xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 dezembro 2011

Coluna Armando Rafael - Notícias do Cariri



http://2.bp.blogspot.com/-7HrGQTnpAi0/TvJ4Owz3K5I/AAAAAAAAGi0/ruFrBXSN4iQ/s1600/Coluna_Armando_Rafael.gif

Edição de 22 a 24 de dezembro de 2011



Algo novo ano ar

Foram-se aqueles tempos nos quais era difícil viajar de avião entre Juazeiro do Norte/ Fortaleza e vice-versa. Hoje, somente a Avianca (uma das 4 empresas aéreas que operam no Cariri) mantém 3 voos diários entre Juazeiro e a capital cearense. No itinerário Fortaleza/Juazeiro, os voos são feitos nos horários de 08:55, 13:55 e 18:11. E de Juazeiro para Fortaleza às 07:30, 13:25 e 19:25. Além do mais, as outras 3 companhias que operam no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes – a Azul, Passaredo e Gol – têm outros voos diários ligando Juazeiro do Norte a Fortaleza.

No mais

O aeroporto da Região Metropolitana do Cariri deverá fechar 2011 com os seguintes números: 336 mil embarques e desembarques; movimento de 40% maior em relação a 2010; De 4 voos diários (em 2010) passou para 10 voos diários em 2011. Somente para Fortaleza são 8 voos diários.

De volta ao futuro 1

Até que enfim! Teve início os debates sobre uma necessidade imprescindível para a Região Metropolitana do Cariri: a construção de um novo corredor entre Juazeiro do Norte e Crato para desafogar o tráfego de veículos – entre as duas cidades – o que atualmente só é feito através da Avenida Padre Cícero (foto ao lado). Oficialmente a ideia foi lançada – pelo prefeito Manoel Santana – durante o evento Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional -- Integração e Sustentabilidade, realizado sob a presidência do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).


De volta ao futuro 2

Ora, se o atual tráfego de carros – entre as duas maiores cidades da conurbação Crajubar – já está lento, imagine quando o Detran implantar os novos semáforos anunciados para a parte de Crato localizada naquela avenida. Ademais, já é tempo de se fazer o projeto alternativo para escoamento de veículos que saem dos bairros Parque Grangeiro, Parque Floresta, Grangeiro e Lameiro – todos em Crato – em direção a Juazeiro do Norte. Pelos planos essa nova via passará ao lado do Parque de Exposição; cortará o bairro Barro Branco, em Crato, e desembocará próximo ao Triângulo Crajubar, em Juazeiro do Norte. No dia que essa via expressa for feita desafogará o trânsito no centro de Crato, o qual – a cada dia – fica mais caótico.

Sabe como é

Alvíssaras! Os “Profetas das Chuvas” – sertanejos especializados em prever a intensidade da estação chuvosa por meio de sinais da natureza – estão prevendo para 2012 um “inverno” melhor ainda do que o deste ano. Tem mais: segundo eles, no início do próximo ano, haverá fortes enxurradas. Valha-me Nossa Senhora da Penha! É o que de estar dizendo quem mora nas imediações do canal do Rio Grangeiro, aquele que corta o centro de Crato.

Maria Raio X

Juazeiro do Norte é um mundo, já escreveu o escritor Renato Casimiro. Naquela cidade ninguém conhece uma senhora – com mais de 80 anos – pequena, frágil, com voz fraca pelo seu verdadeiro nome: Maria do Carmo Alves da Silva. Mas se perguntarem por Maria Rio X ( foto ao lado ) a maioria sabe dar a informação. Essa senhora tem o poder – segundo voz corrente naquela cidade – de ver o interior das pessoas e diagnosticar as doenças. Maria Raio X já foi objeto de matéria no Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão. Após consultar um membro da equipe que fez a reportagem, o Globo Repórter convidou o médico e professor Aloysio Fonseca, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para analisar a consulta feita por Maria Raio X. O médico confirmou que os remédios receitados estavam certos.

Fenômeno raro

O fenômeno Maria Raio X já motivou até um livro: A Um Sopro do Infinito, escrito pelo dentista Geraldo Menezes Barbosa. Consta que os poderes dessa senhora vêm desde criança. Ela própria confessa: “Quando era pequena andava de cabeça baixa para não ficar vendo o coração das pessoas o tempo todo”. Daí veio o apelido de Maria Raio X. Semianalfabeta, ela olha para o corpo das pessoas e receita os remédios que julga necessário. Por conta disso foi denunciada, em 2009, ao Conselho Regional de Medicina e chegou a ser presa por exercício ilegal da profissão. Diariamente, dezenas de pessoas procuram a casa de Maria Raio X para se consultar...

Réquiem para a Justiça

Dizem que a justiça é cega. Mais do que isso, ela é também morosa e elitista. O processo que envolve 38 réus do “mensalão” – a maior operação de corrupção pública já feita no Brasil – corre o risco de prescrever, como previu o ministro Ricardo Lewandowski. Albino Forjaz de Sampaio escreveu (em “Palavras Cínicas”): ''A Justiça é uma roda velha que ameaça ruína a cada instante. O dinheiro é o azeite que faz a roda funcionar''. O Brasil, no momento atual, vê os valores morais sendo jogados na lata do lixo. Tinha razão Santo Agostinho quando afirmou: "Um Estado sem valores é uma quadrilha".


A ilha dos Sarney

Um sobrinho do presidente do Senado, José Sarney, decidiu colocar à venda – por 20 milhões e 200 mil reais – uma pequena parte da ilha de Curupu (foto acima), localizada próxima a São Luís, capital do Maranhão. Essa ilha é um dos símbolos do poderio econômico da família de José Sarney, aquele a quem o ex-presidente Lula diz não ser “um mortal comum”...

O que rola por lá

Na verdade, esse local de lazer da família Sarney é formado por três ilhas, sendo Curupu a maior. Ficam ali as mansões dos filhos de José Sarney, localizadas próximas a uma área com manguezais e um conjunto de dunas que fariam parte dos famosos lençóis maranhenses. O pedaço colocado à venda representa apenas 12,5% da ilha, já que Curupu tem 16 milhões de metros quadrados. O preço pedido – pelo sobrinho de Sarney – foi considerado “razoável”. Além de excelente local para pesca, a ilha de Curupu tem uma praia virgem com extensão de oito quilômetros.

Só lembrando

Quando foi presidente da República, José Sarney discursou, em São Luís, lembrando sua origem humilde. Disse que o pai teve de vender uma máquina de datilografar para mandá-lo estudar na capital. Há mais de 40 anos como “czar” da política no Maranhão, o senador fez uma fortuna imensa, quase toda hoje em nome dos filhos. A começar pelas concessões de TV e rádio que formam um império de comunicação, o maior do Maranhão, incluindo até o jornal de maior circulação. O valor de mercado dessas empresas ultrapassa os R$ 200 milhões. A família também possui uma vasta carteira imobiliária. São casas, terrenos, apartamentos e áreas rurais que se espalham pelo Maranhão, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Brasília.

Torpedos

1 – Barbalha preserva seu patrimônio histórico-arquitetônico. Está chegando ao fim – depois de mais de um ano – as obras de restauração da Igreja do Rosário da Terra de Santo Antônio. ( foto à direita) Beleza pura! O zelo dos católicos barbalhenses serve de paradigma para as demais cidades caririenses.


2 – É verdade. A classe C está cada vez mais viajando de avião. O termômetro é uma barraca existente em frente ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Naquela barraca são vendidos refrigerantes e coxinhas pela metade do preço cobrado na lanchonete localizada dentro da estação de passageiros do aeroporto. Pense no movimento que a barraca vem fazendo...


3 – Dom Fernando Panico já começou a fazer anotações na sua Agenda 2012. Com sua letra pequena e legível ele anotou compromisso para o próximo mês de junho em Dublin, capital da Irlanda. Vai representar a CNBB num Congresso Eucarístico Internacional que será realizado naquele país europeu.

4 – O bispo da diocese de Viseu, em Portugal, dom Ilídio Pinto Leandro deverá visitar a cidade de Crato em 2012. Ele enviou e-mail a dom Fernando Panico manifestando esse desejo. Na diocese de Viseu – criada no ano 572 – atuam dois sacerdotes da diocese de Crato: padres Raimundo Elias e José Lindomar Silva. Com uma população de 268 mil pessoas (praticamente a população de Juazeiro do Norte) a diocese de Viseu possui 209 paróquias.

5 – A nota a seguir foi transcrita da coluna de Cláudio Humberto, do último dia 19: Jeito Dilma de ser não poupa nem notebook – Ministros e técnicos do governo federal agora evitam levar os próprios notebooks para reuniões com a presidente Dilma. Fiel ao seu jeito estúpido de ser, em recente reunião com dirigentes e técnicos do DNIT, ela se irritou com um deles, que insistia em mostrar-lhe, no computador, um projeto já rejeitado. Com firmeza e agilidade, tomou-lhe o notebook das mãos e o arremessou para longe, espatifando-o, para em seguida dispensar o interlocutor chamando o despacho seguinte: “O Próximo”.

ENTREVISTA - Prefeito Samuel Araripe fala sobre Projetos para 2012 e critica candidatos precipitados


O Blog do Crato apresenta hoje entrevista em 4 partes com o prefeito do Crato, Samuel Araripe, que fala sobre sua carreira política, projetos para 2012 e a postura política. Confira.

Expectativas para 2012 - Ano Eleitoral

Dihelson Mendonça: Prefeito Samuel Araripe, poderia citar alguns projetos e idéias que serão desenvolvidos para o ano de 2012 na sua administração?

Samuel Araripe: Muitos. Dentre eles, a valorização dos servidores publicos, a criação da secretaria de segurança do nosso município, obras de infraestrutura, o fortalecimento defenitivo da SAAEC; Hoje a SAAEC já não tem mais dívidas com fornecedores, então nós precisamos regularizar o passivo junto ao INSS. Eesse ano, Dihelson, vai ser muito voltado para o cumprimento da lei da responsabilidade fiscal. A prefeitura não vai entrar numa disputa política. Se eu já administrei sete anos com muito cuidado com o orçamento do municipio, esse ano eu vou redobrar a fiscalização perante as secretarias. Eu não vou deixar para o futuro prefeito aquilo que eu encontrei quando eu assumi, tinha uma dívida de cinco milhões e por conta disso eu perdi um ano organizando as finanças, então esse ano de 2012 que será meu ultimo ano à frente da prefeitura do Crato, eu vou administrar realmente com muito zelo, tendo o cuidado de observar o investimento de cada real que o poder publico tem, porque a lei de responsabilidade foi criada para isso mesmo, eu considero o maior avanço na gestão publica, a lei da responsabilidade fiscal, porque se o prefeito não cumprir, acontecerá o que tá se vendo todo dia ai, prefeito cassado, prefeito afastado.

Crítica às promessas sem fundamento dos Pré-Candidatos

O Brasil não tem mais espaço pra irresponsável, tem candidato aí a prefeito do Crato que eu estou arquivando todas as declarações, já tem pré-candidato dizendo que vai fazer coisa que é impossível fazer, e qual vai ser minha obrigação? Dizer o nome de quem mentiu e qual foi a mentira que ele já disse. Eu já tenho uma farta documentação. Aconteceu uma irresponsabilidade nessa semana; A SAAEC mandou pra câmara o reajuste da tarifa, e não foi aumento, foi reajuste como reajusta a energia, como reajusta o salário, como reajusta o preço de tudo no mundo; Um pré candidato, que por uma questão de ética, eu não vou dizer o nome dele, mandou uma nota no programa de Vicelmo dizendo que o partido dele era contra aquilo, e eu já arquivei, porque quando chegar na campanha, eu vou olhar pra ele num debate eu vou dizer: "Quer dizer que nos seus quatro anos se você ganhar, não vai dar nenhum reajuste na tarifa de água? Ai eu quero ver qual vai ser a resposta dele, e tem outra também, eu estou querendo participar desse debate por que eu vou olhar pra o candidato e vou dizer olhe você disse isso aqui no dia tal quer dizer que tú vai cumprir, né ?

Dihelson o Crato merece respeito! olhe, não dá pra você apresentar propostas inexequíveis não, você tem que ter a coragem de dizer isso mesmo trazendo desgaste politico é necessário para a saúde financeira do municipio,então meu amigo velho vai ser um grande ano, um debate rico,o caba tem que mostrar proposta por que se não mostrar... a campanha é pra isso mesmo, a campanha é pra mostrar a cara de cada candidato e não dá pra agir de forma irresponsável, teve outro aí que eu também arquivei, esse ele disse que um servidor do municipio ganha muito pouco e que o aumento tinha de ser de 30%, eu guardei também essa, sabe por que? Esse cara precisa estudar, tem uma lei federal que limita o que você pode gastar com folha de pagamento e essa lei diz que você só pode gastar até 53% e o Crato está no limite prudencial, ai o cara vai e diz um negócio desses, aí tem uma lei que proibia, aí quando ele assumir, eu trouxe a data base e trouxe de proposito, quando eu assumi a data base do servidor publico era setembro,outubro e novembro, fim do ano, e eu fui trazendo de acordo com o orçamento e agora é janeiro, então o candidato que ganhar aqui a prefeitura, ele já vai sentar em janeiro tendo que negociar com quatro mil servidores publicos, e se o candidato mentir eu vou lembrar que ele mentiu.

Olha, não dá mais pra você mentir, porque o povo Brasileiro cansou. É muito melhor você dizer "Não faço isso, por essas razões", também não pode dizer porque não faz sem explicar não, tem que dizer: "Não faço porque isso não é exequível", então, o Blog do Crato vai ter muita matéria, ano eleitoral, eu sempre digo que eleição deveria ser todo ano. Então, 2012 será um grande ano, haveremos de fazer uma campanha em alto nível, mostrando coisas sérias... vamos respeitar as pessoas, vamos ter dignidade, vamos ter em mente a responsabilidade de ser prefeito do Crato, uma cidade politizada, é uma responsabilidade imensa, então, eu vislumbro uma cmpanha de alto nível e vou contribuir para que isso aconteça.

Contas Aprovadas


Minhas contas são todas aprovadas sem nenhuma dificuldade, um relacionamento extraordinário com a população e com os servidores públicos de uma maneira muito especial. Eu não vou deixar para o futuro prefeito aquilo que eu não desejei pra mim. Só eu sei o quanto sofri quando assumi a prefeitura e me deparei com ameaça de corte de energia, corte de telefone, sem material de expediente, salários atrasados. O futuro prefeito assume lá, com a prefeitura completamente saneada e agradecer eternamente a generosidade do povo do Cratense. Coloquei meu nome em 5 eleições. Fui o mais votado em todas 5. A minha primeira eleição eu tive 10.700 votos para Dep. Federal, a minha última eu tive 30.000 - Todas as eleições crescendo. Porque o povo do Crato acreditou na proposta do grupo, não é minha proposta, é como eu te disse, é a proposta de uma equipe.

O Político é um cara Normal

"Eu ando em todo lugar com a maior tranquilidade, nunca andei aqui com negócio de seguranças de lado, entendeu ? porque eu vejo o político como uma pessoa normal. Eu acho engraçado quando um político chega num clube, por exemplo, e ele sai cumprimentando de mesa em mesa pessoas do Japão, da China, pessoa que ele não sabe quem é, mas ele acha que o político tem que fazer isso, tem nada, o político é um cara normal, ele é igual a um empresário, ele é igual a um comerciante, ele é igual ao cidadão comum, e quanto mais discreto, melhor. O povo quer aplaudir e ver é artista, é cantor, político o povo não quer ver não, o povo quer AÇÕES. "

Elogio ao Blog do Crato

Samuel Araripe: Eu gosto de ser entrevistado pelo Blog do Crato, porque é um blog imparcial, só não abre espaço para politicagem, mas se for coisa séria, se for coisa de interesse da sociedade, se for coisa que interesse ao povo do Crato, aí o Blog do Crato abre espaço para todo mundo. Eu, particularmente, tenho acompanhado isso aí durante todos esses anos, e só tenho a aplaudir todas as campanhas e todas as opiniões que o Blog do Crato ofereceu para a nossa cidade.

Futuro Político de Samuel Araripe

Dihelson: No plano pessoal, alguma ambição, algum projeto de se candidatar a algum cargo eletivo nos próximos anos ?

Samuel Araripe: Dihelson, a minha profissão, eu sou tabelião público. E no dia 2 de Janeiro de 2013 eu sou obrigado a comunicar ao tribunal de justiça o meu regresso à minha profissão. Então, em 2013 volto para a iniciativa privada. Volto a tomar conta dos meus negócios, e vou, naturalmente acompanhar a administração dos futuros gestores. Retornarei aos meus negócios, já estou ausente há 12 anos, e no futuro, eu ainda penso em disputar um mandato legislativo, mas isso vai depender de muitas coisas. Vai depender primeiro do povo do Crato. Se eu fizer uma pesquisa e se meu nome aparecer bem, eu não vou dizer que não tenho esse desejo, eu penso nisso, se eu fizer uma pesquisa e o povo do Crato entender que minha missão já foi cumprida, vou continuar na iniciativa privada. Eu aprendi fazer política com meu pai, e meu pai dizia que política não é feita pra gente ansiosa, se for ansioso, morre do coração. Então, não adianta, pois tudo a seu tempo, sempre pesquisando a opinião pública, de uma maneira muito tranquila, muito transparente.

A Responsabilidade com a Política

O Brasil está mudando e as pessoas de bem não podem se ausentar da política, porque se isso acontecer, as pessoas do mal tomam de conta. Então, tudo na nossa vida depende da política. Então, uma pessoa que está olhando ali diz: "O que será que Samuel disse ali naquela entrevista ?" Eu disse o que penso. Eu disse exatamente o que eu penso, o que eu acho, e voltando à aquela sua pergunta sobre o meu candidato, vou sempre consultar o nosso grupo, os meus aliados e tenho certeza que nós vamos apresentar um excelente nome para administrar o Crato pelos próximos 4 anos.

Transcrito por Rosi Rocha
BLOG DO CRATO - Há 7 Anos, o Crato na Internet
www.blogdocrato.com

ENTREVISTA - Prefeito Samuel Araripe tem boas relações com Cid Gomes e critica quem deseja jogá-lo contra o Governo do Estado


"A gente não pode estar misturando coisas sérias com politicagem, então o meu relacionamento com o governador é muito bom e haveremos de continuar com esse relacionamento até o final."

Samuel Araripe

Dihelson Mendonça: Prefeito Samuel, como anda a sua relação com o governo do estado? Algumas pessoas procuram jogar você contra o governo Cid Gomes, fica aquele disse me disse... como você vê tudo isso?

Samuel Araripe: Ainda bem, Dihelson, que os pessimistas daqui do Crato são minoria; O meu relacionamento com o governo do estado é muito bom. Pra você ter uma idéia, esta semana nós estaremos aí dando a órdem de serviço da avenida e vai dar acesso ao Campus da universidade Federal do Ceará, uma parceria onde o governo do estado entra com quatrocentos mil e a prefeitura entra com duzentos, afora esse convênio, nós temos muitos outros convênios: O centro de convencões é parceria com a prefeitura, o CEO a prefeitura aporta 13 mil para poder funcionar, o ginásio coberto da URCA é parceria com a prefeitura, as Praças Centrais, parceria com a prefeitura...agora tem uma meia dúzia que fica querendo alimentar uma briga que não existe.

Eu sempre digo que a Dilma ela é presidente de todos os Brasileiros, o governador Cid é governador de todos os Cearense e eu sou prefeito de todos os Cratenses. A gente não pode estar misturando coisas sérias com politicagem, então o meu relacionamento com o governador é muito bom e haveremos de continuar com esse relacionamento até o final, porque se não existir, quem se prejudica é a população do Crato, dessa turma que está querendo aí o apoio do governador, vamos ter responsabilidade, vamos discutir projetos, vamos falar de coisas sérias, vamos falar de coisas que o povo do Crato quer ouvir em alto estilo e com muita responsabilidade.

Blog do Crato - Há 7 Anos, o Crato na Internet
www.blogdocrato.com

ENTREVISTA - Prefeito Samuel Araripe fala sobre o nome do seu Sucessor à Prefeitura do Crato


Dihelson Mendonça: Sobre a sucessão aqui em Crato, o que o senhor tem a dizer para a população que anseia em saber o nome do seu candidato ?

Samuel Araripe: Nós vamos resolver isso de uma maneira bem democratica, e o Blog do Crato será convidado para participar dessa reunião, para mostrar a transparencia. Temos quatro candidatos até a presente data desejando. Tem o Dr Cícero, tem Raimundo Filho, tem Professor Érico e tem o Jairo Sampaio, então eu vou dividir essa responsabilidade com partidos coligados . Nós vamos fazer uma consulta e vamos ver realmente quem quer colocar o nome a disposição e a exemplo de Fortaleza e de outros centros, haveremos de chegar no momento oportuno. Eu brinco sempre com meus coligados e aliados, que politica não é feita pra gente ansiosa, veja você que até até a presente data, Luisiane Lins não disse quem será o candidato dela em Fortaleza e nem o Dr Cid, por que isso não depende de apenas uma pessoa; Politica se faz é agregando, é somando, é auscultanto, é assim que eu tenho feito. Todas as minhas caminhadas Dihelson, eu me lembro que quando nós decidimos participar da minha vida pública aqui no Crato, isso no ano de 2003, começamos com um grupo e fomos debater projetos e foi crescendo e foi aumentando esse grupo, e quando a gente já estava com o esboço de idéias e de projetos, aí nós fomos discutir quem seria o nome, e aquele grupo naquela data, nos idos de 2003, escolheram o nossso nome para ser o coordenador da coisa, mas isso é construido a muitas mãos, isso não é decidido assim: "Samuel aponta o candidato"... não é assim não, porque se funcionar assim, a coisa fica anti-democrática, então eu sempre digo, a pessoa que se propõe a colocar o seu nome para administrar uma cidade importante como o Crato, tem que ter dentre muitas qualidades, o espirito democrático; Aceitar a disposição da maioria.

Prefeitura é diferente do legislativo; O legislativo são muitas vagas, ai você decide e pronto; Você é candidato de si mesmo. Prefeito é diferente, você não é candidato de si mesmo, você é candidato de muitas pessoas que comprendendo que você está preparado, te escolhem, e você coloca o seu nome à disposição da população, e a nossa escolha não fugirá disso não, os partidos coligados vão realmente num momento ideal, apontar o nome e nós passaremos a apoiar aquele nome como se fosse o nosso próprio nome.

BLOG DO CRATO - Há 7 Anos, o Crato na Internet
www.blogdocrato.com

ENTREVISTA - Prefeito Samuel Araripe fala sobre a Requalificação das Praças Centrais do Crato


Dihelson Mendonça: Senhor prefeito, como o senhor vê o términio das obras de requalificação das praças centrais do Crato, que serão inauguradas hoje, dia 22, e que já está confirmado pelo governo do estado do Ceará ?

Samuel Araripe: Eu vejo com muito otimismo. É uma obra super importante, trouxe algum transtorno, mas as coisas já se resolveram; E essa obra é muito importante por que todas as cidades de médio e grande porte em que não requalificaram os seus centros, houve um esvaziamento muito grande. Você chega lá em Fortaleza, por exemplo, dezenas de prédios fechados na R. Major Facundo e na Barão do Rio Branco porque o poder publico não requalificou o centro na época oportuna, então essa obra da requalificação do centro da nossa cidade, passando pela a normatização dos estacionamentos, com a implementação da zona azul, vai trazer vida e vai trazer fomento para a economia da nossa cidade. Então é uma obra super importante, ficou muito boa, e esta semana com a presença do governador Cid, haveremos de inaugurar a primeira etapa. Depois outras ruas virão. O projeto que a prefeitura defendeu junto ao Banco Mundial são seis ruas. Hoje foi feita apenas a primeira, mas como é um projeto importante, eu tenho certeza que o banco mundial vai continuar financiando aquela obra.

BLOG DO CRATO - Há 7 Anos, o Crato na Internet
www.blogdocrato.com

Governo do Estado inaugura nesta Quinta-Feira, obras de requalificação das Praças Centrais do Crato


NE - A Assessoria do Governo do Estado "esqueceu" de colocar aí na reportagem que a autoria do projeto de Requalificação das Praças Centrais é da Prefeitura Municipal do Crato, ainda no Governo Lúcio Alcântara, nos anos de 2005/2006 - Que feio hein ? Ficarem propagando a mentira e a desinformação pra confundir a cabeça do povo do Crato... - Dihelson Mendonça


O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, entrega à população no município do Crato, na Região do Cariri, as obras de requalificação das praças Juarez Távora e Siqueira Campos. A inauguração acontece às 18h30min desta quinta-feira (22), e contará com a presença do governador Cid Gomes e do secretário das Cidades, Camilo Santana.

Na ocasião, será inaugurado também o trecho da rua Dr. João Pessoa, de aproximadamente 400 metros, percurso identificável de ligação entre as praças. O projeto de requalificação das Praças Centrais do Crato prevê ainda a reforma das praças Alexandre Arraes e Praça da Sé, que terão as obras iniciadas em janeiro, após o período de festas de Fim de Ano. Todo o projeto está recebendo investimentos de R$ 5 milhões, sendo 70% do governo estadual e 30% financiados pelo Banco Mundial.

As praças receberam serviços de repaginação de piso, paisagismo, iluminação, sinalização turística e viária, bem como implantação de mobiliário urbano (bancos, lixeiras, telefones públicos, etc). De acordo com o secretário Camilo Santana, o projeto teve como princípio a priorização do pedestre. Para isso, segundo Camilo, as calçadas foram alargadas e instaladas rampas e pisos de alerta para deficientes visuais. “Também foram executados os serviços de drenagem e pavimentação de ruas”, acrescenta. As obras são ações do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado através de financiamento com o Banco Mundial. Serão no total, R$ 130 milhões investidos nos municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Jardim.


Entre as ações, também estão em execução obras do Centro Multifuncional de Serviços de Juazeiro do Norte; projeto de viabilidade econômica do teleférico em Barbalha; serviços de sinalização turística do Geopark; obras do Roteiro da Fé, em Juazeiro do Norte; etc. Também estão previstas obras do aterro consorciado do Cariri; urbanização de vias; além de ações de capacitação.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

Gripe Suína se espalha pelo Ceará - Registrado primeiro caso em Iguatu


"Mas está tudo sob controle, viu ? " - Acredite se quiser !

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou, hoje, dia 21, o primeiro caso de gripe A H1N1, conhecida por gripe suína, neste município, localizado na região Centro-Sul. O paciente de 20 anos, cobrador, esteve trabalhando no período de 10 a 15 de dezembro na cidade de Pedra Branca, onde no fim do mês de novembro passado surgiu o surto atual da doença no Ceará.

O secretário de Saúde do município, Joab Soares, acalmou a população local e disse que não há motivo para preocupação. “A doença está controlada, os números de notificações vêm diminuindo e este caso tem vínculo com Pedra Branca, isto é, o contágio não ocorreu em Iguatu”.

Esse é o primeiro caso de gripe suína nos dez municípios que integram a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde – Acopiara, Catarina, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro. A microrregional compreende uma população de 300 mil habitantes. O último registro, antes da confirmação do caso de Iguatu, havia sido feito na sexta-feira, dia 16, de uma senhora de 60 anos, profissional de Saúde, em Fortaleza, que foi o primeiro caso da Capital, neste ano.
O paciente que teve o caso confirmado, ontem, pela Sesa, chegou a esta cidade no domingo à noite, depois de trabalhar por cinco dias na cidade de Pedra Branca, na região do Sertão Central. Na segunda-feira passada foi atendido na emergência do Hospital Regional de Iguatu, onde permaneceu por observação durante quatro horas. Apresentava sintomas de gripe, febre elevada, dor no corpo, dor de cabeça e coriza. Foi colhido material para exame e encaminhado para o Lacen.

O caso foi notificado como suspeito. Técnicos da Vigilância Epidemiológica do município deram orientação ao paciente e aos familiares. Foi feito o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o portador da doença, que permanece em casa, isolado, em repouso, e fazendo uso de medicamento antiviral, distribuído pela Sesa.

CONTROLADO

A Sesa em boletim, divulgado, na última sexta-feira, 16, informou que o surto da gripe A H1N1, estava controlado. Entretanto, a ocorrência deste caso de um paciente morador de Iguatu confirma que o vírus transmissor da doença permanece em circulação, na cidade de Pedra Branca. Ainda de acordo com dados informados pela Sesa, de um total de 859 casos notificados, 791 foram em Pedra Branca e o restante distribuído em 11 municípios, nenhum evoluiu para um quadro grave e nenhum paciente morreu.

Desse total, 24 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), sendo 18 em Pedra Branca, dois em Quixadá, dois em Boa Viagem, um em Fortaleza e agora, um em Iguatu.

Hospital de Iguatu (Foto: Honorio Barbosa)
Fonte: Via Site Iguatu Diário

Cidadão reclama do Crato sujo e Escuro - José Meneses


Comentário: Assunto: cidade suja e a escura

"O que está havendo com a LIMPEZA PÚBLICA da cidade do Crato, que não está vendo a sujeira em varias ruas, que irei citar umas das: Ladeira de Joquinha, rua dos cariris e ruas adjacentes, Canal rio Granjeiro e muitas outras. Quanto a iluminação é a mesma coisa em varios pontos da cidade que estão as escuras. Ainda é tempo de fazer algo para salvar as festas de fim de ano. Secretarios! façam sua parte de fiscalizar e manter a cidade limpa e iluminada."

Jose meneses
R. Sargento george teles sampaio, centro,
Cidade: crato

Uma Resposta: Sua reclamação estará sendo enviada para o Secretário José Muniz a fim de que as providências sejam tomadas. Eu tenho por mim que a principal secretaria de uma cidade é a de obras e infraestrutura, porque todos os problemas relativos a uma cidade passam por lá. Por isso é preciso que nesse cargo haja um secretário muito dinâmico e que veja os problemas ANTES deles acontecerem. Vejam por exemplo, o buraco que existe na ladeira da Av. Presidente Kennedy, há uns 31 anos que eu moro na Vilalta e esse buraco já foi consertado muito e não se resolve. É uma galeria que afunda. E aí ? quer dizer que nunca será consertado ? Vai ficar assim pela eternidade com a gente acabando os carros dentro dele todo dia ? Não pode estar certo uma coisa dessas. Não posso concordar que um buraco numa das principais avenidas da cidade chegue aos 31 anos de idade sem ninguém resolver. Ou será preciso que os moradores façam como aqueles outros que saíram na TV fazendo calçamento nas ruas porque a prefeitura nunca calçou ? Secretários, façam a sua parte!

Dihelson Mendonça

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 21/12/2011


URCA fortalece ensino de História do Cariri com ação Pró-Docência

Gestores de 10 municípios do Cariri estiveram reunidos, na manhã de ontem, com a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, e professores do curso de História da Universidade, para formalizarem convênio junto à ação Pró-Docência, que vem sendo desenvolvida em cursos de licenciatura da Instituição.

O trabalho terá a coordenação da Professora do Departamento de História, Sandra Nancy. O Pró-Reitor de Ensino e Graduação da URCA, Professor Kleber Oliveira, ressaltou a possibilidade de ampliação do projeto para as outras licenciaturas. Seis das que são proporcionadas pela URCA estão inseridas em projetos diferenciados, por meio de trabalhos desenvolvidos no Pró-Docência. Serão mais 20 meses de vigência dos trabalhos. A ideia é que os projetos consigam proporcionar um impacto nos municípios de atuação.

A reunião esteve voltada para atender ao projeto voltado à formação de professores na área de História. Os professores de cada município serão capacitados e irão ajudar a formar os alunos da Instituição. Serão 50 professores de 10 municípios, entre eles Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo, Várzea Alegre, Assaré, Nova Olinda, Campos Sales, Caririaçu e Farias Brito. O projeto está sendo desenvolvido junto à Capes e estão sendo destinados para o seu desempenho R$ 23.500,00.

Durante dois anos, os professores, com experiência na área do ensino de História receberão os alunos em sala de aula. No final do trabalho, será publicado um livro com as experiências dos alunos, e também criado um portal para a divulgação da história local. O objetivo do trabalho será o de fortalecer o processo de formação dos estudantes.

Proex realiza I Seminário de Avaliação Interna das Ações de Extensão da URCA

A Universidade Regional do Cariri (URCA) tem atuado no sentido de fortalecer os projetos de extensão e ampliar parcerias. Para isso, foram debatidas várias questões relacionadas à área, durante o I Seminário de Avaliação Interna das Ações de Extensão da URCA, realizado no último dia 15. A abertura do evento foi feita pela Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez. Em seguida, foi realizada palestra com o Pró-reitor de Extensão, Professor Fábio Rodrigues.

Com isso, foram apresentados os diversos projetos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade, com modelos de extensão a considerar e a atual realidade da Instituição. Segundo o professor Fábio Rodrigues, a avaliação da extensão deve estar inserida no contexto institucional. Ele destacou a importância da imagem a ser trabalhada dentro da própria universidade e informou os projetos que foram encaminhados para o Governo Federal, voltados à criação de uma TV e Rádio para a URCA. O pró-reitor ainda salientou que a URCA está concorrendo e há expectativa para a conquista das concessões.

Além disso, destacou a importância da contínua avaliação de todas as ações de extensão, de forma quantitativa e qualitativa. Todos os resultados devem ser considerados em nível de planejamento. Durante o I Seminário foi realizada a apresentação dos projetos de extensão da URCA, desenvolvidos durante este ano.

Curso da URCA se destaca e debate em XV Semana de Direito ‘Novos Rumos e Perspectivas da Justiça Brasileira’

O curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), encerou no último dia 17, a XV Semana de Direito da URCA, com homenagem especial ao professor José Dantas Tavares. O evento, com a participação de mais de 600 inscritos, foi realizado no auditório do Cine Educadora e contou com a presença de alunos de Direito e diversos magistrados da Região. O curso de Direito completa quatro décadas de funcionamento e, segundo a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, que fez a abertura oficial da Semana, tem se destacado no cenário jurídico do estado.

O curso é um dos três recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Ceará, e conta com um quadro docente qualificados em nível de mestrado e doutorado. Outro aspecto de destaque é que hoje, em média, 60% dos alunos que saem do curso conseguem aprovação no exame da OAB, enquanto a média nacional está em torno de 20%. O evento reuniu grandes nomes do Direito. Este ano, o tema central da semana foi “Novos Rumos e Perspectivas da Justiça Brasileira”. Entre os assuntos debatidos estiveram questões como as relações homoafetivas e os crimes virtuais, além de mudanças nos códigos penal e civil.

Confraternização na URCA, durante o ‘Natal da Integração’

Será realizada nesta quinta-feira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a confraternização natalina da Instituição, com o Natal da Integração, aberto no último dia 2 de dezembro, com o lançamento da decoração de Natal na URCA, encenação e apresentação de grupos artísticos. A confraternização será aberta às 18 horas, com missa às 18h30. Em seguida, será servido um jantar e show musical.

Professor da URCA é contemplado com projeto do CNPq para pesquisa sobre a fauna da ESEC Aiuaba

O Prof. Robson W. Ávila do departamento de Ciências Biológicas aprovou projeto junto ao CNPq para pesquisa na Estação Ecológica de Aiuaba. O projeto intitulado "FAUNA DA ESEC AIUABA: INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA SUBSÍDIO DE PLANOS DE CONSERVAÇÃO E O USO SUSTENTÁVEL" foi um dos 17 projetos aprovados pela Chamada CNPq/ ICMBio 13/2011 e terá duração de dois anos. Os grupos de fauna abordados serão anfíbios, répteis, crustáceos, aves, mamíferos, insetos, peixes, helmintos e zooplancton, além de estudar a relação entre a comunidade local e a Unidade de Conservação. Além do coordenador, o projeto envolverá a participação de mais 3 professores e vários alunos da instituição, além de pesquisadores da UNESP, UFPB, UEPB e UFPI.

Aluna do Curso de Enfermagem aprovada no Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva

A aluna de Enfermagem, Marciana Feliciano, integrante do Grupo de Pesquisa Saúde e Trabalho-GRUPESAT e do Projeto de Extensão Adolescer com Saúde e Tecnologias do Cuidado em Saúde Mental, Bolsista PIBIC/URCA, sob orientação da Professora Mestre Cleide Correia de Oliveira, foi aprovada no Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva. A linha de trabalho na qual a aluna foi aprovada é Planificação, Gestão e Serviços de Saúde. O Projeto submetido ao Mestrado foi PLANEJAMENTO EM SAÚDE MENTAL E PRODUÇÃO DO CUIDADO: dispositivos da integralidade na atenção psicossocial

Departamento de Economia e Curso de Ciências Econômicas têm sete ex-alunos aprovados em Curso de Mestrado

Departamento de Economia e o Curso de Ciências Econômicas parabenizam os estudantes abaixo relacionados pela aprovação em Cursos de Mestrado seleção 2012.

Aline Alves de Oliveira
Cícero Alves dos Santos
Danyelle Queiros Lima Chagas
Diogo Brito Sobreira
Guilherme Sawatani Guedes Alcoforado
Jaqueline dos Santos Gonçalves

SINEVAL ROQUE: DIPUTADO CARA DE PAU! - Por: Wilson Bernardo.


CONVIDANDO O POVO DO CRATO PARA INAUGURAÇÃO DAS PRAÇAS.

viva o carnaval!


Wilson Bernardo ( Texto & Fotografia)

CID GOMES:Titulo de Cidadão Cratense...KKKKKKKKKKKKKKKKK!Wilson Bernardo.

VIVA! O POVO DO CRATO QUE É BOI MARCADO!
Wilson Bernardo(Texto & Fotografia)

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31