xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 dezembro 2011

Município de Farias Brito comemora 75 anos de Emancipação Política - Aureliano Pinheiro


O Município de Farias Brito comemora na data de 20 de dezembro, 75 anos de emancipação política. O nosso Município sempre manteve uma forte ligação com a Vila de Santa Tereza que pertencia ao Município de Farias Brito até emancipação política de Altaneira.

Até o ano de 1983 Altaneira estava sob a Jurisdição da Justiça Eleitoral de Farias Brito.

Apresentamos a seguir uma Síntese da História de Farias Brito extraída da “Revista Farias Brito em Nossas Mãos”editada no primeiro ano da Administração do Dr. José Maria Gomes Pereira.

Histórico

Território habitado originalmente pelos índios Cariús, o município de Farias Brito, antigo Quixará, começou a ser organizado em princípios do século XVIII, originário da concessão de datas das sesmarias.

Por ato de 22 de julho de 1873 e por Lei Provincial nº. 2.042, de 06 de novembro de 1883 foi elevada a categoria de Arraial de Quixará. O Decreto nº. 82, de 13 de outubro de 1890, elevou-o a condição de município autônomo, com a denominação de Quixará, desmembrando-o das terras de Assaré. No dia 15 de novembro do mesmo ano, foi instalado oficialmente o novo município, tendo como prefeito José Alexandre Nunes.

Em 9 de outubro de 1920, porém, são cessadas as suas autonomias políticas e administrativas pela Lei Estadual nº. 1.794, ficando Quixará sob a dependência de Santana do Cariri. Posteriormente, o então distrito de Quixará foi transferido para o município do Crato, passando, em seguida, para o de São Mateus, atual Jucás, e voltando, em 1933, ao município do Crato. Em 1936, a Lei nº. 268, de 20 de dezembro, restituiu-lhe a categoria de Município.

A paróquia local foi criada por ato do bispo Dom Francisco de Assis Pires, no dia 16 de abril de 1938, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição. A matriz da cidade foi construída em 1867, tendo à frente o padre Henrique José Cavalcante, seu primeiro Capelão. Atualmente, a divisão político-administrativa do município, distante de Fortaleza 481 Km, além da sede consta de três distritos: Cariutaba, Quincuncá e Nova Betânia.

A área geográfica onde se localiza a atual comunidade foi outrora, campo de atividade da valente tribo indígena Cariús, que habitava grande parte da zona sul do Ceará. O povoamento da terra teve início no primeiro quartel do século XVIII e se originou da concessão de datas de sesmarias a alguns pioneiros. Registro da crônica histórica dá conta que um dos vultos marcantes da formação da comuna foi o coronel Francisco Gomes de Oliveira Braga, chefe político muito influente que consegui fosse o florescente povoado elevado à categoria de vila e posteriormente a Município. Origem do Topônimo: nome primitivo do município era Quixará. É um topônimo de origem indígena. Vem de “quixa” o que corta, o dicotiles “queixada” mais “à” (sufixo, dizendo “composto do”– composto de queixadas; lugar onde abundam esses dicotiles. Posteriormente o nome do Município foi mudado para Farias Brito em homenagem ao filósofo Raimundo de Farias Brito. Gentílico: fariasbritense

Formação Administrativa

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aparece constituído de 2 distritos: Quixará e Barreiros. Pela Lei estadual nº. 1794, de 09 de outubro de 1920, é extinto a vila de Quixará, sendo seu território anexado ao município de Santana do Cariri. Pela Lei estadual nº. 2359, de 26 de julho de 1926, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Santana do Cariri, para ser anexado ao município de Crato. Pelo Decreto estadual nº. 193, de 20 de maio de 1931, o distrito de Quixará deixa de pertencer ao município de Crato, sendo incorporado ao município de São Mateus. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Quixará, volta a pertencer ao município de Crato. Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Quixará, pela lei nº. 268, de 20 de dezembro 1936, desmembrado de Assaré. Pelo decreto estadual nº. 448, de 20 de dezembro de 1938, o município de Quixará adquiriu o distrito de Ingá (Cariutaba), do município de São Mateus.

Sob o mesmo decreto acima citado é criado o distrito de Quincuncá e anexado ao município de Quixará. Pelo decreto-lei estadual nº. 1114, de 30 de dezembro 1943, o distrito de Ingá passou a denominar-se de Cariutaba.

FONTE: http://poetacicerojaco.blogspot.com/2011/12/emancipacao-politica-de-farias-brito.html - www.blogfariasbrito.com - Rede Blogs do Ceará.

Trabalho Infantil – Papai Noel um dia vamos poder brincar? - Por: Reginaldo de Souza Silva


“Quem acolhe um desses pequeninos a mim acolhe” (Mt 18,5)

É fácil entender e compreender porque um país que caminha para ser a quinta economia mundial convive e sobrevive com a exploração do trabalho de crianças e adolescentes, que abandonadas a própria sorte atuam nos lixões, nas feiras, na construção civil, na agricultura, no trabalho doméstico, no tráfico, no transito, nas barracas, olarias, no sexo e roubo etc.
Há outros com o aval de Juízes e promotores de Justiça de todo país, que concederam segundo a Relação Anual de Informações Sociais - Rais/MTE entre 2005 e 2010, 33.173 mil autorizações de trabalho para menores de 16 anos, contrariando as Convenções Internacionais 138 e 182 que o país é signatário, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (que proíbe que menores de 16 anos sejam contratados para qualquer trabalho, exceto como aprendiz, a partir de 14 anos).
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios de 2009, 4,2 milhões de crianças e adolescentes brasileiros estão em situação de trabalho no Brasil, 486 mil trabalhadores infantis estão localizados na Bahia, que junto com, o Piauí e o Maranhão, segundo a (OIT) para cada 100 crianças 17 trabalham.

Contrário aos discursos oficiais de garantia de direitos humanos de crianças e adolescentes, aos princípios e bandeiras do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12 de junho), dos bons desempenhos da economia nacional nas últimas décadas, os despachos judiciais autorizando o trabalho infantil aumentaram vertiginosamente em todos os estados brasileiros, São Paulo concedeu 11.295 mil autorizações e Minas, 3.345 mil. Entre os absurdos e ilegalidade regularizada pela interpretação pessoal dos magistrados, está a quantidade de autorizações envolvendo crianças e adolescentes: 131 para de 10 anos; 350 para as de 11 anos, 563 para as de 12 e 676 para as de 13 anos.

As decisões autorizavam trabalhos no comércio ou na prestação de serviços, em atividades agropecuárias, fabricação de fertilizantes (onde há contato com agrotóxicos), construção civil, oficinas mecânicas e pavimentação de ruas, entre outras. O MPT pediu à Justiça da Paraíba que cancelasse as autorizações dadas por um promotor de Justiça que, entre outras decisões, duas permitem que adolescentes trabalhem no lixão municipal.
A maior parte das autorizações é concedida com a justificativa de que os jovens, na maioria das vezes de famílias carentes, precisam trabalhar para ajudar os pais a se manter. Valorizar o trabalho como principio educativo em que a criança e o adolescente ajuda o pai e a mãe em casa, participa de alguns afazeres domésticos, aprende a importância do trabalho é fundamental, mas, em nenhuma hipótese, poderá prejudicar o tempo a ser dedicado aos estudos, ao lazer, ao desenvolvimento social ou comprometer a sua saúde.
O aumento da evasão escolar só agrava a situação, na Bahia, em um ano, cerca de 15.000 crianças e adolescentes passaram a trabalhar, reforçando dados que apontam que a incidência de trabalho infantil contribui para a renda menor na idade adulta.

Exploração sexual não é trabalho, é problema social de sobrevivência, ilícito, real, cruel, imoral. Existe porque há tolerância. A exploração do trabalho infantil está relacionada a estigmas como a cor, a etnia, orientação sexual, classe social, escolaridade etc. Precisamos humanizar os direitos, garantir o direito positivo, educação e saúde de qualidade para todos, antes de existir a violação. Pois, criar leis que criminalizam é mais fácil. Peço aos senhores juízes, promotores, governadores e prefeitos que não sejam apenas legalistas, que observem - há pessoas por detrás das leis e dos fatos.

Convido a todos a refletirem – o que temos de mais grave em nosso município? Qual a nossa realidade (diagnóstico)? Quais as prioridades de enfrentamento? A busca da solução está na mobilização social, no trabalho em rede, no reconhecimento da incompletude institucional. Em 2013 o Brasil será a sede da 3ª Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil, o que iremos apresentar ao mundo?

Crianças e Adolescentes perguntam: Papai Noel, um dia vamos poder brincar? desejando um FELIZ NATAL PARA TODO(A)S!

*Reginaldo de Souza Silva, Doutor em Educação Brasileira, professor e coordenador do Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O CARIRI TEM OS MELHORES CURSOS DE ENFERMAGEM E UM DOS PIORES MERCADOS DE TRABALHO - Por: Wilson Rodrigues


Com a implantação do Programa Saúde da Família, o mercado de trabalho para o enfermeiro no Cariri tem se ampliado nos últimos anos, porem precisa melhorar muito em determinados setores. A declaração é da diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS, da Universidade Regional do Cariri URCA, professora Eglidia Carla Figueiredo Vidal. Ela conta que a região não consegue contemplar os quase 500 profissionais formados anualmente pela Faculdade Leão Sampaio, Faculdade de Juazeiro do Norte FJN, Faculdade de Medicina de Juazeiro FMJ e Universidade Regional do Cariri URCA, em Crato, e eles acabam indo trabalhar em outros Estados como Piauí, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A saúde publica ainda é o setor que mais emprega enfermeiros no Cariri, disse ela. Onde o profissional poderá desempenhar atividades de ação de gestão, coordenação de setores, programas de agentes comunitários, núcleos de apoio a saúde da família, centro de atenção psicossocial CAPS, nos hospitais, nas escolas, nas empresas e de forma autônoma.

Eglidia explicou que, apesar do favorecimento do mercado com o surgimento de novas áreas de atuação, os postos de trabalho criados não têm ocorrido na mesma proporção do numero de profissionais formados. Em sua opinião é necessário mudar uma cultura no sentido de que, quanto maior a quantidade de enfermeiros, melhor é a perspectiva na recuperação da saúde das pessoas e no controle dos agravos que elas estão vivenciando, não só na questão das enfermidades como também no trabalho preventivo. A professora disse que é preciso também observar as normas e portarias regulamentadoras do Conselho Nacional de Enfermagem CONFEN, Agencia Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA e do próprio Ministério da Saúde estabelecendo critérios, direitos e deveres do enfermeiro e dos empregadores de acordo com o perfil de atendimento de cada instituição. A diretora do CCBS disse que é inaceitável e incompreensível a ausência desse profissional em serviços críticos e de urgência em quantitativo relacionado ao numero de leitos.

Eglidia Carla Figueiredo Vidal informou que o curso de enfermagem da URCA está construindo um programa de pós-graduação, ou seja, mestrado em enfermagem para submetê-lo ao Centro Coordenador de Mestrados e Doutorados do Brasil, relatando a dimensão da enfermagem no Cariri, suas dificuldades e potencialidades na esperança de favorecer a qualificação de professores da área na região e com isto ampliar a atuação profissional.

O curso de enfermagem da Universidade Regional do Cariri foi instalado no ano de 1998 e nos seus 13 anos de atuação formou mil e 57 profissionais, destes, 515 foram lançados no mercado de trabalho. Já o curso da Faculdade de Ciências Aplicadas Leão Sampaio, está em funcionamento desde 2006. Oferece 200 vagas anuais e já formou em 5 anos, 527 enfermeiros. Na Faculdade de Juazeiro do Norte FJN, o funcionamento do curso de enfermagem iniciou também no ano de 2006, com registro de entrada de 120 estudantes por ano e já formou 164 enfermeiros. A Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte iniciou as atividades acadêmicas do curso de enfermagem em agosto de 2011 e não dispõe ainda de dados sobre quantidade de vagas e corpo docente.

Wilson Rodrigues
Repórter e Colaborador

Com Internet Grátis para toda a População e Centro Requalificado, Crato ganha aspecto de cidade moderna de primeiro mundo - Por: DIhelson Mendonça


Uma cena que será cada vez mais comum, qualquer pessoa poderá acessar a internet nas Praças do Crato. A administração Samuel Araripe estará disponibilizando Internet Grátis para a população logo após a reforma das Praças Centrais. Assim, a população poderá acessar internet no centro da cidade usando seu próprio telefone celular, notebook ou qualquer aparelho de acesso à internet. O objetivo é democratizar a Informação e as comunicações, já que a internet é uma ferramenta poderosíssima que tem inúmeras utilidades, desde o envio de mensagens por e-mails, pagamento de contas e transferências financeiras em bancos virtuais, documentos, Notas Fiscais eletrônicas, consultas a bancos de dados, acesso às redes sociais, pesquisas, educação e entretenimento. A internet está em tudo que se faz. Crato dá um grande e pioneiro passo rumo à moderniade, somente disponível nas melhores cidades do planeta. Com o centro da cidade requalificado, nessa imensa reforma que é projeto da Prefeitura, com execução do Governo do Estado com recursos do Banco Mundial, a cidade ganha uma aparência de primeiro mundo, inclusive com nova arborização. Parabéns ao prefeito Samuel Araripe e ao vereador George Macário por mais esta iniciativa que vem contribuir para consolidar o Crato como uma cidade que ruma para o progresso e a qualidade de vida dos seus habitantes.

Dihelson Mendonça

Shopping Center RESIDENCE – No Crato, você compra bem…


Compre bem! Compre nas lojas do Shopping Residence, em Crato.

IMG_0959

Conforto e Qualidade em qualquer época do ano...

Dsc04012


Dsc03933

Dsc03892

Shopping Center RESIDENCE – Parceiro do Blog do Crato

Duas notas para esta 3ª feira -- por Armando Lopes Rafael

--  El Cid vem a Crato




Consta  que a Imperatriz Catarina II (1729-1796) resolveu fazer uma viagem ao interior da Rússia. À frente dela foi um emissário da corte que ia construindo paisagens ao longo do caminho que a Senhora de Todas a Rússias iria passar. Casas novas foram edificadas; camponeses ganharam novas roupas; Caminhos foram limpos... E  foi isso  o que Catarina viu.
Lembrei-me desse fato ao passar em frente ao feio e inacabado prédio do futuro Centro de Convenções do Cariri (já conhecido como “cuscuzão”) localizado à margem da rodovia Padre Cícero. O governador Cid vem 5ª feira, dia 22, a Crato. Pois não é que já estão limpando o mato e os entulhos que proliferavam em frente ao Centro de Convenções... Cid, que vem inaugurar as reformas de duas praças e dos serviços de requalificação urbana de uma rua no centro de Crato, vai ver tudo limpinho. E, de quebra, será agraciado com o título de Cidadão Cratense, iniciativa da Câmara de Vereadores. Ufa! A partir de agora não será só o governador de Pernambuco – o simpático e competente  Eduardo Campos – a ostentar este título honorífico. Ave Crato, os césares te saúdam!


2 -- Coreia do Norte: de pai para filho desde 1955




Pois é. Anterior (em quatro anos)  à instituição da dinastia dos Castro em Cuba (esta no poder desde 1959) outro país comunista, a República Popular e Democrática da Coreia (sic), – coincidentemente governada pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia – tem outra dinastia “imperial” que a dirige há 57 anos. O primeiro membro dessa dinastia, – Kim il Sung – foi o dono do país desde a Guerra com a Coreia do Sul até 1994. O filho deste –  Kim Jong-il –   assumiu no lugar do pai em 1994 foi  dono da Coreia do Norte até o último sábado, dia 17, quando morreu. E, para perpetuar a  linhagem, acaba de ser “escolhido” pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia o jovem  Kim Jong-un, neto e  filho dos anteriores “Kim” citados.

Uma das características do comunismo é a insinceridade e a mentira. Pregam, os comunistas,  que o poder deve ser exercido pela  “classe trabalhadora”, como ensinou Marx-Engels. Mas quando se instalam no poder,  este passa ser dirigido por clãs familiares. Como ocorre há mais de meio século em Cuba e na Coreia do Norte.  Enquanto isso a “capitalista” e “decadente”  Coreia do Sul –  onde não há "dinastias", nem "ideologias", nem Partido dos Trabalhadores no poder –  é 18 vezes  mais rica que o país do Norte. Ora, os dois países têm a mesma topografia, relevo, sistema de chuvas, clima e  língua. Qual a razão dessa diferença tão gritante  entre as duas Coreias? O regime de governo que as dirige. O comunismo não permite a liberdade individual, cerceia a livre iniciativa e o resultado é  a ineficiência burocrática generalizada em todos os setores; a decadência  do setor produtivo; o setor industrial estagnado e deficitário.
Cuba e Coreia do Norte estão aí para provar!

DOCE NATAL:Secretários Se divertem ao tempo das traquinagens - Wilson Bernardo.


Ser feliz é tão simples...Como ser criança depois de um tempo envelhecido.A felicidade só precisa de momentos e tempo!A seriedade de um homem se rende quando o mesmo abre seus corações para o mundo das crianças.Viver plenamente é sempre ou de vez enquanto se comportar como criança!


O homem é pleno quando deixa fluir suas emoções...


Dr.Nivaldo e Procópio uma longa vida de uma doce alegria!


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

ICC ELEGERÁ A NOVA DIRETORIA

Durante todo o dia 30 de dezembro de 2011, em sua sede à Praça Filemon Teles, em Crato, conforme convocação do seu atual presidente, Dr. Manoel Patrício de Aquino, o Instituto Cultural do Cariri permanecerá em Assembléia Geral Extraordinária para eleger sua nova Diretoria relativa ao biênio 2012/2013.

Podem votar e ser votados todos os ocupantes de cadeira do sodalício visando preenchimento dos cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro, além dos componentes do Conselho Superior.

Desde 8 até 17h, acontecerá a coleta dos votos na composição dos dirigentes da principal instituição lítero-cultural de Crato.


TITULO DE CIDADÃO HONORÁRIO -Por Maria Otilia


Concordo plenamente com Dihelson, quando este fala sobre o grande número de títulos concedidos através de projetos dos nossos vereadores. Acredito que seria mais prudente, ter critérios específicos para denominar de " cidadãos cratenses", pessoas que contribuem ou contribuiram de forma efetiva para a melhoria do nosso município.

Vejamos abaixo o que significa e quais os critérios para ser cidadão honorário de um município, estado ou país:

1. O título de cidadão benemérito é entregue a personalidades que merecem gratidão por serviços importantes ou procedimentos notáveis perante a sociedade, se tornando ilustres e distintas para a cidade. O título de cidadão honorário é oferecido aos cidadãos que foram honrosos no município, que se empenharam em diversas ocasiões em trabalhos para a sociedade.

2.O título de cidadania deveria ser concedido aos que, não naturais do município, tenham se sobressaído no campo da ação ou do pensamento e hajam prestado relevantes serviços à comunidade local.”

3.O título honorífico de Cidadão é, portanto, o mais importante título conferido pelo Poder Legislativo a alguém não nascido em Crato, mas que aqui tenha se destacado em qualquer ramo do saber humano ou que, por suas ações e trabalhos, contribui para o desenvolvimento de nossa amada cidade, tornando-se merecedor do reconhecimento de seus munícipes.

Notícias do Crato - 20/12/2011


Mensagem do Prefeito do Crato aprovada por unanimidade na Câmara Municipal

Com isso, cerca de 4 mil servidores serão beneficiados com o pagamentos dos 50% do 13º e o 14º salários dos professores, dentre outros pagamentos básicos

Aprovada, por unanimidade, na manhã de ontem, durante sessão bastante tumultuada na Câmara Municipal de Vereadores de Crato, mensagem do prefeito que abre crédito suplementar para equilíbrio no orçamento para este final do ano. Entre as despesas a serem firmadas junto à administração Samuel Araripe, está o pagamento do 13º salário dos servidores municipais e o 14º dos professores, que começam a ser pagos a partir de hoje. A meta, segundo o prefeito Samuel Araripe, era que esse pagamento fosse efetuado no dia 10. Além desses pagamentos, a verba irá cobrir as despesas básicas da administração, como a compra de remédios e merenda escolar. A mensagem prevê inclusão no orçamento de mais de R$ 12,4 milhões.

Há 19 dias que o projeto havia sido encaminhado à Câmara pelo Executivo, para ser analisado e votado, em caráter de urgência, urgentíssima. Tanto que uma mudança relacionada à correção de digitação no texto da mensagem foi encaminhada à administração municipal para ser feita, e isso aconteceu em regime de urgência, em seguinda enviado o projeto para ser votado. Os servidores, não agüentando mais a demora para a mensagem ser aprovada, decidiram ocupar as dependências da Câmara e solicitar dos próprios vereadores que o projeto fosse aprovado.

Segundo o presidente do legislativo, Florisval Coriolano, a aprovação aconteceu por unanimidade e foi respeitada a tramitação normal do projeto, dentro dos critérios da Lei Orgânica do Município e regimento interno da casa, passando pelas comissões. Para a vereadora Mara Guedes, o projeto teve uma semana para ser avaliado. Ela afirma que foi vista a importância do projeto, principalmente no que diz respeito ao pagamento dos servidores, pouco mais de R$ 3,6 milhões relacionados ao pagamento do 13º, 14º salários, obrigações sociais e Pasep. Mas, ressalta a vereadora, que grande parte do valor não estava sendo detalhada. Outra parte do montante será para o pagamento de despesas hospitalares, além de suplementos para educação, infraestrutura, governo e do próprio gabinete, dentre outros setores da administração.

Prefeito diz que as coisas da administração precisam ser tratadas com responsabilidade e se diz decepcionado com presidente da Câmara

Segundo prefeito municipal, Samuel Araripe, as coisas da administração precisam ser tratadas com responsabilidade. O chefe do Executivo disse que o projeto foi devidamente detalhado. Ele lembrou que no início do ano foram aprovados apenas 15% para os pagamentos relacionados às obrigações destinadas à saúde. Com a mensagem, serão efetuadas adequações nas secretarias. De acordo com Samuel Araripe, a Câmara teve 19 dias para aprovar valores como os 50% restantes do pagamento do 13º dos servidores, que deveria ter sido pago no dia 10, conforme compromisso firmado com o Sindicato dos Servidores Municipais. “Desde o dia 10 que o dinheiro estava na conta”, acrescenta. São cerca de 4 mil servidores que serão beneficiados a partir de hoje, com o pagamentos.

Samuel Araripe ainda ressaltou que os recursos estão destinados ao pagamento da merenda escolar, compra de medicamento, para abastecimento dos postos de saúde, parcelamento do INSS, e até compra de cadeiras de rodas e materiais ortopédicos. Conforme o prefeito, a ornamentação de natal do município foi prejudicada, por conta de demora na aprovação. Mesmo assim, com todo o esforço foi realizado o Doce Natal, beneficiando milhares de cratenses. “Fiquei profundamente decepcionado com Florisval Coriolano. Se fosse uma suplementação para obras ou qualquer coisa, tudo bem, mas estamos falando de alimentação, merenda escolar, medicamentos”, diz ele.

Projetos sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Casa de Acolhimento, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, combustíveis para os veículos do Programa de Saúde da Família – PSF, estão entre os projetos beneficiados com o orçamento votado. “Mesmo que tenha vereador que não goste de mim, ninguém tem o direito de prejudicar a população”, completa o prefeito, destacando a mobilização que foi feita pelos servidores.

Crato é o primeiro município do Cariri a receber o bafômetro

Depois de 10 anos municipalizado, através da lei 2.073/2001, somente agora que o sistema de fiscalização do trânsito de Crato foi contemplado com um bafômetro, através de um termo de cessão de uso de bens e móveis celebrado entre o Departamento de Trânsito Estadual e o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran). O equipamento, adquirido pelo Detran e cedido ao Demutran custou R$ 7.500,00, será utilizado imediatamente. Até então, o trabalho com bafômetro realizado no Cariri era feito somente pelo Patrulhamento Rodoviário Estadual (PRE). “Tratando-se de município da região onde o trânsito é municipalizado, o Crato foi o primeiro a ser contemplado”, disse Daniel Aquino Viana, agente coordenador de trânsito do Demutran do Crato.

Os aparelhos contam com um etilômetro com bateria, uma impressora com bobina, fita de tinta, um cabo de comunicação para a impressora, um carregador de bateria para a impressora e um outro para a bateria 9 volts, com cabo e adaptador. Outro cabo adaptador de 12 volts para carregador de bateria, no acendedor de cigarros do veiculo, um certificado do INMETRO, duas bobinas de papel reserva, duas fitas de tinta reserva, duas baterias recarregáveis reservas de 9 volts, um manual do operador, um outro manual de referência e uma chave plástica de funções. Daniel informou que os agentes estão sendo instruídos para usá-lo com segurança e eficácia.

O manual do bafômetro diz que o equipamento tem a capacidade de aferir o teor de álcool no sangue do condutor do veículo com a mais absoluta precisão.O equipamento tem a mais recente tecnologia, ou seja, pertence a última remessa que estabelece tolerância zero, ou seja, se o condutor de veículo tiver bebido um copo de cerveja, será flagranteado ao soprar o bafômetro.

Administração Samuel Araripe vai instalar internet grátis na praça a todos os usuários.

Logo que as obras de reforma das praças da Sé, Siqueira Campos, Juarez Távora e Alexandre Arraes forem concluídas, a Prefeitura do Crato vai instalar a Zona de Internet Grátis - ZIG. A iniciativa tem por base a resolução da Organização das Nações Unidas – ONU, em que a informação deve ser democratizada da melhor forma possível por se tratar de um direito da humanidade. O vereador George Macário de Brito, do PV, autor do projeto da ZIG, informou que a determinação da ONU é fazer com que os governos abram o sinal da Rede Mundial para que todos tenham acesso, gratuitamente, a exemplo do sinal aberto de televisão.

A ZIG funcionará através de sinal transmitido de uma antena, possibilitando ao usuário abrir seu computador na praça e usá-lo da forma que quiser e o tempo que quiser, sem pagar absolutamente nada por isso, e sem ser preciso a utilização de operadoras numa velocidade compatível. O serviço, que será mantido com recursos da prefeitura, ficará disponível 24 horas e acessível a estudantes, pesquisadores e a todas as pessoas de todas as classes sociais.

George explicou também que a idéia é levar a ZIG para outras praças fora do centro da cidade e bairros periféricos. De acordo com o projeto de lei, que já foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, os gestores públicos municipais subseqüentes ficarão obrigados a garantir a operacionalidade do sistema e que não funcione apenas enquanto durar a administração do prefeito Samuel Araripe.

Boletos do Garantia Safra estão sendo entregues até o final do mês em Crato

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Programa Garantia Safra, comunica aos agricultores e agricultoras, que os boletos do Programa 2011/2012, estão sendo entregues durante os dias úteis do mês de dezembro na sede da Secretaria, na Rua 7 de Setembro, 150 - São Miguel. Crato-CE (Centro Administrativo da Prefeitura do Crato) das 7 e 30 as 13 e 30 horas. Importante: Somente serão entregues os boletos, com apresentação do CPF do produtor ou produtora. No caso dos casados, é necessário o CPF dos dois.

Município do Crato se reúne para elaborar programação de ações e metas 2012

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação Municipal de DST/HIV/AIDS, realiza próxima quinta-feira, dia 22 a elaboração da Programação de Ações e Metas PAM 2012 do município. O evento acontecerá no Centro de Saúde Teodorico Teles das 8 ao meio dia.

De acordo com Anna Philomena Brito, coordenadora da Programação de Ações e Metas, na ocasião serão discutidas ações voltadas para promoção e prevenção de HIV/AIDS e hepatites virais no município seguindo as normatizações do Ministério da Saúde. A Coordenadora municipal DST/HIV/AIDS, Hylnara Brito, ressalta e importância desse evento de planejamento para que mais ações sejam desenvolvidas em prol da saúde do Crato. O Município vem ampliando o acesso à saúde de diversas formas. O Secretário de Saúde, Cícero França, deseja promover ainda muitas melhorias para a comunidade cratense com cada vez mais qualidade de vida.

CONTATOS:

PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
ASSESSORIA DE IMPRENSA
(88) 3521.7069

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30