xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 14/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

14 janeiro 2012

Bom Dia, Crato! - 14 de Janeiro de 2012



Bom dia, leitores, escritores e colaboradores do Blog do Crato.

Nos últimos dias temos presenciado pequenas chuvas aqui na cidade de Crato. E falando em chuvas, logo nos vem à lembrança a tragédia ocorrida no dia 28 de Janeiro de 2011, que dentro de poucos dias completará 1 ano, e o Governo do Estado pouco fez para solucionar o problema do canal do Rio Grangeiro. Esperamos que não chova muito neste ano, porque caso venha outra enxurrada daquela magnitude, nem conseguimos calcular o que pode nos acontecer desta vez. Deus é Grande e protetor dos humildes...

Previsão do Tempo

Os serviços de meteorologia prevêem chuva para hoje ainda, no fim do período. Por enquanto, é dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Temperatura máxima de 34 e mínima de 24 graus. Umidade Relativa do Ar, 54% - Durante a madrugada ocorreram pequenas neblinas por toda a cidade. Tempo parcialmente nublado.

Tenham um Bom Dia!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Jovem de 24 anos é morta no CE em discussão com amante do pai, diz PM


Jovem de 24 anos estava em posto de gasolina quando foi abordada pela amante do pai

Uma adolescente de 17 anos foi apreendida suspeita de matar a filha do amante durante discussão na noite de quinta-feira (12) no município de Barbalha, a 505 km de Fortaleza, segundo a Polícia Militar. O assassinato ocorreu por volta das 23h30 desta quinta, quando a vítima estava em um posto de combustíveis e foi abordada por um carro onde estava, segundo a PM, o pai e a amante dele.

De acordo com o tenente Francinaldo Guedes, do programa de policiamento Ronda do Quarteirão, houve discussão entre as duas e a adolescente feriu com um golpe de faca na garganta a filha do homem com quem mantinha um relacionamento.

Após a morte, o pai da vítima fugiu de carro e a suspeita correu, mas foi apreendida por policiais do Ronda do Quarteirão e levada para a delegacia regional da Polícia Civil, em Juazeiro do Norte. A jovem de 24 anos ferida durante a discussão morreu no hospital municipal de Barbalha. O pai da vítima está foragido.

Foto: TV Verdes Mares/ Reprodução

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 14/01/2011


URCA terá Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza

A Universidade Regional do Cariri (URCA) obtém mais uma vitória no fortalecimento do ensino de pós-graduação, uma das principais metas da atual administração da Instituição. A Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e o Vice-Reitor, Patrício Melo, além da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Professora Doutora Arlene Pessoa, estiveram reunidos com os coordenadores do Doutorado em Etnobiologia e Conservação da Natureza, primeiro programa na área da América Latina e terceiro do gênero no mundo, que será implantado de forma integrada na URCA, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Durante a reunião, realizada na quarta-feira, 11/01, foi debatida a elaboração da proposta de edital, para seleção no meio do ano de interessados da URCA e também foi discutido o fechamento do regimento do Doutorado. O coordenador do Doutorado na URCA é o Professor Doutor Irving Rose Alencar Menezes.

O Doutorado funcionará de forma permanente e será o primeiro regular do Cariri, que oferecerá disciplinas na própria URCA e também nas outras universidades. O curso tem a coordenação geral do Professor Doutor Ulysses Paulino Albuquerque, da UFRPE. O Doutorado foi aprovado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Vários temas como Ecologia Humana, Diversidade Animal e Vegetal nos Trópicos, Etnobiologia, Etnoecologia, Comportamento Animal e Conservação, Manejo e Conservação da Fauna e Flora Tropical, Bioprospecção – Farmacologia e Produtos Naturais poderão ser explorador por meio do Doutorado. As linhas de pesquisa a serem seguidas são: Sistema Cognitivo e Uso dos Recursos Naturais; Bases Ecológicas e Evolutivas das Relações entre Pessoas e Natureza; e Conservação e
Manejo da Fauna e Flora em Regiões Tropicais.

Segundo o coordenador geral, a procura por vagas junto ao novo doutorado vem sendo intensa. Já são 95 interessados, inclusive de outros países. Os primeiros editais começam a ser lançados ainda este mês e a aula inaugural acontece em Recife, na segunda semana de março. A aula inaugural será durante a I Jornada de Etnobiologia e contará com a participação de uma comissão da URCA, incluindo Reitora Otonite Cortez.

O Doutorado foi proposto pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Regional do Cariri (URCA). Segundo a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da URCA, Professora Arlene Pessoa, sem dúvida tal aprovação se reveste da mais relevante importância no âmbito da Pós-graduação e da Pesquisa na Instituição.

De acordo com o Professor do Departamento de Biologia e coordenador geral da proposta, Ulysses Paulino de Albuquerque, a criação do programa chegou em momento muito oportuno em que cada vez mais se discute a necessidade de unir diferentes competências profissionais para estudar a biodiversidade, sua conservação e aproveitamento.

Doutorado em Bioquímica Toxicológica

O primeiro doutorado aprovado em universidade pública no interior do Estado foi iniciado no dia 12 de setembro, na Universidade Regional do Cariri (Urca). São 12 doutorandos em Bioquímica Toxicológica, todos da própria instituição. O Doutorado será desenvolvido de forma interinstitucional, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. A meta é que nos próximos anos, a instituição tenha implantado totalmente um curso de doutorado. Atualmente a Urca conta com um Mestrado em Bioprospecção Molecular, o primeiro do gênero no Brasil.

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 05 de janeiro de 2012


Notícias do Crato - 14/01/2012


CRATO DISPUTA NA QUINTA-FEIRA NO ESTÁDIO MIRANDÃO COM O FORTALEZA

O presidente do Crato Esporte Clube José Demóstenes de Oliveira, Deoda, encaminhou uma liminar ao Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJD-CE) nesta sexta-feira (13), solicitando que a partida entre Crato e Fortaleza seja sediada no estádio Mirandão, na cidade do Crato, arena que foi aprovada na última terça-feira (10) para receber jogos do Estadual.

A Federação Cearense de Futebol recebeu os documentos e confirmou a mudança de local da partida. O jogo está programado para acontecer na próxima quinta-feira (19), às 20 horas, no Estádio do Mirandão. Após a aprovação, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, que ressaltou a luta do prefeito cratense pela aprovação dos laudos técnicos em tempo, preferiu não alterar a data do confronto, por conta de uma orientação do regimento, que destaca um período de 10 dias sem utilização da arena após laudos aprovados.

De acordo com Deoda, o clube não havia entregado os laudos na data prevista por conta da greve dos bombeiros e da Polícia Militar do Estado do Ceará. "Fomos prejudicados pela greve. Entregaríamos a tempo, mas, com a paralisação, os militares atrasaram a finalização dos laudos. Os documentos foram aprovados essa semana. Então, decidimos entrar com uma medida judicial para sediar o jogo em nosso estádio, já que temos o mando de campo", disse o presidente. Mais de cinco mil ingressos devem ficar disponíveis para a compra dos torcedores, segundo o presidente do Crato. Preço: Arquibancada - Preço único - R$ 20; Geral-Inteira - R$ 10.

CONFRATERNIZAÇÃO E VITÓRIA DO CRATO PARA JOGO QUE ACONTECE NA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira dia 12 de janeiro, no Crato Tênis Clube, o prefeito Samuel Araripe ofereceu aos jogadores e diretores do Crato Esporte Clube um jantar de confraternização e aproveitou o momento para apresentar oficialmente a torcida o elenco que vai disputar o campeonato cearense de futebol da primeira divisão, cuja estréia vai acontecer na próxima quinta feira dia 19 contra o Fortaleza e serviu de demonstração de que não vai ser por falta de apoios que o time não chegará entre os 4 melhores. O evento foi transmitido ao vivo pela Radio Educadora do Cariri AM, através do programa SHOW DE BOLA apresentado pelo locutor esportivo, Marcos Carneiro, e sua equipe. Mais de mil pessoas compareceram ao jantar entre empresários e desportistas, todos querendo ver e conversar com os atletas comandados pelo treinador, Felinto Holanda.

O jogo entre Crato e Fortaleza, programado para as 20 horas desta quinta-feira dia 19, o mando de campo é do azulão cratense. A partida será no estádio do Mirandão. Como o prazo na entrega do laudo estava praticamente vencido, Samuel Araripe contratou um advogado e entrou com uma ação na justiça desportiva do estado, através de um mandato de garantia, e conseguiu a vitória de trazer o jogo para o estádio em Crato, para alegria dos torcedores cratenses.

PREFEITO SAMUEL ARARIPE FALA SOBRE O ATRASO NA EXECUÇÃO DAS OBRAS DE RECONSTRUÇÃO DO CANAL DO RIO GRANGEIRO

Em entrevista concedida no gabinete do Palácio Alexandre Arraes, o prefeito Municipal do Crato, Samuel Araripe, falou mais uma vez sobre o impasse na execução das obras de reconstrução do Canal do Rio Grangeiro, danificado devido às fortes chuvas que caíram no ano passado. Preocupado com a aproximação da quadra invernosa na região do Cariri, este ano, ele cobrou mais empenho por parte do Governo do Estado, atual responsável pela gerência das obras do Canal por intermédio do Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

Depois de constatar os principais estragos ocasionados pela catástrofe das chuvas, à época, o prefeito Samuel Araripe decretou estado de emergência e enviou oficio ao Ministério da Integração Nacional comunicando a situação calamitosa do município, tendo no dia seguinte publicado no Diário Oficial da União estado em caráter de emergência no município do Crato. Para sanar os prejuízos propagados pela chuva foi depositada a quantia de R$ 4 milhões na conta do município. Valor este revertido no dia seguinte para a conta do Governo do Estado do Ceará, passando assim a inteira responsabilidade para a esfera estadual. De acordo com Samuel Araripe, para realizar a primeira parte da obra de reconstrução foram licitados R$ 2,5 milhões pelo Governo do Estado. Mesmo assim, quase um ano após, quando a cidade do Crato sofreu com as enchentes provocadas pelas chuvas de fevereiro de 2011, praticamente nada foi feito para solucionar os estragos no principal perímetro por onde escoa as águas da cidade.

A informação é que, além do valor já licitado pelo Governo do Estado, o Ministério da Integração Nacional já autorizou mais R$ 1,5 milhão do valor total previsto no orçamento de R$ 4 milhões destinados para as obras. A população vive momentos de tensão, pois com a chegada do período invernoso todo o pesadelo vivido em fevereiro do ano passado pode voltar, caso não seja diligenciado ao menos as medidas básicas do plano de reconstrução que, diga-se de passagem, já conta com o aparato de engenharia necessário à disposição do Estado.

Os técnicos em engenharia civil da Prefeitura do Crato, sob o comando do engenheiro civil Francisco Osny Enéias, elaboraram um documento que consta de um estudo detalhado da real situação do Canal do Rio Grangeiro, apontando cada problema como ruínas, margens de precipício e áreas de riscos de desabamentos no entorno do canal. Foram detectadas algumas erosões, por enquanto de pequeno porte ao longo do Canal, que podem se alastrar e comprometer mais ainda a situação e provocar um desastre em maiores proporções.

Levando-se em consideração o cruzamento do córrego pelo Centro da cidade e a proximidade com alguns estabelecimentos como postos de combustíveis. Outra informação que está anexada ao estudo é um pedido de audiência junto ao Gabinete do Governo do Estado encaminhado pelo prefeito Samuel Araripe para debater resoluções no tocante ao Canal. O oficio foi encaminhado em março do ano passado e até o momento o Paço Municipal não obteve nenhum posicionamento do Palácio Iracema, em Fortaleza. O prefeito Samuel Araripe garantiu continuar lutando para reverter esse quadro e nos próximos deve cobrar mais uma vez compromisso do Governo do Estado para solucionar o quanto antes as obras do Canal do Rio Grangeiro.

PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO CRATO COMEÇAM RECEBER 14º SALÁRIO

Os professores da rede pública municipal de ensino do Crato começaram a receber o 14º salário, sendo depositado na conta bancária de cada um. Recebem o beneficio todos os professores de todos os níveis, até mesmo aqueles temporários que trabalharam ano passado. O investimento da administração Samuel Araripe com o pagamento do 14º salário é superior a R$ 1 milhão e 700 mil reais. Isto significa melhorias para o comércio e aumento no poder de compra de muitos trabalhadores. O maior salário a ser pago vai ser ao professor com especialização e com 200 horas/aula que vai receber aproximadamente R$ 2 mil e 400 reais. O mínimo valor pago é ao professor que recebe o salário base com um adicional que varia entre 20 % 30 %.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Filme ‘Lula – O Filho do Brasil’ é criticado pelo New York Times


O filme “Lula – O Filho do Brasil” estreia este mês nos cinemas dos Estados Unidos e foi criticado pelo jornal “The New York Times”.

Segundo o jornal, o filme é uma biografia que, sem constrangimento, é feita para exaltar a figura retratada sem compromisso com a realidade. A crítica, escrita por Stephen Holden, afirma também que o longa é convencional e superficial. A crítica, no entanto, destaca que o drama apresenta uma retrato visceral da vida da classe operária brasileira e foca a profunda ligação entre Lula e os trabalhadores com “sua habilidade para inspirar confiança e solidariedade”.

A atuação de Rui Ricardo Diaz, que interpreta Lula na idade adulta, é descrita como forte e persuasiva. A íntegra da crítica, publicada nesta quinta-feira (12), está disponível em inglês no site do jornal.

“Lula – O Filho do Brasil” foi indicado pelo Brasil em 2010 para disputar uma vaga no Oscar na categoria filme estrangeiro, mas não foi selecionado pela premiação.

Fonte: Folha Online

Nota do Editor: Em suma, O New York Times disse o que nós já dizíamos aqui naquela época> Que o filme era meramente uma propaganda política para vender a imagem de um home que tem o Ego do tamanho de um Iceberg.

Filho é principal suspeito de matar e ocultar o corpo de sua mãe em Crato, no Ceará


O corpo da aposentada Maria José Rodrigues, 65 anos, que residia na Vila Elson Gomes de Matos, bairro Independência na Cidade do Crato - CE, foi encontrado em estado de decomposição na tarde dessa quinta feira (12), enrolado em jornais debaixo da cama em sua residência.

Segundo a polícia que foi acionada por vizinhos, dona Maria a aproximadamente dois meses não era vista na localidade aonde morava. Ao chegar no local, os policiais tiveram que arrombar a porta da residência e de imediato sentiram um forte odor que vinha do interior da casa.

Ao vasculhar o ambiente, o soldado Ranieri do Ronda, ao olhar debaixo da cama, deparou-se com uma cena nada agradável. O corpo da aposentada estava ocultado e em estado de decomposição. Com a chegada do perito criminalista Antonio Pequeno, constatou-se que aquele corpo era de uma mulher e de que teria falecido há aproximadamente 60 dias. Segundo informações de vizinhos e da própria família, o principal suspeito de ter assassinado a aposentada, seria seu filho por nome de Alex Rodrigues Gonçalves, ex presidiário e que já responde a lesão corporal, invasão à domicilio, danos ao patrimônio público e estupro.

Coincidência ou não, o mesmo tempo que dona Maria estava sem ser vista, é o mesmo tempo que o Alex não aparece no trecho onde sua mãe morava. Outro fato curioso segundo familiares, é de que a aposentadoria da mesma foi sacada nesses dois meses que ela estava desaparecida.

Via Site Miséria

Fortaleza na lista: 14 cidades brasileiras estão entre as 50 mais violentas do mundo, segundo ONG


Pelo menos 14 cidades brasileiras estão entre as mais violentas do mundo. A conclusão é do estudo feito pela organização não governamental [ONG] mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal divulgado nesta sexta-feira [13].

Especialistas da entidade listaram as 50 cidades mais violentas em todo mundo. O topo da lista é ocupado pela cidade de San Pedro Sula, em Honduras, com uma taxa de 158,87 homicídios para um grupo de 100 mil habitantes. Em segundo lugar, está Juárez, no México, com uma taxa de 147,77.

No Brasil, Maceió, capital alagoana, aparece como a mais violenta ocupando o terceiro lugar no ranking – com uma taxa de 135,26 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Depois da capital alagoana estão Belém [PA] – em 10° lugar no ranking, com uma taxa de 78,08 homicídios para cada 100 mil habitantes; Vitória [ES], em 17° lugar, com taxa de 67,82; Salvador [BA], em 22° na lista, com 56,98 e Manaus [AM], em 26°, com 51,21.

Também são definidas como violentas as cidades de São Luís [MA], em 27° lugar no estudo, com taxa de 50,85 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, João Pessoa (PB), em 29°, com 48,64; Cuiabá [MT], em 31° na lista, com taxa de 48,32; Recife [PE], em 32° lugar, com taxa de 48,23, Macapá [AP], em 36°, com 45.08; Fortaleza [CE], em 37°, com 42,90; Curitiba [PR], em 39° na lista, com 38,09; Goiânia [GO], 40°, com 37,17 e Belo Horizonte [MG], em 45° no ranking das cidades mais violentas, com taxa de 34,40 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Das 50 cidades apontadas como as mais violentas do mundo, além das 14 brasileiras, 12 estão no México e cinco na Colômbia. O estudo também informa que das 50 cidades, 40 estão na América Latina. Além disso, a organização alerta para o fato de que no México, as autoridades estão falsificando dados e escondendo o verdadeiro número de homicídios. A ONG diz que elas “não inspiram confiança em seus dados oficiais”, pois “há evidências de falsificação” para fazer com que a violência pareça menor do que ela realmente é.

Como exemplo, o estudo cita o caso da cidade mexicana de Juárez, que, segundo as autoridades, registrou 1.974 homicídios em 2011. Porém, o relatório da organização indica que o governo oculta pelo menos 150 homicídios. A entidade informa ainda que nesta cidade houve uma redução da violência, mas os números ainda são elevados.

Agência Brasil

Adolescente de 13 anos acusa prefeito da cidade de Araripe por agressão física


O adolescente de iniciais A.L.F.S., de 13 anos, acusou o prefeito da cidade de Araripe, Humberto Germano Correia, vice-presidente da Associação de Prefeito do Estado do Ceará (Aprece), de tê-lo espancando por volta das 12h30 de ontem. O motivo foi por o garoto ter riscado o vidro do carro do gestor com xingamento. De acordo com o menor, o prefeito chegou a torcer o seu braço e imobilizá-lo, deitando-o no chão com os joelhos sobre as suas costas.

No final da tarde de ontem a garoto veio ao Crato registrar a ocorrência na Delegacia Regional de Polícia Civil, acompanhado por sua mãe, Antônia Ferreira da Silva e pelo advogado Normando José de Sousa. O registro chegou a ser feito na delegacia de Juazeiro. Em seguida, ele foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML), para realizar exame de corpo de delito. A vítima afirma que estava sentindo dores na altura da clavícula e já chegou à delegacia com o braço imobilizado.

O prefeito ficou surpreso ao saber da proporção que o caso tomou e alega motivações políticas. Ele disse que em nenhum momento agrediu o garoto e que não é do seu comportamento sair agredindo ninguém. “Apenas estava saindo da prefeitura, quando vi o adolescente riscando o carro. Segurei no braço dele e a polícia cidadã em seguida o conduziu até a delegacia”, disse Germano. Uma moradora da cidade, que não quis se identificar, afirma que não imaginava que uma situação tão simples, que não chamou sequer a atenção das pessoas, pudesse ter chegado a esse ponto.

Mas, o garoto afirma que chegou a ser espancado também por um agente do Pró-Cidadania, que ele não soube dizer o nome. No momento da agressão, conta que várias pessoas se aproximaram do local. “Ao invés do agente ter tirado o menino, os espancamentos continuaram”, disse o advogado Normando José de Sousa. “Tremi de tanta dor e a minha clavícula está doendo”, disse.

O adolescente chegou a ser levado para a delegacia da cidade, mas não houve registro da ocorrência. Foi então que o advogado Normando José decidiu se dirigir até a Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato, mas terminou tendo que ir fazer o registro na regional de Juazeiro do Norte. Ele disse que não chegou a realizar os exames de corpo de delito na cidade como forma de ter isenção maior no IML de Juazeiro. De acordo com o advogado, serão tomadas providências penais e cíveis em relação ao caso, além de entrar com ações de indenização contra o agente e o prefeito.

Segundo a mãe do garoto, que soube do ocorrido pouco tempo depois, o prefeito não tinha o direito de espancar o seu filho e chamá-lo de trombadinha e ladrão. “O Meu filho estava errado, mas ele não podia ter feito isso, já que é um prefeito e um médico. O garoto se contorceu de tanta dor”, completa.

Fonte: Elizângela Santos
Repórter - Colaboradora


Para Você Refletir -Por Maria Otilia



O RATO SEM RABO

Os ratos estavam reunidos para discutir seus assuntos. No púlpito, um ratinho submetia à votação da assembléia sua proposta: - Todos os ratos devem cortar seus rabos! Vejam os benefícios que esta inteligente medida nos trará:.
1º Quando fugimos do gato é justamente pelo rabo que ele nos prende com suas garras.
2º Quando a ratoeira dispara e tentamos fugir, normalmente, ficamos presos pelo rabo.
3º Quando fugimos, temos que arrastar conosco nosso rabo. Sem ele seríamos mais velozes.
4º Com freqüência encontrarmos farpas de madeira que se enterram em nosso rabo causando a morte.
5º Nosso rabo pesa 1/5 do nosso corpo. Sem ele poderíamos comer 1/5 a menos!
6º Para subir as paredes gastaríamos menos energia sem o peso do rabo.
7º Não teríamos tantos rabos se enrolando com vejo agora. Aqui caberiam mais ratos.
A platéia, empolgada, diante de tantos argumentos, já ia aprovar a proposta quando, um sábio rato falou:
- Antes de votarmos, peço-lhe que saia detrás do púlpito e dê uma voltinha aqui em frente. O ratinho, a contragosto, viu-se obrigado a fazer o que lhe pedira o sábio. Para espanto geral,
diante da platéia, desfilou, sem graça, um ratinho aleijado que não tinha rabo…
(La Fontainne – Adaptação)
Moral da história

Quem não possui as qualidades dos amigos apresenta falsos argumentos para convencê-los a
se tornarem iguais a ele nos seus defeitos e incapacidades. Cuidado com os ratos sem rabo
que estão perto de você.


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30