xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 28/10/2011 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

28 outubro 2011

Cantor Luciano é internado em hospital em Curitiba com Overdose de Remédios


A internação acontece após uma briga com Zezé na noite passada, que pode ter colocado fim à dupla.

O cantor Luciano, da dupla Zezé de Camargo & Luciano, foi internado nesta sexta-feira (28) em um hospital em Curitiba (PR). Segundo a Band local, o músico deu entrada desacordado, após sofrer uma overdose de remédios.

Luciano chegou por volta das 10h no Hospital Santa Cruz. Nenhum boletim médico ainda foi divulgado e o cantor passa por exames. A internação acontece após uma briga com Zezé na noite passada, que pode ter colocado fim à dupla. O irmão mais velho subiu sozinho ao palco e pediu desculpas à plateia, explicando que havia se desentendido com Luciano no camarim. Logo depois, Luciano subiu para se explicar para os fãs e surpreendeu a todos dizendo que a dupla terminaria até o fim do ano. No entanto, minutos depois, o Twitter oficial da dupla garantia que tudo não passava de uma briga entre irmãos e o mal-entendido seria desfeito. Veja abaixo o vídeo do momento em que Luciano anuncia o fim da dupla: "A culpa é totalmente minha e de repente da minha saúde. Há muito tempo que venho brigando com isso.”



Via Yahoo Notícias


PREOCUPANTE - Governo israelense quer atacar Irã; exército e Mosad são contra



NE - 2012 vem aí. Você acredita nas profecias Maias ? Leia esta notícia de hoje:

Ministério da Defesa vê ataque a instalações nucleares do Irã como "prioridade"

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e seu ministro da Defesa, Ehud Barak, são favoráveis a atacar instalações nucleares iranianas, mas o Exército e o serviço secreto (o Mosad) se opõem, informou local a imprensa nesta sexta-feira (28). Segundo os correspondentes das principais redes de TV israelenses, Netanyahu e Barak pressionam outros membros do governo para que apoiem uma ação militar contra o Irã. No entanto, o chefe do Estado Maior, o general Benny Gantz, responsável pelo Mosad, Tamir Pardo, o chefe dos serviços secretos militares, o general Aviv Kochavi, e o chefe do Shin Beth (Segurança Interna), Yoram Cohen, são contrários a uma intervenção.

Essa oposição deverá impedir, ao menos de forma imediata, o recurso à ação militar, segundo os jornalistas. "O front iraniano é a prioridade", afirmou na quinta-feira (27) o diretor do departamento político do Ministério da Defesa, Amos Gilad, citado pelo site Ynet e pelas emissoras de TV, durante um discurso para estudantes.

- [o primeiro-ministro israelense] Binyamin Netanyahu é o primeiro a considerar o Irã como uma ameaça maior. O ministro da Defesa compreende também a manitude da ameaça. Todas as opções estão sobre a mesa. Israel e os países ocidentais acusam o Irã de querer obter a bomba atômica com o pretexto de desenvolver um programa nuclear civil, uma acusação que Teerã rejeita.

Fonte: R7

Cid Gomes é vaiado durante evento do governo em Sobral




"As vaias marcaram toda a fala de Cid Gomes em Sobral"


O governador Cid Gomes foi longamente vaiado em Sobral, município onde nasceu, durante a assinatura de uma ordem de serviço destinada às obras no centro histórico da cidade. O episódio aconteceu na noite do último domingo (23).

O evento que deveria ser apenas uma festa, com direito a show do cantor Zeca Baleiro, acabou se transformando num ato de protesto protagonizado por um professor que pediu respeito à educação. A categoria ficou mais de dois meses em greve. Diante da insistência do público nas vaias que impediam o governador de falar, Cid convidou um jovem a subir no palco. O rapaz, que afirmou ser professor e filho de professora, cobrou a valorização da educação e pediu que o governador medisse as palavras na hora de falar com a categoria.

“Quero dizer ao jovem que durante esses quatros anos e 10 meses que sou governador do Estado, sempre procurei tratar com muito respeito os profissionais da educação. Não misture isso com política!”, rebateu o governador.

O público respondeu com mais vaias.

“Vocês me permitem falar um minuto?”, perguntou Cid Gomes para em seguida revelar que ficou sentido com a manifestação. “Eu sinceramente estou pessoalmente sentido, em encontrar na minha cidade, na cidade em que eu nasci, na cidade em que eu fui prefeito, na cidade em que eu sempre tive todo carinho, uma reação como essa”.

Trabalhar por amor

No final, Cid Gomes tentou explicar a polêmica que tomou conta das redes sociais, sobre uma suposta declaração de que os profissionais da educação deveriam trabalhar “por amor”. O governador disse que sua fala foi distorcida:

“Quem faz a opção por trabalhar no serviço público, quer seja vereador, prefeito, médico, professor, tem que ter amor à causa. E tem que ter mesmo! Porque se não tiver amor, não vai ser outra motivação, não vai ser dinheiro, não vai ser nenhuma outra coisa que vai fazer com que o prefeito, o vereador, o médico, o policial ou o professor, atendam com respeito, prezem, valorizem aquela responsabilidade que tem pela frente.”

“E aí as pessoas ficam distorcendo a minha expressão. Eu quero que me digam o que é que tem errado nisso! Onde é que está errado eu dizer que prefeito, vereador, médico e professor, tem que trabalhar por amor?”

Aplausos

A única vez que Cid Gomes foi aplaudido foi quando declarou que não seria mais candidato “porque a lei não permite”, referindo-se à reeleição ao governo do Estado.

“O jovem não precisa mais se preocupar, eu não sou mais candidato a nada. A lei nem me permite que eu seja candidato”, disse.

Veja Vídeo:






Cariri registra mais um óbito por meningite - Crato registra 10 casos apenas neste ano.




Hospital e Maternidade São Francisco de Assis era o local onde a criança, que faleceu, estava internada. Pessoas que tiveram contato com ele estão em alerta. FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA.

O
garoto de 7 anos, do Município do Crato, apresentava petéquias, manchas indicadoras da meningite

Crato. Apenas este ano, já foram registrados neste Município da região do Cariri, dez casos de meningite. Destes, oito pessoas tiveram a forma viral da doença e outras duas foram acometidas pela bactéria causadora do mal. No último dia 23, uma criança morreu no Hospital e Maternidade São Francisco de Assis, onde estava internada. Este foi o segundo óbito pela doença em 2011. O menino de 7 anos, com iniciais I.A.l, residente no Bairro Pantanal, apresentava petéquias, que são manchas indicadoras da meningite meningocócica. A forma pode dar origem a uma infecção generalizada no organismo.

Após a morte do menino, a partir das evidências das bactérias circulares, a Secretaria de Saúde do Município realizou o bloqueio da doença nas pessoas que tiveram contato direto com o doente, ou seja, as pessoas que dormiram no mesmo domicílio com o menino. Todos os alunos da sala de aula onde o garoto estudava receberam doses de Rifampicina, antibiótico que quebra a cadeia de transmissão da meningite. Mas ainda há um alerta para que os pais de crianças de até 10 anos de idade fiquem atentos aos sintomas, pois nessa faixa etária o risco de contágio é maior. Porém, todo o restante da população está susceptível à contaminação.

Orientações

Segundo a coordenadora do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Lídia Maria Feitosa Guedes, em casos de meningite, o órgão procede de acordo com as orientações do Ministério da Saúde. "É muito difícil de um profissional da saúde identificar a meningite nos seus primeiros sintomas, por ser uma doença semelhante a uma virose. No entanto, é importante que os médicos tenham atenção à circulação da bactéria", afirma.

É rotina nos postos de saúde da cidade haver vacina para crianças de 3 meses a 2 anos de vida. Mas, para a população adulta, só há medicação em caso de contato direto com a pessoa contaminada.

No Ceará

Em todo o Estado do Ceará já foram registrados 65 casos de meningite este ano. Deste total, 18 pessoas morreram. O último óbito registrado em Fortaleza foi o do menino J.R.F., 10 anos que residia no Bairro Conjunto São Cristóvão.

Mais dois casos da doença foram confirmados. Trata-se de uma irmã e um vizinho da vítima, que estão internados no Hospital São José. Em comparação a 2010, o número de casos aumentou 109,6%.

Sem histórico

O Crato não tem histórico de meningite. A doença não circulava no Município desde 2007, quando foram registrados seis casos, sendo quatro não especificados, um viral e outro bacteriano. No ano passado, foi feito apenas um registro da doença. As notificações de meningite ocorrem em unidades hospitalares. O Hospital São Francisco possui a única Unidade de Vigilância Epidemiológica, que realiza notificação imediata dos casos à Secretaria Muncipal de Saúde.

Como medidas de prevenção, é recomendado evitar ambientes com grandes aglomerados de pessoas, como cinemas, igrejas e velórios, manter as medidas básicas de higiene e residir em locais arejados. S e diagnosticada precocemente, a meningite tem cura.

Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça, rigidez da nuca e vômitos. Um dos exames de identificação é a punção do líquido cefalorraquidiano. Entretanto, o diagnóstico pode ser clínico.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Saúde
Rua 7 de setembro Nº 150
Bairro São Miguel
Telefone: (88) 3586.8000

Yaçanã Neponucena
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Crato mapeia áreas de risco em sinal de alerta


Autoridades do meio ambiente e da defesa Civil do Crato visitaram as obras do Canal do Rio Granjeiro. A área é motivo de preocupação, já que o trabalho não foi concluído - FOTOS: YAÇANÃ NEPUNUCENA.

Encostas de morros na cidade do Crato estão entre as áreas vulneráveis de desabamentos durante as chuvas. A estação das chuvas ainda não chegou, mas já é motivo de precaução para gestores do Município do Crato

Crato. Este ano, de acordo com o Corpo de Bombeiros, já foram registradas, neste Município, sete ocorrências de desabamentos de edificações e três deslizamentos de encostas. Em função da quadra invernosa que se aproxima, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil está elaborando um documento para avaliar os perigos de desabamento e ou desmoronamento das áreas de risco do Município.

Devido ao uso impróprio dos terrenos, a encosta do Seminário, Alto da Penha e Bairro Batateiras são os locais onde há maior probabilidade de grandes volumes de rochas se deslocarem e provocarem danos à população. Mas, a principal preocupação das autoridades e da população está relacionada às obras de reconstrução do cenário de desastre do canal do Rio Granjeiro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Nivaldo Soares, acompanhado de integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, fez uma visita ao canal, onde, segundo ele, foram diagnosticados várias inadequações.

Para Nivaldo, as bases de sustentação dos gabiões (blocos de pedra protegidos por telas de aço) não estão a contento. "Se acontecer o desabamento dos gabiões, a água vai passar pelas ruas, com possibilidade de provocar desmoronamentos de casas e prédios e, acima de tudo, danos à população. Queremos assegurar que a população não venha a sofrer com um segundo desastre", diz ele.

Mas, segundo o Departamento Estadual de Rodovias (DER), toda a obra está de acordo com as normas técnicas da engenharia. A comissão da Defesa Civil municipal irá elaborar um relatório constando o quadro em que se encontra as obras do canal e suas inadequações. O documento será entregue às autoridades competentes, no intuito de que sejam tomadas providências que evitem novos desastres na área.

Ao todo, nos Municípios do Estado, há 207 áreas vulneráveis, onde podem ocorrer desastres, sendo que 91 delas estão em bairros de Fortaleza. Como medida preventiva, a Defesa Civil do Estado do Ceará está realizando um Plano Contingencial que se inicia com encontros regionais que irão acontecer a partir do mês de dezembro. As coordenadorias municipais no Sul e Norte do Estado irão receber orientações sobre o Plano Contingenciado dos Municípios.

Motivos naturais

A topografia irregular e a condição geográfica do Crato são os motivos naturais dos deslizamentos das terras e desmoronamentos das encostas.

A ocupação indevida e o desnível entre as partes alta e baixa da Bacia do Rio Salgado é outro ponto a ser levado em consideração, para que se entenda a dimensão que as inundações podem causar na área urbanizada da cidade, em casos de chuvas de grandes proporções.

De acordo com a analista da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), Clairianne Viana, o trabalho preventivo deve ser feito de forma conjunta, respeitando a legislação municipal. "É importante que os munícipes façam a captação das águas da chuvas, que o Município reserve uma área verde nas cabeceiras do Rio Salgado e respeitem as Áreas de Proteção Ambiental e de Proteção Permanente. Com isso, a quantidade de água que chega no canal vai diminuir e os riscos de inundações também", afirma.

Com relação às outras áreas de risco, a Secretaria das Cidades, em parceria com o Banco Mundial de Desenvolvimento, elaborou um projeto de revitalização da encosta do Seminário, por meio do programa Cidades do Ceará Cariri Central, que executa ações nos Município. A medida contempla a drenagem das águas pluviais e de esgotos, controle de encostas, entre outras. Mas, até agora, além de visitas técnicas, nada foi feito.

Controle urbano

Apesar de haver um Plano Local de Habitação de Interesse Social, o controle urbano é uma das deficiências do Município. Ainda existem várias famílias residindo em casas de taipa, o que também pode representar um risco em casos de enxurradas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, nos últimos anos, a encosta do Seminário foi a área de maior ocorrência de deslizamentos e remoção de famílias, ao todo foram cinco.

Segundo levantamentos feitos pelo Banco do Nordeste, em janeiro deste ano, a enchente, que provocou a destruição parcial do canal do Rio Granjeiro, deixou prejuízos financeiros na ordem de R$ 600 milhões.

Fique por dentro

Inundações

Áreas de risco são espaços territoriais expostos a desastres naturais, como desabamentos e inundações, onde não é recomendada a construção de casas. As principais áreas de risco são aquelas sob encostas de morros inclinados ou à beira de rios. A previsão e prevenção dos desastres podem ser feitas por meio do mapeamento das áreas de risco, de campanhas educativas para alertar as comunidades, desassoreamento dos rios, preservação das matas ciliares, limpeza de esgotos e bueiros e contenção de barrancos. A Defesa Civil é a principal instituição responsável pelo monitoramento destas áreas. Chuvas intensas podem provocar os escorregamentos, desabamento de residências e morte dos moradores de áreas submetidas ao risco.

MAIS INFORMAÇÕES

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará - Rua Oto de Alencar, 215, Centro, Fortaleza (CE)
Fone: (85) 3101.4571 e Fax 3101.4582

CONTROLE MUNICIPAL
Licitação para compra de materiais

A Defesa Civil do Estado informa que está em fase de licitação a aquisição de materiais preventivos, como colchões, cobertores e alimentos. Porém, cada cidade precisa adquirir os equipamentos para uso em caso de desastres em suas regiões. A Coordenadoria Estadual já recomendou que cada unidade municipal inicie os levantamentos das áreas de risco. A prevenção dos desabamentos e deslizamentos é continuada. Porém, a Defesa Civil pede que as coordenadorias colaborem realizando visitas técnicas à cada área onde há perigo. Segundo o secretário executivo da Defesa Civil do Estado, coronel Leandro Silva, é importante observar os riscos de desabamentos de encostas, principalmente, em períodos de chuva.

Em contrapartida, a Coordenadoria da Defesa Civil do Crato, mesmo tendo um amplo potencial de cobertura e salvamento, ainda tenta se adequar ao que é proposto pelo Sistema Nacional de Defesa Civil. Falta o Município dispor de um Plano Emergencial de Atuação e de um maior engajamento das entidades envolvidas.

O plano, que já está sendo elaborado, prevê as zonas da cidade onde podem ocorrer desastres, as instituições hospitalares que irão atender todas as famílias acometidas por sinistro, vias de acesso e de evacuação, além de estabelecer os espaços para abrigos temporários. Como medida de fortalecimento do órgão, que atua em parceria com o Corpo de Bombeiros, a coordenadoria irá promover uma reestruturação da Comissão de Defesa Civil para ampliar o número de participantes que atualmente são apenas nove.

Para o secretário executivo da Comissão Municipal de Defesa Civil, Wildevânio Vieira, as ações em sinistros podem ser completadas. Ele afirma que é necessário que seja realizado um estudo sobre o perfil do solo. "Quando a gente conhece o perfil do solo, temos como implantar ações de replantio e construção de obras de engenharia nos locais vulneráveis", revela.

Yaçanã Neponucena
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

VÔTE - Irmão do Ministro substituto, Aldo Rebelo, também está supostamente envolvido num esquema de Corrupção



NE - Como se não bastasse a saída do ministro do esporte, Orlando Silva, nesta semana, sob denúncias de corrupção, agora o irmão do que veio lhe substituir também está sendo acusado de corrupção. Esse é o meu Brasil Brasileiro... - Será que alguém se salva ???

Policial envolve irmão de Aldo Rebelo em suposto esquema na pasta do Esporte

Num depoimento de mais de oito horas à Polícia Federal na semana passada, o policial militar João Dias Ferreira envolveu Apolinário Rebelo, vice-presidente do PC do B-DF e irmão do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), no suposto esquema de desvios no Ministério do Esporte.

O policial, que denunciou um suposto esquema de corrupção na pasta, disse que foi Apolinário quem indicou a pessoa que atuava como “responsável pela arrecadação” do dinheiro obtido pelo suposto esquema.

Segundo o delator, essa pessoa é Fredo Ebling, que foi chefe de gabinete de Aldo na presidência da Câmara dos Deputados e atualmente trabalha na liderança do PC do B. Ebling não retornou aos contatos da Folha. Apolinário nega as acusações do delator. Disse que não tem poder para fazer indicações no ministério e afirmou que pretende entrar na Justiça contra o policial. Apolinário foi diretor de esporte estudantil do ministério por dois anos e meio. No cargo, trabalhou em projetos especiais do Programa Segundo Tempo, principal alvo das acusações.

Via Folha.com


Prefeito do Crato cobra celeridade na recuperação do canal do Rio Granjeiro


O trabalho de recuperação do canal do Rio Granjeiro, no município do Crato está devagar, quase parando. É o que reclama o prefeito Samuel Araripe (PSDB). Ele esteve em Fortaleza pedindo celeridade, alegando que a população está preocupada porque o inverno no Cariri sempre ocorre primeiro do que no restante do Estado.

O canal rompeu por conta de fortes chuvas do último inverno e deixou o Centro do Crato, principalmente, com rastro de prejuízos.

Via Eliomar de Lima ( Jornal O Povo ).

OBRA DO CANAL DO CRATO JÁ MOTIVO DE PIADA NA CIDADE...- Por: George Macário

A OBRA DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO ESTADO,
PARA A RESTAURAÇÃO DO CANAL DO CRATO, VIROU PIADA NA CIDADE...


Nem começou o inverno, o Remendo terá que ser remendado...

Não precisa ser engenheiro, basta ter um pouquinho de inteligência...

SÃO PEDRO NOS AJUDE,
NÃO MANDE CHUVA BOA!
BASTA CHUVISQUINHO OU CHUVISQUEIRO...
PODE SER SÓ UMA GAROA!

Por: George Macário - Editor do Blog "O Democrato"

Passa de 50 milhões o número de brasileiros que já acessam internet por banda larga


C
om taxa de crescimento de 67 novas conexões por minuto, o Brasil atingiu em setembro a marca de 50,7 milhões de acessos à banda larga. Os números são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), que informa ainda que a quantidade de novos assinantes foi 60% superior à média de 2011.

Foram 2,9 milhões de pessoas que passaram a utilizar o serviço de internet rápida em setembro e 16,2 milhões de novos consumidores desde janeiro. Em 2010, nos nove primeiros meses do ano, os novos consumidores somaram 10,8 milhões de pessoas, crescimento de 50% em 2011.

A ampliação do acesso à banda larga é uma tendência que vem sendo confirmada pelos números. De acordo com a Telebrasil, nos últimos dois anos, a quantidade de pessoas que passaram a acessar o serviço mais que dobrou. Foram 33 milhões de novos assinantes nesse período.

A maior parte dos 50,7 milhões de consumidores de banda larga no Brasil faz o acesso por meio de internet móvel. São 34,5 milhões de pessoas utilizando o serviço dessa forma, contra 16,2 milhões que utilizam banda larga fixa. Apesar disso, o modelo fixo cresceu 24% nos últimos 12 meses, colocando o Brasil entre os dez maiores mercados mundiais de banda larga fixa.

Agência Brasil


Crato: Começou o Festival Cariri da Canção Nacional - Por:Wilson Bernardo

Aconteceu ontem ( 27 ) a abertura do Festival Cariri da Canção - Etapa nacional. Hoje, no centro cultural do Araripe a segunda eliminatória, para a grande final neste sábado. Diversos estados brasileiros estão representados, mas o nosso Cariri tem fortes representantes, como Ermano Morais, vencedor de diversos festivais no Cariri, encantado de tradições.


Um solo de guitarra e a participação de belas mulheres


Jord Guedes a musa da simplicidade e de belas cordas vocais


Sec.de Cultura Danielle Esmeraldo, Daniela Bezerra e Raimundo Bezerra Filho


Wilson Bernardo (Texto & Fotografia)

Notícias do Crato - 28 de Outubro do 2011


Servidores municipais do Crato recebidos pelo prefeito Samuel Araripe

No dia D do sindicalismo brasileiro, o prefeito do Crato, Samuel Araripe recebeu em seu gabinete a visita de alguns integrantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, acompanhados pelo presidente da entidade, professor Junior Matos. Eles foram reivindicar varias melhorias para a categoria e solicitar revisão no Plano de Cargos e Carreira do magistério, como forma de valorizar os professores em todos os níveis, principalmente os graduados que já contam com os 10 % de reajuste salarial, de acordo com o artigo 25 do PCC.

Na área da saúde foram reivindicadas questões como a insalubridade, risco de vida, melhores condições de trabalho e revisão no quadro de trabalho dos garis. Para a Guarda Municipal foi pedida urgência na implementação da Secretaria Municipal de Segurança, cujo projeto do executivo está a caminho da Câmara de Vereadores. A situação de alguns servidores que estão no cargo há mais de 20 anos, também fez parte da pauta de reivindicações e já foi criada uma comissão para reavaliar a situação de cada um. Foram mais de 4 horas de reunião. No final o prefeito disse que os resultados foram positivos e que sua administração vai procurar atender os anseios do Sindicato e dos Servidores.

Para o presidente do Sindicato Municipal, Junior Matos, a reunião foi bastante oportuna e rendeu frutos positivos à categoria, que deve se sentir privilegiada no sentido de que, enquanto muitos gestores não querem conversar com os sindicatos municipais, no Crato há um prefeito que recebe a todos de forma solicita e democraticamente, disposto a discutir qualquer tema de interesse coletivo. Frisou Junior Matos que os servidores não saíram da reunião de mãos vazias, principalmente os professores da rede pública municipal, que vão receber retroativamente a agosto de 2011 a progressão por antiguidade e os demais servidores do quadro efetivo, a partir de novembro, de acordo com um calendário especificando quais as categorias. Estiveram na reunião os secretários municipais e assessores.

Governo do Crato parabeniza o Servidor Público

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe, e todo o Secretariado Municipal parabeniza o funcionário público pelo seu dia. No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. O serviço público é de suma importância para o desenvolvimento e consolidação de nossa Nação, pois têm como propósito servir e ajudar na promoção de melhorias para a população civil.

Parabéns, Servidores Públicos!

Crato trabalhando ativamente em prol do combate ao mosquito transmissor da Dengue

O Ministério da Saúde irá disponibilizar ainda esse ano um incentivo de R$ 5,1 milhões para 51 municípios cearenses com o propósito intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue, antes do início do período sazonal, com a realização de ações de controle do mosquito Aedes aegypti, vigilância epidemiológica e assistência.

O Crato está presente na lista dos municípios acima de 100.000 a 299.999 habitantes que irão receber esse incentivo que faz parte das ações estratégicas do Ministério da Saúde para o enfrentamento da dengue no início de 2012. Para que isso se configure as cidades deverão elaborar plano de contingência detalhando as ações que serão desenvolvidas para que possa ser enviado para o Ministério da Saúde para análise e a liberação dos recursos.

O Estado iniciou entendimentos com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará -COSEMS-CE para capacitar e orientar os municípios na elaboração dos planos de contingências, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. É importante salientar que o município do Crato já está na fase final de elaboração do seu plano de contingência, onde constarão tópicos como a garantia da manutenção do número adequado de agentes de controle de endemias, de acordo com o parâmetro de 1 agente para cada mil imóveis nas atividades de visitas domiciliares, realização de 80% das visitas domiciliares em pelo menos quatro ciclos bimestrais de trabalho e de pelo menos três Levantamentos Rápidos de Infestação- LIRA -em janeiro, março e outubro.

No Crato são realizadas mais ações do que as estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde através do setor de endemias já está realizando o 6º Ciclo e constatando baixos índices.

De acordo com o coordenador de Endemias no município, Marcos Aurélio Monteiro da Silva, entre os objetivos do plano de contingência do Crato estão: O controle da dengue e ao mosquito transmissor e a redução do numero de casos. “No inicio desse ano, o Crato apresentava a possibilidade de uma epidemia de dengue, contudo, graças ao desenvolvimento do plano municipal de prevenção que envolveu as secretarias municipais, associações, organizações, indústria, comércio, agentes de saúde, a rede educacional do município e a população como um todo conseguimos alcançar um dos menores índices de infestação predial do Aedes aegypti do Norte e Nordeste do Brasil, que foi de 0,65 %. Abaixo do que pede a Organização Mundial de Saúde”, explica Marcos Aurélio.

No próximo dia 18 de novembro será realizada reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite CIB, junto com a Secretaria do Estado do Ceará e COSEMS para apreciação dos planos de contingência elaborados pelos municípios.

Cícero França, Secretário de Saúde do Crato atento a todos os propósitos do Ministério da Saúde, ressalta que não medirá esforços para que a cidade do Crato continue com os baixos índices de infestação de dengue e pede a população que se sensibilize e se uma para que toda a comunidade possa promover melhorias na saúde sempre.

Ministério da Educação se propõe a disponibilizar quadras esportivas para escolas cratenses

A convite do Ministério da Educação, o Secretário de Educação do município do Crato Valentim Dantas, esteve em Brasília, no último dia 24. Na ocasião foi discutida a implementação de quadras esportivas na cidade do Crato. Valentim recebeu as orientações e já está desenvolvendo ações junto a Secretaria a fim de viabilizar esses instrumentos. “Estamos estudando formas de adequação para que os estudantes do Crato sejam contemplados o quanto antes com quadras esportivas, promovendo assim uma melhor infra-estrutura para atividades de educação e desporto”, completa.

Secretário Valentim Dantas participa de avaliação do Selo Unicef Itaú

O Secretário de Educação do Município do Crato, Valentim Dantas, esteve recentemente em Fortaleza na condição de avaliador do Selo Unicef Itaú, uma premiação a nível nacional. É importante salientar que entre os premiados a nível regional ficou o Projeto Verde Vida, do Distrito de Ponta da Serra, no Crato, e, em novembro estarão concorrendo em São Paulo a novel nacional. O Prêmio Itaú Unicef é um projeto do Programa Educação & Participação, de iniciativa da Fundação Itaú Social e do UNICEF. Seu objetivo principal é reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins lucrativos que contribuam em articulação com as políticas públicas de educação e de assistência social, para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30