xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 09/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

09 janeiro 2012

Encontro mensal dos Agentes de Saúde acontece no Teatro Municipal Salviano Saraiva - Ewerton Albuquerque



A informação nos foi repassada por Ewerton Albuquerque:

"Ao passar pelo calçadão hoje nove de janeiro de 2012 uma movimentação chamou minha atenção no Teatro Municipal Salviano Saraiva. Tratava-se do Encontro Mensal dos Agentes de Saúde do Município. E p minha alegria pude ver a participação o Secretário Cicero França que mais uma vez demostra a sua sensibilidade em lidar com a saúde do nosso Município. Que melhora a olhos vistos. Parabéns Dr Cícero França é assim que se mostra a melhor forma de trabalha. Nos orgulhe cada vez mais...

Por: Ewerton Albuquerque

POLUIÇÃO SONORA NO CRATO ESTÁ FORA DE CONTROLE


Por muitos anos temos denunciado a poluição sonora no Crato. Incontáveis crônicas têm sido escritas e infindáveis pedidos e solicitações junto aos órgãos responsáveis. SEMAC, SEMACE, CPMA, etc. No crato, pessoas sem qualquer educação trafegam com automóveis com som altíssimo na maior das impunidades. Também é preocupante a quantidade de motos cujos condutores retiram o silencioso a fim e fazer mais barulho.

Várias reuniões já foram feitas no sentido de combater a poluição sonora, inclusive uma cartilha foi criada pela SEMAC ( Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano - pasta gerenciada por Dr. Nivaldo Soares ) e o promotor Dr. Pedro. Várias Blitz também já foram realizadas, mas infelizmente, nada disso tem surtido qualquer efeito. O problema continua e se agrava a cada dia, a cada show de forró eletrônico, quando depois que as bandas vão embora, os mal-educados saem às ruas para propagar a grande porcaria deles.

É preciso que quem tem poder de Polícia faça alguma coisa, se Ronda do Quarteirão, CPMA, SEMAC, quem for de direito. Da forma que está é que não pode continuar. A população não pode ficar à mercê de verdadeiros bandidos sobre rodas que roubam o nosso sossêgo.

Vale salientar ainda que diversos veículos de publicidade também contribuem para a Poluição, dentre eles, um conhecido de todos os Cratenses, da farmácia ALPHARMA, que inclusive nos dias de Domingo, que é reservado ao descanso semanal, trafegam pelos bairros e a periferia da cidade impunemente.

Esperamos que o poder constituído tome alguma providência imediata com relação a este grave problema porque passa a nossa população. Crato merece respeito!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Demutran altera trânsito no centro do Crato - Por: Wilson Rodrigues


Devido as reformas em andamento nas praças da Sé e Alexandre Arraes, no centro do Crato, o Departamento Municipal de Transito procedeu algumas alterações no transito. Segundo o assessor de comunicação do órgão, Edilson Marques, a Rua Rui Barbosa passou a ser mão única, passando pela Avenida Maildes de Siqueira em direção ao Parque de Exposições. Para os ônibus que fazem a linha Juazeiro/Crato, via Universidade Regional do Cariri, a rota obedecerá o percurso pelas Ruas Almirante Alexandrino, Cariris, Avenida José Alves de Figueiredo, Rui Barbosa até a Coronel Antonio Luiz e seguindo em direção ao Bairro Pimenta. Para tanto foram criados novos locais para embarque e desembarque de passageiros. O primeiro em frente ao Circulo Operário, o segundo ao lado do Centro de Educação para Jovens e Adultos CEJA, próximo ao Tiro de Guerra 10.004 e o terceiro no Abrigo Jesus Maria José.

Segundo ainda a engenharia de transito do DEMUTRAN, os coletivos via URCA e Bairro do Seminário, deverão seguir pela Avenida Duque de Caxias e Rua Ratisbona, chegando na parada final ao lado do prédio da antiga REFFSA. Comunica também aos motoristas que transitarem pela Avenida Maildes de Siqueira no sentido Hospital São Francisco, devem entrar a esquerda e seguir na Coronel Antonio Luiz. Caso entre na Rua 28 de dezembro frente a URCA, devem descer pela Rua 21 de junho. Outra intervenção feita pelo Departamento Municipal de Transito foi na Rua Leandro Bezerra que teve o trecho entre a Rua Rodolfo Teófilo e Praça da Sé, para quem vem em direção ao centro, como contramão, obrigando o motorista passar frente ao Distrito Operacional do DER, entrar na Nelson Alencar e seguir a direita pela Avenida Duque de Caxias. Já para quem vem na Duque de Caxias no sentido Praça da Sé poderá seguir na Leandro Bezerra até a Rodolfo Teófilo, entrando na Carolino Sucupira até a Avenida Maildes de Siqueira.

A Rua Padre Sucupira que era mão dupla passou a ser mão única no sentido Praça da Sé a Rua Nelson Alencar. Esclarece o DEMUTRAN que o estacionamento de veículos em todas as Ruas citadas não será permitido em hipótese alguma. Outra informação é para os motoristas que transitarem na Miguel Limaverde em direção a Praça da Sé, deverão fazer uma conversão a direita utilizando o chamado Beco do Padre Lauro, entrando nas Ruas Pedro II e Ida Bilhar acessivas a Rua Dom Quintino. Nesses primeiros dias de intervenções, motoristas e pedestres estão recebendo orientação dos agentes de transito. Qualquer duvida ligar para 3523.5232.

Fonte: Jornalista Wilson Rodrigues
Colaborador


GENTE NOSSA


Durante a greve da PM do Ceará, o Governador Cid Gomes solicitou o apoio do Governo Federal e o mesmo enviou a Força Nacional de Segurança e Militares das Forças Armadas. Vale ressaltar que o efetivo do Exército de cerca de 200 homens que chegou a região do Cariri na noite do dia 03 de Janeiro, pertencia ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, que fica sediado em Petrolina-PE.
O grupamento era comandado pelo Cap. Campelo, que ao chegar ao Crato, dividiu o seu efetivo e foi coordenar seus homens na cidade de Juazeiro do Norte.
Pois bem, o efetivo que permaneceu na cidade do Crato foi coordenado pelo 1º Sargento Mamedio que também é militar do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, que rapidamente distribuiu os homens pela cidade.Reforçado pela Guarda Municipal e por homens do Demutran. Naquela noite a cidade do Crato foi protegida por toda madrugada pelos militares do Exército, amenizando um pouco a falta de segurança e a preocupação da população. O que eu gostaria de destacar aqui é que o Sargento Mamedio é natural da cidade do Crato, onde sua família ainda reside por aqui e ele constantemente vem a cidade para nos visitar.
A distribuição dos homens na cidade do Juazeiro do Norte também foi em função de suas informações transmitidas ao Comando do Batalhão.
Quero deixar aqui os meus parabéns ao nosso conterrâneo e entusiasmado militar que é o Sargento Mamedio. A sociedade cratense agradece de coração a sua colaboração e sabemos agora que sempre poderemos contar com o vosso apoio na cidade.

Primeira etapa do Concurso municipal foi realizado no último domingo


A prefeitura do Crato realizou no último domingo ( 08 ) a primeira etapa do concurso publico municipal para mais de 10 mil e 500 candidatos para diversas áreas da administração, num total de 360 vagas. As provas foram realizadas dentro dos horários estabelecidos ( manhã me tarde ) sem nenhum transtorno. Os candidatos compareceram uma hora antes de acordo com o edital. A segunda etapa das provas acontecerá no próximo domingo dia 15 nos mesmos locais e horários. O concurso publico municipal da prefeitura do Crato estabelece o seguinte: para Agente Administrativo foram inscritos 538 candidatos para 13 vagas. Agente de Endemias são 15 vagas que serão disputadas por 552 candidatos. Cinco vagas foram criadas para Agente de Transito onde estão inscritos 3.335. Agente Fiscal são 5 vagas e são 90 candidatos. Analista Ambiental, área de agronomia, apenas uma vaga e 5 concorrentes. Analista Ambiental para a área de biologia, também uma vaga. Para Engenharia Civil foram disponibilizadas 2 vagas, 4 candidatos estão inscritos. Auxiliar Administrativo são 30 vagas, 1.827 candidatos inscritos. Para Auxiliar de Cuidador Social foram criadas 5 vagas que serão disputadas por 118.

Auxiliar de Enfermagem 10 vagas, 235 inscritos. Auxiliar de farmácia duas vagas, 30 candidatos. Auxiliar de Consultório Dentário 3 vagas, 37 inscritos. Auxiliar de Serviços Gerais 31 vagas, 2.453 candidatos na disputa. Bombeiro Hidráulico 3 vagas, 7 candidatos. Mecânico 3 vagas, 10 inscritos. Merendeira 3 vagas, 231 candidatos. Cuidador Social 5 vagas, 27 inscritos. Fiscal de Tributos 5 vagas, 148 candidatos. Fiscal Ambiental 5 vagas, 273 candidatos. Para a Guarda Municipal foram disponibilizadas 40 vagas, 1.231 candidatos. Medico Clinico Geral apenas uma vaga, 8 inscritos. Medico Dermatologista uma vaga, 3 candidatos.

Medico Pediatra uma vaga, 2 inscrito. Medico Ginecologista/Obstetra uma vaga, 4 candidatos. Medico Psiquiatra também uma vaga, 4 inscritos. Para Motorista de Veículos Pesados são 7 vagas, 334 candidatos. Musico 3 vagas, 37 candidatos. Professor 110 vagas, 734 candidatos. Professor de Língua Portuguesa 2 vagas, 241 candidatos. Professor de Ciências Naturais, Matematica-Geometria 3 vagas, 89 candidatos. Professor de Cultura e Historia 2 vagas, 134 inscritos. Professor de Habilidade Inclusiva 5 vagas, 9 candidatos. Secretário Escolar 10 vagas, 87 candidatos. Telefonista 2 vagas, 124 inscritos.

Topografo 2 vagas, 6 inscritos. Técnico em Segurança do Trabalho apenas uma vaga, 20 candidatos inscritos. Turismólogo uma vaga, 5 candidatos. Professor de Língua Inglesa apenas uma vaga, 30 inscritos. Professor em Linguagens de Arte e Educação apenas uma vaga, disputadas por 8 candidatos. Professor de Religião uma vaga, 11 candidatos. Professor de Ciências Naturais 2 vagas, 145 candidatos. Professor de Cultura e Geografia 2 vagas, 128 candidatos e finalmente para professor de Cultura e Educação Física apenas uma vaga, 90 candidatos.

Fonte: PMC


Lei que obriga o ensino da história do Crato nas escolas entrará em vigor em Agosto deste ano.


Confira na reportagem abaixo, da TV Verdes Mares Cariri:



A Lei obriga ensino da história do Crato para o Ensino Fundamental II entrará em vigor ainda em agosto deste ano. Segundo o vereador George Macário de Brito, autor do Projeto, a lei representa um grande passo para a restauração e preservação da história, tradições e costumes do povo cratense. A medida está sendo bastante elogiada e foi matéria na TV Globo, com reportagem também na TV Verdes Mares Cariri. Confira o vídeo no Blog do Crato.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Filme "Filha do Mal" lidera bilheterias da América do Norte


O filme de terror "Filha do Mal" surpreendeu ao arrecadar US$ 34,5 milhões nos Estados Unidos e no Canadá, na maior arrecadação nas bilheterias do final de semana, segundo estimativas dos estúdios divulgadas no domingo.

O inesperado desempenho do filme, que foi produzido com um baixo orçamento e recebeu péssimas críticas, derrubou o bicampeão das semanas anteriores "Missão Impossível - Protocolo Fantasma" para o segundo lugar, com US$ 20,5 milhões. Os dois filmes são distribuídos pela Paramount Pictures, unidade da Viacom Inc.

"Muitos amaram o filme e muitos ficaram perturbados com ele", disse Don Harris, presidente de distribuição da Paramount nos EUA. Ele atribuiu o sucesso do final de semana a uma estratégia de marketing semelhante àquela usada pelo estúdio para impulsionar a série de sucesso "Atividade Paranormal", também de baixo orçamento. "Filha do Mal" superou todas as projeções da Paramount, que estimou cerca de US$ 8 milhões em vendas, e outras previsões da indústria, de arrecadar aproximadamente US$ 20 milhões. "Sherlock Holmes 2: Jogo de Sombras" ficou em terceiro lugar no final de semana, arrecadando US$ 14,1 milhões nas bilheterias da América do Norte.

"Os Homens Que Não Amavam As Mulheres" ficou em quarto lugar, seguido de "Alvin e os Esquilos 3", em quinto. Os dois filmes arrecadaram US$ 11,3 milhões e US$ 9,5 milhões, respectivamente.

LISA RICHWINE
DA REUTERS, EM LOS ANGELES


Lei que cria empresa de apenas um sócio entra em vigor hoje


Entra em vigor hoje a lei nº 12.441/2011, que criou a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), modalidade de pessoa jurídica que protege os bens pessoais do empreendedor.

A lei foi aprovada em junho de 2011 pelo Congresso e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 11 de julho. Nova lei favorece empresário individual Senado aprova empresa de responsabilidade limitada com uma só pessoa. Constituída por um só titular, a Eireli garante a distinção entre o patrimônio do empresário e o patrimônio social da empresa, o que reduz de forma significativa os riscos para o empreendedor.

Caso a empresa passe por algum tipo de problema, como processos trabalhistas, somente o patrimônio social da empresa responderá pelas dívidas, sem que os bens pessoais do empresário sejam afetados. Para constituir uma Eireli, é preciso capital social de, no mínimo, cem salários mínimos -R$ 62,2 mil em valores atuais- e as regras são as mesmas aplicadas às sociedades limitadas.

Até a aprovação da lei, o Código Civil previa apenas a figura do microempreendedor individual (MEI) -que, ao contrário da empresa individual limitada, responde com seu patrimônio pessoal por eventuais compromissos decorrentes da atividade empresarial. Durante a tramitação do projeto, o governo argumentou que a nova lei contribuirá para aumentar a formalização, especialmente de microempresários que são resistentes a constituir empresas. Outra vantagem apontada foi o fato de a modalidade acabar com as figuras dos sócios "faz de conta", que se associam aos empreendedores de fato apenas para cumprir a norma de que as empresas tinham de ter pelo menos dois sócios.

O nome empresarial deverá, necessariamente, conter a expressão Eireli, do mesmo modo como hoje ocorre com as sociedades limitadas (Ltda.) e as anônimas (S.A.). É proibido ao empresário individual de responsabilidade limitada figurar em mais de uma empresa da mesma modalidade.

Folha.com


Presidente Dilma Rousseff espera mais emprego e crescimento para 2012


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (9) estar "muito animada" para este ano de 2012.

"Podemos esperar um 2012 com mais renda, mais emprego, mais oportunidades e mais crescimento para o país. Nós vamos ter que trabalhar muito, mas já começamos o ano com uma boa notícia: o aumento do salário-mínimo, que passou de R$ 545 para R$ 622", disse ela durante o programa de rádio "Café com a Presidenta".

Segundo a presidente, o aumento do mínimo é importante porque as famílias vão poder consumir mais e viver melhor. "Com isso, vão criar mais demanda para a nossa indústria, o nosso comércio e o setor de serviços, mantendo o dinamismo e a roda da nossa economia girando para que o Brasil continue a crescer."

Dilma destacou que são quase 40 milhões de brasileiros diretamente beneficiados com aumento do mínimo. "Deste total, cerca de 20 milhões são empregados cujo salário corresponde ao mínimo, mas há também cerca de 20 milhões de aposentados e pensionistas que recebem o salário-mínimo, ou seja, dois em cada três aposentados receberão o reajuste. Para você ter uma ideia, este aumento vai fazer circular cerca de R$ 47 bilhões na economia por causa do salário-mínimo."

A presidente também falou sobre reajuste da tabela do Imposto de Renda em 4,5%. "O desconto que o contribuinte tem no contracheque será, portanto, menor já a partir deste mês de janeiro. São 25 milhões de contribuintes pagando menos imposto. Com o reajuste da tabela, 800 mil pessoas ficaram isentas, ou seja, não vão mais pagar Imposto de Renda."

Dilma disse ainda que, este ano, mais empreendedores poderão ter direito aos benefícios do sistema MEI (Microempreendedor Individual).

"Agora, o limite de faturamento anual é de R$ 60 mil, ou seja, de quem ganha até R$ 5.000 por mês. Estamos aumentando o limite de faturamento, que antes era de apenas R$ 36 mil/ano. Com isso, estamos estimulando o microempreendedor individual a formalizar e a expandir seus negócios. Com a nova regra, quase 4 milhões de micro e pequenas empresas serão beneficiadas pelo Supersimples, e 1,9 milhão microempreendedores, pelo MEI."

Folha.com


Capturado um rato de quase 1 metro em Nova York





Na semana passada, rato de quase 1 m foi morto no Bronx. Em 2011, roedor parecido tinha sido achado em outro bairro de NY.

Um rato de quase 1 metro de comprimento que foi capturado em uma loja no bairro do Bronx, em Nova York (EUA), deixou os proprietários e moradores assustados. Essa não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, um roedor parecido tinha sido morto em outro bairro da cidade.


A imagem do rato gigante morto no Bronx foi publicada por um usuário do Twitter "TheGoodfella" no dia 5 de janeiro. A foto foi depois publicada por vários jornais, como os ingleses "Daily Mail" e "The Sun".

Do G1, em São Paulo

Foto histórica - R. São Pedro ( Juazeiro ) em 1976


É interessante observar os veículos da época, fuscas, corcéis de 4 faróis, belinas... reparem também que algumas lojas sobreviveram ao teste do tempo, por exemplo "A vencedora", mais ao fundo, ainda existe.

A foto foi publicada por Daniel Walker e Renato Casimiro no Juaonline

Convite - Instituto Cultural do Cariri

Iguatu exibe ´Natal de Luz´ na avenida Beira Mar em Fortaleza


A Avenida Beira-Mar recebeu, na noite de ontem, a magia e a alegria do projeto "Iguatu Natal de Luz", que encantou não só turistas como moradores e frequentadores da orla.

O projeto incluiu 400 crianças e adolescentes, além de oito carros alegóricos. A caminhada começou na Avenida Barão de Studart e se estendeu até o Jardim Japonês. Ao final do percurso, houve queima de fogos que emocionou todos que estavam presentes.

A aposentada Maria de Lourdes Coutinho, de 68 anos, trouxe os filhos e os netos para acompanhar a apresentação e não se arrependeu. "Mesmo com a demora e a multidão, valeu a pena conferir, gostei muito e espero ver novamente", afirmou.

Infraestrutura

O projeto incluiu carros alegóricos e alas com temáticas variadas: sonho de criança, presépio vivo, símbolos natalinos, a Sagrada Família, Papai Noel, presentes, imagem da padroeira de Iguatu, Senhora Sant´Ana, anjos anunciadores do nascimento do Menino Jesus e gnomos. O público ainda conferiu uma réplica de locomotiva, lembrando o centenário da chegada da ferrovia e do trem à cidade de Iguatu, que trouxe o progresso a partir de 1910.

DN via Lindomar Rodrigues


Choveu em nove municípios no Estado do Ceará


O estado do Ceará registrou chuva em nove municípios desde às 7 horas de domingo (8) até às 7h desta segunda-feira (9), informa a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com a Funceme, o município que registrou o maior índice pluviométrico foi São Gonçalo do Amarante - na Grande Fortaleza, a 59 km da Capital - , com precipitação de 9,5 milímetros.

Segundo a Funceme, além de São Gonçalo do Amarante, a região do litoral do Pecém também registrou precipitações em Paraipaba e Paracuru, de 7 mm e 5 mm, respectivamente.

Já em Maranguape, no litoral de Fortaleza, foi registrada chuva de 1.2 mm. Em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, foi registrada uma precipitação de 2.6 mm.

Chuva no Cariri

A região do Cariri também registrou precipitação nesta segunda. O município do Crato, distante 504 km de Fortaleza, registrou chuva de 7 mm. Uma precipitação de 6 mm foi registrada no município de Caririaçu, a 466 km da Capital. Em Porteiras, distante 530 km de Fortaleza, choveu 4.5 mm, segundo a Funceme. Já em Missão Velha, a 535 km da Capital, foi registrada chuva de 2 mm.

Fonte: Portal Verdes Mares
Foto ilustrativa: Elizângela Santos

IFCE - Campus Crato oferece vagas em Cursos Superiores


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato está oferecendo vagas para ingressar nos cursos superiores de Bacharelado em Sistemas de Informação e Bacharelado em Zootecnia em 2012.1.

O candidato poderá se inscrever pelo endereço http://sisu.mec.gov.br até o dia 12 de Janeiro (quinta-feira). O IFCE conta com professores altamente capacitados (mestres e doutores), infra-estrutura renovada, com
salas climatizadas, datashow, laboratórios, setor produtivo, etc.

Garanta o seu futuro e venha fazer parte agora mesmo desse time de campeões em uma instituição pública, gratuita e de qualidade! Abaixo você confere os cursos e as vagas que estão sendo oferecidas.


Alunos em aula prática no Laboratório de Informática


Alunos de Zootenica durante aula prática

Cursos e Vagas:


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • 30 vagas (Vespertino)
  • 30 vagas (Noturno)
ZOOTECNIA
  • 30 vagas (Matutino)

Informações de contato:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crato
Rod. CE 292, Km 15, Bairro Gisélia Pinheiro, Crato - CE
CEP 63.115-500
Fone: (88) 3586 8100 FAX: (88) 3586 8133
www.eafcrato.gov.br

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30