xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/01/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 janeiro 2012

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO


O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos




E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Estar de volta - Por Claude Bloc


Ao voltar de viagem, entrei em casa, abri portas e janelas, acariciei os gatos e respirei fundo: cheguei! É bom viajar, sair dessa vidinha rotineira, mas o gosto de estar de volta e de poder recomeçar e continuar o que ficou pendente é algo inexplicavelmente prazeroso.Então, para este recomeço estou em casa. Olho pela janela, vejo a rua. Uns carros passam, outros param. As pessoas retomam sua dinâmica de vida. Tudo é movimento. Reflexos de pensamento. Não vejo além das palavras que passeiam pela mente. E devagar divago. De repente, você chega e observa comigo o que se passa pelo Crato. Quais são as novidades que 2012 nos traz?
Não era você aquele pardalzinho que pousou no meu portão?

Feliz 2012 para todos que fazem o Blog do Crato.
Claude Bloc

70 anos da ordenação sacerdotal de Dom Vicente Matos -- por Armando Lopes Rafael



Busto de Dom Vicente Matos -- colocado por iniciativa de seus admiradores -- na Praça da Sé. Nenhuma rua de Crato foi denominada em homenagem ao maior benfeitor desta cidade.
O calendário das pequenas efemérides do Cariri assinala neste 2012 – mais precisamente no dia 29 de novembro – os 70 anos da ordenação sacerdotal de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, terceiro bispo de Crato. Recém-ordenado, o jovem padre Vicente Matos recebeu a missão de ser o primeiro administrador da recém-criada Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, da cidade de Capistrano, à época pertencente à Arquidiocese de Fortaleza.


Em Capistrano, o padre Vicente Matos encontrou como igreja-matriz uma capela singela e de pequenas dimensões, embora dotada de um tradicional cruzeiro a sua frente (foto à esquerda). Naquela cidade, ele demonstrou os primeiros sinais do espírito empreendedor de que era dotado. Deve-se ao padre Vicente Matos a construção da nova e imponente igreja-matriz da paróquia de Capistrano, (foto abaixo, à direita) hoje integrando a diocese de Quixadá.

Logo, o arcebispo dom Antônio de Almeida Lustosa percebeu as virtudes do jovem padre Vicente Matos, dentre as quais sobressaiam os dotes de um pastor zeloso, prudente, dinâmico, firme e compreensivo. Por isso convocou-o para dirigir o Colégio Arquidiocesano, em Fortaleza, o que ele fez com responsabilidade e competência entre 1947 e meados de 1955.
Dom Vicente Matos (penúltimo à direita) é visto nesta foto de 1960, sendo recebido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, juntamente com outros bispos brasileiros, nos primeiros dias de Brasília como nova capital.

Em 21 de abril de 1955 foi eleito bispo. A edição do jornal “O Povo” de Fortaleza, do dia 26 do mesmo mês, abaixo da manchete “Pio XII nomeia sacerdote cearense”, publicava a seguinte notícia: “Mais um sacerdote cearense acaba de ser distinguido pelo Papa Pio XII. Trata-se do virtuoso padre Vicente de Paulo Araújo Matos, que, pela nomeação papal, recebeu o título honorífico de bispo titular de Antioquia no Meandro. Irá coadjuvar dom Francisco de Assis Pires na Diocese de Crato”.

Como sucessor dos Apóstolos, adotou o lema – sugerido por dom Antônio de Almeida Lustosa –, Vicenti Dabo Manna” (Ao vencedor darei o maná). Este lema, retirado do livro do Apocalipse, é uma alusão ao prenome do novo bispo, “o qual, fortalecido pela Eucaristia e com as bênçãos da Virgem Maria, vivamente deseja vencer, na terra, e chegar ao banquete celeste de que é símbolo o maná”.

Dom Vicente Matos chegou a Crato, como bispo-auxiliar, em 15 de agosto de 1955. Em 22 de janeiro de 1961 foi nomeado terceiro bispo desta diocese, sucedendo a Dom Francisco. Aqui permaneceu até 1º de junho de 1992, quando renunciou à Diocese por motivo de saúde. Foram, portanto, 37 anos de doação, sofrimentos e vitórias de um fecundo episcopado em terras do Cariri.

O que dom Vicente Matos realizou na diocese de Crato lembra a obra de um gigante! Dentre as suas muitas realizações podemos lembrar: criou dezoito paróquias; ordenou trinta e sete sacerdotes. Deve-se a ele a fundação do Instituto de Ensino Superior do Cariri, mantenedor da Faculdade de Filosofia de Crato e embrião da atual Universidade Regional do Cariri.

Foram, também, iniciativas de Dom Vicente a construção do imponente Centro de Expansão Educacional (localizado no bairro Grangeiro) que hoje leva seu nome; a Rádio Educadora do Cariri; a Empresa Gráfica Ltda., que editava o jornal “A Ação”; a criação da Fundação Padre Ibiapina, instituição de amplo alcance social que desenvolve trabalho de Evangelização, Cursos de Treinamento e as Pastorais da Criança, da Educação e da Saúde, além de mantenedora da atual Faculdade Católica do Cariri, criada recentemente por dom Fernando Panico. A Dom Vicente se deve ainda a criação dos primeiros Sindicatos dos Trabalhadores Rurais no Sul do Ceará; a criação e construção do Ginásio Madre Ana Couto e do Colégio Pequeno Príncipe; a criação da Escola de Líderes Rurais; da Organização Diocesana de Escolas Profissionais, dentre outras iniciativas.
Um grande bispo!
O maior benfeitor do Crato ao longo da quase tri secular existência desta cidade...
(Texto: Armando Lopes Rafael)


3º Recital de Ponta da Serra Por Antonio Correia Lima


Realizou-se na noite deste domingo ( 01.01), na Igreja Matriz de São José Operário de Ponta da Serra, com início às 17:30, 0 3º Recital de Ponta da Serra, , regido pelo Prof. Galdino, que desde 2007, vem ministrando aula de música para crianças, adolescentes e adultos dessa comunidade, graças a um projeto mantido pela Paróquia de São José Operário, desde as comemorações dos 50 anos de criação do Distrito e 40 de criação da paróquia, ocorrido em novembro 2007.

Hoje, o projeto conta, também, com as parcerias da E.E.I.E.F. Professor José Bizerra de Brito e UFC – Cariri, através dos acadêmicos do Curso de música Licenciatura: Teclado – Eldon Silva; Violão – Francisco Luz, Luiz Eduardo e Geneilson Lino, coordenados pelo Professor Cícero Galdino, contando com a colaboração da acadêmica Carla Isis.

O evento foi aberto pelo Pároco Padre Raimundo Ribeiro e apresentado por Ana Paula Brito Leite, seguida das apresentações musicais. É importante que se destaque a colaboração da equipe, que desde o início muito trabalha para que tudo aconteça, principalmente o Mano Valdevino e a Ana Paula Brito Leite. Não se esquecendo dos esforços do Monsenhor Bosco em manter este projeto, que está sendo continuado pela atual pároco Raimundo Ribeiro. Finalizando, o professor Galdino agradeceu aos presentes pelo prestígio a mais um evento e se prontificou a dar continuidade ao seu trabalho.


Um OVNI?

   O maior hobby de Heládio Teles Duarte é a fotografia. 
   Depois vem a pintura, arte na qual ele se revelou, também,  um bom pintor.

   Mas – voltando à fotografia – Heládio fotografou um avião comercial,  que passava no ar. Ao revelar as fotos, notou algo acima do avião, perfeitamente visível no límpido céu azul. Objeto este que logo em seguida estava abaixo do rastro de fumaça deixada pela aeronave.

   Confira abaixo





Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30