xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 31/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

31 janeiro 2012

Anuncie onde todo mundo Lê !!! - Blog do Crato - 180.000 Acessos por mês - A Maior visibilidade do Interior do Estado.


Anuncie Onde Todo Mundo Lê - BLOG DO CRATO !


Motivos para você divulgar a sua empresa conosco:


- Anuncie no maior veículo de internet do Interior do Estado.
- Mais de 180.000 acessos de páginas por mês
- 7 Anos no mercado.
- Quase 5 milhões de páginas acessadas
- Mais de 22.000 artigos
- Solidez e Experiência em Internet
- Planejamento da Publicidade, direcionado ao tipo de Anúncio.
- Planos Semestrais e Anuais
- Anúncios intercalados entre as postagens
- Matérias intercaladas com Fotos e Vídeos sobre o Anunciante
- Publicação de anúncios em horários e posições estratégicas para o anunciante
- Excelentes Preços - Planos Básico, Médio e Premium
- Sua publicidade automaticamente vai para o Facebook, onde atinge potenciais clientes da sua região.
- Novidade: Agora quem anuncia no Blog do Crato, ganha de brinde, publicidade na Rádio Chapada do Araripe Internet, ouvida em mais de 50 Blogs do Ceará e milhares de ouvintes.

Não perca seu dinheiro! - Esqueça os Jornais de papel. A mídia hoje é a Internet. Divulgue a sua empresa para o mundo. Faça como: Amilton Som, Mercadinho Matos, Aço Cariri, Top Móveis, Crajubatur, Dr. Jonas Mangueira, Shopping Residence..Venha para o Blog do Crato. Chega de sites mesquinhos onde você fica confinado a um pequeno Banner. No Blog do Crato publicamos reportagens com fotos ( e Vídeos em Breve ) da sua empresa. No Blog do Crato sua empresa é tratada com o respeito que ela merece!

Contato pelo E-mail: blogdocrato@hotmail.com ( todos os e-mails recebidos referentes a publicidade, são respondidos. Agendamos dia e horário para conversar pessoalmente com o cliente e realizar sessão fotográfica. Se desejar, entre em contato pelo telefone de recados: (088) - 3523-2272

Blog do Crato - 5 milhões de Acessos de Páginas em 7 Anos




www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

PARQUE ESTADUAL DO SÍTIO FUNDÃO CONTINUA ABANDONADO - Por: Ed Alencar



MENTIRA OU VERDADE?!

DISSE O GOVERNADOR: “EU NÃO SABIA QUE A RESERVA ECOLÓGICA DO SÍTIO FUNDÃO ESTAVA ASSIM... ABANDONADA!”

Por Ed. Alencar


No dia 22 de dezembro de 2011, quando chegou a cidade do Crato para receber o titulo de cidadão cratense e inaugurar as praças reformadas para o Natal, o governador foi surpreendido com a única manifestação pacífica e silenciosa na cidade. Quando ocupou o palanque da Praça Siqueira Campos, viu surgir em meio à multidão uma faixa, apresentada pelos representantes da família do ecologista Jeferson da Franca Alencar, que lhe cobravam explicações sobre o abandono da reserva. Em seguida, foi entregue em suas mãos documentos que comprovam, através de textos e fotos, as destruição e vandalismo dentro do Parque, em especial a degradação do velho engenho de pau secular, única relíquia da região.

Ao folhear os documentos, enquanto falavam os oradores, o governador Cid chamou até o palanque o ex-presidente do CONPAM André Barreto, articulador da compra da reserva, encarregando-o ali de uma missão como seu porta-voz para um levantamento dos problemas do Parque.

Ao término da solenidade, o governador concedeu entrevista à imprensa, dizendo não saber do que estava acontecendo com a reserva . Enfatizou: fiquei sabendo agora, através da faixa e dos documentos que recebi. Concluiu: não quero ser DESMORALIZADO com o que assumi no Crato, assinando uma ordem de serviço perante autoridades e a sociedade. Pedi ao André Barreto que fizesse um relatório dos problemas que o parque está passando. Perguntado por que ele ainda não havia visitado o parque que ele criou, respondeu que já havia visitado a reserva por duas vezes. MENTIRA OU VERDADE?! Pois até hoje não consta nenhum registro de sua visita ao Parque.

Após 30 dias dessas promessas, nesta 2ª feira 30 de janeiro, o governador Cid Gomes e André Barreto se encontraram em Juazeiro do Norte, para o “VEREDICTO” do relatório apresentado, o que deverá ser anunciado em breve. Enquanto isso o velho engenho, desprotegido das chuvas e do sol, voltou a RUIR. Parte de sua estrutura, desprendeu-se com as últimas chuvas da semana que passou. Lamentavelmente, é uma vergonha o descaso do governo com aquela história secular, que se destrói por falta de uma lona de plástico.

Por: Ed Alencar

Notícias do Crato - 31/01/2012


Prefeito do Crato assinará ordens de serviço para construção de quadras esportivas cobertas

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinará ainda esta semana ordens de serviço para a construção de quadras esportivas cobertas em diversas localidades do Município, priorizando melhores alternativas de lazer para crianças e jovens. As comunidades do Pantanal, Vitória Nossa e Mutirão serão os próximos bairros beneficiados com os projetos das quadras. Ontem pela manhã, o secretário de Infraestrutura esteve ultimando os procedimentos burocráticos para a autorização e o início da construção dos novos empreendimentos na cidade. Outra quadra também será construída no Monte Alverne, no valor de R$ 510 mil, beneficiando centenas de jovens e crianças daquela comunidade. A inserção de políticas públicas, com projetos destinados a crianças e jovens do Crato tem sido marca da administração do prefeito Samuel Araripe, que ao longo de sua gestão na cidade já desenvolveu diversos projetos, em várias comunidades, direcionados a esses públicos.

Na última quinta-feira, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou ordem de serviço, no valor de R$ 271.308 reais, para a reforma e modernização dos Museus Histórico do Crato e Vicente Leite. O projeto irá priorizar a recuperação de prédios histórico da cidade, para abrigar obras de arte e bens históricos de inestimável valor cultural e antropológico do município cratense.

Audiência pública em Crato debate Projeto final do Cinturão das águas, nesta terça-feira

Será realizada a partir das 08h30 desta terça-feira, dia 31, pela Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará e a SEMACE, audiência pública, no Salão de Atos da Urca - Campus Pimenta, localizado à Rua Coronel Antonio Luiz, s/nº - bairro Pimenta em Crato, para discutir o projeto final do Cinturão de Águas do Ceará - TRECHO 1, que levou em consideração todos os pontos discutidos nas três últimas audiências que aconteceram no mês de novembro de 2011.

O projeto “Cinturão de Águas do Ceará (CAC)” se constitui de um grande sistema gravitário de canais que, se originando praticamente na entrada no Ceará. Isso, a partir do chamado Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, à altura da cidade de Jati, na cota da ordem de 480 metros, que permitirá a adução das águas transpostas para a maioria do território cearense. Ocorrerá, inclusive, para as regiões mais secas do estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico.

O Cinturão das Àguas será formado por um Canal Principal que margeará a Chapada do Cariri, aproximadamente no sentido leste-oeste, para depois, com diretriz sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba. Irá atingir a bacia do Acaraú um pouco a montante da cidade de Tamboril, totalizando cerca de 545km. No seu encaminhamento ainda permitirá derivações de porte para a bacia do Banabuiú, com utilização de túneis.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato - Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


A Chuva no Crato - Por: Wilson Bernardo


Sei que nossos leitores adoram quando postamos fotos do Crato. Reportagens fotográficas como essa aqui, trazidas pelo repórter Wilson Bernardo, da chuva de ontem, dia 30 de Janeiro. Chegada do inverno ? ( Dihelson Mendonça )








Ô Cratinho Bom!

Fotos: Wilson Bernardo

Tombamento da Festa de Santo Antônio tem relatório concluído


Barbalha. Foi encaminhado ontem, pela Secretaria de Cultura deste Município, relatório para o tombamento da Festa de Santo Antônio como patrimônio imaterial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A festa é uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Estado do Ceará. O relatório enviado para a Superintendência do Iphan estadual é formado também por assinaturas da população.

A festa de Barbalha fará parte do Inventário Nacional de Registro Cultural (INRC) do Iphan e é um dos processos mais adiantados. Desde o ano passado, o relatório final com todos os levantamentos deveria ter sido encaminhados para Fortaleza e remetidos para a sede do Iphan, em Brasília, mas o relatório com todos os levantamentos da festa de Barbalha teve que ser revisado. Por essa razão, houve o reenvio.

Além de dezenas de assinaturas que tiveram que ser colhidas com a população, incluindo as dos carregadores do pau-da-bandeira, houve mudanças no nome do projeto. Segundo o secretário de Cultura de Barbalha, Dorivan Amaro, duas denominações foram inseridas no relatório, uma que incluía o tombamento do pau da bandeira e a outra da Festa de Santo Antônio. "As duas terminações acabaram gerando dúvidas em relação ao que, na verdade, passaria para o registro", explica.

Nesse caso, em uma reunião realizada em Barbalha com diverso órgãos, como a Prefeitura Municipal e instituições ligadas à cultura e à memória da cidade, foi decidido que ficaria a denominação de Festa de Santo Antônio. Com isso, todos os elementos que fazem parte da festa estariam incorporados, enriquecendo mais ainda a manifestação local - desde os grupos de tradição popular, o próprio culto religioso, até o pau da bandeira e os seus carregadores.

As assinaturas também foram recolhidas junto às entidades culturais e de meio ambiente, autoridades municipais, e o capitão do pau da bandeira. Ele acredita que com as adequações, ficará mais fácil o processo de avaliação pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado do Iphan responsável pela análise, apreciação e que irá decidir pelo tombamento e registro de bens culturais de natureza imaterial. O conselho é coordenado pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e é composto por 18 membros da sociedade civil que atuam em áreas afins do Instituto, como antropólogos, museólogos, arquitetos, urbanistas e também historiadores.

Uma equipe da superintendência do Iphan estadual esteve no Cariri no final do ano passado para fazer levantamentos voltados a outras manifestações, como as romarias de Juazeiro do Norte. A estátua do Padre Cícero poderá ser tombada, mas a ideia é que sejam levantados dados de todas as questões relacionadas à religiosidade, para reforçar o pedido da região.

O secretário de Cultura afirma que esse registro tem grande importância para a cidade, já que facilitará os investimentos na área do turismo. É uma oportunidade, segundo ele, da festa passar a ser conhecida de forma ampla no Brasil e internacionalmente. "Essa é também uma oportunidade para o barbalhense de preservar a festa", diz ele.

Origem

Os festejos alusivos ao padroeiro de Barbalha foram iniciado em 1928, mas o pequeno povoado, antes mesmo de se tornar cidade, já tinha devoção ao santo. Segundo Dorivan, remonta mais de 300 anos. O inventário com todos os dados sobre a festa da cidade foi feito há cerca de oito anos, com o pedido para tombamento feito por meio de instituições locais. Incluía o pau da bandeira, novenários e os grupos de cultura popular. Ele disse que a partir do registro da festa como patrimônio imaterial, a cidade irá receber recursos do Ministério da Cultura para a valorização ainda maior de elementos da festa, como a construção do memorial do pau da bandeira.

Devoção

300 anos, em média, é o período de devoção a Santo Antônio na cidade de Barbalha. A festa passou a ter maior relevância a partir do ano de 1928

Mais informações:
Secretaria de Cultura de Barbalha
Rua da Matriz, 125
Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 3532.1708

Fotos: Legendas:
ANTÔNIO VICELMO - Tradicional no calendário religioso e cultural do Ceará, a festa será patrimônio. JOSÉ LEOMAR - A Inauguração das obras de restauro do Teatro Dom Pedro II está na agenda do presidente do Iphan, que chega hoje ao Estado do Ceará - A tradicional festa do pau da bandeira, em Barbalha, define denominação para destacar nome do santo.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet


Dívida Pública Federal aumenta e atinge R$ 1,866 trilhão em 2011, aponta Tesouro


A Dívida Pública Federal [DPF] cresceu 1,79% em dezembro, comparado a novembro, e soma R$ 1,866 trilhão.

Houve um aumento nominal de R$ 32,81 bilhões no último mês de 2011, de acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira [30] pela Secretaria do Tesouro Nacional. No acumulado do ano passado, a DPF cresceu 10,17%, o equivalente a R$ 172,3 bilhões. O crescimento da dívida pública em dezembro de 2011 resultou da emissão de R$ 38,66 bilhões em títulos - dos quais 78,68% com remuneração prefixada - contra resgates de títulos no valor de R$ 25,92 bilhões. Essa operação resultou em uma emissão líquida de R$ 12,74 bilhões em títulos, que se somaram aos R$ 17,49 bilhões pagos em juros no mês para aumentar a dívida.

O aumento do endividamento em 2011 foi resultado das despesas com juros, no valor de R$ 211,52 bilhões, e de menos resgates líquidos de títulos em poder de terceiros, no total de R$ 39,20 bilhões. No geral, os resgates foram de R$ 84,20 bilhões, neutralizados, em parte, pela capitalização de R$ 45 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES].

Na composição da dívida total, 95,54% se referem à dívida interna (DPFi) e 4,46% à dívida externa [DPFe]. O Tesouro conseguiu, ao longo de 2011, reduzir a participação percentual da dívida interna, em razão, principalmente, do aumento gradativo da emissão de títulos com remuneração prefixada, enquanto as demais modalidades de correção caíram. Os títulos corrigidos por taxas prefixadas equivalem a 38,28% do total da dívida, equivalentes a R$ 682 bilhões, enquanto 31,7% [R$ 565 bilhões] são remunerados por taxas posteriores, determinadas pela variação da taxa básica de juros [Selic], e 29,6% [R$ 527 bilhões] são atrelados a índices de inflação. Resta ainda um residual de 0,4% de títulos [R$ 7,2 bilhões] corrigidos pelo dólar.

De acordo com o relatório, houve melhora no perfil da DPF, uma vez que o prazo médio de vencimento dos títulos mobiliários federais subiu de 3,51 anos, em 2010, para 3,62 anos, em 2011. O prazo médio da DFPi passou de 3,36 anos para 3,49 anos, e o prazo médio da DFPe evoluiu de 6,15 anos para 6,48 anos. O vencimento da dívida de curto prazo, que era de 22,73% dos títulos, em 2010, caiu para 21,89% no final de 2011, equivalentes a R$ 408,53 bilhões.

Fonte: Agência Brasil


Cariri: Missa na Praça do Romeiro abre Festa das Candeias


Uma missa na Praça do Romeiro abriu oficialmente, na noite de ontem, a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, a terceira maior do ano, no Município. A festa romeira fecha o ciclo das grandes romarias, iniciado em setembro do ano passado, com a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro. Milhares de devotos começaram a chegar na cidade desde manhã de ontem, principalmente vindos dos Estados de Alagoas e Pernambuco. Às 20 horas de hoje, será assinada em Juazeiro, a ordem de serviço para início das obras da infraestrutura do Roteiro da Fé.

A festa de Nossa Senhora das Candeias acontece até o dia 2 de fevereiro, dia da santa, encerrando com a procissão saindo da Praça do Socorro, após missa às 17h30. Os ranchos e pousadas são as hospedagens mais procuradas pelos romeiros. Segundo os proprietários desses espaços, a maioria das vagas passam a ser reservadas até um mês antes de começar a festa.

O dono de pousada, Evandro Bezerra, afirma que muitas pessoas chegam para a abertura e permanecem para a procissão, mas em todos os dias, até a quinta-feira, dia 2, continua chegando romeiro em Juazeiro. Ele acredita que o fluxo de fiéis seja equivalente ao ano passado.

O comércio de informais na cidade está delimitado ao Mercado dos Romeiros. A fiscalização para coibir as vendas em calçadas e ruas centrais, como a São Pedro e a Padre Cícero, está sendo realizada. A missa na noite de ontem foi acompanhada do "Show do Chapéu", com cânticos e louvações na Praça do Romeiro, após a missa.

As celebrações acontecem todos os dias, a partir das 5 horas, com ofícios à Nossa Senhora, seguidos de missas na Capela do Socorro e na Basílica, por todo o dia, com pregação, adoração ao santíssimo e bênção às 19 horas na Praça do Romeiro. Na Basílica, também será realizada até o dia 1º, a reza da Coroa das Dores, Maria Valei-me e Bênção do Santíssimo, ao meio-dia, e a reunião com os romeiros, no Círculo Operário São José. Muitos romeiros chegam a cidade de Juazeiro do Norte pela primeira vez para vivenciar os momentos de peregrinação pela cidade. É o caso da dona-de-casa alagoana Ismênia da Conceição. Ela chegou no sábado em Juazeiro. Deixou reservado o primeiro momento para ontem, na abertura dos festejos, para depois visitar os outros templos católicos e os principais locais de peregrinação romeira.

Roteiro da Fé

Com a participação do secretário das Cidades, Camilo Santana, e o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana, a solenidade para a assinatura do projeto "Roteiro da Fé" será na Praça do Romeiro. O financiamento para execução dos trabalhos será do Banco Mundial com o Governo do Estado. Pouco mas de R$ 2 milhões serão investidos na primeira fase do projeto Roteiro da Fé, que inicialmente dará melhor infraestrutura nas áreas da Basílica e Capela do Socorro, com melhorias nas áreas dos Salesianos, Franciscanos e São Miguel. A segunda etapa, que finalizará com o total de investimentos no projeto de R$ 6 milhões, interligará pontos de destaque, a Colina do Horto à Basílica de Nossa Senhora das Dores.

Mais informações:
Secretaria de Turismo e Romaria
Praça do Cinquentenário
Memorial Padre Cícero
Juazeiro do Norte (CE)
Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOS
Reporter do Diario do Nordeste


Sidney Magal: Brasil assumiu que é brega com essa de Michel Teló


Sidney Magal, atualmente em cartaz no Rio como protagonista do musical "Xanadu", diz que o Brasil assumiu que é brega com o sucesso de artistas como Michel Teló e Calypso.

Ele conta que "claro que tenho ouvido" o hit "Ai Se Eu Te Pego", de Teló. "Quando vejo a letra da música, penso que eu não consegui fazer nada pior!" E diz que seu repertório "também tem música ruim": "Se Te Agarro com Outro Te Mato". "É engraçada, mas é bem cafoninha. Mas agora, depois de banda Calypso e de um monte de coisa, eu digo: Gente, me perdoem, nunca fui cafona! Eu tava nos anos 70, não tava em 2012 [gargalhada]!"

G1

Asteroide de 33 km passará próximo à Terra na terça-feira


Um dos maiores asteroides que passam próximo à Terra, de cerca de 33 km - segundo informações da Nasa -, estará realizando seu percurso perto do nosso planeta na terça-feira. A passagem do 433 Eros não representa risco e nem poderá ser observada a olho nu, mas é uma oportunidade para astrônomos estudarem um ainda mais o segundo maior asteroide com passagem próxima da Terra - o maior nesta situação de proximidade é o 1036 Ganimedes.

Estes asteroides fazem parte de um grupo de corpos que possuem órbitas que os aproximam até 195 milhões de km do Sol e, consequentemente, chegam perto da Terra.
Imagem feita pela Nasa mostra o asteoride 433 Eros, que passa próximo ao nosso planetaImagem feita pela Nasa mostra o asteoride 433 Eros, que passa próximo ao nosso planeta

Embora esta passagem próxima represente 70 vezes a distância entre a Terra e a Lua, segundo o astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, Bruno Mendonça, em termos astronômicos, a distância é pequena. Segundo ele, é relativamente comum corpos menores se aproximarem da Terra e, no caso do Eros, este ano nem ocorrerá a situação máxima de proximidade, calculada a cada 81 anos. "A última vez que o Eros esteve neste ponto foi em 1975, no qual estava a cerca de 50 vezes a distância entre a Lua e a Terra. A próxima passagem prevista nesta situação será em 2056", explica Mendonça.

Sem muito brilho, o grande asteroide só poderá ser identificado por astrônomos com telescópios profissionais. A Nasa monitora a trajetória do Eros, assim como todos os objetos que se aproximam da órbita do planeta.

Caso o Eros não fosse conhecido, este seria um importante momento para avançar no estudo de suas características, entretanto, este asteroide recebeu uma sonda espacial no ano 2000 - situação incomum para os asteroides - que registrou suas especificidades.

A sonda NEAR-Shoemaker - nomeada em homenagem ao estudioso dos planetas Eugene Shoemaker e pelo fato de NEAR, que significa "perto" em inglês, também ser a sigla de Near Earth Asteroid Rendezvous - que significa Encontro com o asteroide próximo da Terra- , entrou em órbita em 15 de fevereiro de 2000 e aterrissou em sua superfície em 12 de fevereiro de 2001. Graças a ela, o Eros é hoje o asteroide mais conhecido pelos astrônomos.

Via Terra


CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !


crajubatur

A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !

Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Homens assaltam Banco do Brasil de Novo Oriente na tarde de ontem ( segunda, 30 )

Quatro homens invadiram o Banco do Brasil de Novo Oriente, região dos Inhamuns, na tarde desta segunda-feira, 30, por volta de 13 horas.

Segundo informações do destacamento da Polícia Militar do município, o bando levou duas pessoas reféns, mas elas já foram libertadas. Ainda não há informações de quanto foi levado pela quadrilha. A Polícia Militar de Novo Oriente e Crateús realiza diligências para capturar os suspeitos.

O POVO Online

Grave erro na Expocrato - Por: Daniel Boris ( Jacques )

.

Chamo atenção das autoridades que fazem parte da organização da Expocrato.

Digo chamo atenção mesmo, antes que tenham muitas pessoas feridas ou até mesmo mortas. Me vi perplexo no ano passado, a falta de cuidado para com a segurança do publico em geral ! Espero que alguém tenha visto isso também... O Parque de Exposição (Expocrato) lotada, picadeiro, bares e ruas adjacentes, quando se ver bois com mais de uma tonelada sendo trazidos dos curais ou couxeiras no meio do povão,sendo levados para o leilão e tão famoso canal do boi, sem nenhuma segurança mínima, bastava um boi fazer um movimento brusco qualquer, par a que a multidão saísse correndo.

Dai a minha preocupação ! Vejamos dessa forma, vamos dizer que um boi desse com mais de mil quilos se assuste em uma hora qualquer e saísse correndo, como esse peão, "vaqueiro como assim os chamamos" vai segurar esse animal no meio da multidão, poderá muita gente se ferir gravemente ou até mesmo morrer pisoteada, principalmente crianças, idosos e deficientes que tem mais dificuldade de locomoção. Faltam cinco meses para expocrato, espero que as autoridades tenham uma visão e resolução para uma falha tão grave.

Daniel Boris (Jacques)
Artista Plástico

Proposta autoriza cidadão a usar arma não letal para defesa pessoal


Está em análise na Câmara Federal o Projeto de Lei 2801/11, do deputado Luiz Argôlo (PP-BA), que autoriza o uso de armas de incapacitação neuromuscular pelo cidadão comum para fins de defesa pessoal.

Segundo a proposta, arma de incapacitação neuromuscular é qualquer dispositivo dotado de energia autônoma que, mediante contato ou disparo de projétil de mínima lesividade, acarrete, em pessoa ou animal, supressão momentânea do controle neuromuscular que não produza sequela nem altere a consciência.

Para o autor, a proposta vai preencher uma lacuna legal deixada pelo Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03). “Entendemos que, diante da dificuldade para aquisição de armas de fogo por parte dos cidadãos, a compra de armas de incapacitação neuromuscular é uma alternativa inteligente, menos custosa e menos arriscada, tanto para quem vai usá-la como pelas eventuais vítimas”, defende Argôlo.

“Consideramos essa medida um passo importante para a restrição das armas de fogo, sem que a sociedade abra mão do sagrado direito de defesa de sua vida, integridade física e patrimônio.” O parlamentar argumenta também que esse tipo de arma apresenta menor risco de acidentes domésticos com crianças.

Registro

De acordo com o texto, o registro das armas de incapacitação neuromuscular será obrigatório, mas não será cobrada taxa para a expedição e a renovação do documento.

Para conseguir o registro, o cidadão não precisará comprovar capacidade técnica nem aptidão psicológica, requisitos exigidos para que seja concedido o registro de arma de fogo. O cidadão deverá, no entanto, ter idade mínima de 18 anos e comprovar idoneidade, ocupação lícita e residência fixa. Para o deputado, os requisitos vão ajudar a impedir a compra de armas por pessoas com antecedentes criminais ou que tenham pendências com a Justiça.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois será votada em Plenário.

Fonte: Agência Câmara

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um dos locais preferidos dos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos




E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30