xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/12/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 dezembro 2011

Aniversário de Janinha Brito! Todos convidados!

Aí galera, a oportunidade de termos uma reunião com os músicos queridos da região do Cariri, doar para o Doce Natal um brinquedo e comemorar meus 30 e tantos aninhos...Teremos um encontro com grandes nomes da música do Cariri, o show será da Banda Dona Flor, mas contaremos com a presença de no mínimo 25 artistas dispostos a fazer uma grande festa!
 
Vamos comemorar meu aniversário da forma mais plena pra mim: Música, Amigos, noite e arte!

Nasa anuncia descoberta de planeta parecido com a Terra


A busca pela “Terra 2” está ficando cada vez mais próxima do fim. A Nasa anunciou nesta segunda-feira que o observatório espacial Kepler teve confirmado o primeiro planeta extrassolar detectado na chamada “zona habitável” de uma estrela parecida com o Sol.

Em fevereiro, os cientistas do Kepler informaram que o equipamento, lançado em 2009, já tinha captado sinais de mais de mil objetos candidatos a planeta, que devem ser confirmados por observações independentes ubsequentes para terem sua existência aceita.

O novo planeta, batizado Kepler-22b, é o menor já encontrado bem no meio da zona habitável de uma estrela como o Sol. A zona habitável é a região da órbita da estrela onde um planeta não está nem longe demais nem perto demais de forma que sua temperatura permita a existência de água líquida na sua superfície, condição considerada essencial para o desenvolvimento da vida.

As observações indicam que o Kepler-22b tem cerca de 2,4 vezes o raio da Terra, mas os astrônomos ainda não sabem se ele é predominantemente rochoso, como o nosso planeta, líquido ou gasoso.

Globo

Foco de Anemia Infecciosa Equina preocupa Cariri


O animal contagiado pela forma aguda da doença apresenta febre de até mais de 40 graus, prostração, emagrecimento, comprometimento das patas, abatimento e cabeça baixa - NERTAN NICODEMOS. A doença causou prejuízos expressivos neste ano, especialmente para criadores de animais com alto valor comercial

Crato. Na região do Cariri, os criadores de cavalos estão preocupados com o grande número de casos da Anemia Infecciosa Equina (AIE). A doença já levou muitos animais a óbito. Apenas no Município de Mauriti, em novembro, nove animais foram sacrificados, porém ainda existem outros sete esperando a eutanásia. Os dados, considerados relativamente altos, se comparados à região central do Estado, são alarmantes. Apesar de não haver nenhum estudo epidemiológico que caracterize a região como endêmica, existe uma prevalência constante de casos em nível estadual.

Além de Mauriti, em outras cidades também foram confirmados mais casos. Ao todo, em sete Municípios, existem 30 animais portando a Anemia Infecciosa Equina. Em Jati, há um caso; em Porteiras, dois; Brejo Santo tem 12.

Em Milagres, quatro casos foram registrados, enquanto Barro teve uma ocorrência e Aurora, três. Porém, segundo o veterinário Francisco Gomes Basílio Neto, que é proprietário de uma clinica que realiza o exame de detecção da doença, os números podem ser maiores, devido ao fato de muitos criadores realizarem as análises sorológicas em laboratórios particulares.

Ainda esta semana, a unidade local Brejo Santo da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) - o órgão responsável pela execução dos sacrifícios de animais com a doença - irá retomar os trabalhos de eutanásia. O vírus, que é identificado através de exames sorológicos, pode ser encontrado no sangue de animais sem provocar sintomas.

Uma vez infectado, o animal torna-se portador permanente da doença. Quando o Teste de Coggins, realizado apenas em laboratórios cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, aponta que o equino está positivo para a AIE, o órgão realiza o registro do caso e, por sua vez, encaminha os dados para a Adagri, a quem cabe enviar técnicos até a localidade onde está o animal infectado, onde serão tomadas as medidas necessárias.

O animal contagiado pela forma aguda da doença pode apresentar febre de até mais de 40 graus, prostração, emagrecimento progressivo, comprometimento das patas, abatimento e cabeça baixa. Já na forma crônica, podem sofrer episódios anêmicos, com intervalos que variam de dias a meses.

A ocorrência dos intervalos compromete os glóbulos vermelhos do sangue animal, gerando anemia. O exame que identifica a forma positiva da AIE não é obrigatório. Entretanto, se o criador precisar da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte dos animais de um Estado para outro, será necessário ter os exames negativos que mostrem que o animal não porta a doença.

Por aquela ser uma região onde ocorrem diversos eventos agropecuários que têm como exigência a realização de exames de Anemia Infecciosa Equina e mormo nos animais, os casos da doença acabam sendo revelados com mais frequência.

Yaçanã Neponucena
Repórter
do Diário do Nordeste


Aposentadorias ilegais são apuradas no Cariri


Gerência regional do INSS em Juazeiro do Norte vive lotada de pessoas com variadas demandas
ELIZÂNGELA SANTOS - INSS está averiguando 3.454 casos indevidos de recebimento de pensões e aposentarias de pessoas já falecidas.

Juazeiro do Norte. Uma denúncia anônima levou à cadeia uma dona de casa que sacava aposentadoria de uma tia depois de morta desde o mês de maio deste ano, neste Município. Semelhante a esse caso, centenas deles podem estar se repetindo em regiões como Cariri, Centro-Sul e Sertão Central. Segundo a gerência executiva do Instituto Nacional de Previdência e Seguro Social (INSS), em Juazeiro, são 3.454 ações em apuração em cerca de 50 Municípios que fazem parte da área de abrangência de atendimento por parte da gerência, numa área de 11 agências.

Podem ser pessoas desavisadas, que deixaram de confirmar o óbito junto às agências, ou simplesmente estão abusando da boa fé. Contudo, o ato ilegal poderá terminar na Justiça.

As pessoas que foram comprovadas de estarem recebendo os valores de forma ilegal poderão responder por crime de estelionato. Foi o que aconteceu com a acusada Vera Lúcia do Nascimento, de 52 anos, no momento em que tentava retirar no caixa eletrônico o valor referente à aposentadoria da tia, Auzenira Nascimento, que morreu aos 81 anos. O valor viria acompanhado do pagamento do 13º. Só que a esta altura o benefício estava cancelado. Auzenira era professora aposentada do Estado e do Município. A dona de casa já havia sacado pelo menos R$ 7 mil e terá que devolver aos cofres públicos a quantia, além de responder pelo crime.

Muitos casos de recebimentos indevidos acontecem pelo menos no primeiro mês, após o falecimento do beneficiário. A maioria das pessoas justifica que o valor seria para pagar remédios e despesas de funeral. Essa pode ser uma das constatações feitas de acordo com o Monitoramento Operacional de Benefícios, segundo a analista de seguro social, Tatiana de Freitas. Ela afirma que o número de casos tem aumentado em virtude do rastreamento que vem sendo feito desde 2008. Com isso, são constatados os óbitos e o período de lançamentos dos benefícios, que podem estar sendo depositados automaticamente pela Previdência, continuando nas contas dos beneficiários falecidos, ou simplesmente estão sendo retirados por pessoas autorizadas, por meio de procurações, para fazerem as retiradas dos usuários.

Os nomes estão sendo levantados por meio da Controladoria Geral da União (CGU), Procuradoria Geral da União (PGU), e também no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, dados dos possíveis falecidos estão sendo levantados e cruzados, para constatar as situações irregulares de recebimentos. O Ministério da Saúde também vem fornecendo as declarações dos óbitos em hospitais da região.

"Os próprios cartórios têm a obrigação de informar o óbito, mas quando a família não tira o documento, não tem como isso ocorrer", explica a analista. Com isso, o rastreamento tem sido mais eficaz. Tatiana afirma que muitos casos ocorrem mesmo de má fé. E isso implica, além do crime de estelionato, em ter que devolver o valor corrigido à Previdência. Caso a pessoa não tenha condições de devolver os valores de uma só vez, poderá até ter a dívida parcelada para viabilizar o pagamento.

Com a constatação do recebimento, o procurador do beneficiário será convocado pelo INSS para dar explicações e oferece um prazo de defesa. Nesse caso, a pessoa responsável pelos saques dos benefícios irá esclarecer se, efetivamente, estaria ou não recebendo o dinheiro. Todos os anos, as senhas são renovadas nos bancos e, nesses casos, as próprias agências são responsabilizadas por identificar o segurando e renovar a senha. Já os valores depositados em contas, após os óbitos, que não estejam sendo mais sacados serão devolvidos para o setor de Orçamento, Finanças e Contabilidade (OFC), do INSS. A Polícia em Juazeiro do Norte suspeita de centenas de casos semelhantes acontecendo na cidade e vai continuar investigando esses crimes na região.

FIQUE POR DENTRO
Contribuições

A Previdência Social é um seguro que garante uma aposentadoria ao contribuinte quando ele para de trabalhar. O tempo de contribuição varia de acordo com o tipo de aposentadoria. O INSS administra o recebimento dessas mensalidades e paga os benefícios aos aposentados que contribuíram e que se aposentaram.

As empresas são responsáveis por descontar a contribuição dos funcionários contratados. No caso de autônomos e empregados domésticos, são os próprios interessados que devem fazer o pagamento, usando um carnê, diretamente com a Previdência.

MAIS INFORMAÇÕES
Gerência Executiva do INSS em Juazeiro, Rua São Paulo, 1883 D
Bairro Santa Teresa, Juazeiro do Norte Telefone: (88) 3572.4300

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Notícias do Crato - 06/12/2011



Centro de Reabilitação do Crato realiza hoje entrega de cadeiras de rodas a crianças com necessidades especiais

O Centro de Reabilitação da cidade do Crato é uma referencia na região na distribuição de órteses e próteses com reabilitação física. O Programa garante ao paciente o acesso a cadeira de rodas, muletas, botas ortopédicas, coletes e próteses de membros inferiores e superiores. No Centro, uma equipe multidisciplinar atende as necessidades de cada usuário, minimizando suas limitações. Atualmente a equipe é formada por um médico ortopedista, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, duas fisioterapeutas e uma fonoaudióloga.

O Centro de Reabilitação do Crato, funciona há dois anos, onde já foram beneficiadas 134 pessoas e atualmente tem 166 usuários cadastrados.

Hoje, no Centro, as 8 horas, será realizada solenidade de entrega de 11 cadeiras de rodas, algumas especiais para crianças com deficiências neurológicas, o Secretário de Saúde do Crato, Cicero França fará a entrega dos equipamentos e aproveitará o ensejo para reiterar a importância desse centro para a promoção da qualidade de vida e saúde das pessoas que necessitam de reabilitação.

Atenção: Boletos do Garantia Safra estarão sendo entregues durante esse mês em Crato
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato e a Comissão do Programa Garantia Safra, comunica aos agricultores e agricultoras, que os boletos do Programa 2011/2012, estarão sendo entregues durante os dias úteis do mês de dezembro na sede da Secretaria, na Rua 7 de Setembro, 150 - São Miguel. Crato-CE (Centro Administrativo da Prefeitura do Crato) das 7 e 30 as 13 e 30 horas. Importante: Somente serão entregues os boletos, com apresentação do CPF do produtor ou produtora. No caso dos casados, é necessário o CPF dos dois.

Doce Natal abre hoje a Casa do Papai Noel
Dentro das comemorações do Doce Natal, acontece hoje a partir das 18 horas na sede da Secretaria de Cultura Esporte e Juventude do Crato, a abertura da Casa do Papai Noel. A Secretaria fica no Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA. Toda a comunidade cratense está convidada a participar desse momento mágico e festivo.

Programa Bolsa Família Crato entra em recesso a partir do dia 9

A Secretaria Municipal de Assistência Social do Crato informa a todos que o Programa do Governo Federal Bolsa Família (CAD ÚNICO), que funciona na referida secretaria, entrará em recesso das suas atividades à partir do próximo dia 09 para que sejam atualizados os cadastros familiares junto ao MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate À Fome. Em breve será divulgado o dia que o programa retornará ás suas atividades normais.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Inauguração da Casa do Papai Noel - Centro Cultural do Araripe


A Prefeitura do Crato convida Vossa Senhoria para participar da abertura da Casa do Papai Noel, na sede da Secretaria da Cultura, no Centro Cultural do Araripe – RFFSA dia 06/12 – terça-feira a partir das 18h. Façamos desse Doce Natal, um natal de luz, de amor , sorrisos e de regeneração.

Feliz Doce Natal
Prefeitura Municipal do Crato

Veja Quem está conosco...

Faça como o Mercadinho Matos...


Top Móveis...

Crajubatur e Shopping Residence...


TV Técnica Hertz - O seu instalador SKY - Inácio Ferreira Teles:


Restaurante Azul de Fome...


Amilton Som...

Aço Cariri - Forte como você...


ÊPA ! - E o que o Marinho da Caixa tá fazendo neste anúncio ?

É que o Marinho da Caixa é especial. Ele FOI anunciante do Blog do Crato. E os nossos anunciantes merecem toda a nossa consideração. E além disso, o Blog do Crato é mantido ainda por doações e contribuições: Jair Rolim, Carlos Eduardo Esmeraldo, José Milton Arraes, Mônica Araripe. Graças a esse pessoal, o Blog do Crato se mantém como o Crato na Internet, mostrando o que acontece na nossa cidade, e as suas crônicas.

Blog do Crato. Onde vale a pena investir em publicidade na Internet
O maior website do Interior Cearense. 180.000 acessos por mês.

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30