xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 12/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

12 dezembro 2011

Exames mostram que câncer de Lula regrediu 75%, dizem médicos - Postado por J Tavares.


O tumor na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva regrediu 75% graças à quimioterapia a que ele está se submetendo há quase dois meses. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira, 12, por membros da equipe que trata de Lula, em conversa com jornalistas realizada no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.

O petista reagiu acima do esperado aos dois ciclos de quimioterapia e não precisará ser submetido a uma cirurgia, hipótese que não era totalmente descartada pelos médicos. A bateria de exames, a que o ex-presidente foi submetido, para avaliar a eficácia do tratamento, mostrou que o tumor diagnosticado em outubro, na laringe de Lula, sofreu uma redução de 75% em relação ao seu tamanho inicial, de três centímetros de diâmetro.

A regressão, segundo o oncologista Artur Katz, excedeu a expectativa da equipe médica. “O tratamento atingiu todos os objetivos que podíamos imaginar, e teve bastante sucesso”, afirmou o oncologista Paulo Hoff. O cirurgião de cabeça e pescoço Luiz Paulo Kowalski frisou que uma cirurgia está “totalmente descartada”.

O ex-presidente foi submetido na tarde de hoje a uma tomografia, uma ressonância e uma laringoscopia, além de um PET-Scan para avaliar os efeitos dos ciclos de quimioterapia. O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico pessoal de Lula, informou que durante a manhã o ex-presidente estava bastante apreensivo. “E o resultado foi um alívio tanto para ele como para a equipe médica”.

Ele disse ainda que o terceiro e o último ciclo de quimioterapia, a que o ex-presidente será submetido, terá início hoje. A expectativa é que Lula deixe o hospital amanhã à noite.

Fonte: Opovo on line

Ministério Público denuncia Luizianne Lins e assessores; cargo da prefeita pode entrar em risco


O Ministério Público do Ceará (MP/CE) por meio da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (PCCAP) e da Promotoria de Justiça, ajuizou uma denúncia-crime no Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE) e uma Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa, no Fórum Clóvis Beviláqua, contra a prefeita de Fortaleza, Luizianne de Oliveira Lins, e mais duas assessoras, Helena Rodrigues Barroso, coordenadora do Gabinete e Nágela Raposo Alves, sua assessora institucional.

O procurador de Justiça Ricardo de Lima Rocha disse ao Diário do Nordeste Online que as investigações estavam sendo realizadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) desde 2007. Na ocasião, a prefeita Luizianne e suas assessoras teriam usado cartões corporativos de forma indevida. “O TCM julgou uma série de irregularidades contra a prefeita e suas assessoras. Entre elas gastos com SPA na Itália e passagens aéreas”, afirma o procurador.

Entre as acusações contra Luizianne Lins está uma viagem para Itália. Segundo Ricardo de Lima foi concedido o direito de uma viagem para Salvador, onde a prefeita participaria de um evento, mas neste período, de 15 a 17 de outubro de2007, a prefeita estava na Itália. Na ocasião, também foi registrado uso do cartão em lojas. O MP/CE afirma que questionadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios sobre a ilegalidade das despesas, ainda tentaram se redimir devolvendo parte do dinheiro, o que não as livra da prática do crime e do ato de improbidade, remanescendo, porém, valores não devolvidos.

Fonte: Portal verdes Mares


Projeto “Romeiros da Paz” culminará dia 14 com premiação - Por Beto Fernandes


S
erá encerrado no próximo dia 14, quarta-feira, o projeto “Romeiros da Paz”, realizado em ação conjunta pelas secretarias municipais de Saúde, Educação e de Segurança Pública. A programação de encerramento começará ás 08h30min no Ginásio Poliesportivo.

Iracema Mariano, coordenadora de Mobilização Social da Secretaria de Saúde, explica que estarão participando da etapa final às escolas Antonio Bezerra, João Alencar, Tabelião Expedito Pereira, Ratss Barbosa e Felipe Neri. “Teremos aproximadamente 200 alunos que participarão das decisões esportivas como futsal e handebol. Os vencedores receberão troféus e medalhas”, explica.

Tendo como tema “por uma Cultura de Paz e não a Violência”, movimentada gincana está sendo realizada com objetivo de desenvolver potencialidades através da dança, teatro e da produção de material educativo. A escolha dos melhores trabalhos dos alunos acontece observando-se a criatividade, harmonia e coerência com o tema proposto.

A Secretaria de Educação participa do projeto através das escolas e do seu departamento pedagógico com alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental. A Secretaria de Segurança Pública através do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito -. Os organizadores constataram a partir de dados coletados no SIM - Sistema de Informações sobre Mortalidade – em relação a 2009, números preocupantes sobre violência no trânsito. Para se ter uma idéia da situação em 2009 ocorreram 75 óbitos por causas externas, e destes, 11 por acidentes de trânsito. Em 2010, ocorreram 46 óbitos por causas externas sendo nove por acidentes de trânsito. Esses acidentes sempre ocorreram com a população masculina jovem entre 17 e 29 anos (63,6%).

Em todas as etapas os organizadores do Projeto Romeiros da Paz acreditam que mobilizaram aproximadamente quatro mil alunos. Estes jovens são agora agentes multiplicadores sobre uma cultura de paz e de melhor acolhimento aos mais de 2,5 mihões de romeiros que visitam Juazeiro do Norte anualmente durante as grandes romarias.

Serviço:

Encerramento do Projeto Romeiros da Paz
Data: 14 de Dezembro – quarta-feira
Local: Ginásio Poliesportivo
Horário: de 08h30min às 12h00.
Mais informações: 3512-2754
Tratar com Iracema Mariano ou Lourdinha Teixeira

Doce Natal - O Blog do Crato apóia essa idéia - Programação da semana


Ação Social do Crato celebrando o Doce Natal

A Secretaria Municipal de Assistência Social comunica o calendário de comemorações natalinas em parceria com o Doce Natal 2011 dos Centros de Referências de Assistência Social-CRAS dos bairros Alto da Penha, Murití,Vila Alta,Seminário e Gizélia Pinheiro (Batateira), aproveitando o ensejo convidamos as crianças e famílias que fazem parte das comunidades dos referidos bairros a fazerem parte desta comemoração com show dos palhaços Patatí Patatá Cover entre outras atrações artísticas.

A Programação segue assim:

Hoje, segunda-feira, dia 12 – Em frente À Igreja do bairro Gizélia Pinheiro (Batateira), às 17 horas e 30 minutos
Amanhã, terça-feira, dia - Será no CRAS do Seminário na Praça Dona Ceicinha às 17 horas e 30 minutos
Quarta-feira,dia 14 - Será no Projeto ABC no bairro Alto da Penha às 18 horas

A Secretaria de Ação Social também irá comemorar o Natal do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos(grupo de Idosos), que será no próximo dia 15 às 17 horas e 30 minutos na quadra Bi-centenário. Estão convidados todos os idosos que fazem parte destes grupos de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS dos bairros Alto da Penha, Vila Alta, Seminário, Gizélia Pinheiro(Batateira) e Murití a fazerem parte desta comemoração.

Doce Natal 2011: Amor ao próximo e solidariedade pelos quatro cantos do Crato

É tempo de solidariedade, de carinho, de amor e respeito pelo próximo, isso faz parte da mensagem do Doce Natal.

Com o Mão Amiga, o projeto disponibilizou atenção, carinho e diversão a várias instituições da cidade como: Cadeia Pública do Crato, APAE, abrigos de idosos e hospitais. O Doce Natal nas Escolas que tem o propósito de arrecadar brinquedos para as crianças carentes e promover muita diversão para os participantes estará no próximo dia 15 as 8 horas na Escola Ciranda do Saber. A casa do Papai Noel está aberta a visitação na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA com muita magia e encantamento. O Doce Ilha Solidária acontece em vários bairros e hoje é a vez da Batateira as 17 horas, amanhã, terça dia 13 será na Praça Dona Ceicinha no Seminário, as 17 horas. Lembrando que o encerramento do Doce Natal 2011 será no Centro Cultural do Araripe , no Largo da RRFSA, no próximo dia 18 a partir das 16 horas onde o Papai Noel fará a distribuição de presentes.

Notícias do Crato - 12/12/2011


Crato conta com Projeto Cultural que ensina técnicas do rádio a jovens estudantes

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude do Crato mantém o Projeto Rádio Difusora Alô Rabo da Gata, um projeto educativo iniciado em julho desse ano e que desenvolve ações culturais destinadas a jovens estudantes moradores do Bairro Alto da Penha. O Alô Rabo da Gata oferece oficinas de formação em Sonoplastia / Estúdio, Linguagem Radiofônica, Entonação de Voz / Postura, entre outras atividades que dão suporte a criação e execução da programação da rádio gerenciadas pelos próprios alunos. De acordo com Ana Rosa Borges, coordenadora do Projeto, os participantes das oficinas, num processo rotativo, vão se definindo e atuando na programação, de acordo com seus potenciais.

A Rádio Difusora Alô Rabo da Gata disponibiliza para a comunidade 30 caixas de som, distribuídas por todo o Bairro Alto da Penha e que se estendem até o Centro Cultural do Araripe, no Largo da REFSA. Com o patrocínio do Programa de Incentivo a Cultura,Mais Cultura e Pontinho de Cultura desenvolvido pelo MINC, e com o apoio dos Governos Estadual e Municipal, a Rádio Difusora Alô Rabo da Gata tem seu estúdio instalado na Biblioteca Luiz Cruz, localizada no Alto da Penha.

Cerca de 20 jovens participam do projeto, que tem importância impar, haja vista a inerente transformação sócio - cultural e profissional desses jovens, face aos processos educativos aos quais estão imersos e que se constituem o objetivo maior do projeto. Atualmente o Projeto conta também com uma parceria junto a Universidade Federal do Ceará- UFC Campus Cariri através dos alunos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

Hoje, segunda-feira, dia 12, a partir das 14 horas os alunos do Projeto Alô Rabo da Gata estarão entrevistando a primeira dama do Crato Monica Araripe, idealizadora do Doce Natal.

Escola Melvin Jones do Crato é vencedora do premio Construindo a Nação 2011

A Escola de Ensino Infantil e Fundamental Melvin Jones do Crato obteve o primeiríssimo lugar no Prêmio Construindo a Nação 2011.

Com o projeto intitulado “Efetivando práticas de cidadania” a escola cratense garantiu o êxito absoluto entre as escolas cearenses, ressaltando que a idealizadora do projeto foi a diretora Sandra Maria Costa e a coordenação ficou a cargo das professoras Ana Cleide de Sousa Dias, Chyrly Dayana Alves Tavares e Eliete Araújo Silva. O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas. O prêmio visa ainda valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país.

Segundo a diretora da Escola Melvin Jones e idealizadora do projeto, Sandra Maria Costa a natureza prioritária da ação é envolver educação, saúde, filantropia, cultura, desenvolvimento de comunidade, esportes, meio ambiente e ação social. A ação gerou quase 200 beneficiários diretos e 91 indiretos. O Prefeito Samuel Araripe e o Secretário Valetim Dantas ( foto ) não medirão esforços para captar cada vez mais recursos para que as escolas do município possam estar sempre mostrando sua força, determinação e sobretudo seus talentos.

Ação Social do Crato celebrando o Doce Natal

A Secretaria Municipal de Assistência Social comunica o calendário de comemorações natalinas em parceria com o Doce Natal 2011 dos Centros de Referências de Assistência Social-CRAS dos bairros Alto da Penha, Murití,Vila Alta,Seminário e Gizélia Pinheiro (Batateira), aproveitando o ensejo convidamos as crianças e famílias que fazem parte das comunidades dos referidos bairros a fazerem parte desta comemoração com show dos palhaços Patatí Patatá Cover entre outras atrações artísticas.

A Programação segue assim:

Hoje, segunda-feira, dia 12 – Em frente À Igreja do bairro Gizélia Pinheiro (Batateira), às 17 horas e 30 minutos
Amanhã, terça-feira, dia - Será no CRAS do Seminário na Praça Dona Ceicinha às 17 horas e 30 minutos
Quarta-feira,dia 14 - Será no Projeto ABC no bairro Alto da Penha às 18 horas

A Secretaria de Ação Social também irá comemorar o Natal do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos(grupo de Idosos), que será no próximo dia 15 às 17 horas e 30 minutos na quadra Bi-centenário. Estão convidados todos os idosos que fazem parte destes grupos de convivência dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS dos bairros Alto da Penha, Vila Alta, Seminário, Gizélia Pinheiro(Batateira) e Murití a fazerem parte desta comemoração.

Doce Natal 2011: Amor ao próximo e solidariedade pelos quatro cantos do Crato

É tempo de solidariedade, de carinho, de amor e respeito pelo próximo, isso faz parte da mensagem do Doce Natal.

Com o Mão Amiga, o projeto disponibilizou atenção, carinho e diversão a várias instituições da cidade como: Cadeia Pública do Crato, APAE, abrigos de idosos e hospitais. O Doce Natal nas Escolas que tem o propósito de arrecadar brinquedos para as crianças carentes e promover muita diversão para os participantes estará no próximo dia 15 as 8 horas na Escola Ciranda do Saber. A casa do Papai Noel está aberta a visitação na Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA com muita magia e encantamento. O Doce Ilha Solidária acontece em vários bairros e hoje é a vez da Batateira as 17 horas, amanhã, terça dia 13 será na Praça Dona Ceicinha no Seminário, as 17 horas. Lembrando que o encerramento do Doce Natal 2011 será no Centro Cultural do Araripe , no Largo da RRFSA, no próximo dia 18 a partir das 16 horas onde o Papai Noel fará a distribuição de presentes.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Comentários dos Leitores - 12/12/2011


Assunto: O Crato no Lata Velha

"É Caro Dihelson...Esta é forma de oportunismo..."
( em relação a pessoas ricas aparecendo em fotos dentro do lata velha )

Cristiany Ramos de Lacerda
Endereço Completo: Rua Dona Antonia de Queiroz
Cidade: São Paulo

Assunto: O Crato no Lata Velha

"Ter visto o Sr Higino e o Crato no Lata Velha,Foi muito bom e emocionante. E, através dessas palavras bem colocadas, de forma clara, pela pessoa do Wilson Bernardo, me faz viajar ao encontro das minhas origens, das compras em budega, das dificuldades que tínhamos para juntar um trocado para comprar uma colherada ou um punhado de alguma coisa, onde só faltávamos estremer as galinhas para botarem seus ovos e trocarmos por outro tipo de alimento...
Mais uma vez, parabéns ao Blog do Crato, pelas suas postagens."

Cristiany Lacerda

Assunto: Tarifa da SAAEC

"Quem observar a cada mês a conta da SAAEC sempre vem com um aumento, principalmente nos bairros chamados de "nobre". Nestes bairros as conta ficam em torno de R$80.00 e na periferia nunca baixa de R$30.00. Então pra que enviar mensagem para a Camara se a tarifa da água sobe todo mês"

Digite o Seu Nome Completo Roberto de Brito
Endereço Completo: Hermenegildo Firmeza 87
Cidade: Crato

Uma resposta: Roberto, não entendi muito bem a sua mensagem. Se a tarifa fica em torno de 80 nos bairros nobres e da periferia, 30 reais, como é que sobe todo mês ? Temos que ver também a tarifa social da água que é um grande benefício às classes menos favorecidas. Agora, é verdade, recebemos um comunicado da SAAEC de uma proposta de aumento que foi apresentada na câmara de vereadores na semana passada. O Dr. Procópio nos enviou vários documentos que comprovam a necessidade de um reajuste de tarifa, mas devido à minha escassez de tempo e de problemas de saúde, ainda não pude publicar para que a população possa analisar e fazer seu julgamento. Dihelson Mendonça

Assunto: voto da prioridade

"Neste dia 10/12/11 o assessor de imprensa do Dep.CIDeval Roque informou que o Gov.do Estado vai construir a estrada ligando duas comunidades à partir da Cidade de Assaré. Òtimo,Parabens! Agora deixo a pergunta. O nobre Deputado não é candidato do Governador nesta proxima eleição em Crato? Então como ficam as comunidades de Santa Fé e Monte Alverne? pois, como todos sabem o Governador e o Dep.CIDeval Roque disse na quadra Bicentenaria que a construção da rodovia (Rod.Vicente Teles) não é prioridade.Roque o que seria PRIORIDADE para o Sr.? lutar pelo CRATO ou acabar com o mesmo?"

Jose hermano teles barreto hermano
Endereço Completo: rua antonina do norte
Cidade: crato

Uma Resposta: Eu parabenizo o Dep. Sineval Roque pela iniciativa em procurar construir a estrada ligando as duas comunidades à partir de Assaré. Ao mesmo tempo, há coisas mais importantes, como bem frisou o Hermano, a estrada de Santa Fé, que é no Crato, terra aonde o Sineval Roque quer ser prefeito, porque vai fazer estrada em Assaré ? Quer ser candidato pelo Crato ou por Assaré ? Dihelson Mendonça

Assunto: lata velha no crato

"Eu realmente fiquei maravilhado sobre a atuaçao da rede globo, atraves do programa caldeirao do hulk-no quadro "lata velha"-em mostrar a personalidade, o carisma e a simplicidade de um homem que é mais que um cidadao´é um lutador. Em sua velha kombi, alem de um meio de sua sobrevivencia, ele divulga os cordeis, sem querer nada em troca,apenas confiança a quem empresta.Este é um gesto de intensa generosidade para com a literatura de cordel-a que aprecio muito.Esta forma simples de mostrar a vida do povo nordestino a literatura de cordel conquistou o brasil e o crato,terra dessa cultura viva, se tornou famoso atraves de "Seu Higino" nosso ilustre personagem. Valeu Seu Higino, obrigado por essa sua força, obrigado por tornar o cordel mais vivo pelas pessoas e por mostrar nosso crato pelo brasil."

Rafael pereira
Endereço Completo: dom quintino
Cidade: crato

Assunto: sabe sobre a cidade

"Nasci no crato dom quintino e gostaria de conhecer"

cicero salviano de sousa filho
rua frei luis de leon 100
Cidade: sao paulo

Assunto: SAAEC
"Venho pedir que a fornecedora de água SAAEC realize uma vistoria na Rua Senador Carlos Jereissati, pois algo curioso está ocorrendo: até a metade da dita rua a pressão da água é espetacular, tanto que os usuários esbanjam regando suas calçadas; já da metade em diante, chegando na divisa da Rua Louro Macedo, onde está localizada minha residência, caso levante a mangueira cerca de 30cm a água cessa. Que fenômeno será esse, hein diretores? Me cheira a serviço mal feito ou favorecimento, o que acham? Enquanto isso a tarifa continua a chegar com pressão máxima, e melhor, ainda estão querendo aumentá-la! Por favor tenham pena do cidadão...Espero sofregamente que meu pedido seja atendido antes do natal, para que eu possa, pelo menos, banhar-me para a ceia...É o meu pedido para o Papai Noel, tomara que ele ainda ouça!"

Cláudio Iaronka Junior
Endereço Completo: Rua Senador Carlos Jereissati
Cidade: Crato

Assunto: O que move uma cidade?

"Encontro com certa frequência, neste blog, comentários que sugerem descrença e desencanto relacionados ao Crato: potencialidades, ritmo de desenvolvimento, investimentos públicos e privados, obras etc. Fico, então, a me perguntar: o que move uma cidade? O que a impulsiona para frente? Se os bons exemplos são inspiradores e ajudam a encontrar novos caminhos, busquemos neles o manancial de lições a aprender. Uma análise acurada do cenário que caracteriza o processo de desenvolvimento apontará algumas questões que vale trazer à tona:

- representatividade política: é necessário contar com uma ação política forte, capaz de defender com firmeza os pleitos e os investimentos que fortalecerão esse processo;
- lideranças locais e sociedade afinadas com projeto de futuro, calcado numa visão estratégica: forças, fraquezas, potencialidades tratados de forma inteligente e empreendedora;
- participação efetiva de toda a população nas reivindicações de interesse do município. Sem uma presença vigilante e contínua, melhorias poderão ser perdidas ou canalizadas para outras cidades mais atentas e enérgicas;
- identidade histórica e cultural valorizada, na qual os cidadãos se reconheçam, desencadeando um sentido de pertencimento: "Eu sou desta terra, aqui vivo, portanto, devo lutar por ela".
Fica evidente, desse modo, que desenvolvimento, obras, investimentos, bons projetos não são devidos ao acaso ou à sorte. São decorrência, entre outros fatores, de luta, firmeza, percepção clara quanto às necessidades atuais e visão do futuro desejado.
Quem ama sua terra natal e pretende tê-la como um bom lugar para se viver deveria incorporar-se com total energia aos movimentos que visem carrear melhorias, sejam no plano econômico, social, educacional ou cultural.
Uma população atenta, consciente e reivindicadora representa um importante antídoto para o veneno da apatia, da indiferença e da falta de perspectivas. Ficar sentado à beira do caminho, assistindo a caravana passar, a quem interessa?
Associo-me à cantora Simone na interpretação daquele belo samba: "desesperar jamais...". Esperança, força, energia, criatividade, luta, fazem toda a diferença. O Crato nunca foi terra de ninguém.

Teresa Melo Santos
Endereço Completo: Rua Afonso Celso
Cidade: Recife - PE

Assunto: Retrato de candidato

"Começou os discursos dos candidatos ao poder executivo das cidades. Como todas as outras campanhas o que escuta é: vamos melhorar a saúde do nosso povo, vamos trazer fábricas que o povo precisa de empregos, não podemos esquecer da educação que é a base das gerações futuras e assim vai. Em outras ocasiões é falar da gestão do prefeito atual criticando e que vai fazer sempre o melhor sem saber nem fazer um projeto. Entrentanto, sabemos que falar é fácil e muitos quando conseguem seus OBJETIVOS nem comprimentam mais as pessoas além de ficar arrogante, mas agora que começa a campanha é sorriso e mão estendida. Aqui no Crato tem candidato que já mais defendeu os interesses da cidade, que quando a gente gosta da terra vai atrás fazendo história de conquista para ser recolhecido bem antes de pronuciar sua candidatura, coisa que a gente não ver aqui no Crato."

jose meneses
R. Sargento george teles sampaio, centro ,
Cidade: crato

Assunto: Falta de respeito às leis!!

"É impressionante a falta de respeito com as leis e principalmente com o cidadão, quer mais é que o cidadão se exploda!Não sou contra festas,mas bera o absurdo a altura do som quando se faz festa no parque de exposição do crato.Moro na rua Nelson Alencar, mas parece que a festa está sendo realizada na praça da RFSSA.Estou escrevendo essa mensagem exatamente às 23:01 e a música toca de forma desrespeitosa!!!Espero que o SEMACE tome uma providência!!!!"

Alessandro meirelles
Endereço Completo: rua nelson alencar
Cidade: crato-ce

Uma Resposta: Pois é, Alessandro. Há muitos anos que no Blog do Crato escrevemos crônicas, pedidos, e já engrossamos o caldo muitas vezes contra as pessoas que tem o poder nas mãos, mas não conseguem controlar a poluição sonora do parque de exposições. Existe uma briga entre o governo do Estado e o poder municipal ( uma guerra velada, de muita cortesia ). Quem vê de longe, é levado a pensar que os organizadores do Parque de exposições estão pouco se lixando para as leis, e fazem o que querem, pois ATÉ HOJE nunca tomaram uma providência real de combate à poluição. E o poder municipal é ineficiente e despoliciado para enfrentar aquele poderio. Mas vamos insistir. Estou para fazer uma nova entrevista com Dr. Nivaldo Soares, que irá ter audiência com o Juiz Dr. Pedro para definir a situação. Dihelson Mendonça

Assunto: Encontrar Família

"estou à procura de minha familia de misão velha no Ceára. Espero achar minha familia que é o meu sonho"

Antonio sobreira alves
Endereço Completo: rua atena
Cidade: alto paraná

Assunto: Iluminaçao do sertaozinho

"O site Blog do Crato fala muito bem da nescessidade de que, a coelce junto com a prefeitura do crato façam a iluminaçao daquela regiao e o calçamento do sertaozinho e por pelo menos o cano geral com agua pois os loteamentos crecem a todo vapor mas e preciso que a prefeitura faça sua parte de infrestrutura, abrindo ruas pondo iluminaçao e agua."

Danilo ricardo nasc ricardo
Endereço Completo: lv da mangabeira
Cidade: crato ceara

Uma Resposta: Muito bem, Danilo. Concordamos! Dihelson Mendonça

Assunto: Iluminação Pública


"Muito bom a COELCE realizar benefício na periferias, mas também há varias luminária apagada no centro,bairro da independência próximo a ASA e uma na ladeira de joquinha além de outras na Praça CRISTO REI sem falar nas margens do canal que são varias luminarias apagadas. Comuniquei a que está perto de minha casa (ladeira de joquinha), mas até a data de hoje encontra apagada. Bem, são muitos e muitos logradoros com problema de iluminação. Outra, esteve na Avenida Crato e Juazeiro para a manifestação das aberturas das vias, mas pela hora marcada não acorreu a mobilização. Portanto, vejo que a coisa vai ficar como está. Precisamos lutar pela cidade e não podemos mais esperar pelo poder POLÍTICO de nossa terra que só querem o CARGO."

Completo jose meneses
R. Sargento george teles sampaio, centro
Cidade: crato

Assunto: Eleitorado Cratense !!!!!!!!!!!

"Referente a matéria publicada hoje, dia 05/12/2011, (Crato sem sorte e sem liderança), tenho a comentar o seguinte:Ou o eleitorado cratense cria vergonha e deixa de votar nos paraquedistas ou cada vez mais vamos pro fundo poço. Negócio de votar em deputados de Juazeiro do Norte porque é uma luz no fundo do túnel, deste túnel só tá vindo mesmo trem carregado de pedras na contra-mão esmagando e mutilando tudo."

José Carvalho Leite
Endereço Completo: Rua João Goulart
Cidade: Crato-CE

Assunto: DIBULGAR NOSSA EMPRESA EM SEU BLOG

"Gostaria de conversar com vc, sobre há possibilidade de divulgarmos nossa empresa em seu blog, pois vejo o quanto é acessado, com certeza irá nos trazer bons resultados."

Auricélia Melo Feijão
Endereço Completo: RUA DR. MIGUEL LIMA VERDE
Cidade: Crato

Assunto: vamos reagir

"A polulação do crato não deve perder alegria,pois sempre fomos fortes e alegres,estou fora vejo o blog os comentários,de perda e desanimo parece que não tem pra onde ir é como a grande chuva que passou e levou acidade e a esprança de todos,vamos reagir. janio calos recife pernamboco"

janio carlos ribeiro bastos
Av cons aguiar 4189 bairro boa viagem
Cidade: recife pe

Assunto: Parabens

Digite aqui o seu comentário Estou ouvindo a rádio Educadora do cariri online e lendo algumas de suas matérias. Muito bom gosto nas matérias e no repertório. Parabéns!

Luzimar de Castro
Endereço Completo: Av. D. José
Cidade: Sobral - Ce.

Comentários enviados ao Blog do Crato pelo formulário amarelo, devidamente identificado, localizado na parte de baixo do Blog. Obrigado a todos os comentaristas pela participação.

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato.



Dilma assina criação de grupo que vai investigar crimes da ditadura



Comissão da Verdade terá sete integrantes e dois anos para concluir trabalhos

A presidente Dilma Rousseff sancionou no mês de novembro, em Brasília, a lei que cria a Comissão Nacional da Verdade, órgão que será responsável por investigar violações dos direitos humanos entre 1946 e 1988. O período inclui a ditadura militar (1964-1985), que deve ser o foco principal dos trabalhos.

Com a sanção do texto, Dilma encerra um longo trâmite, que teve início ainda no fim de 2009. Naquele momento, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou o PNDH-3, a terceira edição do Programa Nacional de Direitos Humanos, que tinha como uma de suas determinações a criação de um órgão para investigar crimes da ditadura.

O texto, porém, ficou parado na Câmara dos Deputados por mais de um ano. Mas, o debate ganhou um novo fôlego com a chegada de Dilma ao Palácio do Planalto. Na juventude, ela própria esteve na resistência à ditadura, foi presa e torturada nos porões do regime militar. A ministra Maria do Rosário, indicada para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, deu prioridade ao tema desde o início de sua gestão.

Ainda assim, a votação na Câmara só ocorreu em setembro deste ano, e graças a um acordo costurado com a oposição que permitiu aprová-lo rapidamente, com pequenas alterações, evitando assim que os debates se alongassem ainda mais. Em seguida, passou pelo Senado

A rapidez desagradou alguns parlamentares, movimentos de direitos humanos e familiares de vítimas da ditadura. Embora reconheçam que a Comissão da Verdade é um avanço importante, esses grupos contestam a versão do texto aprovada. Para eles, a comissão terá poucos membros e um tempo escasso para trabalhar. Há queixas também quanto ao alcance dos poderes da entidade.

Via R7

Receita Federal vai criar malha fina para empresas


As pessoas jurídicas também terão a sua malha fina. A informação é do secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto. A malha fina é o banco de dados do Fisco, onde são armazenadas as declarações que apresentam inconsistências após os diversos cruzamentos realizados pelos sistemas informatizados do Fisco.

Hoje, já é possível, por exemplo, com dados das notas fiscais eletrônicas, cruzar informações sobre subfaturamento e omissão de receitas. Sendo assim, é possível fazer auditorias eletrônicas, disse Barreto, por meio dos valores de compra e assim estimar as receitas do contribuinte. Se a Receita detectar irregularidades, a empresa será chamada a se regularizar.

“Se não fizer a regularização, sofrerá a ação fiscal. Os sistemas estão sendo finalizados e já têm capacidade de entrar em produção em 2012”, disse.

A base do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) permite atualmente o acesso aos dados das empresas tanto pelo Fisco federal quanto pelos fiscos estaduais. Mesmo com os convênios para a troca de dados com os estados, não é necessário nenhum tipo de solicitação da Receita Federal, porque com o Sped as informações estão disponíveis para todos.

“Assim como temos a malha da pessoa física, teremos a instituição da malha da pessoa jurídica, dando maior abrangência à presença fiscal e alcançando todos os níveis de contribuintes. É importante notar que a malha consiste, sem ter a presença da fiscalização, do cruzamento de informações internas e externas”, disse Barreto.

Barreto informou ainda que a fiscalização continuará, em 2012, voltada para os grandes contribuintes. Principalmente, os que fazem, segundo ele, planejamento tributário abusivo. O planejamento tributário consiste em usar brechas na lei para reduzir o pagamento de impostos. “O foco vai ser os grandes contribuinte, principalmente, na fiscalização do planejamento tributário abusivo, mas ampliaremos, também, a atuação em todas as empresas, da malha da pessoa jurídica.

Fonte: Agência Brasil


Secult assina convênio com 100 novos Pontos de Cultura

Foram assinados, no último dia 7 de dezembro, pelo secretário da Cultura, prof. Francisco Pinheiro, os convênios dos novos 100 Pontos de Cultura do Ceará. Estas novas áreas culturais foram inseridas por meio do II Edital dos Pontos de Cultura.

“Esperamos obter uma bela articulação cultural no estado buscando cada vez mais ampliar o raio de atuação dos Pontos de Cultura nos 184 municípios do Ceará" afirmou Pinheiro. A solenidade das assinaturas ocorreu no Teatro José de Alencar.

O Ceará passa a contar agora, com 200 Pontos de Cultura conveniados com o estado e mais 40 conveniados diretamente com o Ministério da Cultura, atingindo assim 131 municípios beneficiados. A meta do Governo Estadual é que até 2014 todos os municípios tenham pelo menos um Ponto de Cultura.

Expressões culturais contemporâneas inseridas no contexto das práticas ativas, tendo como espaço de afirmação de cidadania e vivências identitárias e territoriais, os Pontos de Cultura, têm contribuído para dar visibilidade e impulsionar diversas identidades por meio de uma política consolidada entre Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Ministério da Cultura.

O II Edital dos Pontos de Cultura lançado em 2010 e concluído suas inscrições e seleção em 2011, teve 404 projetos, dos quais foram selecionados 100 novos Pontos, sendo 93 para o interior e 7 para a capital. A abrangência desta política está configurada nos números de participação, onde foram inseridos dois novos Pontos dos remanescentes quilombolas, dois dos assentamentos, quatro indígenas e um cigano. O que tem mostrado a diversidade e o respeito a questões etino racial.

PONTOS DE CULTURA - São Entidades reconhecidas e apoiadas pelo Ministério da Cultura que desenvolvem ações de impacto sócio-cultural. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre o poder público e comunidade.

* Com informações da Secult ( Via Yuri Guedes )

DER-CE divulga novo Mapa Rodoviário


O Departamento Estadual de Rodovias [DER-CE] disponibiliza novo mapa da malha viária do Estado.

O documento tem como objetivo comunicar, de maneira mais precisa, onde estão as principais rodovias do Estado, qual a situação de cada uma delas, além de informações adicionais como os telefones e endereços dos onze distritos operacionais que o órgão possui espalhados pelo Ceará. O mapa de 2011 está com novo layout, sistema rodoviário do Estado atualizado, apontando como determinados trechos ficaram depois da conclusão de programas como o Proestradas e a Padre Cicero.

De acordo com o superintendente do DER, Sérgio Azevedo, a população encontra legenda de obras que estão em andamento, além das que ainda encontram-se em projeto. Ele ressalta também as mudanças ocorridas em algumas nomenclaturas, por exemplo a CE-348 agora é CE-154, ela liga a praia do Pecém a BR-222.

Para o gerente de Planejamento Rodoviário do DER-CE, João Bosco, dois detalhes merecem destaques. O primeiro é o mapa localizado no verso onde constam dados específicos da Região Metropolitana de Fortaleza. O segundo evidência a nova Região Metropolitana do Cariri, criada recentemente, pelo governador Cid Gomes.

Fonte: DER

Ceará é destaque em investimentos públicos no Brasil


“O Ceará é a 14º economia do País e o oitavo estado em população. Porém é o quarto estado em investimentos públicos, superando mesmo estados com recursos bem mais pungentes. Conseguimos reduzir tributos, melhoramos a arrecadação em números superiores à inflação. Ao final deste ano devemos ser o terceiro estado em investimentos”. O breve apanhado foi citado pelo Governador Cid Gomes durante a abertura do V Encontro Estadual de Controle Interno, iniciado nesta sexta-feira (09), no Palácio Abolição. Segundo ele, esse números também são resultados do esforço do trabalho dos órgãos de Controle no Ceará - Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) e o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ).

Na ocasião, o Governador ressaltou a importância da assinatura de termos cooperação técnicas celebrados entre o Governo do Estado, através da Controladoria Geral do Estado (CGE), com o Tribunal de Contas da União, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará e com o Tribunal de Contas dos Municípios, com o objetivo de melhorar a aplicação dos recursos públicos. “Essa soma de esforços não tem objetivo maior que o zelo pelo investimentos públicos”, ressaltou o Governador.

Durante a abertura, o Controlador Geral do Estado, João Alves de Melo, aproveitou para destacar o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão, onde destacou o recebimento da certificação ISO 9001. A CGE é o primeiro órgão da administração pública direta do país a ter todas as suas áreas certificadas - auditoria, acompanhamento da gestão, ouvidoria, ações estratégicas, assessoramento e suporte administrativo. “Em março de 2012 vamos implantar o Portal da Transparência ajustado. Somos o único estado a realizar conferências sobre transparência em todos os municípios e o primeiro estado a criar o Conselho Estadual de Transparência e Controle Social. Com isso vamos ser de novo referência no cenário nacional”, comemorou o gestor.

Presente na solenidade, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, ressaltou o esforço do Executivo Estadual, através da CGE, em aplicar “medidas preventivas e educativas no controle interno ao invés de medidas punitivas”, disse. “Isso demonstra que o Ceará está há alguns passos a frente. O Tribunal comemora fazer parte desse esforço”, finalizou Luiz Gerardo de Pontes Brígido.

Prestigiou o evento o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro Filho, também palestrante do Encontro. Também estavam presentes o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Valdomiro Távora; e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Manoel Veras, e o vice-líder do Governo na Assembleia, deputado Sérgio Aguiar.

V Encontro Estadual de Controle Interno

Com o tema “O Controle Interno Preventivo e a Qualidade da Gestão”, o encontro prossegue durante todo o dia com discussões de temas voltados para o aperfeiçoamento e modernização dos controles na administração pública. Também fazem parte da programação do V EECI palestras com temas que tratam sobre assuntos relativos à melhoria e à modernização dos controles, voltadas para dirigentes dos órgãos e entidades estaduais; dirigentes dos órgãos de controle interno e externo da União, estados e municípios; e membros do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Internos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios das Capitais (Conaci).

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado


Ivan Lins abre programação natalina no Palácio da Abolição

NatalO espírito natalino vai invadir o Palácio do Abolição. A programação de concertos começa no próximo domingo (11) e prossegue até o dia 23 deste mês . O cantor e compositor Ivan Lins faz o show de abertura, a partir das 18h30min, que promete congregar crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade em um momento mágico. A decoração da sede do Governo do Estado completa o clima da festa mais esperada do ano. Todas as apresentações são gratuitas.

Na noite de abertura, Ivan Lins, acompanhado de sua banda, canta sucessos que marcaram seus 40 anos de carreira. "Depende de nós" (Hinos do Criança Esperança), “Madalena”, “Vitoriosa”, "Novo Tempo" e "Começar de Novo", "Desesperar Jamais" e muitos outros sucessos vão garantir um show onde o público vai cantar e se emocionar do início ao fim. Todos as apresentações começarão a partir das 18h30min e são gratuitas.

Durante as 12 noites, músicos, corais e orquestras encantarão o público com músicas natalinas. Confira abaixo a programação:

Data

Banda

Horário

Domingo (11)

Ivan Lins e Banda / Banda da Polícia Militar

18h30min

Segunda-feira (12)

Orquestra e Coral porta-voz

18h30min

Terça-feira (13)

Orquestra Eliazar de Carvalho

18h30min

Quarta-feira (14)

Ballet Edisca / Coral Fundação Raimundo Fagner

18h30min

Quinta-feira (15)

Orquestra Sanfônica

18h30min

Sexta-feira (16)

Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra

18h30min

Sábado (17)

Coral Grito

18h30min

Domingo (18)

Orquestra Filarmônica do Ceará e Coral

18h30min

Segunda-feira (19)

Christmas Band e Coral

18h30min

Terça-feira (20)

Orquestra de Flautas e Coral da UFC

18h30min

Quarta-feira (21)

Coral das Águas – CAGECE / Orquestra Jovem de Fortaleza

18h30min

Quinta-feira (22)

Coral da SEFAZ / Aparecida Silvino e Banda

18h30min

Sexta-feira (23)

Coral Coronlaine / Banda dos Bombeiros

18h30min

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Luiz Gonzaga de cabo a rabo!


Divulgado por Janinha Brito no Blog Cultura no Cariri - Rede Blogs do Cariri

Publicidade - AMILTON SOM - A Maior Loja de CDs e DVDs do Cariri


Rua Bárbara de Alencar
Tel: 088-3521-3270
Crato - CE

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30