xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 dezembro 2011

32 Milhões passam fome no Brasil, segundo a CNBB

Qual o Brasil Real ?

DADOS E ESTATÍSTICAS

Um relatório elaborado pelo Centro de Justiça Global, pela Comissão Pastoral da Terra e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra prova a verdade da afirmação da CNBB. Por esse documento ficamos sabendo que o grau de concentração de terra no Brasil é um dos maiores do mundo.

Menos de 50 mil propriedades rurais possuem áreas superiores a mil hectares e controlam 50% das terras cadastradas. Cerca de 1% dos proprietários rurais detêm em torno de 46% de todas as terras. Dos aproximadamente 400 milhões de hectares reconhecidos como propriedade privada, apenas 60 milhões são utilizados para lavoura. As terras restantes estão ociosas, sub-utilizadas, ou destinam-se à pecuária.

Segundo o censo de 1995, existem cerca de 4,8 milhões de famílias de trabalhadores rurais "sem terra", que vivem em condições de arrendatários, meeiros, posseiros, ou com propriedades de menos de 5 hectares.

O QUE AS TERRAS PRODUZEM

O Brasil produz apenas 75 milhões de toneladas de grãos por ano. Esse número é quatro vezes menor do que a média da produção em países com condições climáticas e de solo iguais ou piores. Segundo o Censo Agropecuário, entre 1985 e 1996, as áreas com lavoura permanente foram reduzidas em 2 milhões de hectares, e as com lavouras temporárias em 8,3 milhões de hectares. De 1980 a 1996, a área cultivada reduziu em 2% e a população aumentou em 34%. Na década de 80, o Banco do Brasil investia em torno de 19 bilhões de dólares na agricultura. Entre 1994 e 1998, a média de financiamentos foi de 6 bilhões de reais por ano.

OS QUE TRABALHAM A TERRA

De acordo com o censo de 1995, existem cerca de 23 milhões de trabalhadores no meio rural, e deles somente 5 milhões são classificados como assalariados rurais. Cerca de 65% desses assalariados não possuem carteira assinada e apenas 40% possuem trabalho o ano todo. Muitos desses trabalhadores chegam a trabalhar até 14 horas por dia. Nesse contexto, mulheres e crianças são as mais vulneráveis. A maioria das mulheres realiza dupla jornada, dedicando-se a trabalhar a terra e às tarefas domésticas. Cerca de 4 milhões de crianças trabalham no meio rural e somente 29% delas recebem remuneração. Entre as crianças de 5 a 9 anos, somente 7% recebem remuneração e um grande número não têm acesso à educação.

AS CONDIÇÕES DE QUEM TRABALHA NA TERRA

Entre 1980 e 1996, a renda média de todos os agricultores diminuiu 49%. Enquanto as melhores terras destinam-se à monocultura de cultivos para a exportação, como café, cana, algodão, soja e laranja, 32 milhões de pessoas passam fome no País e outros 65 milhões alimentam-se de forma precária. Desses 32 milhões que passam fome, metade vive no meio rural. Isso explica a migração para a cidade, que aumentou visivelmente nos últimos 30 anos. Os trabalhadores rurais diminuíram em 23%, de 1985 a 1996. Hoje mais de 77% da população brasileira vive nas cidades.
Por isso a concentração de terras tem aumentado muito nestes últimos anos. As propriedades acima de 2 mil hectares passaram de 10.977 em 1992 para 27.556 em 1998, isto é, aumentou o número dos grandes fazendeiros.

A CNBB PRONUNCIA-SE SOBRE MISÉRIA E FOME NO BRASIL

Em seu último documento a CNBB afirma que o Brasil tem a possibilidade de vencer esse grande desafio. É um problema que o Brasil pode superar sozinho...

" temos recursos e tecnologia para vencer a fome. Falta-nos o espírito solidário e evangélico para renunciar a privilégios e libertar-nos do vírus do egoísmo. Falta-nos, ainda, decisão política(...) Temos capacidade de produzir alimento bastante para o consumo interno.e para a exportação. A combinação das redes pública e particulares de armazéns é capaz de atingir toda a população, em qualquer parte do Brasil.

Apesar disso, existe gente passando fome porque a renda familiar não permite comprar a comida que o mercado oferece. As raízes da fome estão, especialmente, na distribuição iníqua da renda e das riquezas, que se concentram nas mãos de poucos, deixando, na pobreza, enormes contingentes populacionais nas periferias urbanas e nas áreas rurais...à condição que haja solidariedade e simplicidade.

Continuam os bispos dizendo que "da afirmação da dignidade do ser humano decorre, também, o princípio ético da solidariedade". Princípio esse que "não pode ser confundido com certas práticas de assistência que humilham quem recebe. É preciso aprender a lição de ética que dá o povo da rua quando reparte o pouco que tem, para que todos sobrevivam. Essa ética particular, com mais razão, interpela a sociedade a repartir a abundância para que todos vivam humanamente, hoje e no futuro". Da afirmação da dignidade humana decorre também a exigência da simplicidade. (...) Precisamos abdicar do sonho consumista, ilusoriamente inculcado pela propaganda e implementar uma globalização solidária, a partir de um estilo de vida inspirado no Evangelho.

PROPOSTAS CONCRETAS

Reconhecem os bispos que a própria "Constituição 'Cidadã' de 1988 inova, em seu Preâmbulo, ao tratar da erradicação da pobreza e da marginalização", mas, infelizmente, temos ainda "um longo caminho a percorrer, pois, os governos pouco fizeram no campo dos direitos sociais, conformando-se antes a uma agenda monetarista e colocando a política financeira acima do desenvolvimento da cidadania".

"Garantir o alimento para todos, superando a miséria e a fome, exige de cada um de nós o engajamento pessoal. Mais do que isto, supõe a experiência pessoal do humilde e corajoso processo de gestação de uma nova sociedade, que atenda aos direitos e às necessidades básicas da população: educação, saúde, reforma agrária, política agrícola, demarcação das terras indígenas e das terras remanescentes dos quilombos, distribuição de renda, reforma fiscal e tributária, moradia. Exige também que desenvolvamos novas relações de trabalho e de gestão da empresa, criando uma economia de comunhão comprometida com a solidariedade e atenta às exigências da sustentabilidade".

Para isso a CNBB lança o Mutirão Nacional para a Superação da Miséria e da Fome, convidando "Dioceses em seus diversos níveis de organização" para que "sejam convidadas pessoas da própria comunidade eclesial a fim de formar grupos" que assumam esse Mutirão. Essa é uma resposta ao imperativo do Evangelho. Antes da multiplicação dos pães, Jesus disse aos apóstolos:
"Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mc 6,37).

Revista Mundo e Missão.

ACREDITE SE QUISER - Brasil supera Reino Unido e se torna 6ª maior economia, diz entidade


O Brasil deve superar o Reino Unido e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do CEBR (sigla em inglês para Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios) publicadas na imprensa britânica nesta segunda-feira.

Segundo a consultoria britânica especializada em análises econômicas, a queda do Reino Unido no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição. O jornal local "The Guardian" atribui a perda de posição à crise bancária de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O "Daily Mail", outro jornal que destaca o assunto nesta segunda-feira, diz que o Reino Unido foi "deposto" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Um artigo que acompanha a reportagem do "Daily Mail", ilustrado com a foto de uma mulher fantasiada sambando no Carnaval, lembra que o Império Britânico esteve por trás da construção de boa parte da infraestrutura da América Latina e que, em vez de ver o declínio em relação ao Brasil como um baque ao prestígio britânico, a mudança deve ser vista como uma oportunidade de restabelecer laços históricos.

"O Brasil não deve ser considerado um competidor por hegemonia global, mas um vasto mercado para ser explorado", conclui o artigo intitulado "Esqueça a União Europeia... aqui é onde o futuro realmente está".

A perda da posição para o Brasil é relativizada pelo "Guardian", que menciona uma outra mudança no sobe-e-desce do ranking que pode servir de consolo aos britânicos.

"A única compensação (...) é que a França vai cair em velocidade maior". De acordo com o jornal, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ainda se gaba da quinta posição da economia francesa, mas, até 2020, ela deve cair para a nona posição, atrás do tradicional rival Reino Unido.

O enfoque na rivalidade com a França, por exemplo, foi a escolha da reportagem do site "This is Money" com o título: "Economia britânica deve superar francesa em cinco anos".

Fonte: BBC Brasil


Governo divulga feriados e pontos facultativos para servidores federais em 2012


Os feriados e pontos facultativos para os servidores públicos federais em 2012 estão definidos por meio de portaria do Ministério do Planejamento publicada na edição desta segunda-feira [26] do Diário Oficial da União [DOU].

No total, estão listados oito feriados nacionais: 1º de janeiro [Confraternização Universal], 21 de abril [Tiradentes], 1º de maio [Dia do Trabalho], 7 de Setembro [Independência do Brasil], 12 de outubro [Nossa Senhora Aparecida], 2 de novembro [Finados], 15 de novembro [Proclamação da República] e 25 de dezembro [Natal].

Outros sete dias foram definidos como pontos facultativos: 20 e 21 de fevereiro [Carnaval], 22 de fevereiro, até 14h [Quarta-feira de Cinzas], 6 de abril [Paixão de Cristo], 7 de junho [Corpus Christi], 24 de dezembro [véspera de Natal] e 31 de dezembro [véspera de Ano-Novo]. Também consta na portaria o Dia do Servidor Público [28 de outubro], ainda não definido como feriado ou ponto facultativo.

As datas divulgadas valem para os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo. Segundo a portaria, caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais. Os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na portaria poderão ser compensados, desde que previamente autorizados pelo responsável da unidade administrativa do servidor.

Agência Brasil

UFC abre inscrições para concurso público


A
Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, ontem, edital para concurso com 71 vagas. Os cargos ofertados são para farmacêutico, técnico em laboratório, jornalista, revisor de texto, assistente de administração, entre outros. Os salários vão de R$1.777,58 a R$ 3.293,33.

As inscrições devem ser feitas pela internet por meio do site da Universidade, a partir das 8h do dia 23 de janeiro até às 23h59 de 12 de fevereiro, o horário que será seguido é o de Fortaleza. O candidato deverá indicar, no preenchimento do Formulário Eletrônico de Solicitação de Inscrição o número de seu CPF. O formulário deve ser apresentado em casas lotéricas e a taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 100, dependendo da vaga escolhida para ser disputada.

Os candidatos que comprovarem ter inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que são membros de família de baixa renda terão isenção da taxa de inscrição.

A data da prova está prevista para 25 março de 2012, no mesmo dia em que será divulgado o gabarito do exame. Já no dia 8 de maio, será divulgado o resultado final do concurso e encaminhamento para homologação.

Para saber mais, acesse: http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=92

Ivanildo Sousa - Colaborador


Planos de saúde serão obrigados a divulgar lista de hospitais e médicos credenciados na internet


As operadoras de planos de saúde serão obrigadas a divulgar na internet a lista de prestadores credenciados, como hospitais e médicos. A norma definida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foi publicada segunda-feira (26) no Diário Oficial da União.

Para as operadoras com 100 mil clientes ou mais, a obrigatoriedade vale a partir de junho de 2012. As empresas com número de usuários inferior a 100 mil têm até dezembro do próximo ano para se adequar. Os planos de saúde deverão informar o nome do estabelecimento e profissional credenciados, serviços contratados, endereço e telefones de contatos. As operadoras com mais de 100 mil clientes devem, inclusive, apresentar a localização geográfica dos prestadores por meio de mapas e imagens. O uso de mapas é obrigatório também para os planos com 20 mil a 100 mil usuários. A exigência não vale para as operadoras com até 20 mil clientes.

A resolução proíbe que as informações na internet sejam restritas apenas aos clientes do plano, ou seja, deverão estão disponíveis para qualquer cidadão. Os dados devem ser atualizados em tempo real. Com essa medida, a ANS espera que o usuário de plano de saúde tenha mais facilidade em encontrar um serviço ou profissional próximo a sua casa, trabalho ou durante uma viagem. As operadoras que descumprirem a norma estão sujeitas a penalidades, como pagamento de multas.

Agência Brasil

O Saldo do Natal - Pelo menos 12 morrem em 79 acidentes nas estradas do Ceará durante o feriado do Natal

Pelo menos 12 pessoas morreram e 82 ficaram feridas em 79 acidentes registrados nas rodovias estaduais e nas federais que cortam o Ceará, durante os três dias de operação do feriado do Natal. Os números são dos balanços das polícias rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF).

Só nas CEs, a PRE contabilizou, entre as 18h da sexta (23) e as 6h da manhã desta segunda-feira (26), 35 acidentes, com 42 pessoas feridas e 10 vítimas fatais. Só nas últimas 24 horas, foram 17 acidentes, com 24 feridos e 5 mortes.

Lindomar Rodrigues
Colaborador - Rede Blogs do Ceará

Mulher é assassinada dentro do banheiro de um bar em Iguatu


U
ma mulher foi assassinada na tarde desta segunda-feira (26), em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. De acordo com a Polícia Militar, o fato aconteceu por volta de 14 horas, no bairro Alto do Jucá. O corpo foi encontrado no banheiro de um bar, conforme os policiais.

O acusado do crime, Francinildo dos Santos da Silva, foi preso horas após o homicídio. "A jovem não queria mais manter relações com ele. Em razão disso ele cometeu o crime", diz o comandante do Ronda do Quarteirão na região Sul, capitão José Adaílton da Silva,

A vítima foi atingida por quatro tiros de revólver e morreu no banheiro do bar da Maria Martins. O acusado foi flagrado com a arma do crime, um revólver Tauris calibre, e assumiu o homicídio, segundo a PM. A Polícia Militar afirmou que segundo o próprio Francinildo dos Santos o crime deu por conta do fim do relacionamento do acusado com a vítima. "Ela era uma mulher de vida livre, mas ele insistia em manter relações com ela", afirma Adaílton. O acusado foi levado para a Delegacia Regional de Iguatu.

Felipe Lima - Via Portal Verdes Mares


TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Lembrando Macário de Brito Monteiro




(Palavras pronunciadas por Helder Macário de Brito na Missa de 7º dia pela Alma de Macário de Brito Monteiro)
Em nome do grupo de amigos despretensiosos da Farmácia Gentil – onde Macário tinha cadeira cativa – e no meu próprio nome como seu primo e amigo, desejo dizer à sua família do nosso sentimento, da nossa tristeza pelo passamento do nosso grande e inesquecível amigo. Desejo dizer que, também nós, sentiremos muito a sua falta, a sua figura de homem bom, sério, prestativo, sereno, respeitável, calmo, responsável, digno de poucas palavras permanecerá para sempre em nossas lembranças.

Sabemos da dor e da tristeza porque todos passam nestes dias por essa perda irreparável.
Se conhecêssemos palavras que trouxessem conforto, nós diríamos, apressados, para confortá-los. Mas, infelizmente, palavra nenhuma tem esse poder.

O tempo tem a capacidade de, aos poucos, ir amenizando alguns desses sentimentos, mas só a fé e a certeza de que só quem alcançará o caminho certo, rumo à luz, rumo ao lugar frente a frente com o Senhor, após a nossa partida definitiva, será quem – aqui entre nós – tiver conquistado todo esse itinerário.

Conquistará o seu novo caminho e bom lugar:

 Quem sempre só praticou boas ações;
 Quem sempre soube se impor, sem arrogância, sem humilhar ou ter inveja;
 Quem sempre, quando necessário, soube doar-se e doar para ajudar alguém;
 Quem sempre usou de consciência e bom senso para resolver qualquer impasse;
 Quem sempre prestou favor, sem pensar no seu retorno;
 Quem sempre deixou de se apropriar de algo alheio, mesmo estando a sua disposição.
 Quem sempre foi justo, complacente, fiel e soube perdoar;
 Quem sempre foi simples, humilde e soube fazer amigos;
 Quem sempre foi paciente, compreensivo e jamais discriminou alguém;
 Quem sempre foi leal, nunca falso ou dissimulado;
 Quem sempre, mesmo sem muito falar, mas com atitudes firmes, soube dar bons exemplos.

Quem fez tudo isso como Macário fez, com muito louvor, sempre teve Deus no coração e, se ainda, com disciplina, ordem e lucidez desempenhou sublimes missões aqui entre nós, como a de filho, de irmão, de tio, de esposo, de pai, de sogro, de avô, de amigo e cidadão, ele, com certeza e merecidamente, alcançará o seu novo caminho que o conduzirá ao seu bom lugar, junto ao Senhor, com quem ele, além de tudo por ser também religioso tinha a sua aproximação.
É exatamente esta fé, esta certeza que nos trarão alento, que nos trarão conforto!
Apeguemo-nos a isto!
Pelo tudo que nosso amigo foi e fez, nós o teremos sempre em nossos corações.
A todos o abraço dos que fazem a roda de amigos da Farmácia Gentil e o meu abraço muito fraterno.
Hélder Macário de Brito

Crato, 14 de dezembro de 2011.


Assaltos no Crato - Por: Yuri Lacerda


Não é um fato novo os assaltos à mão armada na região do Cariri. Porém, ver diariamente o aumento deste tipo de delito nos bairros da nossa cidade dá a certeza de que estão havendo poucas ou ineficazes ações do poder público para tentar coibir esse tipo de assalto. 

Ontem mesmo, fui notificado de um assalto por voltas das 22 horas nas proximidades da REFFSA. Os assaltantes sempre utilizam a mesma prática: dois indivíduos chegam em uma motocicleta, o garupeiro desce e dá voz de assalto na vítima, utilizando-se de uma arma de fogo.

Certamente as motocicletas utilizadas nesses delitos são frutos de roubos. Assim sendo, que tal o DEMUTRAN juntamente com a Polícia Militar montar um projeto para tentar coibir esse tipo de assalto? Uma sugestão que tenho seria da criação de blitz estratégicas, principalmente nos bairros periféricos, com o intuito de apreender essas motocicletas e os assaltantes que amendrontam a nossa população. 

Imagem: http://www.focoelho.com




Governo do Estado e Prefeitura inauguram Praças Centrais - Secretário fala sobre parcerias


O governador Cid Gomes foi homenageado na noite desta quinta-feira 22 com o titulo de cidadão cratense, outorgado pela Câmara Municipal, em solenidade realizada no Teatro Salviano Arraes e prestigiada por secretários de estado, prefeitos e deputados estaduais e federais. Ao receber o titulo, Cid Gomes agradeceu a homenagem dizendo que a responsabilidade de seu governo para com os cratenses será redobrada. Fez um breve comparativo entre Crato e Sobral, sua terra natal, no que diz respeito as suas tradições e posições ocupadas no cenário estadual. Segundo Cid Gomes, se o Crato tem a Universidade Regional do Cariri - URCA, Sobral tem também uma Universidade do mesmo porte. Se Crato é sede de uma diocese, Sobral também é. Se o Crato é chamado de princesa do Cariri, Sobral é chamada de princesa do Norte.

Depois da solenidade o governador Cid Gomes foi inaugurar as praças Juarez Távora (São Vicente) e Siqueira Campos, obras construídas com recursos do Banco Mundial, executadas pelo Estado e projetadas pela prefeitura municipal e que fazem parte do Programa de Requalificação Urbana do município. O projeto ainda contempla as reformas das Praças da Sé e Alexandre Arraes e também a Rua Dom Quintino. Devido os festejos natalinos e de ano novo os serviços foram suspensos e serão retomados nos primeiros dias de Janeiro de 2012, com prazo de conclusão em fevereiro próximo.

O prefeito Samuel Araripe fez um discurso de agradecimento ao governador Cid Gomes por ter abraçado e executado a obra de tão longo alcance social e de grande importância para a população cratense. Lembrou que as obras de reforma das praças estão associadas às de revitalização da encosta do Seminário onde, como contrapartida, sua administração já fez um mirante e está construindo as 104 casas que serão doadas pela Prefeitura as famílias que residem na área de risco.

O prefeito do Crato disse que a obra das praças nasceu no ano de 2005, quando o Crato elaborou o Plano de Requalificação Urbana e que foi sucedido por centenas de reuniões com as missões do Banco Mundial, governo do Estado e prefeitura do município. E o resultado de todo esse processo foi a realidade do sonho de um povo que, através de suas representações, foi co-participante na construção do projeto.

Samuel Araripe disse que o centro da cidade de cara nova vai possibilitar ao comércio realizar maior número de negócios. Anunciou o prefeito que está nos planos da prefeitura fazer todos os domingos um espaço de lazer entre a Praça Alexandre Arraes até a Juarez Távora, com o trecho isolado pelo DEMUTRAN e guarnecido por Agentes da Guarda Municipal. Observou Samuel Araripe que o idoso, os portadores de deficiência física e demais pessoas com dificuldade de locomoção poderão circular livremente e com segurança, dentro dos padrões da legalidade, porque a obra foi feita com toda essa estrutura.

O governador Cid Gomes disse que as obras de revitalização das praças e das vias que as ligam estão sendo feitas, preservando a história e as tradições do Crato. É um espaço que vai receber iluminação especial e todo o conforto necessário para as pessoas transitarem com segurança e comodidade. “É uma obra construída dentro dos mais modernos padrões arquitetônicos da engenharia civil e por este motivo a cidade está de parabéns”, conclui Cid Gomes

Secretário destaca parceria

O Secretário de Infraestrutura do Crato, José Muniz, destacou a participação da administração cratense, dentro do projeto de parceria para a conquista das novas praças para a cidade do Crato. Segundo José Muniz, além das obras de canalização que foram realizadas nas ruas Dr. João Pessoa e rua próximas das praças, que serviram de contrapartida para o projeto, é necessário frisar o trabalho relacionado à melhoria do meio ambiente, com a retirada de vendedores ambulantes e também da placas que poluíam visualmente o centro comercial da cidade.

Ele também destaca a ordem de serviço para construção da estrada de acesso ao Curso de Agronomia da UFC, que faz parte do novo campus que está em funcionamento na cidade do Crato. São mais de R$ 600 mil, com contrapartida da Prefeitura do Crato e recursos do Governo do Estado.

Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude apóia Associação de Skate

O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude firmou parceria com a Associação de Skate do Crato, colaborando para o fomento e disseminação do esporte para a comunidade. De acordo com Thiago Batista-Presidente Associação de Skate do Crato-ASC, a entidade tem como objetivo fomentar a cultura do Skate, como esporte, através da criação de oficinas com aulas para formação de atletas (escolinhas) e também ensinar a através da realização de eventos esportivos (campeonatos), os diversos processos que compõe essa prática, com oficinas de fotografia, filmagem e com a inclusão digital para formação de blogs e informativos. “Desta maneira, pretendemos gerar emprego e renda através do processo de capacitação especializada para os associados e afins”, explica Thiago
A ASC pretende também difundir a prática desportiva, propor a conscientização ecológica, gerar emprego e renda, formar atletas que representem bem nosso estado no cenário nacional, tirar jovens das ruas e trazer para o esporte.
A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, afirma que parcerias como essa são extremamente importantes para melhorar a auto-estima dos jovens, bem como estimular para uma vida mais digna e conseqüentemente mais saudável. “O Governo do Crato tem interesse real em auxiliar essas entidades que buscam avanços para a comunidade como um todo” ressalta.

Em suma, a Associação de Skate do Crato- ASC , contando com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude com o Projeto “ Skate pra Vida” pretende possibilitar a pessoas, sobretudo jovens em situação de risco, uma oportunidade de inclusão social através da cultura do esporte, que engloba uma gama muito grande de possibilidades.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30