veículos só serão liberados após o carnaval, segundo informou Daniel Aquino Viana, coordenador de fiscalização do Demutran. Ele explicou que a maioria das infrações são cometidas por motoqueiros.

O coordenador de fiscalização do Demutran explicou que as principais infrações são cometidas por condutores inabilitados, veículos com licenciamento atrasado ou com suas características alteradas. Muitas reclamações chegam dos bairros e distritos, onde algumas pessoas, pensando estarem longe da fiscalização, às vezes até embriagadas, dirigem suas motos e carros em alta velocidade, colocando em risco a vida dos transeuntes, principalmente crianças e idosos. Daniel informou que a operação vai ser intensificada nessas localidades sem data determinada para acabar e obedece a determinação do Ministério Público e dos demais órgãos de segurança pública.

Secretaria de Administração esclarece dúvidas sobre prova de títulos

A Secretaria de Planejamento e Administração da prefeitura do Crato esclarece algumas dúvidas de candidatos aprovados no último concurso. Sobre a prova de títulos o esclarecimento é de que, no item IV do edital estão elencados os títulos válidos, definindo o local, data e horários que serão apresentados. No mesmo item estão os cursos que serão contemplados para o cargo de magistério e de nível superior. Os candidatos poderão estar apresentando os títulos de especialização, mestrado e doutorado. Os demais cargos podem apresentar comprovação de tempo de serviço que tenham exercido durante a estabilidade extraordinária definido no artigo XIX da ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Aqueles que não têm titulo, evidentemente não precisam apresentar.

A Secretaria de Administração tranqüiliza os candidatos aprovados dizendo que todas as informações atinentes ao tema serão divulgadas nos veículos de comunicação da região, na medida em que elas forem surgindo. Porém, é de suma importância os interessados lerem atentamente o item IV, do edital, e não deixem de apresentar os títulos sem a observância das regras estabelecidas no certame.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato - Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com
Foto meramente ilustrativa ( Globo.com )


Um Giro pelo Mundo - Frio congela o rio Danúbio; número de mortos na Europa chega a 590


O rio Danúbio ficou congelado por centenas de quilômetros, milhares de pessoas foram isoladas pela neve, e um novo registro aponta 590 mortes em toda a Europa, devido ao frio glacial que persiste no continente e deve se prolongar no final de semana.

O tráfego fluvial no Danúbio foi interrompido devido ao gelo, que se estende por centenas de quilômetros na Áustria, Hungria, Croácia, Sérvia e Bulgária, paralisando as atividades na principal via comercial navegável da Europa. Peter Kohalmi/France Presse

Nos 588 km do rio na Sérvia, os blocos de gelo cobrem até 100% da superfície com uma espessura de até 50 cm. As autoridades estimam que a navegação só poderá ser retomada depois de dez dias. Em todo o continente, particularmente no leste, o frio continua a matar. Na manhã desta sexta-feira foram confirmados 590 mortos.

Na Ucrânia, onde as temperaturas podem chegar a 30 graus negativos no final de semana, as autoridades suspenderam novos registros diários sem explicação. Mas, até terça-feira, quando foi divulgado o último número de vítimas oficial, esse era o país da Europa mais afetado, com 135 mortes (112 mortes causadas diretamente pelo frio). Na Polônia, o frio fez mais cinco novas vítimas, elevando para 82 o total de mortos desde o início da onda de frio, sem contar com as pessoas mortas sufocadas com monóxido de carbono ou em incêndios causados por sistemas de aquecimento defeituosos.

Na Rússia, 11 pessoas morreram desde o início do mês em Moscou em incêndios provocados pela utilização de aquecedores com defeito. Em todo o país, o frio matou 46 pessoas desde o início de fevereiro. O frio matou mais 24 pessoas na Lituânia, dez na Letônia, onde o número de incêndios bateu um nível recorde, e uma na Estônia. Na República Tcheca, foram 25 pessoas mortas pelo frio. Para este fim de semana são esperadas temperaturas de 40 graus negativos nas montanhas e -25° em Praga. Aos mortos, acrescentam-se mais 16 na Hungria e cinco na Eslováquia.

Na Romênia, mais 13 pessoas morreram na noite de quinta para sexta-feira, aumentando para 57 o número de mortos, enquanto cerca de 23 mil pessoas continuam isoladas no leste do país, com as estoques de alimento e água chegando ao fim. Na Bulgária, onde o frio deixou 30 mortos em 10 dias e todas as escolas continuam fechadas, anunciou que vai interromper sua exportação de eletricidade, pois precisa de toda a sua capacidade para abastecer o próprio país, O país, um dos principais exportadores nos Bálcãs, exporta para Grécia, Sérvia, Macedônia e Turquia. Nos Bálcãs, foram 37 mortos pelo frio.

DA FRANCE PRESSE, EM BELGRADO ( Via Folha.com )


Prefeitura do Crato e Guarda Municipal avançam nas negociações trabalhistas

.

Foi uma tarde intensa de discussões, debates e avanços. Conforme acordado no último dia 23 de janeiro de 2012, quando o prefeito Samuel Araripe recebeu na sede do Paço Municipal os trabalhadores do movimento sindicalista da categoria Guarda Municipal, nesta quarta-feira, dia 08 de fevereiro de 2012, aconteceu no Gabinete do Palácio Alexandre Arraes a primeira rodada de negociação a fim de promover melhorias trabalhistas e viabilizar o Plano de Cargos e Carreiras da categoria. O encontro contou com as presenças do prefeito, parte do secretariado municipal, vereadores e membros da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, bem como representantes da comissão formada para negociar em nome dos demais membros da Guarda e do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SINDSMCRATO).

O resultado da reunião foi positivo. Neste primeiro momento, dos 14 itens constantes da pauta de reivindicação encaminhada para apreciação da Administração Municipal, 10 tiveram avanços e serão atendidos parcialmente. A primeira solicitação a ser atendida trata-se da criação da Secretaria de Segurança Pública Municipal. Inclusive o Projeto de Lei que cria o órgão já foi encaminhado pela Prefeitura para apreciação e votação no plenário da Câmara ainda no ano passado. Atualmente a matéria encontra-se em estudo pelo relator do projeto a fim de aprimorar cláusulas no texto final. Entre os benefícios e ganhos assegurados estão: adicional noturno; capacitação continuada; revisão do Regimento Interno da Guarda; implementação do Plano de Cargos Carreira da categoria; ações de valorização e 2,5 % de progressão por antiguidade trabalhista (reconhecimento do tempo de serviço prestado); melhores condições de trabalho, instituição do código de ética da Guarda; criação do Gabinete permanente de Gestão Integrada; aumento de 14,13% no salário base. Apenas 4 itens ficaram para ser analisados num próximo encontro. Entre eles o que gerou mais polêmica foi o aumento de 40% referente à periculosidade, dispositivo que reza sobre o risco de vida da profissão de guarda.

Em sua fala, o prefeito se mostrou disposto a permanecer negociando com os trabalhadores e sugeriu uma linha de diálogo séria, com cautela e prudência durante as discussões como forma de se avançar ainda mais nas negociações. De acordo com Samuel Araripe, ao longo dos últimos sete anos a sua gestão empenhou-se em corrigir os índices de deficiência herdados dos governos anteriores. Mas para isso precisa-se diariamente de um planejamento e organograma de trabalho para não comprometer o orçamento do Município. O prefeito fez um balanço otimista e considerou o encontro bastante proveitoso para ambas as partes. Ele destacou os 10% de ganho real para categoria dos guardas com base nos cálculos da inflação que encontra-se no momento em 6 %, reforçando assim o fortalecimento da política nacional do salário mínimo.

O resultado final aponta a seguinte equação: reajuste salarial de 6% (inflação) + ganho real de 8% + 2,5 % de progressão. O prefeito fez questão de ressaltar que toda ação executada em seu governo tem como princípio respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal que é para não onerar a Folha de Pagamento dos Servidores. Prática de alguns antigos gestores. Questionado sobre os 40% de periculosidade, ele se comprometeu em sentar junto com a equipe financeira da Prefeitura para estudar quais são as reais possibilidades de se conceder o benefício.

O secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra explicou os motivos pelos quais no momento inviabilizam a Prefeitura de atender aos 40% da periculosidade. Segundo ele, o repasse geraria um impacto calculado em mais de R$ 60.000,00 mil, o que elevaria a Folha de Pagamento dos Guardas Municipais ao patamar de R$ 225.000,00 mil. O Município não dispõe desse recurso para aplicar e isso automaticamente oneraria a Folha. Sobre rever a formulação do Regimento da Guarda, Christiano informou que solicitou ao Sindicato que indicasse membros para participar da discussão. Em relação à ajuda de custo e vale transporte para locomoção dos guardas, a PMC já está providenciando a aquisição de viaturas equipadas para traslado em horários extras e se prontificou de notificar as empresas de ônibus sobre a Lei que prevê o uso gratuito do transporte público por parte dos servidores públicos fardados.

O secretário lembrou ainda a primeira turma de Formação Profissional que já está prestes a iniciar, quando receberão instruções com corpo de profissionais gabaritados sobre como atuar na preservação do patrimônio Público. Atualmente acontece também a expansão de monitoriamente eletrônico nas unidades dos equipamentos municipais com vistas a facilitar a atuação dos profissionais. O secretário anunciou a aquisição de novos computadores para a Sede da Guarda Municipal, novos fardamentos e outros instrumentos de trabalho.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato (SINDSMCRATO), Júnior Matos, disse está confiante na construção dessa nova conjuntura de apoio e valorização da auto-estima à municipalidade do Crato por parte da atual Gestão. Segundo Júnior Matos, nunca antes na história do funcionalismo público municipal cratense havia tido um governo que dialogasse e construísse uma relação de respeito com os servidores. Júnior lembrou o apoio por parte do secretário de Planejamento para avançar nas melhorias em prol dos servidores e a disposição em sempre atender a entidade. Para o guarda Paulo da Silva, o debate foi importante e a categoria sai fortalecida com os resultados e o bom entendimento entre Prefeitura e trabalhadores. Ele disse acreditar num consenso entre as partes e descarta a possibilidade de paralisação.

O servidor elogiou o prefeito pela disponibilidade em dialogar e recebê-los com a atenção devida. Os vereadores da oposição e membros da Comissão de Constituição e Justiça, Mara Guedes e Fernando Brasil, reconheceram o processo democrático desencadeado pela atual gestão e deram ênfase aos benefícios assegurados durante a reunião. Embora sejam parlamentares de oposição, eles asseguraram apoiar quaisquer medidas em prol da população cratense independentemente da sigla partidária. Sobre a possível concessão dos 40% de periculosidade, ficou agendado um próximo encontro entre governo e servidores para daqui a dez dias.

Por: Washington Nogueira


Marceneiro Ligeirinho será cidadão cratense


O Vereador e Presidente do Poder Legislativo cratense – Florisval Sobreira Coriolano deu entrada em Projeto de Resolução, concedendo o Título de Cidadania ao marceneiro Fábio Amorim, mais conhecido na cidade como Ligeirinho. Mineiro, há muitos anos morando em Crato, onde se casou e constituiu família, Fábio Amorim é pessoa bastante querida nos meios populares, sobretudo nos setores da cultura e do esporte. Depois de aprovado o Projeto, Ligeirinho escolherá a data para receber a honraria.

Fonte: CMC

Câmara Municipal do Crato discute criação de nova secretaria


A Câmara Municipal do Crato realizou na manhã desta segunda-feira, dia 06 de fevereiro, a primeira Sessão Ordinária do ano de 2012. O Presidente do Legislativo cratense – Vereador Florisval Coriolano (PSD) saudou os companheiros vereadores e o público presente no plenário, desejando a todos um ano bastante produtivo, onde a sociedade possa ser contemplada com bons projetos e realizações. Participaram da sessão o vice-presidente – Vereador Ailton Esmeraldo (PP), Secretário da Mesa Diretora – Vereador Antônio Apolinário Neto (PMDB), e os vereadores Darcio Luís de Sousa (PSDB), Jales Velloso (PP), George Macário (PV), Francisco Euder França – Guer (PSDB), Fernando Brasil (PSB), Mara Guedes (PT), Pedro Eugênio Moreira Maia – Pedro de Alagoano (PSB) e Luís Cory (PTB).

Após a leitura da ata da última reunião, realizada em dezembro do ano passado, o guarda municipal – Henrique Sousa, usando a Tribuna, falou em nome dos demais colegas de função, destacando como ponto principal a criação da Secretaria de Segurança do Município. Ele afirmou que a categoria discorda de alguns pontos inseridos no Projeto de Lei de autoria do Executivo, como a criação de alguns cargos. Henrique afirmou não entender a demora para o envio do Projeto à Câmara Municipal, uma vez que o decreto foi assinado pelo Prefeito Samuel Araripe Há quatro meses atrás e o documento só chegou na Legislativo na última sexta-feira, dia 03. Sobre a justificativa do Executivo que a Lei de Responsabilidade Fiscal precisa ser bastante observada para não cometer erros jurídicos, com a realização de gastos ilegais, Sousa disse não proceder, pois no Orçamento Municipal para 2012, foi aprovado um valor de mais de um milhão a ser utilizado com as despesas da Secretaria de Segurança.

O Vereador George Macário (PV) – líder do Prefeito no Legislativo, manteve contato durante a Sessão com Samuel Araripe, que está em Fortaleza. O chefe do Executivo sugeriu a realização de uma reunião com uma representação dos guardas municipais, na próxima quarta-feira, dia 08, às 12h, em seu gabinete, para discussão do Projeto de Lei que cria a nova secretaria.

A Vereadora Mara Guedes (PT) e os vereadores Pedro Alagoano e Fernando Brasil, ambos do PSB, integrantes da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ, defenderam uma avaliação e ampla discussão sobre o Projeto, juntamente com os servidores que vão migrar para esse setor e a Prefeitura.

Os guardas municipais aceitaram a sugestão do Executivo para se reunirem na próxima quarta-feira. A Mesa Diretora colocou o Projeto para discussão, pois o mesmo só deu entrada na Casa do Povo,na última sexta-feira.

Fonte: CMC



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31