xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 dezembro 2011

Mesmo como 6ª economia, Brasil continua pobre, diz economista -Postado por J.Tavares.


O Brasil continuará sendo um país pobre, mesmo com a previsão de que a sua economia vai ultrapassar a britânica como 6ª maior do mundo, segundo o economista Joerg Mayer, da Divisão de Globalização e Desenvolvimento Estratégico da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD, sigla em inglês).

“O país ganha um pouco de prestígio, mas, como a população brasileira é muito numerosa, a renda média é muito mais baixa”, disse o economista. “Mesmo como sexta economia mundial, o Brasil continua pobre”, afirmou. Agnès Bénassy-Quéré, diretora do Centro de Pesquisas Prospectivas e de Informações Internacionais, em Paris, também relativiza as projeções divulgadas nesta semana. “É preciso muita precaução”, disse a economista.

“O Brasil apresenta um crescimento fulgurante, pois os cálculos são feitos em dólar, que tem se desvalorizado nos últimos anos. Não é possível dizer que esses números são definitivos”, afirmou a economista. Para Bénassy-Quéré, o excesso de valor do real é o fator principal para a economia brasileira ultrapassar a da Grã-Bretanha. “A moeda brasileira valorizou-se muito nos últimos anos, enquanto a libra esterlina sofreu uma forte desvalorização. Isso faz uma diferença enorme.” Assim como o representante da UNCTAD, a economista francesa acredita que o cálculo mais realista para mostrar a situação da economia brasileira atualmente deveria basear-se no PIB per capita.

“O PIB per capita do Brasil representa apenas 25% do americano”, diz Bénassy-Quéré. “Nas projeções que fizemos, em 2050 o PIB per capita brasileiro alcançará apenas 45% do nível registrado nos EUA.”

fonte: (BBC Brasil)

Contra os gênios da internet. Por: Bruno Garschagen


O desconhecimento sobre determinados conceitos produz confusão e equívocos estridentes. O mínimo que se espera de uma crítica, é que, primeiro, se apresente a definição com que se está a trabalhar e, a partir daí, se apresente os fundamentos do argumento contrário.

Jogar palavras ao vento só faz espalhar as folhas da relva, o que pode inicialmente impressionar os incautos, mas que não resiste ao teste da necessária calma e prudência analítica.

Conservadorismo e liberalismo não são palavras passíveis de serem destacadas de seus significados específicos e exigem um enquadramento adequado. Sem o conhecimento dos instrumentos teóricos básicos, lamento, não há conversa, muito menos debate, só uma mera opinião equivocada, que pode atiçar os gênios da internet, mas que é tão oca como os homens do célebre poema de T. S. Eliot.

Sei bem que a quantidade de gênios no Brasil foi anabolizada pelas redes sociais. Primeiro, dominaram o Orkut, essa expressão máxima da vulgaridade real num espaço virtual; em seguida, promoveram uma invasão bárbara no Facebook e no Twitter. Não há mais idiotas ou estúpidos no Brasil; só gênios; gênios com pedigree e coleira; gênios com carteirinha de sindicato. Quanto mais ignorantes, maior a expressão da sua genialidade individual.

Não há tema que esses gênios da internet não dominem com suprema insipiência e que manifestam com extrema platitude. Não importa para eles conhecer um assunto, mas ter uma opinião histérica a respeito de. Não raro, sua principal fonte de informação e de conhecimento é a opinião de seus camaradas compartilhadas nas redes sociais. Já vi especialistas, de Marx a Mises, que nunca abriram um livro desses autores, mas que escreviam com uma autoridade juramentada.

A dislexia consciente também é uma característica notável porque não se trata de uma doença, mas de uma escolha estratégica de forma a tumultuar a conversa sem ter razão. Quem se atreve ingenuamente a questionar os gênios da internet utilizando os instrumentos vulgares do debate de ideias é bombardeado com questionamentos reiterados daquilo que o interlocutor nunca escreveu e sequer pensou. O objeto específico daquela discussão inicial é completamente soterrado por considerações completamente descabidas, que jogam o assunto para um lado completamente equivocado e desconhecido de antemão.

A desordem, insisto, é estratégica. Sem os instrumentos teóricos básicos adequados, os gênios da internet sabem que não podem se arriscar numa conversação em que são estrangeiros, pois assim seriam obrigados a expor somente sua agressividade gestapiana sem as frases panfletárias utilizadas desordenadamente.

Raramente sou alvo dos gênios da internet porque aprendi a reconhecê-los com a urgência que a minha saúde e sanidade mental exigem. Acredito, como Eric Voegelin afirmou em suas Reflexões Autobiográficas, que aqueles nunca podem ser interlocutores; no máximo, objetos de estudo. Este texto é um alerta às pessoas de boa-fé: é impossível um "debate de ideias" com a reincarnação da barbárie.

Os gênios da internet não podem ser ignorados, porque são perigosos e astutos; devem ser combatidos com os instrumentos que a civilização nos legou em forma de tradição, nunca com as armas que eles escolhem, porque senão rapidamente somos envolvidos por uma espiral inebriante que entorpece o raciocínio e desgasta o espírito. Num eventual encontro verbal com eles, traga sempre a discussão para o seu terreno, ignorando a perturbação que tentam impingir à conversa.

É um erro fatal se deixar levar pelo turbilhão de salitre e breu com aparência de discussão. Quando o gênio da internet tentar puxar a discussão para a trincheira dele, ignore essa tentativa e continue no seu caminho, reto e prudente. Siga apresentando a substância de suas ideias e expondo, violentamente se necessário, a inconsistência e o perigo daquilo que o seu interlocutor destila com a saliva escorrendo pelos caninos.

Lembre-se sempre que os gênios da internet são uma minoria estridente com aparência de maioria dominante. Sua necessidade de atenção e a vacuidade daquilo que manifestam como suposto pensamento são o seu calcanhar de Aquiles. Quanto mais alto o grito, maior a estupidez; quanto mais agressivo o comportamento, mais raso o pensamento; quanto mais alto o nível de intolerância, maior o grau de ignorância.

Os instrumentos mais eficazes contra os gênios da internet são essa tradição da civilização a que damos o nome de ironia, sarcasmo, sátira, zombaria. Os gênios da internet são mal-humorados. Mesmo quando afirmam o contrário, ratificam o mau humor. O uso adequado daqueles instrumentos derrubam um por um como pinos de um boliche histórico.

Quando se deparar com um desses gênios da internet, caro leitor, lembre-se sempre: o bom humor é o que nos salva.
Fonte: http://www.brunogarschagen.com


Barbalha comemora os 30 anos do Hospital Santo Antonio

Por Carlos Rafael Dias
Especial para o Blog do Crato

Tudo começou com um ousado sonho de uma mulher de origem humilde e que vivia com parcos recursos em um sítio nos arredores de Barbalha, extremo meridional do Ceará. Seu sonho, no entanto, estava imbuído de um desafio que muitos julgavam ser uma quimera, visto que além de almejar a criação de um hospital em sua terra, ela desejava formar os três filhos em medicina. Na época, Barbalha ainda era uma provinciana cidade e cursos de ensino superior só existiam nas grandes e distantes capitais. Além do mais, seriam necessários vultosos recursos para tal empreitada. Mas esta mulher, chamada Otília Furtado Correia Saraiva, era detentora de uma inabalável fé cristã e nunca desistiu do seu sonho que, com muito sacrifício e galhardia, conseguiu realizar em sua primeira etapa: formar os filhos Antonio, José e João, impondo uma lição a todos os que chegaram a duvidar deste intento.

A segunda etapa do sonho era tão complexa quanto a primeira, pois no início da década de 1980, Barbalha já possuía um hospital e novamente surgiram dúvidas se a cidade comportaria outra instituição de saúde de grande porte. Até mesmo os filhos de Otília chegaram a considerar o projeto temerário. Novamente a fé e a coragem de Otília foram decisivas para a concretização do sonho. Para tanto, outro personagem foi fundamental: Raimundo Saraiva Coelho, o Tenente Coelho, por sinal parente próximo de Otília. Unidos, Otília, Tenente Coelho, Antonio, José e João inauguraram há trinta anos o Hospital e Maternidade Santo Antonio, considerado uma referência para o Interior do Nordeste nas áreas de neurologia, neurocirurgia, clínica médica e cirurgia geral. A instituição conta hoje com mais de 200 profissionais, dentre eles 40 médicos em diversas especialidades, além de contar com uma unidade de terapia intensiva, uma semi intensiva, dois laboratórios e serviços de hemodiálise, imagem e ressonância magnética.

Programação - uma grande festa marcou o aniversário dos trinta anos do Hospital, ocorrida ontem, 27, na Avenida Paulo Maurício, Vila Santo Antonio, em Barbalha, em frente ao já histórico empreendimento. A programação constou de descerramento de placa comemorativa, discurso proferido pelo médico Antonio Correia, apresentação de coral, inauguração de consultórios médicos, celebração de uma missa campal, entrega de comendas a colaboradores, apresentação de vídeo sobre a história do hospital e show musical, com a presença de várias autoridades e grande número de populares.

Confira a reportagem fotográfica.


Os irmãos Antonio, José e João: fundadores e atuais diretores do Hospital
Padre Antonio Aldízio Nunes, pároco e vigário da Paróquia Santo Antonio de Barbalha, João Correia, Padre José Vicente, que presidiu a Missa em Ação de Graças e Antonio Correia

Descerramento da placa comemorativa

Discurso de Antonio Correia, tendo ao lado o irmão João, a viúva do Tenente Coelho, Dona Dadá, e sua esposa Fabíola

Apresentação de coral natalino

Show musical

Público aguardando missa em ação de graça

Notícias do Crato - 28/12/2011


Crato estará na pauta estadual sobre saúde pública

O Crato vai sediar nos dias 12, 13 e 14 de abril do próximo ano, o XII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, colocando o Cariri na pauta nacional dos debates, com o objetivo de discutir os avanços do Sistema Único de Saúde SUS. A previsão é reunir as maiores autoridades especialistas em saúde pública do Brasil, do Ceará e da região caririense, inclusive com a presença do ministro da pasta, Alexandre Rocha Santos Padilha, além de secretários municipais de saúde de todo o Estado, técnicos, diretores de hospitais e representantes de comunidades, com estimativa de participação de um público superior a 600 pessoas. A abertura do Congresso será no Lagarta Pintada e as plenárias no Passargada Hotel.

Para articular a promoção do evento, esteve em Crato o presidente do Conselho Estadual das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, Williams Freire Bezerra. Ele explicou que o Congresso vai definir formas de aplicação correta dos recursos em programas como a Saúde da Família, Vigilância Sanitária, Combate a Dengue, Saúde do Homem e da Mulher e outras necessidades dos usuários do SUS. Disse que esses programas precisam ser ampliados e intensificados de acordo com o crescimento das populações que cada vez mais precisam de um sistema de saúde mais atuante e eficaz e Isto só é possível, segundo ele, com a promoção da troca de experiências entre grandes e pequenos municípios, a exemplo do que foi na XI edição do evento que aconteceu este ano em Fortaleza, quando foram apresentados 850 projetos científicos.

A escolha do Crato para ser sede da XII edição foi justificada por Williams Freire pelo fato do município, segundo disse, estar na vitrine dos demais municípios em desenvolvimento e por estar, também, inserido na consolidação do processo de saúde municipal. Finalizou dizendo que a organização do congresso terá toda infra-estrutura para absorver todos os projetos apresentados, que serão listados no relatório final a ser enviado ao Ministério da Saúde, a quem caberá definir os critérios de aplicação dos recursos, considerando as peculiaridades de cada município e de cada região, finalizou Williams.

Cícero França Bezerra ( foto ), secretário de saúde do Crato, informou que o município, na edição passada do evento, apresentou três projetos e já está trabalhando alguns outros para serem levados à mesa dos debates da XII edição do Congresso. Disse que o SUS é um patrimônio da sociedade, um sistema implantado de portas abertas, pensando na descentralização dos serviços e de suas ações municipais e estaduais, porém, não pensaram em descentralizar os recursos financeiros, o que era para ter sido feito no momento da municipalização. No Ceará, segundo Cícero França, a luta é para que os municípios efetivamente exerçam seu puder autônomo de gestão local e com isto prestar grandes serviços a população.

Sindicato Rural do Crato fará 50 anos

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, e sua equipe de gestão parabenizam o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato pela passagem de seus 50 anos de fundação. Fundado em 1º de janeiro de 1962, a entidade vai comemorar seu cinqüentenário com uma grande festa no dia 2 de janeiro, segunda-feira próxima. A programação já está pronta com atrações que celebram a história de meio século construída por muitos que buscaram e que buscam uma vida digna e justa de homens e mulheres do campo e da floresta. O evento terá lugar na Rua Pedro II, 56, endereço da entidade, que será isolada a partir das seis horas da manhã, quando serão iniciadas as comemorações com um show pirotécnico, em seguida a solenidade de abertura com a presença de autoridades e às 8 horas e 30 minutos acontecerá a renovação do Coração de Jesus, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Fernando Panico. Após o ato religioso haverá a apresentação de um documentário sobre os 50 anos do sindicato, suas conquistas e dificuldades.

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Crato começou a funcionar no Sítio Fabrica, Distrito de Santa Fé, com o objetivo de organizar, representar, defender política, social e juridicamente seus filiados. “Lutar por uma política agrícola que garantisse ao trabalhador e seus familiares o uso adequado da terra, promovendo a formação sindical e manter intercâmbio com outras entidades do gênero, na concretização da luta em defesa dos interesses da categoria”, disse seu atual presidente, Antonio Alves da Gama. Conforme ele, durante esses 50 anos, o sindicato participou ativamente de movimentos que resultaram em vários benefícios, como aposentadoria rural de meio salário mínimo para trabalhadores rurais acima de 65 anos de idade e também para as trabalhadoras rurais viúvas; internações hospitalares, atendimento médico-odontológico, autonomia e liberdade de expressão.

“A atração principal da festa será a mesa da partilha com 50 metros de comprimento, com um cardápio de produtos genuinamente da roça”, disse o secretário executivo da entidade, Zilcelio Ferreira. Estão sendo adquiridos 500 cocos verdes, mil bananas, mil laranjas, 100 bejus de forno, 100 bolos de diversos sabores, 15 quilos de castanha de caju, 15 quilos de amendoim torrado, 30 rapaduras, 50 quilos de paçoca, 200 abacaxis, além de muito milho verde cozido, suco natural de diversas frutas, mungunzá, caldo de mocotó e uma engenhoca moendo cana, permanentemente. A comilança será animada por grupos de reisado, dança de coco, cantorias com diversos repentistas da região, banda cabaçal dos irmãos Aniceto e muito forró pé-de-serra. Para quem quiser uma comida mais leve vai ter também chás, café, leite, pão carioca, cuscuz e tapioca. O projeto da festa está orçado em R$ 25 mil reais e só será possível executá-lo com as parcerias já firmadas com instituições públicas e privadas.

Centro de Reabilitação do Crato atende atualmente mais de 150 usuários

O Centro de Reabilitação da cidade do Crato é uma referência na região na distribuição de órteses e próteses com reabilitação física. O Programa garante ao paciente o acesso à cadeira de rodas, muletas, botas ortopédicas, coletes e próteses de membros inferiores e superiores.

No Centro de Reabilitação do Crato, localizado a Rua José Marrocos 407, no Centro da cidade (anexo ao Centro de Especialidades, conhecido como Posto da Grota) o paciente é recebido por uma equipe multidisciplinar que atende as necessidades de cada usuário, minimizando suas limitações. Atualmente a equipe é formada por um médico ortopedista, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, duas fisioterapeutas e uma fonoaudióloga.

O primeiro passo é o atendimento com a assistente social, após o paciente é encaminhado à consulta com o ortopedista, que fornece um diagnóstico preciso do paciente. Caso haja necessidade de prótese, a solicitação é feita imediatamente pelo especialista. Enquanto a peça é confeccionada por uma das empresas licitadas, o usuário é encaminhado para reabilitação que deverá ser feita no Centro. O Centro de Reabilitação do Crato funciona há dois anos. Já foram beneficiadas 134 pessoas e atualmente tem 166 usuários cadastrados. Para o cadastramento, os pacientes deverão levar o original e a cópia dos seguintes documentos:

Carteira de identidade ou registro de nascimento
CPF
Comprovante de residência
Cartão Nacional do SUS-CNS
Se dependente, trazer documentação do responsável.

Boletos do Garantia Safra estão sendo entregues até o final da semana, em Crato

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Programa Garantia Safra, comunica aos agricultores e agricultoras, que os boletos do Programa 2011/2012, estão sendo entregues durante os dias úteis do mês de dezembro ( até o final da semana) na sede da Secretaria, na Rua 7 de Setembro, 150 - São Miguel. Crato-CE (Centro Administrativo da Prefeitura do Crato) das 7 e 30 às 13 e 30 horas.
Importante: Somente serão entregues os boletos com apresentação do CPF do produtor ou produtora. No caso dos casados, é necessário o CPF dos dois.

Banco do Nordeste promete aumentar aplicações financeiras no Cariri

Os programas sociais implantados na administração Samuel Araripe, nos últimos 7 anos, contribuíram na melhoria da qualidade de vida do cratense. As parcerias com os governos estadual e federal proporcionaram a abertura de postos de trabalho, elevando o poder aquisitivo da população e colocando o município na condição de co-participante do processo de crescimento da economia do Cariri.

Segundo informações extra-oficiais, a região encerrará 2011 com previsão de crescimento entorno de 7 %, embora os dados precisos sejam divulgados somente após o fechamento do balanço. O gerente geral da agência do Banco do Nordeste, em Crato, Albery Viana de Oliveira afirma que as maiores agências da região, localizadas em Juazeiro do Norte e Crato, investiram R$ 210 milhões nas áreas de serviços, micro finanças, empresas de grande e pequeno porte, indústria e comércio.

Os investimentos estiveram dentro do que foi projetado pelo Banco, no início do ano e com retorno satisfatório. A previsão para 2012 é que a instituição, através de suas cinco agências no Cariri, venha realizar aplicações de R$ 230 milhões.

Os investimentos do poder público em infra-estrutura no Cariri, como estradas, eletrificação, mais escolas e hospitais, muito colaboraram para o aquecimento da economia da região, disse a gerente regional do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Elcileide Mendonça. Em sua opinião, os projetos de gestão pública, executados em 2011, proporcionaram equilíbrio no desenvolvimento sustentável do Cariri e contribuíram participativa e efetivamente no combate a pobreza na geração de emprego e renda, além de fortalecer a agricultura familiar e, com isto, promovendo melhorias no poder aquisitivo da população, notadamente, nas famílias rurais com reflexos positivos na economia urbana.

Elcileide Mendonça explicou que, dentro dessa perspectiva de crescimento, a Ematerce em 2011 deu sua contribuição na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Criou no Cariri 16 novos escritórios e contratou dezenas de profissionais para impulsionar as ações nos 13 municípios jurisdicionados. Foram distribuídos aos 5.704 produtores rurais mais de 382 mil quilos de sementes selecionadas. Para ela, 2011 foi um dos melhores anos de campanhas contra a febre aftosa no Cariri, onde foram vacinados mais de 364 mil animais, um índice superior a 93 % de cobertura vacinal. Isto significa dizer, explicou Elcileide, que a região tem um rebanho sadio e dentro daquilo que recomenda o Ministério da Agricultura.

Para 2012 a Ematerce pretende ampliar os projetos já existentes em aproximadamente 30% em suas áreas de abrangência e incluir novas ações de acordo com os investimentos a serem feitos nas áreas de infra-estrutura. Os programas como Brasil sem Miséria, Certificação no setor de lacticínios, incremento do crédito fundiário, incentivo ao turismo rural na agricultura familiar, aumento na participação do Pronaf Mulher e Pronaf Jovem, em parceria com os Bancos do Brasil e Nordeste, são algumas das novas iniciativas da Empresa de Assistência e Extensão Rural para o próximo ano, concluiu a gerente regional.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Praças Centrais do Crato:A Funcionalidade de Uma Qualidade de Vida-Wilson Bernardo.

No final da tarde o Crato se transforma em funcionalidade proporcionando pela simples inclusão de equipamentos a bastante tempo esquecido,pela velocidade das mudanças das tecnologias.Tabuleiro de jogos como xadrez,dama,baralho e dominós integra e sociabiliza os amigos,atraindo curiosos em partidas que se estendem até o fim da noite.É com certeza a confirmação de que as mudanças na cidade do Crato só fez elevar a nossa qualidade de vida.
Praça Siqueira Campos...Jovens filosofam os castelos e rainhas do misterioso xadrez
Praça São Vicente...A diversidade de jogos chama a atenção
Carteados se torna aperitivos para reflexões de um fim de tarde
Esses esperavam sua vez de entrar no jogo dos Dominós
Ao fundo a igreja de São Vicente
Passar ou não passar o jogo diverte trabalhadores no fim do expediente...
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Cidade de Farias Brito terá requalificação do Centro



A autorização para o início das obras foi assinada nesta segunda-feira (26), pelo secretário Camilo Santana.

A população do município de Farias Brito, na Região do Cariri, comemorou nesta segunda-feira (26), a autorização para o início das obras de requalificação da área central do município. A ordem de serviço foi assinada pelo secretário das Cidades, Camilo Santana, em solenidade realizada no Centro Cultural de Farias Brito. O evento foi prestigiado por prefeitos e vereadores da região.

De acordo com o secretário Camilo Santana, a área que receberá as intervenções é uma importante via não só de Farias Brito, mas é também uma porta de entrada para o Cariri. “Nosso desafio é levar o desenvolvimento para o Interior. Com o Programa Cidades do Ceará, executado pela Secretaria das Cidades, nossas metas começaram a sair do papel”, disse Camilo, ao citar que só em Farias Brito o investimentos será de R$ 2,5 milhões.

Já o prefeito municipal, Vandevelder Freitas, aproveitou a ocasião para agradecer a sensibilidade dos gestores públicos em levar a obra para o município. “A população está muito satisfeita com essas ações”, reforçou. Em Farias Brito estão previstas a reforma de quatro praças (João Matias; Menino Jesus de Praga; Imaculada Conceição; e Antônio Moreira) e construção de uma nova praça. Também serão realizados serviços de urbanização, drenagem, pavimentação, paisagismo e mobiliário urbano tanto nas praças quanto no trecho de 1.500 metros, da Avenida Manoel Pinheiro de Almeida. Serão no total, 8,6 mil metros quadrados.

As obras são ações do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado através de financiamento com o Banco Mundial. Serão no total, R$ 130 milhões investidos nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Jardim.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462
www.blogfariasbrito.com - Rede Blogs do Ceará


SANCIONADA LEI QUE CRIA INTERNET GRÁTIS NO CRATO - Por: George Macário


O
sistema já começa a funcionar em Janeiro/2012. Vereador George Macário, autor da Lei que implementa Internet Grátis nas Praças do Crato, nos enviou a lei na íntegra:



LEI Nº 2.728 /2011

EMENTA: INSTITUI NO MUNICÍPIO DE CRATO A ZONA DE INTERNET GRÁTIS – (ZIG-CRATO) E AUTORIZA AO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL A PROVER TODAS AS CONDIÇÕES PARA A SUA VIABILIZAÇÃO TÉCNICA E LEGAL, INCLUSIVE, MEDIANTE CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS COM EMPRESAS PRIVADAS ESPECIALIZADAS, ENTRE OUTRAS PROVIDÊNCIAS...

A Câmara Municipal do Crato aprovou:

Art. 1º. Fica instituída por esta Lei, a implantação da ZONA DE INTERNET GRÁTIS – ZIG, para o Município de Crato, obedecendo a todos os critérios técnicos e aspectos legais pertinentes.
Art. 2º. A Zona de Internet Grátis do Crato tem a finalidade de possibilitar o acesso à Rede Mundial de Computadores – INTERNET, sem nenhum ônus para os usuários, beneficiando a todos que estejam no limite de cobertura e de abrangência do sinal emitido pelo sistema operacional, resguardadas as impossibilidades técnicas.

PARÁGRAFO ÚNICO – O sistema operacional será mantido e administrado pela própria Administração Pública Municipal, podendo, ainda, ser o serviço terceirizado através de convênios, com Empresa(s) Privada(s), com larga experiência na área e que goze de bom conceito no mercado de venda deste serviço.

Art. 3º. O sistema operacional da ZIG-CRATO, ao ser administrado por empresa privada, o Município, através de órgão previamente definido em Contrato, ficará responsável pela fiscalização e controle dos serviços conveniados.

PARÁGRAFO ÚNICO – A abertura do sinal do sistema operacional terá, obrigatoriamente, velocidade satisfatória, definida em Contrato, para que o usuário tenha acesso a quaisquer informações e que viabilize a sua comunicação eletrônica, sem prejuízo para as demais empresas vendedoras de Internet Rápida, resguardadas todas as impossibilidades técnicas.
Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Sala das Sessões da Câmara Municipal do Crato, 30 de novembro de 2011.

GEORGE MACÁRIO DE BRITO

Vereador - PV

JUSTIFICATIVA:

Conforme posição adotada pela Organização das Nações Unidas - ONU, considerando UM DIREITO DO HOMEM o acesso à Informação, sobretudo, pela Rede Mundial de Computadores – INTERNET, há uma tendência mundial para que os Governos possam viabilizá-la, através de tecnologia de caráter globalizado.

Sob esta ótica, já se adequando à resolução da ONU, alguns Países já partem na vanguarda desta meta mundial, de extraordinário espírito democrático. No Brasil, o Governo Federal já sinaliza no sentido de criar todas as condições para a realização deste grande investimento, de alcance social, sem precedentes em nossa História. Seguindo a mesma tendência, investem também os Governos Estaduais, que na mesma esteira buscam meios para disponibilizar sistemas de Internet aberta, percebendo-se este investimento, inclusive, na área educacional, entre outras.

Há de se dizer, contudo, que viabilizar condições tecnológicas para INTERNET GRATUITA, com abrangência em todo o país, como no Brasil, que possui dimensões continentais, é tarefa que ainda deverá levar alguns anos. Entretanto, em alguns municípios brasileiros, sobretudo os que tiveram a sorte de eleger administradores e legisladores sensíveis ao tema e, que, já possuem totais condições tecnológicas para a oferta deste serviço aos seus munícipes, deram um passo largo à frente.
Proporcionar o acesso gratuito à INTERNET, às pesquisas educacionais, científicas e tecnológicas, além de favorecer à comunicação eletrônica, através das redes sociais espalhadas pelo Mundo é, no mínimo, criar significativas condições para o surgimento de milhões de oportunidades, em busca de uma melhor qualidade de vida para a população..

GEORGE MACÁRIO DE BRITO

Vereador - PV

OBSERVAÇÃO:
Esta Lei já foi sancionada pelo Prefeito Samuel Araripe, no dia 15 de dezembro de 2011. Segundo informações do Poder Executivo, as áreas do Centro Cultural do Araripe, Praça Juarez Távora e Praça Siqueira Campos, no final de Janeiro de 2012 terão seus sinais abertos, em fase experimental.

Edição: Dihelson Mendonça


Kirchner é a quinta presidente com câncer na América Latina



Também enfrentaram a doença Dilma, Lugo, Chávez, além de Lula. Câncer matou o ex-vice-presidente do Brasil, José Alencar, em janeiro. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que sofre de câncer de tiroide e será operada no início de 2012, é o quinto líder da América Latina a ter a doença nos últimos anos.

Veja a relação dos líderes regionais afetados pelo câncer:

Cristina Kirchner
A presidente argentina, de 58 anos, tem câncer na tiroide e será operada no dia 4 de janeiro. “Foi detectado um carcinoma papilar no lóbulo direito da glândula tiroide (...) sem comprometer os gânglios linfáticos e com ausência de metástase”. Kirchner iniciou seu segundo mandato de quatro anos no dia 10 de dezembro passado.

Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente brasileiro (2003-2010), de 66 anos, combate um tumor na laringe e o tratamento com quimioterapia tem evoluído favoravelmente.

Dilma Rousseff
A presidente do Brasil, de 63 anos, enfrentou a partir de 2009 um câncer no sistema linfático, e foi declarada completamente curada em setembro do mesmo ano, mas realiza exames a cada seis meses.

Fernando Lugo
O presidente do Paraguai, de 60 anos, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins (não agressivo). O câncer no sistema linfático exigiu seis sessões de quimioterapia, em São Paulo e Assunção, mas em dezembro de 2010 foi finalmente extinto.

Hugo Chávez
O presidente da Venezuela, de 57 anos, teve um câncer diagnosticado em junho passado. O líder “bolivariano” não permite que se revele a origem do tumor, que segundo fontes médicas foi retirado da próstata no dia 20 de junho, em Havana. Chávez foi submetido a quatro sessões de quimioterapia, sendo três em Havana e uma em Caracas, e após ficar ausente da vida pública, voltou à atividade, participando, inclusive, da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, na semana passada.

José Alencar
Além dos líderes, o ex-vice-presidente brasileiro morreu em janeiro passado, aos 79 anos, após uma longa luta contra o câncer, iniciada em 1997. Alencar foi submetido a 17 cirurgias para retirar tumores nos rins, estômago, intestino e próstata.

Da France Presse


Vidro espelhado poderá ser obrigatório em transporte coletivo


Em análise na Câmara, o Projeto de Lei 2334/11 inclui, entre os itens obrigatórios em veículos, vidros refletivos para o transporte coletivo urbano de passageiros. Se aprovada, a medida será regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os vidros refletivos ou espelhados recebem um tratamento especial, à base de óxidos metálicos, para que possam refletir os raios solares. Dessa forma, eles bloqueiam a entrada de luz e de calor nos ambientes onde são utilizados, reduzindo também o uso de ar-condicionado.

“Se os veículos de transporte coletivo urbano de passageiros passarem a ser equipados com vidros refletivos, os ganhos serão significativos. Passageiros e condutores terão maior conforto térmico nos veículos, independentemente do uso de ar-condicionado”, acredita o autor do projeto, deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ).

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que hoje prevê os seguintes itens como obrigatórios nos veículos:

- cinto de segurança;
- registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo para os veículos escolares e de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,536 toneladas;
- encosto de cabeça;
- dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído;
- para as bicicletas, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo;
- airbag frontal para o condutor e o passageiro do banco dianteiro.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Brasil

Campanha do desarmamento vai continuar até o fim de 2012


A Campanha Nacional do Desarmamento vai continuar até o fim de 2012.

O Ministério da Justiça e o Banco do Brasil renovaram nesta terça-feira [27] a parceria para o pagamento das indenizações por armas recolhidas durante a campanha. Em vigor desde maio, a Campanha Nacional do Desarmamento recolheu 36,8 mil armas de fogo no país.

De acordo com o secretário executivo da pasta, Luiz Paulo Barreto, a expectativa do governo foi atendida. “Faremos uma nova campanha, talvez aperfeiçoando alguns pontos, mas mantendo o anonimato, a capilaridade, a agilidade do pagamento e a inutilização das armas. Precisamos e queremos ampliar o número de postos de arrecadação”. O balanço da campanha divulgado hoje mostra que os revólveres são a maior parte das armas entregues, 18 mil. Também foram recolhidas 7,6 mil armas de grande porte, sendo 5 mil espingardas, 500 rifles, 95 fuzis, cinco metralhadoras, entre outras.

As armas de grande porte representam 20% do total de armas recolhidas. “O anonimato provocou a devolução de armas de grande porte, o que é inédito. Muitas vezes o cidadão comprava de maneira clandestina e, por medo da origem da arma, não fazia a devolução”, disse Barreto.

De acordo com o Ministério da Justiça, foram pagos R$ 3,5 milhões em indenizações pelos armamentos. A entrega pode resultar em indenizações entre R$ 100 e R$ 300 dependendo do tipo da arma. O orçamento da campanha deste ano foi R$ 9 milhões. Segundo Barreto, a mesma quantia deve ser destinada a campanha em 2012. “O ministro resolveu colocar um aporte de recursos grande. Não poderíamos deixar faltar recursos em nenhum momento da campanha. Colocamos um valor superestimado porque se tivéssemos maior adesão da população, esses recursos não faltariam”.

A campanha pelo desarmamento está presente em 25 estados, onde existem 1,9 mil postos de coleta de armas. Ao entregá-las, o cidadão não precisa declarar a origem, e depois recebe remuneração, conforme o tipo da arma. Estão em funcionamento nos estados 1.886 postos de entrega de armas, cadastrados pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, pelo Corpo de Bombeiros e pela Guarda Municipal. Para isso, o cidadão precisa pedir à Polícia Federal uma guia de trânsito para conduzir o armamento e não é exigida a comprovação da origem da arma.

Agência Brasil



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31