xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 21/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

21 dezembro 2011

CRATO VAI TER INTERNET GRÁTIS NAS PRAÇAS, PARA A POPULAÇÃO




Administração Samuel Araripe vai instalar internet grátis nas praças, para a população.

Logo que as obras de reforma das praças da Sé, Siqueira Campos, Juarez Távora e Alexandre Arraes forem concluídas, a Prefeitura do Crato vai instalar a Zona de Internet Grátis - ZIG. A iniciativa tem por base a resolução da Organização das Nações Unidas – ONU, em que a informação deve ser democratizada da melhor forma possível por se tratar de um direito da humanidade. O vereador George Macário de Brito, do PV, autor do projeto da ZIG, informou que a determinação da ONU é fazer com que os governos abram o sinal da Rede Mundial para que todos tenham acesso, gratuitamente, a exemplo do sinal aberto de televisão.

A ZIG funcionará através de sinal transmitido de uma antena, possibilitando ao usuário abrir seu computador na praça e usá-lo da forma que quiser e o tempo que quiser, sem pagar absolutamente nada por isso, e sem ser preciso a utilização de operadoras numa velocidade compatível. O serviço, que será mantido com recursos da prefeitura, ficará disponível 24 horas e acessível a estudantes, pesquisadores e a todas as pessoas de todas as classes sociais.

George explicou também que a idéia é levar a ZIG para outras praças fora do centro da cidade e bairros periféricos. De acordo com o projeto de lei, que já foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, os gestores públicos municipais subseqüentes ficarão obrigados a garantir a operacionalidade do sistema e que não funcione apenas enquanto durar a administração do prefeito Samuel Araripe.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato.


Dia de prefeito – Cid entrega obras de requalificação de praças no Crato - Postado por J. Tavares

Matéria já postada algumas linhas abaixo e acima, editada aqui para evitar a duplicidade Confira no Blog do Crato. Agradeço ao Tavares pela postagem que vem lá do Eliomar. ( eu leio todos os blogs o tempo todo com o google reader ).

O Editor.

Barbalha-CE: Maníaco das “peças íntimas” faz mais uma vítima no Caldas


O maníaco já está chegando até a pular muros e deitar-se na cama das vítimas.

Nos últimos meses mulheres residentes no Distrito do Caldas no município de Barbalha-CE estão temerosas com a ação de um jovem daquela comunidade que é apontado como maníaco. De acordo com relato de moradores, ele costuma entrar em muros e residências e vestir roupas íntimas das mulheres. O caso mais grave ocorreu neste final de semana. Hoje (19), familiares de uma das vítimas procuraram a nossa redação para denunciar e alertar a população sobre o fato que vem acontecendo nos últimos meses e, agora com um agravante.

O maníaco já está chegando até pular muros, invadir casas e deitar-se na cama das vítimas, depois de se vestir com as peças íntimas. Neste final de semana ele voltou a atacar, adentrando numa residência e depois de vestir as roupas íntimas da vítima deitou-se na cama ao seu lado. Ao ser percebido, se retirou às pressas e empreendeu fuga.

No dia seguinte foi até à residência de um dos familiares e teria feito ameaças, caso o denunciasse. Os denunciantes, todos residentes no Caldas, disseram que conhecem mais outras mulheres que também foram vítimas desse maníaco. Até agora ninguém apresentou queixa na polícia, mas ontem (19). a reportagem recebeu a informação de uma moradora que pediu o anonimato dando conta que as vítimas estão se reunindo e vão até a delegacia para dar parte, para que a polícia possa investigar e adotar as providências que o fato requer.

Por Josélio Araújo-cetama ( Via J. Lopes )

Indígenas e Belo Monte - Por: Milena Esteves


Energia limpa, sustentável e reduz o efeito estufa, essas são características ditas por aqueles que defendem a grandiosa arquitetura hidrelétrica, Belo Monte. Mas será correto classificá-la assim? Sabemos que entre as energias limpas a hidrelétrica é boa opção para diminuir os impactos ambientais, não há emissões de gases poluentes e os gastos para sua produção não é um rombo enorme aos cofres públicos, comparada as outras fontes de energia. Ora, se somente há pontos positivos, por que existe tanta resistência para sua construção?

No âmbito dessa discussão, está a população indígena, de onde parte resistência a obra, esta que afetará o ambiente cultural e uma de suas fontes alimentar, a pesca. Além dessa população, também são contra a hidrelétrica, estudantes e algumas celebridades, essas que fazem movimentos como “gota d’água”, utilizando a internet para mobilizar a população jovem e conseguir milhares de participantes, suficientes para paralisarem a obra. O movimento defende a idéia de que a produção de energia será baixa, por causa das secas existentes na região do rio Xingu, e que o cidadão pagará caro pelo investimento.

Nessa euforia de sustentabilidade que corre pelo mundo, as autoridades governamentais brasileira pega embalo e desfila com a bandeira verde, nova moda entre os chefes de Estado, os mesmos que defendem a paz mundial, democracia e blá, blá, blá.

Democracia, palavras dita aos quatro ventos pelo governo brasileiro, que está em contradição com a forma que procedeu , pois acredito que não há nada de democrático em tirar a população de seu sítio, arrancar sua cultura e obrigá-la a aceitar sem pestanejar. E assim o desenvolvimento sustentável esbarra no impacto social, cultural e fica a grande incógnita, o que priorizar? Os seres pensantes ou a idéia de viver em harmonia com o verde?

Milena Esteves
Natural de Dourados-MS, estudante de biotecnologia...

Encontrados 198 fósseis do período jurássico no Cariri


Paleontólogo Álamo Feitosa coordena as pesquisas na Bacia do Araripe. A quantidade e a qualidade das peças superaram as expectativas dos pesquisadores. Ainda não havia registro de acervos fósseis do período jurássico no Cariri. Achados devem fortalecer o turismo científico na região. Material raro com cerca de 160 milhões de anos estão sendo achados nas escavações feitas em Missão Velha.

Crato. Os 198 fósseis encontrados nas escavações em Missão Velha são realmente do período jurássico, com 160 milhões de anos, aproximadamente, segundo confirmam paleontólogos da Universidade Regional do Cariri (Urca). A pesquisa foi iniciada no último dia 9. Esta é a primeira vez que material fossilífero daquele período é encontrado na região. As peças medem de poucos centímetros até cerca de meio metro.

O material foi retirado do solo denominado de formação Brejo Santo. Embora existam poucos registros fossilíferos do jurássico, em todo o mundo, foram identificados, na região, muitos ossos desarticulados de celacantos - peixes com nadadeiras articuladas estão na linha evolutiva entre peixes e anfíbios. Vários ossos de outros peixes ainda não identificados e ossos que possivelmente foram de tartarugas também foram encontrados.

Etapas

O estudo está em sua terceira etapa. No momento, as escavações estão suspensas. Agora, estão sendo realizados os trabalhos de preparação dos fósseis em laboratório. Consiste na retirada dos ossos de dentro do pacote de sedimentos que os envolve. A próxima etapa, que os pesquisadores acreditam ser necessário um prazo de um ano de trabalho para sua conclusão, refere-se à fase de preparação, identificação das peças e montagem dos esqueletos dos animais.

Toda a pesquisa é coordenada pela Universidade Regional do Cariri, por meio do Laboratório de Paleontologia. Para evitar problemas ambientais, ao termino da etapa de escavações, foi reconstruída a área onde foram abertas as cavidades para retirada das peças. A quantidade e qualidade dos achados surpreendeu e superou as expectativas dos pesquisadores.

Antes, nunca haviam sido encontrados fósseis do período jurássico na região do Cariri. Embora estejam completos, os ossos estão desarticulados, ao contrário do que aconteceu com o acervo do período cretáceo, encontrado na Bacia do Araripe, onde todos os fósseis estavam articulados. As peças darão informações sobre a origem de muitas espécies hoje existentes.

Ao longo do processo de pesquisa, os paleontólogos irão descrever o material encontrado, para que, após a nomeação, as peças possam ser publicadas em revistas científicas internacionais. Todos os fósseis serão depositados no Museu de Paleontologia da Urca, no Município de Santana do Cariri.

De acordo com o professor e paleontólogo coordenador dos estudos, Álamo Feitosa, o sucesso da pesquisa irá aumentar a importância da Bacia do Araripe no cenário paleontológico nacional e mundial, o que poderá render bons frutos ao turismo científico da região.

"Eu espero que a gente tenha encontrado nesse material espécies novas, não descritas. Isso poderá se tornar mais um item de atração para o Geopark Araripe, que tem, entre outras atribuições, fortalecer o turismo científico", revela o professor.

O estudo tem o apoio do Instituto Nacional de Paleontologia do Semiárido e Geopark Araripe. As pesquisas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Na década de 70, o pesquisador Murilo Rodolfo de Lima já havia feito todo o levantamento palinológico da Bacia do Araripe. É através desse método de grãos de pólen e esporos fósseis, que melhor os pesquisadores se utilizam para fazer a datação de extratos geológicos. Na época, Murilo apontou a formação Brejo Santo como sendo de idade jurássica. Já nos anos 90, foram realizados trabalhos de mapeamento da Bacia do Araripe. Os estudos identificaram as várias áreas de ocorrência da formação Brejo Santo, na região.

Dinossauros

Mesmo já tendo sido confirmada a existência de fósseis do Jurássico na Bacia do Araripe, paleontólogos ainda não encontraram fósseis de dinossauros. Porém, eles acreditam que, como existem condições de fossilização de ossos de peixes e tartarugas, há possibilidades de ossos de dinossauros, tartarugas e crocodilos também serem encontrados no local.

Para localizá-los, os pesquisadores promoverão escavações que serão iniciadas após o período chuvoso de 2012. Durante as pesquisas, eles farão uma avaliação dos extratos geológicos, para aprofundar os estudos.

Mais informações
Escritório Geopark Araripe/ Universidade Regional do Cariri
Rua Teófilo Siqueira, 754, Centro
Município do Crato
Telefone: (88) 3102.1237

FIQUE POR DENTRO

Fases geológicas contam história da vida na Terra

O período jurássico faz parte da era mesozóica. Compreende-se entre os anos 200 e 145 milhões. Antes do jurássico, a era é composta pelos períodos triássico, entre 245 e 200 milhões de anos, e depois pelo período cretáceo, entre 145 e 65 milhões de anos. Este último teve inicio no final do permiano, quando 95% da vida na terra foi extinta pela erupção de um grande vulcão, localizado onde hoje é a Sibéria. Com o fim da era mesozóica, foi possível que os mamíferos e os vegetais com frutas se expandissem, o que deu início às bases para o aparecimento do homem no planeta Terra. O fim da era foi provocado quando um grande asteroide caiu na localidade que atualmente é a Península Yucatan, no México. O fato provocou a extinção de dinossauros, pterossauros e muitas espécies de plantas e animais marinhos.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Comentários dos Leitores - 21/12/2011



Assunto: revitalização

"Revitalizar, segundo o dicionário do Aurélio, são medidas capazes de dar novo impulso ou maior eficiência a lugares que estão inócuos ou se tornaram sem vida. As praças do Crato, não podem ser depredas a exemplo do que está acontecendo. Onde estão derrubando árvores centenárias, a exemplo da mangueira da Praça Juares Távora (São Vicente). PELO O AMOR DE DEUS, não façam isto com a praça da SÉ, a exemplo da Praça Siqueira Campos de grandes memórias. Vem a praça Alexandre Arrais, tenham cuidado nos seus arvoredos, que a embelezam muito mais. Vamos cuidar do Rio Granjeiro, este sim merece ser revitalizado e embelezado (coitado do nosso canal)."

Antonio gualter barreto alencar - "Barretão"
av.josé horácio pequeno
Cidade: crato

Uma Resposta: Barretão, concordo com muitas coisas que você falou, que é preciso ter cuidado com as árvores centenárias da cidade e adotar certos critérios na execução, mas é preciso que você saiba também que aquela mangueira que foi cortada na Praça São Vicente foi cortada a pedido até do memorialista Huberto Cabral, pois ela estava ameaçando o monumento principal da praça,o obelisco. Cabral lembra inclusive quando ela era pequena, na década de 50, e ele já pedia que fosse cortada. Agora, estava infiltrando água por baixo do monumnto, então quero dizer que essa reivindicação do corte daquela mangueira é antiga. Eu, pelo menos já venho acompanhando isso há mais de 10 anos. Não convém deixar cair um monumento ÚNICO por causa de uma mangueira que pode ser plantada outra semelhante em qualquer outro local. - Dihelson Mendonça

Assunto: sucessão municipal

"Precisamos de um candidato, preocupado com os problemas do Crato."

Marcus Venicius Ferreira Lemos Venicius
Rua Gilvanda Morreira
Cidade: Crato-ce

Uma Resposta: "O pior, é que quando consultados, todos os pré-candidatos dizem que estão preocupados com os problemas do Crato. Tem gente aí que não sabe nem se será candidato e já colocou mensagens de Feliz Natal nas ruas, que nunca fez antes..." - Dihelson Mendonça

Assunto: Cidadão Cratense???

"O Crato foi sempre uma cidade que adora cotemplar pessoas que chegam a cidade e esquecem dos seus, que aqui dedicou e dedica o dia a dia ao trabalho. Conheço uma pessoa, perto de mim, que defende ardualmente e com brilho nossa cidade, sem perder a fé de um dia ver o desenvolvimento, mesmo vendo essa politicagem, com perda econômica e politica, dos tempos atuais. Parabéns! Edilberton Lobo."

jose Meneses
R. Sargento George T.Samapio, centro
Cidade: Crato

Assunto: Elogio

"amei tudo que vi. matei a saudade que tenho de tudo que deixei para tras"

Ana paula ferreira
R. sergio cardoso
Cidade: sao paulo

Uma Resposta: "Muito obrigado, Ana Paula!"

Dihelson Mendonça

Assunto: Saudades dos Meus Mestres

"Caro Dihelson, escrevi para este blog há aproximadamente 03 meses solicitando ajuda por noticias de 03 professores que fizeram e fazem parte de importante momento da minha formação como pessoa e profissional que hoje sou, estive no Crato após 30 anos e visitei o colegio municipal pedro felicio cavalcanti onde estudei quando criança, hoje sou medico neurocirurgião, professor da universidade de santa catarina residindo em florianopolis e ao visitar aquela instituição senti muita vontade de saber por onde andam e como estão as minhas diretoras Isa Barros e Meiriane Aragão Esmeraldo além da minha mais querida professora Aurilene augusto Leite. Caso possa me ajudar fico muito agradecido desde já."
Abraços.

Daniel Santos
Endereço Completo: Rua Menino Deus - Centro
Cidade: Florianopolis - SC

Uma Resposta: Olá, Daniel. Estarei publicando o seu e-mail, para que se alguém souber de notícias possa lhe responder e lhe ajudar. Muito obrigado por seu contato conosco. Um grande abraço aqui do Cratinho de Açúcar. Dihelson Mendonça

Assunto: pagamento do 13° salario dos servidores publicos municipais do Crato

"Em razao do pagamento do décimo terceiro salario dos servidores publicos municipais acho um verdadeiro discaso e falta de consideraçao para com trabalhadores, muitos deles pais de familia, que dao seu suor para o municipio, e assim simplesmente a camara nao dar seu apoio já que foi tambem pelos servidores que os vereadores estao la porque sao eleitores e cidadaos iguais a qualquer outro e com os mesmos direitos. Mas a pergunta que muitas vezes nao que calar: já que sabemos que o 13° salario é um direito de todo trabalhador, pela lei segundo a CLT que é irrevogavel, porque, para o caso dos sevidores municipais de crato, tende ser aprovado pela camara?isso em si é lei federal ou do municipio? se for municipal, ou mesmo sob autoria de qualque esfera de poder, pelo amor de Deus, estamos estamos diante de uma total desconcideraçao com tantos homens e mulheres que trabalham, alem do sustento de casa, para o proprio desenvolvimento do municipio. Deixá-los de lado nas decisoes politicas seria apenas como jagar fora e nao ter importancia já que os vereadores nao gostaria nem um pouco que seus altos salarios faltase nem que fosse vinte por cento nos seus bolsos."

Rafael Pereira
distrito Dom Quintino
Cidade: crato

Assunto: Falta união em prol da cidade

"Na verdade o que quero dizer e continuo afirmando que nós temos representantes e até pré candidatos a prefeito, mas que ficam alheios aos problemas sérios da causa da cidade. Vendo uma comitiva que vieram do governo estadual fiscalizar as obras do centro e as praças, haviam representantes da cidade no meio e porque não levou essa mesma comitiva para ver o CANAl e outras obras politiqueiras, que estão paradas ou quase parando? Quando digo que aqui querem o PODER é claro que as manifestações do povo fica distante do interesse e necessidade da cidade. Falta união em prol da cidade do Crato."

jose meneses
R sargento george teles sampaio, centro
Cidade: crato

Assunto: Pensamento do dia

"nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos"

Antonio Bastos
Rua Maria de Rohan 88
Cidade: São Paulo

Assunto: O benefício social da pena capital.

"Estou plenamente convencido de que a pena de morte é vantajosa para todos os envolvidos. Os entes queridos das vítimas se sentirão amparados pelo Estado. O condenado será protegido de si mesmo para não perpetrar mais crimes hediondos e a sociedade se aquietará na prática da justiça.As considerações religiosas também devem ser levadas em conta, uma vez que tanto a Bíblia, quando a Torá (cristãos e judeus) franca e claramente ensinam que a justiça tem que ser prática comum na sociedade sob pena de que tal sociedade se corrompa. Amigos, é só lançarmos um olhar ao redor e constatar corrupção!"

Marcos Antonio De Barros
rua Luiz Nery
Cidade: Ilhéus

Assunto: Napoleão Tavares Neves: Um baobá brasileiro.

"Dr. Napoleão Tavares Neves, parabéns pela belíssima missão, de curar e salvar muitas vidas.
Que o Sr. sirva de exemplos para muitos de nós, com sua história, experiência, ética, sabedoria e sidadania. E a vida se renova, através da doação e o compromisso com o povo, através do seu saber e querer."

Cristiany Lacerda
R. Dona Antonia de Queiroz
Cidade: São Paulo

Assunto: Doce Natal em Dom Quintino

"queria aqui parabenizar a atuaçao, no dia 15/12, do programa "doce Natal" em Dom Quintino. Foi muito bom e paticipativo,precisava-se ver a alegria estampada no rosto de crianças e adultos. tivemos brincadeiras diversas; o papai Noel esteve presente;e o melhor momento da festa foi com a presença de Patati Patata- na versao cwover. Quero agradecer aos organizadores por nos ter dado mais uma vez esse "presente de Natal" para as crianças de nossa comunidade."

Rafael Pereira
distrito Dom Quintino
Cidade: crato

Assunto: Comitiva

"Passando pela cidade na noite de hoje, deparei com uma comitiva do governo fiscalizando as praças e as obras das ruas. O que vejo é que com essa guerra de opiniões entre o município e o ESTADO, quem está perdendo é o povo e principalemente os comerciantes. Alguém tem que avisar a esse pessoal que chegam aqui mandando e desmandando que o POVO CRATENSE, estão precisando de seu espaço e que está época é quando todos estão se confreternizando. Precisamos das praças e aquele espírito natalino ILUMINADO, com as ruas e praças DECORADAS.

jose meneses
r sargento george teles smpaio, centro
Cidade: crato

Assunto: Sem iniciativa

"Sem iniciativa é isso que vejo nos representates público ou do próprio povo de fazer força para defender os interesses da cidade do Crato. Estamos vendo um CANAL inacabado, retorno Crato e Juazeiro sendo levado no papo, Centro de COnvenções sem explicação aparente sobre a causa da paralisação das obras, Encosta do Seminário que não sair do papel, Escola Profissionalizante, também se arrastando, SESI que simplismente da noite para o dia fecharam, como fizeram com os retornos Crato a Juazeiro, monumento que retiram de uma praça que pertence a HISTÓRIA da cidade, as aberturas das praças que estão prontas e que o governador vai vir quando bem entender, enquanto que os comerciantes e o povo ficam no prejuízo e continuamos a esperar pelo divino que venham nos socorrer. Bem, além disso, em plena festas de fim de ano a cidade está suja e a iluminação de muitos postes das ruas às escuras. As ESCURAS, EM VEZ DE natal ILUMINADO esse do Crato, enquanto nas cidades do porte da nossa, todas as praças e as avenidas estão todas decoradas. SEM INICIATIVA nossos representantes e o povo a esperar pelo divino. Deixa eu ir agora que tenho que pagar meus IMPOSTOS."

jose Meneses
R. sargento george teles sampaio, centro
Cidade: crato

Assunto: ELOGIO

"GOSTARIA DE ELOGIAR OS POLITICOS QUE ESTAO FAZENDO AS OBRAS DE REVITALIZAÇÃO NO CENTRO DO NOSSO AMADO CRATINHO, SO ASSIM ELES EMPREGAM VERBAS ,DIFERENTE DE OUTRAS VERBAS QUE VEEM E DESAPARECEM SEM NENHUMA OBRA REALIZADA...SE A OBRA NÃO FOSSE BEM PARA O CRATO, A PREFEITURA NÃO TERIA COLOCADOS AS PLACAS DIZENDO QUE ELA SERIA AUTORA...PARABENS!!!!"

HELOISA CRUZ N. SALES
RUA AUGUSTO EVANDRO DE LIMA - CONJUNTO NOSSA SENHORA DA PENHA
Cidade: CRATO

Uma Resposta: Heloísa, para comentar sobre os assuntos, é preciso ter conhecimento. Você sabia que esse projeto das praças centrais está sendo realizado apenas 1/5 do projeto total ? E você sabia que esse projeto foi feito ainda no Governo Lúcio Alcântara, pela Prefeitura do Crato, Samuel Araripe em 2005/2006 ? Não sabia, né ? Você conhece todo o projeto, sabe quantas ruas serão beneficiadas no total ? Não sabe. Sabe quem está provendo o dinheiro para o projeto ? Banco Mundial. Provavelmente não sabia. Então, é preciso pesquisar as coisas antes de publicar algo, para que não se cometam injustiças. Dihelson Mendonça

Assunto: Representante do Crato

"Na verdade, concordo com o CACÁ ARAÚJO, entretanto o que falta no Crato é o que sobra na cidade vizinha força politica e gente que realmente lutam pela terra. Quando digo que o Crato é sem sorte quero dizer que temos representação, mas faz politica para o interesse próprio e para derrubar um ao outro, esquecendo que o Crato e o povo é quem perde, com essa politica baixa. Se não houver união com representante, que queiram resolver assuntos de interesse do Crato, ficaremos aplaudindo o vizinho."

jose meneses
R sargento geirge teles sampaio, centro
Cidade: crato

Assunto: CHUVAS

"GOSTARIA DE PEDIR AOS SECRETARIOS DO CRATO,QUE PEDISSE PARA ALGUEM FAZER CAPINAÇAO AO LADO DA EEM LICEU DO CRATO,PORQUE O MATO ESTA MUITO ALTO,ALEM DE SER MUITO ESCURO A NOITE,O MATO ESTA AJUDANDO PARA ACONTECER ASSALTOS EM TODOS OS HORARIOS,AGRADECIDA QUE SEREI ATENDIDA OBRIGADA..."

HELOISA CRUZ N. SALES
RUA AUGUSTO EVANDRO DE LIMA - CONJUNTO NOSSA SENHORA DA PENHA
Cidade: CRATO


Assunto: elogio

Amei esse blog de vcs gosto muito dessa terra e fantastica !!!

ROMINA CORDEIRO
Endereço Completo: av.contorno leste bl.56 - c nova metropole
Cidade: caucaia

Assunto: lata velha no Crato

"Gostaria de parabenizar o Sr. higino por representar tão bem o nosso Cratinho de açucar e dizer a amiga Cristiany de São Paulo que as pessoas bem de vida ou não estão batendo fotos na Kombi do Sr Higino. Acredito não haver nebhum oportunismo naquilo pois connheço Dr. Heládio, gosta de carros, de fotos de nossa região, de um ambiente verde, alem de ser um médico humanitário,já ajudou muitas mães grávidas a dar luz a seus filhos com saúde e muitas vezes livres de pagamentos, só com a simples vontade de ajudar um ser humano vir ao mundo. VIVA O CRATO."

joao leite neto
R. carolino sucupira
Cidade: crato - ceara

Assunto: O Crato no Lata Velha

"Ter visto o Sr Higino e o Crato no Lata Velha,Foi muito bom e emocionante.
E, através dessas palavras bem colocadas, de forma clara, pela pessoa do Wilson Bernardo, me faz viajar ao encontro das minhas origens, das compras em budega, das dificuldades que tínhamos para juntar um trocado para comprar uma colherada ou um punhado de alguma coisa, onde só faltávamos estremer as galinhas para botarem seus ovos e trocarmos por outro tipo de alimento... Mais uma vez, parabéns ao Blog do Crato, pelas suas postagens.

Cristiany Ramos de Lacerda
Endereço Completo: Rua Dona Antonia de Queiroz
Cidade: São Paulo

Nota do Editor: Comentários enviados ao Blog do Crato através do formulário de comentaristas, localizado na parte inferior do Blog. Todos os comentários são identificados. Quem não se identificar totalmente, com nome completo, endereço, telefones, poderá ter seu comentário não publicado. O blog do Crato costuma telefonar e entrar em contato com o comentarista, quando duvida dos dados fornecidos ou quando o comentário implicar em danos à imagem de terceiros. Toda a responsabilidade do material publicado recai sobre quem escreveu o comentário. Portanto, é preciso muita responsabilidade ao escrever, para não entrar pelo cano.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato.

PCdoB divulga nota de pesar pela morte do "destacado revolucionário" Kim Jong-Il - Por: Antonio Sávio



O PCdoB lamentou a morte do ditador norte-coreano Kim Jong-Il em nota publicada nesta terça-feira (20) em sua página oficial. O texto é assinado pelo presidente nacional da legenda, Renato Rabelo, e pelo secretário de Relações Internacionais, Ricardo Abreu Alemão.

Na nota, o partido qualifica Kim Jong-Il como “destacado revolucionário”, que “manteve bem altas as bandeiras da independência da República Popular Democrática da Coreia, da luta anti-imperialista, da construção de um Estado e de uma economia prósperos e socialistas, e baseados nos interesses e necessidades das massas populares.”

Veja abaixo a nota na íntegra:

“Estimado camarada Kim Jong Un
Estimados camaradas do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coréia

Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do camarada Kim Jong Il, secretário-geral do Partido do Trabalho da Coreia, presidente do Comitê de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia e comandante supremo do Exército Popular da Coreia.

Durante toda a sua vida de destacado revolucionário, o camarada Kim Jong Il manteve bem altas as bandeiras da independência da República Popular Democrática da Coreia, da luta anti-imperialista, da construção de um Estado e de uma economia prósperos e socialistas, e baseados nos interesses e necessidades das massas populares.

O camarada Kim Jong Il deu continuidade ao desenvolvimento da revolução coreana, inicialmente liderada pelo camarada Kim Il Sung, defendendo com dignidade as conquistas do socialismo em sua pátria. Patriota e internacionalista promoveu as causas da reunificação coreana, da paz e da amizade e da solidariedade entre os povos.

Em nome dos militantes e do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expressamos nossas sentidas condolências e nossa homenagem à memória do camarada Kim Jong Il.

Temos a confiança de que o povo coreano e o Partido do Trabalho da Coreia irão superar este momento de dor e seguirão unidos para continuar a defender a independência da nação coreana frente às ameaças e ataques covardes do imperialismo, e ao mesmo tempo seguir impulsionando as inovações necessárias para avançar na construção socialista e na melhoria da vida do povo coreano.

Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB e Ricaro Abreu Alemão secretário de Relações Internacionais do PCdoB.”
Fonte: Uol notícias.

NELSON RODRIGUES
"Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas".

Notícias do Crato - 21/12/2011


Museu Histórico do Crato será reformado a partir de janeiro deste ano

Após diversos estudos e planejamentos para iniciar os trabalhos de reforma e melhorias do Museu Histórico do Crato, serão iniciadas em janeiro do próximo ano, a reforma do equipamento. O Museu receberá modernização e melhores condições de acondicionamento de objetos de arte.

A reforma envolve desde modernização do prédio, conservando a sua originalidade; à inserção de novo piso, teto, iluminação, ar condicionado central, segurança contra incêndio e elevador para cadeirantes.

Administração Samuel Araripe vai instalar internet grátis nas praças para todos os usuários

Logo que as obras de reforma das praças da Sé, Siqueira Campos, Juarez Távora e Alexandre Arraes forem concluídas, a Prefeitura do Crato vai instalar a Zona de Internet Grátis - ZIG. A iniciativa tem por base a resolução da Organização das Nações Unidas – ONU, em que a informação deve ser democratizada da melhor forma possível por se tratar de um direito da humanidade. O vereador George Macário de Brito, do PV, autor do projeto da ZIG, informou que a determinação da ONU é fazer com que os governos abram o sinal da Rede Mundial para que todos tenham acesso, gratuitamente, a exemplo do sinal aberto de televisão.

A ZIG funcionará através de sinal transmitido de uma antena, possibilitando ao usuário abrir seu computador na praça e usá-lo da forma que quiser e o tempo que quiser, sem pagar absolutamente nada por isso, e sem ser preciso a utilização de operadoras numa velocidade compatível. O serviço, que será mantido com recursos da prefeitura, ficará disponível 24 horas e acessível a estudantes, pesquisadores e a todas as pessoas de todas as classes sociais.

George explicou também que a idéia é levar a ZIG para outras praças fora do centro da cidade e bairros periféricos. De acordo com o projeto de lei, que já foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, os gestores públicos municipais subseqüentes ficarão obrigados a garantir a operacionalidade do sistema e que não funcione apenas enquanto durar a administração do prefeito Samuel Araripe.

Boletos do Garantia Safra estão sendo entregues até o final do mês em Crato

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Programa Garantia Safra, comunica aos agricultores e agricultoras, que os boletos do Programa 2011/2012, estão sendo entregues durante os dias úteis do mês de dezembro na sede da Secretaria, na Rua 7 de Setembro, 150 - São Miguel. Crato-CE (Centro Administrativo da Prefeitura do Crato) das 7 e 30 as 13 e 30 horas. Importante: Somente serão entregues os boletos, com apresentação do CPF do produtor ou produtora. No caso dos casados, é necessário o CPF dos dois.

Município do Crato se reúne para elaborar programação de ações e metas 2012

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS, realiza próxima quinta-feira, dia 22 a elaboração da Programação de Ações e Metas PAM 2012 do município. O evento acontecerá no Centro de Saúde Teodorico Teles das 8 ao meio dia.

De acordo com Anna Philomena Brito, coordenadora da Programação de Ações e Metas, na ocasião serão discutidas ações voltadas para promoção e prevenção de HIV/AIDS e hepatites virais no município seguindo as normatizações do Ministério da Saúde. A Coordenadora municipal DST/HIV/AIDS, Hylnara Brito, ressalta e importância desse evento de planejamento para que mais ações sejam desenvolvidas em prol da saúde do Crato. O Município vem ampliando o acesso à saúde de diversas formas. O Secretário de Saúde, Cícero França, deseja promover ainda muitas melhorias para a comunidade cratense com cada vez mais qualidade de vida.

CONTATOS:
PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
(88) 3521.7069


Cidadão cratense questiona publicidade que anuncia Inauguração das Praças Centrais do Crato


NE - Deputado Caronista ?

"Meu caro amigo Dihelson, hoje pela manhã presenciei um carro de som convidando a população da cidade do Crato para a inauguração da "primeira etapa" do projeto de reformas das praças centrais do Crato. Até ai tudo bem, o que me chamou atenção, foi o texto que estava sendo anunciado, onde dizia que o "deputado Sineval Roque e o governador Cid Gomes" convida toda a população Cratense para a referida inauguração... Questionei sobre o texto pois em momento algum, como é de conhecimento da população do Crato, este projeto é de autoria do Prefeito Samuel Araripe e que foi idealizado e elaborado no inicio de 2006, onde "esse" governador ainda não estava no governo, era o ultimo ano do Governo do Dr. Lúcio Alcantara.

Outro fato que deve ser observado é que todo recurso é de origem do Banco Mundial e que para ser liberado, teve que ser aprovado no Senado Federal, pois o recurso não era só para as obras das praças centrais do Crato, foi também para construção do Centro de Convenções, revitalização da encosta do seminário e muitas outras obras nas demais cidades do Cariri e do Ceará. Voltando as reformas das praças e revitalização do Centro do Crato, a pessoa que estava dirigindo o carro de som, me questionou onde estava a participação do município nesse projeto, coitado, ele está desinformado, pois o município tem sua participação na elaboração do projeto, e verdadeiramente um belo projeto, não como está sendo executado, onde outras ruas do centro seriam também modificados sua pavimentação, interligando as SEIS PRAÇAS CENTRAIS e não somente as QUATROS como estão sendo feitas, ficou de fora a praça Francisco Sá e a do Paço Municipal, o município também, trocou todas as tubulações de água das ruas centrais do Crato, principalmente as que deveriam ser reformadas no projeto de revitalização do centro da cidade do Crato, tubulações essas que foram colocadas a mais de cinquenta anos e que ainda eram tubulações de ferro e que estavam em processo de deteriorização, esse projeto executado pelo município já vizava o projeto que iria ser colocado em prática logo a seguir e que era uma exigência do Banco Mundial, água em abundância e de qualidade para todos...

É lamentável, esse "deputado" sempre querendo pegar carona, ou como se diz no popular, querende ser o PAI DA CRIANÇA de um projeto que ele nem sabia que existia... Vale salientar também, que para a "inauguração dos degraus" do bairro Pinto Madeira e os da ladeira da rua Bárbara de Alencar, ele (o deputado) montou o mega palco e trouxe uma banda de forró, fechando uma das principais avenidas de entrada e saída do Crato, a avenida Perimetral Dom Francisco, imagine para um projeto que nem esse, que não é de sua autoria e que se realmente fosse executado na íntegra nos seus pequenos detalhes, certamente quem deveria tocar nessa festa de inauguração na concepção desse deputado, seria PINK FLOYD, U2, TITÃS, PARALAMAS, ROBERTO CARLOS... É MUITA DEMAGOGIA..."

FRANCISCO MENEZES
CRATENSE COM MUITO ORGULHO

Uma Resposta: Meu amigo Francisco Menezes, nestas épocas de eleição aparecem crianças com muitos pais, gente que nunca fez nada pela cidade posa de pai de muitas coisas. E é preciso ter cuidado com pré-candidato que começa a abrir os bolsos dando tijolo, telha, etc... Abraço, Obrigado.

Dihelson Mendonça


Câmara do Crato é uma Fábrica de Títulos de Cidadão Cratense...


Sem querer desmerecer o novo homenageado, o Sr. Marcos Eliano, que foi agraciado com o título de cidadão cratense, presenciamos nos últimos meses um verdadeiro "desfile" de títulos de cidadão cratense outorgados pela câmara municipal.

Algo que deveria ser somente concedido em ocasiões muito especiais se BANALIZOU. Está perdendo o valor. A Câmara municipal, ou seja, alguns vereadores, ao invés de fazer projetos para a nossa cidade que busquem a melhoria da população, ficam aí inventando título de cidadão Cratense para os seus compadres, amigos, ou procurando pessoas ilustres ( que já são ilustres ) a fim de conceder o título. A TAREFA DO LEGISLATIVO É LEGISLAR. Vamos mostrar projetos, vamos fazer alguma coisa pelo Crato! Vamos parar com essas brigas políticas dentro da câmara, pois isto não leva a nada. Assim como causa revolta na nossa população, tremenda quantidade de títulos outorgados e a mudança de nomes das ruas do Crato.

A grosso modo, a câmara municipal do Crato se prestado basicamente para 3 coisas:

- Conceder títulos de cidadão Cratense
- Brigas de Famílias Tradicionais por Politicagem
- Mudar o nome das ruas do Crato, desagradando a população.

Se vocês quiserem parecer tão bons aos olhos da população quanto pretendem ser, façam por merecer e mostem mais serviços, porque até agora, pouca coisa realmente importante tem sido feita, e a população está cada vez mais de olho na câmara. Pensem 4 vezes antes de inventarem novos títulos de cidadão Cratense, já que para o Maior nome da cidade, o Fundador Frei Carlos Maria de Ferrara, não existe uma só rua com esse nome. Que Vergonha, Hein ?

Dihelson Mendonça

MARCOS ELIANO É O NOVO CIDADÃO CRATENSE

Foi realizada ontem, à noite, a solenidade de entrega do título de cidadania ao professor Marcos Eliano. O auditório da Universidade Regional do Cariri - Urca recebeu um grande público, formado por colegas de profissão, amigos, familiares e representantes da Câmara Municipal. O Presidente do Poder Legislativo cratense - Vereador Florisval Coriolano (PSD) e os vereadores Ailton Esmeraldo - vice presidente da Câmara (PP) e Pedro Alagoano (PSB) autores do Projeto de Resolução, além de Antônio Apolinário Neto (PMDB) - secretário da Mesa Diretora.

O homenageado agradeceu ao povo do Crato, a Universidade Regional do Cariri e a Câmara Municipal do Crato pelo o apoio, e a homenagem prestada.

Com Informações da CMC


ZONA AZUL VAI DISCIPLINAR E MODERNIZAR O TRANSITO NO CENTRO DA CIDADE DO CRATO


Crato instala Zona Azul


O atropelamento é um dos mais graves acidentes do transito. Para evitá-lo é preciso que haja organização, educação do condutor do veículo e do pedestre e respeito as leis reguladoras. É com este pensamento que está sendo montada a nova engenharia para o transito do Crato e que será implantada logo que o governo do Estado entregue ao município as obras de requalificação urbana que estão sendo realizadas no centro da cidade. Conforme o diretor do Departamento Municipal de Transito, Luis Joatan de Sousa, a idéia é redimensionar, dinamizar e modernizar o fluxo de veículos nas ruas centrais. O plano consiste na implantação do sistema rotativo de estacionamento, denominado de zona azul que exige uma serie de providencias, tais como, sinalização horizontal e vertical, contemplando a organização dos mototaxistas, estacionamento gratuito para deficientes físicos e idosos e criar áreas prioritárias nas proximidades de farmácias e clinicas. Garantiu Joatan que o demutran está devidamente equipado para proceder a implantação do novo sistema. Para a demarcação das áreas foi adquirida uma maquina de sinalização viária que dispensa o trabalho manual feito com pincel.

De acordo com o projeto das reformas das praças, será terminantemente proibido estacionar carros e motos dos dois lados das Ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino, onde vai ser implantada a zona azul. Esclareceu o diretor do demutran que esse sistema poderá ser alterado e permitindo estacionamento do lado direito dessas vias. Outra modificação que está sendo estudada é a questão do embarque e desembarque de passageiros dentro da área zona azul o que poderá provar problemas na fluidez de veículos, haja vista a redução para seis metros na largura das ruas. E somente na Rua João Pessoa a engenharia está decidindo que não vai ser possível carga e descarga de mercadorias em horários comerciais e isto só será permitido após as 18 horas nos dias uteis e aos sábados após as 13 horas. Esclareceu ainda que os proprietários de carros e motos residentes nas áreas onde ficará a zona azul e que não possuem garagem não vão poder manter seus veículos estacionados gratuitamente frente as suas casas nos horários comerciais.

Outro assunto que está sendo discutido dentro do processo de montagem do novo plano de transito do centro do Crato, é em relação a instalação de semáforos nos cruzamentos de ruas de maior complexidade a exemplo da Zacarias Gonçalves com Teodorico Teles, São José com Coronel Luiz Teixeira e Tristão Gonçalves com Almirante Alexandrino. A idéia, explicou o diretor do demutran, é instalar seis semáforos até o final de 2012. Cada equipamento custa aproximadamente 32 mil reais, incluindo a instalação e isto só será possível graças a parceria com o Departamento de Transito do Ceará DETRAN, concluiu Joatan de Sousa.

Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador do Blog do Crato

Profetas das chuvas apontam bom inverno para 2012


Na obervação das plantas, insetos e pássaros, como a casa da Maria-de-barro, os profetas definem suas previsões. Alguns, no entanto, têm cautela na previsão - Baseando-se no comportamento da natureza, estudiosos afirmam que existe a possibilidade de enxurrada - O criador de gado leiteiro, Chico Leite, é um dos principais nomes entres os profetas que estarão reunidos em Quixadá. Alguns estudiosos do comportamento da natureza afirmam que existe possibilidade de haver enxurrada.

Quixadá. Alguns "profetas da chuva", como são conhecidos os sertanejos especializados em prever a chegada da estação chuvosa através dos sinais da natureza, começaram a divulgar os resultados de suas experiências. Para firmarem suas conclusões ainda faltam algumas observações como as luas na noite de Natal e do Ano Novo. Porém, como estão entre os mais conceituados de Quixadá, adiantam seus diagnósticos.

Para eles, o inverno promete ser similar, e até melhor, em relação ao registrado neste ano. Eles também alertam para chuvas fortes logo no início no Ano Novo. As enxurradas da semana passada na região do Cariri devem se repetir e atingir também a Zona Norte do Ceará.

O agricultor Francisco Leite Filho, o Chico Leite, é um deles. Conforme o profeta, a barra da Lua de 18 de outubro, o movimento das formigas de roça e as revoadas dos tetéus para construírem seus ninhos, em busca de lugares afastados da cama d´água do Açude do Cedro, onde ele cria gado em um dos lotes do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), são sinais suficientes para antever a situação do próximo inverno. Pelos estudos dele, será semelhante ao deste ano.

Cautela na previsão

Por outro lado, a natureza anda confundindo quem se apropria de sua metamorfose para prever a sua reação, principalmente quanto à chegada das chuvas, ao longo dos meses. Ele se refere aos juazeiros; alguns já floriram e descarregaram cedo; outros, ainda estão abrindo a folhagem. Coisas assim não aconteciam anteriormente. A florada era para ser toda igual. Talvez seja motivo de enxurrada no início de 2012. Mas ele prefere esperar a primeira lua cheia do próximo ano para se certificar. "Se vier com muita ventania e nevoeiro, o chuveiro vai ser realmente "espatifado", acredita.

Ao lado de Chico Leiteiro, Antonio Lima, Joaquim Muqueca, Paroara e Jacaré, Chico Leite tem feito boas previsões, principalmente nos últimos anos. Uma curiosidade sobre suas experiências, herdadas de pai para filho, é a da garrafa de São João. Ele enterra o vasilhame de vidro com água pela metade, ao lado da fogueira; alguns dias depois, a garrafa é desenterrada. Se o nível da água for maior vai haver mais chuva do que no inverno anterior. Caso seja menor, chove menos. Pode parecer uma superstição, mas a experiência popular tem dado certo.

Fonte: Alex Pimentel
Colaborador do Jornal Diário do Nordeste

Segundo escritor, Lampião tinha um amante e dividia com Maria Bonita


NE - Ora, ora, um Lampião gay ? que imaginação desses escritores...

Uma biografia de Lampião foi proibida por um juiz de Aracaju-SE porque defende a tese que o rei do cangaço era homossexual e dividia com a mulher, Maria Bonita, o também cangaceiro Luiz Pedro. A ação na Justiça foi movida por Expedita Ferreira Nunes, filha de Lampião e Maria Bonita, hoje com 79 anos.

Em seu despacho, o juiz alegou que a decisão foi tomada para "proteger a honra e a intimidade da requerente e seus genitores". O autor do livro, Pedro de Morais aprofundou suas pesquisas quando trabalhou como juiz em Poço Redondo (SE), cidade na qual Lampião morreu em 1938. "Ex-cangaceiros me falaram que Lampião tinha encontros amorosos com Luiz Pedro. São histórias comuns na região."

O autor também questiona Lampião ser o verdadeiro pai de Expedita, porque ele ficou incapacitado de procriar após ser atingido por um tiro na genitália, em 1922. "A família ficou incomodada, mas meu livro é sério e embasado . Tenho certeza que vamos cassar a liminar."

Via Lindomar Rodrigues
Colaborador

Epa! Deputados federais querem 30% de reajuste na verba de gabinete - Postado por J.Tavares


“No apagar das luzes dos trabalhos do Congresso, os 513 deputados poderão ser contemplados com aumento da verba de gabinete, usada para pagar até 25 funcionários que trabalham nos estados e na Câmara. Segundo o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), os funcionários dos gabinetes estão há cinco anos sem reajuste. Maia observou, no entanto, que o aumento só será concedido ser for aprovado na proposta orçamentária para 2012, que deverá ser votada amanhã no Congresso. Os deputados reivindicam que a verba de gabinete hoje em R$ 60 mil salte para R$ 80 mil mensais, um aumento superior a 33%.

“Essa decisão (de reajuste) ainda não está tomada; é uma decisão que tem que ser tomada à luz do Orçamento”, afirmou Maia, ao fazer hoje um balanço das votações da Câmara durante este ano. Ele defendeu que os servidores públicos tenham uma política automática de reposição das perdas inflacionárias. “Esses servidores são aqueles que têm um salário menor. Vamos tentar, em algum momento, garantir que haja uma recomposição mínima desses salários”, explicou o presidente da Câmara.

O reajuste da verba de gabinete não precisa ser aprovado pelo plenário da Câmara. Basta um ato da Mesa Diretoria para a concessão do aumento. A pressão dos deputados para aumentar a verba de gabinete de R$ 60 mil para R$ 80 mil é grande. Sem esse reajuste, os deputados alegam que não podem, por exemplo, elevar o salário de seus chefes de gabinete. Marco Maia afirmou que se o reajuste for concedido, isso ocorrerá apenas depois da aprovação da proposta orçamentária de 2012, prevista para ser votada amanhã. O orçamento da Câmara para o ano que vem é de R$ 4,35 bilhões.

Marco Maia pretende comemorar o seu primeiro ano à frente da Câmara com um pronunciamento hoje à noite em rede nacional de rádio e televisão. Segundo sua assessoria, ele pretende fazer um balanço das votações feitas ao longo do ano.”

Fonte: (Agência Estado)



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30