xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/11/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 novembro 2011

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 18/11/2011


Campanha para novos doadores de medula óssea tem parceria do Curso de Direito da URCA

Uma parceria do Hemonúcleo e Universidade Regional do Cariri (URCA) propiciou aos alunos e professores do Curso de Direito da Instituição um momento de solidariedade e conscientização. A campanha de novos cadastrados para doação de medula óssea foi realizada nos turnos da tarde e da noite, ontem, na sede do próprio curso, no campus São Miguel, com a participação de dezenas de voluntários.

A iniciativa faz parte da preparação da XV Semana de Direito, que acontecerá de 14 a 19 de dezembro. O evento este ano irá debater os novos rumos e perspectivas da justiça brasileira. A Semana de Direito será realizada no auditório da Rádio Educadora, em Crato. Os temas discutidos vão abordar questões como as relações homoafetivas e os crimes virtuais, além de mudanças nos códigos penal e civil, entre outras atividades.

A campanha para novos doadores de medula teve como uma das participantes, a estudante de Direito, Vanessa Sousa Lomônaco. Ela decidiu aderir à campanha por estar na própria universidade e também por achar de grande importância. “Se o pessoal do hemonúcleo não viesse até a Universidade, dificilmente estaria participando”, afirma. A aluna Armile Raquel acha a campanha de grande importância e a adesão da universidade fundamental, já que a instituição passa a exercer um papel social. “É um bem superior, que vai além do material. É muito simples poder doar”, diz ela.

Na noite de abertura da Semana de Direito, será feita homenagem ao professor José Dantas Tavares, um dos fundadores do curso.

Seminário aborda Cultura Negra, hoje, na URCA

Começa hoje, 18/11, na Universidade Regional do Cariri (URCA), o II Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará – Etapa Cariri. O evento será realizado por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da URCA, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), Projeto No Terreiro dos Brincantes, SINDURCA, Núcleo de Estudos em Trabalho e Educação (NETED), Grupo de Valorização Negra no Cariri (GRUNEC)

O evento acontecerá no Salão de Atos da Instituição, nos períodos da manhã, tarde e noite. O ato vai reunir educadores, estudantes, pesquisadores e ativistas dos movimentos sociais para aprofundar e debater sobre a necessidade do redimensionamento das práticas pedagógicas, com vistas à inclusão nos currículos escolares de conteúdos que dizem respeito à história e cultura negra cearenses. Além disso, oportunizar um repensar sobre o papel da universidade na formação de agentes capazes de construir uma sociedade comprometida com a emancipação humana.

Na ocasião, terão duas palestras com o tema “Religiosidade de Matriz Africana e Educação” e a exibição de um documentário produzido pelo Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC e pela Cáritas Diocesana do Mapeamento das Comunidades Rurais Negras e/ou Quilombolas do Cariri cearense.

Mais informações no blog: http://artefatosdaculturanegranoceara.blogspot.com/

Palestra antecipada durante o I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento

A palestra do Professor Doutor Ladislau Dowbor, marcada inicialmente para terça-feira, 22 de novembro, às 19 horas, foi antecipada para a manhã do mesmo dia, a partir das 9 horas, durante o do I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento: Economia Solidária e sustentabilidade, que será realizado na URCA entre os dias 21 e 25 de novembro. O Professor Dowbor é titular do Departamento de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP, nas áreas de Economia e Administração. O evento será aberto no Salão de Atos da URCA -Pimenta. No momento, serão abordados aspectos do desenvolvimento local, gestão social e economia solidária.

O professor é autor e co-autor de cerca de 40 livros, entre os quais se destacam: Formação do Terceiro Mundo; Aspectos econômicos da Educação; Formação do Capitalismo Dependente no Brasil; O que é Poder Local?; Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo; Da Globalização ao Poder Local: a Nova Hierarquia dos Espaços; A Reinvenção do Futuro; A Reprodução Social; O Mosaico Partido: a economia além das equações.

A mesa-redonda Desenvolvimento local, economia solidária e sustentabilidade, que acontece na terça-feira, dia 22, às 19 horas, está mantida com o professor e pesquisador Mestre, Airton Cançado (NESol/UFT) e agora conta com a presença da professora Doutora Victória Régia Arraes de Paiva (UFC).

O I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento e a XII Semana de Economia da URCA faz parte das comemorações dos 50 anos do Curso de Economia da URCA e conta com ampla programação científica e cultural (palestras, mesas-redondas, mini-cursos, oficinas, comunicações científicas, visitas técnicas, apresentações culturas, mostra de filmes, concurso de fotografia, exposição).

Maiores informações: www.urca/coloquioeconomia

Universade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 11 de novembro de 2011

Piloto fica trancado no banheiro e causa pânico em voo nos EUA


O piloto de um voo doméstico dos Estados Unidos ficou trancado no banheiro do avião em pleno voo, provocando pânico e um grande mal-entendido, depois que um passageiro "com forte sotaque estrangeiro" quis avisar o co-piloto do fato, noticiou nesta quinta-feira o jornal "New York Post".

O incidente ocorreu nest quarta-feira, pouco antes de um voo da companhia regional Chatauqua Airlines, da Carolina do Norte (sudeste), aterrissar no aeroporto LaGuardia, em Nova York. Preso no banheiro da aeronave, o piloto bateu na porta para chamar a atenção. Um passageiro que o ouviu tentou avisar o co-piloto, que ficou sozinho na cabine de comando. Nervoso com a prolongada ausência do piloto, o co-piloto se negava a acreditar no passageiro, que explicava a situação através da porta da cabine e tinha um forte sotaque árabe, contou uma fonte anônima ao "New York Post", que não especificou a nacionalidade ou a origem do passageiro.

"O piloto desapareceu e há uma pessoa com forte sotaque estrangeiro tentando entrar na cabine do piloto", disse o co-piloto usando um canal de áudio à torre de controle do aeroporto, que devia dar a permissão para o avião aterrissar. "Disseram que o piloto ficou trancado no banheiro, e alguém com forte sotaque estrangeiro (tenta) entrar na cabine", disse.

"Não estou pronto para deixá-lo entrar", contou, ainda sem acreditar no passageiro.

Em terra, a atitude do controlador de tráfego aéreo que acompanhou o avião acabou piorando a situação. Ele recomendou ao co-piloto que declarasse estado de emergência e pousasse o avião rapidamente. Caças da Força Aérea foram colocados em prontidão, mas não chegaram a decolar. O mal-entendido durou vários minutos até que o piloto conseguiu arrombar a porta com defeito e voltou ao seu posto na cabine. O avião acabou aterrissando normalmente às 18h30 de quarta-feira (hora local).

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON


Padre Marcelo diz que sua popularidade se aproxima a do Padre Cícero e já é chamado de Santo


"Vaidade é meu pecado predileto!"


Al pacino, interpretando o diabo no filme "O advogado do Diabo".


Padre Marcelo Rossi falou sobre o assédio dos fiéis, em entrevista à revista "Alfa" de novembro. Ele afirmou que, no Nordeste, sua popularidade se aproxima a de padre Cícero e já é chamado de santo. “Só falta arrancarem a minha batina, mas sempre digo: meu Deus, para, eu não sou santo. Sou corintiano, não me santifica não”.

O religioso falou sobre o santuário que vai inaugurar, que comportará mais gente do que a Basílica de Aparecida. “Sempre quis ter um santuário, comprei o terreno há mais de dez anos com o dinheiro das vendas do meu primeiro CD. Nosso povo precisa de igreja grande, são lugares onde você sente a presença divina. Os evangélicos perceberam isso, mas nós, católicos, caímos na mentalidade dos padres da Teologia da Libertação, que gostam de igrejas pequenas. Penso diferente. Sei que as pessoas estão com sede de Deus e querem ser acolhidas, se emocionar”, afirmou.

Fonte: Quem Online


Versão de Lupi para voo é implodida pelo próprio PDT, que pede entrega do cargo

Diretório maranhense da sigla nega ter pago aluguel de avião em que ministro viajou com dono de ONG; Dilma pede provas materiais e aguarda ida de Lupi ao Senado.

Desmentido quatro vezes pelos fatos – e ontem por seu próprio partido, o PDT –, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, não apresentou à presidente Dilma Rousseff provas materiais sobre o custo e pagamento do voo ao lado de um empresário dono de ONG que mantém convênios com a pasta que comanda e começou a ser abandonado por correligionários. O presidente interino do PDT, André Figueiredo (CE), aconselhou o ministro a deixar o cargo. O Planalto aguarda novas versões que o ministro apresentará hoje, em depoimento ao Congresso, para avaliar quando ele será substituído.

Uma das versões de Lupi foi implodida nesta quarta-feira, 16, pelo próprio PDT. O ministro dissera que o voo com o empresário Adair Meira, da ONG Pró-Cerrado, com negócios suspeitos com o Trabalho, fora pago pelo PDT do Maranhão. Mas o orçamento da viagem do ministro não está na prestação de contas do PDT maranhense. O presidente estadual da partido, Igor Lago, negou que o diretório regional tivesse dinheiro em caixa para bancar o aluguel de aeronave e disse que o partido quer apenas “ajudar a esclarecer todos os fatos”. Com a prestação de contas do partido em mãos, Igor Lago afirmou que o PDT maranhense não tem responsabilidade pelo aluguel de qualquer aeronave para deslocamento do ministro no Maranhão.

“Ontem (terça-feira, 15) mesmo recebi a declaração de contas, que está registrada no Tribunal (de Contas do Estado). Não consta nada sobre transporte aéreo, o diretório regional não arcou com esta despesa”, disse.

E emendou: “O PDT não tem condições financeiras para arcar com os custos de uma viagem dessas. Portanto, PDT não pagou os voos utilizados pelo ministro”. ‘Atrás da nota’. A presidente Dilma Rousseff, em encontro com o ministro na manhã de ontem, exigiu que ele apresentasse “provas materiais” do pagamento do voo providenciado pelo empresário dono de ONG com negócios milionários e suspeitos com o Ministério do Trabalho.

Apesar do desmentido do próprio PDT, o ministro saiu do Planalto anunciando que “ia atrás da nota”, se referindo à nota fiscal de pagamento do voo, que agora teria de ser do PDT nacional e não mais do regional, como afirmara antes, já que o PDT regional desmentiu que tivesse arcado com a despesa como anunciara Lupi, anteriormente. A ida do ministro ao Senado hoje, onde terá de se explicar e justificar por que mentiu na Câmara sobre o voo e as relações com a ONG, é considerada o teste final para Lupi.

Saída. Dez dias depois de estourar o escândalo envolvendo Lupi em irregularidades, a direção do PDT sinalizou oficialmente ontem o abandono do ministro. Integrantes da legenda passaram a defender abertamente a saída de Lupi da pasta. Uma reunião da Executiva Nacional do PDT e das bancadas da Câmara e do Senado marcada para hoje deverá selar o futuro do ministro.

“Como amigo do Lupi, eu sofro muito vendo ele sofrer. É muito doloroso. Como amigo, preferia que ele saísse. Mas isso é uma decisão que o PDT vai tomar de forma institucional”, disse o presidente interino do PDT, André Figueiredo (CE). “O partido confia plenamente no ministro Lupi. A única coisa que questionamos é a oportunidade de ele continuar no ministério. É uma questão de discutir a oportunidade”, continuou Figueiredo. Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi vai contar hoje, durante seu depoimento à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, quem pagou o avião que usou na viagem ao Maranhão, em 2009, arranjado pelo dono na ONG Pró-Cerrado, Adair Meira. A entidade é beneficiada com contratos de R$ 13,9 milhões com a pasta comandada por Lupi. O deputado Weverton Rocha (MA), que estava na viagem com o ministro, não havia apresentado as notas com o pagamento do avião até o início da noite ontem.

Nomes cotados. Sintomas do acelerado processo de decomposição política do ministro foram detectados ainda ontem, com o surgimento de nomes para sucede-lo, como os pedetistas Osmar Dias (PR) ou o deputado federal Miro Teixeira (RJ). Ao constatar a falta de apoio do partido, o próprio Lupi cancelou às pressas reunião do diretório, que estava prevista para acontecer neste sábado.

“Quando se passa muito tempo com o partido sendo noticiado de forma negativa, cresce a insatisfação”, observou Figueiredo. “Surgiram novos fatos. Ele (Lupi) precisa dar explicações ao partido”, disse o deputado Brizola Neto (RJ).

Fonte: Estadão


Jovem de 22 anos morre após cirurgia na Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Uma jovem de 22 anos, morreu após um trabalho de parto na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Iana Cristino, moradora da localidade de Patriarca, faleceu depois de passar mais de 28 horas sentada numa cardeira a espera de atendimento.

Segundo relato de familiares da jovem, Yane Cristino chegou ao hospital na quinta-feira, 10, onde foi submetida a trabalho de parto. No sábado, dia 12, após o parto cesariana, a paciente passou a reclamar que estava sofrendo fortes dores, e foi logo medicada com dipirona. Durante o período em que permaneceu no hospital a paciente não teve direito a se alimentar nem beber água e seu quadro clínico não apresentava melhora.

Na terça-feira, 15, o quadro da jovem se agravou e ela foi encaminhada para o Centro Cirúrgico onde os médicos resolveram refazer a cirurgia. Retornado ao quarto, onde anteriormente estave internada, a jovem se sentiu mal e nos braços da mãe foi encaminhada ao setor de alta complexidade onde faleceu momento depois. A criança que nasceu do parto passa bem e não corre risco de morte. A família acusa o hospital de mal atendimento.

Fonte: Wilson Gomes

Urca promove XII Semana de Economia

O professor Ladislau Dowbor é um dos conferencistas da XII Semana de Economia e do I Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento – Economia Solidária e Sustentabilidade que a Universidade Regional do Cariri (Urca) promoverá, no período de 21 a 25 próximos, no Campus do Pimenta, no Crato. Ladislau falará às 9 horas da próxima terça-feira sobre a Conjuntura Econômica do País, dentro do I Colóquio realizado pelo Departamento de Economia da Instituição. Esse Colóquio e a XI Semana de Economia comemoram os 50 anos do Curso de Economia da Urca. Exposições, mostra de trabalhos e atividades culturais constam também da programação.

Dowbor é titular do Departamento de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) nas áreas de Economia e Administração. É autor e co-autor de cerca de 40 livros, entre os quais se destacam: Formação do Terceiro Mundo; Aspectos econômicos da Educação; Formação do Capitalismo Dependente no Brasil; O que é Poder Local?; Educação e Trabalho no Capitalismo Contemporâneo; Da Globalização ao Poder Local: a Nova Hierarquia dos Espaços; A Reinvenção do Futuro; A Reprodução Social; O Mosaico Partido: a economia além das equações.

Fonte: URCA - coloquioeconomia


Homem é encontrado morto dentro de cinema erótico no Centro de Fortaleza

Um homem de 55 anos foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (17), em um cinema erótico, no Centro de Fortaleza. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima não apresentava marcas de violência - fato que aponta inicialmente para um óbito por causas naturais. As primeiras investigações indicam que a vítima teve parada cardíaca.

Funcionários do local afirmaram em depoimento que a vítima chegou ao local acompanhada por um rapaz ainda não identificado. De acordo com o 34º Distrito Policial, imagens do circuito interno do local devem ser solicitadas pela polícia para tentar identificar o rapaz. As investigações estão com o 34º DP.

Fonte: DN Online

FIMAI – Feira e SEMAI- Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade


A CEMPRE- Compromisso Empresarial para Reciclagem, reconhecendo o projeto de Coleta Seletiva “RECICLAÇÃO” realizando pela Secretaria do Meio Ambiente do Crato em parceria com a Associação dos Agentes Recicladores – AARC e a Universidade Regional do Cariri, convidou a mesma para participar do FIMAI – Feira e SEMAI- Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade realizado nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2011 no Centro de Convenções do Expo Center- São Paulo. O Seminário teve como tema: “RECICLANDO nosso compromisso com o MEIO AMBIENTE”. A prefeitura Municipal do Crato participou no Painel “Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos – Responsabilidade Compartilhada entre prefeituras, empresas, cidadãos e Catadores”.

A Prefeitura Municipal do Crato esteve representada pela Gerente de Núcleo de Educação Ambiental Vanda Lucia Roseno Batista que fez exposição sobre o projeto de Coleta Seletiva “RECICLAÇÃO” juntamente com a prefeitura de São Lorenço – MG, Guarulhos –SP e Natal - RN, o evento contou com a participação de empresas como coca cola, Ambev, Tetra pak, Grupo Pão de açúcar, Nestlé , Itautec Carrefur e outras e ainda com experiências internacionais de responsabilidade compartilhada realizadas pela Colômbia, Uruguai, México Tailândia e África. Entre as autoridade presentes destacou-se o Sr. Victor Bicca – Presidente da CEMPRE, Nabil Georges Bonduki – Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano –SRHU/MMA, Arnaldo Jardim – Deputado Federal Relator da Política Nacional dos Resíduos Sólidos – PNRS, Dr. João Batista Machado Barbosa – Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Natal - RN e Roberto Lourenço da Rocha – Catador de Materiais Recicláveis - representante dos catadores de Materiais recicláveis e diretor da CRUMA.

A Prefeitura Municipal do Crato aproveita o momento para agradecer a CEMPRE a oportunidade de dialogar com os setores públicos, privados e as associações e cooperativas de catadores a nível nacional sobre a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. O diálogo visa fortalecer as parcerias e amplia as possibilidades da sedimentação do trabalho de coleta seletiva nos municípios. Sentimos honrados pelo o convite, e foi oportuno mostrar que mesmo antes de sermos regulamentado pela lei federal 12.305/2010, o município do Crato já desenvolvia ações de gestão pública compartilhada na área de resíduos sólidos em parceria com empresas como: Mercadinho São Luiz, Banco do Nordeste, Correios e etc. alem de Associações de Bairros que doam materiais (lixo reciclável) a Associação dos Agentes Recicladores. O projeto do Crato conta com outros parceiros como a Universidade Regional do Cariri – URCA e Cáritas Diocesano.

Por oportuno, convidamos os comerciantes e empresários do nosso município para nos unirmos na tentativa de juntos atendermos aos novos parâmetros estabelecidos pela Política Nacional de Resíduos sólidos a qual deixa claro a responsabilidade compartilhada entre sociedade, poder público municipal, empresas privadas e as associações e cooperativas de catadores.

Nivaldo Soares
Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano
Vanda Lúcia Roseno Batista
Gerente do Núcleo de Educação Ambiental


Crianças da Escola Melvin Jones realizam hoje seu IV Sarau Poético


O Governo do Crato por meio da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a coordenação da Escola de Ensino Infantil e Fundamental Melvin Jones realiza hoje e amanhã, o seu IV Sarau Poético. Esse ano o temática do sarau será “Crato, a flor do semiárido; Bendita sejas ó terra de Alencar”.

De acordo com a Diretora, Sandra Maria Costa, o Sarau 2011 da Escola Melvin Jones, que fica localizada no Bairro Muriti, promoverá apresentações artísticas contando a história do Crato durante os 2 dias nos períodos manhã e tarde. “Toda a Escola está unida- alunos, professores, funcionários, agentes de cidadania, pais e a comunidade em geral- para que essa edição do Sarau seja surpreendente no melhor sentido” explica Sandra.

Através dos alunos as muitas versões da arte serão demonstradas: Teatro, Musica, Dança, Artesanato, Culinária, entre outros. Vale ressaltar que o Sarau também dará ênfase aos projetos Agentes da Cidadania e Mais Educação, propostas educacionais que trazem inclusão, informação e promoção da auto-estima para as crianças e jovens.

O Prefeito Samuel Araripe e o Secretário de Educação Valentin Dantas apóiam incondicionalmente o Sarau Poético da Escola Melvin Jones que já configura como um dos melhores eventos de educação e cultura do município.

Fonte: PMC

Profissionais da Saúde do Crato participam de cursos promovendo o acesso a formação continuada

Trabalhando de forma constante e crescente visando a formação continuada de seus profissionais o município do Crato, por meio as Secretaria Municipal de Saúde vem promovendo capacitações visando mais conhecimento e mais qualidade no atendimento, hoje, dia 17 e amanha, dia 18 estará acontecendo um Curso de atualização no tratamento do Fumante e em seguida nos dias 21, 22 e 23 haverá um Curso de Aconselhamento e Testagem Rápida no HIV.

Cícero França, Secretário de Saúde do município se propõe a oferecer cada vez mais subsídios que dêem melhores condições para que os profissionais possam avançar no que diz respeito a desenvolvimento e melhor qualidade de trabalho.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
Fone/Fax- 88- 3521 7069
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Lugares vazios - Por: Emerson Monteiro


Na despedida dos jovens, criaturas na flor da juventude que deixam este mundo sem mais nem menos, abre-se lacuna de não ter tamanho nos dias por mais ensolarados que possam ser. Rasgam ali clareiras imensas no coração dos pais, irmãos, amigos, machucando o piso da alma feitas árvores frondosas que caem nas matas, arrebentando todo o arvoredo em volta. E como andam acontecendo situações semelhantes nos tempos atuais... Como se perdem moços no pleno amor do viver, talvez a desencontrarem o trilho da alegria e passarem a expor, na perda dessas existências, o martelo das dores que deixam sepulcrais na forma das distâncias intransponíveis.

Nisso, a máquina social dos homens contemporâneos impõe preços elevados aos termos da sobrevivência, o que submete famílias a verem os filhos queridos expostos às aventuras das ruas, dos hábitos perversos das drogas, da ausência dos valores dignos por parte dos exemplos indignos até de líderes destacados, na corrida do ouro, da competição e do desperdício. Pais que nunca vivenciaram facilidades para achar seus lugares ao sol também lutam com as dificuldades na educação das novas gerações.

A ordem coletiva exige providências extremas nessas quadras frias de bons instintos. Quem conduzirá, pois, as esperanças dos dias melhores a tantos que partiram vítimas da incúria desse mundo estranho e neutro, qual indiferente padrasto no comando de rebanhos enjeitados rumo ao matadouro?

Os programas policiais de televisão apenas mostram os resultados dessa jornada de ossos... Pessoas iguais às outras, seres pensantes, dotadas de sentimentos, aspirações de paz e sucesso, desejos acesos de constituir lares, amar filhos, lá desmoronam pela banda escura das sarjetas, dos morros abandonados à própria sorte, sucatas do destino da quadra injusta e cruel...

Prisioneiros dos camburões, de olhos assustados com tudo isso, somem no aguardo de punições, atirados aos calabouços infectos...

Algo anda fora do trilho no curral da atualidade, onde milhões pagam o tributo à indiferença dos ditadores e orçamentos. Quase de comum, os jovens desassistidos das finanças públicas, miseráveis sobejos do desamor, custeiam com o que lhes resta de sonhos a esperteza de tantos.

Tal modo que, enquanto desaparecerem sob as marcas da marginalidade, sob tiro, fome ou vício, peças rejeitadas da humana misericórdia, isto só indicará atraso infame, e restarão lacunas impreenchíveis na história triste da Humanidade.


Cratense é eleito Presidente do Conselho Estadual de Farmácia - Por : Antonio Correia Lima - TOINHO


O jovem Dr. Victor Feitosa Oliveira( CRF/CE 3038), filho do casal José Itamar de Oliveira e de Maria Deusamir Feitosa ( Mizinha), empresário no ramo de farmácia ( Farmácia São Jose – Ponta da Serra) foi eleito Presidente do Conselho de Farmácia do Estado do Ceará, neste dia 10/11, obtendo 72% dos votos computados.
Ele é farmacêutico industrial formado pela Universidade de Fortaleza ( UNIFOR), pós – graduado em Farmácia Magistral , e cursando pós – graduação em Farmacologia Clínica pelo IBRAS.
Como Titular do Conselho Federal, foi eleita Lúcia de Fátima Sales Costa ( CRF/CE 9420, farmacêutica Bioquímica, pela UFC

Emancipalistas de Ponta da Serra conhecem experiência de Salitre - Por: Antonio Correia Lima - TOINHO


Neste sábado (12/11), promovido pela AMEPS – Associação do Movimento Emancipalista de Ponta d Serra, uma comitiva de 41 pessoas do distrito de Ponta da Serra,entre lideranças políticas, religiosas, educacionais, sindicais e comunitárias, esteve na cidade de Salitre, vendo de perto a experiência administrativa desenvolvida pelo atual prefeito Agenor Raimundo Ribeiro(PT), no seu segundo mandato, que o coloca entre os 30 melhores prefeitos do Ceará em três anos consecutivos ( 2008/2009/2010), tendo se destacado entre os 20 municípios que mais investe em educação de jovens e adultos.
Vale salientar que o município de Salitre já está pagando aos seus professores, o piso salarial nacional, exigido em Lei, e gasta 50% dos recursos da merenda escolar na compra de produtos da agricultura familiar.
O evento que foi denominado de “Passeio a Salitre”, de cunho político, religioso e cultural surgiu de um convite do Padre José Wilton Leite, Reitor do Seminário do Sagrado Coração em Campos Sales, que propôs ao Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo, que as pessoas que estão à frente do movimento emancipalista de Ponta da Serra fossem conhecer o modo de governar do atual prefeito de Salitre.
Dessa forma, a comitiva saiu e Ponta da Serra, ás 5 hs, da manhã desse dia, com passagem pelas cidades de Nova Olinda, Potengi , Araripe, tendo e o café da manhã se realizado no Seminário de Campos Sales, por volta das 9 hs. Em seguida, uma breve visita à Matriz de N.S. da Penha, e depois, seguida para Salitre, onde já estavam à espera o Prefeito Agenor Ribeiro e o Vigário Padre Cícero Pereira, na Capela de São Francisco das Chagas.
Após a recepção de boas vindas à comitiva por parte da autoridade pública e religiosa, e boa parte dos fieis de São Francisco das Chagas, foi a vez de se conhecer o monumento ao Santo Padroeiro que está fincado no Morro da Cruz, onde foi rezado um ofício, com a presença do Mons. João Bosco, Padre Ricardo( vigário paroquial em Ponta da Serra), Padre Cícero Pereira( vigário Paroquial de Salitre, alguns seminaristas, o Sr. Prefeito Agenor Ribeiro e alguns dos seus assessores e o público presente.
A entrevista com o prefeito se deu nas dependências do CRAS, na qual ele procurou responder às mais de 20 perguntas, demonstrando segurança ,apontando os pontos positivos e os negativos do município. Dentre os positivos: destaque para a educação pelas premiações de suas escolas; os negativos: o município não dispõe de água para o consumo humano, sendo, portanto, necessário o abastecimento através de carro – pipa.
Depois, aconteceu o almoço, gentilmente, oferecido pelo Poder Público municipal e pela Igreja, na casa paroquial, e em seguida, o retorno, com visita no Distrito de Inhumas – Santana do Cariri, ao Memorial da Menina Benigna, que será em breve a primeira beata do Ceará.
Em Nova Olinda, a comitiva foi recepcionada na casa paroquial com um lanche, já na parte da noite, onde alguns dos participantes ainda tiveram a oportunidade de apreciar uma apresentação da Mostra Sesc Cariri, que estava acontecendo no terreiro da Casa Grande.
Encerrando o passeio, no percurso Nova Olinda - Crato, aconteceu a avaliação do dia, no que todos afirmaram ter sido muito proveitoso, tanto na parte política como na parte religiosa.
É importante dizer que todos ficaram admirados com a recepção em todos os locais, em especial, em Salitre, por arte do prefeito Agenor e sua equipe, sendo que o que mais marcou foi a sua humildade, simplicidade e singeleza , deixando a certeza nos visitantes que é possível, no futuro município de Ponta da Serra por em prática o exemplo de Salitre.

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30