xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 novembro 2011

Avião da GOL que vinha para o ceará apresentou problemas. Passageiro diz que a tensão "era absurda"


Aeronave teve problemas no gerador na tarde desta segunda-feira em SP. Passageiros ficaram 45 minutos tensos dentro do avião, diz passageiro.

Passageiros da Gol se recusaram a permanecer em aeronave que apresentou falha elétrica antes da decolagem e exigiram realocação, na tarde de terça-feira (22), no Aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo. O voo tinha Fortaleza como destino. A assessoria da empresa informou que a decolagem foi interrompida por causa de um problema no gerador e que, por isso, a aeronave precisou passar por uma manutenção não programada.

O jornalista Inácio Aguiar de 27 anos, que era passageiro do voo, conta que os problemas começaram 15 minutos após o embarque, a decolagem estava marcada para 15h15. “O ar condicionado parou e a energia também, mas como ainda era dia, não houve nenhuma reação”, explica.

Ainda de acordo com Inácio, o blecaute foi seguido do aviso do piloto de que a aeronave havia tido um problema na geração de energia externa e que o procedimento de manutenção precisava ser feito com as portas fechadas. “Depois de 15 minutos, o piloto acabou dizendo novamente que outro problema estava acontecendo com a luz do painel. Foi aí que a situação começou a ficar tensa entre nós [passageiros]”, revela.

Passageiros se recusam a decolar

Mesmo após a manutenção, os passageiros decidiram não decolar na aeronave que apresentou outros problemas. “Todo mundo estava com um grau de tensão absurdo”, afirma Inácio que decidiu ir falar com o piloto. “Ele [piloto] disse que não devíamos nos preocupar. Mas eu falei que não ia mais ficar ali. Voltei para minha poltrona, peguei minha bagagem de mão e acompanhei o primeiro passageiro que se manifestou na hora de descer do avião”, conta. O jornalista informou que o impasse durou cerca de 45 minutos.

Depois de descerem do voo, Inácio e o outro passageiro foram abordados por funcionários da Gol. “Disseram que a gente só seria realocado no próximo voo que tivesse vaga, mas exigimos embarcar no voo seguinte”, disse o jornalista. Minutos depois, Inácio conta que os outros passageiros também desceram da aeronave com problemas e todos tiveram o voo remarcado para 19h, que não teve problemas durante a decolagem e o percurso. “Havia muita criança e todos estavam muito tensos. Em nenhum momento, a companhia nos orientou a descer do voo, pelo contrário. Descemos contra a vontade da Gol”, revela.

Elias Bruno Do G1 CE
Foto meramente ilustrativa


Ex-PM que atirou em turistas no CE por engano é condenado a 24 anos


Ex-policial atirou contra turistas confundidos com suspeitos de assalto. Ação ocorreu em 2007, dois turistas ficaram feridos e um paraplégico.

Um ex-policial militar que atirou em turistas confundidos com suspeitos de assalto e deixou um deles paraplégico, em Fortaleza, foi condenado na noite desta quarta-feira (23) a 24 anos de reclusão, em regime fechado. A decisão da 2ª Vara do Juri do Fórum Clóvis Beviláqua foi proferida após quase 10 horas de julgamento, que terminou por volta das 18h. O policial ainda pode recorrer da decisão.

Segundo a assessoria do fórum, o resultado equivale a seis anos por cada tentativa de homicídio, uma vez que havia quatro pessoas no veículo atingido. Nos próximos dias 5 e 9 de dezembro vai haver o julgamento de outros quatro suspeitos de envolvimento no caso, também ex-policiais que estavam na viatura no momento do fato, ocorrido em setembro de 2007.

Todos respondem ao processo por tentativa de homicídio qualificado com outras pessoas envolvidas. A Justiça determinou que dois deles fossem a julgamento, mas recorreram da decisão. Outros dois suspeitos foram retirados do processo por ausência de indícios de autoria, mas o Ministério Público recorreu. O júri popular desta quarta-feira (23) foi presidido pelo magistrado Henrique Jorge Holanda Silveira, titular da 2ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. A acusação será representada pela promotora de Justiça Alice Iracema Melo Aragão e pelo assistente Leandro Duarte Vasques. A defesa será feita pelo defensor público Gelson Azevedo Rosa e pelo advogado Delano Cruz.

Entenda o caso

Segundo o Ministério Público, por volta das 21h de 26 de setembro de 2007, as vítimas trafegavam no sentido Aeroporto-Aldeota, em uma caminhonete, quando foram alvejadas por disparos vindos de viaturas policiais que, naquele momento, faziam cerco no intuito de capturar acusados de roubar um caixa eletrônico. Innocenzo Brancati, que dirigia o carro, foi atingido no braço, e Marcelino Ruiz Campelo levou um tiro no ombro esquerdo. A bala se instalou na coluna e ele ficou paraplégico. Ainda segundo o Ministério Público, os disparos só cessaram quando a Denise Sales Campos Brancati resolveu sair do automóvel para demonstrar que não eram assaltantes.

G1


Faleceu Dr. Carlos Barreto de Carvalho


Faleceu hoje, em Crato, 22 de novembro de 2011, aos 80 anosde idade, o rotariano e conceituado médico Dr. Carlos Barreto de Carvalho. Ocorpo será velado em sua residência na Avenida Pedro Felício Cavalcanti –Bairro Grangeiro – Crato – Ceará.

Dr. CARLOS BARRETO DE CARVALHO foi o 40º Presidente doRotary Club do Crato no período de 1988 a 1989. Admitido no quadro social doclube no ano de 1958. O número do seu Registro em Rotary International é1124747. Anos depois pediu afastamento do clube, ingressando novamente aoquadro social do clube no dia 22 de Novembro de 1985, tendo como proposto(padrinho) o Dr. Paulo Cartaxo Esmeraldo. Descendente de tradicional família dacidade de Jardim Estado do Ceará, onde nasceu no dia 26 de Março de 1931. Filhode José Carvalho e Maria Barreto Carvalho. Era casado com a pernambucana Dra.Gláucia Melo Barreto, também, descendente de importante família de Pernambuco,o casal tem os seguintes filhos: Carlos Barreto de Carvalho Filho, Maria MeloBarreto, Ana Isabel Melo Barreto, casada com o Dr. Antonio Rogério PortelaMachado Dias, também ex-presidente do clube, Gláucia Maria Melo BarretoCarvalho (Glaucinha).

Dr. Carlos Barreto veio muito moço estudar no Crato foi umdos mais brilhantes alunos do antigo Ginásio do Crato, hoje Colégio Diocesano,aquela época dirigido por Monsenhor Montenegro.

Colou Grau em Medicina na primeira turma da Faculdade deCiências Médicas do Recife. Era competente Médico dermatologista com grandeexperiência clínica, ocupou importantes cargos na saúde pública desde o antigoDENERU depois SUCAM hoje, Fundação Nacional de Saúde; Previdência Social e maisrecentemente foi Secretário de Saúde do Município do Crato na AdministraçãoMoacir Soares de Siqueira (1998 a 2000). Tinha consultório médico na famosa Ruada Vala, hoje, Rua Tristão Gonçalves, nº 574. Pela sua competência ainda eramuito procurado por pessoas da Região e de outros Estados. Residia em belamansão que construiu na Avenida Pedro Felício, Bairro do Grangeiro, zona Sul dacidade do Crato.

Era um médico de privilegiada memória e cultura. Gostava deler, era assíduo "freqüentador" dos jornais e revistas, reservava boaparte do seu tempo de aposentado na leitura de bons livros. Tinha excelentepalestra. Conheceu as principais figuras políticas e economica do Crato. Era grandeconhecedor da filosofia do Rotary, leitor assíduo do Boletim do clube da CartaMensal do Governador do Distrito e da Revista Brasil Rotário. Era um grandeauxiliar e orientado do clube. Ultimamente dividia o seu tempo entre oconsultório e sua fazenda no Município de Jardim. Entretanto, ultimamente com asaúde debilitada já o privava até de frequentar o seu clube Rotary.

Fonte: Rotary Club do Crato


Processo que pede a cassação do prefeito de Acopiara volta a pauta de julgamento nesta quarta-feira


Depois do pedido de vista do juiz Manoel Castelo Branco Camurça o processo que pede a cassação do prefeito de Acopiara, Antonio Almeida Neto (PTB) volta a pauta de julgamento nesta quarta-feira (23), no pleno do Tribunal regional Eleitoral.

De acordo com a apreciação do último dia 21 de novembro o relator do processo juiz João Luís Nogueira Matias, no seu parecer, solicitou a cassação de diploma do prefeito Antonio Almeida Neto e do vice-prefeito Tião Mandú.

O relator ainda solicitou a aplicação de multa no valor de dez mil UFIRs contra os implicados e determinou a realização de novas eleições no município.

Via Lindomar Rodrigues

Prof. Armando Rafael comenta a nova Praça Siqueira Campos em Crato


Hoje já dava para ver o novo visual da Praça Siqueira Campos.

Houve aumento na área destinada aos frequentadores. Da infeliz “reforma” feita pelo deputado Ely Aguiar nada restou. O precário e feio piso de pedra Santana deu lugar a mosaicos. O relógio com 4 mostradores que nunca funcionaram (os gozadores diziam que cada um marcava um fuso horário diferente) escafedeu-se. A coluna de granito preto que dava suporte aos mostruários dos relógios tomou rumo ignorado.

Os frágeis bancos -- que em menos de 3 anos de uso já estavam quebrados -- cederam espaço a bancos de madeira, mais sólidos.

Os postes de iluminação, fininhos e fraquinhos -- feitos de cano -- foram para lixo...
Postes de concreto ocuparão o lugar dos instalados na "reforma" anterior.
Enfim, surgirá um logradouro bem melhor. Para provar à população cratense que existe diferença entre as pessoas INTELIGENTES e as pessoas ESPERTAS. Esperto é aquele momentaneamente engana uma pessoa ou uma comunidade. Inteligente é quem tem ciência de que toda ação pessoal tem reflexo no futuro.

A "esperteza" do deputado Ely Aguiar durou pouco...


Economista aponta desafios para o Cariri - Yaçanã Neponucena


O turismo religioso é um dos setores mais fortes para a economia da região, porém, seu incremento depende de condições básicas como aeroporto compatível à demanda - THIAGO GASPAR - Governos e iniciativa privada formam parceria para o desenvolvimento do Cariri, mas ainda há desafios a vencer.

Crato. Pensar além das cadeias de demandas municipais e lidar com a heterogeneidade. Este é o principal desafio dos gestores públicos da Região Metropolitana do Cariri. De acordo com a socióloga e economista Tânia Bacelar, a região segue a uma lógica nacional de desenvolvimento das cidades de médio porte. Apesar de estar acima das estatísticas de crescimento e ser considerado um fenômeno, onde apenas o Produto Interno Bruto (PIB) de Juazeiro do Norte quase triplicou em um período de cinco anos, passando de R$ 670 milhões em 2003, para um R$ 1,9 bilhão em 2008, o Cariri ainda tem demandas por serviços básicos de infraestrutura. Em termos de gestão, falta mais interação entre os prefeitos da região.

A maioria das cidades que compõem a RMC tem basicamente uma economia rural. Para a Tânia Bacelar, é preciso repensar as prioridades regionais, que atualmente os gestores públicos apontaram como sendo o turismo e a produção industrial de calçados. Ela afirma que a região tem potencialidades pulsantes e que poderá se fortalecer também como polo de saúde, educação e econômico, gerando novos empregos, atraindo imigrantes e investimentos, que deverão impulsionar o processo dinâmico de melhorias e avanços regional, tendo em vista as recentes instalações de universidades e centros hospitalares.

"Reconheço que essas atividades são de fundamental importância, mas vejo que a região precisa pensar em outros potenciais mais amplos. Certamente, essas outras atividades irão crescer e poderão gerar um desenvolvimento excelente".

De acordo com a economista, o aumento da renda das famílias e os investimentos governamentais na área de infraestrutura atraíram capital privado para a região. "Não dá para entender o que acontece aqui se não olharmos para o Brasil. Mas, esse crescimento é resultado destes dois tipos de investimentos", explica ela.

Mas, ela aponta a falta de técnicos permanentes em gestão como sendo a principal dificuldade atual da administração pública e avalia que as universidades são instrumentos preponderantes na formação profissional de novos gestores.

Inegavelmente, o Cariri é um dos principais polos de turismo religioso do País, chegando a receber mais de um milhão de turistas anualmente. Entretanto, a principal dificuldade que impede o incremento do setor é a ausência de um aeroporto capaz de atender à demanda de voos. Atualmente, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes não tem acompanhado o crescimento da demanda de passageiros. Falta infraestrutura para um maior fluxo de voos diários. Devido à importância e a evolução do turismo na Região Metropolitana do Cariri, o Governo do Estado está destinando ao setor uma atenção especial, por meio do projeto Roteiros da Fé, que está em fase de aprovação, como parte do projeto Cidades do Ceará - Cariri Central. A medida deverá estabelecer a estruturação necessária para um roteiro de peregrinação religiosa na área central de Juazeiro.

Geopark Araripe

Além dos investimentos no turismo religioso na região há o seguimento do turismo científico, que vem sendo fortalecido por meio de investimentos do Governo do Estado. Está previsto para dezembro a inauguração da sede do Geopark Araripe. O secretário das Cidades do Ceará, Camilo Santana, aponta o setor como uma das soluções para o processo de desenvolvimento da RMC. "Não há como pensar o desenvolvimento da região metropolitana de forma isolada, por cidade, mas envolvendo o conjunto com suas peculiaridades de forma integrada", revelou. Camilo disse ainda que irá amanhã a Brasília pleitear recursos e discutir a implantação do Anel Viário do Cariri.

Ontem, prefeitos, secretários, historiadores, economistas e lideranças políticas de nove cidades da Região Metropolitana do Cariri estiveram reunidas em um debate, realizado na Universidade Regional do Cariri (Urca). O evento discutiu as potencialidades e desenvolvimento da região. Na ocasião, foi proposto um seminário para debater o processo efetivo de ações e gestão das cidades da RMC. A especialista Tânia Bacelar foi convidada a fazer a abertura. Mas, o seminário só deverá acontecer no próximo ano.

Yaçanã Neponucena
Repórter do Diário do Nordeste

Notícias do Crato - 23 de Novembro do 2011


Comunicado urgente: Reunião Garantia Safra será realizada hoje em Crato

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável CMDS, Francisco de Assis Santos, comunica aos conselheiros que será realizada reunião para homologação dos produtores rurais, cadastrados no Programa Garantia Safra 2011/2012 deste município. A reunião acontece hoje, quarta-feira, dia 23, a partir das 9 horas, na sede da Federação das Entidades comunitárias FEC, situada a Rua José Carvalho, 384, no centro do Crato. Atenção conselheiros: a presença de vocês é indispensável.

Amigos do Sorriso promovem atividades hoje em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Odontologia e Saúde Bucal realiza hoje ação dos Amigos do Sorriso. O Evento que terá inicio as 9 horas será na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Francisco José de Brito. Verônica Alves de Sousa, Coordenadora da Saúde Bucal do Crato ressalta que cerca de 700 alunos entre crianças e jovens estarão participando do evento onde além de receber o kit de escovação, irão participar de palestra educativa, bem como será feita a aplicação de flúor. Estarão presentes dentistas do Programa de Saúde da Família- PSF e os Atendentes em Saúde Bucal- ASB.

Doce Natal nas Escolas começa quinta-feira

Dentro da programação do Doce Natal Edição 2011, terá o Doce Natal nas Escolas, onde no intuito de arrecadar brinquedos para as crianças e promover divertimento a atração Patati Patata Cover fará a festa para a criançada adotando a seguinte programação:

DIA 24/11, quinta-feira
08 Horas
Local: Colégio Diocesano

DIA 29/11- terça-feira
10 Horas
Local: Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva / Show para a Escola Academia de Ensino e Circulo Operário

DIA 02/12 – sexta-feira
08 Horas
Local: SESC Crato

DIA 08/12- quinta-feira
08 Horas
Local: Externato 05 de Julho

DIA 15/12- Qinta-feira
08 Horas
Local: Ciranda do Saber

É importante ressaltar no dia 11 de Dezembro acontecerá a abertura oficial do evento, onde todos irão recepcionar o Papai Noel no Centro Cultural do Araripe, no Largo da RRFSA, sendo que, no dia 5 já começam as ações do Mão Amiga. Nos dias 8, 9, 12, 13 e 14 estará acontecendo o Doce Natal nos Bairros e Distritos, o Doce Espetáculo será no dia 15. No dia 16 haverá o cortejo e mais uma apresentação do Doce Espetáculo, no Centro Cultural do Araripe no Largo da RRFSA. Na programação também constam o natal dos garis no dia 17 e no dia 18 o encerramento do evento.

Exercendo o Controle Social e Fortalecendo o SUAS é tema de oficina para conselheiros municipais em Crato. No ultimo dia 18 de novembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma oficina para Conselheiros Municipais. Abordando a temática “Exercendo o Controle Social e Fortalecendo o SUAS - Sistema Único de Assistência Social” foi enfatizada a assiduidade e o compromisso com as Políticas Públicas do Município. A Dinâmica de Acolhida foi feita por Swiane Tavares - Psicóloga CRAS Muriti e Conselheira Suplente do CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social. Em seguida foi realizada a apresentação da Política Municipal de Assistência Social - Programas, Projetos, Serviços e Benefícios por Liduina Alves de Andrade - Presidente do CMAS e Secretária Municipal de Assistência Social e Luciane Maria da Silva -Assistente Social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Muriti

Dando prosseguimento a oficina o Coordenador do PBF - Programa Bolsa Família Marcos Lopes disponibilizou novas informações sobre o Cadastro Único e Programa Bolsa Família e a Assistente Social e ex-Conselheira do CMAS Rita de Cássia Teixeira falou sobre o Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS - Competência - Atribuições e Instância de Controle Social - Depois de ouvidas todas as informações relevantes o grupo participou de debate e em seguida foi discutida a situação das Entidades Cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social -CMAS com o direcionamento da Assistente Social Cleide Barbosa e Maria Lúcia Saraiva. Ao final a turma se dividiu em dois grupos para o planejamento a apresentações das ações, conclusão do ano de 2011 e primeiro semestre do ano de 2012 - Agenda do CMAS- Crato.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - Dia 23 de Novembro de 2011


Implantação do 'Observatório da Violência no Cariri' em debate na URCA nesta quarta-feira

Será realizada nesta quarta-feira, na Universidade Regional do Cariri (URCA), a primeira reunião que tratará do projeto de criação do “Observatório da Violência no Cariri”. Na ocasião, será organizado um grupo gestor e as linhas orientadoras do projeto. O evento será iniciado a partir das 9 horas e irá até o meio-dia, na sala do Mestrado de Bioprospecção Molecular e será aberto pelo Vice-Reitor da URCA, professor Patrício Melo. Ele fará uma abordagem inicial sobre o Projeto de Criação de um Observatório para Monitorar e Georreferenciar a Violência no Cariri. Em seguida, a docente Maria de Lourdes Carvalho, do Departamento de Geociências da URCA, destacará as Ferramentas para Gestão de Informações. O Departamento de Educação será representado pela Professora Yara Maria de Araújo, que tratará sobre o Gerenciamento de Informações e Georreferenciamento, e, por fim, a Professora Carminha Macedo, do Departamento de Direito e Diretora do Centro de Estudos Sociais Aplicado, que fará uma explanação sobre os Aspectos Jurídicos da Violência.

Um debate será aberto após as explanações, com os encaminhamentos. O evento está aberto aos professores, estudantes e servidores da Universidade que pesquisam sobre violência. Na ocasião, será definida uma equipe para colher subsídios destinados ao projeto de criação do “Observatório de Violência do Cariri”. Mais informações pelo telefone: (88) 3102-1292

Região Metropolitana do Cariri debatida em reunião técnica na URCA

A Região Metropolitana do Cariri (RMC) foi o foco dos debates na manhã de ontem, durante encontro realizado na Universidade Regional do Cariri (URCA), com a presença dos gestores e representantes das nove cidades que formam a RMC. O evento contou com a presença da economista e socióloga Tânia Bacelar, que abriu na noite da última segunda-feira, o I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento e XII Semana de Economia da URCA; da Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, o Vice-Reitor, Patrício Melo, e o Secretário das Cidades, Camilo Santana, além de estudiosos de áreas afins da Universidade. O caráter de heterogeneidade da RMC foi um dos principais pontos abordados por Tânia Bacelar. Ela destacou o desenvolvimento das cidades de médio porte da região nos últimos anos, principalmente nos municípios com uma população acima de 100 mil habitantes, mas que não está dissociado da realidade nacional, em detrimento da estagnação no crescimento das grandes metrópoles.

Mas, Tânia Bacelar disse estar impressionada com o crescimento nos últimos anos de Juazeiro do Norte e da Região do Cariri. A economista utilizou dados do Produto Interno Bruto (PIB) de 2003, que equivalia a R$ 670 milhões, e cinco anos depois, em 2008, chegando a R$ 1 bilhão e 900 milhões. No caso de Sobral, na região Norte do Estado, durante o mesmo período houve um crescimento de 70%, ou seja, de R$ 1 bilhão para R$ 1 bilhão e 700 milhões. “Não dá para entender o que acontece aqui se não olharmos para o Brasil”, explica a especialista.

A economista ressaltou a importância de estratégias de desenvolvimento para a RMC, principalmente pensando setores básicos, como transporte e saneamento, já que atualmente existe a migração para as cidades de médio porte no Brasil. “Isso deve ser pensado nesse momento, já que a RMC tem cerca de 600 mil pessoas. Ainda não podemos falar dessa região como uma metrópole, mas com características, a exemplo da conurbação entre as cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha”, explica.

O secretário das cidades destacou a importância de desenvolvimento da Região, mas com um planejamento prioritário, inicialmente voltado para setores como saúde e educação. O turismo foi apontado por Camilo com uma das soluções dentro do processo de desenvolvimento, mas de forma integrada. Citou também como importante meio de integração desse processo o Geopark Araripe, que está inserido em praticamente todas as cidades da RMC. Segundo Camilo, não há como pensar o desenvolvimento da região metropolitana de forma isolada, por cidade, mas envolvendo o conjunto com suas peculiaridades.

A Reitora da URCA destacou o encontro como de suma importância para debater as questões relacionadas ao desenvolvimento da região, além de propor um seminário na URCA para reunir gestores, inclusive com a abertura da Professora Tânia Bacelar. Otonite Cortez disse que esse evento poderia ser realizado no próximo ano, lançando num ano eleitoral uma reflexão para os novos administradores. Para Camilo Santana, a Universidade assume um papel fundamental dentro dessas discussões, propiciando abertura e levando o conhecimento técnico. Outra proposta debatida foi criar um órgão que possibilite uma integração maior das cidades que formam a RMC, o que poderia ser, em princípio, um conselho, formado por representantes das cidades que compõem a Região Metropolitana do Cariri (RMC).

Região Metropolitana do Cariri

A Região Metropolitana do Cariri (RMC) foi criada em 2009 e é constituída pelo agrupamento dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Caririaçu, Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 21 de novembro de 2011


Cadê o Deputado Ely Aguiar ?

Cadê o Deputado Ely Aguiar ?
O que foi feito da estátua a N. S de Fátima, será que nunca vai terminar ?
Cadê o homem que era tão presente, está sumido da vida dos Cratenses depois dos rumores de que teria abandonado até o prefeito Samuel Araripe ?
Deputados eleitos com o voto dos cratenses, o Crato EXISTE !

Dihelson Mendonça

Lançamento do Livro : Inventário de Poesias



http://1.bp.blogspot.com/-TbWrza4iIVA/TsxG5VwBQzI/AAAAAAAAbso/V1v4lHKtNeU/s1600/inventario_de_poesias.jpg


Autor - Wellington Alves ( Ton-Ton)
Apresentação : J. Flávio Vieira
Performance / Leitura de Poemas : Luiz Carlos Salatiel

Data - 25 /11/11 ( Quinta-Feira)
Local : Auditório do SESC / Crato
Hora - 19 Horas

Recebido por E-mail de Dr. José Flávio Vieira

FIQUE POR DENTRO - Por Maria Otilia



Leia abaixo uma postagem extraída do site da SEDUC, sobre o manifesto feito por pais de alunos ,após um longo período sem aulas, devido a greve dos professores da rede estadual do Ceará.

Todos nós educadores sabemos que o direito de greve é legal. Por outro lado também precisamos entender que só existe greve quando se esgota todas as saídas de diálogo entre as partes interessadas.Acredito que após muita luta, discussão, a mesa de negociações(governo e sindicato),chegaram ao bom senso e ao consenso de que todos deveriam ceder.O governo cedeu retirando a proposta que foi odiada por todos os educadores.Por outro lado, após muito diálogo e estudo, foi apresentada pelo governo, uma nova proposta que segundo a APEOC já atendia a maioria das reinvindicações da categoria. Neste sentido não vimos o porque de uma nova greve tendo em vista que educadores representados por seu sindicato (APEOC) através de Assembléia Geral deflagaram o final da greve que já se prolongava por muitos dias.Lembramos que na maioria das vezes precisamos recuar e ter bom senso para ganharmos passos mais largos mais tarde.

Realmente os pais tem toda a razão de ficarem preocupados com a aprendizagem dos seus filhos.E cabe a nós educadores compreensão para com eles , pois sabemos que a luta é importante, mas que não podemos ser hipócritas e dizer que não existe prejuízos principalmente para os alunos. E que com certeza serão minimizados pois os professores serão sempre honestos,éticos e comprometidos com uma educação de qualidade. Vamos lutar por nossos ideais, pela valorização permanente do magistério.Mas não deixemos cultivar dentro de nós a ambição do poder, ódio, rancor, o partidarismo político.Vamos pautar nossas reinvidicações buscando sempre o companheirismo profissional, sem divisão de classe,com diálogo e tendo como foco o nosso compromisso com os nossos educandos. Texto na íntegra postado no site da SEDUC :

A Secretária Izolda Cela recebeu nesta terça-feira, dia 22, às 9 horas, uma comissão de pais de alunos. O encontro foi solicitado pelos próprios responsáveis pelos estudantes para falar sobre os prejuízos causados pela greve e a possibilidade de uma nova paralisação das aulas por parte dos professores da rede estadual.
Durante o encontro, a secretária falou da proposta feita pelo Governo do Estado à categoria e do esforço durante um mês de negociações. Lembrou a importância das famílias nas escolas para acompanhar as ações realizadas em prol da educação de seus filhos.
A comissão de pais exigiu da Seduc as medidas necessárias para evitar que os filhos fiquem prejudicados com mais uma paralisação, o que os representantes consideram uma "violência contra os alunos". Os pais sugeriram à secretária Izolda Cela a criação de um grupo de trabalho, formado pelos responsáveis, a partir de 2012, para constante debate sobre as questões ligadas à educação. A secretária aceitou a sugestão dos pais e disse que a Seduc vem tomando providências para que os alunos tenham as aulas propostas para o calendário letivo. Ela espera que os professores decidam pela continuidade das atividades escolares. texto extraído do site:www.seduc.ce.gov.br

Reflitamos este maravilhoso pensamento de Bertold Brecht que diz:

" Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"

Vamos lutar com sabedoria: Sejamos sempre: tempo,presença e exemplo.


Entre servir e se servir - Por: Emerson Monteiro



Descobertos pelos europeus alguns anos antes do Brasil, os Estados Unidos da América conheceram, no entanto, outra evolução histórica, orientados por princípios diversos que mais rápido levaram a resultados práticos de autossuficiência. Há um livro do escritor Viana Moog, Bandeirantes e Pioneiros, que compara aspectos variados e as razões imediatas e remotas sobre as duas colonizações, possíveis de significar esses motivos do fenômeno desigual.

Dentre essas avaliações, conceitos existem de que, enquanto Portugal mandava colonizar o Brasil degredados e aventureiros, aos Estudos Unidos chegaram famílias provenientes das perseguições religiosas aos protestantes, no caso dos primeiros colonos, os tripulantes do navio My Flower, para quem o Novo Mundo representou a derradeira alternativa de pátria e sobrevivência.

Os portugueses e outros povos da Europa, franceses, ingleses e holandeses, enxergaram no território americano pretextos de depredação. Primeiro, a coleta de âmbar, algodão nativo, sal, pau-violeta, pau-brasil, macacos e papagaios. Depois, o plantio de cana-de-açúcar e criação de gado e produção extrativa mineral e agrícola para exportação e mandar recursos aos empresários da empresa colonial; seguindo-se a extração desenfreada dos outros meios. Era terra de ninguém, de onde levaram riquezas e destruíram as florestas; assassinaram os nativos longe dos olhos da moral e dos costumes usados nas metrópoles distantes, independentes de autorização ou pagamento a quem fosse, nos padrões da época.

Primeiros tempos depois de 1500, e as costas de Vera Cruz tornaram-se, por isso, palco dos desmandos em termos de rapinagem perpetrada, desde a pronta eliminação da Mata Atlântica, modos copiados séculos adiante pelos próprios brasileiros com relação à Mata Amazônica, até os dias presentes, de saudosas memórias ecológicas. Isto fica patente nos vários segmentos da cultura nacional, por exemplo com relação aos métodos políticos. Setor essencial das vidas em grupo, a representatividade detém força e liderança. Do jeito que o corpo reclama orientação do cérebro, a sociedade reserva aos seus titulares o papel de governá-la.

Nossos políticos, contudo, numa quantidade significativa, vislumbram o exercício da democracia pelos interesses particulares, investidores ausentes da coletividade, predadores vulgares. Notassem o mínimo da função da política, jamais visariam lucro profissional e permanência eterna nos cargos e funções públicas. Veem o poder pelo poder ao postular mandatos, no uso da velha pirataria dos avôs europeus, saqueadores inveterados desse continente original. Entre servir-se e servir há distância infinita, e aos eleitores cabe averiguar quem desejam na frente dos destinos vistos como presas na disputa dos votos valorosos.


Cliente BLOG DO CRATO tem Prioridade - Lojas TOP MÓVEIS


Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !


O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1

O Excelente atendimento feito por profissionais qualificados:

Img_1140

TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30