xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 janeiro 2012

Nos ombros do destino - Emerson Monteiro



Esse um novo livro de Geraldo Ananias Pinheiro, autor caririense que resolveu mergulhar no espaço urbano para revolver as contradições dos tempos prenhes de matizes apocalípticos, ao estilo dos contadores de histórias. Anda nas aglomerações com a mesma fluência que caracterizou os livros recentes, de locações sertanejas, superpondo ações e personagens com a leveza de quem traz o jeito de conduzir aonde pretende; assinala dramas interiores e dificuldades ambientais, aventureiro do inesperado e da frieza das instituições sociais, em estruturas metálicas de sítios geométricos enigmáticos.

Nas trilhas da cidade grande envoltas nas sombras, no enxameio de máquinas apressadas, coisas misteriosas acontecem, grifadas nas impressões psicológicas que remexem as almas, a suprir solidões de becos escuros, na metrópole. Sentimentos se atritam dentro das madrugadas insones, fortes amores despertam em plenos expedientes e nas mesas dos restaurantes de luxo, seres esquisitos, fantasmas petulantes.

Nisso, a atualização das expectativas pouco satisfeitas de amores, amizades, companheirismo, aos moldes do que o romance permite na sua imprevisibilidade constante. Ananias sabe disso. Contundente, machuca feridas abertas pelos gestos incompreendidos. Uma surpresa sobrevoa todo tempo as peças do jogo, num ritmo frenético. A familiaridade com que conduz seu bloco de protagonistas revela habilidade que comunica e diverte.

Na força do romance, enxerga a ótica dos autores de produzir existências através da velha ficção. Desponta horizontes onde antes nada havia; com isso, desvela mundos e abre portas. Escrever páginas das histórias guardadas nas regiões mentais obscuras funciona qual psicanálise de cada época. A fúria dos que se descobrem fazedores de romances gera meios ao dizer dessas fases das sociedades, e as páginas vão abrindo espaço às emoções, aos papéis que avolumam relacionamentos nas palavras e nos contextos.

Neste seu quarto livro, Geraldo Ananias cresceu no amadurecimento e nas interpretações do espontâneo que prende a atenção e quer usufruir dos valores vindos nas calhas da criação literária.

Quando chega ao misterioso, o que houve também no livro anterior, Levado ao vento, abre as perspectivas reencarnacionistas, solução dos inúmeros espantos humanos das afinidades, idiossincrasias, tendências, no resgate das possibilidades tantas vezes consignadas, e pouco atendidas, dos impasses e contradições da vida. Indica, sem, no entanto, coagir. Insinua, sem confrontar crenças ou conceitos estabelecidos. Pisa as páginas do futuro qual explorador cuidadoso, circunstante, abrindo frestas às visões particulares das marcas deixadas em todo coração.


Notícias do Crato - 24/01/2012



Prefeito Samuel Araripe recebe Guardas Municipais na Prefeitura

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, recebeu nesta segunda-feira, dia 23, na Prefeitura, um grupo de Guardas Municipais que foi entregar algumas reivindicações para a instituição. A principal delas é a implantação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Cidadania, cujo projeto se encontra na Câmara de Vereadores para ser apreciado e votado. Isso assim que forem retomadas as atividades legislativas no próximo mês de fevereiro, segundo informou o secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra. As demais reivindicações estão sendo avaliadas para posteriormente serem atendidas.

Os guardas municipais pedem também adicionais de periculosidade, aquisição de equipamentos e fardamento. Christiano informou que alguns dos itens reivindicados já foram atendidos e outros estão sendo providenciados, a exemplo do fardamento que, no final de 2011, foram entregues aproximadamente cem kits com uniformes completos e o restante está sendo licitado. O secretário disse também que a aquisição de viaturas já foi encaminhada e que a administração está envidando todos os esforços para que o processo de valorização e reconhecimento da categoria seja evidenciado.

A Guarda Municipal presta um serviço relevante ao município. O prefeito Samuel Araripe reconhece a importância dessa categoria pelo zelo, esforço e empenho dos agentes com a segurança pública e com o patrimônio público da cidade. O chefe do executivo disse que o seu governo não vai negligenciar a instituição, até porque, por livre e espontânea vontade, ano passado sua administração adquiriu cinco motos e outros equipamentos para impulsionar as ações dos agentes, oferecendo-lhes melhor comodidade e conforto. Samuel Araripe pediu um pouco mais de tempo para atender as reivindicações, mesmo porque não depende apenas do executivo, e sim, do legislativo municipal também, onde os vereadores estão de férias e só retornarão ao trabalho no próximo mês.

Crato realiza 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração, realiza nesta quarta-feira, 25, a partir das 8 horas, a 1ª Conferência Municipal Sobre Transparência e Controle Social. O evento conta com participação da sociedade, que tem o objetivo de promover a transparência e estimular a participação da população no acompanhamento dos gastos públicos. A Conferência Pública acontece no Crato Tênis Clube e será aberta com a presença do prefeito, Samuel Araripe, e estarão presentes técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios e Ministério Público.

Semana contra a Hanseníase será iniciada em Crato

Com mini-palestras nas Unidades Básicas de Saúde, foi iniciada ontem e vai até o dia 27, a Semana sobre a Hanseníase em Crato, em que serão abordados sinais e sintomas da doença. As palestras também acontecem, durante o mesmo período no Centro de Especialidade do Crato e no plantão noturno. No próximo dia 21, serão apresentados informes sobre hanseníase, durante a reunião do conselho municipal de saúde. Uma Roda de Conversa com Adolescentes do PSF da Ponta da Serra III, abordando sinais e sintomas da hanseníase, será realizada no dia 28. Todos os trabalhos era acompanhado por divulgação nos principais meios de comunicação da cidade, a exemplo das rádios e jornais.

Projeto final do Cinturão das águas será debatido em audiência pública no Crato, dia 31

No próximo dia 31 de janeiro, a partir das 08h30 horas, a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará e a SEMACE, estarão realizando uma audiência pública, NO SALÃO DE ATOS DA URCA - Campus Pimenta, localizado à Rua Coronel Antonio Luiz, s/nº - bairro Pimenta em Crato, para discutir o projeto final do Cinturão de Águas do Ceará - TRECHO 1, que levou em consideração todos os pontos discutidos nas três últimas audiências que aconteceram no mês de novembro de 2011.

O projeto “Cinturão de Águas do Ceará (CAC)” se constitui de um grande sistema gravitário de canais que, se originando praticamente na entrada no Ceará do chamado Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, à altura da cidade de Jati na cota da ordem de 480 metros, que permitirá a adução das águas transpostas para a maioria do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico.

O Cinturão das Àguas será formado por um Canal Principal que margeará a Chapada do Cariri, aproximadamente no sentido leste-oeste, para depois, com diretriz sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Acaraú um pouco a montante da cidade de Tamboril, totalizando cerca de 545km. No seu caminhamento ainda permitirá derivações de porte para a bacia do Banabuiú, com utilização de túneis.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 24/01/2011



Vestibular considerado tranquilo pela CEV

Com a participação de cerca de 9 mil inscritos, foi encerrado ontem o Processo Seletivo Unificado da Universidade Regional do Cariri (URCA) 2012.1, com as provas de matemática, língua estrangeira, língua portuguesa, literatura brasileira e redação. Segundo a Coordenação Executiva do Vestibular - CEV - não foram registradas ocorrências durante o certame. O vestibular da URCA é o maior em termos de participação de concorrentes, para as várias turmas dos 16 cursos, das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Campos Sales, Missão Velha, dentre outros municípios onde a Universidade está presente.

A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, esteve percorrendo os campi do Crato e Juazeiro do Norte para acompanhar os trabalhos de perto. Ela destacou a grande participação no número de inscritos para o vestibular e disse que essa realidade que a URCA apresenta para a comunidade caririense deve-se a credibilidade da instituição junto à comunidade.

A Reitora ainda ressaltou o grande desempenho exercido pela Comissão Executiva do Vestibular, por meio de todos os colaboradores, mais de 350 pessoas, principalmente o Presidente da CEV, Professor Ricardo Bacurau. Ele ressaltou a tranquilidade com que foi conduzido todo o processo, que esse ano contou com mais duas localidades a realizar as provas, que foram os municípios de Mauriti e Missão Velha. O resultado do vestibular está previsto para ser divulgado até o dia 10 de fevereiro.

Vestibular da URCA promove inclusão Social para portadores de deficiência

A URCA tem sido reconhecida pela sua preocupação com a inclusão social. Ano passado chegou a receber certificado de reconhecimento do SINE/IDT, por ser uma das instituições, em 2010, a empregar mais pessoas portadoras de deficiência. E essa preocupação acontece também com a inserção nas salas de aula. Ontem pela manhã, Antônio Rosa Silva Júnior, deficiente visual, concluiu suas últimas provas do concurso vestibular para Ciências Sociais. O material foi preparado e as provas realizadas em uma sala especial. Essa não é a primeira vez que isso acontece. A Universidade conta com alunos portadores de deficiência visual nos cursos de Economia e História.

Parceria da URCA e USP em lançamentos de livros, nesta terça-feira, no Salão de Atos

A Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade de São Paulo (USP) convidam a comunidade acadêmica para os lançamentos dos livros 'Rimbaud ETC., e Ver História:, de Marcos Silva, neste dia 24 de janeiro, às 19 horas, no Salão de Atos da Instituição. Mais um doutorado interinstitucional poderá ser implantado ainda este ano na URCA A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, dentro do projeto de expansão da pós-graduação da Instituição e qualificação docente, estará reunida, na manhã desta terça-feira, em seu gabinete, para tratar de reunião com o coordenador dos Doutorados Interinstitucionais, da Universidade de São Paulo (USP), Professor Doutor Marcos Antônio Silva.
O objetivo é discutir a proposta de implantação de um Dinter, por meio da parceria da URCA com a instituição de ensino superior paulista, voltado para qualificação de professores em nível de doutorado. Na reunião, segundo a chefe do Departamento de História da URCA, Professora Sandra Nancy, serão tratados os trâmites legais para a implantação do Dinter, para que esse projeto entre em execução ainda este ano.

Professores e alunos de História aprovados em programas de Pós-Graduação

O Colegiado Departamental do Curso de História, da Universidade Regional do Cariri (URCA), se congratula com os professores e alunos do curso de História da URCA, aprovados em programas de pós-graduação, conforme listagem a seguir:

Professores aprovados em seleção de Doutorado da Universidade Federal do Ceará

- Antônio José de oliveira
- Cícero Joaquim dos Santos
- José Ítalo Bezerra

Professores aprovados em Seleção de Mestrado
na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

- Maria Arleilma Ferreira de Sousa
- Carlos Rafael Dias

Alunos aprovados em Seleção de Mestrado

- Ana Cristina Sales (Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal de Campina Grande)
-Cícero Garcia (Universidade Estadual do Ceará)
-Vitor Emannuel Farias Gomes (Universidade Federal do Ceará).

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 24 de janeiro de 2012


Chuvas atingem 84 municípios nas últimas 24 horas, segundo Funceme


O Ceará registrou chuvas nas últimas 24 horas em 84 municípios, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A cidade mais atingida pela precipitação, com 74 milímetros foi Aiuaba, na região Centro Sul do estado. Na Região Metropolitana de Fortaleza foi registrada chuva de 11 mm no município de Horizonte e de 10,8 mm no município de Maranguape.

As cidades que mais registraram chuvas no Ceará foram as da região Centro Sul. Entre elas, Aiuaba, Cariús, Cedro, Iguatu, Milha e Iracema. A segunda maior precipitação no estado aconteceu no município de Cedro, com 67 mm. Os dados foram coletados das 7h de domingo (22) até às 7h desta segunda-feira (23).

Funceme


Dilma afirma que Enem terá duas edições em 2013


Medida estava prevista para ser implantada este ano, mas foi abortada pelo ministro Fernando Haddad, que criticou atuação do MPF

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que a partir de 2013 o Enem terá duas edições por ano. A medida estava prevista para ser implantada ainda este ano, mas foi cancelada pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira. Dilma comparou o exame ao Programa Universidade para Todos (ProUni), que já concedeu 1 milhão de bolsas de estudos. Para comemorar a marca, houve uma solenidade no Palácio do Planalto. A presidente disse, no evento, que o ProUni também teve que passar por aprimoramentos.

“O ProUni também teve que ter suas adaptações e suas melhorias. É assim que se faz política pública. Como eu faria o Ciências sem Fronteira, o ProUni e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) sem o Enem? Como seria o acesso democrático de todas as pessoas a essas oportunidades? Não seria”, disse Dilma.

Na solenidade, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que programas em larga escala, como o Enem, exigem "tempo de consolidação". "Você vai aprimorando até o momento em que supera as dificuldades e passa para outros desafios.” Sobre o cancelamento das provas do Enem que seriam aplicadas em abril deste ano, Haddad afirmou que a decisão foi tomada em função das ações na Justiça contra o último exame, que teve questões vazadas para um grupo de estudantes cearenses. Segundo o ministro, os questionamentos judiciais, em especial os do Ministério Público Federal, não dão “tranquilidade” para que o processo seja aperfeiçoado.

“Toda semana nós tivemos uma ação judicial do Ministério Público defendendo uma tese diferente da semana anterior. Nós precisamos consolidar o marco regulatório. Se a cada semana tivermos que enfrentar um debate judicial sobre o que tem de prevalecer em um exame dessa envergadura, isso vai gerar uma instabilidade inadequada. Nenhum vestibular vive a pressão que o Enem vive”, disse Haddad, que deixa o cargo amanhã para se lançar candidato à Prefeitura de São Paulo.

Estadão.edu, com Agência Brasil

Vândalos derrubam torres de energia e cidade fica sem eletricidade no Acre


Problema aconteceu às 23h deste domingo (22) em Sena Madureira. Dois geradores estão suprindo 50% da energia na cidade, diz Eletrobrás.

Torres de alta tensão caíram após possível ataque de vândalos em Sena Madureira (AC) (Foto: Divulgação/Sérgio vale/Secom)Torres de alta tensão caíram após possível ataque de vândalos em Sena Madureira (AC) (Foto: Divulgação/Sérgio Vale/Secom)

Um suposto ato de vandalismo deixou os moradores de Sena Madureira (AC), sem fornecimento de energia elétrica desde às 23h deste domingo (22). Segundo a Eletrobrás Distribuição Acre, quatro torres de alta-tensão caíram na estrada do Irineu Serra, na cidade. De acordo com o governo do Acre, as bases das quatro torres teriam sido cortadas. A Eletrobrás ainda não restabeleceu o fornecimento de energia na cidade, que tem mais de 38 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Segurança Pública do Acre, Ildo Renir Graebner, e o diretor geral de Polícia Civil, Emylson Amorim, informaram que estão investigando o caso e informaram o caso à Secretaria Nacional de Segurança para que a Polícia Federal seja acionada para colaborar na apuração do ocorrido.

Graebner e Amorim informaram, durante entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, que houve uma tentativa de extorsão após a queda das torres. Uma pessoa ainda não identificada teria entrado em contato com a Eletrobrás dizendo ter informações privilegiadas e pediu uma quantia em dinheiro para revelar. Os dois representantes da cúpula da segurança no estado avaliam que os dois fatos têm relação.

Outro lado

Em nota, a Eletrobras Distribuição Acre informou que o problema ocorreu às 23h de domingo, na estrada do Irineu Serra, em Sena Madureira. A empresa mantém todas as equipes no local, com aproximadamente 50 homens trabalhando para restabelecer as estruturas das torres e o fornecimento de energia. Além disso, também foi providenciado o transporte de dois grupos de geradores de 1,2MW para a cidade de Sena Madureira, para suprir emergencialmente cerca de 50% do fornecimento de energia. A Eletrobras Distribuição Acre esclarece que está apurando as causas do acidente.

Do G1, em São Paulo


Grupo hacker desmente plano de ataque ao Facebook


Vídeo que cita o Anonymous e propõe a ação circula na internet. Movimento assumiu, na semana passada, ataques a sites dos EUA.

O grupo hacker Anonymous desmentiu nesta segunda-feira (23) planos de ataque ao Facebook no próximo sábado (28). Um vídeo que usa o nome do movimento circulou hoje na internet, anunciando a ação, com termos como "guerra on-line". No Twiiter, o grupo postou, por volta das 19h: "Again we must say that we will not attack #Facebook! Again the mass media lie" ("De novo temos que dizer que não vamos atacar o Facebook. De novo a mídia mente").

Em 2011, também circulou o boato de que o grupo atacaria a rede social em novembro.

Na semana passada, o Anonymous assumiu ataques aos sites do FBI, do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, da Associação de Filmes dos EUA e da Associação da Indústria Fonográfica do país, em protesto contra o fechamento do Megaupload, um dos maiores sites do mundo de compartilhamento de dados, acusado de pirataria.

Na última sexta-feira (20), o grupo publicou em diversas redes sociais dados pessoais do diretor do FBI, Robert Mueller, como os endereços, e-mail da família e os números de telefone.

Do G1, em São Paulo

Cidade de Juazeiro será homenageada em Paris


Segundo nos informa João Carlos Menezes, Juazeiro do Norte será homenageada em Paris pelos expressivos avanços obtidos no IDH medido nos últimos anos. A informação está contida na carta transcrita abaixo, recebida pelo Prefeito Manuel Santana:

Paris, França, 02 de janeiro de 2011
Ilimo. Sr. Prefeito de Juazeiro do Norte Manoel Raimundo de Santana Neto

Temos a grata satisfação de informar que a Comissão Municipalista do Institut Castro Alves de Paris decidiu homenagear a cidade de Juazeiro do Norte pelos expressivos avanços obtidos no índice de Desenvolvimento Humano medido nos último anos. A homenagem acontecerá durante o seminário anual da instituição, para o qual convidamos V.Sa. a fazer uma exposição a propósito da atuação à frente de tão importante função.
No sentido de possibilitar a troca de experiências entre gestores públicos estaremos realizando dias 24, 25 e 26 de fevereiro/2012, em período que coincide com dias vazios da semana do carnaval brasileiro, o seminário A Cidade e o Mundo Encontro de Administradores Públicos França-Brasil, em Suresnes e Paris.
Paris é a cidade mais visitada do mundo, patrimônio universal de cultura e riqueza humana, vitrine para o turismo e negócios, capital da humanidade e da preservação da memória humana, devido aos seus museus e centros culturais.
Juazeiro do Norte é igualmente rica em diversidade humana e crescimento, ponto de apoio para a exploração sustentável do turismo em diversas direções. Tem a vocação natural para contatos com o exterior e o enriquecimento com diversidade de outros países. E deve ter a memória preservada através de Museus e centros culturais, no qual pode colaborar a experiência da cidade que mais se destaca neste quesito no mundo.
Maiores informações através do e-mail institutcastroalves@gmaiI.com As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 30 de janeiro de 2012,
Solicitamos outrossim a gentileza de autorizar a fixação do cartaz do evento, en anexo, no mural da Prefeitura. Cumpre destacar que V.Sa. estará colaborando com a mais ativa, influente e importante instituição de divulgação da cultura brasileira no exterior onde vivem cerca de quatro milhões de brasileiros, que cultivam as raízes e contatos com seus familiares na terra natal, além de milhões de estrangeiros interessados em conhecer visitar e investir no Brasil.

Atenciosamente,
Wilson Silva – Presidente
Institut Castro Alves
78, Bd Diderot, Paris – France 75012
00 33 952050695
00 33 648377106

Via Juaonline



Irã ataca diplomacia de Dilma e diz que Lula faz falta



Em entrevista à Folha, o porta-voz pessoal do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, criticou duramente o comportamento do Brasil em relação a seu país. Ali Akbar Javanfekr atacou diretamente Dilma Rousseff.

“A presidente golpeou tudo o que [o ex-presidente] Lula havia feito. Destruiu anos de bom relacionamento”, afirmou ele. A irritação iraniana também se nota nas recentes barreiras contra exportadores de carne brasileira. A União Brasileira de Avicultura afirma que as vendas de frango para o Irã, em alta até outubro, passaram a ser vetadas sem justificativa.

Já a multinacional brasileira JBS relata ter tido milhares de toneladas de carne bovina retidas por três semanas num porto iraniano.

Folha Online

Após fechamento do Megaupload, Filesonic para compartilhamento


Site informa que o serviço de compartilhamento de arquivos está desativado

O site Filesonic desabilitou o compartilhamento de arquivos e agora apenas guarda arquivos pessoais. A mudança do site ocorre após o fechamento do Megaupload e prisão de seu fundados e principais executivos pelo FBI e pela polícia da Nova Zelândia. Segundo o site Gizmodo, o Uploaded.to aparentemente fechou seus serviços, mas apenas para os Estados Unidos. Outros grandes sites de compartilhamento, como Rapidshare e Mediafire funcionavam sem mudanças aparentes na noite deste domingo.

Entenda o caso

As autoridades dos EUA, incluindo o FBI (polícia federal americana) tiraram o Megaupload do ar e outros 18 sites afiliados no dia 19 de janeiro por considerar que o site faz parte de "uma organização delitiva responsável por uma enorme rede de pirataria virtual mundial" que causou mais de US$ 500 milhões em perdas ao transgredir os direitos de propriedade intelectual de companhias. As autoridades norte-americanas consideram que por meio do Megaupload, que conta com 150 milhões de usuários registrados, e de outras páginas associadas ingressaram cerca de US$ 175 milhões.

Megaupload Ltd., e outra empresa vinculada ao caso, a Vestor Ltd, foram indiciadas pela câmara de acusações do estado da Virgínia (leste) por violação aos direitos autorais e também por tentativas de extorsão e lavagem de dinheiro, infrações penalizadas com 20 anos de prisão. Embora tenham participado da operação, as autoridades da Nova Zelândia não devem apresentar acusações formais contra o Megaupload, apesar de considerar que a empresa também infringiu as leis sobre propriedade intelectual deste país.

Em resposta ao fechamento do Megaupload, o grupo de hackers Anonymous bloqueou temporariamente o site do Departamento de Justiça e o da produtora Universal Music, entre outros na noite de 19 de janeiro. De acordo com os hackers, foi o maior ataque já promovido pelo grupo, com mais de 5 mil pessoas ajudando.

O anúncio do fechamento do Megaupload ocorreu em meio a uma polêmica nos Estados Unidos sobre uma proposta de lei antipirataria, o Sopa, que corre na Câmara dos Representante, e o Pipa, que é debatido no Senado, contra as quais se manifestou, entre muitos outros, o site Wikipédia, interrompendo seu acesso no dia 18 de janeiro e o Google mascarando seu logo. O protesto foi chamado de apagão ou blecaute pelos manifestantes.

Fonte: Terra


Raiz da Educação Pública no Cariri- Monsenhor Vicente Bezerra - 85 anos


No dia 07 de Setembro de 1920, ao som do apito do trem é formalizada a inauguração oficial da linha férrea, Aurora – Fortaleza- Fortaleza-Aurora a população aplaudia como um presente do Estado do Ceará, a chegada à plataforma na agencia da estação em Aurora-CE, o povo boquiaberto com aquela enorme máquina do progresso sobre linhas, os mais céticos a observarem como tão potente estrutura se equilibrava em retas tão finas de aço – Trilhos.Aurora passa a ser o centro do cariri, pois todos os viajantes teriam que vir a Aurora para a capital alencarina, Era uma festa só, pois ao ritmo do progresso velhas casas se transformaram em restaurantes, as famosas “bodegas” em tempo recorde passaram a ser mercearias de secos e molhados, enfim,o fluxo econômico foi multiplicado em cem por um.

Com o terminal em Aurora, ao retorno a Fortaleza foi necessários vários funcionários para atender as demandas crescentes, assim inúmeros iluministas sociais vieram de outras urbes residir na terra do sol nascente.Cria-se uma solução no sistema de transporte coletivo, mas um problema para os filhos dos humanistas sociais. - Como educar os filhos em Aurora?O Que existia, tão somente, as Escolas Reunidas na função de “desarnar” os filhos da região, principalmente, os filhos dos mais abastados, vez os jovens, cuidarem com os pais das atividades campestres, pois na época exigia-se todo o esforço da família, às vezes precisando contratar trabalhadores para o famigerado trabalho de alugado.Foi ai que a comissão de humanistas, iluministas sociais, tiveram a brilhante idéia de consolidar a educação pulverizada das Escolas Reunidas com autonomia geográfica e estrutural em um prédio feito em alvenaria.

A comissão com o apoio dos proprietários, comerciantes, agricultores e o povo em geral, com anuência do Estado do Ceará, conseguiram alavancar o sonho do povo com a sua primeira casa de Educação Publica no Cariri Cearense – Aurora-CE, a hoje, Escola de Ensino Fundamental Médio Monsenhor Vicente Bezerra, que garbosa ao tracejado dos pioneiros sempre em reforma estrutural e intelectual para entregar ao cariri cearense o modelo de luta, tenacidade, determinação a servir sempre ao povo da linda região do cariri e, neste próximo dia 15 de março, 2012 - 85 anos educando na eterna dialética de envelhecer no rejuvenescimento.Núcleo Gestor atual - 2012Diretora Administrativa: Profa. Francisca Edvania TavaresCoordenadora Escolar: Profa. Fátima Pereira da SilvaCoordenador Escolar: Prof. Vicente Luna AlencarSecretária Escolar: Francisca Auristela Fernandes França.

Por: - Luiz Domingos de Luna

Crato tem madrugada de chuva. A previsão é de dia nublado

.

Madrugada de chuva aqui no cratinho de Açúcar! Temperatura média de 24 graus na Vilalta. Entretanto, como podem ver aí na foto do satélite, nada de tempo fechado sobre todo o nordeste. Consequentemente, a previsão do tempo indica Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Temperatura máxima de 31 e mínima de 21 graus. Umidade Relativa do Ar, 62%.

Bom Dia!

Proposta torna microempresa isenta de impostos até quarto ano de atividade


Sirkis: primeiros quatro anos são críticos para a sobrevivência de microempresas.

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar (PLP) 113/11, do deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), que isenta de tributos federais, nos quatro primeiros anos de atividade, as micro e pequenas empresas incluídas no Simples Nacional.

“É notório que a micro e a pequena empresa têm um papel muito importante na geração de empregos formais”, alega o autor do projeto. Ele cita dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontando que elas contrataram, nos dois primeiros meses de 2011, mais de 157 mil pessoas. “A cada duas vagas abertas no mercado de trabalho brasileiro, uma foi gerada pela micro ou pequena empresa”, afirma Sirkis.

Início crítico
O deputado cita outro estudo do Sebrae, relativo ao triênio 2003-2005, segundo o qual de cada 100 pequenos negócios, quase 36 não sobrevivem até o quarto ano de atividade. “Isso demonstra que os primeiros anos de um pequeno empreendimento são críticos para a sua sobrevivência”, diz o autor. “Quando uma pequena empresa inicia suas atividades, ela ainda está muito frágil, porque, entre outras coisas, não conquistou clientes nem solidificou sua presença no mercado.”

Para ele, é fundamental que, nessa fase inicial, os pequenos negócios não sejam taxados, como prevê o projeto. “Estou certo de que as pequenas empresas terão mais chance de êxito, o que contribuirá para manter milhares de empregos”, conclui Sirkis.

A proposta altera o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei Complementar 123/06).

Tramitação
O texto será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado no Plenário.

Arquivo/ Saulo Cruz
Alfredo Sirkis
Agência Câmara

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30