xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 janeiro 2012

DOCUMENTARIO 50 ANOS DO STTR - Postado por Antonio Correia Lima


O Município do Crato-Ce localiza se ao sopé da chapada do Araripe, extremo sul do estado, na micro região do cariri, integrante da região metropolitana do cariri, a 540 km distante da capital, tem uma população de 111.198 habitantes sendo 83,1% urbana e 16,9% rural, área territorial é de 1.117,5 km², altitude 446 metros ao nível do mar, latitude 722.956 e longitude 39.4088.

1 – Sobre a responsabilidade da diocese de Crato-Ce, que tinha a frente o Bispo Diocesano Dom Vicente de Paula Araujo Matos (foto), Nasceu em 1º de Janeiro de 1962 o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Crato-Ce, mais precisamente nesta casa no sitio Fabrica no Distrito de Santa Fé (foto), a sua proprietária era a associada de Nº 01 a senhora, Maria Marieta Soares Limaverde (foto).

2- A equipe da Escola de Lideres Rurais (ELIRU) da Fundação Padre Ibiapina, assumiu a assessoria e administração do STTR de Crato que funcionava em uma sala da casa de caridade da Fundação Padre Ibiapina.

2.1- Antonio José da Paixão foi o agricultor que articulou junto com a diocese a fundação do Sindicato, em janeiro de 1962 houve a primeira junta governativa, formada por: Antonio Marcelino Santana, Vicente Filisbelo dos Santos e José Laurindo dos santos, ainda em 1962 renunciou Vicente Filisbelo dos santos e assumiu Maria Marieta Soares Limaverde.

3- As primeiras delegacias Sindicais Funcionaram no Sitio Fabrica no distrito de Santa Fé e Lagoa Rasa no distrito de Dom Quintino.
4- A primeira assembléia Geral Eleitoral aconteceu em 1968, quando foram eleitos para administrar o Sindicato: José Laurindo dos Santos, Antonio ferreira de Alencar e Otacílio Antonio de Sousa. .
5- Em 1969, foi instalado no Sindicato um gabinete odontológico, um consultório médico, uma farmácia, e a liberação de uma ambulância para o Sindicato.
(Entrevista Zé Laurindo)

6- Na época, funcionavam delegacias sindicais em Santa Fé, Ponta da Serra, Dom Quintino, Belmonte, Guaribas, São Bento no município do Crato e nas cidades de Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Altaneira e Araripe.
7- Em 1970, a seca e a fome castigava toda região Nordeste, o município do Crato de famílias tradicionais, latifúndios e donos de engenhos, predominava a cultura da cana de açúcar, o trabalho era desumano nos engenhos e vacarias.
8- Com a chegada do Paulista Nobor Bitto, a convite do Padre Lurildo Linhares reforçou-se a equipe de assessoria, dando inicio a uma serie de cursos de formação sindical para lideres sindicais, no enfrentamento da ditadura militar.
9- Em 1971, o movimento sindical, conquista o FUNRURAL, aposentadoria rural para os homens aos 65 anos e mulheres chefe de família aos 60 e viúvas.
10 – em 1980, O Sindicato participou das lutas pelas Diretas Já.
11- 1980, a Igreja se afasta da assessoria e os trabalhadores assumem os trabalhos.
12- 1987, período de transição política, final da ditadura militar, o ministério do trabalho começa a deixar os STTRs definirem seus passos.
(Entrevista Zilcelio)
12- Em 1988, com a constituição Federal o movimento sindical conquista autonomia e liberdade sindical. É criada a Associação Cristã de Base (ACB), também nos anos 80.
(Entrevista Jorge)
13- No ano de 1990, é descentralizada a administração do Sindicato, criando as secretarias por ramos de atividades onde todos eram iguais na diretoria.
14- Em 1991, Houve o ocupação do Caldeirão do Beato José Lourenço, onde originou o assentamento 10 de Abril (mostra o assentamento), o STTR teve papel fundamental juntamente com o MST e ACB.
15- Em 1994, mais um ano de seca os trabalhadores/as ocupam a CONAB, Prefeitura Municipal e a EMATERCE Regional, reivindicando ações das autoridades.
16- 1997 acontece no Crato o primeiro Congresso Municipal de Trabalhadores Rurais.
17- O Sindicato participou em 2000 da 1ª Marcha das Margaridas e Grito da Terra Brasil.
18- No ano de 2001 o Sindicato realizou a 1ª Exposição dos Produtos da Agricultura Familiar (EXPROAF).
19- Em 2002, o STTR trabalhou a eleição para Presidente, houve um aumento dos recursos do (PRONAF) Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, começa de fato a luta pela terra, com Credito Fundiário, e vários assentamentos, entre outros, Fazenda São Silvestre na Malhada, (mostra assentamento), Alegre Frutas ( mostrar assentamento).
20- Com o surgimento do programa 1 milhão de Cisterna P1MC e P1+2 em 2003, coordenado pela ACB, Caritas Diocesana e Grunec o Sindicato foi parceiro ativo nos trabalhos, resultando na melhoria e qualidade de vida de famílias no semi árido cratense. (mostrar cisterna e produção).
21- Dados do IBGE apontam que em 2006 a agricultura familiar com o aumento do PRONAF durante o 1º governo Lula, foi responsável pela produção de 70% do feijão, 87% da mandioca, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 58% do leite e 59% dos suínos.
(mostrar porco, galinha, gado, mandioca, abacaxi, milho)
22- As parcerias nos programas de Convivências com a Seca é fortalecida em 2007 com ACB, na recuperação de riachos e matas ciliares. EMATERCE e Secretaria de Agricultura do Crato, Caritas Diocesana e Fetraece.
23- Hoje o Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais de Crato conta com 9800 associados distribuídos em 72 Conselhos de Base nos 09 distritos de Crato e sede. ( mostrar reunião nos distritos)
24- O STTR tem hoje uma luta pela terra, trabalha a questão de Gênero, Juventude, PRONAF e Principalmente as Políticas Publicas para a 3ª idade.(mostrar festa do aposentado)
25- As decisões do Sindicato são tomadas pela diretoria (mostrar reunião) com o conselho Diretor, com assembléia Geral (mostrar votação da assembléia)
26- Em 28 de Janeiro de 2011 uma chuva de 162 ml inundou o prédio do Sindicato, 90% de perdas de arquivo da entidade (foto) e instalações. A reconstituição total foi em 180 dias com o apoio da Diretoria, parceiros e associados Sindicato. ( Foto do prédio reconstruído)
27-O STTR de Crato hoje é formado pela presidência, tesouraria, Secretaria geral, Secretaria de Mulheres Gênero e Cidadania, Políticas Sociais e Terceira Idade, Organização Filiação e Formação, Políticas Agrícola e Agrária, Juventude Rural e Meio Ambiente, e Conselho Fiscal.
(mostrar Secretarias)
28- Presidentes que ao lado de diretores competentes fizeram historia no movimento sindical cratense. Antonio Marcelino Santana José Teofilo de Almeida, Jose Laurindo dos Santos, Teunas José Santana, Antonio Henrique, Raimundo Pereira Brasil, Antonio Barros, Francisco de Assis Santos, Expedito Guedes da Silva, Zilcelio Alves Ferreira, José Ildo Silva e Antonio Alves da Gama atual presidente.

José Ildo Silva
Sec. Geral


Um grande livro sobre Iguatu -- por Armando Lopes Rafael



Dentre os presentes que recebi neste fim de ano, um alegrou-me sobremaneira. De minha ex-colega do BNB, Gecinelda Ribeiro, ganhei o livro-álbum O conciso inventário do patrimônio histórico e arquitetônico de Iguatu, de autoria da historiadora e fotógrafa Gardevânia Farias.

Trata-se de um resgate – através da imagem fotográfica – de igrejas, prédios públicos e privados, casarões e residências que foram edificadas ao longo da existência de Iguatu, muitas das quais desaparecidas pela insensibilidade da população, pela omissão das autoridades municipais e pela ganância da especulação financeira.
“Eu queria que as pessoas conhecessem os casarões que existiram em nossa cidade”, disse a autora. “É preciso reconhecer a nossa história e, com urgência, preservar os imóveis ainda existentes”.

Impressão primorosa, pesquisa feita com primor e rigor, o livro O conciso inventário do patrimônio histórico e arquitetônico de Iguatu, motiva uma leitura agradável, além da inevitável comparação com o que ocorreu com o patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de Crato. Aqui tínhamos (e felizmente, ainda temos) muito mais imóveis que deviam (e ainda devem) ser preservados, do que os existentes naquela simpática metrópole do centro-sul cearense.

Entretanto, a omissão com a conservação patrimônio histórico e arquitetônico de Crato é bem maior do que em Iguatu. Lá tem um imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional–IPHAN: a Igreja-Matriz de Senhora Santana. Aqui temos imóveis do porte do Seminário São José, Catedral de Nossa Senhora da Penha, Capela de Santa Teresa de Jesus, Estação Ferroviária, prédio da antiga Prefeitura/Cadeia Pública, Casa de Caridade, Casa onde foi julgado Pinto Madeira, Crato Tênis Clube, dentre outros, que nunca foram tombados. Pior: alguns continuam passando por “reformas internas” que os descaracterizam por dentro.

Aqui temos ainda casarões que deveriam ser tombados, como o que pertenceu à família de Pedro Gonçalves Norões, além de vários outros localizados na Praça da Sé e no bairro Pimenta, importantes heranças arquitetônicas, bens culturais e históricos do Crato e do Cariri.

O livro O conciso inventário do patrimônio histórico e arquitetônico de Iguatu, de autoria da historiadora Gardevânia Farias é um “grito de alerta” contra as destruições criminosas, como ocorreu em anos recentes com os imóveis de fachada com azulejos portugueses que existiam na Rua Miguel Limaverde, no centro de Crato.

Procissão tradicional de 26 de julho em Iguatu

Audir de Araújo Paiva reclama participação do Rotary Club na matéria sobre eletrificação do Cariri


Com todo respeito aos meus amigos editores da matéria “Cariri comera meio século de inauguração de sua eletrificação” Assinada por Huberto Cabral e Wilson Rodrigues, publicada neste respeitado blog, porém no texto foi omitida a participação do Rotary Club de Crato na luta pela eletrificação do Cariri, haja vista que o Rotary com o apoio de outras entidades e da comunidade, foi quem liderou a memorável campanha para a Eletrificação do Cariri, campanha lançada pelo Rotary que na época era presidido pelo advogado Raimundo de Oliveira Borges, este acompanhado do deputado Antônio Alencar Araripe outras personalidades foram ao Rio de Janeiro para em audiência com o presidente Juscelino Kubistchek pedirem a inclusão do Cariri cearense no projeto de eletrificação de Paulo Afonso.

Esqueceram, também de citar que em Crato existe uma Rua com nome 28 de Dezembro a qual nasce em frente a Reitoria da Urca, ao lado da residência do Dr. Borges. A data é em homenagem ao dia da inauguração da chegada da energia de Paulo Afonso ao Crato.

Audir de Araújo Paiva
Rua Fenelon Bomilcar
Cidade: Crato - Ceará

HOJE - Dia de Reis no SESC Crato


SESC CRATO APRESENTA:

TERREIRO DE MESTRE CIRILO, no Bairro Bela Vista.

Às 10h

Apresentação dos grupos:
Reisado Decolores Dedé de Luna
Reisado do Mestre Antônio Carreiro
Maneiro Pau de Mestre Cirilo

ESTACIONAMENTO DO SESC CRATO

Às 17h

Apresentação dos grupos:
Lapinha da Mestre Zulene Galdino
Mulheres do Coco do Sítio Quebra
Reisado do Sítio São Vicente
Irmãos Aniceto
19h30 Lançamento do livro: Cordel das Festas e Danças Populares, autora: Nezite Alencar
20h Show com Geraldo Junior e Grupo.

--
Programa Cultura SESC Cariri
(88) 3587 1065 (SESC Juazeiro)
(88) 3523 4444 (SESC Crato)

FELICIDADE REALISTA - Por Martha Medeiros


A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos.

Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis.

Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema:
... queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas.

E quanto ao amor? Ah, o amor.. não basta termos alguém com quem podemos
conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar
pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente
apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes
inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos
sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É o
que dá ver tanta televisão.

Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista.

Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você
pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um
parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando
se trata de amor-próprio.

Dinheiro é uma benção.
Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo.
Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se
sentir seguro, mas não aprisionado.
E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda,
buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e
um pouco de criatividade.

Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável.
Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato,
amar sem almejar o eterno.

Olhe para o relógio: hora de acordar.
É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza,
instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um jogo onde
só quem testa seus limites é que leva o prêmio. Não sejamos vítimas ingênuas
desta tal competitividade.

Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as
regras, demita-se.
Invente seu próprio jogo.

Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça de que a
felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir
embora por não perceber sua simplicidade. Ela transmite paz e não
sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração.
Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade...

Por Martha Medeiros

Reencontrar consigo mesmo - Por: Emerson Monteiro

Isto por meio da simplicidade, neste solo cheio em demasia de heróis os mais diversos, pois chega o momento dos momentos quando as portas de saída e de entrada representam apenas o reencontro, nas bases de cada um de nós, seres viventes. As correntes do pensamento, os valores morais e as cólicas das refeições anteriores, juntos, formam essa rede valiosa de buscar, nas mínimas contradições, a essência da pura simplicidade. A gente vasculhou gavetas, despejos, estantes, e nada que representasse a paz que justificaria segurança valiosa diante de inúmeras apreensões.

Resta, por isso, o pouso da leveza original nas histórias interiores, na própria criatura de dentro, aquele foco central das existências no coração da pessoa, na alma alimento. Nessas ocasiões, os raios fortes das dúvidas perdem o furor. Pausas longas na dura caminhada sem trégua dissiparam os derradeiros bloqueios de avistar a praia suave do instante particular no simples das mil variações de objetos e significados... As palavras, com isso, deixam escorrer na pele o sentido de pisar os tetos macios do Universo. Fronteiros a nós, olhos arregalados, seres felizes brincam na forma das cores e dos movimentos quais habitantes de reinos da fantasia bem animada. Música que circula os ouvidos e penetra lavando a escuridão antiga, limpando as chaminés das veias e dos nervos. Resposta bem possível rega, enche de alegria espaços antes ocupados pelas dores desvanecidas.

Essa cura através da simplicidade caberá fiel no pátio de todos. Querer deixar acontecer e pronto, dúvidas somem, independente da fria vontade dos céticos. Ação de transformação que aguarda seus convidados nos refolhos da natureza amiga. Os agentes disso, andarilhos deste chão às vezes áspero e nunca desesperado, percorrerão os trilhos e passos dados em lugar dos cinzas dias, na saúde do tempo. Simplicidade que diz tudo o que havia de contar os personagens da inúmera jornada terrena.

Tanto disseram a respeito do assunto que aprendizes impacientes até abandonaram a crença na simplicidade, razão dos desassossegos ambulantes soltos nas ruas, e correrem, fugitivos, aos esconderijos profundos de erros e farsas, motivo das perdições que aparecem nas visagens dos filmes noturnos. Contudo cabe agir com harmonia e explicar aos passantes o valor das chances de amar o que é bom e ser feliz.

Notícias do Crato - 06/01/2012


DIA DE REIS É COMEMORADO EM CRATO

Hoje os brincantes dos reisados estarão nas ruas do Crato para comemorar o Dia de Reis. Os festejos serão a partir das 19 horas, na praça da Sé, onde os integrantes de 30 grupos de reisados, lapinhas e outros grupos da tradição popular estarão reunidos. O Crato tem uma forte tradição na região do Cariri em relação aos folguedos populares, bastante incentivados pela figura do Mestre Elói Teles de Morais. Por meio da Fundação, que leva o seu nome, a manifestação será coordenada pelo presidente da entidade, Catulo Teles. Ele destaca o importante apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Secretária Danielle Esmeraldo e da Prefeitura Municipal. De acordo com a secretaria, esta é uma tradição espontânea dos grupos, que a cada ano se torna mais forte na cidade e marca o fim das festividades relacionadas ao ciclo natalino. Os grupos se deslocam de várias localidades da cidade e da zona rural.

CONCURSO PARA SELEÇÃO DE 360 NOVOS SERVIDORES MUNICIPAIS SERÁ NO DOMINGO

Será realizado em Crato no próximo domingo, concurso para seleção de profissionais direcionadas à administração pública municipal. Serão destinadas inicialmente 360 vagas, com contratação imediata. 45 categorias profissionais estarão concorrendo A segunda etapa do concurso vai acontecer no próximo dia 15. O concurso teve 10, 589 inscritos. As provas serão realizadas em seis locais e vão começar a partir das 8 horas. Os inscritos devem se dirigir ao Colégio Estadual Wilson Gonçalves, Colégio Municipal Padre Felício Cavalcante, Polivalente, Teodorico Teles, Estado da Paraíba e Faculdade de Direito para fazer as provas. A maior parte das vagas está destinada aos cargos de professores e na área a saúde.

RETORNOS DA AV. PADRE CÍCERO ESTÃO SENDO CONCLUÍDOS

Após várias reivindicações, foi reaberto em Crato um dos contornos da Avenida Padre Cícero, possibilitando a partir de agora que os condutores não tenham que ir até o Município de Juazeiro do Norte para terem que retornar ao Crato. O outro contorno está sendo aberto na divisa entre as duas cidades. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, chegou a fazer a solicitação ao Departamento de Edificações e Rodovias (DER) para a reabertura da área. O grande problema é que foram inseridos semáforos e retornos em Juazeiro e no Crato esses pontos foram apenas fechados pelo DER, provocando indignação dos moradores do bairro Muriti, e até dos comerciantes que atuam na área. Os serviços para reabertura do contorno estão sendo realizados desde a última segunda-feira, pelos servidores do DER, e deverão ser utilizados em breve.

ENTREGA DE BOLETOS DO GARANTIA SAFRA É PRORROGADA EM CRATO

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Programa Garantia Safra, comunica aos agricultores e agricultoras, que os boletos do Programa 2011/2012, estão sendo entregues até o próximo dia 20 de janeiro, na sede da Secretaria, na Rua 7 de Setembro, 150 - São Miguel. Crato-CE (Centro Administrativo da Prefeitura do Crato) das 7 e 30 às 13 e 30 horas. Importante: Somente serão entregues os boletos, com apresentação do CPF do produtor ou produtora rural. É importante lembrar que, em relação as pessoas casadas, é necessário o CPF dos dois.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Praças do Crato terão Internet Grátis até o final deste mês.


Para utilizar a rede de conexão sem fio da ZIG, basta que os usuários tenham um equipamento com sistema de tecnologia wirelless.

Crato. Até o final deste mês, a população cratense terá disponível serviços de internet gratuita em vias públicas. As praças Siqueira Campos, Juarez Távora e o Centro Cultural do Araripe terão pontos de transmissão do sinal, que vai além do limite dos logradouros. Entretanto, quanto mais distante dos pontos, a fluidez do sinal será menor. A velocidade da Zona de Internet Gratuita (ZIG), como foi classificada, ainda será definida.

A administração do Município está recebendo propostas de orçamento das empresas provedoras de internet que pretendem oferecer o serviço para a escolha do menor preço e maior eficiência da tecnologia. Segundo a Lei Municipal 2.728/ 2011, aprovada por unanimidade pela Câmara dos Vereadores e sancionada no último dia 15 de dezembro pelo prefeito Samuel Araripe, o serviço será oferecido sem causar prejuízos às demais empresas de serviços de internet rápida ou de banda larga.

A abertura do sinal do sistema operacional terá obrigatoriamente velocidade satisfatória, definida em contrato com a fornecedora da internet. O usuário poderá ter acesso a todas as informações contidas na grande rede, porém, com limitações para baixar músicas, filmes ou outros arquivos que demandem velocidade compatível. Estudantes, professores, profissionais liberais, comerciantes e turistas serão os maiores beneficiados com disponibilidade gratuita da internet.

Para utilizar a rede de conexão sem fio da ZIG, basta que os usuários tenham um equipamento com sistema de tecnologia wirelless, já presente na maioria dos aparelhos de notebooks, celulares, tablets e laptops. O Município do Crato já conta com internet gratuita implantada no sistema educacional, em cinco escolas da rede pública.

Acesso

O acesso é feito através do programa Cinturão Digital, oferecido pelo Governo do Estado. Mas, a ZIG será a primeira a oferecer o serviço em larga escala para a cidade, que com a medida será pioneira na região. A expectativa é que até o final do ano o sistema de internet gratuita chegue aos bairros, ampliando assim o acesso à comunicação e pondo fim a exclusão digital daquelas pessoas que não podem pagar pelo serviço.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Grupos de Reisado fazem os folguedos hoje no Cariri


A garotada mostra interesse em aprender os passos, antes só dançados pelos pais. Agora, os meninos e meninas provam também o talento. Para quem quer louvar Jesus Menino de forma alegre, nada mais certo do que a Folia de Reis dos grupos do interior

Juazeiro do Norte Hoje o reinado é da folia nas cidades do Cariri. É Dia de Reis e dezenas de grupos de tradição saem às ruas de forma espontânea para reverenciar o Menino Jesus e encerrar as festas alusivas ao ciclo natalino. Em Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, os órgãos ligados à cultura se mobilizam para dar apoio aos grupos, que saem dos bairros e sítios para áreas urbanas para se apresentarem.

A queima de lapinha em Juazeiro acontece a partir das 18h, este ano, contando com uma terreirada na cada do Mestre Aldenir, no Horto, onde haverá um encontro com vários grupos à tarde, com a Folia de Reis na Ladeira do Horto.

Já pela manhã, os grupos de reisados saem em direção ao Centro da cidade, com destino à Capela do Socorro, Basílica de Nossa Senhora das Dores. A Praça Padre Cícero passa a ser um do pontos de encontro dos grupos no final da tarde. No Socorro, onde se encontra o túmulo com os restos mortais do Padre Cícero, é um momento também de pedir a benção ao "Padim". A cidade nesta época do ano recebe milhares de devotos, na romaria do Ciclo Natalino, que se encerra nesta sexta-feira.

Os diversos grupos, que saem de bairros como o João Cabral, Franciscanos, Frei Damião, desfilam em reverência ao Dia de Reis. Para o secretário de Cultura de Juazeiro, Fábio Carneirinho, essa é uma manifestação espontânea que acontece todos os anos. Na cidade, há atualmente seis lapinhas vivas, mais tradicionais. O encontro na Praça Padre Cícero é um verdadeiro espetáculo da cultura popular da cidade, com a simplicidade da queima das lapinhas. Os brincantes afirmam que é uma tradição que não pode parar, mas tem de ser estimulada e apoiada pelos órgãos públicos, principalmente as Secretarias de Cultura.

Em Crato, a manifestação acontece a partir das 19h na Praça da Sé, com a chegada dos grupos de reisado para as apresentações. São cerca de 30 grupos. Este ano, não haverá o cortejo pelas ruas da cidade. Para o presidente da Fundação Mestre Elói Teles, Catulo Teles, são 51 anos de tradição dos festejos na área urbana. Antes a maioria dos grupos festejava em suas próprias localidades.

O seu pai, Mestre Elói, esteve por 40 anos incentivando os grupos. Após a sua morte, a Folia de Reis na cidade se cumpre, e segundo Catulo, está fortalecida. Para ele, os órgãos como as administrações municipais são essenciais para auxiliar esse trabalho.

A secretária de Cultura do Crato, Danielle Esmeraldo, afirma que, todos os anos, os grupos se manifestam, independente da reunião das pessoas pelo poder público, que entra com o apoio.

As instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN - Cariri), começaram a preparar os grupos ontem, com encontro dos mestres do reisado, no Horto, na casa do mestre Aldenir, com participação do Coco Frei Damião. Hoje, o encontro dos grupos acontece na Pedra do Joelho, na Rua do Horto, onde haverá disputas de espadas, rainha, no embalo de festa no terreiro dos brincantes.

FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
FOTOS: ALEX PIMENTEL


Após greve no CE, 90% dos carros estão em circulação, diz PM


PMs e bombeiros voltaram ao trabalho depois de paralisação de seis dias no CE. Tropas do Exército e da Força Nacional continuam em Fortaleza.

Noventa por cento dos carros policiais voltaram a circular nesta quinta-feira (5), de acordo com o comando da Polícia Militar no Ceará. Depois do fim da greve dos policiais militares e bombeiros na madrugada da quarta-feira (4), o restante dos veículos, segundo a PM, passa por manutenção, como troca de pneus. Todo o efetivo a pé de policiais militares também voltou ao trabalho no Ceará.

Apesar do retorno do efetivo de policiais militares e bombeiros, cerca de 1100 homens do Exército e da Força Nacional continuam em Fortaleza. Segundo o Comando da 10ª Região Militar, tropas militares fazem o policiamento nas ruas e também foram mobilizadas para manter a segurança das delegacias e sedes da Polícia Civil com a deflagração da greve dos policiais civis na noite da terça-feira (3).

Durante a paralisação da Polícia Militar, que durou seis dias, 260 carros da PM e do Corpo de Bombeiros chegaram a ficar paradas, com os pneus esvaziados, em frente ao quartel da 6ª Companhia da 5° Batalhão da Polícia Militar em Fortaleza, ponto de concentração da categoria. Depois do acordo entre governo, os policiais militares e bombeiros deixaram gradualmente na quarta-feira (4) o prédio para voltar ao expediente e consertaram os veículos retidos na área. Homens que fazem o patrulhamento em motos foram os primeiros a voltar às ruas.

Paralisação

A paralisação dos policiais militares começou no dia 29 de dezembro e terminou na quarta-feira (4). Durante os dias em a categoria esteve parada, o governo estadual decretou situação de emergência e solicitou reforço da Força Nacional e Exército, que policiam as ruas desde o réveillon. Fortaleza viveu um dia de 'feriado' na terça-feira (3) em que lojas e bancos fecharam as portas em diversos corredores comerciais e três escolas suspenderam aulas com medo de assaltos por causa da falta de policiais nas ruas.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares

RedeTV! demite âncora que reclamou de salários atrasados



Rita Lisauskas, jornalista e âncora do "RedeTV! News" que reclamou salários atrasados em dezembro, foi demitida. Ela foi informada hoje da rescisão de seu contrato, e a RedeTV! exige que ela também pague a rescisão contratual, cujo valor não foi revelado.

RedeTV! diz que pagou todos os salários atrasados

Rita, 35, estava na RedeTV! desde 2000 e ancorava o "RedeTV! News" havia oito anos. Ouvida pelo "F5" na noite desta quinta-feira, ela se disse tranquila. "Não fui ingênua, eu sabia que haveria repercussão, mas não imaginava que a emissora levaria a este desfecho", afirmou. Segundo ela, a RedeTV! já havia rescindido seu contrato sete dias atrás, mas deixou para informá-la hoje.

"Estou com a consciência tranquila. Eu não podia sentar naquela bancada e fingir que nada estava acontecendo à minha volta. Pais, mães de família, profissionais sérios sem dinheiro, em plena época de Natal."

A jornalista afirma que o motivo dado para a demissão foi que ela comentou "informações internas e sigilosas da emissora". A crise na RedeTV! e os atrasos nos pagamentos já eram noticiados na imprensa desde julho último. Em entrevista à Ilustrada, em agosto, o presidente e sócio-majoritário da emissora, Amilcare Dallevo, admitiu que estava "atrasando" alguns pagamentos.

"Eu estava tentando comprar a parte do Marcelo. Segurei uns contratos que seriam usados no pagamento. Depois, abortei a negociação. Não foi uma crise. Foi uma estratégia de caixa para comprar a parte do Marcelo", afirmou Dallevo à ocasião.

"Estou com minha consciência em paz", afirmou ao "F5".

Procurada, a assessoria da RedeTV! não foi localizada para comentar o assunto até a publicação deste texto.

RICARDO FELTRIN
EDITOR E COLUNISTA DO "F5"


Reynaldo Gianecchini volta a hospital para tratamento de câncer


Exames mostraram que o ator tem condições de saúde para fazer autotransplante de células-tronco. O ator Reynaldo Gianecchini voltou ao hospital para tratar um câncer no sistema linfático. Exames mostraram que Gianecchini tem condições de saúde para fazer um autotransplante de células-tronco. Com isso, a medula óssea doente pode ser reconstituída com células saudáveis retiradas do próprio ator. Antes dessa operação, Gianecchini vai passar por sessões de quimioterapia. Nessa fase do tratamento, o ator deve ficar um mês no hospital.

Via G1


Apple proíbe empresa chinesa de lançar bonecos de Steve Jobs


A Apple, acérrima defensora de sua marca e produtos, exigiu que uma companhia chinesa desista de seus planos de vender um boneco de Steve Jobs, ao considerar que o brinquedo viola os "direitos autorais" da empresa, publicou nesta quinta-feira a imprensa americana.

A notícia, que a Apple não confirma nem desmente, foi destacada inicialmente pelo diário britânico "The Telegraph" e disseminada rapidamente por blogs americanos especializados em tecnologia.

Segundo essas informações, a Apple teria enviado um pedido de cessação das atividades ao fabricante chinês In Icons, que atualmente está produzindo um boneco de 12 centímetros de altura à imagem e semelhança de Jobs, falecido em 5 de outubro.

A empresa chinesa deve comercializar a partir de fevereiro o brinquedo por US$ 99,99 em caixas que imitam às da Apple e a capa da popular biografia de Jobs. O executivo-chefe da In Icos, Tandy Cheung, assegurou em uma entrevista à emissora americana "ABC News" que sua empresa continuará a produzir os bonecos de Steve Jobs mesmo com a resistência da Apple.

"A Apple pode fazer o que quiser que eu não pararei. Já começamos a produção. Steve Jobs não é um ator, é só um famoso. Não há leis de direitos autorais para proteger pessoas normais. Steve Jobs não é um produto, portanto não acho que a Apple tenha direitos sobre ele", indicou Cheung.

DA EFE


Policiais civis enviam proposta de acordo ao governador Cid Gomes


O governador Cid Gomes deve receber ainda na noite desta quinta-feira (5) um termo de compromisso feito por representantes da Polícia Civil para dar fim à paralisação da categoria.

Caso a proposta seja assinada pelo governador, fica acordado que a Polícia Civil volta aos trabalhos em um prazo máximo de 24 horas, segundo informou a assessora de imprensa do Sindicato dos Policiais Civis e Carreira do Estado do Ceará (Sinpoci), Vivian Sales. O termo tem por base pontos discutidos em uma reunião que envolveu representantes do Sinpoci, o presidente da OAB-CE, Dr. Valdetário Monteiro, o deputado federal, Chico Lopes, e a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele.

De acordo com Vivian Sales, as cláusulas da nova proposta são:

- Não punição ao policial civil que participou do movimento grevista desde julho de 2011;
- Devolução do dinheiro dos 199 policiais civis que tiveram seus salários descontados no início do mês de dezembro de 2011;
- Alteração do artigo 35, referente às promoções a policiais civis que tenham nível superior. A diretoria almeja a retirada desse artigo para que a lei possa beneficiar a todos os policiais civis, não somente aos que tenham nível superior. Bem como dos artigos 1º e 4º da mesma lei, que prejudicaram os operadores de telecomunicações policiais e técnicos de telecomunicações policiais;

- Hora-extra constitucional. Extinguir o serviço extraordinário, se no caso as horas trabalhadas excederem às 40 horas será analisado como hora-extra;

- Reajuste salarial. Salário do policial civil equivalente a 60% do subsídio de um delegado.

Fonte: Portal Verdes Mares



Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31